UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre 4 vagas para Professores Substitutos no campus de Pato Branco

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 003/2012 - PS - PB - ABERTURA

Via do Conhecimento, Km 01, Pato Branco - PR
46-3220-2631 cogerh-pb@utfpr.edu.br

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Bairro Fraron, Pato Branco, Paraná, no período de 15/03/2011 a 22/03/2012, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de 04 (quatro) vagas para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área especificada no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1 - DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 Não ser docente vinculado à Lei nº 7.596/87 (PUCRCE) e Lei nº 11.784/2008.

1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2 - DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08h00 do dia 15/03//2011 às 20h do dia 22/03/2012.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h00 às 17h00, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Bairro Fraron, Pato Branco, Paraná .

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, impreterivelmente até o dia 23/03/2012.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 A partir do dia 02/04/2012, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como a estatística dos candidatos inscritos. A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Pato Branco - Paraná.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável de 15/03/2012 a 19/03/2012, procedendo da seguinte forma:

a) preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição;

b) marcar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição do formulário de inscrição;

c) inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo indicado no formulário;

d) conferir os dados e imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União) gerada no momento da inscrição, guardando-a como comprovante de inscrição, nela observando o respectivo código de acesso e o número do protocolo de inscrição para uso futuro.

2.6 A Comissão Permanente de Concurso não receberá pedidos de correção, alteração ou inserção de dados após a efetivação do pedido de inscrição. Caso necessite, o candidato deverá inutilizar a GRU e o código de acesso e fazer uma nova inscrição, observado o disposto no subitem 2.1.1

3. DA PROVA ESCRITA

3.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre o tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa e disponível no anexo II deste edital.

3.2. A Prova Escrita será realizada no dia 04 de abril de 2012, às 9 (nove) horas, com sorteio do ponto às 8 (oito) horas, na Sala de Treinamento do Bloco B da UTFPR - Câmpus Pato Branco, sito na Via do Conhecimento, km 01, Pato Branco - PR.

3.3 Após o sorteio do tema, o candidato terá 1 (uma) hora livre para consulta bibliográfica, transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

3.4 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

3.5 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4. DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Data:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

Horário:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

Local:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Data:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

Horário:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

Local:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.1. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.3.

5.2. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.3. O tema das Provas de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo I do presente Edital e será sorteado 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

5.3.1. A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

5.3.2. Os pontos sorteados serão divulgados em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço www.utfpr.edu.br.

5.4. A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na prova escrita.

5.5. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz ou caneta, computador e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.6. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do "Curriculum Vitae" documentado, e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema,

b) desenvolvimento do tema,

c) lista de exercícios (se couber),

d) identificação dos pré-requisitos,

e) modo de avaliar o aprendizado,

f) objetivos instrucionais,

g) bibliografia.

6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1. Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7. DA APROVAÇÃO

7.1. Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 ( inqüenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 ( inqüenta) pontos.

7.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

7.2.1. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

a. O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 09/04/2012.

b. O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 13/04/2012.

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei nº 8.745/93, como Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Campus Pato Branco da UTFPR, conforme constante do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I.

9.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 13 de março de 2012.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

Anexo I ao Edital nº 003/2012 - PS - PB - Abertura

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Substituto

Área/Subárea

VG

PDD

CH

T

Requisitos

Engenharia Civil/Expressão Gráfica

01

06

40

M/T

Graduado em Arquitetura ou na área de Engenharia Civil, preferencialmente com Pós‑ Graduação na área.

Física Geral

02

10

40

M/T

Graduado em Física ou áreas afins, preferencialmente com Pós-Graduação na área.

Língua Inglesa

01

06

40

T/N

Licenciatura em Letras Português/Inglês ou em Língua Inglesa, preferencialmente com Pós-Graduação na área.

Legenda: VG: nº de vagas

PDD: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático

CH: carga horária

T: Turno

DE: Dedicação Exclusiva

TITULAÇÃO

TEMPO INTEGRAL (40H)

 

Vencimento Básico

GEDBT *

RT**

Total

Graduação

1.115,02

1.015,31

-

2.130,33

Aperfeiçoamento

1.115,02

1.015,31

56,48

2.186,81

Especialização

1.115,02

1.015,31

135,45

2.265,78

Mestrado

1.115,02

1.015,31

652,64

2.782,97

Doutorado

1.115,02

1.015,31

1.548,41

3.678,74

*GEDBT: Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico

** RT = Retribuição por Titulação

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 53,00

NÍVEL DE ENSINO: Básico, Técnico e Tecnológico

ÁREA/SUBÁREA: Engenharia Civil/Expressão Gráfica

CÂMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

Obs.: o ponto sorteado para a prova escrita será eliminado quando do sorteio para a prova de desempenho didático.

1. Normas técnicas aplicáveis ao desenho técnico: convenções gráficas, linhas técnicas, papéis, cotagem, escala.

2. Geometria descritiva: o método de Monge, estudo do ponto, da reta e estudo do plano.

3. Geometria descritiva: métodos descritivos para obtenção de verdadeira grandeza.

4. Projeções e perspectivas cilíndricas de figuras planas e de sólidos.

5. Representação gráfica de projeto de edificação - normas, simbologias e convenções.

6. Desenho assistido por computador - programa AutoCAD: ferramentas e comandos para desenho de projetos de edificações.

7. Normas e regulamentos municipais para edificações em Pato Branco - PR: Código de obras e Lei de Zoneamento.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

1. MACHADO, Ardevan. Geometria Descritiva. 26 ed. São Paulo: Projeto Editores Associados.

2. MONTENEGRO, Gildo. Desenho Arquitetônico. São Paulo: Edgard Blücher, 1978.

3. MONTENEGRO, Gildo. Geometria descritiva. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

4. OMURA, George. Aprendendo autoCad 2009 e autoCad LT 2009. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2008. xvii, 379 p.

5. PRÍNCIPE Jr. Noções de geometria descritiva. V. 1. São Paulo: Nobel, 2004. 311 p.

6. RIBEIRO, Claudia Pimentel Bueno do Valle; PAPAZOGLOU, Rosarita Steil (Autor). Desenho técnico para engenharias. Curitiba, PR: Juruá, 2008. 196 p.

7. SILVA, Gilberto Soares da. Curso de desenho técnico. Porto Alegre: Sagra, 1993.

8. Câmara Municipal de Pato Branco. Lei Nº 959, Código de Obras do Município de Pato Branco. Pato Branco, 1990. Disponível em: www.ippupb.org.br.

9. Câmara Municipal de Pato Branco. Lei N° 975, Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo de Pato Branco. Pato Branco, 1990. Disponível em: www.ippupb.org.br.

10. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6492 - Representação de projetos em arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

11. _____. NBR 8196 - Desenho técnico - emprego de escalas. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

12. _____. NBR 8403 - Aplicação de linhas em desenhos - tipos de linhas - largura de linhas. Rio de Janeiro: ABNT, 1984.

13. _____. NBR 10067 - Princípios gerais de representação em desenho técnico. Rio de Janeiro: ABNT, 1995.

14. _____. NBR 10068 - Folha de desenho - leiaute e dimensões. Rio de Janeiro: ABNT, 1987.

Observação: material necessário para a resolução da prova: calculadora científica não programável, material de desenho (escalímetro e esquadros de 30º / 45º / 60º), lápis ou lapiseira, borracha.

NÍVEL DE ENSINO: Básico, Técnico e Tecnológico

ÁREA/SUBÁREA: Física Geral

CÂMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

Obs.: o ponto sorteado para a prova escrita será eliminado quando do sorteio para a prova de desempenho didático.

1. Leis de Newton.

2. Conservação da Energia.

3. Sistemas de Partículas e Colisões.

4. Fluídos.

5. Oscilações.

6. Ondas.

7. Temperatura e a 1ª Lei da Termodinâmica.

8. Entropia e a 2ª Lei da Termodinâmica.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

HALLIDAY, D. RESNICK, R. E WALKER, J. Fundamentos de Física, Vol I, II, III e IV

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. Volumes I, II, III e IV. 4ª Edição. Ed. Edgard Blucher, 2002.

