As infecções urinárias na infância podem apresentar-se oligossintomáticas ou por vezes cursar somente com febre como único sintoma que norteie para investigação de ITU. No que se refere à forma de procedimento nessa investigação, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que contempla somente agentes infecciosos responsáveis pelas síndromes de febres hemorrágicas e/ou íctero-hemorrágicas.
Lactente, 10 meses, com quadro de fezes amolecidas, aproximadamente 8 vezes ao dia, de início há 4 meses. Mãe refere queda na curva de crescimento (emagrecimento), vômitos ocasionais e distensão abdominal. Alimenta-se de leite de fórmula desde o nascimento. Papa salgada e frutas desde os 4 meses. Papa de farinha láctea desde os 6 meses. Atualmente, cardápio familiar. Qual o diagnóstico mais provável?
Escolar, 7 anos, é picado por uma abelha no parque. Em poucos minutos inicia-se edema bipalpebral, lesões de pele compatíveis com urticária, dores abdominais e vômito. Você está de plantão e é chamado para o atendimento. Qual é a abordagem correta em relação à medicação e à via de administração preferencial?
Diante de um pré-escolar com quadro de febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite, qual a síndrome deve ser pensada como diagnóstico principal?
A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) tem sido um diagnóstico frequente nos consultórios pediátricos. Diante da impossibilidade de aleitamento materno em lactente com alergia a proteína do leite de vaca, assinale a alternativa correta quanto à fórmula infantil indicada.
É função do pediatra acompanhar o desenvolvimento dos caracteres sexuais dos pacientes pré-púberes e púberes. Segundo o estadiamento puberal estabelecido por Tanner, uma menina com mamas (M) com tecido glandular apenas subareolar e pelos pubianos (P) grossos e encaracolados, com distribuição em vulva e região suprapúbica, em pequena quantidade, deve ser classificada como:
Qual das queixas relatadas abaixo são características da anamnese de uma criança com asma?
Você está atendendo uma criança em crise aguda de asma classificada como grave. Uma associação bem aceita para o manejo dessa crise segundo as VI Diretrizes Brasileiras para o Manejo da Asma (2016) é:
Escolar, 08 anos, chega ao pronto-atendimento de um hospital com queixa de dor torácica que piora durante a respiração, acompanhada de dificuldade respiratória há 3 dias. Refere febre aferida em 38,7 ºC axilar. Ao exame do tórax (campos pleuropulmonares), evidenciaram-se:
- Diminuição da expansibilidade e elasticidade em hemitórax esquerdo.
- Submacicez à percussão em 1/3 inferior do hemitórax esquerdo.
- Diminuição do murmúrio vesicular em 1/3 inferior do hemitórax esquerdo.
- Estertores finos audíveis principalmente em base HT esquerdo.
O diagnóstico clínico e o agente etiológico mais comum são:
As pneumonias adquiridas na comunidade (PACs) são uma das principais causas de morbimortalidade pediátrica, refletindo um grande problema de saúde pública. Em relação às pneumonias na infância, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
| 1. | Pneumonia afebril do lactente. | ( ) | Streptococcus pneumoniae. |
| 2. | Pneumonia lobar com derrame pleural. | ( ) | Mycoplasma pneumoniae. |
| 3. | Pneumonite intersticial. | ( ) | Oxacilina |
| 4. | Pneumatocele. | ( ) | Macrolídeos. |
Você está de plantão no pronto-atendimento pediátrico e suspeita que seu paciente esteja com otite média aguda bacteriana (OMA). Qual dos seguintes achados semiológicos tem o maior poder diagnóstico para sua suspeita?
Escolar, 6 anos, com queixa há 10 dias de quadro de coriza clara, obstrução nasal de moderada intensidade e tosse produtiva. Há 3 dias piora da tosse, aparecimento de febre (T axilar = 39,2 ºC), hiporexia e apatia. Exame pulmonar:murmúrio vesicular normal e simétrico, ausência de ruídos adventícios. HMP: rinite alergia sem tratamento há 6 meses.Qual é o diagnóstico para o caso?
O diabete mellitus é uma doença crônica frequente na infância. O tratamento mais indicado para uma criança de 4 anos com diabetes mellitus tipo 1 de diagnóstico recente é:
Pré-escolar, 5 anos, apresenta há 4 meses lesões assintomáticas caracterizadas por pápulas umbilicadas, algumas da cor da pele, outras esbranquiçadas, no tronco e nos membros superiores. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.
A doença de Kawasaki é uma vasculite que ocorre especialmente em menores de 5 anos de idade. A febre persistente por mais de 5 dias é um dos pontos principais para suspeitar da doença. Os 5 critérios diagnósticos clássicos para definição da doença são:
A respeito dos adolescentes, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
| ( ) | Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quem tem idade entre 12 anos e 17 anos, 11 meses e 29 dias é considerado adolescente. |
| ( ) | Pela Organização Mundial de Saúde, quem tem idade entre 10 anos e 19 anos, 11 meses e 29 dias é considerado adolescente. |
| ( ) | Na adolescência, o melhor contraceptivo é o de barreira, podendo o pediatra prescrever contraceptivos de emergência se necessário. |
Récem-nascido, parto normal, com Apgar 9/10 e peso de 4.300 g, está assintomático, sem sopro, porém com cianose central (cianose de mucosas). Diante desse quadro, qual o diagnóstico mais provável?
Pré-escolar, 3 anos, saudável, ao ser levado à consulta no pronto-atendimento, percebeu-se que não havia recebido a maior parte das vacinas do calendário. Com relação à vacinação da tuberculose (BCG) e da paralisia infantil, qual das abordagens citadas abaixo é a mais adequada?
As infecções congênitas, assim como têm características peculiares a cada agente envolvido, também têm características semelhantes entre elas. Assinale a alternativa que engloba características clínicas do recém-nascido que podem ser comuns a todas, independentemente de sintomáticas ou não.
Adolescente, feminina, 13 anos e meio, consulta com queixa de que ainda não teve a menarca, e a mãe está ansiosa com a situação. Ao exame físico, está no estágio puberal de Tanner M2 P3, com peso adequado e estatura no limite inferior da normalidade. Qual a abordagem mais adequada nesse caso?
A anemia ferropriva é uma doença pediátrica comum, especialmente na atenção primária. É a carência nutricional mais prevalente entre as crianças e traz prejuízos ao desenvolvimento neuropsicomotor e à aprendizagem, além de comprometimento da resposta do sistema imunológico. Sobre a suplementação de ferro, é correto afirmar:
Pré-escolar, 4 anos, é levado para consulta de rotina com pediatra. No exame clínico, a pressão arterial nos membros superiores é de 130x80 mmHg, e nos membros inferiores é de 70x40 mmHg. Não foram auscultados sopros em abdome ou tórax, e o IMC é de 22. O diagnóstico etiológico mais provável da hipertensão arterial é:
































