Pedagogia

1.
QPCI82029 Pedagogia Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

Dentre as ações a seguir, configuram-se atribuições do supervisor de ensino:
2.
QPCI96513 Pedagogia Ano: 2018 Banca: UFG Órgão: UFG

“Nos arredores da Universidade de Stanford, conheci outra universidade, não tão grande, que dá cursos de obediência. Os alunos, cães de todas as raças, cores e tamanhos, aprendem a não ser cães. Quando latem, a professora os castiga com um beliscão no focinho ou com um doloroso tirão na coleira de agulhões de aço. Quando calam, a professora lhes recompensa o silêncio com guloseimas. Assim se ensina o esquecimento de latir.” (GALEANO, E. De pernas pro ar: a escola do mundo avesso. (Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 230). O fragmento acima constitui uma metáfora do modelo de avaliação que contraria a humanização e promove a
3.
QPCI141642 Pedagogia Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. São Borja/RS

O significado do que é currículo no cotidiano escolar tem sido apresentado de forma muito diversa ao longo do tempo, mas, mesmo assim, existem aspectos comuns nessas definições. Um deles é a ideia de organização de experiências, situações de aprendizagem e conteúdos que são desenvolvidos pelos docentes e pelas redes de ensino para chegar à construção da aprendizagem do aluno. Muitos teóricos são conhecidos pelas suas ideias a respeito do que é e de como deve ser trabalhado um currículo escolar. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )Dewey defende que o foco do currículo é a experiência direta da criança para superar o espaço que parece existir entre a escola e o interesse do aluno. O foco do currículo está na resolução de problemas.
( )Ralph Tyler estabelece um vínculo estreito entre avaliação e currículo, ou seja, a eficiência da implementação curricular está diretamente ligada à avaliação do rendimento do aluno.
( )Freire propõe uma concepção curricular capaz de tentar integrar o mundo da vida do sujeito às decisões curriculares.
( )César Coll defende a ideia de um currículo cuja função é preparar o aluno para a vida adulta economicamente ativa.
( )Perrenoud apresenta um currículo organizado linearmente e que dá atenção especial para determinadas disciplinas, pois acredita que estas propiciam ampliação da memória e do raciocínio lógico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4.
QPCI159984 Pedagogia Ano: 2020 Banca: UFG Órgão: Pref. Anápolis/GO

De acordo com Carlos Rodrigues Brandão, “A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado”.
Com isso, o autor quer dizer que:
5.
QPCI178162 Conhecimentos Pedagógicos Ano: 2019 Banca: PROGEPE/UFPE Órgão: UFPE

O marco do Projeto Político-Pedagógico que expressa o ideal específico da instituição e a proposta dos critérios de ação para os diversos aspectos relevantes da instituição, é denominado de Marco
6.
QPCI180201 Pedagogia Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

A Educação de Jovens e Adultos no Brasil veio, ao longo de décadas, ganhando destaque nas políticas educacionais. Houve uma diversidade de metodologias aplicadas a essa modalidade de educação, porém nenhuma delas foi tão significativa como a do teórico Paulo Freire.

O corpo docente tem que procurar ampliar seus conhecimentos concernentes à Educação de Jovens e Adultos, buscando uma modalidade que possa ser mais adequada a esse público, utilizando-se de instrumentos que viabilizem o sucesso noprocesso de ensino -aprendizagem.

A influência de Paulo Freire na modalidade da Educação de Jovens e Adultos é extremamente rica e positiva. Devido à metodologia criada por ele

  1. que não é simplesmente um método qualquer, é um instrumento de mediação, no qual a aprendizagem se dá deforma mútua, não existindo o detentor do saber.
  2. desprezando a cultura da sociedade em que o educando está inserido, como também os seus conhecimentos prévios.
  3. onde o ensino proposto, trabalha em cima da cultura preconizada pela sociedade para fazer a leitura do mundo.
  4. considerando que a importância do saber a ler e escrever, está diretamente ligada à realidade cultural de jovens e adultos.
  5. concebendo que se a aprendizagem se der de forma distanciada da realidade, não faria sentido algum dominar a leitura e a escrita.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
7.
QPCI242254 Conhecimentos Pedagógicos Ano: 2021 Banca: FAPEC Órgão: SAD/SED/FDT

O Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM e a Avaliação Nacional da Alfabetização –ANA são exemplos de que tipo de avaliação realizada fora da escola?
8.
QPCI266778 Conhecimentos Pedagógicos Ano: 2021 Banca: AVANÇASP Órgão: Pref. Vinhedo/SP

Concernente aos hábitos alimentares, podemos afirmar que os seres humanos são animais:
9.
QPCI276801 Pedagogia Ano: 2021 Banca: INSTITUTO SUSTENTE Órgão: TCE /PE

A educação pode ser entendida como a apropriação da cultura, historicamente produzida pelo homem, e a escola enquanto locus privilegiado de produção sistematizado do saber. Isso significa que a escola precisa ser organizada no sentido de que suas ações, que devem ser eminentemente educativas, atinjam os objetivos da instituição de formar sujeitos concretos: participativos, críticos e criativos. Sobre a organização escolar, numa gestão democrática, pode- se afirmar que:
10.
QPCI284132 Psicopedagogia Ano: 2021 Banca: FURB Órgão: Pref. Blumenau/SC

Para a Sociologia a interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais. Trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades.
Considerando os pressupostos acima, marque V para a(s) afirmativa (s) verdadeira(s), e F para a(s) falsas.

(__)É a partir da interação social que os seres humanos desenvolvem a comunicação, estabelecendo o contato social e assim criam redes de relações, as quais resultam em determinados comportamentos sociais.

(__)Estudos apontam que o processo de socialização é desenvolvido em vários estágios: criança, adolescente, adultos.

(__)A interação social provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.

(__) Para que haja interação, os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.

(__)A interação social traz muitos pontos positivos para avida de uma criança, pois estar sempre em contato e brincando com os amiguinhos ajuda a lidar com emoções fortes e a prevenir problemas emocionais.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima par abaixo: