UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre 12 vagas para docentes em Guarapuava

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL Nº 027/2014 – CPCP – GP – ABERTURA

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL, NA CATEGORIA FUNCIONAL DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - CLASSE "A".

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante a autorização expedida pelos Ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação contida no Decreto nº 7.485, de 18.05.2011, publicado no DOU de 19 subsequente, tomo público que, no período de 15/04/2014 a 05/05/2014, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 12 (doze) cargos da Carreira do Magistério Federal, categoria funcional de Professor do Magistério Superior, Classe "A", para atender o Campus Guarapuava da UTFPR, nas Áreas/Subáreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1 DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

1.1 A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) estar em gozo dos direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional;

e) possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

f) possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente, na forma da lei;

h) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90;

i) não receber proventos de aposentadoria ou exercer cargo/emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

1.2 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

1.3 Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados nos subitens precedentes deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

1.4 Além dos documentos comprobatórios citados no subitem anterior, o candidato, quando convocado para assumir o cargo, deverá apresentar todos os documentos constantes na página da UTFPR, no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/nomeacao-1, inclusive o Termo de Ciência do FUNPRESP - Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, devidamente assinado.

1.5 A comprovação dos requisitos se dará somente com a apresentação do documento original e cópia simples, ou mediante cópia autenticada em cartório.

1.6 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura no cargo, satisfazia os requisitos constantes dos subitens 1.1 e 1.2.

2 DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos, das 08 (oito) horas do dia 15/04/2014 às 20 (vinte) horas do dia 05/05/2014.

2.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, impreterivelmente até o dia 06/05/2014.

2.3 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso.

2.3.1 Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá efetuar a inscrição no período de 15/04/2014 a 05/05/2014, nos dias úteis, no horário das 14 (quatorze) horas às 17 (dezessete) horas, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Guarapuava, sita na Avenida Professora Laura Pacheco Bastos, 800, Bairro Industrial - Guarapuava - PR.

2.4 Caso ocorram problemas técnicos no servidor da Internet que atende a UTFPR, no último dia das inscrições, o prazo será prorrogado até as 17 (dezessete) horas do dia 06/05/2014. A UTFPR não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.5 A UTFPR reserva-se o direito de anular as inscrições realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidôneos no formulário de inscrição, bem como os pagamentos da taxa de concursos (GRU) que tenham sido efetuados fora do prazo especificado no subitem 2.2, ou ainda, em que os dados tenham sido digitados incorretamente pelo candidato ou pelo agente bancário.

2.6 A partir do dia 15/05/2014 o candidato deverá consultar, na página de internet do concurso, em www.utfpr.edu.br, no link "Consultar Inscrição", se foi confirmado o pagamento de sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR - Campus Guarapuava disponibilizará no endereço citado no subitem 2.3.1, atendimento para os candidatos que tenham dificuldade de acesso a Internet.

2.7 É vedada a inscrição condicional ou por correspondência.

2.8 A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Concurso, dentre elas as constantes do presente Edital.

2.9 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO -e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.9.1. O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável de 08 (oito) horas do dia 15/04/2014 às 17 (dezessete) horas do dia 23/04/2014, procedendo da seguinte forma:

a) Preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição;

b) Marcar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição do formulário de inscrição;

c) Inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo indicado no formulário;

d) Conferir os dados e imprimir o boleto gerado no momento da inscrição, guardando-o como comprovante de inscrição, nele observando o respectivo código de acesso e o número do protocolo de inscrição para uso futuro.

2.9.2. Serão desconsiderados os pedidos de isenção, na forma do item anterior, quando:

a) O campo NIS tenha sido deixado vazio no formulário de inscrição;

b) O NIS indicado seja inválido ou inexistente;

c) O NIS não seja correspondente ao nome e CPF do candidato que solicita a inscrição.

d) Preencher corretamente o número do NIS, porém, deixar de assinalar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição;

e) A inscrição tiver sido feita fora do prazo estabelecido no item 2.8.1.

2.9.3. A Comissão Permanente de Concurso Público não receberá pedidos de correção, alteração ou inserção de dados após a efetivação do pedido de inscrição. Caso necessite, o candidato deverá inutilizar o boleto e código de acesso e fazer uma nova inscrição, observado o disposto no subitem 2.8.1.

2.9.4. A simples solicitação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

2.9.5. Após o encerramento do prazo estabelecido no item 2.8.1, a Comissão Permanente de Concurso Público analisará as solicitações de isenção que se enquadrem nos termos dos subitens anteriores, submetendo os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que, com base nas informações cadastradas pelo candidato no CADÚNICO, indicará se o candidato preenche ou não os requisitos para a concessão da isenção da taxa de inscrição.

2.9.6. Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo MDS serão divulgados no dia 29/04/2014, até às 18h, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br), onde constará o número da inscrição dos candidatos requerentes, classificados em uma lista de pedidos deferidos e outra de indeferidos.

2.9.7. O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no concurso até o dia 05/05/2014, efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.2.

2.9.8. Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

2.10 No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar somente por uma única Área/Subárea.

3 DAS VAGAS RESERVADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 As pessoas com deficiência, amparadas pelo Art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, e pelo art. 5º, § 2º, da Lei nº 8.112, de 11.12.90, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 1 (uma) vaga, correspondente a 5% do total de vagas (arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente) aprovadas para o magistério, de acordo com o disposto no Decreto nº 3.298, de 20.12.99.

3.2 O candidato que desejar concorrer à vaga definida no subitem anterior deverá, no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência e, posteriormente, se convocado após a aprovação, deverá submeter-se à perícia médica oficial promovida por equipe multiprofissional de responsabilidade da UTFPR, na forma da lei, que procederá às exigências previstas na legislação vigente.

3.2.1 A perícia se destina a verificar a existência da deficiência conforme declarado pelo candidato no momento da sua inscrição e a compatibilidade da deficiência com o exercício das atribuições do cargo, conforme legislação específica, sendo independente dos exames médicos relacionados no item 12.

3.3 O candidato deverá comparecer à perícia munido de laudo médico atestando a espécie, o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme especificado no Decreto nº 3.298, de 20.12.99 e suas alterações, bem como a causa provável da deficiência.

3.4 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao candidato em tal condição.

3.5 As pessoas com deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos.

3.6 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência, se classificado no Concurso Público, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral.

3.7 Caso a perícia conclua negativamente quanto a tal compatibilidade, o candidato não será considerado apto à nomeação, na condição de deficiente.

3.8 A vaga definida no subitem 3.1 que não for provida por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica, será preenchida pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

3.9 No caso de haver aprovados na vaga preferencial em maior quantidade que o número de vagas, a preferência de nomeação será para aquele que obtiver a maior média, independentemente da Área/Subárea do concurso na qual houve a classificação.

3.10 O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais terá precedência sobre os candidatos aprovados na ampla concorrência.

4 DAS PROVAS

4.1 O Concurso constará das seguintes provas:

a) Escrita;

b) De Desempenho Didático;

c) De Títulos.

4.2 As Provas Escrita e de Desempenho Didático terão caráter eliminatório, sendo que a de Títulos terá caráter classificatório.

Em todas as atividades programadas para o Concurso, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento oficial de identidade e comprovante de inscrição.

4.2.1 A ausência do candidato a qualquer etapa eliminatória do concurso implicará a sua exclusão do certame.

4.3 Não será permitida a entrada do candidato no local das provas, após o horário estabelecido.

4.4 Durante as provas, não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, bem como o uso de calculadora, celulares, computadores ou outros instrumentos, exceto se previstos pela Banca Examinadora, no respectivo programa.

4.5 Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada para as provas.

5 DA PROVA ESCRITA

5.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o Programa de cada área/subárea, que estarão disponíveis no Anexo II deste Edital.

5.1.1. A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

a) Capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

b) Complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

c) Articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

d) Clareza no desenvolvimento das idéias e conceitos, com pontuação até 15 pontos; e)Forma (uso correto da Língua Portuguesa), com pontuação até 10 pontos.

5.1.2. Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

5.2 A prova escrita será realizada no dia 18/05/2014, às 9 (nove) horas, com sorteio do ponto às 8 (oito) horas, no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.6, sendo facultada a presença do candidato no sorteio.

5.3 Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 03 (três) horas.

5.4 Na Prova Escrita, o candidato deverá portar caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora que constem do programa da Área/Subárea, se for o caso.

5.5 O candidato deverá se identificar apenas na Ficha de Identificação, constante na Folha de Rosto da Prova Escrita. A existência de quaisquer outras marcas no caderno de Provas implicará na eliminação do candidato do Concurso Público.

5.6 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota mínima igual a 50 (cinquenta) pontos, sendo o resultado divulgado em ordem alfabética.

6 DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

6.1 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido nota mínima exigida para a aprovação na Prova Escrita, previsto no subitem 5.6, em ordem alfabética.

6.1.1. Todos os candidatos que obtiveram a mesma nota do último classificado na Prova Escrita serão também convocados para realizar a Prova de Desempenho Didático.

6.1.2. Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Concurso.

6.2 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula perante a Banca Examinadora de, no máximo, 30 (trinta) minutos, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

6.3 A Prova de Desempenho Didático será realizada em data e hora a serem divulgados juntamente com o resultado da Prova Escrita, e o ponto será sorteado com 24 horas de antecedência, sendo único para todos os candidatos de cada área.

6.3.1. A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa e o ponto sorteado poderá ser verificado no site www.utfpr.edu.br/guarapuava.

6.4 Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz ou pincel e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

6.5 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora 01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado, contendo cópias dos diplomas de graduação e pós-graduação, em que conste a comprovação a que alude o item 7 e um Plano de Aula em três vias idênticas, contendo:

a) Identificação do tema;

b) Identificação dos pré-requisitos;

c) Objetivos; f)Bibliografia

d) Desenvolvimento do tema;

e) Metodologia de avaliação;

6.6 A prova de desempenho didático ocorrerá em sessão pública e haverá gravação em meio eletrônico de áudio.

6.6.1. Fica vedada a entrada e saída de expectadores durante a apresentação dos candidatos, sendo defeso ao público arguir quaisquer deles.

6.7 O candidato poderá ser arguido pela Banca Examinadora sobre o seu Currículo Lattes, em seguida à prova de desempenho didático.

7 DA PROVA DE TÍTULOS

7.1 Para efeito da Prova de Títulos serão consideradas pontuações de acordo com o requisito mínimo para o cargo, conforme Anexo I.

7.2 Para os cargos cujo requisito seja o MESTRADO, será(ão) considerado(s):

a) Grau de Doutor ou Título de Livre Docente.

b) Publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre.

c) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso;orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso.

7.3 Para os cargos cujo requisito sela o DOUTORADO, será(ão) considerado(s):

a) Publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre.

b) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso;orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso.

8 DA AVALIAÇÃO

8.1 Para cada Área/Subárea, será constituída uma Banca Examinadora, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação das provas, composta de um mínimo de 03 (três) membros designados pelo Reitor da UTFPR.

