UECE - Universidade Estadual do Ceará - CE

Notícia:   Universidade do Ceará - CE oferece 126 vagas para Professor Substituto

UECE - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

ESTADO DO CEARÁ

EDITAL Nº02/2010- FUNECE, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010

XIII SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - FUNECE, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna pública a realização da XIII Seleção Pública para Professor Substituto da FUNECE.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Esta Seleção Pública está regulamentada pelas normas e condições estabelecidas neste Edital, pela legislação pertinente e pelos seguintes instrumentos legais:

a) Emenda Constitucional Nº42, promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 02 de setembro de 1999;

b) Lei Complementar Nº14, sancionada pelo Governador do Estado do Ceará em 15 de setembro de 1999;

c) Resolução Nº623/2008-CONSU, de 06 de junho de 2008;

d) Resolução Nº360/2008-CD, de 09 de junho de 2008, do Conselho Diretor da FUNECE, que aprovou a Resolução do Conselho Universitário da UECE, mencionada na alínea c do subitem 1.1 deste Edital.

1.2. O Certame regulamentado por este Edital selecionará candidatos por Unidade de Ensino e por Setor de Estudos, de acordo com o que consta dos Anexos I e II deste Edital.

1.3. Os conteúdos dos Anexos I, II, III e IV, que são partes integrantes deste Edital, estão descritos a seguir:

Anexo I - Unidades de Ensino da UECE, de Fortaleza, e respectivos Setores de Estudos a elas vinculados, com vagas e regime de trabalho.

Anexo II - Unidades de Ensino da UECE, do Interior do Estado, e respectivos Setores de Estudos a elas vinculados, com vagas e regime de trabalho.

Anexo III - Conteúdo dos 10 (dez) pontos referentes aos Setores de Estudos das Unidades de Ensino da UECE de Fortaleza.

Anexo IV - Conteúdo dos 10 (dez) pontos referentes aos Setores de Estudos das Unidades de Ensino da UECE do Interior do Estado.

1.4. O Certame compreenderá as seguintes Fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório:

1ª Fase - Prova Escrita Dissertativa (Prova Escrita).

2ª Fase - Prova Didática.

1.5. A Seleção Pública de que trata este Edital será coordenada e executada sob a responsabilidade técnica e operacional da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará - CEV/ UECE.

1.6. As Provas Escrita e Didática serão aplicadas:

a) em Fortaleza, em local e horário a serem divulgados na internet, no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto/selecao13, para os candidatos concorrentes às vagas ofertadas para os Setores de Estudos que constam do Anexo I deste Edital.

b) na cidade sede da Unidade de Ensino da UECE no interior do Estado à qual está vinculado o Setor de estudos de opção do candidato, em local e horário a serem indicados pela direção da Unidade e que serão divulgados no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto/selecao13, para os candidatos concorrentes às vagas ofertadas para os Setores de Estudos que constam do Anexo II deste Edital.

1.7. Será da responsabilidade das Unidades de Ensino mencionadas no Anexo II a realização, dentre outros, dos seguintes serviços e trabalhos:

a) Recebimento da documentação dos candidatos referente à inscrição.

b) Remessa, em tempo hábil, para a CEV/UECE das fichas de inscrição dos candidatos e dos documentos pertinentes.

c) Elaboração da logística e Coordenação da aplicação da Prova Escrita e da Prova Didática.

d) Remessa, em tempo hábil, para a CEV/UECE das planilhas de avaliação e toda a documentação referente ao processo seletivo.

2.REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

2.1. Ter sido aprovado e classificado nesta Seleção Pública.

2.2. Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ter nacionalidade portuguesa e estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, ou, ainda, ser estrangeiro com visto permanente deferido.

2.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais e, para candidatos do sexo masculino, militares.

2.4. Possuir diploma de Bacharelado ou Licenciatura Plena em Curso reconhecido, oferecido por instituição de ensino superior brasileira credenciada ou regularmente revalidado, se obtido em instituição de ensino estrangeira. Esta exigência não será dispensada, mesmo que o deferimento da inscrição do candidato tenha se baseado em disciplina cursada com aproveitamento e afinidade com o Setor de Estudos de opção do candidato e inserida somente em histórico escolar de curso de Pós-Graduação.

2.5. Satisfazer outras exigências e/ou apresentar outros documentos que se fizerem necessários à época da contratação.

2.6. Ter cumprido as normas e condições deste Edital e das Resoluções mencionadas nas alíneas c e d do subitem 1.1 deste Edital.

3.DOS SETORES DE ESTUDOS

3.1. Por Setor de Estudos deve-se entender uma área de conhecimento correspondente a um conjunto de disciplinas, de uma mesma Unidade de Ensino, que apresentem afinidades e objetivos científicos e pedagógicos comuns ou, excepcionalmente, uma única disciplina.

3.2. Os Setores de Estudos constantes deste Edital são fixados exclusivamente para efeito desta Seleção Pública, uma vez que as funções de nível superior não se vincularão a campos específicos de conhecimento, devendo as tarefas de ensino, pesquisa e extensão serem distribuídas de forma que harmonizem os interesses das Coordenações de Curso e as preocupações científico-culturais de seus professores, conforme disciplina o §1º do Art.68 do Estatuto da FUNECE e da UECE, em vigor.

3.3. Aos professores aprovados e contratados, serão atribuídas tanto disciplinas do Setor de Estudos quanto, também, disciplinas que lhe sejam afins ou correlatas.

4.DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto/selecao13.

4.2. A inscrição terá início no primeiro dia útil após decorrido o prazo de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data de circulação do Diário Oficial que publicar este Edital (inclusive), ficando abertas por um período de 10 (dez) dias úteis.

4.2.1. Para concretizar sua inscrição, durante todo o período de inscrição ou no primeiro dia útil após o encerramento deste período, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada e sem rasuras, juntamente com toda a documentação constante do subitem 4.10 deste Edital,

a) na sede da Comissão Executiva do Vestibular - CEV/UECE, situada à Av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; ou

b) nas sedes das Unidades de Ensino da UECE, no interior do Estado, nos horários estabelecidos pela direção da Unidade e que serão divulgados no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto selecao13.

4.2.2.O candidato que não puder comparecer à sede da CEV/UECE ou das Unidades de Ensino da UECE no Interior do Estado para entregar a ficha de inscrição e a documentação poderá enviá-las por correio para o endereço constante do subitem 4.11, deste Edital, durante todo o período de inscrição ou no primeiro dia útil após o encerramento do período de inscrição.

4.3. A partir das 24 horas do último dia de inscrição, o acesso a Internet para geração da ficha de inscrição e do boleto bancário será bloqueado.

4.3.1.O boleto bancário poderá ser pago até o primeiro dia útil após o encerramento do período de inscrição, dia em que o candidato poderá entregar a ficha requerimento de inscrição na sede da CEV/UECE ou das Unidades de Ensino da UECE, no interior do Estado, ou postá-la nos Correios, acompanhada do restante da documentação constante do subitem 4.12, deste Edital.

4.3.2.Não será aceita a inscrição por procuração.

4.4. Não serão aceitos pedidos de inscrição condicional ou extemporâneos.

4.5. Será da inteira responsabilidade do candidato a verificação de que sua documentação, a ser entregue no ato da inscrição, está de acordo com as exigências deste Edital.

4.6. A taxa de inscrição, no valor de R$80,00 (oitenta reais), deverá ser paga exclusivamente por meio de boleto bancário o qual será disponibilizado na internet.

4.6.1.Não haverá, sob nenhuma hipótese, devolução da taxa de inscrição.

4.7. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição, ressalvados os casos de:

a) Servidor Público Estadual, nos termos do parágrafo único da Lei Estadual Nº 11.551, de 18 de maio de 1989, comprovada a sua situação mediante cópia do último extrato de pagamento ou de outro documento que a comprove, autenticada em cartório ou acompanhada do original para ser conferida por pessoal credenciado para tal.

b) Doadores de sangue que tenham, no mínimo, duas doações no período de 1 (um) ano, mediante apresentação de certidão fornecida pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Ceará - HEMOCE, desde que a última doação tenha sido realizada num prazo de até 12 meses, da data de inscrição, nos termos da Lei Estadual Nº 12.559, de 29 de dezembro de 1995.

4.8. Cada candidato somente poderá inscrever-se para concorrer a uma das vagas oferecidas neste Edital.

4.9. A inscrição implicará a aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, dos instrumentos legais que regulamentam a Seleção Pública e das instruções baixadas pela CEV/UECE, dos quais não poderá o candidato alegar desconhecimento ou inconformação.

4.10. No ato da inscrição o candidato deverá entregar:

a) Ficha de requerimento de inscrição, preenchida sem emendas e/ou rasuras com a indicação da Unidade de Ensino e do Setor de Estudos de sua opção.

b) Uma fotografia tamanho 3 x 4 recente e de frente.

c) Cópia do documento de identidade de brasileiro nato ou naturalizado ou de cidadão português, ou de estrangeiro com visto permanente deferido, autenticada em cartório ou acompanhada do documento original para ser autenticada por pessoal credenciado para tal.

d) Cópia do Boleto Bancário ou do documento de comprovação da isenção da taxa de inscrição.

e) Comprovação por meio de histórico escolar referente a curso reconhecido de bacharelado ou de licenciatura plena ou de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, de ter cursado, com aproveitamento, disciplina com afinidade ao Setor de Estudos de sua opção, desde que tal Setor não seja Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, resguardados os casos de restrições contidas em lei que regulamentem o exercício profissional.

f) Comprovação de ter concluído Curso reconhecido de Bacharelado ou Licenciatura Plena e fotocópia do Certificado obtido por meio de Exame de Proficiência para o Ensino de LIBRAS - Nível Superior, promovido pelo Ministério da Educação ou comprovação de ser professor de Libras, usuário dessa língua com curso de Pós-Graduação ou com formação superior e Certificado de Proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação, se o candidato for optante pelo Setor de LIBRAS

g) Fotocópia do Certificado ou Diploma de curso de pós-graduação de maior grau que o requerente seja portador. Este documento será usado, se necessário, como critério de desempate na elaboração da listagem de classificação.

4.11. Os documentos que constam no item anterior poderão ser enviados por via postal (SEDEX ou carta com AR) para o seguinte endereço:

Universidade Estadual do Ceará
Comissão Executiva do Vestibular - CEV
XIII Seleção para Professor Substituto
Av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi,
Fortaleza, Ceará - CEP: 60.740-000

4.12. Os requerimentos de inscrição serão analisados pela CEV/UECE, que indeferirá liminarmente a inscrição requerida que se apresente sem a documentação exigida, não se admitindo a ajuntada de qualquer documento após o término do período de inscrição estabelecido neste Edital.

4.13. A CEV/UECE divulgará no seu Quadro de Avisos, e na Internet, no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto/selecao13, no prazo máximo de 8 (oito) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil após o término do período de inscrição, a relação dos candidatos com requerimentos de inscrição deferidos e dos indeferidos, se os houver.

4.13.1. A CEV/UECE encaminhará para as Unidades de Ensino do interior do Estado a relação constante do subitem 4.13.

4.14. No caso do indeferimento previsto no subitem anterior, o candidato poderá interpor recurso administrativo, no primeiro dia útil seguinte ao da divulgação da decisão no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto/selecao13.

4.14.1. Os recursos de que trata o subitem 4.14 deverão ser dirigidos ao Presidente da CEV/UECE e entregues no Protocolo Geral da UECE, no Campus do Itaperi, em Fortaleza, ou encaminhados para o fax (0XX) 85 3101 9713.

4.15. Concluída a fase das inscrições, a CEV/UECE designará, ouvida a Unidade de Ensino interessada, se necessário, a Comissão Examinadora para cada Setor de Estudos e para as duas fases da Seleção Pública, constituída de 3 (três) professores com titulação mínima de Especialista, com graduação ou pós-graduação em área afim ou correlata, que tenham ou tiveram vínculo com o quadro permanente da FUNECE ou de outra Instituição de Ensino Superior, em efetiva atividade ou aposentado.

4.15.1. A Comissão Coordenadora poderá indicar um professor, com a mesma titulação e nas mesmas condições referidas no subitem 4.15, para integrar a Comissão Examinadora como suplente, o qual poderá assumir suas funções no caso de impedimento de um dos membros titulares, em qualquer das fases do Certame.

