Prefeitura de Serra Azul - SP

Notícia:   Vagas na Área da Saúde em Serra Azul - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA AZUL

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS N° 002/2011

Rua: Dona Maria das Dores, 248 - Fone: (16) 3982 9100 - Fax: (16) 3982 1179 - CEP: 14.230-000 Serra Azul - Estado de São Paulo

A Prefeitura Municipal de Serra Azul Estado de São Paulo, com sede a Rua Dona Maria das Dores, nº 248, Serra Azul SP, representado pelo Prefeito Municipal o Senhor Marcelo Afonso de Queiroz, torna público que será realizado Concurso Público de provas para provimento de cargos do quadro permanente da Prefeitura Municipal de Serra Azul nos termos do Art. 37, inciso II da Constituição Federal e Legislação Municipal de Serra Azul bem como o disposto na Lei Orgânica Municipal, destinado a formação de cadastro de reserva de cargos existentes ou que venham a se abrir, no prazo de validade do concurso:

Cargo

Escolaridade

Vaga

Carga Horária Semana I

Salário Base

Provas

Valor Inscrição

Médico Plantonista

Superior Completo com inscrição no Conselho Regional de Medicina

Cadastro de reserva

12 horas

R$ 41,66 por hora ou R$ 500,00 cada plantão de 12 horas

Escrita

R$50,00

Médico do Programa de Saúde da Família

Superior Completo com inscrição no Conselho Regional de Medicina

Cadastro de reserva

40 horas

R$ 5.363,40

Escrita

R$50,00

Psicólogo

Curso superior de Psicologia inscrição no conselho de classe

Cadastro de reserva

20 horas

R$1.000,74

Escrita

R$50,00

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 As inscrições serão recebidas pela empresa especializada, responsável pelo concurso público, nos dias, horários e local das seguintes formas:

1.1.1 As inscrições serão realizadas somente pela INTERNET.

1.1.1.1 O edital completo e as inscrições estarão disponíveis no sítio eletrônico da empresa responsável pela realização do concurso público www.cestariconsultoria.com.br durante o período das dez horas do dia 27 de julho de 2011 ao dia 16 de agosto de 2011 até as dez horas.

1.1.2.2 Quando da realização das inscrições o candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento na rede bancária autorizada para confirmação de sua inscrição.

1.2. Condições Gerais e específicas para o exercício profissional serão comprovadas por ocasião da contratação, inclusive a aptidão física e mental, através de laudo expedido pelo serviço médico oficial devidamente cadastrado na medicina do trabalho.

1.3. No ato da inscrição, o candidato deverá:

a) Preencher a ficha de Inscrição no sítio eletrônico;

b) Efetuar o pagamento do boleto bancário na rede bancária autorizada de acordo com o cargo ao qual se inscreveu.

c) O candidato poderá se inscrever em apenas um cargo deste concurso público.

1.4. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do preço de inscrição, seja qual for o motivo alegado;

1.5. O preenchimento correto da ficha de inscrição é de total responsabilidade do candidato;

1.6. O valor da inscrição não será devolvido em hipótese alguma e, sendo o pagamento através de cheque, será considerada nula a inscrição se houver a devolução do respectivo cheque.

1.7. As pessoas portadoras de deficiência têm assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso público, devendo entregar cópia autenticada, no protocolo da Prefeitura de Serra Azul até o dia 16-07-2011, do laudo médico atualizado, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código CID, bem como a provável causa de deficiência, obedecido ao disposto no Decreto Federal n° 3.298 de 20/12/1999, que regulamentou a Lei Federal n° 7.853, de 24/10/1989, sendo reservado 5% das vagas para as pessoas portadoras de deficiência que assim declararem no ato da inscrição. Somente poderá ser nomeado o candidato cuja deficiência for compatível com as atividades e que esteja em condições para executá-la.

1.8. O candidato portador de deficiência que necessitar de condições operacionais especiais para a realização da prova, deverá solicitá-las no ato da inscrição, garantindo assim, o preparo das condições adequadas para a sua participação nas provas. No que se refere ao conteúdo da provas e à avaliação, as pessoas portadoras de deficiência participarão do concurso público em igualdade de condições com os demais candidatos.