8.2 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.3 Para os cargos cujo o requisito seja o MESTRADO, será(ão) atribuído(s) o(s) seguinte(s) valor(es):

a) grau de Doutor ou título de Livre Docente: 50 pontos

b) publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre, até o limite de 30 pontos:

1. livro: 6 pontos por livro;

2. capítulo de livro: 4 pontos por capítulo;

3. trabalhos em periódicos listados no Qualis da área do concurso a que concorre:

Qualis Al: 15 pontos por trabalho;

Qualis A2: 12 pontos por trabalho;

Qualis B1: 10 pontos por trabalho;

Qualis B2: 6 pontos por trabalho;

Qualis B3: 4 pontos por trabalho;

4. trabalhos em periódicos não listados no diretório Qualis:

JCR acima de 2: 15 pontos por trabalho;

JCR de 1 até 1,99: 12 pontos por trabalho;

JCR de 0,3 até 0,99: 10 pontos por trabalho;

5. trabalhos completos, até o limite de 10 pontos:

em eventos científicos internacionais: 2 pontos por trabalho;

em eventos científicos nacionais: 1 ponto por trabalho;

6. patentes concedidas: 15 pontos por patente;

7. patentes devidamente registradas: 10 pontos por patente;

c) relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso;orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso, até o limite de 20 pontos:

1. Projetos financiados como coordenador: 10 pontos por projeto

2. Projetos financiados como participante: 6 pontos por projeto

3. orientação: 3 pontos por orientando de mestrado;

4. co-orientação: 1 ponto por orientando de mestrado;

5. orientação: 5 pontos por orientando de doutorado;

6. co-orientação: 2 pontos por orientando de doutorado.

7. Participação, até o limite de 10 pontos, em banca examinadora de:

concurso público: 1 ponto por banca,

mestrado: 1 ponto por banca,

doutorado: 2 pontos por banca

8. Comprovante de tempo de exercício de magistério superior: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

9. Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área a que concorre: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

8.4 Para os cargos cujo o requisito seja o DOUTORADO, será(ão) atribuído(s) o(s) seguinte(s) valor(es):

a) publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre, até o limite de 80 pontos:

1. livro: 6 pontos por livro;

2. capítulo de livro: 4 pontos por capítulo;

3. trabalhos em periódicos listados no Qualis da área do concurso a que concorre:

Qualis Al: 15 pontos por trabalho;

Qualis A2: 12 pontos por trabalho;

Qualis B1: 10 pontos por trabalho;

Qualis B2: 6 pontos por trabalho;

Qualis B3: 4 pontos por trabalho;

4. trabalhos em periódicos não listados no diretório Qualis:

JCR acima de 2: 15 pontos por trabalho;

JCR de 1 até 1,99: 12 pontos por trabalho;

JCR de 0,3 até 0,99: 10 pontos por trabalho;

5. trabalhos completos, até o limite de 10 pontos:

em eventos científicos internacionais: 2 pontos por trabalho;

em eventos científicos nacionais: 1 ponto por trabalho;

6. patentes concedidas: 15 pontos por patente;

7. patentes devidamente registradas: 10 pontos por patente;

b) relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso;orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso, até o limite de 20 pontos:

1. Projetos financiados como coordenador: 10 pontos por projeto

2. Projetos financiados como participante: 6 pontos por projeto

3. orientação: 3 pontos por orientando de mestrado;

4. co-orientação: 1 ponto por orientando de mestrado;

5. orientação: 5 pontos por orientando de doutorado;

6. co-orientação: 2 pontos por orientando de doutorado.

7. Participação, até o limite de 10 pontos, em banca examinadora de:

concurso público: 1 ponto por banca,

mestrado: 1 ponto por banca,

doutorado: 2 pontos por banca

8. Comprovante de tempo de exercício de magistério superior: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

9. Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área a que concorre: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

8.5 Para fins de pontuação de que tratam os subitens 8.3, alínea "b" item "5", e 8.4, alínea "a" item "5", somente serão considerados os trabalhos produzidos nos últimos 05 anos, a contar de 2010.

9 DA APROVAÇÃO

9.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja média aritmética entre as notas da Prova Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 60 (sessenta) e que a nota em cada uma dessas provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

10 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

10.1 Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a média ponderada, atribuindo-se peso 4 (quatro) à Prova Escrita, peso 4 (quatro) à Prova de Desempenho Didático, e peso 2 (dois) à Prova de Títulos.

10.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

) obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

) for o mais idoso.

11 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

11.1 O resultado de cada etapa e o resultado final do Concurso serão divulgados pela Comissão Permanente de Concurso Público, em Edital afixado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Campus Guarapuava da UTFPR, e disponibilizado pela Internet no endereço eletrônico do concurso em www.utfpr.edu.br/concursos.

11.2 A Banca Examinadora deverá dar vista da Prova Escrita, das pontuações obtidas na prova didática e na apreciação da prova de títulos, mediante solicitação do candidato, por escrito, após a divulgação do resultado do concurso. O prazo para solicitação de vista da Prova Escrita será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso conforme estabelecido no subitem 11.3.

11.3 Será admitido recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público desta Instituição e protocolizado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Guarapuava da UTFPR, sita à sita na Avenida Professora Laura Pacheco Bastos, 800, Bairro Industrial - Guarapuava - PR, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a partir da publicação do resultado de cada etapa.

11.4 Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

11.5 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos pelo Reitor no prazo 07 (sete) dias úteis. O resultado estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da UTFPR, Campus Guarapuava.

11.6 O resultado do Concurso Público, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado no Diário Oficial da União, através de Edital constando a relação dos candidatos aprovados no certame, de acordo com a ordem decrescente de classificação, constituindo-se o único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

12 DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

12.1 O provimento do cargo dar-se-á no nível inicial da Classe "A", Nível I, da Carreira do Magistério Federal, no regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, com a remuneração correspondente e definida em Lei, no Regime Jurídico de que trata a Lei nº 8.112/90 ou em outro que venha a substituí-lo.

12.1.1 São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica (Art. 2º da Lei 12.772/12).

12.2 O candidato habilitado será nomeado rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerada a vaga existente ou que venha a existir na carreira do Magistério Federal, de que trata a Lei 12.772/12, na área do Concurso e/ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Guarapuava, devendo ministrar aulas em todos os níveis de ensino da UTFPR.

12.2.1 Além da Área/Subárea para a qual foi nomeado, o candidato deverá, eventualmente, assumir aulas de Área/Subárea correlata, desde que possua qualificação para isso. 12.3 A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. A UTFPR reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administração.

12.4 O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados nos subitens 1.1 e 1.2, bem como a obtenção atestado favorável em exame de aptidão física e mental, de caráter eliminatório.