4.16. Com relação a qualquer dos candidatos inscritos para um Setor de Estudos, nenhum dos integrantes da Comissão Examinadora designada para este Setor de Estudos poderá:

a) ser ou ter sido orientador ou coorientador, em nível de pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado);

b) estar tendo ou ter tido colaboração em trabalhos de pesquisa de Estágio Pós-Doutoral ou de outros trabalhos de pesquisa;

c) ter o grau de parentesco ou de afinidade a seguir listado: avô, avó, neto(a), pai, mãe, filho(a), tio(a), sobrinho(a), cônjuge, companheiro(a), irmão, irmã, sogro(a), genro ou nora.

5.DA PROVA ESCRITA - 1ª FASE

5.1. O programa de cada Setor de Estudos é constituído de 10 (dez) pontos que serão objeto de sorteio para realização da Prova Escrita e, também, para a Prova Didática.

5.2. A Prova Escrita destina-se a avaliar o grau de conhecimento do candidato em relação ao programa elaborado para o Setor de Estudos de sua opção.

5.2.1.A Prova Escrita será aplicada por Setor de Estudos/Unidade de Ensino na mesma data e horário, para todos os setores constantes dos Anexos I e II deste Edital, ressalvadas situações consideradas excepcionais pela CEV/UECE.

5.2.2.O sorteio do ponto referente a cada Setor de Estudos/Unidade de Ensino será feito no início da aplicação da Prova Escrita e um mesmo sorteio poderá servir para mais de um Setor de Estudos/ Unidade de Ensino, desde que haja viabilidade operacional para a adoção deste procedimento.

5.3. Somente poderão ter acesso às salas de aplicação da Prova Escrita os candidatos nelas alocados, devidamente identificados, membros das Comissões Examinadoras e representantes da CEV/UECE ou das Unidades de Ensino da UECE do interior do Estado.

5.4. Será vedado ao candidato usar, durante a realização da prova, qualquer fonte de consulta ou instrumento de cálculo.

5.5. Cada membro da Comissão Examinadora corrigirá, individualmente, a prova escrita e atribuirá a sua nota, na escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), em números inteiros ou com, até, uma casa decimal.

5.6. A nota da Prova Escrita de cada candidato corresponderá à média aritmética simples, das notas a ele atribuídas pelos três examinadores, com arredondamento para duas casas decimais.

5.7. Ficará reprovado e, consequentemente eliminado da Seleção, já na sua Primeira Fase, o candidato que obtiver na Prova Escrita nota inferior a 6,0 (seis), de, pelo menos, um dos três examinadores.

5.8. O candidato reprovado na Primeira Fase não será submetido à Prova Didática da Segunda Fase da Seleção.

6.DA PROVA DIDÁTICA - 2ª FASE

6.1. A Prova Didática constará de aula, com duração mínima de 50 (cinquenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, sobre um único ponto do programa do respectivo Setor de Estudos, que será sorteado com 48 (quarenta e oito) horas corridas de antecedência, excluindo-se o ponto sorteado para a Prova Escrita.

6.2. Sobre a Prova Didática, deverão ser observadas, dentre outras, as seguintes disposições:

a) No dia da Prova Didática, o candidato deverá chegar ao local onde se encontra a Coordenação da Seleção com antecedência de, pelo menos, 20 minutos do horário marcado para o início de sua Prova.

b) Para ingressar na sala de prova, o candidato deverá aguardar autorização da Comissão Coordenadora da Seleção ou da Comissão Examinadora.

c) Não haverá tolerância para ingresso do candidato, depois de autorizado. O candidato que, ao ser autorizado a ingressar na sala de prova, não se encontrar presente, será considerado faltoso e, consequentemente, eliminado do Certame.

d) Depois de autorizado a ingressar em sala de Prova, o candidato disporá de, no máximo, 10 (dez) minutos para preparar os equipamentos e outros materiais que serão utilizados na Prova Didática.

e) O tempo de preparação do equipamento ou outros materiais para a aula não está incluído na duração mínima de 50 (cinquenta) minutos da Aula.

f) No caso de haver algum candidato faltoso, não poderá ser antecipado o início da Prova Didática do próximo candidato.

g) Durante a exposição (Aula de 50 minutos), não será permitido aos membros da Banca Examinadora manifestar-se com relação às colocações do candidato nem fazer questionamentos. Qualquer questionamento que a Banca julgar necessário, visando esclarecer determinados pontos, somente poderá ser feito após o encerramento da aula.

6.3. O sorteio do ponto de cada candidato inscrito para um mesmo Setor de Estudos/Unidade de Ensino será realizado em Reunião Pública, em Fortaleza, na sede da CEV/UECE, com a presença de membro da Comissão Examinadora ou de representante da CEV/ UECE, com intervalo de uma hora e pela ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Escrita, estabelecendo-se assim o intervalo e a sequência de ministração das aulas, 48 (quarenta e oito) horas corridas após o sorteio.

6.4. A data o local e o horário de sorteio dos pontos serão divulgados juntamente com o resultado da Prova Escrita.

6.5. Quando o candidato não estiver presente ou representado, na hora estabelecida para o sorteio de seu ponto, a CEV/UECE - Comissão Coordenadora da Seleção - realizará o sorteio e caberá ao candidato informar-se do ponto sorteado, não podendo pleitear adiamento do horário previsto para o início de sua Prova Didática nem reclamar do ponto sorteado.

6.5.1. O resultado do sorteio será divulgado na internet, no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto/selecao13, imediatamente após o sorteio de cada horário.

6.6. A representação de que trata o subitem 6.5 deverá ser feita mediante autorização por escrito que deverá vir acompanhada de fotocópia do Documento de Identidade do candidato.

6.7. O candidato que não comparecer no dia marcado para ministração da aula de sua Prova Didática será eliminado do Certame.

6.8. Caberá ao candidato providenciar os recursos didáticos necessários à ilustração de sua aula bem como providenciar o respectivo plano de aula que, obrigatoriamente, deverá ser entregue à Comissão Examinadora, ao iniciar a exposição, não tendo a UECE a obrigação de disponibilizar qualquer material ou instrumento necessários à exposição do candidato.

6.8.1. A não entrega do plano de aula à Comissão Examinadora será levada em consideração ao ser julgado o aspecto sistematização e síntese, previsto na alínea b do subitem 6.12.

6.9. Será permitido ao público assistir a Prova Didática dos candidatos.

6.10. Não será permitido ao público se manifestar durante a aula.

6.11. Não será permitido a candidato assistir à Prova Didática de qualquer um dos seus concorrentes.

6.12. Cada examinador atribuirá sua nota à Prova Didática de cada candidato, na escala de 0 (zero) a 10 (dez), em números inteiros ou com, até, uma casa decimal, imediatamente após o seu término, julgando a capacidade do candidato relativamente às seguintes habilidades:

a) comunicação, clareza e fluência verbal;

b) sistematização e síntese;

c) originalidade de pensamento;

d) coerência com o setor de estudos;

e) controle emocional;

f) domínio do assunto;

g) uso de técnicas de ensino.

6.13. A nota da Prova Didática corresponderá à média aritmética simples das notas atribuídas ao candidato pelos três examinadores, com arredondamento para duas casas decimais.

6.13. Ficará reprovado e, consequentemente, eliminado da Seleção, nesta Segunda Fase, o candidato que obtiver na Prova Didática nota inferior a 6,0 (seis), de, pelo menos, um dos três examinadores.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. A média final de classificação dos candidatos resultará da média aritmética ponderada das notas por eles obtidas nas Provas a que se submeteram, atribuindo-se peso 2 (dois) à Prova Escrita e peso 1 (um) à Prova Didática, arredondada para duas casas decimais.

7.2. A classificação dos candidatos na Seleção será feita por Unidade de Ensino e Setor de Estudos, seguindo rigorosamente a ordem decrescente da nota final por eles obtida.

7.3. Havendo igualdade na totalização dos pontos, para fins de classificação, na situação em que pelo menos um dos candidatos empatados possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completados até o último dia do período de inscrição, o desempate será feito obedecendo, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) A maior idade entre os de idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, de acordo com o disposto no parágrafo único do art.27 da Lei Nº10.741, de 01 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).

b) A maior nota obtida na Prova Escrita.

c) O título de pós-graduação de maior nível, que será comprovado pela documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição.

d) A maior dentre as notas atribuídas por cada examinador na Prova Didática.

e) Sorteio, em Reunião Pública, a ser realizada na sede da CEV/ UECE, em data e horário a serem divulgados no site www.uece.br/ Seleção Professor Substituto13, com registro do resultado em ata.

7.4. Havendo igualdade na totalização dos pontos, para fins de classificação, na situação em que nenhum dos candidatos empatados possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completados até o último dia de inscrição, o desempate se fará obedecendo, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) A maior nota obtida na Prova Escrita.

b) O título de pós-graduação de maior nível, que será comprovado pela documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição.

c) A maior dentre as notas atribuídas pelos examinadores na Prova Didática.

d) A maior idade.

e) Sorteio, em Reunião Pública, a ser realizada na sede da CEV/ UECE, em data e horário a serem divulgados no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto/selecao13, com registro do resultado em ata.

7.5. O sorteio previsto na alínea e dos subitens 7.3 e 7.4 será realizado em Fortaleza, na sede da CEV/UECE.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. As médias aritméticas mencionadas nos subitens 5.7, 6.12 e 7.1, deste Edital, serão arredondadas de acordo com as seguintes regras:

a) Soma-se a cada uma delas 5 (cinco) milésimos.

b) Do número decimal resultante, desprezam-se as casas decimais a partir da terceira ordem (inclusive).

c) A nota do candidato, em cada situação, será o número com duas casas decimais obtido conforme estabelecido na alínea b deste subitem.

8.2. O candidato aprovado e classificado além do número de vagas para um determinado Setor de Estudos, vinculado a uma Unidade de Ensino da UECE do Interior do Estado, poderá ser contratado, se for do interesse e da conveniência da FUNECE, para ocupar vaga ociosa ou que venha a surgir para Setor de Estudos de mesma denominação que o de sua opção, mesmo que em outra Unidade de Ensino da UECE, do interior do Estado, durante o prazo de validade da Seleção.

8.3. Para efeito da contratação de que trata o subitem anterior, para cada Setor de Estudos vinculado a Unidades de Ensino da UECE do interior do Estado que possua candidatos aprovados e classificados além do número de vagas serão feitas listagens de reclassificação que comporão o Banco de Reserva do Interior.

8.3.1. A reclassificação dos candidatos das listagens de que trata o subitem anterior será feita da seguinte forma:

a) Para os Setores de Estudos com a mesma denominação, com códigos de identificação diferentes e vinculados a mais de uma Unidade de Ensino da UECE do interior do Estado, os candidatos classificados além do número de vagas serão reclassificados em uma única listagem referente a tal Setor de Estudos, pela ordem decrescente de sua média final.

b) Para os Setores de Estudos com vagas ofertadas nesta Seleção e vinculados a uma e apenas uma Unidade de Ensino da UECE do interior do Estado, os candidatos aprovados e classificados além do número de vagas serão reclassificados em uma única listagem referente a tal Setor de Estudos, pela ordem decrescente de sua média final.

8.4. No momento da reclassificação, havendo igualdade de média final entre dois ou mais candidatos, serão utilizados os critérios de desempate mencionados nos subitens 7.3 e 7.4, deste Edital.

8.5. A convocação de candidatos para o preenchimento de vagas ociosas ou que venham a surgir em uma Unidade de Ensino da UECE do Interior do Estado será feita de acordo com as seguintes regras:

a) Inicialmente, serão convocados os candidatos que compõem o Banco de Reserva do Interior das Seleções anteriores, que se encontram em plena validade, se houver.

b) Não havendo candidatos na situação descrita na alínea a, anterior, serão convocados, inicialmente, os candidatos excedentes integrantes da listagem original de classificação do Setor de Estudos no qual ocorreu o surgimento de vaga, se houver.

c) Não havendo candidatos na situação descrita na alínea b, anterior, serão convocados os candidatos do Banco de Reserva do Interior desta Seleção integrantes da listagem de reclassificação do Setor de Estudos no qual ocorreu o surgimento de vaga, se houver.

8.6. O candidato de Banco de Reserva do Interior que, quando chamado para preencher alguma vaga ociosa ou surgida, não aceitar o chamamento, será considerado desistente do seu lugar no Banco de Reserva do Interior, permanecendo, assim, apenas, na listagem original do Setor de Estudos de sua opção, na Seleção da qual participou.

8.7. Os candidatos poderão interpor recurso administrativo, por estrita arguição de nulidade do processo seletivo, contra decisão da Comissão Examinadora, em qualquer das fases da Seleção, à CEV/ UECE, como última instância recursal, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados do dia útil seguinte da divulgação da decisão recorrida, no endereço eletrônico www.uece.br/professorsubstituto/selecao13.

8.8. Os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente da CEV/UECE e entregues no Protocolo Geral da FUNECE/UECE, no Campus do Itaperi, em Fortaleza, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas ou encaminhados pelo fax (0XX) 85 31019713.

8.9. Os documentos entregues pelo candidato no ato da inscrição serão integrados ao arquivo da CEV/UECE e não serão devolvidos nem serão fornecidas fotocópias aos candidatos.

8.10. Não serão aceitos pedidos de revisão, recontagem de pontos nem de repetição ou segunda chamada de Provas.

8.11. Somente serão aceitas fotocópias autenticadas em cartório ou acompanhadas do documento original, para serem autenticadas pelo agente recebedor da inscrição, devidamente credenciado.

8.12. Será eliminado da Seleção o candidato que se enquadrar em, pelo menos, uma das seguintes situações:

a) Não comparecer à Prova Escrita ou à Prova Didática.

b) Na aplicação da Prova Escrita ou da Prova Didática desrespeitar membros da coordenação do Certame, membros da Comissão Examinadora ou integrantes da equipe de fiscalização.

c) Proceder de forma a perturbar a ordem e a tranquilidade necessárias à realização das provas quer seja em sala de prova ou nas dependências do local de prova.

d) Obtiver na Prova Escrita ou na Prova Didática nota inferior a 6,0 (seis), atribuída por, pelo menos, um dos três examinadores.

e) Não utilizar o mínimo de 50 minutos na aula da Prova Didática, não sendo computado neste mínimo o tempo necessário para preparação dos equipamentos e outros materiais.

f) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

g) Descumprir qualquer das normas referentes às Provas.

h) Tendo sido submetido à Identificação Especial e Condicional, não regularizar sua situação dentro do prazo estabelecido.

i) Não atender às determinações do presente Edital, de seus Anexos e eventuais alterações.

8.13. As normas e disposições estabelecidas neste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhe disser respeito, circunstâncias que serão mencionadas em Editais ou Comunicados a serem publicados no Quadro de Avisos da CEV/UECE e também disponibilizados no endereço eletrônico (www.uece.br/ professorsubstituto/selecao13).

8.14. O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever ou não cumprir as regras estabelecidas neste Edital e na Resolução que disciplina a Seleção, ou as instruções baixadas pela CEV/UECE terá cancelada sua inscrição, sendo anulados todos os atos dela decorrentes, ainda que tenha sido aprovado e classificado na Seleção.

8.15. A aprovação na Seleção Pública não assegura ao candidato aprovado o direito de ser contratado pela FUNECE, mas, apenas, a expectativa do direito de ser contratado, seguindo rigorosamente a ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e à conveniência da Instituição.

8.16. Havendo candidato aprovado em Seleção Pública anterior para Professor Substituto para Setor de Estudos/Unidade de Ensino, no prazo de sua validade, este terá preferência na contratação em relação ao candidato aprovado para o mesmo Setor de Estudos/ Unidade de Ensino que conste na Seleção Pública regulamentada por este Edital.

8.17. O prazo de validade desta Seleção Pública será de um ano, contado a partir da data de circulação do Diário Oficial do Estado que publicar a Resolução que homologar o resultado da Seleção, prorrogável apenas uma vez, por igual período.

8.18. A publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará substitui declarações, certidões relativas à classificação, média ou notas obtidas pelo candidato na Seleção Pública regulamentada por este Edital.

8.19. O candidato aprovado nesta Seleção Pública e convocado para contratação será submetido ao regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e será contratado com 20 (vinte) ou 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, conforme consta do Anexo I deste Edital, e o seu salário será fixado, de acordo com sua carga horária e titulação comprovada no ato da contratação. Durante a vigência do contrato ou de sua prorrogação, não haverá alteração no seu salário, em virtude de mudança de titulação. Os vencimentos totais, no mês de março de 2010, estão indicados na tabela seguinte:

REGIME

GRADUADO

ESPECIALISTA

MESTRE

DOUTOR

40 HORAS

R$1.192,63

R$1.618,59

R$2.555,65

R$3.407,52

20 HORAS

R$596,32

R$809,30

R$1.277,83

R$1.703,76

8.20. A lotação dos candidatos contratados será feita por Unidade de Ensino, de acordo com o Setor de Estudos de opção do candidato.

8.21. O candidato convocado para contratação que não aceitar, não comparecer ou tiver impedimento de ser admitido para o Setor de Estudos de sua opção será considerado desistente e, neste caso, será chamado o candidato imediatamente subsequente na lista de classificação do mesmo Setor de Estudos.

8.22. Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da FUNECE, ouvida a Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará, executora da Seleção Pública.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 26 de fevereiro de 2010.

Francisco de Assis Moura Araripe
PRESIDENTE

Renê Teixeira Barreira
SECRETÁRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR

ANEXO I

SETORES DE ESTUDOS E VAGAS PARA AS UNIDADES DA CAPITAL

UNIDADE

CÓD.

SETOR DE ESTUDOS

CURSO

VG.

REGIME

Centro de Ciências da Saúde - CCS

1

Botânica

Biologia

1

40

2

Educação Física/Handebol

Educação Física

1

40

3

Anestesiologia/Urgências Médicas

Medicina (A)

1

20

4

Biologia Celular e Molecular Humana e Genética Médica

Medicina (A)

1

40

5

Bioquímica

Medicina

1

20

6

Dermatologia

Medicina (A)

1

20

7

Hematologia

Medicina (A)

1

20

8

Histologia e Embriologia

Medicina

1

20

9

Infectologia

Medicina (A)

1

20

10

Neurologia

Medicina (A)

1

20

11

Pneumologia

Medicina (A)

1

20

12

Saúde Coletiva

Medicina

3

20

13

Nutrição Clínica

Nutrição (B)

2

40

14

Nutrição em Saúde Pública

Nutrição (B)

1

40

Centro de Humanidades - CH

15

Antropologia

Ciências Sociais

2

40

16

Ética e Filosofia Política

Filosofia

2

40

17

História da Filosofia Antiga

Filosofia

2

40

18

História da Filosofia Moderna

Filosofia

2

40

19

História e Ensino

História

1

40

20

História Geral

História

1

40

21

Música

Música

1

40

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

22

Sistema de Computadores

Ciências da Computação

2

40

23

Física

Física

2

40

24

Prática de Ensino em Física

Física

3

40

25

Geografia Física

Geografia

1

40

26

Geografia Humana

Geografia

1

40

27

Geografia Instrumental

Geografia

1

40

28

Prática de Ensino em Geografia

Geografia

1

40

29

Álgebra e Geometria

Matemática

4

40

30

Análise

Matemática

3

40

31

Química Analítica

Química

1

40

32

Química Geral e Ensino de Química

Química

1

40

Centro de Estudos Sociais Aplicados CESA

33

Economia

Administração de Empresas

1

40

34

Estudos Organizacionais e Gestão de Processos

Administração de Empresas (C)

2

40

35

Administração Financeira

Administração de Empresas (C)

1

40

36

Marketing

Administração de Empresas (C)

1

40

37

Produção Logística

Administração de Empresas (C)

1

40

38

Contabilidade Geral

Ciências Contábeis (D)

1

40

39

Contabilidade Pública

Ciências Contábeis (D)

2

40

40

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social

Serviço Social

4

40

Centro de Educação CED

41

Didática e Prática de Ensino

Pedagogia

2

40

42

Educação Especial

Pedagogia

1

40

43

Educação Infantil

Pedagogia

1

40

44

Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais

Pedagogia

1

40

45

Política e Planejamento

Pedagogia

1

40

Faculdade de Veterinária FAVET

46

Patologia Veterinária

Medicina Veterinária (E)

1

40

(A) Para esses Setores de Estudos é exigida Graduação em Medicina.

(B) Para esses Setores de Estudos é exigida Graduação em Nutrição.

(C) Para esses Setores de Estudos é exigida Graduação em Administração.

(D) Para esses Setores de Estudos é exigida Graduação em Ciências Contábeis.

(E) Para esse Setor de Estudos é exigida Graduação em Medicina Veterinária.

ANEXO II

SETORES DE ESTUDOS E VAGAS PARA AS UNIDADES DO INTERIOR DO ESTADO

UNIDADE

CÓD.

SETOR DE ESTUDOS

CURSO

VG.

REGIME

Centro de Educação, Ciência e Tecnologia de - CECITEC/Tauá

47

Biologia

Ciências Biológicas

2

40

48

Leitura e Produção Textual

Pedagogia

1

40

49

Pedagogia

Pedagogia

1

40

50

Psicologia

Pedagogia

1

40

51

Química

Química

1

40

Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC/Quixadá

52

Língua Inglesa

Letras

2

40

53

Literatura da Língua Inglesa

Letras

2

40

54

Matemática

Matemática

1

40

55

Didática, Metodologias e Práticas do Ensino

Pedagogia

1

40

56

Estrutura do Ensino, História da Educação, Planejamento e Gestão da Educação

Pedagogia

1

40

57

Química

Química

2

40

Faculdade de Educação de Crateús - FAEC

58

Biologia

Ciências Biológicas

3

40

59

Metodologia da Pesquisa Educacional

Pedagogia

1

40

60

Pedagogia

Pedagogia

1

40

61

Psicologia

Pedagogia

1

40

62

Física

Química

1

40

63

Química

Química

2

40

Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI

64

Prática de Ensino em Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

1

40

65

Zoologia/Parasitologia

Ciências Biológicas

1

40

66

Física

Física

1

40

67

Língua e Literatura Inglesa

Letras

3

40

68

Matemática

Matemática

2

40

69

Prática de Ensino em Matemática

Matemática

1

40

70

Estatística e Economia Aplicada à Educação

Pedagogia

1

40

71

Pedagogia

Pedagogia

2

40

72

Psicologia

Pedagogia

1

40

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/ Limoeiro do Norte

73

Biologia

Ciências Biológicas

1

40

74

Física

Física

1

40

75

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Letras

1

40

76

Linguística da Língua Inglesa

Letras

2

40

77

Linguística em Língua Portuguesa

Letras

2

40

78

Literatura da Língua Inglesa

Letras

2

40

79

Matemática

Matemática

1

40

80

Prática de Ensino em Matemática

Matemática

1

40

81

Política Educacional

Pedagogia

1

40

82

Psicologia

Pedagogia

1

40

83

Sociologia

Pedagogia

1

40

84

Química

Química

2

40

Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI

85

Biologia Celular e Botânica

Ciências Biológicas

1

40

86

Biologia

Ciências Biológicas

1

40

87

Química

Química

2

40

88

Física

Química

1

40

ANEXO III

CONTEÚDO DOS PONTOS REFERENTES AOS SETORES DE ESTUDOS DAS UNIDADES DE ENSINO DE FORTALEZA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS SETOR 01 - Botânica

1. Algas.

2. Fungos.

3. Briófitas e pteridófitas.

4. Caracterização geral das fanerógamas.

5. Morfologia das fanerógamas.

6. Reprodução e ciclo de vida das fanerógamas.

7. Anatomia das fanerógamas.

8. Relações hídricas.

9. Nutrição mineral.

10. Fotossíntese.

SETOR 02 - Educação Física/Handebol

1. História da Educação Física no Brasil e no mundo.

2. Handebol: aspectos históricos e conceituais.

3. Teorias e abordagens da Educação Física Escolar.

4. O Handebol como conteúdo da Educação Física Escolar.

5. Os PCNs e a Educação Física.

6. Handebol: Técnicas e Táticas.

7. Formação Profissional em Educação Física para atuação na área da Saúde.

8. Os fundamentos do Handebol.

9. Perspectivas atuais do profissional de Educação Física e da sua inserção na área da Saúde.

10. Handebol como prática inclusiva.

SETOR 03 - Anestesiologia/Urgências Médicas

1. Reanimação cardiorrespiratória

2. Anestesia locoregional.

3. Analgésicos e anti-inflamatórios

4. Técnicas de anestesia geral e sedação.

5. Sedativos e hipnóticos.

6. DOR.

7. Anestesia em Pediatria.

8. Visão geral do ACLS.

9. Visão geral do ATLS. Hemorragias Digestivas.

SETOR 04 - Biologia Celular e Molecular Humana e Genética Médica

1. Células-tronco humanas adultas e embrionárias: definição,biologia, origem, classificação.

2. Diagnóstico Pré-natal de Doenças Genéticas Humanas.

3. Distrofias musculares humanas: definição, genética, classificação e perspectivas de tratamento.

4. Modelos animais de doenças distróficas humanas: biologia, genética e aplicações em pesquisa e terapêutica humana.

5. Terapia gênica humana: recombinação homóloga, bem como reprogramação celular somática utilizando vetores virais (retrovírus e adenovírus) e não virais.

6. Perspectivas da terapia de doenças utilizando células tronco humanas adultas e embrionárias.

7. Protocolos clínicos de doenças genéticas humanas: pré-requisitos e bioética.

8. Farmacogenética e farmacogenômica: perspectivas para o tratamento de doenças humanas.

9. Padrões de herança de doenças genéticas humanas: autossômicas dominantes, recessivas, mitocondriais e multifatoriais.

10. Aconselhamento genético e bioética na medicina atual.

SETOR 05 - Bioquímica

1. Carboidratos.

2. Proteínas.

3. Lipídios.

4. Via Glicolítica.

5. Ciclo do ácido cítrico.

6. Beta-oxidação dos ácidos graxos.

7. Ciclo da Ureia

8. Regulação de metabolismo dos carboidratos.

9. Fosforilação oxidativa.

10. Integração do metabolismo no jejum e no estado alimentado.

SETOR 06 - Dermatologia

1. Anatomohistofisiologia e Semiologia Dermatológica.

2. Dermatozoonoses; Leishmaniose tegumentar.

3. DST - Doenças sexualmente transmissíveis.

4. Micoses superficiais e profundas.

5. Piodermites.

6. Dermatoviroses.

7. Hanseníase.

8. Eczemas e Psoríase.

9. Tumores cutâneos

10. Introdução à histopatologia e sua correlação com a clínica dermatológica.

SETOR 07 - Hematologia

1. Hematopoese: Origem, Componentes e Funções do Sangue.

2. Anemias.

3. Anatomia e Fisiologia dos Leucócitos de Origem Medular, Linfoide e Sistema Mononuclear Fagocitário.

4. Leucemia Linfocítica Crônica/Leucemia Mieloide Crônica.

5. Transfusões.

6. Leucemia Linfocítica Aguda/Leucemia Mieloide Aguda.

7. LINFOMAS.

8. Hemostasia.

9. Fisiologia das Plaquetas e Hemostasia Primária.

10. Anticoagulantes: indicações, contraindicações e interação medicamentosa.

SETOR 08 - Histologia e Embriologia

1. Fecundação e formação das Camadas Germinativas Primitivas.

2. Organogênese e Período Fetal.

3. Tecido Epitelial: embriogênese e histofisiologia.

4. Tecidos Conjuntivos: embriogênese e histofisiologia.

5. Tecido Muscular: embriogênese e histofisiologia.

6. Tecido Nervoso: embriogênese e histofisiologia.

7. Sangue e Medula Óssea: embriogênese e histofisiologia.

8. Sistema Linfoide: embriogênese e histofisiologia.

9. Sistema Digestório: embriogênese e histofisiologia.

10. Sistemas Reprodutores: embriogênese e histofisiologia.

SETOR 09 - Infectologia

1. Diagnóstico Laboratorial das Doenças Infecciosas.

2. Terapia Antimicrobiana.

3. Bacteremia e Septicemia.

4. Infecções do Sistema Nervoso Central.

5. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e outros Distúrbios.

6. Infecções do Coração e Vasos Sanguíneos.

7. Abscesso Hepático.

8. Diarreia Infecciosa Aguda.

9. Infecções das Vias Urinárias.

10. Infecções Hospitalares.

SETOR 10 - Neurologia

1. Cefaleias

2. Doenças cérebro-vasculares.

3. Imagem em neurologia.

4. Tumores cerebrais.

5. Distúrbios tóxico-metabólicos.

6. Paralisias cerebrais.

7. Meningites.

8. Distúrbios neuromusculares.

9. Convulsões.

10. Distúrbios do movimento.

SETOR 11 - Pneumologia

1. Radiografia e tomografia computadorizada do tórax.

2. Doença pulmonarobstrutiva crônica (DPOC) e asma.

3. Carcinoma broncogênico.

4. Tuberculose pulmonar.

5. Micoses pulmonares.

6. Pneumonias.

7. Bronquiectasias.

8. Doenças pulmonares ocupacionais.

9. Tromboembolismo pulmonar.

10. Sara.

SETOR 12 - Saúde Coletiva

1. História das Políticas de Saúde no Brasil.

2. O Sistema Único de Saúde: princípios, diretrizes, avanços e consolidação.

3. Organização do Sistema de Saúde no Brasil.

4. Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças.

5. Atenção primária e a estratégia da saúde da família.

6. Avaliação em saúde.

7. Controle social em saúde.

8. Planejamento em Saúde.

9. Sistemas Comparados de Saúde.

10. Pacto pela saúde.

SETOR 13 - Nutrição Clínica

1. Fisiopatologia e abordagem nutricional na DPOC.

2. Fisiopatologia e abordagem nutricional no diabetes mellitus.

3. Fisiopatologia e abordagem nutricional nas dislipidemias.

4. Fisiopatologia e abordagem nutricional na insuficiência renal crônica.

5. Fisiopatologia e abordagem nutricional nas hepatopatias.

6. Terapia Nutricional Enteral.

7. Fisiopatologia e abordagem nutricional no trauma.

8. Fisiopatologia e abordagem nutricional nas doenças inflamatórias intestinais.

9. Fisiopatologia e abordagem nutricional no câncer.

10. Alimentos funcionais.

SETOR 14 - Nutrição em Saúde Pública

1. Transmissão Epidemiológica e Nutricional no Brasil.

2. Transmissão Epidemiológica e Nutricional no Estado do Ceará.

3. Doenças carenciais de importância para a saúde pública.

4. Doenças crônicas não transmissíveis em Nutrição e saúde pública.

5. Políticas e Programas de alimentação e nutrição no Brasil.

6. Guias alimentares para a população Brasileira.

7. Segurança alimentar e nutricional.

8. Avaliação nutricional.

9. Inquéritos alimentares.

10. Estudos nacionais do estado nutricional da população brasileira.

CENTRO DE HUMANIDADES - CH

SETOR 15 - Antropologia

1. Antropologia e história.

2. Experiência etnográfica.

3. Laudos antropológicos e identidade étnica.

4. Etnologia indígena.

5. Estruturalismo e a teoria antropológica

6. Teoria antropológica contemporânea.

7. Conceitos antropológicos de cultura.

8. Mitologia nas sociedades tradicionais.

9. Antropologia no Brasil.

10. Regiões afro-brasileiras e identidade cultural.

SETOR 16 - Ética e Filosofia Política

1. Platão: A República do Filósofo.

2. Aristóteles: A Ética.

3. Maquiavel: O Príncipe.

4. Hobbes: Soberania, uma necessidade política.

5. Rousseau: Vontade Geral, um Liberalismo Político.

6. Kant: Imperativo Categórico, a Paz Perpétua.

7. Hegel: Estado, Teoria de Sociabilidade.

8. Marx: Estado, um Fetichismo Liberal.

9. Habermas: Ética, um Consenso Político.

10. Marcuse: Unidimensionalidade do Capitalismo Avançado.

SETOR 17 - História da Filosofia Antiga

1. A polis, a política, a estrutura mental do homem grego e a origem da filosofia.

2. A busca do Uno nos milésios (A Escola de Mileto): Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

3. Unidade e multiplicidade em Heráclito: a unidade dos contrários.

4. Unidade e multiplicidade em Parmênides: o ser que é consigo.

5. Sócrates: a unidade entre saber e virtude.

6. Platão: ética e antologia na teoria das ideias.

7. Platão: dialética e conhecimento na teoria das ideias.

8. A "ciência primeira", ou: do "ente enquanto ente" em Aristóteles.

9. Virtudes morais e virtudes intelectuais em Aristóteles.

10. O princípio da não-contradição como princípio antológico e lógico.

SETOR 18 - História da Filosofia Moderna

1. Francis Bacon: O método.

2. Thomas Hobbes: O Leviatã.

3. Renê Descartes: O cogito.

4. Renê Descartes: Deus.

5. Benedictus de Spinoza: A substância.

6. John Locke: O conhecimento.

7. David Hume: Hábito e Justiça;

8. G. W. Leibniz: As mônadas.

9. Immanuel Kant: Teoria do Conhecimento.

10. Jeremy Bentham: O utilitarismo.

SETOR 19 - História e Ensino

1. História e Ensino de História.

2. Tendências historiográficas e Ensino de História; Relações entre saber histórico escolar e produção historiográfica.

3. História da Educação no Brasil: historiografia e tendências de pesquisa.

4. Perspectivas teórico-metodológicas das investigações sobre livros/ materiais didáticos de História.

5. Ensino de História, diversidade e alteridade; Lei 11.645/08 (que altera a Lei 10.639/03): perspectivas de investigação e suas implicações na prática docente.

6. Estudo/problematização de fontes e uso de diferentes linguagens no Ensino de História.

7. Ensino de História no Brasil: trajetória e suas relações com o contexto de transformações sociais, políticas e culturais contemporâneas.

8. Prática de Memória e aprendizagens históricas em diferentes ambientes educativos.

9. Ensino de História e as múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos e nas diversas modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, ensino regular noturno e ensino médio.

10. Ações educativas patrimoniais.

SETOR 20 - História Geral

1. As sociedades do Oriente Próximo.

2. As sociedades escravistas da Antiguidade Clássica.

3. O Mundo Medieval.

4. A Sociedade Feudal.

5. Renascimento e Humanismo.

6. As Revoluções Burguesas.

7. Revolução Industrial e Imperialismo.

8. Regimes Totalitários.

9. A América Latina contemporânea.

10. Cultura de massas e movimentos ecológicos.

SETOR 21 - Música

1. Acordes de 6ª aumentadas: função tonal, contextualização histórica e principais formas de uso e de encadeamento.

2. Enarmonia e modulações enarmônicas: particularidades da notação, efeitos expressivos e condução de voz.

3. Elementos avançados do vocabulário harmônico: dominantes com 6ª substituta; dominante com 5ª aumentada; acordes de 9ª, 11ª e 13ª, acorde nota comum diminuto com sétima.

4. Harmonia no Séc. XIX tardio: tratamento da harmonia de dominante e tonalidade expandida. Destacar obras e compositores.

5. Acordes de 7ª diatônicos: principais tipos, contextualização histórica e particularidades relativas ao encadeamento.

6. Acordes com função tonal secundária: cromáticos e acordes alterados, sequências e resoluções deceptivas de funções secundárias, particularidades da notação.

7. Técnicas de modulação: acordes diatônicos e secundários comuns, modulação monofônica, modulação por nota comum, modulação direta, etc.

8. Formas binárias e ternárias: terminologia formal, principais gêneros, articulações entre cadências e forma estrutural.

9. Mistura de modos: acordes e graus emprestados do modo menor; modulações envolvendo mistura de modos.

10. Notas melódicas: classificação e exemplo de uso; símbolo de baixo cifrado; embelezamento de texturas simples; problemas especiais na análise de notas estranhas à harmonia.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT

SETOR 22 - Sistema de Computadores

Nota: Para cada ponto sorteado, quer na prova escrita ou na prova didática o candidato deverá escolher um dos temas e dissertar ou preparar sua aula.

Tema 1

Tema 2

Tema 3

Tema 4

Estruturas sequenciais (listas, filas e pilhas).

Abstração de dados.

Arquiteturas de Banco de Dados.

Gerenciamento de redes.

Árvores.

Programação funcional.

Integridade e consistência de dados.

Segurança em redes.

Grafos.

Metodologias de análise de projetos de sistemas.

Projeto de Banco de Dados objeto-relacional.

Redes móveis e sem fio.

Hashing.

Programação lógica.

XML.

Arquitetura de redes de computadores.

Ordenação interna e externa.

Abstrações de controle.

Banco de Dados relacionais.

Qualidade de serviço em redes.

Técnicas de construção de algoritmos.

Paradigmas de programação.

Banco de dados orientados a objetos.

Redes de alta velocidade.

Técnicas de análise de algoritmos.

Padrões de projeto.

Banco de dados distribuídos.

