Menino de três anos é atendido pelo SAMU em via pública devido a acidente de bicicleta, no atendimento relatava dor em ombro esquerdo e respondia às solicitações da equipe. Chega ao pronto socorro em choque. Qual é a etiologia mais provável:
Mãe leva filho de 40 dias ao pronto socorro com história de febre de 39 graus celsius há 24h. Exame físico: Regular estado geral, eupneico, hidratado, FC 120 bpm, otoscopia hiperemia timpânica a D, ausculta pulmonar normal, fontanela normotensa. Qual a melhor conduta:
Criança de 3 anos chega ao pronto socorro com quadro de edema e oligúria há cinco dias. Exame físico: PA 80X60 mmHg, edema palpebral e de membros inferiores. Exame laboratorial: Urina – densidade urinária 1015, hemácias 3/campo, proteinúria: 3+/4+, piócitos 4/campo. Considerando a principal hipótese diagnóstica, qual é o tratamento indicado:
Menino de dez anos, apresenta episódios de contrações rítmicas e dormência de uma hemiface, ruídos guturais, salivação excessiva e movimentos clônicos dos membros ipsilaterais, que ocorrem apenas durante o sono. Exame físico normal. Qual o diagnóstico mais provável:
Menina de sete anos é levada ao pronto socorrida pela mãe por queda de nível elevado sobre a região da coluna há sete dias e apresenta claudicação há três dias. Exame físico: facies de dor, lombalgia, dor à palpação na região lombar, dificuldade de permanecer em pé. Exames laboratoriais: hemograma normal, VHS 90mm primeira hora, radiografia de coluna lombossacra: redução do espaço intervertebral entre L3 e L4. Qual é a principal hipótese diagnóstica:
Mãe leva filho de 1 ano ao pronto socorro com febre alta, irritabilidade e vômitos há 2 dias. Hoje surgiu petéquias no corpo. Exame físico: Regular estado geral, prostrado, petéquias pelo corpo e sinais de irritação meníngea. LCR compatível com meningite e bacterioscopia – cocobacilo gram negativo. A criança havia recebido uma dose da vacina tetravalente aos seis meses. Considerando que ele tem um irmão de quatro anos com história vacinal incompleta e o período da transmissibilidade da doença, qual é a melhor conduta para a proteção dos contactantes no domicílio:
Mãe leva filho de dois meses ao ambulatório por apresentar, há um mês, estridos inspiratório que piora com decúbito dorsal. Qual é a hipótese mais provável:
Mãe vai a consulta com o filho de nove meses com diarreia de fezes líquidas amareladas, vômitos, que se iniciou há 24 horas. Exame físico: Choro com lágrima, irritabilidade, boca e língua pouco ressecadas, sede intensa e um sinal de prega que desaparece rapidamente: Qual é a conduta mais indicada neste caso:
Criança de quatro anos apresenta prurido ocular intenso e lacrimejamento, sem fotofobia. Exame físico: Conjuntiva hiperemiada e com edema intenso, projetando-a sobre a pálpebra inferior. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável:
Menino de 11 anos chega ao Pronto socorro com dor forte no quadril esquerdo e impotência funcional do membro inferior esquerdo sem relação a trauma. Ele é hipertenso, pesa 87 kg e está fazendo tratamento para emagrecer. Qual é a hipótese mais provável:
Mãe traz filha de 11 anos com adinamia há 2 meses, edema de membro inferior há um mês, edema palpebral matutino de aparecimento recente e diminuição do débito urinário. Apresenta febre desde o início do quadro, sem alteração na cor da urina, mas relata que a urina estava espumosa. Nega amigdalite ou piodermite. Exame físico: PA 150 X 110mmHg, hipocorado, em anasarca, estertores crepitantes em bases pulmonares, ausculta cardíaca com ritmo regular em três tempos (B3) e sopro sistólico em foco mitral ( ++/6+). Ausência de esplenomegalia e fígado palpável a 4 cm rebordo cortal direito, doloroso a palpação. Exames laboratoriais: Hemograma Ht 23% leucócitos 3.500/mm³, albumina sérico: 1,6g/dl;proteinúria de 24 h:3,8g; potássio sérico: 3,8 mEq/l;uréia: 196 mg/dl;creatinina 8,3 mg/dl; EAS:proteinúria (4+); hemácias: 4 por campo; radiografia de tórax:aumento global de área cardíaca e infiltrado heterogêneo em lobos inferiores. Qual é o diagnóstico mais provável:
Mãe leva filho de três anos para consulta por apresentar dificuldade respiratória de início súbito há três dias durante o jantar. A tosse úmida, intensa no início da crise, mantém-se desde então, durante todo o dia e grande parte da noite, sem expectoração. Exame físico: Bom estado geral, eupneico, com febre baixa, sibilos expiratórios em terço médio do hemitórax esquerdo. Qual é o diagnóstico inicial a indicar:
Mãe leva filho de seis meses de idade a consulta pelo quadro de irritabilidade, vômito e diarréia com sangue há 15 dias, desde que iniciou alimentação complementar com leite de vaca, papa de frutas e de legumes. Exame físico: Afebril, hidratado e com eczema de couro cabeludo e face. Peso 7 kg. Qual o provável diagnóstico:
Menino de nove anos apresenta claudicação e dor no membro inferior direito há uma semana. Há 2 dias medicado para piodermite com penicilina benzatina intramuscular em glúteo, atribuindo a dor ao uso do medicamento. Exame físico: febril (38,1 graus celsius) dor a compressão da coxa direita, sem manifestações articulares e ausência de sinal de Laségue. Radiografia de quadril e membro inferior direito normais. Hemograma 18000 leucócitos/mm cúbico (neutrófilos: 83%, bastões 15%) VHS 59 mm na primeira hora. Qual o diagnóstico mais provável:
Mãe leva filho de três anos ao pronto socorro com agitação psicomotora, midríase, boca seca e rubor facial. Mãe informa que percebeu os sintomas quando chegou em casa há uma hora. O menor fica com a irmã de dez anos durante o período da tarde, até a mãe chegar. Provavelmente trata-se de intoxicação por:
Mãe leva filho de oito anos ao pronto socorro por apresentar vômitos e dor testicular leve. Logo após atividade física, ocorrido há oito horas. Exame físico: hidratado, afebril, fascies de dor, abdômen levemente doloroso, reflexo cremastérico ausente, testículo direito levemente doloroso, com eritema, sem edema. Qual é a conduta:
Pai leva filho de 1 ano e dez meses com dor intensa à mobilização do cotovelo direito, que surgiu subitamente após a criança ser erguida pelo braço. A condição clínica é decorrente de:
Mãe leva filho, 12 dias de vida, sexo masculino ao pronto atendimento com a seguinte queixa "a barriga do bebê está inchada, urina avermelhada e febre". Exame físico: distensão abdominal devido à massa de consistência cística localizada em hipogástrio. Não foi possível cateterizar a bexiga após várias tentativas. Qual é a hipótese mais provável:
Mãe leva filha de três anos, eutrófica, ao pronto atendimento 2 horas após ingestão de dois gramas de ibuprofeno. A criança queixa de dor abdominal. Qual é a conduta indicada, além do tratamento de suporte:
A Lei nº. 8.080/90, no seu capítulo III, dispõe sobre a articulação das políticas e programas de saúde e as principais atividades a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde, a cargo das comissões intersetoriais. Sobre o disposto na lei, considere as seguintes atividades: I. Alimentação e nutrição; II. Saneamento e meio ambiente e biodiversidade; III. Segurança; IV. Ciência e tecnologia. Cumprem ao Sistema Único de Saúde:
Considerando a Portaria 2.048/GM de 5 novembro 2002 e os critérios definidos na Portaria nº. 479, de 15 de Abril de 1999, para os Sistemas Estaduais de referência Hospitalar podemos afirmar: I. As Unidades Hospitalares Gerais de Atendimento às Urgências e emergências de Tipo II são unidades de médio porte onde os profissionais mínimos indispensáveis presentes no hospital englobam: Médico Clínico Geral, Pediatra, Ginecologista-obstetra, Cirurgia Geral, Traumato-Ortopedia, Anestesiologista, Assistente Social e Neurocirurgia. II. As Unidade de Referência Hospitalares de Atendimento às Urgências e Emergências do Tipo III devem contar com os profissionais mínimos indispensáveis presentes no Hospital nas seguintes áreas: Clínico Geral, Ginecologista-Obstetra, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Traumato-Ortopedia, Anestesiologia, Intensivista, Radiologista, Cardiologista, Neurologista, Odontólogo. III. As Unidades Hospitalares de Atendimento às Urgências e Emergências são classificadas em Unidades Gerais Tipo I e II e Unidades de Referência Tipo I, II, III. Assinale a reposta correta.
































