Provas para Download

Prova Professor de Educação Infantil - Pref. Campo Bom/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-educacao-infantil.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil.pdf
Ver gabaritos-def.pdf
PDF
gabaritos-def.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-educacao-infantil.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil.pdf
Baixar gabaritos-def.pdf
PDF
gabaritos-def.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-de-educacao-infantil.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil.pdf
Compartilhar gabaritos-def.pdf
PDF
gabaritos-def.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 20 Q3031563 Q13 da prova

Quanto aos fundamentos em relação à formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )A presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
( )A associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
( )O aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 2 de 20 Q3031564 Q21 da prova

Segundo Cortella, há grandes desafios para a educação pública brasileira. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto a esses desafios.

( )Democratização do acesso e da permanência, isto é, aumentar cada vez mais o número de pessoas em qualquer idade na educação básica e que elas não só entrem como permaneçam dentro da escola.
( )Democratização da gestão, isto é, que as comunidades pedagógicas (pais, alunos, professores e funcionários) tenham presença ativa dentro do equipamento escolar.
( )Uma nova qualidade de ensino em relação ao tempo que vivemos com uma modificação das condições de trabalho docente e de formação continuada de modo que a gente faça melhor aquilo que a gente precisa fazer.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 3 de 20 Q3031565 Q22 da prova

Para Moran, as metodologias ativas são caminhos para avançar mais:

  1. No conhecimento profundo.
  2. Nas competências emocionais.
  3. Em novas práticas.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 4 de 20 Q3031566 Q24 da prova

Para Fava, uma escola com Educação 3.0 é uma plataforma onde há princípios, bússolas, modelos flexíveis e adaptados. Esta educação envolve a:

  1. Resiliência.
  2. Busca pelo novo.
  3. Visão do todo e não de disciplinas isoladas.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 5 de 20 Q3031567 Q25 da prova

Segundo Bergmann, o conceito de Sala de Aula Invertida se baseia em um tripé que consiste em:

Reportar Erro
Questão 6 de 20 Q3031568 Q26 da prova

Segundo Martha Gabriel, apesar de a tecnologia estar presente no cotidiano de boa parte das pessoas, o percentual de professores que usam a internet em sala de aula ainda é pequeno – em torno de 20%. Por isso, a transformação da escola passa pela capacitação e atualização do professor, que deve aprender a usar as ferramentas e a conectar com sua utilização o desenvolvimento das habilidades necessárias para os novos tempos. Sobre essas habilidades, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 7 de 20 Q3031569 Q27 da prova

Segundo Martha Gabriel, a educação na era digital é muito mais focada no __________ e muito mais distribuída em vários ambientes.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 8 de 20 Q3031570 Q28 da prova

De acordo com Vasconcellos, o Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como:

  1. A sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
  2. Um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
  3. Um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição em um processo de transformação.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 9 de 20 Q3031571 Q29 da prova

Segundo Luckesi, para avaliar, o primeiro ato básico é o de diagnosticar, que implica, como seu primeiro passo, algumas ações que configurem o estado de aprendizagem do educando ou dos educandos. Para isso, é preciso levar em consideração três pontos básicos, quais sejam:

Reportar Erro
Questão 10 de 20 Q3031572 Q30 da prova

Para Perrenoud, os sistemas educativos estão à procura de um meio-termo entre o autoritarismo e a livre opção, isto é, buscam uma política de formação contínua incentivadora e orientada por objetivos a longo prazo, sem ser coercitiva. Isso passa por vários avanços, quais sejam:

  1. Integração da formação contínua à legislação e à tarefa docente.
  2. Desenvolvimento da formação contínua na própria escola, em articulação com um projeto.
  3. Criação de um corpo de formadores e de serviços que garantam a oferta regular de formação contínua em temas que não estejam distantes demais das práticas profissionais, dos programas, dos modos de funcionamentos específicos da escola.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 11 de 20 Q3031573 Q31 da prova

O ato de brincar está presente na história da humanidade, ligando as diferentes gerações. Em relação à criança e ao brincar, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 12 de 20 Q3031574 Q32 da prova

Um trabalho docente que está amparado na metodologia de projetos de aprendizagem serve para:

Reportar Erro
Questão 13 de 20 Q3031575 Q33 da prova

O corpo, assim como o movimento, deve ser valorizado e nas atividades pedagógicas devem promover o desenvolvimento de habilidades, como:

  1. Comportamentais como a socialização, a desinibição e as vivências emocionais.
  2. Expressivas pela fluência verbal, ritmo, dicção, dentre outras.
  3. Motoras: equilíbrio, flexibilidade, lateralidade e outras.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 14 de 20 Q3031576 Q34 da prova

A concepção sobre a infância sofreu diversas mudanças ao longo da história e uma nova conceitualização sobre ela foi sendo construída. Neste sentido, hoje se percebe:

Reportar Erro
Questão 15 de 20 Q3031577 Q35 da prova

O conhecimento das coisas do mundo envolve a criança pequena que o explora de forma incessante e permanente. Ao professor da Educação Infantil cabe favorecer e incentivar essa exploração do ponto de vista do:

  1. Tempo: o que acontece agora, o que vai acontecer e o que já aconteceu.
  2. Espaço: onde a criança vive e os seus deslocamentos.
  3. Ser humano: convivência com a família, colegas, vizinhos, dentre outros.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 16 de 20 Q3031578 Q36 da prova

Abordar a avaliação como constitutiva do processo educativo na Educação Infantil implica que:

Reportar Erro
Questão 17 de 20 Q3031579 Q37 da prova

O pedagogo Malaguzzi assessorou a Regio Emilia, na Itália, abordou sobre a documentação pedagógica. Para ele organizar essa documentação é necessário:

Reportar Erro
Questão 18 de 20 Q3031580 Q38 da prova

Para Ceppi e Zini (2013), no espaço relacional o aspecto predominante é:

  1. A relação que ele possibilita.
  2. As várias atividades especializadas que podem ser conduzidas nele.
  3. Os filtros de informação e cultura que podem ser ativados neste espaço.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 19 de 20 Q3031581 Q39 da prova

Para Formosinho (2019), o ensinar-aprender na pedagogia participativa significa que:

Reportar Erro
Questão 20 de 20 Q3031582 Q40 da prova

Sobre o desenho na infância não é correto afirmar:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota