De acordo com o texto, dona Rosalina incomodava o personagem (Ele) porque
O narrador deixa evidente que o personagem (Ele) considerava os momentos fora do sobrado como
Considere as passagens do texto: • Ela o deixava desconcertado... (1o parágrafo) • Se às vezes na rua lhe assaltava a lembrança de dona Rosalina... (2o parágrafo) • ... onde as horas passavam, a vida era o comum da vida da gente, sem nenhum outro mistério... (2o pará-grafo) Os termos destacados significam, correta e respectiva-mente:
Assinale a alternativa em que o referente do pronome e o sentido que ele expressa estão corretamente indicados.
Considere as passagens: • Ela o deixava desconcertado não apenas pela ambiva-lência de sua conduta mas pelo mistério mesmo do seu ser. (1o parágrafo) • Ele não entendia, por mais que verrumasse a cabeça não conseguia entender. (1o parágrafo) • Sua boca devia ser por vontade calada, como era por desígnio de Deus a boca de Quiquina. (2o parágrafo) • ...afastava-a ligeiro, porque, distante, a sua figura ga-nhava em estranheza e cores sombrias. (2o parágrafo) As expressões destacadas – “não apenas ... mas”, “por mais que”, “como” e “porque” – estabelecem entre as ora-ções, correta e respectivamente, relações de sentido de:
Considerando-se o sentido do texto e a norma-padrão de flexão verbal e de colocação pronominal, as passagens destacadas em – ... quando ele pensava conhecer uma, via que se enganara... (1o parágrafo) – e – Na rua não pensava em dona Rosalina, se esquecia inteiramente dela. (2o parágrafo) –, admitem as seguintes reescritas:
Em seu artigo, o autor pondera que
Identifica-se expressão empregada em sentido figurado em:
A concordância verbal está de acordo com a norma-padrão em:
O uso do acento indicativo da crase atende à norma--padrão em:
