1.9. No ato de inscrição, que implicará no conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas, pelo presente Edital, o candidato receberá um Protocolo de Inscrição, que deve ser apresentado toda vez que solicitado durante as provas.

1.10. A inscrição será considerada sem efeito a qualquer tempo, sem prejuízo das sanções legais, se for verificada falsidade nas declarações do candidato.

1.11 O valor da taxa de inscrição deverá se pago impreterivelmente por meio de boleto bancário, sendo que a Prefeitura Municipal de Serra Azul não receberá as inscrições de forma diferente ao determinado neste edital.

1.12 O candidato é responsável pelo preenchimento e fornecimento das informações solicitadas no ato da inscrição e nas demais fases do concurso público, caso verifique falsidade de documentos e ou informações em qualquer fase do concurso público o candidato será desclassificado imediatamente.

2. DAS CONTRATAÇÕES

2.1. O candidato ao emprego público, objeto deste concurso público, deverá comprovar, por ocasião da contratação:

a) ser brasileiro ou gozar de prerrogativas do art. 12, da Constituição Federal;

b) estar em gozo dos direitos civis e políticos;

c) estar quite com a justiça eleitoral;

d) estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;

e) não estar sendo processado nem ter sido condenado por crime contra o patrimônio e a fé pública;

f) ter aptidão física e mental para o exercício do cargo;

g) possuir os requisitos mínimos exigidos para a respectiva categoria, constante deste Edital;

h) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

2.2. Não estar aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 anos.

2.3. Não receber proventos de aposentadoria, a teor do artigo 37 §10 da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional no 20, de 15 de dezembro de 1.998.

2.4. A comprovação de preenchimento das Condições Especiais estabelecidas pelo presente Edital será exigida por ocasião da contratação sob pena de perda de direito à vaga e nulidade dos atos praticados pelo candidato.

2.5. Após convocação de aprovados no concurso público, o candidato portador de deficiência será submetido à avaliação perante uma junta multidisciplinar, que fornecerá o laudo comprobatório de sua capacidade para o exercício das funções inerentes ao cargo público.

2.6. Na falta de candidatos habilitados para as vagas reservadas aos portadores de deficiência, essas vagas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem classificatória.

3. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

3.1. As provas têm data prevista para o dia 21 de Agosto de 2011 a partir das 9 horas, na EMEF Profa. Maria do Rosário Freitas, sito a Rua Dr. Antônio Ferreira de Freitas, no 420 - centro - Serra Azul SP.

4. DOS TIPOS DAS PROVAS

4.1. A Prova Escrita para os cargos deste concurso público serão compostas de 40 (quarenta) questões, sendo que todas as questões serão de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas diferentes e apenas 01 (uma) correta e, em todos os casos, a pontuação máxima será de 100 (cem) pontos.

4.2. As provas serão compostas de questões distribuídas da seguinte forma:

Cargo

Provas - Questões

Médico Plantonista

10 de Língua Portuguesa,

10 Políticas Publica de Saúde e

20 Conhecimentos Específicos

Médico do Programa de Saúde da Família

10 de Língua Portuguesa,

10 Políticas Publica de Saúde e

20 Conhecimentos Específicos

Psicólogo

10 de Língua Portuguesa e

30 Conhecimentos Específicos

4.3. Todas as provas terão duração de 03 (três) horas, incluindo o tempo para preenchimento da folha de resposta.

4.4. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, salvo para os casos específicos das pessoas portadoras de deficiência, respeitadas as previsões contidas nos itens do Item 1.7 deste Edital.

4.5 O Conteúdo programático consta do Anexo II deste edital.

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1. Os candidatos deverão comparecer ao local da realização das provas, apropriadamente trajados, com uma antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início das provas, munidos de:

a) documento original oficial com foto(RG, Carteira de Habilitação, Passaporte etc);

b) caneta esferográfica preta ou azul, lápis preto n.2, borracha.