Protocolo TCP.

Heaps.

Programação orientada a objetos.

Processamento de transações.

Avaliação de desempenho em redes.

Comportamento Assintótico.

Programação imperativa.

Modelagem de dados.

Serviços e aplicações em redes.

Classes de problemas.

UML.

Linguagem SQL.

Roteamento em redes.

SETOR 23 - Física

1. Radiação Térmica.

2. As equações de Lagrange.

3. A teoria de Schroedinger da Mecânica Quântica.

4. As Equações de Maxwell.

5. Relatividade Restrita.

6. Evolução das ideias da Física.

7. Força e Movimento.

8. Equilíbrio e elasticidade.

9. Dinâmica do Corpo Rígido.

10. A distribuição de Maxwell-Boltzmann.

SETOR 24 - Prática de Ensino em Física

1. Força e Movimento.

2. Gravitação.

3. A teoria cinética dos gases.

4. O potencial elétrico.

5. Ondas Eletromagnéticas.

6. Relatividade.

7. As leis da Termodinâmica.

8. Concepções alternativas no ensino de Física.

9. A informática educativa como instrumento para o ensino de Física.

10. Evolução das ideias da Física.

SETOR 25 - Geografia Física

1. Teoria, conceitos e a questão epistemologia da Geografia Física.

2. Domínios morfoclimáticos e sistemas ambientais naturais no Brasil.

3. Tipologias climáticas e climas do Brasil.

4. Degradação ambiental e desertificação no Brasil.

5. Domínios fito-geográficos e conservação de solos.

6. Estudos geomorfológicos e questão ambiental.

7. Fundamentos, métodos e técnicas de pesquisa em Geografia Física.

8. Aquecimento global e conflitos territoriais e sustentabilidade.

9. Riscos ambientais e geomorfologia.

10. Geografia Física e Ensino.

SETOR 26 - Geografia Humana

1. Conceitos e temas em Geografia Humana.

2. Espaço Urbano e conflitos territoriais e problemas socioambientais.

3. Ordenamento Territorial Urbano-Regional: escalas e conceitos.

4. Questão Agrária: terra, água e território.

5. Geografia e epistemologia. Movimentos sociais no campo e na cidade.

6. Política pública e ordenamento territorial: o papel da Geografia.

7. A população e o desenvolvimento populacional.

8. Industrialização, Urbanização e a questão socioeconômica no Brasil.

9. Conflitos Territoriais e a questão ambiental.

SETOR 27 - Geografia Instrumental

1. Histórico e princípios conceituais da Cartografia Geográfica.

2. Evolução tecnológica da cartografia digital.

3. Sensoriamento Remoto e suas aplicações na Cartografia Geográfica.

4. Escala: sua relação na Geografia.

5. Sistemas de projeções e abordagens práticas na Geografia.

6. Sinais e símbolos e seus significados na Geografia.

7. Classificação, análise e representação dos recursos naturais na Geografia.

8. Métodos de elaboração e construção da informação e dos levantamentos e representação de dados.

9. Sistemas de Informações Geográficas - SIG e sua aplicação na Geografia.

10. Cartografia Geografia e a vivência prática no Ensino da Geografia.

SETOR 28 - Prática de Ensino em Geografia

1. As Categorias de Análise Geográficas no Ensino de Geografia.

2. O Ensino de Geografia e as Novas Tecnologias.

3. A Globalização e as Perspectivas para o Ensino em Geografia.

4. As Novas Linguagens para o Ensino de Geografia.

5. Fundamentos, Métodos e Técnicas para o Ensino de Geografia.

6. Meio Ambiente e o Ensino de Geografia.

7. Espaço e Cultura na Perspectiva do Ensino de Geografia.

8. As Questões Sociais Interpretadas na Ótica do Ensino de Geografia.

9. Teoria, Conceito e o Ensino de Geografia.

10. O Papel do Livro Didático para o Ensino de Geografia.

SETOR 29 - Álgebra e Geometria

1. Sistema de coordenadas no plano e no espaço.

2. Equações de curvas no plano: retas e cônicas.

3. Vetores no espaço: operações com vetores.

4. Equações de superfícies no espaço: plano e quádricas.

5. Simplificações da equação geral do segundo grau com duas variáveis.

6. Os Axiomas de Euclídes.

7. Relações de equivalências.

8. Grupos.

9. Os grupos cíclicos.

10. O Teorema Fundamental dos Homomorfismos.

SETOR 30 - Análise

1. Funções reais de variável real e seus gráficos. Funções Elementares.

2. Limites de funções e funções contínuas.

3. Derivadas de funções reais de variável real.

4. Aplicações da derivada.

5. Integral de funções reais de variável real.

6. O Teorema Fundamental do Cálculo.

7. A função exponencial e a função logarítmica

8. As funções trigonométricas inversas e suas derivadas.

9. Técnicas de integração.

10. Aplicações da Integral: áreas e volumes.

SETOR 31 - Química Analítica

1. Concentração de Substância em Solução.

2. Equilíbrio Ácido-Base.

3. Equilíbrio Iônico.

4. Métodos de Separação.

5. Erros e Tratamento Estatístico de Resultados.

6. Fundamentos de Análise Volumétrica.

7. Análise Gravimétrica.

8. Métodos Cromatográficos de Análise.

9. Métodos Eletroanalíticos.

10. Métodos Espectofotométricos.

SETOR 32 - Química Geral e Ensino de Química

1. Atomística.

2. Metodologia do Trabalho Científico.

3. Ligação Química.

4. História da Química.

5. Tabela Periódica.

6. Metodologia e Prática de Ensino em Química.

7. Teorias Ácido-Base.

8. Química do Cotidiano.

9. Materiais e Estratégias no Ensino de Química.

10. Cálculo Estequiométrico.

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA

SETOR 33 - Economia

1. A Teoria do Comportamento do Consumidor.

2. A Teoria do Comportamento do Mercado e sua Elasticidade.

3. A Teoria da Produção.

4. Teoria dos Custos.

5. Análise das Estruturas do Mercado.

6. Contabilidade Social.

7. Teoria da Determinação.

8. As Teorias do Comércio Internacional.

9. O Balanço de Pagamentos e Taxa de Câmbio.

10. Sistema Monetário e Financeiro Internacional.

SETOR 34 - Estudos Organizacionais e Gestão de Processos

1. A evolução da organização do processo do trabalho no sistema capitalista.

2. As funções do Administrador das Organizações.

3. A Perspectiva Moderna da Administração: a teoria sistêmica e a teoria contingencial.

4. A perspectiva Contemporânea da Administração e os Novos processos organizacionais.

5. Planejamento Estratégico nas Organizações.

6. Administração Participativa nas Organizações.

7. Gestão do Conhecimento.

8. Ferramentas de Análise dos Processos de Trabalho.

9. Ética e Responsabilidade Empresarial.

10. Administração da Tecnologia da Informação.

SETOR 35 - Administração Financeira

1. Análise dos Relatórios Contábeis e Indicadores Financeiros.

2. Análise de Investimentos.

3. Estrutura de Capital.

4. Análise de Balanço.

5. Teoria do Portfólio.

6. Precificação de Ativos.

7. Orçamento Empresarial.

8. Gestão de Caixa.

9. Gestão de Capital de Giro.

10. Finanças Comportamentais.

SETOR 36 - Marketing

1. Marketing: origem; definições; importância para as organizações.

2. Mercado: definições; segmentação, potencial e posicionamento.

3. Análise do Comportamento do Consumidor.

4. Políticas e Estratégias de Produto.

5. Políticas e Estratégias de Preço. Políticas e Estratégias de Distribuição.

6. Políticas e Estratégias de Promoção.

7. Análise dos Instrumentos de Controle das Ações de Marketing.

8. Marketing de Relacionamento.

9. Responsabilidade Social e Ética no Marketing.

SETOR 37 - Produção Logística

1. Estudos de Tempos e Movimentos nas Organizações.

2. Localização Industrial e Arranjo Físico.

3. Planejamento e Controle de Produção.

4. Planejamento e Controle da Qualidade.

5. Planejamento de Projetos com PERT-CPM.

6. Evolução do Pensamento Logístico.

7. A Administração de Materiais.

8. O Sistema de Transporte.

9. Controle de Estoques.

10. Operação de Sistema Logístico.

SETOR 38 - Contabilidade Geral

1. O Patrimônio.

2. Atos e fatos contábeis.

3. Métodos de Escrituração.

4. Balanço patrimonial.

5. Operações com Mercadorias.

6. Inventários.

7. Princípios Fundamentais da Contabilidade.

8. Demonstração de Resultado.

9. DOAR.

10. DMPL e DLPA.

SETOR 39 - Contabilidade Pública

1. Administração Pública.

2. Balanços e Demonstrações das Variações.

3. Créditos Adicionais.

4. Despesa Pública.

5. Sistemas de Escrituração.

6. Dívida Pública.

7. Receita Pública

8. Orçamento Público.

9. Patrimônio Público.

10. Plano de Contas.

SETOR 40 - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social

1. Institucionalização do Serviço Social no Brasil.

2. Matrizes teóricas-metodológicas do Serviço Social.

3. Relação Estado e Sociedade Civil e os fundamentos da Política Social.

4. Instrumental teórico-metodológico e técnico-operativo do Serviço Social.

5. Questão Social, Direitos Sociais e seguridade Social.

6. Ética, Ética Profissional e Direitos Humanos.

7. Formação Profissional e Projeto Ético Político.

8. Relação Capital-trabalho, Movimentos Sociais e Política Social.

9. O Projeto ético-político e seus desafios contemporâneos.

10. Cidadania, Direitos Sociais e Política Social.

CENTRO DE EDUCAÇÃO - CED

SETOR 41 - Didática e Prática de Ensino

1. Prática de Ensino: concepções, objetivos e modalidades (minicursos, pesquisas, projetos, outros).

2. A Prática de Ensino e a reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de inserção na realidade escolar.

3. Formação do Professor como profissional reflexivo.

4. Profissão Professor: os saberes da docência e a identidade do professor.

5. Função social da escola.

6. A Didática como espaço e área do conhecimento: fundamentação teórica e pesquisa didática.

7. O papel da Didática no processo de formação do educador: tendências pedagógicas.

8. Os fundamentos da ação docente nas diferentes tendências pedagógicas.

9. O planejamento escolar: limites da prática tradicional e possibilidade de uma ação crítica e coletiva.

10. Do projeto pedagógico à sala-de-aula: a postura crítica do professor diante dos objetivos, conteúdos, atividades, recursos didáticos e a avaliação da aprendizagem.

SETOR 42 - Educação Especial

1. Análise conceitual e história da educação especial: da institucionalização à educação inclusiva.

2. História e políticas da educação especial no Brasil.

3. Formação docente e práticas de educação inclusiva na escola básica.

4. A relação escola e família na educação da pessoa com deficiência.

5. O Atendimento Educacional Especializado (AEE): possibilidades e limites.

6. Desenvolvimento e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.

7. Escolarização de crianças com deficiência visual.

8. Surdez, cultura e escola.

9. Altas habilidades/superdotação: conceitos, características e perspectivas educacionais.

10. Transtornos globais do desenvolvimento: análise conceitual e alternativas de atendimento educacional.

SETOR 43 - Educação Infantil

1. O conceito de infância e a história da Educação Infantil.

2. Educação Infantil no Brasil: história e legislação.

3. Desenvolvimento infantil: aspectos físicos, cognitivos e afetivos.

4. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Educação Infantil.

5. O cuidar e o educar: discussões sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

6. A importância da psicomotricidade para a Educação Infantil.

7. A ludicidade na Educação Infantil

8. A presença da arte na Educação Infantil.

9. Oralidade, literatura e escrita na Educação Infantil: alternativas teóricas e práticas.

10. Implicações da teoria piagetiana na educação matemática de crianças.

SETOR 44 - Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais

1. Objetivos e conteúdos de matemática na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental: diretrizes oficiais para o ensino de Matemática.

2. Piaget e Vygotsky e suas contribuições para o ensino e a aprendizagem da Matemática.

3. Numeralização, contagem e sistema de numeração.

4. A teoria dos Campos Conceituais, as operações aditivas e operações multiplicativas.

5. A teoria dos Registros de Representação Semiótica e a elaboração de conceitos matemáticos.

6. A importância da Geometria na constituição do espaço e no intercâmbio com os demais temas de matemática nos anos iniciais da escolarização.