TIPLER, P.A., Física, vol.(s): I, II, III e IV, 4ª Edição, Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A.- Rio de Janeiro, 2000.

SEARS e ZEMANSKI, Física, vol: I,II, III e IV. Livros Técnicos e científicos. Editora S. A. - Rio de Janeiro, 1999.

NÍVEL DE ENSINO: Básico, Técnico e Tecnológico

ÁREA/SUBÁREA: Língua Inglesa

CÂMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

Obs.: o ponto sorteado para a prova escrita será eliminado quando do sorteio para a prova de desempenho didático.

1. Diretrizes Curriculares Estaduais and the teaching of EFL.

2. Teaching and learning EFL by means of literary texts.

3. The teaching of listening and speaking in a genre-based perspective.

4. The teaching of reading in a genre-based perspective.

5. The teaching of writing in a genre-based perspective .

6. Text and enunciative mechanisms: cohesion and coherence .

7. Grammar teaching in context including examples of verb tenses, nouns, adjectives, articles, prepositions.

8. Vocabulary teaching.

9. The teaching of pronunciation.

10. Assessment and error correction in EFL classrooms.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

AEBERSOLD, J.A. ; FIELD, M. L. From reader to reading teacher: issues and strategies for second language classrooms. New York: Cambridge University Press,1997.

BAKHTIN, M. M. The problem of genre speech. In: M. M. Bakhtin. Speech genres and other late essays. (pp. 60-102). Austin: University of Texas Press, 1986.

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Longman, 2001.

CARRELL, P.L.; DEVINE, J. ; ESKEY, D. E. Interactive Approaches to Second Language Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

CELCE-MURCIA, M. Grammar pedagogy in second and foreign language teaching. Tesol Quartely, 1991. Vol. 25, number 3, PP. 459-480

CELCE-MURCIA, M. Teaching grammar. In M. Celce-Murcia (Ed.). Teaching English as a second and foreign language. Boston, MA: Heinle & Heinle, 1991, pp. 279-295.

CRISTOVÃO, V. L. L. Modelos didáticos de gêneros: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: EDUEL, 2007.

HARMER, J. The practice of English language teaching. New York: Longman. 1994.

HYLAND, K. Genre-based pedagogies: a social response to process. Journal of Second Language Writing, 2003. 12, 17-29.

KOCH, I. V. A Coesão Textual, São Paulo: Contexto, 1991.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L.C. A Coerência Textual, São Paulo: Contexto, 1990.

LAJOLO, M. Literatura: Leitores & Leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008

NATION, P. ; COADY, J. Vocabulary and Reading. In R. Carter & M. McCarthy (Eds.). Vocabulary and Language Teaching. 1987.

NUNAN, D. Second language teaching and learning. USA: Heinle & Heinle Publishers, 1999.

PARANÁ. Diretrizes curriculares de língua estrangeira moderna para a educação básica. Secretaria do Estado de Educação do Paraná, 2008.

PASQUIER, A. ; DOLZ, J. Um decálago para ensinar a escrever. Cultura y Educación, 1996. 2, 31-4.

REPPY, J.M. ; SHAFFER-KOROS, C.M. Explorations in World Literature. CUP, 2003.

SILVEIRA, R. The influence of pronunciation instruction on the perception and the production of English word-final consonants. Unpublished doctoral dissertation. Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.

SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola, Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

OBSERVAÇÕES:

a) As provas escritas e didáticas deverão ser desenvolvidas em Inglês visando testar o domínio e fluência do candidato.

b) Na prova escrita, o candidato deverá apresentar seus conhecimentos teóricos a respeito do ponto sorteado. Já na prova didática, deverá implementar em sua prática de sala de aula conteúdos teóricos sugeridos pelo ponto sorteado.

c) A avaliação das provas será de acordo com os seguintes critérios: coesão, coerência, Inglês padrão e fidelidade ao tema proposto.

d) O ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.