5.2 Para identificação, no dia da prova, não serão aceitas cópias de documentos de identidade, ainda que autenticados, nem protocolos de entrega dos referidos documentos.

5.3. Não será permitida a entrada, no recinto de realização das provas, de candidatos retardatários ou que não apresentarem o Protocolo de Inscrição e/ou documento de Identidade com foto.

5.4. Não serão aceitos na sala de provas: livros, cadernos, calculadoras, celular ou qualquer outro material que propicie fraude, sendo sumariamente retirados da sala de provas os candidatos que tentarem lançar mão de meios não convencionais para realização das provas, assim como aqueles cujo comportamento se revele inconveniente e perturbador da boa ordem.

5.5. O não comparecimento do candidato a qualquer das provas, significará sua desistência do concurso público, ficando, portanto, automaticamente desclassificado.

5.6. Não haverá segunda chamada para as provas e, em nenhuma hipótese, serão aplicadas as provas em locais ou horários diferentes daqueles fixados para todos os candidatos, não sendo admitida a entrada de retardatários, após o início das mesmas.

5.7. Por razões de ordem técnica e de direitos autorais, não serão fornecidos exemplares do caderno de questões a instituições públicas ou privadas, nem será permitido ao candidato levar consigo o referido caderno de provas.

5.8. O tempo estimado para a realização da prova escrita é de TRÊS HORAS e o candidato somente poderá retirar-se da sala após decorridos 1 hora do início da prova.

5.9. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor total da prova escrita.

5.10. Os candidatos deverão observar quando da realização das provas se o caderno de provas refere-se ao cargo escolhido. A não observação deste item implicará na desclassificação sumaria do candidato.

6. DO JULGAMENTO DAS PROVAS ESCRITAS

6.0. A prova escrita possui o valor máximo de 100 (cem) pontos, o (a) candidato (a) deverá ter, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos na cada prova, de caráter eliminatório.

6.1. Será atribuída nota 0 (zero) às respostas de questão (ões) que contenha(m):

a) emenda (s) e/ou rasura(s), ainda que legível (eis), na folha de resposta;

b) mais de uma opção de resposta assinalada na folha de resposta;

c) espaço (s) não assinalado (s) na folha de resposta;

d) folha de resposta preenchida fora das especificações, ou seja, preenchida com lápis ou caneta esferográfica de tinta cuja cor for diferente da azul ou preta, ou, ainda, com marcação diferente da solicitada.

6.2 A nota da prova escrita será expressa com 01 (um) decimal, sem arredondamento.

6.3. Será considerado (a) habilitado (a) na prova escrita, o (a) candidato (a) que obtiver nota igual ou superior equivalente a 50% (cinqüenta por cento) de acertos, da prova, ou seja, 50,00(cinqüenta pontos) na prova escrita.

6.4 Os candidatos que não atingirem a pontuação mínima exigida no item 6.3.serão considerados (a) reprovados (as) para todos os efeitos

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. A classificação final dos candidatos obedecerá aos dispositivos no item 5.9 e 6.4, deste Edital. Ou seja a somas das notas na Prova Escrita e Prática, para os cargos exigidos.

7.2. Na hipótese de empate na classificação final, entre dois ou mais candidatos, o desempate ocorrerá pelo critério de idade, prevalecendo a maior idade do candidato. Permanecendo o empate prevalecerá a maior nota na prova de conhecimentos específicos.

7.3. A lista de classificação dos candidatos será divulgada no site www.cestariconsultoria.com.br, assim como publicada pela imprensa.

8 - DOS RECURSOS

8.1. No prazo de 2(dois) dias úteis, a contar da data de divulgação dos resultados, o candidato poderá interpor recurso contra erros formais ou classificação, desde que devidamente fundamentado.

8.2. O recurso devidamente fundamentado deverá ser protocolado no protocolo da Prefeitura de Serra Azul, dirigido à Comissão de concurso público, que o julgará em ia Instância, com o auxílio da empresa que operacionalizará este certame.

8.3. Decorridos três dias úteis da data da divulgação da classificação final, em não havendo recursos, o concurso público será homologado para fins de direito.

8.4. Em nenhuma hipótese haverá revisão de provas, ficando os recursos restritos às questões de ordem legal, relacionados ao Edital ou a erros formais na contagem dos pontos.

8.5. Independentemente de provocação, a Comissão do concurso público poderá de ofício, rever quaisquer falhas apuradas no decorrer do certame.

9 - DA CONVOCAÇÃO E DA CONTRATAÇÃO

9.1. A convocação para a contratação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem de classificação, sendo que as contratações serão efetivadas de acordo com a necessidade de serviço, respeitados os dispositivos da LCF 101/2000, no prazo de validade do concurso público, momento em que os candidatos serão submetidos ao exame de capacitação de saúde física e mental, através de laudo expedido pelo serviço médico oficial devidamente cadastrado na medicina do trabalho.

9.2. A contratação dos aprovados obedecerá às normas da Prefeitura Municipal de Serra Azul, assim como às normas gerais e específicas da Administração Municipal.

9.3. O candidato convocado deverá apresentar os documentos exigidos para o exercício do cargo público, sendo-lhe fornecida a requisição para o exame de aptidão física e mental, o qual será realizado por órgão do serviço médico oficial, sendo todos esses documentos indispensáveis para que o candidato tome posse e entre no exercício do cargo.

9.4. Para os exames de aptidão mental, poderão ser usados quaisquer dos instrumentos de avaliação (testes) validados pelo Conselho Federal de Medicina, devendo o teste ou testes escolhidos serem idênticos para todos os candidatos.

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. O concurso público de que trata este Edital terá validade 1(um) ano podendo ser prorrogado por igual período.

10.2. Os casos omissos serão julgados pelo Exmo. Senhor Prefeito Municipal, ouvida a Comissão de concurso público, e de acordo com as normas legais pertinentes.

Serra Azul, 26 de Julho de 2011.

MARCELO AFONSO DE QUEIROZ
Prefeito Municipal

ANEXO I

DESCRITIVO DO CARGO e EXIGÊNCIAS

1. MÉDICO PLANTONISTA 12 HORAS

Descrição Sumária:

Prestar atendimento de Urgência e Emergência em todas as áreas clínicas nas unidades de saúde do Município, a pacientes em demanda espontânea, cuja origem é variada e incerta, responsabilizando-se integralmente pelo tratamento dos mesmos, o que pode incluir procedimentos tais como: suturas, drenagens e passagem de cateteres.

Descrição Detalhada:

Realizar triagem dos casos clínicos identificando os que requerem maior atenção da equipe de saúde.

Integrar a equipe multiprofissional de trabalho, respeitando e colaborando no aperfeiçoamento de normas e procedimentos operacionais.

Contatar a Central de Regulação médica para colaborar com a organização e regulação do sistema de atenção à urgências.

Participar das reuniões necessárias ao desenvolvimento técnico-cientifico da Unidade de Urgência e Emergência na área médica.

Promover incremento na qualidade do atendimento médico, melhorando a relação médico-paciente e observando preceitos éticos no decorrer da execução de suas atividades de trabalho. Presta atendimento de urgência em casos de acidentes de trabalho ou alterações agudas de saúde, orientando e/ou executando a terapêutica adequada, para prevenir conseqüências mais graves ao trabalhador.

Cumprir com a escala médica mensal fixada pelo superior imediato.

Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Especificações

Escolaridade: Curso superior de Medicina, com inscrição no Conselho Regional de Medicina - CRM.

Experiência: Comprovada, de um ano.

Iniciativa/Complexidade: Planeja suas atividades, executa tarefas de natureza complexa e especializada, que exigem conhecimentos técnicos, constante aperfeiçoamento e atualização, capacidade e discernimento para tomada de decisões; recebe supervisão do superior imediato. Esforço Físico: Normal.

Esforço Mental: Constante.

Responsabilidade/Dados Confidenciais: Detém informações confidenciais relativas ao paciente, cuja divulgação pode acarretar danos morais.

Responsabilidade/Patrimônio: Pelos equipamentos, materiais e instrumentos que utiliza. Responsabilidade/Supervisão: Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Responsabilidade/Segurança de Terceiros: Primordial, com relação à vida dos pacientes. Ambiente de Trabalho: Está sujeito à contaminação, à exposição a produtos químicos e a elementos desagradáveis; necessita usar equipamentos de segurança.

Carga Horária: de acordo com a Lei 1074/2010.

Requisitos para Provimento: Concurso Público.

2. Médico do Programa Saúde da Família

Descrição Sumária:

Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações para promoção da saúde; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documento e difundem conhecimentos da área médica.

Descrição Detalhada:

Realizar consultas clinicas aos usuários de sua área adstrita.

Executar as ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso.

Realizar consultas e procedimentos na USF e, quando necessário, no domicilio.

Realizar atividades clinicas correspondentes às áreas prioritárias na intervenção na atenção básica, definidas na Norma Operacional da assistência à Saúde - NOAS.

Aliar e atuação clinica à pratica da saúde coletiva.

Fomentar a criação de grupos de patologias específicas, como de hipertensos, diabéticos, saúde mental, etc.

Realizar o pronto atendimento médico nas urgências e emergências.

Encaminhar aos serviços de maior complexidade, quando necessário, garantindo a continuidade do tratamento na USF, por meio de um sistema de acompanhamento e referencia, e contra-referencia.

Realizar pequenas cirurgias ambulatórias.

Indicar internação hospitalar.

Solicitar exames complementares.

Verificar e atestar óbito.

Emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência.

Supervisionar os eventuais componentes da família em tratamento domiciliar e dos pacientes com tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas.

Acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, especialmente crianças menores de 01 (um) ano, consideradas em situação de risco.

Identificar e encaminhar gestantes para o serviço de pré-natal na Unidade de Saúde da Família. Realizar ações educativas para prevenção do câncer cervico-uterino e de mama, encaminhando as mulheres em idade fpertil para realização de exames periódicos nas unidades de referencia. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Especificações

Escolaridade: Curso superior de Medicina, com inscrição no Conselho Regional de Medicina - CRM. .

Experiência: Comprovada, de um ano.

Iniciativa/Complexidade: Planeja suas atividades, executa tarefas de natureza complexa e especializada, que exigem conhecimentos técnicos, constante aperfeiçoamento e atualização, capacidade e discernimento para tomada de decisões; recebe supervisão do superior imediato. Esforço Físico: Normal.

Esforço Mental: Constante.

Esforço Visual: Constante.

Responsabilidade/Dados Confidenciais: Detém informações confidenciais relativas ao paciente, cuja divulgação pode acarretar danos morais.

Responsabilidade/Patrimônio: Pelos equipamentos, materiais e instrumentos que utiliza. Responsabilidade/Supervisão: Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Responsabilidade/Segurança de Terceiros: Primordial, com relação à vida dos pacientes. Ambiente de Trabalho: Está sujeito à contaminação, à exposição a produtos químicos e a elementos desagradáveis; necessita usar equipamentos de segurança.

Carga Horária: 40 horas semanais.

Requisitos para Provimento: Concurso Público.

3. PSICÓLOGO

Descrição Sumária

Presta assistência a saúde mental, bem como atende e orienta a área educacional e organizacional de recursos humanos, elaborando e aplicando técnicas psicológicas para possibilitar a orientação e o diagnostico clinico.

Descrição detalhada:

Prestara atendimento a comunidade e aos casos encaminhados a unidade de saúde, visando o desenvolvimento psíquico, motor e social do individuo, em relação a sua integração a família e a sociedade.

Presta atendimento aos casos de saúde mental como toxicômanos, alcoólatras, organizando-os em grupos homogêneos, desenvolvendo técnicas de terapia de grupo, para solução de seus problemas.

Presta atendimento psicológico na área educacional, visando o desenvolvimento psíquico, motor e social das crianças e adolescentes em relação a sua integração a escola e a família, para promover o seu ajustamento.

Organiza e aplica testes, provas e entrevistas, realizando sondagem de aptidões e capacidade profissional, objetivando o acompanhamento do pessoal para possibilitar maior satisfação no trabalho.

Efetua analises de ocupações e acompanhamento de avaliações de desempenho pessoal, colaborando com equipes multiprofissionais, aplicando testes, métodos ou técnicas da psicologia aplicada ao trabalho.

Executa atividades relativas ao recrutamento, seleção, orientação e treinamento profissional, realizando a identificação e analise de funções.

Promove ajustamento do individuo no trabalho, através de treinamento para se obter a sua auto-realização.

Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Especificações

Escolaridade: Curso superior de Psicologia, com inscrição no Conselho Regional de Psicólogos. Experiência: Alguma anterior

Iniciativa/Complexidade: Executa tarefas de natureza complexa e especializada, que exigem conhecimentos técnicos, capacidade e discernimento para tomada de decisões, recebe supervisão e orientação do superior imediato.

Esforço Físico: Normal.

Esforço Mental: Constante.

Esforço Visual: Constante.

Responsabilidade/Dados Confidenciais: Detém informações confidenciais relativas ao paciente, cuja divulgação pode acarretar danos morais.

Responsabilidade/Patrimônio: Pelos equipamentos, materiais e instrumentos que utiliza. Responsabilidade/Supervisão: Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Responsabilidade/Segurança de Terceiros: Primordial, com relação à vida dos pacientes. Ambiente de Trabalho: Normal, de consultório; possibilidade remota de acidente.

Carga Horária: 30 horas semanais.

Requisitos para Provimento: Concurso Publico.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS

1. MÉDICO PLANTONISTA

POLÍTICAS PUBLICAS DE SAÚDE (Para todos os cargos: Médico, Dentista, Enfermeiro) Evolução histórica das políticas públicas: o desenvolvimento da Previdência Social, a noção de seguridade e sua relação com a assistência médica. Diretrizes e Bases da Implantação do SUS. Constituição da República Federativa do Brasil - rel. Saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Reforma sanitária e modelos assistências de saúde. Vigilância em saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Políticas de descentralização e atenção primária à saúde. Doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes, controle social Indicadores de saúde. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento Planejamento e programação local de saúde Distritos sanitários e enfoque estratégico.

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e estruturação de textos. Ortografia. Vocábulos homônimos, parônimos, sinônimos e antônimos. Flexão nominal e verbal. Vozes verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do pronome relativo. Colocação pronominal. A ordem de colocação dos termos na frase. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Substantivo. Adjetivo. Artigo. Numeral. Formação de palavras. Prefixos e sufixos. Emprego das conjunções e das preposições. Nexos semânticos e sintáticos entre as orações, na construção do período. Emprego dos sinais de pontuação.

ESPECÍFICOS

Doenças Cardiovasculares: avaliação e tratamento do paciente com doença cardiovascular; insuficiência cardíaca; cardiomiopatias; doença arterial coronária; arritmias; doenças do miocárdio e pericárdio; hipertensão arterial sistêmica; doenças vasculares periféricas; diagnóstico diferencial de dor torácica; alterações eletrocardiográficas; doenças valvar e da aorta. Doenças Pulmonares: avaliação e tratamento do paciente com doença respiratória; doença intersticial e infiltrativa; doenças pulmonares obstrutivas; doenças da pleura e mediastino; neoplasia pulmonar; síndrome da apnéia do sono e doenças pulmonares ambiental e ocupacional. Doenças Renais: avaliação e tratamento do paciente com doença renal; distúrbios eletrolíticos e de fluidos; doenças glomerular; vascular renal; insuficiência renal aguda e crônica; desordens não glomerulares. Doenças Gastroinstestinais: avaliação e tratamento das principais manifestações clínicas das doenças gastrointestinais; doenças do esôfago; do estômago e duodeno; doença inflamatória intestinal; neoplasias do trato gastrointestinal e doenças do pâncreas. Doenças do Fígado e Sistema Bilear: avaliação laboratorial do fígado; icterícia; hepatite aguda e crônica; insuficiência hepática; cirrose e suas complicações; doenças da vesícula biliar e trato biliar; neoplasias do fígado; doenças infiltrativas e vascular. Doenças Hematológicas: desordens da hemostasia (sangramento e trombose); avaliação e tratamento das anemias; avaliação da leucocitose e leucopenia. Doenças do Metabolismo: obesidade; anorexia nervosa e bulimia; desordens do metabolismo dos lípides. Doenças Endocrinológicas: doenças da tireóide; diabetes

2. MÉDICO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

POLÍTICAS PUBLICAS DE SAÚDE

Evolução histórica das políticas públicas: o desenvolvimento da Previdência Social, a noção de seguridade e sua relação com a assistência médica. Diretrizes e Bases da Implantação do SUS. Constituição da República Federativa do Brasil - rel. Saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Reforma sanitária e modelos assistências de saúde. Vigilância em saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Políticas de descentralização e atenção primária à saúde. Doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes, controle social Indicadores de saúde. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento Planejamento e programação local de saúde Distritos sanitários e enfoque estratégico.

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e estruturação de textos. Ortografia. Vocábulos homônimos, parônimos, sinônimos e antônimos. Flexão nominal e verbal. Vozes verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do pronome relativo. Colocação pronominal. A ordem de colocação dos termos na frase. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Substantivo. Adjetivo. Artigo. Numeral. Formação de palavras. Prefixos e sufixos. Emprego das conjunções e das preposições. Nexos semânticos e sintáticos entre as orações, na construção do período. Emprego dos sinais de pontuação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes em Atenção Primária em Saúde; Promoção e proteção à saúde da criança, da mulher, do adolescente, do adulto e idoso; Identificação das fases evolutivas e assistência aos transtornos adaptativos da infância, adolescência, do adulto e da velhice; Assistência à gestação normal, identificando os diferentes tipos de risco; Assistência ao parto e puerpério normais; Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes do ciclo gravídico-puerperal; Cuidados ao recém-nascido normal e condução da puericultura; Tratamento das afecções mais freqüentes na infância, na adolescência, na idade adulta e na velhice; Reconhecimento e primeiros cuidados às afecções graves e urgentes; Interpretação de exames complementares de apoio diagnóstico na atividade clínica diária; Orientação dos distúrbios psicológicos mais comuns na prática ambulatorial; Diagnóstico das patologias cirúrgicas mais freqüentes e encaminhamentos necessários; Orientação pré e pós-operatória das intervenções cirúrgicas mais simples; Técnicas e cuidados relativos às cirurgias ambulatoriais mais simples; Diagnóstico dos problemas mais freqüentes de saúde ocupacional; Conhecimento sobre o ciclo vital, a estrutura e a dinâmica familiar; Reconhecimento e abordagem às crises familiares, evolutivas e não evolutivas, às disfunções familiares no âmbito da Medicina de Família e Comunidade; Conhecimento e utilização das principais técnicas de dinâmica de grupo; Promoção de ações de educação em saúde e ações em parceria com a comunidade; Identificação dos problemas de saúde da comunidade, particularizando grupos mais vulneráveis; Desenvolvimento de ações de caráter multiprofissional ou interdisciplinar; Cadastro familiar e delineamento do perfil de saúde de grupos familiares; Gerenciamento de serviços de saúde; Montagem e operação de sistemas de informação na Atenção Primária à Saúde; Organização de arquivo médico; Montagem, orientação e avaliação de sistema de referência e contra-referência; Atuação intersetorial nos vários níveis de atenção à saúde; Estudos de prevalência e incidência de morbi-mortalidade e de indicadores de saúde na população sob sua responsabilidade; Estudos de demanda e de aspectos específicos da unidade, visando sua adequação à clientela; Conhecimento das novas tecnologias na assistência de atenção no âmbito da medicina geral, da família e da comunidade, baseada no paradigma bio-psico-social; Implementação, controle e avaliação do programa de imunização da unidade; Orientação e implementação de atividades de treinamento de pessoal e educação permanente para a equipe de saúde; Atenção Básica à Saúde: Programa de Saúde da Família como estratégia de reorientação da Atenção Básica à Saúde. SUS - Princípios e Diretrizes. Noções sobre Políticas de Saúde no Brasil. Evolução das políticas públicas de saúde no Brasil. Municipalização da Saúde.Lei Orgânica da Saúde e NOB 1996. Conceitos fundamentais nas áreas de atenção ao adulto, a criança e a mulher (diagnóstico e tratamento das patologias mais prevalentes). Doenças de Notificação Compulsória (prevenção, diagnóstico e tratamento). Ações de vigilância epidemiológica e imunização. Diretrizes dos programas de atendimento integral ao adulto, criança e mulher. Noções básicas de saúde ocupacional. Noções básicas de urgência/ emergência na prática médica. ; Tudo sobre Guia Prático do Programa Saúde da Família - Ministério da Saúde - Governo Federal. Ações de educação em saúde nos grupos prioritários em situações de risco na prática do PSF. Doenças Infecciosas - AIDS; Sepse e Choque Séptico; Tétano, Celulite/Erisipela e Leptospirose; Raiva; Doença de Chagas, Malária e Calazar; Dengue e Febre Amarela; Infecções Fúngicas; Calendário Vacinai; Antibióticos, Antifúngicos e Antivirais. A estratégia do PSF - refletindo sobre a mudança do modelo assistencial em saúde - Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Portaria 648 de 28/03/2006 do Ministério da Saúde; Código de Ética médica.

3. PSICÓLOGO

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e estruturação de textos. Ortografia. Vocábulos homônimos, parônimos, sinônimos e antônimos. Flexão nominal e verbal. Vozes verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do pronome relativo. Colocação pronominal. A ordem de colocação dos termos na frase. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Substantivo. Adjetivo. Artigo. Numeral. Formação de palavras. Prefixos e sufixos. Emprego das conjunções e das preposições. Nexos semânticos e sintáticos entre as orações, na construção do período. Emprego dos sinais de pontuação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 Ética profissional. 2 Teorias da personalidade. 3 Psicopatologia. 4 Técnicas psicoterápicas. 5 Psicodiagnóstico. 6 Avaliação psicológica: fundamentos da medida psicológica. 7 Instrumentos de avaliação psicológica: critérios de seleção, avaliação e interpretação dos resultados. 8 Psicologia organizacional: teorias e tendências no mundo do trabalho. 9 Análise do trabalho. 10 Trabalho, subjetividade e saúde psíquica. 11 Condições de trabalho, segurança no trabalho e saúde ocupacional. 12 As contribuições teóricas e metodológicas atuais na esfera trabalho-saúde. 13 Rotação de pessoal. 14 Absenteísmo. 15 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. 16 Treinamento: levantamento de necessidades, planejamento e avaliação. 17 Poder, controle, participação e liderança nas organizações. 18 Motivação, satisfação e envolvimento no trabalho. 19 Comprometimento organizacional, qualidade de vida e cidadania organizacional. 20 Os grupos nas organizações: abordagens teóricas, modelos de intervenção, dinâmica de grupo, equipes de trabalho. 21 Clima e cultura organizacionais. 22 Psicologia da Educação e da Aprendizagem. 23 Psicologia Familiar. 24 Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais. 25 Psicologia Social e Comunitária. 26 Gerência de projetos: projeto, programa, ciclo de vida, gerenciamento de projetos. 27 Noções de planejamento estratégico. 28 Inovação: conceitos, princípios, tipologia, potencial para o desenvolvimento sustentável. 29 Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social: conceitos básicos, características e vantagens.

ANEXO III

CRONOGRAMA

ITEM

DESCRIÇÃO

DATA

01

PUBLICAÇÃO DO EDITAL

27-07-2011

02

INSCRIÇÕES

27-07 A 16-08-11

03

CONVOCAÇÃO PARA PROVAS

18-08-11

04

APLICAÇÃO DAS PROVAS

21-08-11

05

DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS

22-08-11

06

DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS

25-08-11