Educação Infantil

1.
QPCI66663 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CONSULPAM Órgão: Pref. Quadra/SP

O desenvolvimento humano passou a ser o objeto de estudo da ciência. Grandes questionamentos foram iluminando a mente de pesquisadores atrás de respostas em como os seres humanos se transformavam e construíam suas características como o Inatismo, que tem como característica:
2.
QPCI78987 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

O conceito de aprendizagem, assim como o sentido de aprender, ao longo do tempo, transformaram-se mediante as mudanças de cada época. Com Rogers (1958), Ausubel (1965) e Coll (1988), surge o que estes autores definem como aprendizagem significativa. Nesta perspectiva, sobre a aprendizagem significativa é correto afirmar que:
3.
QPCI79860 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

Considerando as modalidades de avaliação educacional, enumere:

  1. Avaliação somativa
  2. Avaliação formativa
  3. Avaliação diagnóstica
( )prática contínua que se realiza durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
( )procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende.
( )levantamento das capacidades dos estudantes em relação aos conteúdos a serem abordados.
( )busca investigar os conhecimentos adquiridos anteriormente pelo estudante.
( )visa detectar o nível de rendimento, verificando ao final de um período, o alcance dos objetivos previamente estabelecidos.
A sequência correta é:
4.
QPCI79881 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está fundamentada no paradigma da educação inclusiva, que tem por base o direito dos alunos, conjugando igualdade e diferença. Nesse sentido, deve garantir:
5.
QPCI84857 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: ADM&TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. A compreensão e valorização da cultura escrita não deve ser trabalhada separadamente do trabalho específico da alfabetização. É preciso investir nos dois ao mesmo tempo.
  2. A criança não tem o direito de contestar os critérios avaliativos utilizados na instituição de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:
6.
QPCI98516 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Águia Branca/ES

Receita e regulamento são gêneros que:
7.
QPCI98531 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Águia Branca/ES

Em finais da década de 1980 foi introduzido no Brasil uma teoria conhecida por pregar que devemos aplicar um método conforme a faixa etária do aluno. Ou seja, para cada idade, atividades diferentes e condizentes com a idade do educando. Como ficou conhecida essa teoria?
8.
QPCI98537 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Águia Branca/ES

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”. Ensinar e aprender dependem de intenção, mas são processos que não necessitam de condições adequadas para acontecer ou de saberes previamente definidos. Sempre é possível alguém aprender com alguém. Compreender esses processos comportamentais de forma a reestruturar o processo de ensino-aprendizagem pode trazer inúmeras outras implicações dentre elas:
9.
QPCI110649 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

Assinale a INCORRETA. As etapas da Educação Básica têm previsão de idades próprias, as quais, no entanto, são diversas quando se atenta para sujeitos com características que fogem à norma, como é o caso, entre outros:
10.
QPCI131161 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

A decisão de uma criança sobre desenhar reúne uma série de ações para chegar a um resultado. Assim sendo, para essa atividade, é correto afirmar que: