Educação Infantil

1.
QPCI79008 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Para Ceppi e Zini (2013), no espaço relacional o aspecto predominante é:

  1. A relação que ele possibilita.
  2. As várias atividades especializadas que podem ser conduzidas nele.
  3. Os filtros de informação e cultura que podem ser ativados neste espaço.
Quais estão corretas?
2.
QPCI89821 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, v. 2 p. 38-39), “o espelho é um excelente instrumento na construção e na afirmação da imagem corporal recém-formada”. No que diz respeito à construção do conceito de autoimagem na infância, é correto afirmar que
3.
QPCI96669 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. São Bernardo/MA

O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento que define a identidade da instituição e cuja elaboração está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Durante a sua elaboração, não é necessário:
4.
QPCI110635 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
5.
QPCI123080 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Pref. Apodi e Itaú/RN

A preocupação com a educação e com os processos pedagógicos e a inserção das crianças na sociedade são ideias e inquietações do fim do século XIX e início do século XX (FONTANA e CRUZ,1997). Nesse sentido, a respeito da infância no contexto da história da educação no Brasil e seus assentos no ordenamento jurídico nacional, é correto afirmar: .
6.
QPCI131171 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

Alguns teóricos e práticos da educação infantil escreveram sobre a organização do ambiente escolar. Sobre isso, analise as seguintes assertivas:

  1. Jean Piaget considerava o ambiente importante quando este proporcionava oportunidades de as crianças interagirem com os objetos e com os outros.
  2. Na Reggio Emilia, os ateliês funcionam como uma combinação entre oficina e estúdio de arte.
  3. Emmi Pikler considerava o ambiente escolar um fator secundário, pois o que importava era como as crianças eram cuidadas.

Quais estão corretas?
7.
QPCI200347 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IPEFAE Órgão: Pref. Andradas/MG

Leia atentamente os itens a seguir:

  1. É garantido o direito de lactantes e lactentes à amamentação nas áreas de livre acesso ao público ou de uso coletivo nas instituições do sistema federal de ensino.
  2. O direito à amamentação deve ser assegurado na dependência da existência de locais, equipamentos ou instalações reservados paraesse fim.
  3. toda criança tem direito ao aleitamento materno até os dois anos de vida ou mais, sendo que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde o aleitamento materno exclusivo até o primeiro ano de vida
  4. A amamentação é ato livre e discricionário entre mãe e criança.

Dos itens:
8.
QPCI214453 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: EPBAZI Órgão: Pref. Guatambu/SC

Analise o trecho a seguir.

Quando este pensador aborda a relação entre o pensamento e a fala nos estágios iniciais do desenvolvimento filogenético e ontogenético, afirma não encontrar nenhuma interdependência específica entre as raízes genéticas do pensamento e da palavra. Desse modo, a relação entre pensamento e palavra não é um pressuposto para o desenvolvimento histórico da consciência. Existem, no desenvolvimento da criança, um período pré-linguístico do pensamento e um período pré-intelectual da fala; no entanto, embora afirme a inexistência de um elo primário entre pensamento e fala, tal pensador não se alinha às teorias associacionistas que tomam o pensamento verbal como resultante da união externa entre pensamento e fala. Aliás, o fracasso destas teorias, segundo este autor, foi tributário justamente deste tipo de conexão mecanicista, que tentava explicar as propriedades do pensamento verbal fragmentando-as em seus elementos componentes. O trecho citado diz respeito às contribuições para os estudos da linguagem de:
9.
QPCI214466 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: EPBAZI Órgão: Pref. Guatambu/SC

No desenvolvimento histórico das teorias da educação, a pedagogia moderna constituiu-se especialmente das vertentes tradicional e progressista. Na vertente tradicional, destacam-se Pestalozzi e Herbart e, na progressista, Dewey. Esses teóricos formularam importantes princípios, teorias e ideias que exerceram marcante influência no campo da educação, particularmente na didática. Nesse sentido, analise o trecho a seguir. Suas ideias demarcam a vertente da pedagogia tradicional, denominada Pedagogia Intuitiva, cuja característica básica é oferecer, na medida do possível, dados sensíveis à percepção e observação dos alunos. Essa pedagogia fundamentava-se na psicologia sensualista, cujos representantes afirmavam que toda a vida mental se estrutura baseando-se nos dados dos sentidos, ou, empregando um vocabulário pedagógico, valendo-se do concreto. O trecho citado diz respeito a:
10.
QPCI223603 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Pref. Cambé/PR

A autora Fernandes (2007, p. 45) define que a educação inclusiva é “um movimento que compreende a educação como um direito humano fundamental e a base para uma sociedade mais justa[...]”. Um mundo no qual se permita que todos possam conviver e socializar em qualquer contexto/ambiente. Nesse sentido é incorreto afirmar que