Pedagogia

1.
QPCI59219 Psicopedagogia Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Salto do Jacuí/RS

Fernández, em seu livro “Idiomas do aprendente” (2001), fala sobre o Diagnóstico da Modalidade de Aprendizagem, em que diz que, no momento do diagnóstico psicopedagógico, pretendemos fazer um corte que nos permita observar a dinâmica da modalidade de aprendizagem.Por que esse fator é tão importante?
  1. Porque a modalidade de aprendizagem tem uma história, que é construída a partir do sujeito.
  2. Porque tanto os grupos familiares e escolares, juntamente com o sujeito, de acordo com as experiências de aprendizagem e como foram significadas por ele, quanto seus pais e seus professores, fazem parte da modalidade de aprendizagem.
  3. O sujeito traz consigo muitas histórias e, dentro destas, a modalidade de aprendizagem não se faz importante, então precisamos nos importar com os demais fatores.
  4. Dentro da modalidade de aprendizagem, o sujeito elabora a sua própria história a partir dos encontros com o psicopedagogo, assim serão necessários mais de um encontro por semana.

Quais estão corretas?
2.
QPCI66928 Pedagogia Ano: 2019 Banca: CONSULPAM Órgão: Pref. Quadra/SP

O termo Classificar em Escrituração Escolar significa, corretamente:
3.
QPCI109602 Pedagogia Ano: 2020 Banca: OBJETIVA Órgão: Pref. Sentinela do Sul/RS

Segundo Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( )Em todas as dimensões do cuidar e educar, é desnecessário considerar a singularidade de cada criança e suas necessidades, desejos e queixas, tampouco as dimensões culturais, familiares e sociais.
( )A dimensão do cuidar e educar deve ser ampliada e incorporada nos processos de formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil, o que significa recuperar ou construir princípios para os cuidados embasados em valores éticos, nos quais atitudes racistas e preconceituosas não podem ser admitidas
( )É necessário que a relação das instituições de Educação Infantil com as famílias seja pautada primeiramente pela compreensão da diversidade de organização das famílias brasileiras.
4.
QPCI110967 Pedagogia Ano: 2020 Banca: FUNDEP Órgão: UNIMONTES

A Resolução CNE/CP/1/2002 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, curso de licenciatura, de graduação plena.Tendo como referência essa Resolução, analise as afirmativas referentes à formação de professores da educação básica e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas

( )Entre as formas de orientação inerentes à formação para a atividade docente a serem observadas por cada instituição na organização curricular, está o preparo para elaboração e execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares.
( )O projeto pedagógico de cada curso de formação terá em vista que a seleção dos conteúdos das áreas de ensino da Educação Básica deve se orientar pela especificidade daquilo que os professores irão ensinar nas diferentes etapas da escolaridade.
( )A dimensão prática dos cursos de formação de professores em Nível Superior deverá ser restrita às disciplinas pedagógicas, tendo o domínio teórico no interior das áreas ou das disciplinas que constituírem os componentes curriculares deformação.
( )A competência como concepção nuclear na orientação do curso deverá ser considerada nos princípios norteadores da formação de professores que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica

Assinale a sequência correta.
5.
QPCI116363 Psicopedagogia Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Colômbia/SP

As escolas enfrentam um grande desafio: lidar com as dificuldades de aprendizagem e, ao mesmo tempo, traçar uma proposta de intervenção capaz de contribuir para a superação dos problemas de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, defende-se a importância do Psicopedagogo Institucional. A prática psicopedagógica na escola implica em um trabalho de caráter, dentre outros, EXCETO:
6.
QPCI189103 Conhecimentos Pedagógicos Ano: 2019 Banca: AMEOSC Órgão: Pref. Palma Sola/SC

Segundo os princípios norteadores de todo Projeto Político Pedagógico, é incorreto afirmar:
7.
QPCI199091 Conhecimentos Pedagógicos Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Brejo de Areia/MA

O diagnóstico psicopedagógico é composto de várias etapas que se distinguem pelo objetivo da investigação. A síntese diagnóstica é:
8.
QPCI242229 Conhecimentos Pedagógicos Ano: 2021 Banca: FAPEC Órgão: SAD/SED/FDT

A professora Doralice trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sabe muito bem que embora sejam processos distintos, alfabetização e letramentos são complementares. Acerca da alfabetização, assinale a alternativa correta.
9.
QPCI263140 Psicopedagogia Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

O desenvolvimento psicomotor elabora-se desde o nascimento e progride lentamente de acordo com a vivencia e oportunidade que a criança possui em explorar o mundo que a rodeia. Portanto, na avaliação e intervenção psicopedagógica é preciso levar em consideração o desenvolvimento psicomotor da criança. Le Boulch afirma que o ser humano passa por três etapas em relação ao desenvolvimento psicomotor, que são:
10.
QPCI279547 Conhecimentos Pedagógicos Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. Osvaldo Cruz/SP

A respeito da gestão democrática da educação analise as asserções abaixo:

A gestão democrática pressupõe a mobilização e organização das pessoas para atuar coletivamente na promoção de objetivos educacionais, o trabalho dos diretores escolares se assenta sobre sua competência de liderança.
Porque
Se expressa em sua capacidade de influenciar a atuação de pessoas (professores, funcionários, alunos, pais, outros) para a efetivação desses objetivos e o seu envolvimento na realização das ações educacionais necessárias para sua realização.
Assinale alternativa CORRETA: