UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei - MG

Notícia:   Vaga para Professor Substituto no campus Centro Oeste Dona Lindu - UFSJ

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

CPD Nº 038/2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

A Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, no uso de suas atribuições e na forma do que dispõe a Lei 8745/93 com as modificações introduzidas pela Lei 9849/99, Lei 10667/03 e o Decreto 7.585/2011, o Decreto 6944 de 21 de agosto de 2009, faz saber a todos quanto o presente Edital virem ou dele conhecimento tiverem que por ordem do Reitor da referida Universidade, Professor Helvécio Luiz Reis, a Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos fará realizar processo seletivo simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, objetivando, a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO, na área de Enfermagem em Saúde do Adulto/Idoso, para o Campus Centro Oeste Dona Lindu. O prazo de validade do referido concurso será de 02 (dois) anos a contar da homologação dos respectivos resultados, prorrogável por igual período de acordo com as necessidades e/ou conveniências institucionais.

1. REQUISITOS

1.1. O requisito básico para se inscrever é Graduação em Enfermagem com, no mínimo, Título de Especialista em Enfermagem ou área afim.

1.2.Não será contratado pessoal que já tenha sido contratado nos termos da Lei 8.745/93, que não tenha cumprido o prazo exigido no inciso II, Art. 9º da Lei 9.849/99.

2.DAS INSCRIÇÕES:

2.1. Período de Inscrição: de 16 a 27 de abril de 2012 (exceto finais de semana)

2.2. A Ficha de inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

2.2.1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional;

2.2.2. Currículum Vitae/Lattes (3 vias)

2.2.3. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor R$ 15,00 (quinze reais). A taxa deve ser paga mediante o preenchimento do formulário da GRU (Guia de Recolhimento da União) no Banco do Brasil, disponível no endereço www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

2.2.3.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no concurso, uma vez que não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto em casos de cancelamento do concurso por conveniência da Administração.

2.3. O envelope contendo os documentos descritos nos itens 2.2 e subitens deverão ser entregues pessoalmente na Pro-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Campus Centro Oeste Dona Lindu, Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Chanadour, Divinópolis, CEP 35501-296, no horário de 9:00 as 11:00 e de 14:00 as 17:00.

2.4. A inscrição poderá ser feita por procurador munido do respectivo instrumento de mandato, com firma do outorgante reconhecida em cartório.

2.5. A documentação comprobatória do Currículo Lattes/Vitae, deverá ser entregue no primeiro dia do concurso, no horário de 15 às 16 horas na Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, endereço citado no item 2.3

3 REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO INICIAL

3.1. O regime de trabalho é de até 40 (quarenta) horas semanais, mediante celebração de contrato por prazo determinado, regendo-se no que couber, pela Lei 8.745/93.

3.2. A duração do contrato é de até 12 (doze) meses de acordo com a Lei 8745, de 09 de dezembro de 1993, c/c as modificações introduzidas pela Lei 9849, de 26 de outubro de 1999e MP 525/2011, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses, de acordo com a necessidade e conveniência institucionais.

3.3 . Remuneração inicial para classe Auxiliar com especialização em 40 horas semanais é de R$ 2.130,37, assim distribuídos:

3.3.1. Vencimento Básico: R$ 1.115,02

3.3.2. GEMAS: R$ 1015,31

3.3.3. R.T.: R$ 135,45

3.4. Remuneração inicial para classe Professor Assistente é de R$ R$ 3.016,52, assim distribuídos:

3.4.1. Vencimento Básico: R$ 1.291,52

3.4.2. GEMAS: R$ 1.018,63

3.4.3. RT: R$ 706,37

3.5. Remuneração inicial para classe Professor Adjunto é de R$ R$ 4.300,00, assim distribuídos:

3.5.1. Vencimento Básico: R$ 1.495,94

3.5.2. GEMAS: R$ 1.021,95

3.5.3. RT: R$ 1.782,11

3.6. Para investidura no cargo o candidato deverá possuir no ato da posse o Diploma de graduação ou certificado assinado por autoridade competente onde consta que o candidato faz jus ao(s) título(s) exigido(s) no requisito básico.

4.. DA BANCA EXAMINADORA

4.1. A realização do processo seletivo simplificado ficará a cargo de uma Banca Examinadora designada pelo Reitor para esse fim, composta de 3 (três) membros efetivos da UFSJ e 1 (um) suplente.

4.2 Compete à Banca Examinadora:

4.2.1. preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas;

4.2.2. examinar o Currículo Vitae/Lattes dos candidatos;

4.2.3. elaborar ata a cada etapa onde deverá constar os critérios para avaliação e nota individual de cada membro da banca atribuída a cada candidato, com correção fundamentada.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

5.1. O Processo seletivo simplificado constará das seguintes fases, nesta ordem:

5.1.1. Prova escrita;

5.1.2. Prova de títulos

5.2. A data prevista para o início das provas é 03 de maio de 2012. A confirmação da data, juntamente com o horário e o local das provas, serão divulgados na página da UFSJ (www.ufsj.edu.br/concursos_docentes).

6 DA PROVA ESCRITA

6.1. A prova escrita será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, com a duração máxima de 4 (quatro) horas sobre tema constante do conteúdo programático.

6.2. O candidato terá direito a consultar material bibliográfico e fazer anotações pelo período de uma hora a contar do início desta, após o sorteio do tema, comum a todos os candidatos.

6.3. A prova será pontuada de acordo com o anexo II.

7. DA PROVA DE TÍTULOS

7.1.O julgamento da prova de títulos será baseado na apreciação dos elementos comprobatórios do mérito do candidato e será pontuada de acordo com o anexo III.

7.2.O candidato que não apresentar o diploma/certificado como comprovante de requisito, caso seja aprovado no concurso, deverá apresentá-lo no ato da admissão, de acordo com o Decreto 6.944/2009.

8. DO PROGRAMA

1. Políticas de Saúde do adulto na Atenção Primária à saúde: subsídios para o cuidado de enfermagem.

2. O cuidado do adulto-idoso no ambiente hospitalar

3. A humanização no cuidado de enfermagem em saúde do adulto-idoso

4. Políticas públicas e direitos dos idosos

9. DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1.Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete)

9.2.A relação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial da União, com a classificação final obtida pelos mesmos.

9.3.Os candidatos aprovados e classificados, respeitadas as vagas existentes, poderão ser contratados, se não houver impedimento de ordem legal ou administrativa, a juízo da Administração Superior da Universidade.

9.4.Para fins de contratação, o candidato aprovado deverá assinar declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública, nas hipóteses permitidas pelo art. 37, XVI e XVII da CF-88, dou declaração negativa de acumulação, se for o caso.

9.5.A contratação do candidato aprovado fica condicionada ao seu prévio comparecimento à Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, quando convocado, para entrega de documentação exigida para a admissão e para se submeter ao exame médico, a ser realizado por profissional do Quadro Permanente da Universidade.

9.6.O candidato aprovado será enquadrado de acordo com a titulação apresentada quando de sua convocação.

9.6.1.Somente será contratado o candidato que for considerado apto no exame médico.

9.6.2.O não comparecimento do candidato na hora e local agendados implicará na sua eliminação do processo seletivo.

9.6.3.Não serão admitidos pedidos de reconsideração ou recurso do resultado obtido no exame médico.

Assim, ficam todos os interessados cientes de que, encontram-se abertas as inscrições para o aludido Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto, no período anteriormente citado, expedindo-se o presente Edital que, para os devidos fins, será publicado no Diário Oficial da União; e também divulgado nas Entidades e Instituições de Ensino Superior, bem assim na sua íntegra na Internet, podendo ser acessado na homepage da UFSJ - www.ufsj.edu.br/concurso_docentes.

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº ____/____

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI- CPD 038/2012

AO SENHOR PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:

O(a) senhor(a) __________________________________________________________, (nacionalidade) ________________, (estado civil) _______________ (profissão), CI n.º ___________________ , CPF n.º _________________, e-mail _______________________________ , residente e domiciliado à Rua/Av. bairro: na cidade de ___________________ Estado _______ ,CEP n.º ___________, telefone (___)_____________ , celular ( ) _____________________vem requerer sua inscrição como candidato ao concurso de provas e títulos para o Processo Seletivo Simplificado, CPD Nº 037/2012, na área de medicina: especialidade Otorrinolaringologia, para o Campus Centro Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei e para tanto faz anexar os seguintes documentos:

1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional.

2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição

3. Currículum Vitae Lattes (3 vias)

São João del-Rei, _____ de ________________ de ______.

_______________________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

ANEXO II

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA ESCRITA

Candidato(a):

Examinador:

Desenvolvimento

Limite de pontos

Nota obtida

Observação

1. Conteúdo aderente ao tema

20,0

 

 

2. Contextualização do tema

10,0

 

 

3.Estrutura do texto (Introdução,desenvolvimento e conclusão)

20,0

 

 

4. Qualidade e atualidade das informações

10,0

 

 

5. Domínio do conteúdo

10,0

 

 

6. Linguagem adequada, clara e observância de regras gramaticais

10,0

 

 

7. Citações e referências

10,0

 

 

8. Capacidade analítica

10,0

 

 

Total

100,0

 

 

ANEXO III

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANÁLISE DE CURRÍCULO

Candidato(a):

Examinador:

OBS: A pontuação total referente a esse anexo com somatória de 100 pontos, terá o seu resultado final convertido em 10 pontos para atender os requisitos do presente edital.

Critérios

Limite de pontos

Nota obtida

Observação

1- TÍTULOS ACADÊMICOS

20 PONTOS

 

 

Mestrado

10

 

 

Doutorado

10

 

 

2-EXPERIÊNCIA DOCENTE

10 PONTOS

 

 

Ensino Médio

1pt/ano - Máx: 5 pontos

 

 

Graduação

3pt/ano - máximo 5 pontos

 

 

Orientação TCC:2pt/cada - máximo 5 orientações  
Orientação trabalho de iniciação científica1 pt/IC - máximo 5 orientações  
Orientação Monografia Especialização2 pt/cada - máximo 5 orientações  
Orientação Extensão1 pt/orientação - máximo 5 orientações  
Monitoria0,5 ponto/aluno  
3- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL50 PONTOS  
Atuação na área objeto do concurso5 pts/ano  
Atuação em outra área da saúde3 pts/ano  
4- PRODUÇÃO CIENTÍFICA últimos 10 anos05 PONTOS  
Artigos publicados em revistas indexadas1pto/cada  
5- APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM CONGRESSOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS5 PONTOS  
Apresentação oral1 pt/ apresentação  
Apresentação poster0,5 pt/ apresentação  
Palestra /conferência2 pt/ palestra  
6. CURSOS DE ATUALIZAÇÃO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS5 PONTOS  
Atualização1 pt/curso  
7. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS5 PONTOS  
Eventos internacionais3 pts/evento  
Eventos nacionais2 pts/evento  
Eventos regionais1 pto/evento  
TOTAL100 PONTOS