UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Notícia:   Univasf tem concurso 047/2012 anulado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

EDITAL Nº 47 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2012

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO

Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE CEP 5 6304-205.
Tel.: (87)2101- 6834 - home page: www.univasf.edu.br

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 24 de janeiro de 2012, publicado no Diário Oficial da União de 24 de janeiro de 2012, e considerando o Artigo 22 do Estatuto Universidade Federal do Vale do São Francisco, e tendo em vista o disposto na Portaria MEC/MP no 1181, de 19/09/2012, publicada no DOU de 20/09/2012, alterada pela Portaria MPOG no 405, DE 30/08/2012, publicada no DOU de 31/08/2012 e considerando o teor do processo no 23402.001352/2012-05, RESOLVE:

Tornar público que realizará concurso público para provimento de 20 vagas para o cargo de professor efetivo, classes Assistente e Adjunto, nível I, conforme disposições contidas neste edital.

1. Das normas do concurso:

1.1 O concurso será regido por este edital, com fundamento no Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, publicado no DOU de 24 de agosto de 2009 e pela Instrução Normativa nº 02/2012 - UNIVASF, que estará disponível no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br).

2. Da lotação, do exercício do cargo, das vagas, das áreas de conhecimento, das áreas de atuação, da formação profissional exigida, do regime de trabalho e do valor da taxa de inscrição:

2.1 O cargo a ser provido será exercido no regime de trabalho de DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, com lotação em Colegiado Acadêmico e atuação em todos os cursos da UNIVASF sediados nos seus campi, conforme disposto no quadro abaixo:

Vagas

Área do conhecimento

Área de atuação

Formação profissional

Regime de trabalho

Colegiado Acadêmico

Classe/ Nível

Valor da inscrição

1

Levantamento, Aptidão, Manejo e Conservação do Solo; Propriedades Químicas e Físicas do solo e Biologia do Solo

Gênese, Morfologia e Classificação do Solo; Propriedades Químicas e Físicas do Solo; Biologia do Solo; Manejo, Aptidão e Conservação do Solo; Introdução à Engenharia Agronômica; Participação em Núcleo Temático, TCC e Estágio Curricular Supervisionado.

Graduação (Engenharia Agronômica/Agronomia, Engenharia Florestal ou Engenharia Agrícola/Agrícola e Ambiental) com Doutorado em Ciência do Solo ou Solos e Nutrição de Plantas.

DE

Colegiado de Engenharia Agronômica

Adjunto

R$ 170,00

1

Recreação e Lazer

Recreação e Lazer, Jogos e Brincadeiras, Núcleos Temáticos, TCC na Licenciatura e Bacharelado de Ed. Física e Estágios Curriculares

Graduação em Educação Física. Doutorado em Educação Física ou Ciência dos Movimento Humano ou Ciências da Motricidade ou Ciências do Esporte em Educação

DE

Colegiado de Educação Física

Adjunto

R$ 170,00

1

Basquetebol e Gestão e Organização de Eventos

Basquetebol e Gestão e Organização de Eventos Esportivos, Núcleos Temáticos, TCC na Licenciatura e Bacharelado de Ed. Física e Estágios Curriculares

Graduação em Educação Física (licenciatura ou bacharelado). Doutorado em Educação Física ou Ciência dos Movimento Humano ou Ciências da Motricidade ou Ciências do Esporte ou Ciência ou Educação