7. A teoria Van Hiele e os Níveis de aprendizagem da Geometria.

8. O uso da história da matemática no ensino e na aprendizagem da disciplina, nos anos iniciais de escolarização.

9. Tratamento das informações: importância social e possibilidades pedagógicas no trabalho com a matemática nos anos iniciais da escolarização.

10. A pesquisa como elemento fundante na formação do Professor de Matemática para séries iniciais.

SETOR 45 - Política e Planejamento Educacional

1. Estrutura e organização do Sistema de Ensino no Brasil: Evolução e Contemporaneidade.

2. Elementos conceituais do planejamento: implicações para a educação.

3. Processos de planejamento educacional: planejamento governamental. Planejamento escolar. Projeto pedagógico.

4. Política educacional: Elementos conceituais. Grandes temas - qualidade quantidade; centralização e descentralização; público e privado.

5. Política educacional contemporânea: da transição democrática à situação atual.

6. Agendas e organismos internacionais: implicações sobre a educação brasileira.

7. Legislação educacional brasileira: Leis Nº9394/96 e 9424/96. Plano Nacional de Educação.

8. Financiamento de educação: fontes. Responsabilidades das três esferas do Poder Público. O FUNDEF e o novo fundo: FUNDEB.

9. Novas perspectivas da Gestão Educacional: Gestão Democrática da Educação. Poder local e educação - desafios e tendências.

10. Ensino médio e educação profissional: mudanças sócio-laborativas, legislação e política educacional.

FACULDADE DE VETERINÁRIA - FAVET

SETOR 46 - Patologia Veterinária

1. Importância e objetivos da patologia: Resumo histórico; Relação com as outras disciplinas; Saúde, adaptação e doença.

2. Agentes etiológicos das doenças (etiologia geral): Extrínsecos (animados biológicos; inanimados: físicos e químicos); intrínsecos (genéticos; hereditários; outros).

3. Processos infiltrativos e degenerativos: Relacionados com acúmulo intracelular (degeneração hidrópica; degeneração gordurosa; degeneração hialina; degeneração glicogênica; degeneração mucoide); Relacionadas com alteração do interstício (amiloidose; colagenóses).

4. Pigmentações patológicas: Exógena (antracose; silicose; asbestose; siderose); Endógena (hemossiderose; icterícia; melanina; lipofuscina).

5. Morte celular: Apoptose; Necrose (necrose de coagulação; necrose caseoasa; necrose de liquefação; tipos especiais de necrose: necrose da gordura, gangrena seca, gangrena úmida).

6. Calcificações patológicas: Calcificação distrófica; Calcificação metastática.

7. Distúrbios circulatórios: hiperemia; congestão; hemorragia; edema; trombose; embolia; isquemia; infarto; choque.

8. Inflamação: Definição e características; Inflamação aguda; Inflamação crônica; Reparação/regeneração (cicatrização).

9. Distúrbios do crescimento: Agenesia; Aplasia; Atresia; Hipoplasia; Atrofia; Hipertrofia; Hiperplasia; Metaplasia; Displasia; Neoplasia.

10. Oncogênese: Classificação; Características; Etiologia; Principais neoplasias diagnosticadas nos animais domésticos.

ANEXO IV

CONTEÚDO DOS PONTOS REFERENTES AOS SETORES DE ESTUDOS DAS UNIDADES DE ENSINO DO INTERIOR DO ESTADO

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CECITEC/TAUÁ

SETOR 47 - Biologia

1. Ecologia.

2. Botânica.

3. Genética.

4. Anatomia Animal.

5. Bioquímica.

6. Parasitologia.

7. Filogenia.

8. Teoria da Evolução.

9. Anatomia e Fisiologia Humana.

10. Imunologia.

SETOR 48 - Leitura e Produção Textual

1. Leitura e Produção de textos acadêmicos.

2. Gêneros Textuais.

3. Técnicas de Produção Acadêmica.

4. Linguagem: concepção, usos e funções.

5. A psicogênese da Língua Escrita.

6. Leitura: conceitos, estratégias e níveis de compreensão de leitura.

7. Alfabetização de crianças: o processo de construção da leitura e da escrita na perspectiva psicogenética.

8. Alfabetização e letramento: conceitos, modelos e prática.

9. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da língua portuguesa.

10. Planejamento e avaliação do ensino da linguagem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

SETOR 49 - Pedagogia

1. A educação nas comunidades primitivas.

2. A relação entre Estado, religiosidade, classes sociais e educação na Antiguidade.

3. Os teóricos educacionais da Grécia Antiga.

4. As instituições educacionais da Idade Média no contexto de hegemonia da Igreja Católica.

5. A Educação Brasileira sob o signo do colonialismo português e da Companhia de Jesus.

6. O Renascimento e a educação humanista sob a égide do principio da modernização.

7. As reformas educacionais brasileiras na Primeira República e na "Era Vargas".

8. O ensino superior no Brasil.

9. As ideias pedagógicas brasileiras.

10. A gestão educacional brasileira (tendências, conceitos e práticas).

SETOR 50 - Psicologia

1. Fundamentos epistemológicos da Psicologia.

2. Teorias e sistemas na Psicologia: behaviorismo, psicanálise, humanismo, gestalt, construtivismo, sociointeracionismo.

3. Comportamento Humano: bases biopsicossociais.

4. Distúrbios de aprendizagem.

5. Motivação humana.

6. Inteligências múltiplas.

7. Inteligência e criatividade.

8. Inteligência emocional.

9. Teoria da personalidade

10. Pessoas com necessidades educacionais especiais.

SETOR 51 - Química

1. Estrutura atômica e tabela periódica: modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr); distribuição eletrônica; organização da tabela periódica; localização do elemento na tabela periódica; classificação dos elementos; propriedades periódicas.

2. Ligações químicas: hibridização de orbitais; geometria molecular; interações intermoleculares.

3. Gases: conceitos fundamentais; leis empíricas dos gases; teoria cinética dos gases; gases reais.

4. Líquidos e sólidos.

5. Termoquímica: calor e temperatura; entalpia; entalpia das reações químicas; energia de ligação; lei de Hess.

6. Cinética química: velocidade de reação; teoria da colisão; fatores que influenciam a velocidade da reação; leis de velocidade.

7. Equilíbrio químico: natureza; constante de equilíbrio; efeitos externos sobre o equilíbrio; equilíbrios iônicos em soluções aquosas; cálculos com a constante de equilíbrio.

8. Eletroquímica: processos de oxi-redução; balanceamento de equações; pilhas; equação de Ernst; eletrólise.

9. Compostos orgânicos: estrutura, nomenclatura, reações, mecanismos básicos e propriedades; isomeria plana e espacial.

10. Química de coordenação: fundamentos de química de coordenação; teorias de ligação aplicadas a compostos de coordenação; teoria de ligação de valência, teoria do orbital molecular e teoria do campo cristalino.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL - FECLESC

SETOR 52 - Língua Inglesa

Nota: Na dissertação da prova escrita e na aula da prova didática o candidato deverá obrigatoriamente se expressar, nas duas provas, em Inglês.

1. Estudo de aspectos morfossintáticos de Língua Inglesa. Enfoque na perspectiva gramatical.

2. Estudo de aspectos semânticos e pragmáticos de Língua Inglesa. Enfoque na perspectiva discursiva.

3. Fonética e Fonologia segmental da Língua Inglesa. Descrição das vogais e consoantes. Comparação dos sons da Língua Inglesa com os sons do português brasileiro. Regras fonológicas. Transcrição fonética.

4. Fonética e Fonologia supra-segmental da Língua Inglesa. Acentuação, entoação e ritmo. Comparação da acentuação, da entoação e do ritmo da Língua Inglesa com a acentuação, a entoação e o ritmo do português do Brasil.

5. Produção de diferentes gêneros textuais em Língua Inglesa.

6. Curso de natureza teórica e prática, aplicado ao ensino de leitura nos ensinos fundamental e médio.

7. Curso de caráter teórico-prático relacionado ao ensino de produção de texto nos ensinos fundamental e médio.

8. Curso de natureza teórica e prática, aplicado ao ensino de gramática nos ensinos fundamental e médio.

9. Atividades teóricas e práticas instrumentalizadoras da práxis educativa, realizadas em situações reais de vida e de trabalho, próprias do campo profissional. Ações relativas a planejamento, análise e avaliação do processo ensino-aprendizagem da língua inglesa.

10. Curso de cunho teórico-aplicado vinculado à temática da produção e análise de material didático em língua inglesa.

SETOR 53 - Literatura da Língua Inglesa

Nota: Na dissertação da prova escrita e na aula da prova didática o candidato deverá obrigatoriamente se expressar, nas duas provas, em Inglês.

1. Análise de autores representantes da literatura inglesa em textos traduzidos para a língua portuguesa.

2. Investigação literária de obras relevantes para formação do cânone ocidental.

3. Introdução ao estudo do drama mediante visão panorâmica de sua história e desenvolvimento. Destaque para nomes de relevo do teatro de língua inglesa e suas contribuições para a arte dramática.

4. Análise e avaliação de critérios para a sistematização das numerosas formas dramáticas (estrutura, desfecho, modalidade, princípios representados, causas do conflito enredo, caracterização das personagens, número de atos, etc.) sem deixar de considerar as condições sócio-históricas de produção e recepção da linguagem dramática.

5. Análise dos elementos constitutivos da linguagem poética através da obra de autores representativos.

6. Investigação literária de textos representativos dos estilos de época, do Renascimento ao Modernismo e à Contemporaneidade. Visão panorâmica das múltiplas possibilidades da linguagem poética e das diferentes maneiras de interpretar suas manifestações.

7. Análise dos elementos constitutivos da prosa literária de autores relevantes da literatura em língua inglesa.

8. Investigação literária de textos representativos dos estilos de época, do Renascimento ao Modernismo e à Contemporaneidade. Visão panorâmica das múltiplas possibilidades da linguagem narrativa e das diferentes maneiras de interpretar suas manifestações.

9. Análise genealógica do discurso da narrativa e das condições sócio-históricas de produção e recepção dos textos em prosa sem deixar de destacar a prática linguística de objetivos específicos.

10. Curso de caráter teórico e prático sobre as questões do ensino de literatura em língua inglesa aplicado ao ensino fundamental e médio.

SETOR 54 - Matemática

1. Limites de funções reais de uma variável real.

2. Continuidade de funções reais de uma variável real.

3. Derivadas de funções reais de uma variável real e suas aplicações.

4. Integração: conceito, aplicações e técnicas.

5. Integrais múltiplas.

6. Espaços vetoriais.

7. Transformações lineares

8. Geometria analítica plana: retas e circunferências.

9. Cônicas: parábolas, elipses e hipérboles.

10. Geometria analítica no espaço: retas e planos.

SETOR 55 - Didática, Metodologias e Práticas do Ensino

1. Formação humana e novas tecnologias: a didática em questionamento.

2. Histórico e contexto das práticas pedagógicas brasileiras.

3. Pedagogia histórico-crítico: possibilidades e limites.

4. Planejamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem: elementos conceituais e perspectivas para a ação docente.

5. Os novos paradigmas educativos: aprender a aprender, professor reflexivo, pedagogia de projetos e currículo por competência.

6. Paulo Freire: da pedagogia do oprimido à pedagogia da autonomia.

7. Desafios e perspectivas da educação para o Século XXI.

8. Estágio Curricular Supervisionado: compondo a práxis educativa.

9. Os elementos do processo educativo: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Como se relacionam?

10. Trabalho e educação: a essência da educação e a função social da escola.

SETOR 56 - Estrutura do Ensino, História da Educação, Planejamento e Gestão da Educação

1. As Leis Federais Nº4.024/61 e 5.692/71: história e contexto.

2. A Lei Federal Nº9.394/96: história e contexto.

3. PNE x PDE: avanços e retrocessos.

4. Profissionalização da docência: para onde aponta a formação de professores.

5. Política e planejamento da educação e novos paradigmas educacionais.

6. Gestão democrática da educação: perspectivas e limites.

7. Evolução da educação no Brasil: da Colônia ao Império.

8. Evolução da educação no Brasil: da República aos tempos atuais.

9. Avaliação institucional: necessidades do mercado ou aprimoramento da gestão?

10. Ensino técnico profissionalizante: evolução, história e contexto.

SETOR 57 - Química

1. Estrutura atômica e tabela periódica: modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr); distribuição eletrônica; organização da tabela periódica; localização do elemento na tabela periódica; classificação dos elementos; propriedades periódicas.