12.5 A aptidão física e mental para o cargo será avaliada com base em:

I - Exames:

a) hemograma completo;

b) glicemia;

c) urina tipo 1 (EAS);

d) creatinina;

e) colesterol total e triglicérides (lipidograma);

f) AST (TGO);

g) ALT (TGP);

h) citologia oncótica - papanicolau (mulheres);

i) PSA (homens acima de 50 anos);

j) mamografia (mulheres acima de 50 anos);

k) raios X de tórax PA e perfil;

l) pesquisa de sangue oculto nas fezes - método imunocromatográfico (homens e mulheres, acima de 50 anos);

m) eletrocardiograma.

II - Atestados:

a) cardiológico (levar eletrocardiograma);

b) oftalmológico;

c) psiquiátrico;

d) psicológico.

12.6 Os atestados indicados no item II, alíneas "a", "b" e "c" do subitem anterior deverão ser emitidos por médicos das respectivas especialidades, em consulta com profissional de escolha do candidato habilitado e deverão estar em conformidade com os formulários específicos obtidos no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/exames.

12.7 O atestado psicológico, indicado no item II, alínea "d" do subitem 12.5, deverá ser emitido após avaliação psicológica realizada por profissional indicado pela UTFPR.

12.7.1 A avaliação psicológica consistirá na realização de entrevista individual, visando identificar se o candidato apresenta fatores impeditivos para o exercício do cargo.

12.7.1.1 São fatores impeditivos ao exercício do cargo as alterações patológicas em uma ou mais das seguintes funções psíquicas elementares: consciência, atenção, orientação, sensopercepção, afetividade, memória, pensamento.

12.7.2 Nos casos em que o psicólogo julgar necessária avaliação mais aprofundada, poderão ser utilizados outros instrumentos de avaliação psicológica.

12.8 Os atestados citados no subitem 12.5, II, deverão ter como resultado a expressão "apto" ou "inapto" para o exercício do cargo objeto de aprovação no concurso público.

12.9 Os exames e atestados descritos no subitem 12.5 deverão ser apresentados ao clínico indicado pela UTFPR em data a ser especificada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos de cada Campus.

12.1 O No período de três anos, após o início do exercício, não serão aceitos pedidos de remoção ou redistribuição, salvo nos casos de estrito interesse da Administração.

12.11 No período de 36 (trinta e seis) meses, após o início do exercício, é vedada a mudança de regime de trabalho (Art. 22 §2º da Lei 12.772/12).

12.12 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

12.13 Após o provimento das vagas, objeto deste Edital, as listas de candidatos remanescentes aprovados neste certame poderão ser utilizadas para eventuais nomeações, para posse e exercício, nos diversos Campus da UTFPR ou por outras Instituições Federais de Ensino.

12.14 Candidatos remanescentes, aprovados em certames realizados por outros Campus da UTFPR, poderão ser nomeados em vagas a serem providas em outro município onde exista Campus da UTFPR.

12.15 A UTFPR poderá fazer o aproveitamento de candidatos aprovados em certames realizados por outras Instituições Federais de Ensino.

13 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

13.2 A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo, será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando a UTFPR pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

13.3 O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua nomeação.

13.4 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do Concurso.

13.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso Público.

Guarapuava, 15 de Abril de 2014.

ADELAIDE STRAPASSON
PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
REITOR

ANEXO I AO EDITAL Nº 027/2014 - CPCP - GP - ABERTURA

REQUISITO: MESTRADO

Área/Subárea

VG

CH

T

PDD

Requisitos

Engenharia Civil/Estruturas

02

DE

M/T

10

Graduação em Engenharia Civil, com Mestrado na área de Engenharia Civil.

Engenharia Mecânica/Mecânica dos Sólidos e Mecanismos

01

DE

M/T

06

Graduação em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Aeronáutica ou em Engenharia Agrícola ou em Engenharia Automotiva ou em Engenharia Civil ou em Engenharia Mecatrônica ou em Engenharia de Produção ou em Engenharia Industrial ou em Engenharia Naval, com Mestrado em Ciências Exatas e da Terra ou em Engenharia.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 144,00

Legenda: VG - nº de vagas; CH - carga horária; T: turno (M: manhã; T: Tarde; N: Noite); PDD - nº de candidatos classificados para a Prova de Desempenho Didático.

REQUISITO: DOUTORADO

Área/Subárea

VG

CH

T

PDD

Requisitos

Elétrica/Automação Industrial

01

DE

M/T

06

Graduação em Engenharia Elétrica ou em Engenharia Eletrônica ou em Engenharia de Controle e Automação ou em Engenharia Mecatrônica, com Doutorado na área de Engenharia Elétrica ou em áreas afins.

Engenharia Civil/Construção Civil

01

DE

M/T

06

Graduação em Engenharia Civil, com Doutorado em Engenharia Civil ou em Construção Civil ou em Materiais.

Engenharia Civil/Expressão Gráfica

01

DE

M/T

06

Graduação em Engenharia Civil ou em Arquitetura, com Doutorado em Engenharia Civil ou em Arquitetura.

Engenharia Civil/Transportes

01

DE

M/T

06

Graduação em Engenharia Civil, com Doutorado em Engenharia Civil ou em Estruturas.

Engenharia Mecânica/CAD e Engenharia da Manutenção

01

DE

M/T

06

Graduação em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Aeronáutica ou em Engenharia Automotiva ou em Engenharia Civil ou em Engenharia Mecatrônica ou em Engenharia Industrial ou em Engenharia Naval, com Doutorado em Ciências Exatas e da Terra ou em Engenharia.

Matemática/Geometria Analítica, Álgebra Linear e Cálculo

02

DE

M/T

10

Graduação em Matemática, com Doutorado em Ciências Exatas e da Terra ou em Engenharia.

Tecnologia em Manutenção Industrial/Gestão da Manutenção

1

DE

T/N

06

Graduação em Engenharia de Manutenção ou em Tecnologia em Manutenção, com Doutorado em Ciências Exatas e da Terra ou em Engenharia.