DE

Colegiado de Educação Física

Adjunto

R$ 170,00

1Ensino de Artes Visuais em Contextos Específicos Ensino de Artes Visuais em Contextos Específicos Licenciado em Artes Visuais, Artes Plásticas, Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, Desenho e Plástica com Mestrado em Artes Visuais.DEColegiado de ArtesAssistenteR$ 112,00
1EtnobiologiaEtnobiologia, Bioética, Metodologia Científica, Ecologia Humana, Antropologia. Participação em Núcleos Temáticos, TCC e Estágio SupervisionadoGraduação em Ciências Biológicas ou Ecologia, com Mestrado em Ecologia ou Botânica ou Zoologia ou Ciências Biológicas ou Mestrado nas áreas de atuaçãoDEColegiado de Ciências BiológicasAssistenteR$ 112,00
1 Sistemática e Taxonomia Vegetal Sistemática e Taxonomia de Fanerógamos; Botânica Econômica, Participação em Núcleos Temáticos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio supervisionadoGraduação em Ciências ". Biológicas Diologicas com Mestrado em Biologia Vegetal ou em Botânica, ou em Biodiversidade Vegetal, ou Mestrado com área de concentração nas áreas de atuação DEColegiado de Ciências BiológicasAssistenteR$ 112,00
1Teoria PolíticaTeoria Política, Núcleo Temático e TCCGraduação em Ciências Sociais ou Ciência Política e Mestrado ou Doutorado em Ciências Sociais ou Ciência Política DEColegiado de Ciências SociaisAssistenteR$ 112,00
1Teoria SociológicaTeoria Sociológica, Núcleo Temático e TCCGraduação em Ciências Sociais ou Sociologia e Mestrado ou Doutorado em Ciências Sociais ou SociologiaDEColegiado de Ciências SociaisAssistenteR$ 112,00
1Imunologia Imunologia Básica, Imunologia Clínica e práticas Farmacêuticas IV (Análises Clínicas). Atuando nos campos do Ensino, Pesquisa e Extensão, em Núcleo Temático, Orientação de TCC e Supervisão de Estágios. Graduação em: Farmácia ou Ciências Farmacêuticas ou Biologia ou Ciências Biológicas ou Biomedicina ou Ciências Biomédicas ou Medicina, Título de Mestre em: Imunologia Básica e Aplicada ou Imunologia ou Imunologia e Parasitologia Aplicadas ou Bioquímica e Imunologia ou Imunologia e Microbiologia ou Microbiologia e Imunologia ou Ciências Farmacêuticas (Área: Imunologia) ou Ciências Biológicas (Área: Imunologia) ou Ciências Biomédicas (Área: Análises Clínicas/imunologia) ou Bioquímica (Área: Imunologia) ou Ciências Médicas (Área: Imunologia) ou Biologia (Área: Imunologia).DEColegiado de Ciências FarmacêuticasAssistenteR$ 112,00
1Controle de Qualidade e Tecnologia dos CosméticosControle de Qualidade e Tecnologia dos Cosméticos. Atuando nos campos do Ensino, pesquisa e extensão, em Núcleo Temático, Orientação de TCC e supervisão de Estágios.Graduação em: em Farmácia ou Ciências Farmacêuticas, Título de mestre em: em Ciências Farmacêuticas ou Produção e Controle de Medicamentos ou Fármacos e Medicamentos ou Controle de Qualidade ou Cosmetologia ou Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos ou Química de Produtos Naturais ou Tecnologia Farmacêutica ou Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos DEColegiado de FarmacêuticasAssistenteR$ 112,00
1Hematologia Clínica, Bioquímica Clínica e Práticas Farmacêuticas IVHematologia Clínica, Bioquímica Clínica e Práticas Farmacêuticas IV (Análises Clínicas). Atuando nos campos do Ensino, Pesquisa e extensão, em Núcleo Temático, Orientação de TCC e supervisão de Estágios Graduação em: Farmácia ou Ciências Farmacêuticas ou Biologia ou Ciências Biológicas ou Biomedicina ou Ciências Biomédicas ou Medicina, Título de Mestre em: Farmácia (Área: Análises Clínicas) ou Ciências Farmacêuticas (Área: Bioquímica) ou Bioquímica ou Ciências (Área: Bioquímica) ou Ciências Biológicas (Área: Bioquímica) ou Hematologia ou Hematologia e Hemoterapia ou Bioquímica ou Bioquímica e Imunologia ou Patologia Humana ou Biologia Celular e Molecular (Área: Bioquímica) ou Medicina (Área: Hematologia e Hemoterapia) ou Ciências Médicas (Área: Hematologia ou Bioquímica) ou Análises Clínicas ou Medicina (Hematologia) ou Medicina Hematologia.DEColegiado de Ciências FarmacêuticasAssistenteR$ 112,00
1Ensino de Ciências e BiologiaEnsino de Ciências e Biologia, Estágio, Núcleo Temático, TCC, Pesquisa e Extensão.Licenciatura em Biologia, Doutorado em Ensino; ou Doutorado em Educação em Ciências; ou Doutorado em Ensino de/das Ciências; ou Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.DEColegiado de Ciências da Natureza - Senhor do BonfimAdjuntoR$ 170,00
1Ensino de Ciências e Química OrgânicaEnsino de Ciências e Química Orgânica, Fundamentos da química I e II, Química Orgânica, Estágio, TCC, Núcleo Temático, Pesquisa e Extensão.Licenciatura em Química ou Bacharelado em Química, Doutorado na área de Química Orgânica ou Ensino de Ciências. DEColegiado de Ciências da Natureza - Senhor do BonfimAdjuntoR$ 170,00
1Fitotecnia (Grandes culturas)Fitotecnia Geral; Culturas; Biologia e controle de Plantas Invasoras; Introdução à Engenharia Agronômica, TCC, Núcleos Temáticos e Estágio. Graduação (Agronomia ou Engenharia Agronômica)com Doutorado na área de conhecimento.DEColegiado de Engenharia AgronômicaAdjuntoR$ 170,00
1 Hidráulica e IrrigaçãoHidráulica, Irrigação, Peq. Obras Hidráulicas, Núcleo Temático, Tópicos em Eng. Agrícola e Ambiental Graduação em Engenharia Agrícola, ou Engenharia Agrícola e Ambiental, ou Engenharia Agronômica, com Doutorado em Irrigação ou tese na área de atuação do concurso.DEColegiado de Engenharia Agrícola e AmbientalAdjuntoR$ 170,00
1Elementos de Máquinas Agrícolas, Máquinas e Implementos Agrícolas Elementos de Máquinas, Máquinas e Implementos Agrícolas, Mecanização Agrícola, Projetos de maq. Precisão, Resistência de Materiais, Núcleo Temático, Tópicos em Eng. Agrícola e Ambiental Graduação em Engenharia Agrícola, ou Engenharia Agrícola e Ambiental, ou Engenharia Mecânica, com Doutorado na área de Máquinas Agrícolas, ou Mecanização Agrícola, ou tese na área do concurso. DEColegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental Assistente I R$ 112,00
1Matemática / FísicaMatemática aplicada ao ensino de Ciências; Estágio, Evolução dos Conceitos da Física, Trabalho de Conclusão de Curso e participação em Núcleo Temático. Graduação em Matemática ou Física, com mestrado em Matemática ou Física ou Astronomia ou Ciências ou Estatística ou Educação ou Ensino da Matemática ou Ensino da Física ou Ensino de Ciências ou História das Ciências. DEColegiado de Ciências da Natureza - Campus São Raimundo Nonato-PI Assistente IR$ 112,00
1Ensino de Ciências e Ensino de Química Ensino de Ciências e ensino de Química, Instrumentação para o Ensino da Química, Química Orgânica, Química geral, Físico-Química, Estágio, TCC, Núcleo Temático, ciência no cotidiano, Interpretação de textos científicos, Pesquisa e Extensão.Licenciatura Plena em Química ou Licenciatura em Ciências da Natureza, com mestrado em Ensino de Ciências, ou Educação, ou Química. DEColegiado de Ciências da Natureza - São Raimundo NonatoAssistenteR$ 112,00

