São indicações para a cirurgia de varizes, exceto:
A análise espectral em forma de gráfico derivada do Doppler pulsado representa o fluxo sanguíneo avaliado em um ponto específico do vaso sanguíneo. Sobre o assunto, assinale a opção incorreta.
Paciente submetido à angiografia por punção femoral e colocação de introdutor arterial 5F, tendo recebido heparinização sistêmica. Ao final do procedimento, o Tempo de Coagulação Ativada foi de 403 segundos. Qual a melhor conduta segura, eficiente e confortável para o paciente em relação à retirada do introdutor?
Paciente, sexo masculino, 58 anos, não tabagista, não hipertenso, diabético há nove anos e insulino-requerente há dois anos. Comparece ao Pronto-Socorro com história de ferida na falange distal do hálux direito, sem relato de trauma local. Sem dor no momento. Ao exame verificou-se ferida de 0,5 x 1,5 cm na região anterior da falange distal do hálux direito, com perda da unha, com necrose nas bordas e fibrina no leito, associado à hiperemia em todo artelho e saída de secreção amarelada. Pulsos femoral, poplíteo e tibial posterior normais. Pulso dorsal do pé não palpável. De acordo com estas informações clínicas, marque a opção correta quanto à provável etiologia desta ferida.
Paciente, sexo masculino, 57 anos, deu entrada no Pronto-Socorro com relato de sangramento em jato no pé direito (varicorragia), estancado com compressão local e elevação do membro. Feito curativo compressivo e encaminhado ao ambulatório de cirurgia vascular. Era assintomático até o episódio de sangramento. Tabagista ativo 20 anos/maço, hipertenso em uso de losartana 50 mg MID, diabético em uso de metformin 850 mg MID. Pai já falecido também apresentava varizes de membros inferiores. Ao exame físico evidenciou-se varizes em membros inferiores, mais acentuadas à esquerda. Pele da metade distal da perna esquerda com hiperpigmentação ocre. Duplex scan venoso do membro inferior direito revelou refluxo de veia safena magna esquerda que se inicia na junção safeno-femoral e termina no terço médio da perna. Sistema venoso profundo pérvio, competente, sem sinais de trombos recentes ou antigos. A partir do caso descrito, marque a opção que apresenta o fator de risco que se relaciona com a doença varicosa primária.
Paciente, sexo feminino, 42 anos, apresenta varizes de membros inferiores mais acentuado à direita, submetida à cirurgia de varizes há quatro anos, com recidiva posterior. Relata três episódios de erisipela neste membro que se iniciaram há três anos, sendo o último há sete meses. Queixa edema em membro inferior direito que acomete a perna, o tornozelo e dorso do pé, que inicialmente apresentava piora vespertina, porém com melhora ao repouso e o sono. Entretanto, há dois meses relata que o edema não mais reduz e o membro se apresenta inchado já pela manhã. Qual seria o diagnóstico mais provável para o caso?
Paciente, sexo feminino, 56 anos, não tabagista, não diabética, hipertensa controlada, sofreu acidente de carro com fratura de fêmur esquerdo. Foi operada pela ortopedia, porém na sala de recuperação a cirurgiã vascular foi chamada após 3 horas de pós-operatório devido a dor significativa em todo membro, com frialdade na metade inferior da coxa, perna e pé esquerdos. Pulso femoral presente, mas pulsos poplíteos e podais ausentes. Refere formigamento significativo na a melhor conduta que o cirurgião vascular poderia tomar neste momento.
Paciente, sexo masculino, 74 anos, tabagista 50 anos-maço, hipertenso mal controlado, não diabético, apresenta-se com dor súbita em membro inferior direito há quatro dias, com agravamento progressivo desta. Relata sensação de artelhos. Presença de frialdade desde a metade inferior da perna até o pé. Perfusão capilar plantar bem reduzida. Musculatura da panturrilha livre, com dor somente a palpação. Em qual classe de isquemia aguda de Rutherford se encontra o membro deste paciente?
Paciente, sexo masculino, 73 anos, diabético insulino-requerente há 35 anos, não tabagista, apresenta-se com ferida necrótica na falange distal do quinto artelho do pé direito, que se iniciou dois dias após pequeno trauma local (chutou quina da parede) que ocorreu há três semanas. Não apresenta dor no local da ferida. Apresenta-se sem hiperemia, sem secreção membro inferior, apresenta os pulsos femoral e poplíteo com os podais ausentes. O índice tornozelo/braço, neste membro, foi de 0,81. Trouxe Duplex scan que realizou há três semanas quando iniciou o quadro, que revelou segmento femoro-poplíteo pérvio, sem lesões obstrutivas significativas, mas evidenciou-se oclusão do tronco tíbio-fibular com reenchimento da artéria tibial posterior distal e oclusão da artéria tibial anterior no seu segmento distal. Artéria fibular ocluída em toda extensão. Face ao exposto, marque a opção correta.
Paciente, sexo masculino, 64 anos, tabagista inveterado e hipertenso, referiu claudicação intermitente em membro inferior esquerdo. Submetido a exame de duplex scan arterial que revelou aneurisma de artéria poplítea à esquerda que mediu 2,2 cm, porém sem trombos. Artérias tibial posterior e fibular ocluídas. Realizou angiotomografia computadorizada do membro que confirmou o aneurisma com as mesmas medidas e as oclusões arteriais distais do duplex scan. Se o paciente apresentar risco operatório habitual, qual seria a melhor conduta?
Paciente, sexo masculino, 71 anos, tabagista, interna-se para se submeter a colectomia direita por tumor vegetante (adenocarcinoma) em ceco por via laparotômica. Das opções abaixo, qual fator não se relaciona com o risco para tromboembolismo venoso?
O aneurisma de aorta abdominal é o mais frequente dos aneurismas extracranianos. São considerados fatores de risco para seu desenvolvimento, exceto:
No equilíbrio da coagulação, há fatores teciduais e sanguíneos em equilíbrio que levam à coagulação, anticoagulação e fibrinólise. Qual das proteínas abaixo é anticoagulante?
Paciente de 19 anos deu entrada no Pronto-Socorro, vítima de múltiplos projéteis de arma de fogo que atingiram região hipogástrica e fossa ilíaca esquerda. Está desorientado no tempo e espaço, agitado, gritando, não responde às perguntas com coerência. Apresenta pressão arterial de 70 x 50 mmHg, instável, com tendência à redução, frequência cardíaca de 135 bpm, frequência respiratória de 24 irm. Membro inferior esquerdo pálido e frio, porém com edema significativo que acomete coxa e perna. Este membro se movimenta, mas com amplitude reduzida, ao contrário do membro contralateral que se movimenta normalmente devido a agitação do paciente. Verificou-se hematoma de caráter progressivo na fossa ilíaca e virilha à esquerda. Há dificuldade em se palpar os pulsos dos membros inferiores devido ao choque e à agitação do paciente. Ao avaliar este paciente no Pronto-Socorro, há sinais fortes (diretos) de trauma, exceto:
Assinale a opção correta, tendo como base o Código de Ética Médica.
O gênero bacteriano Streptococcus possui um polissacarídeo denominado carboidrato C em sua parede celular, o qual possui características antigênicas específicas para cada espécie, tendo sido classificado por Lancefield em 20 grupos. A qual grupo de classificação de Lancefield pertence o Streptococcus pyogenes, que é o agente etiológico mais frequente das erisipelas?
Paciente de 62 anos, diabético de longa data, ex-tabagista há 20 anos, previamente funcional, deu entrada no Pronto Socorro com ferida numular de 4 cm em face plantar do pé com saída de secreção purulenta, hiperemia com acometimento do pé e dos terços distal e médio da perna, com índice tornozelo/braço de 0,91. Pressão arterial de 80 x 60 mmHg, frequência cardíaca de 119 bpm e frequência respiratória de 26 irm. De acordo com o sistema de classificação WIfI (Wound, Ischemia and foot Infection- Ferida, Isquemia e Infecção no pé) qual seria o estágio de risco de amputação deste paciente?
Arteriopatias vasomotoras ou funcionais são transtornos circulatórios ocasionados por exacerbação ou perda da regulação funcional da microcirculação e não são doenças anatômicas. Dentre as opções abaixo, qual não é uma arteriopatia funcional?
O termo Doença Venosa Crônica se refere a qual apresentação clínica?
A síndrome do desfiladeiro cérvico-torácico se refere aos sinais e sintomas da compressão dos nervos do plexo braquial, da veia subclávia e da artéria subclávia, que atravessam os espaços do desfiladeiro cérvico-torácico. O desfiladeiro cérvico-torácico possui três espaços onde estas estruturas podem ser submetidas à compressão extrínseca. Das opções abaixo, qual desses espaços não faz parte do desfiladeiro cérvico-torácico?
O Cilostazol é um inibidor da fosfodiesterase III, que leva ao relaxamento muscular e a vasodilatação, cuja principal indicação é o aumento da distância de marcha sem dor no paciente com claudicação intermitente. Entretanto, os pacientes vasculares têm muitas comorbidades e há uma situação na qual o Cilostazol não deve ser prescrito, além de intolerância ao medicamento. Assinale a opção que corresponde à contraindicação do uso de Cilostazol.

