2. Ligações químicas: hibridização de orbitais; geometria molecular; interações intermoleculares.

3. Gases: conceitos fundamentais; leis empíricas dos gases; teoria cinética dos gases; gases reais.

4. Líquidos e sólidos.

5. Termoquímica: calor e temperatura; entalpia; entalpia das reações químicas; energia de ligação; lei de Hess.

6. Cinética química: velocidade de reação; teoria da colisão; fatores que influenciam a velocidade da reação; leis de velocidade.

7. Equilíbrio químico: natureza; constante de equilíbrio; efeitos externos sobre o equilíbrio; equilíbrios iônicos em soluções aquosas; cálculos com a constante de equilíbrio.

8. Eletroquímica: processos de oxi-redução; balanceamento de equações; pilhas; equação de Ernst; eletrólise.

9. Compostos orgânicos: estrutura, nomenclatura, reações, mecanismos básicos e propriedades; isomeria plana e espacial.

10. Química de coordenação: fundamentos de química de coordenação; teorias de ligação aplicadas a compostos de coordenação; teoria de ligação de valência, teoria do orbital molecular e teoria do campo cristalino.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC

SETOR 58 - Biologia

1. A Química da Vida: moléculas e(ou) macromoléculas ricas em energia, informacionais, estruturais e reguladoras do metabolismo.

2. A Célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos.

3. Bio-Energética: Fotossíntese, Quimiossíntese, Fermentação e Respiração.

4. Diversidade dos Seres Vivos: Classificação Moderna e Taxonomia.

5. Aspectos Relevantes de Microbiologia: Vírus, Procariontes e Protistas.

6. Biologia das Plantas: Abordagem Evolutiva dos Ciclos de Vida e Reprodução nos Principais Grupos - Briófitas, Plantas Vasculares sem Sementes, Gimnospermas e Angiospermas.

7. Animais: Organização do Corpo e Regulação dos Processos Fisiológicos nos Vertebrados.

8. A Reprodução nos Seres Vivos e os Mecanismos de Transmissão da Informação Hereditária.

9. Teorias Evolucionistas e a História Evolutiva da Diversidade Biológica.

10. A Dinâmica das Comunidades e Ecossistemas. Desequilíbrios Ambientais.

SETOR 59 - Metodologia da Pesquisa Educacional

1. A ciência como um conhecimento teórico-prático.

2. A leitura e a produção do conhecimento na Universidade.

3. O papel da pesquisa no contexto da formação de professores.

4. Ciência, pesquisa e Produção do Conhecimento em educação.

5. O professor e a pesquisa: desafios à formação e à prática.

6. A Pesquisa em Educação: histórico, características e perspectivas.

7. Pesquisa Quantitativa em educação: pressupostos e métodos.

8. A monografia em educação: definição, planejamento e execução.

9. O projeto de pesquisa em educação: finalidades, etapas e procedimentos.

10. A orientação à monografia: objetos e desafios para aprendizagem e à produção do conhecimento.

SETOR 60 - Pedagogia

1. Profissão professor: os saberes da docência.

2. Função social da escola: questões sócio-político-ideológicas e inclusão social.

3. O papel da didática no processo de formação do educador: críticas e perspectivas.

4. Os fundamentos da ação docente nas diferentes tendências pedagógicas.

5. Processos de aprendizagem, processos de ensino: as alternativas tecnológicas.

6. O estágio curricular na formação de professores numa visão integrativa.

7. Bases para a dinâmica didático-pedagógica do Estágio.

8. Pesquisa social como processo educativo.

9. O sistema educacional brasileiro: estrutura administrativa e estrutura didática da educação básica.

10. A legislação educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Nº9394/96, Plano Nacional de Educação.

SETOR 61 - Psicologia

1. Fundamentos epistemológicos da Psicologia.

2. Teorias e sistemas na Psicologia: behaviorismo, psicanálise, humanismo, gestalt, construtivismo, sociointeracionismo.

3. Comportamento Humano: bases biopsicossociais.

4. Distúrbios de aprendizagem.

5. Motivação humana.

6. Inteligência e criatividade.

7. Inteligências múltiplas.

8. Inteligência emocional.

9. Teorias da personalidade.

10. Pessoas com Necessidade Educacionais Especiais.

SETOR 62 - Física

1. Leis de Newton e Aplicações.

2. Leis de Conservação.

3. Oscilação.

4. Ondas.

5. Fluidos.

6. Leis da Termodinâmica.

7. Equação de Maxwell. Teoria da Relatividade Restrita.

8. Ótica Física.

9. Estrutura da Matéria: fótons, elétrons, átomos, moléculas e sólidos.

SETOR 63 - Química

1. Estrutura atômica e tabela periódica: modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr); distribuição eletrônica; organização da tabela periódica; localização do elemento na tabela periódica; classificação dos elementos; propriedades periódicas.

2. Ligações químicas: hibridização de orbitais; geometria molecular; interações intermoleculares.

3. Gases: conceitos fundamentais; leis empíricas dos gases; teoria cinética dos gases; gases reais.

4. Líquidos e sólidos.

5. Termoquímica: calor e temperatura; entalpia; entalpia das reações químicas; energia de ligação; lei de Hess.

6. Cinética química: velocidade de reação; teoria da colisão; fatores que influenciam a velocidade da reação; leis de velocidade.

7. Equilíbrio químico: natureza; constante de equilíbrio; efeitos externos sobre o equilíbrio; equilíbrios iônicos em soluções aquosas; cálculos com a constante de equilíbrio.

8. Eletroquímica: processos de oxi-redução; balanceamento de equações; pilhas; equação de Ernst; eletrólise.

9. Compostos orgânicos: estrutura, nomenclatura, reações, mecanismos básicos e propriedades; isomeria plana e espacial.

10. Química de coordenação: fundamentos de química de coordenação; teorias de ligação aplicadas a compostos de coordenação; teoria de ligação de valência, teoria do orbital molecular e teoria do campo cristalino.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUATU - FECLI

SETOR 64 - Prática de Ensino em Ciências Biológicas

1. História das disciplinas escolares: Ciências Naturais e Biologia.

2. Educação ambiental no ensino de Ciências Naturais e Biologia.

3. Instrumentação para o ensino de Ciências Naturais e Biologia.

4. Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais e Biologia.

5. Desenvolvimento Sustentável no Ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais e Biologia.

6. Ensino das Ciências Naturais e Biologia em aulas práticas de laboratório e de campo.

7. Novas tecnologias no ensino das Ciências Naturais e Biologia.

8. O professor de Ciências Naturais e de Biologia e suas formações.

9. A água e os recursos renováveis no ensino de Ciências Naturais e Biologia.

10. Reflexão sobre o estágio supervisionado na Licenciatura em Biologia.

SETOR 65 - Zoologia/Parasitologia

1. Relações parasita/hospedeiro.

2. Protozoários parasitas humanos - principais grupos, ciclo biológico, patogenia, diagnóstico, aspectos clínicos e tratamento.

3. Helmintos parasitas humanos - principais grupos, ciclo biológico, patogenia, diagnóstico, aspectos clínicos e tratamento.

4. Artrópodes transmissores e causadores de doenças em humanos - principais grupos, morfologia, habitat, ciclo de vida, diagnóstico e tratamento das principais patologias.

5. Origem da biodiversidade animal e conceitos básicos de classificação zoológica.

6. Anatomia, Fisiologia Comparada e Filogenia dos principais grupos de invertebrados.

7. Caracteres gerais do Filo Chordata.

8. Estudo da biologia, ecologia, etologia e organização morfofisiológica da Classe Amphibia e Reptilia.

9. Estudo da biologia, ecologia, etologia e organização morfofisiológica das Aves.

10. Estudo da biologia, ecologia, etologia e organização morfofisiológica da Classe Mammalia.

SETOR 66 - Física

1. Leis de Newton e Aplicações.

2. Leis de Conservação.

3. Oscilação.

4. Ondas.

5. Fluidos.

6. Leis da Termodinâmica.

7. Equação de Maxwell.

8. Teoria da Relatividade Restrita.

9. Ótica Física.

10. Estrutura da Matéria: fótons, elétrons, átomos, moléculas e sólidos.

SETOR 67 - Língua e Literatura Inglesa

Nota: Na dissertação da prova escrita e na aula da prova didática o candidato deverá obrigatoriamente se expressar, nas duas provas, em Inglês.

1. O romantismo na Inglaterra.

2. A comédia de Oscar Wilde

Referência a: "An ideal husband"

"The Importance of being Earnest".

3. Yeats e o movimento irlandês.

4. Edgar Allan Poe, o macabro em:

"The Cask of Amontillado"

"The fall of the house of Usher"

"Ligeia"

"The oval portrait".

5. Ernest Hemingway, um estilo particular: Referência a: "Hills like white elephants" "Cat in the rain"

"A clean, well-lighted place"

"The Short Happy Life of Francis Macomber".

6. O ensino de leitura em Língua Estrangeira.

7. Estratégias de leitura em Língua Estrangeira.

8. Gêneros textuais e o ensino de Língua Estrangeira.

9. Métodos e Abordagens de ensino de Língua Estrangeira.

10. O Ensino de Gramática em Língua Estrangeira.

SETOR 68 - Matemática

1. Limites de funções reais de uma variável real.

2. Continuidade de funções reais de uma variável real.

3. Derivadas de funções reais de uma variável real e suas aplicações.

4. Integração: conceito, aplicações e técnicas.

5. Teorema do Núcleo e da Imagem.

6. Espaços Vetoriais e Transformações lineares.

7. Geometria analítica plana: retas e circunferências.

8. Cônicas: parábolas, elipses e hipérboles.

9. Geometria analítica no espaço: retas e planos.

10. Análise Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem, Combinações simples e Permutação.

SETOR 69 - Prática de Ensino em Matemática

1. Derivadas de funções reais de uma variável real e suas aplicações.

2. Diferenciais: conceito e aplicações.

3. Integrais definidas: conceito e aplicações.

4. Integral indefinida: conceito e técnicas.

5. Planejamento de ensino: caracterização e elementos formais.

6. Propostas metodológicas para o ensino fundamental e médio.

7. O papel do lúdico no ensino de matemática.

8. Ensino de matemática e interdisciplinaridade.

9. O Material de Didático no Ensino de Matemática: conjuntos, relações e funções.

10. Evolução dos conceitos na história da matemática e sua relação com a Educação Matemática.

SETOR 70 - Estatística e Economia Aplicada à Educação

1. Estatística descritiva e estatística indutiva.

2. Fenômenos estatísticos e variáveis descontínuas e contínuas.

3. Teoria da amostragem, tipos de amostras e critérios de seleção.

4. Testes paramétricos e não paramétricos.

5. Teste Qui-quadrado, Teste F (Análise de Variância), Teste de Tukey, Teste de Duncan.

6. Medidas educacionais e elaboração de instrumento de avaliação.

7. Conceitos básicos das teorias econômicas.

8. Tipos de sistemas econômicos.

9. Sistema econômico e educação no Brasil.

10. Fontes de financiamento da educação no Brasil.

SETOR 71 - Pedagogia

1. Profissão professor: os saberes da docência.

2. Função social da escola: questões sócio-político-ideológicas e inclusão social.

3. Papel da didática no processo de formação do educador: críticas e perspectivas.

4. Os fundamentos da ação docente nas diferentes tendências pedagógicas.

5. Processo de aprendizagem, processos de ensino: as alternativas tecnológicas.

6. O estágio curricular na formação de professores numa visão integrativa.

7. Bases para a dinâmica didático-pedagógica do Estágio.

8. Pesquisa social como processo educativo.

9. O sistema Educacional Brasileiro: estrutura administrativa e estrutura didática da educação básica.

10. A legislação educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Nº9.394/96, Plano Nacional de Educação.

SETOR 72 - Psicologia

1. Fundamentos epistemológicos da Psicologia.

2. Comportamento Humano: bases biopsicossociais.

3. Teorias e sistemas na Psicologia: behaviorismo, psicanálise, humanismo, a gestalt, construtivismo, sociointeracionismo

4. Principais tendências em psicologia genética: princípios, conceitos e implicações das psicologias de Piaget, Vygotski e Wallon.

5. Distúrbios de aprendizagem.

6. Motivação humana.

7. Inteligências múltiplas.

8. Inteligência emocional.

9. Teorias da personalidade.

10. Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS - FAFIDAM

SETOR 73 - Biologia

1. A Química da Vida: moléculas e(ou) macromoléculas ricas em energia, informacionais, estruturais e reguladoras do metabolismo.

2. A Célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos.

3. Bio-Energética: Fotossíntese, Quimiossíntese, Fermentação e Respiração.

4. Diversidade dos Seres Vivos: Classificação Moderna e Taxonomia.

5. Aspectos Relevantes de Microbiologia: Vírus, Procariontes e Protistas.

6. Biologia das Plantas: Abordagem Evolutiva dos Ciclos de Vida e Reprodução nos Principais Grupos - Briófitas, Plantas Vasculares sem Sementes, Gimnospermas e Angiospermas.

7. Animais: Organização do Corpo e Regulação dos Processos Fisiológicos nos Vertebrados.

8. A Reprodução nos Seres Vivos e os Mecanismos de Transmissão da Informação Hereditária.

9. Teorias Evolucionistas e a História Evolutiva da Diversidade Biológica.

10. A Dinâmica das Comunidades e Ecossistema. Desequilíbrios Ambientais.

SETOR 74 - Física

1. Leis de Newton e Aplicações.

2. Leis de Conservação.

3. Oscilação.

4. Ondas.

5. Fluidos.

6. Leis da Termodinâmica.

7. Equação de Maxwell.

8. Teoria da Relatividade Restrita.

9. Ótica Física.

10. Estrutura da Matéria: fótons, elétrons, átomos, moléculas e sólidos.

SETOR 75- Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

NOTA IMPORTANTE: Na prova escrita, a dissertação será sobre um dos pontos sorteados que estão a seguir indicados. A prova didática será sobre um dos pontos deste Setor de Estudos, sorteado pelo candidato, que terá que fazer sua exposição na língua brasileira de sinais - LIBRAS, não podendo, em hipótese alguma, se expressar em língua portuguesa falada.

1. Fundamentos da educação de surdos.

2. Abordagens filosóficas para o ensino de surdos: oralismo, comunicação total e bilinguismo

3. O ensino de leitura em Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas.

4. O ensino de escrita em Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas.

5. O processo de aquisição da Língua Brasileira de Sinais pelas crianças surdas.

6. Alternativas didático-pedagógicas para o ensino da LIBRAS.

7. Educação de Surdos e Novas Tecnologias.

8. Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da língua brasileira de sinais.

9. Análise reflexiva da estrutura do discurso em língua de sinais e da variação linguística

10. Estudo de expressões literárias próprias da cultura surda.

SETOR 76 - Linguística da Língua Inglesa

Nota: Na dissertação da prova escrita e na aula da prova didática o candidato deverá obrigatoriamente se expressar, nas duas provas, em Inglês.

1. Theories of second language acquisition.

2. Contributions of Applied Linguistics to the Teaching of a Second/ foreign Language.

3. Contributions of Genre Analysis Research to the Teaching of Reading and Writing.

4. Principles for Designing Language Learning Material.

5. Linguistics Theory, Foundations, and Modern Development.

6. Phonology of English.

7. From sentence to text (the notion of "text" and grammatical devices).

8. Discourse Analysis.

9. The Semantics of the English Verbs.

10. Semantics.

SETOR 77 - Linguística em Língua Portuguesa

1. Estratégias de textualização na construção do sentido do texto e do discurso em Língua Portuguesa.

2. Gêneros, sequências e suportes textuais: aspectos formais e funcionais.

3. Concepção de linguagem e ensino de língua portuguesa sob a ótica dos parâmetros.

4. Linguagem e argumentação.

5. As fases de Análise do Discurso e o ensino de Língua Portuguesa.

6. Anáfora e correferência em português: distribuição e interpretação dos pronomes.

7. Os marcadores discursivos em português.

8. Coesão e coerência no texto conversacional em Língua Portuguesa.

9. A teoria dos atos de fala e o ensino de Língua Portuguesa.

10. Linguagem, pensamento e cognição.

SETOR 78 - Literatura da Língua Inglesa

Nota: Na dissertação da prova escrita e na aula da prova didática o candidato deverá obrigatoriamente se expressar, nas duas provas, em Inglês.

1. Romantic Literature in Britain: Wordsworth.

2. Renaissance - Elizabethan Theater: William Shakespeare.

3. The Romantics.

4. The Victorian Age: Charles Dikens; Emily Brontë.

5. Prose in the Age of Reason.

6. The Brithish Novel since the 1950.

7. The Civil War and the "Gilded Age" - Mark Twain; Walt Whitman.

8. The North American Renaissance; Fantastic Tales by Edgar Allan Poe.

9. The Novel of Reconstruction: The Lost Generation: Hemingway; Faulkner; e.e. cummings; Ezra Pound.

10. American Literature in the Forties and Fifties.

SETOR 79 - Matemática

1. Limites de funções reais de uma variável real.

2. Continuidade de funções reais de uma variável real.

3. Derivadas de funções reais de uma variável real e suas aplicações.

4. Diferenciais: conceito e aplicações.

5. Integrais definidas: conceito e aplicações.

6. Integral indefinida: conceito e técnicas.

7. Derivadas parciais de funções reais e aplicações.

8. Integrais múltiplas.

9. Séries: conceito, tipos e testes de convergência.

10. Integrais de Linha e Teorema de Green.

SETOR 80 - Prática de Ensino em Matemática

1. Derivadas de funções reais de uma variável real e suas aplicações.

2. Diferenciais: conceito e aplicações.

3. Integrais definidas: conceito e aplicações.

4. Integral indefinida: conceito e técnicas.

5. Planejamento de ensino: caracterização e elementos formais.

6. Propostas metodológicas para o ensino fundamental e médio.

7. O papel do lúdico no ensino de matemática.

8. Ensino de matemática e interdisciplinaridade.

9. O Material Didático no Ensino de Matemática: conjuntos, relações e funções.

10. Evolução dos conceitos na história da matemática e sua relação com a Educação Matemática.

SETOR 81 - Política Educacional

1. Sistema educacional brasileiro.

2. A educação básica no Brasil: contexto histórico e político.

3. Planos e políticas de educação no Brasil.

4. Financiamento da educação no Brasil.

5. Gestão da escola e relações com a comunidade.

6. Lei Nº 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

7. Evolução da instituição escolar: educação popular e educação pública.

8. A Política da Educação Profissional.

9. Formação de Professores no Brasil.

10. A Política da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva.

SETOR 82 - Psicologia

1. Fundamentos epistemológicos da Psicologia.

2. Teorias e sistemas na Psicologia: behaviorismo, psicanálise, humanismo, gestalt, construtivismo, sociointeracionismo.

3. Comportamento Humano: bases biopsicossociais.

4. Distúrbios de aprendizagem.

5. Motivação humana.

6. Inteligências múltiplas.

7. Inteligência e criatividade.

8. Inteligência emocional.

9. Teoria da personalidade

10. Pessoas com necessidades Educacionais Especiais. SETOR 83 - Sociologia

1. A Sociologia como ciência: objeto e método.

2. Ciência da sociedade e educação moral com E. Durkheim.

3. Sociedade, trabalho e formação em Karl Marx.

4. Educação, legitimação e poder em Max Weber.

5. A escola e os intelectuais na organização da cultura.

6. A reprodução em Pierre Bordieu.

7. Focault e a escola como instituição de disciplinamento.

8. A indústria cultural e a alienação em T. Adorno.

9. Escola, juventude e educação na contemporaneidade.

10. A sociologia da educação no Brasil: enfoques e perspectivas.

SETOR 84 - Química

1. Estrutura atômica e tabela periódica: modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr); distribuição eletrônica; organização da tabela periódica; localização do elemento na tabela periódica; classificação dos elementos; propriedades periódicas.

2. Ligações químicas: hibridização de orbitais; geometria molecular; interações intermoleculares.

3. Gases: conceitos fundamentais; leis empíricas dos gases; teoria cinética dos gases; gases reais.

4. Líquidos e sólidos.

5. Termoquímica: calor e temperatura; entalpia; entalpia das reações químicas; energia de ligação; lei de Hess.

6. Cinética química: velocidade de reação; teoria da colisão; fatores que influenciam a velocidade da reação; leis de velocidade.

7. Equilíbrio químico: natureza; constante de equilíbrio; efeitos externos sobre o equilíbrio; equilíbrios iônicos em soluções aquosas; cálculos com a constante de equilíbrio.

8. Eletroquímica: processos de oxi-redução; balanceamento de equações; pilhas; equação de Ernst; eletrólise.

9. Compostos orgânicos: estrutura, nomenclatura, reações, mecanismos básicos e propriedades; isomeria plana e espacial.

10. Química de coordenação: fundamentos de química de coordenação; teorias de ligação aplicadas a compostos de coordenação; teoria de ligação de valência, teoria do orbital molecular e teoria do campo cristalino.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI

SETOR 85 - Biologia Celular e Botânica

1. Bases moleculares e macromoléculas da vida: informacionais, estruturais e reguladoras do metabolismo.

2. Evolução e histórico das células: procariontes e eucariontes.

3. Membrana plasmática e transporte através da membrana.

4. Células animais e vegetais: estrutura e função.

5. Mitose e meiose.

6. Diversidade dos seres vivos: evolução dos sistemas de classificação.

7. Visão evolutiva das características morfológicas, fisiológicas, reprodutiva e importância econômica e ecológica de algas macroscópicas e microscópicas.

8. Visão evolutiva das características morfológicas, fisiológicas, reprodutiva e importância econômica e ecológica de Briófitas e Pteridófitas.

9. Visão evolutiva das características morfológicas, fisiológicas, reprodutiva e importância econômica e ecológica de Gimnospermas e Angiospermas.

10. Nomenclatura botânica e Sistemas classificação das Angiospermas.

SETOR 86 - Biologia

1. A Química da Vida: moléculas e(ou) macromoléculas ricas em energia, informacionais, estruturais e reguladoras do metabolismo.

2. A Célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos.

3. Bio-Energética: Fotossíntese, Quimiossíntese, Fermentação e Respiração.

4. Diversidade dos Seres Vivos: Classificação Moderna e Taxonomia.

5. Aspectos Relevantes de Microbiologia: Vírus, Procariontes e Protistas.

6. Biologia das Plantas: Abordagem Evolutiva dos Ciclos de Vida e Reprodução nos Principais Grupos - Briófitas, Plantas Vasculares sem Sementes, Gimnospermas e Angiospermas.

7. Animais: Organização do Corpo e Regulação dos Processos Fisiológicos nos Vertebrados.

8. A Reprodução nos Seres Vivos e os Mecanismos de Transmissão da Informação Hereditária.

9. Teorias Evolucionistas e a História Evolutiva da Diversidade Biológica.

10. A Dinâmica das Comunidades e Ecossistemas. Desequilíbrios Ambientais.

SETOR 87 - Química

1. Estrutura atômica e tabela periódica: modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr); distribuição eletrônica; organização da tabela periódica; localização do elemento na tabela periódica; classificação dos elementos; propriedades periódicas.

2. Ligações químicas: hibridização de orbitais; geometria molecular; interações intermoleculares.

3. Gases: conceitos fundamentais;leis empíricas dos gases; teoria cinética dos gases; gases reais.

4. Líquidos e sólidos.

5. Termoquímica: calor e temperatura; entalpia; entalpia das reações químicas; energia de ligação; lei de Hess.

6. Cinética química: velocidade de reação; teoria da colisão; fatores que influenciam a velocidade da reação; leis de velocidade.

7. Equilíbrio químico: natureza; constante de equilíbrio; efeitos externos sobre o equilíbrio; equilíbrios iônicos em soluções aquosas; cálculos com a constante de equilíbrio.

8. Eletroquímica: processos de oxi-redução; balanceamento de equações; pilhas; equação de Ernst; eletrólise.

9. Compostos orgânicos: estrutura, nomenclatura, reações, mecanismos básicos e propriedades; isomeria plana e espacial.

10. Química de coordenação: fundamentos de química de coordenação; teorias de ligação aplicadas a compostos de coordenação; teoria de ligação de valência, teoria do orbital molecular e teoria do campo cristalino.

SETOR 88 - Física

1. Leis de Newton e Aplicações.

2. Leis de Conservação.

3. Oscilação.

4. Ondas.

5. Fluidos.

6. Leis da Termodinâmica.

7. Equação de Maxwell.

8. Teoria da Relatividade Restrita.

9. Ótica Física.

10. Estrutura da Matéria: fótons, elétrons, átomos, moléculas e sólidos.