Tecnologia em Manutenção Industrial/Processos de Fabricação

01

DE

T/N

06

Graduação em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Aeronáutica, ou em Engenharia Automotiva ou em Engenharia Mecatrônica ou em Engenharia Industrial ou em Engenharia Naval ou em Engenharia Química ou em Tecnologia em Processos de Fabricação ou em Tecnologia em Manutenção Industrial, com Doutorado em Ciências Exatas e da Terra ou em Engenharia.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 209,00

Legenda: VG - nº de vagas; CH - carga horária; T: turno (M: manhã; T: Tarde; N: Noite); PDD - nº de candidatos classificados para a Prova de Desempenho Didático.

REMUNERAÇÃO

Titulação

Dedicação Exclusiva (DE) *

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Mestrado

R$ 3.804,29

R$ 1.931,98

R$ 5.736,27

Doutorado

R$ 3.804,29

R$ 4.540,35

R$ 8.344,64

* O regime de trabalho de Dedicação Exclusiva impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.

ANEXO II AO EDITAL Nº 027/2014 - CPCP - GP - ABERTURA

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/Subárea: Engenharia Civil/Estruturas Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Estruturas isostáticas: Equilíbrio dos corpos rígidos. Análise do equilíbrio, diagramas de estado e linhas de influência (treliças, vigas, grelhas, pórticos e arcos). Cálculo de deformações mediante integração e métodos de energia;

2. Torção em peças estruturais maciças e de parede fina: torção livre e flexo torção;

3. Análise de tensões e deformações: Tensores de tensão e de deformação específica, análise tridimensional, estados planos, transformações de coordenadas, valores e direções principais, cisalhamento máximo, círculos de Mohr. Medição de deformações específicas;

4. Estruturas hiperestáticas: Método das forças. Método dos deslocamentos;

5. Análise matricial de estruturas;

6. Propriedades do aço estrutural;

7. Ações e Segurança nas Estruturas. Evolução histórica dos conceitos de segurança nas estruturas; 8.Métodos dos coeficientes de segurança interno e externo, e de tensões admissíveis; Método dos Estados Limites: Estados limites últimos, e Estados Limites de Utilização; Descrição e avaliação dos tipos de ações em estruturas; Avaliação das ações dinâmicas e de seus efeitos sobre as estruturas; Norma brasileira de ações e segurança nas estruturas.

9. Ação do vento nas edificações. Características físicas e mecânicas do aço. Produtos siderúrgicos; 10.Dimensionamento de elementos lineares em aço submetidos à tração e compressão, à flexão simples, ao cisalhamento, e à flexo-compressão. Ligações entre elementos de aço. Normas ABNT 11.Características físicas e mecânicas da madeira. Elementos comerciais em madeira. Dimensionamento de elementos lineares em madeira submetidos à tração e compressão, à flexão simples, ao cisalhamento e à flexo-compressão. Ligações entre elementos madeira. Ligações entre elementos de aço e de madeira. Disposições normativas ABNT.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

A. DIAS, Dimensionamento de Elementos Estruturais de Madeira, Manole, 2002, 1º Edição. F. P. BERR e E. R. Johnaton, Resistência dos Materiais, Makron Books, 1995, 3ª Edição.

H. L. SORIANO, Análise de Estruturas - Formulação Matricial e Implementação Computacional, Ciência Moderna, 2005, 1ª Edição.

I . H. BELLEI. Edifício de Múltiplos Andares em Aço. Pini, 2008, 2ª Edição.

J. C. MCCORMAC. Análise Matricial Usando Métodos Clássicos e Métodos Matriciais, LTC, 2009, 4ª Edição.

L . F. MARTHA. Análise de Estruturas: Conceitos e Métodos Básicos, Campus, 2009, 1º Edição.

M. CASCÃO. Estruturas Isostáticas. Oficina de Textos.

R. C. CARVALHO. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado, Edufscar,2009, 3ª Edição.

R. C. CARVALHO. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado, V. 2, Pini,2009, 1ª Edição.

R. C. HIBBELER, Resistência dos Materiais, Pearson, 2010, 7ª Edição.

R. M. GONÇALVES. Ação do Vento nas Edificações - Teoria e Exemplos, USP, 2007, 1ª Edição.

W. PFEIL, Estruturas de Aço: Dimensionamento Prático, LTC, 2000, 7ª Edição.

W. PFEIL, Estruturas de Madeira, LTC, 2003, 6ª Edição.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/Subárea: Engenharia Mecânica/Mecânica dos Sólidos e Mecanismos Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Projeto de mecanismo came e seguidor

2. Análise de mecanismos articulados

3. Síntese de mecanismos articulados

4. Vibrações de sistemas com vários graus de liberdade

5. Projetos de engrenagens cilíndricas, cônicas de dentes retos e helicoidais, eixos.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ALMEIDA, Marcio Tadeu de. Vibrações Mecânicas para Engenheiros - 2ª ed. São Paulo, Edgard Blücher, 1990.

MAGRAB, E. B.; BALACHANDRAN, B. Vibrações Mecânicas, São Paulo: CENGAGE, 2011.

NORTON, R. L., Projeto de máquinas: uma abordagem integrada, 2ª ed., Porto Alegre: Bookman, 2004

NORTON, Robert L. Cinemática e Dinâmica dos Mecanismos. São Paulo: McGraw-Hill, 2012. SHIGLEY, J. E. Cinemática dos mecanismos. São Paulo: E. Blucher, 1970.

SHIGLEY, Joseph Edward. Elementos de máquinas. Rio de Janeiro: LTC, 1984. 2 v.

PROGRAMA

1.Acionamentos industriais: partida convencional, partida eletrônica e servo-acionamentos.

2. Máquinas elétricas: motor CA, motor CC, servomotor e motor de passo.

3. Redes industriais: ethernet industrial, TCP/IP, rede de sensores e atuadores, rede de dispositivos e rede de instrumentação.

4. Instrumentação industrial: terminologia, simbologia de instrumentação e controle, fluxogramas de instrumentação, sensores e transdutores (presença, posição, velocidade, temperatura, pressão, vazão e nível), válvulas de controle e instrumentação virtual.

5. Sistemas a eventos discretos: modelagem a eventos discretos, controladores programáveis, linguagens de programação.

6. Conversores industriais: conversores CA/CC, conversores CC/CC, conversores CC/CA e conversores CA/CA.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ALVES, José Loureiro. Instrumentação, controle e automação de processos, Rio de Janeiro: LTC,2005.

ASHFAQ, Ahmed. Eletrônica de Potência, São Paulo: Prentice Hall, 2000.

BARBI, Ivo. Eletrônica de Potência, Florianópolis: Editora do autor, 2006.

BEGA, Egídio Alberto et al. Instrumentação Industrial, Rio de Janeiro: Interciência, 2003.

BIN, Edson. Máquinas elétricas e acionamentos: Editora campus, 2009.

CASTRUCCI, P.L. Engenharia de Automação Industrial, São Paulo: LTC, 2001.

FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY, C.; UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: Com Introdução a Eletrônica de Potência, Porto Alegre: Bookman, 2006.

FRANCHI, Claiton Moro. Acionamentos elétricos, São Paulo: Érica, 2008.

GEORGINI, M. Automação Aplicada: Descrição e Implementação de Sistemas Sequenciais com PLCs, São Paulo: Érica, 2003.

KOSOW, Irving L. Máquinas elétricas e transformadores, São Paulo: Globo, 2006.

LEONHARD, W. Control of Electrical Drivers, Springer Verlag, 1996.

LOPEZ, R.A. Sistemas de Redes para Controle e Automação, Rio de Janeiro: Book Express, 2000.

MYAGI, P.E. Controle Programável: Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Edgard Blucher, 1997.

RASHID, M. H. Eletrônica de Potência - Circuitos, Dispositivos e Aplicações, São Paulo, Makron Books, 1998.

TANENBAUM, A.S. Redes de Computadores, Rio de Janeiro: Campus, 1997.

THOMAZINI, Daniel; ALBUQUERQUE, Pedro U. B. de. Sensores industriais: fundamentos e Aplicações, São Paulo: Erica, 2007.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/Subárea: Engenharia Civil/Construção Civil Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1.Ligações químicas e propriedades dos materiais: ligações primárias e secundárias; propriedades mecânicas, térmicas, acústicas, elétricas/eletrônicas e corrosão. Ordenação atômica nos sólidos: cristalinidade; tipos de estruturas cristalinas; fator de empacotamento atômico; número de coordenação; direções e planos cristalográficos.

2. Difusão: 1a e 2' Lei de Fick; efeitos da temperatura, do tempo e do potencial químico; aplicações.

3. Cerâmicas e vidros: conceito; tipos; especificações; características; propriedades; aplicações e fabricação; vidros de segurança; vidros especiais; características.

4. Polímeros e Tintas: conceito; tipos; características; propriedades; aplicações e fabricação; tintas especiais; características; aplicações.

5. Madeiras: conceito; tipos; preservação; beneficiamento; madeiras beneficiadas, transformadas e reconstituídas; especificações; características; propriedades e aplicações.

6. Metais: conceitos; tipos; características; propriedades; tratamentos térmicos, ligas ferrosas e não-ferrosas, aplicações e fabricação.

7. Aglomerantes: conceito; tipos; características, aplicações; ensaios de caracterização; fabricação. 8.Rochas e Agregados: conceito, extração; tipos; características; propriedades; agregados alternativos e aplicações.

9. Argamassas: conceito; tipos; aditivos; características; aplicações; dosagem; preparo, transporte e ensaios.

10. Concretos: conceito; tipos; características; aplicações; aditivos; dosagem; preparo; transporte; lançamento; adensamento; cura; e ensaios de caracterização.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

AITCIN, P.C. Concreto de Alto Desempenho, 1ª ed., Ed. PINI, 2000.

ASKELAND, D.R. e PHULÉ, P.P. Ciência e Engenharia dos Materiais, 1ª ed., Ed. Cengage Learning, 2008.

BAUER, L.A.F. Materiais de Construção. 5ª edição, vol 1 e 2 , Ed. LTC, 1994.

CALLISTER, W.D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução - 7ª ed., Ed. LTC, 2008.

CALLISTER, W.D. Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais - 2ª ed., Ed. LTC, 2006.

FAZANO, C.A.T.V. Tintas - Métodos de Controle de Pinturas e Superfícies, 5ª ed., Ed. Hemus,1998.

FUSCO, P.B. Tecnologia do Concreto Estrutural, 1ª ed., Ed. PINI, 2008.

ISAIA, G.C. (Ed.) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência e Engenharia de Materiais. São Paulo: Ibracon, 2007. 2v.

KLOSS, C.L. Materiais para Construção Civil. Curitiba, CEFET-PR 1996.

MEHTA, P.K.; MONTEIRO, P.J.M. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais. São Paulo, 3ª Edição. Ed. Ibracon, 2008.

NUNES, N.V. Pintura Industrial Aplicada, Ed. Maity Comunicação, Rio de Janeiro, 1990.

PETRUCCI, E. Materiais de Construção. São Paulo, Editora Globo, 1975.

RIPER, E. Como Evitar Erros na Construção. 2ª ed., São Paulo, Ed. PINI, 1984.

SOUZA, R.D. e TAMAKI, M. R. Especificação e Recebimento de Materiais de Construção. São Paulo, 2001.

SOUZA, U.E.L. Como Reduzir Perdas nos Canteiros: manual de gestão do consumo de materiais de construção, Ed. PINI, São Paulo, 2005.

VAN VLACK, L.H. Princípios de Ciências e Tecnologia dos Materiais, 11ª ed., Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1984.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/Subárea: Engenharia Civil/Expressão Gráfica Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1.Representação gráfica de projetos de edificação - norma, simbologias, práticas e convenções gráficas.

2. Gestão do projeto de edificações: etapas de elaboração, adequação de projetos de edificações, informações e documentos técnicos necessários;

3. Desenho assistido por computador - programas computacionais para desenho e modelagem de projetos de edificações; ferramentas e comandos do AutoCAD.

4. Normas técnicas aplicáveis ao desenho técnico: convenções gráficas, linhas técnicas, papéis, cotagem, escala.

5. Geometria descritiva: o método de Monge, estudo do ponto, da reta e estudo do plano.

6. Geometria descritiva: métodos descritivos para obtenção de verdadeira grandeza.

7. Projeções e perspectivas cilíndricas de figuras planas e de sólidos.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6492 - Representação de projetos em arquitetura. Rio de Janeiro : ABNT, 1994.

MONTENEGRO, Gildo. Desenho Arquitetônico. São Paulo : Edgard Blücher, 1978.

MONTENEGRO, Gildo. Geometria descritiva. São Paulo : Edgard Blücher, 1990.

NBR 10067 - Princípios gerais de representação em desenho técnico. Rio de Janeiro: ABNT, 1995.

NBR 10068 - Folha de desenho - leiaute e dimensões. Rio de Janeiro: ABNT, 1987.

NBR 13531 - Elaboração de projetos de edificações - atividades técnicas.

NBR 8196 - Desenho técnico - emprego de escalas. Rio de Janeiro: ABNT, 1994

NBR 8403 - Aplicação de linhas em desenhos - tipos de linhas - largura de linhas. Rio de Janeiro: ABNT, 1984.

Núcleo Técnico e Editorial Pearson Education. AutoCAD 2000 passo a passo lite. São Paulo: Pearson Education, 1999. 220 p.

PRÍNCIPE Jr. Noções de geometria descritiva. V. 1. São Paulo : Nobel, 2004. 311 p.

SILVA, Gilberto Soares da. Curso de desenho técnico. Porto Alegre : Sagra, 1993.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/Subárea: Engenharia Civil/Transportes Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Projeto Geométrico.

2. Pavimentos rodoviários: Rígidos e Flexíveis.

3. Drenagem Rodoviária.

4. Equipamentos de Construção Rodoviária.

5. Levantamentos Topográficos.

6. Sistemas de Transporte.

7. Terraplenagem.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ASTM - Road and paving materials, betuminous and polimeric materials for highway construction. 1986.

BATISTA, C.M. - Pavimentação. Porto Alegre, RS. Globo. 1978.

BORGES, Alberto de Campos (1975) Exercícios de Topografia. Editora Edgard Blucher Ltda. 1º volume.

BORGES, Alberto de Campos (1992) Topografia Aplicada à engenharia civil. Editora Edgar Blucher Ltda. 2º volume.

CEDERGREEN, H. R. Drainage of Highway and Airfield Pavements. John Wiley & Sons. New York. 1974.

COMASTRI, José Anibal (1999) Topografia. Planimetria. Universidade Federal de Viçosa. 2ª edição. Imprensa Universitária, UFV.

DNER - Materiais para obras rodoviárias. Métodos e instruções de ensaios. Rio de Janeiro, RJ. 1974.

DNER Coletãnea de Normas, Ministério dos Transportes, 2002.

DNER Manual de implantação básica. Ministério dos Transportes, 1975.

FERNANDES, JR., J.L.; MARQUES, J.R.F. & BERTOLLO, S. A. M. Projeto Geométrico de Vias com Auxílio do Programa Computacional InRoads. Publicação da Escola de Engenharia de São Carlos, USP. 1998. 68p.

FURTADO, A.N.D. & KAWAMOTO, E. (1997). Avaliação de Projetos de Transportes. EESC- USP, São Carlos.

HUANG, H. YOUNG - Pavement Analysis and Design, Prentice Hall, New Jersey, 1993. KAWAMOTO, E. (1994). Análise de sistemas de transportes, 2ª edição, EESC, São Carlos.

LIMA NETO, V.C.; ALDIGUERI, D.R.; ROCHA, C.H.; YAMASHITA, Y.; KAWAMOTO, E. Metodologia para avaliação dos benefícios de intervenções em rodovias concedidas para os usuários diretos. In: Anais do XIX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Recife, PE, novembro de 2005, pp 297-308. Vol. I.

MEDINA, J. Mecãnica dos pavimentos, 1ª edição COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 1997

NOGAMI, J.S., Villibor, D.F. - Pavimentação de baixo custo com solos lateríticos. São Paulo, SSP. Ed. Villibor. 1995.

PIMENTA, C.R.T. & OLIVEIRA, M.P. Projeto Geométrico de Rodovias. Editora Rima. 198p. 2001. PINTO, N.L.S. Hidrologia Básica. Editora Edgard Blucher, São Paulo. 1976.

RABANNI, S.J.R. e RABANNI, S.R. (1996). Decisions in transportation with the analytic hierarchy process. UFPB/CCT, Campina Grande.

SCHRAMM, G. A. Geometria de Via Permanente. Emma. Porto Alegre. 1974.

SCHRAMM, G. Técnica e Economia da Via Permanente. 1975.

SOUZA, M.L. - Pavimentação rodoviária. Rio de Janeiro. RJ. LTC. 1980.

YODER, E. J. e WITCZAK, M. W. - Principles of Pavement Design. 2nd. edition. John Wiley. New York, 1975.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/Subárea: Engenharia Mecânica/CAD e Engenharia da Manutenção Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Desenho de Máquinas: CAD, CAE e CAM

2. Gestão da Manutenção: Tipos de Manutenção e suas Características; 3.Gestão de Projetos: Ciclo de vida do projeto; 4.Ferramentas da Qualidade: Seis Sigma, FMEA.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

CARPINETTI, Luis Cesar. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas: 2010; MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas . São Paulo: Érica, 2010. 240 p-

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 2ª edição, São Paulo: Atlas: 2006;

PALADINI, Edson P. Gestão da qualidade: teoria e prática . 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004;

PINTO, Alan Kardec; XAVIER, Júlio Aquino Nascif. Manutenção: função estratégica. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009. xvi, 361 p.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 4. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2008. xxvi, 459 p.

SILVA, Arlindo et al. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006. xviii, 475 p. ROTONDARO, Roberto. G. - Seis Sigma, São Paulo, Atlas, 2002.

PROGRAMA

1. Espaços vetoriais: Espaços vetoriais; subespaços; base; dimensão.

2. Transformações lineares: Transformações lineares; núcleo; imagem; posto.

3. Produto interno: Espaços com produto interno; espaços com produto hermitiano; ortogonalidade; processo de Gram-Schmidt; complemento ortogonal; projeção ortogonal; operador adjunto.

4.Sequências e séries de números reais: Convergência de sequências e séries; sequências monótonas; limite superior e inferior de sequências.

5. Sequências e séries de funções reais: Convergência pontual e convergência uniforme; séries de potências; funções analíticas.

6.Topologia no Rn: Produtos internos; normas; conjuntos abertos, fechados, conexos, compactos; teorema de Bolzano-Weierstrass.

7. Limite e continuidade de funções reais de n variáveis: Funções contínuas em compactos, conexos; continuidade uniforme.

8. Diferenciação no Rn: Derivada de funções de uma variável; derivadas parciais de funções reais de n variáveis; derivadas direcionais; diferenciabilidade; desigualdade do valor médio; teoremas da Função Inversa e Função Implícita.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

APOSTOL, Tom M.. Calculus: cálculo con funciones de varias variables y álgebra lineal, con aplicaciones a Ias ecuaciones diferenciales y a Ias probabilidades. Vol. 1 e 2. 2.ed. Barcelona: Reverté, 1973.

HOFFMAN, Kenneth; KUNZE, Ray Alden. Algebra linear. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, 1979. 514 p.

KAPLAN, Wilfred. Cálculo avançado. Vol. 1 e 2. São Paulo: E. Blücher, Ed. da USP, 1972. 2 v.

LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 7. ed. Rio de Janeiro: IMPA, c2006. 357 p. (Matemática universitária) ISBN 85-244-0089-7

LIMA, Elon Lages. Curso de análise. Vol. 1 e 2. 9. ed. Brasília: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2006.

LIMA, Elon Lages. Espaços métricos. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 1977. 299 p.

MARSDEN, J. e.. Elementary classical analysis. San Francisco: W. H. Freeman and company. Second Edition), 1993.

RUDIN, Walter. Princípios de análise matemática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971. 296 p. SPIVAK, M. Calculus on manifolds. New York: W. A. Benjamin Inc., 1971.

STRANG, Gilbert. Linear algebra and its applications. 3rd ed. San Diego: Harcourt Jovanovich, c1988. 505 p.

PROGRAMA

1. Conceitos Básicos de Manutenção;

2. Técnicas Preditivas de Manutenção;

3. Manutenção Baseada na Condição e na Confiabilidade;

4. Sistemas de Tratamento de Falhas;

5. Manutenção Produtiva Total;

6. Indicadores e Avaliação de Desempenho na Manutenção;

7. Planejamento e Controle da Produção;

8. Programação da Produção;

9. Tipos e Sistemas de Produção;

10. Planejamento de Recursos

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração da produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2006. 690 p.

FARIA, Jose Geraldo de Aguiar. Administração da manutenção: sistema P.I.S. . São Paulo, SP: E. Blücher, c1994. 112 p.

FOGLIATTO, Flávio Sanson; RIBEIRO, José Luis Duarte (Autor). Confiabilidade e manutenção industrial. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2009. xvi, 265 p.

PINTO, Alan Kardec; XAVIER, Júlio Aquino Nascif; BARONI, Tarcísio (Autor). Gestão estratégica e técnicas preditivas. Rio de Janeiro: Qualitymark; ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção, 2002. 136 p. (Manutenção;2)

PINTO, Alan Kardec; XAVIER, Júlio Aquino Nascif (Autor). Manutenção: função estratégica. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2001. xviii, 341 p.

RUSSOMANO, Victor Henrique. PCP: planejamento e controle da produção. 6. ed. rev. São Paulo: Pioneira, 2000. xi, 320 p. (Biblioteca pioneira de administração e negócios) ISBN 85-221-0008-X. TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 220 p. ISBN 85-224-2426-8.

XENOS, Harilaus G. Gerenciando a manutenção produtiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. Belo Horizonte: EDG, c1998. 302 p. ISBN 85-86948-04-7 (1998).

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/Subárea: Tecnologia em Manutenção Industrial/Processos de Fabricação Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Processos convencionais de usinagem.

2.Processos de soldagem.

3. Interface cavaco-ferramenta.

4.Usinabilidade dos materiais.

5.Desgaste e vida de ferramentas;

6.Comando numérico computadorizado (CNC);

7. Erros de forma, medida e posição.

O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

CHIAVERINI, V., Tecnologia mecânica: processo de fabricação e tratamento. Ed. MacGraw-Hill, vol. II, 2 ed., 1986.

INSTITUT FUR ANGEWANDTE ORGANISATIONS FORSCHUNG. Comando numérico CNC: técnica operacional: curso básico. São Paulo: E.P.U., 1984.

______ . Comando numérico CNC: técnica operacional: torneamento: programação e operação. São Paulo: E.P.U., 1985.

______ . Comando numérico-CNC: técnica operacional: fresagem. São Paulo: EPU, 1991. MACHADO, Aryoldo. Comando numérico aplicado às máquinas-ferramenta. 4.ed. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, P. V.; MODENESI, P. J.; BRACARENSE, A. Q. Soldagem: fundamentos e tecnologia. 2. ed. Minas Gerais: UFMG, 2005. 362 p.

SILVA, Sidnei Domingues da. CNC: programação de comandos numéricos computadorizados: torneamento. 5. ed. São Paulo: Erica, 2006.18

SCOTTI, A.; PONOMAREV, V. Soldagem MIG/MAG: melhor entendimento, melhor desempenho. São Paulo: Artliber, 2008. 284 p.