3. Das Inscrições e do programa:

3.1 As inscrições serão realizadas das 8 horas do dia 02 de janeiro de 2013 às 23 horas e 50 minutos do dia 17 de janeiro de 2013, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico (www.concurso.univasf.edu.br), observado o horário de Brasília-DF.

3.2 A taxa de inscrição será cobrada de acordo com os valores da tabela constante no item 2.1, e deverá ser recolhida no Banco do Brasil, através do formulário (GRU), emitido no momento da realização da inscrição, conforme se segue: Unidade Favorecida: 154421, Gestão 2 6230, Recolhimento Código 28883-7, Número de Referência 10041909, Competência 01/2013.

3.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve certificar-se de que atenderá a todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo/área de conhecimento para o qual pretende concorrer, conforme item 2.1 deste edital.

3.4 O candidato é o único responsável pelo correto e completo preenchimento dos dados solicitados na inscrição.

3.5 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital e seus anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.

3.6 Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

3.7 O candidato poderá se inscrever e concorrer a uma única área de conhecimento, uma vez que as provas serão realizadas no mesmo dia e horário.

3.8 O pagamento da GRU poderá ser até o dia 18 de janeiro de 2013 desde que o candidato tenha efetuado a inscrição até as 23 horas e 50 minutos do dia 17 de janeiro de 2013.

3.9 A confirmação da inscrição poderá ser verificada através do site: (www.concurso.univasf.edu.br) a partir do dia 23 de janeiro de 2013.

3.10 Os programas das áreas de conhecimento/área de atuação estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), conforme o Anexo II deste edital.

3.11 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os editais, atos e comunicados referentes a este concurso público, no Diário Oficial da União, na imprensa local e na página eletrônica mencionada no item anterior.

3.12 Expirado o prazo das inscrições e verificada a inexistência de candidatos inscritos, ou de inscrições confirmadas, para determinada(s) área(s), poderão ser reabertas as inscrições para a classe imediatamente inferior, sendo posteriormente divulgado o cronograma das provas.

4. Da isenção da taxa de inscrição:

4.1 Conforme o Decreto 6.593, de 02.10.2008, publicado em 03.10.2008, o candidato poderá requerer isenção da taxa de inscrição desde que:

4.1.1 Esteja inscrito no cadastro para programas sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o decreto Nº 6.135, de 2 6.0 6.2007;

4.1.2. Seja membro de família de baixa renda, nos termos do decreto acima.

4.2 O pedido de isenção deverá ser solicitado mediante preenchimento do requerimento, conforme modelo (Anexo III) disponibilizado na página eletrônica da UNIVASF: (www.concurso.univasf.edu.br), no qual deverá constar: indicação do número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadUnico; e declaração de que atende à condição descrita no item 4.1 e subitens. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto 83.93 6, de 06 de setembro de 1979.

4.3 O candidato deverá entregar juntamente com o requerimento, cópia do RG.

4.4 Somente serão aceitos os requerimentos entregues na Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP (Prédio da Reitoria), Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 08 às 18 horas, com intervalo para almoço, das 12 às 14h, entre os dias 02 de janeiro de 2013 a 04 de janeiro de 2013.

4.4.1 Em caso de encaminhamento via postal, desde que com Aviso de Recebimento-AR, dirigido à Comissão Organizadora, no seguinte endereço: SGP/UNIVASF, Caixa Postal 252, CEP: 5 6304-205, Petrolina - PE, somente será aceito QUANDO O RECEBIMENTO FOR REGISTRADO NA AGÊNCIA DOS CORREIOS DE PETROLINA-PE até o último dia do período de requerimento de isenção (04 de janeiro de 2013).

4.5 A Comissão Organizadora do Concurso terá até o dia 09 de janeiro de 2013 para analisar o pedido de isenção do candidato e informá-lo acerca do deferimento ou não do seu pedido.

4.6 Caso não seja deferido o pedido, para participar da seleção o candidato deverá pagar a taxa de inscrição.

5. Das provas:

5.1 O concurso constará de:

5.1.1 Prova escrita, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório;

5.1.2 Prova de aptidão didática, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório;

5.1.3 Prova de defesa de memorial, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter classificatório;

5.1.4 Prova de títulos, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter classificatório.

5.2 As provas poderão ser realizadas no Campus de Petrolina no endereço: Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, CEP 5 6.304-917 e ou e no Campus Juazeiro no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, CEP 48902-300. Os locais definitivos e os números das respectivas salas estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), a partir do dia 26 de janeiro de 2013.

5.3 O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de documento de identidade original e de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5.3.1 Serão considerados documentos de identidade para os fins deste concurso público: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, com mesmo valor legal como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, publicada no Diário Oficial da União de 24 de setembro de 1997).

5.4 Data e Horário prováveis de realização das provas:

5.4.1 A prova escrita será realizada no dia 18 de fevereiro de 2013 no horário das 09h00 às 13h00.

5.4.2 A prova escrita consistirá de uma dissertação sobre um ou dois temas e/ou resolução de problemas sorteados de uma lista elaborada pela Comissão Examinadora, constituída com base no Programa do Concurso, que serão sorteados pelo presidente da Comissão Examinadora, na presença dos candidatos, imediatamente antes do início da prova.

5.4.3 O sorteio do ponto da prova de aptidão didática será feito no dia 18 de fevereiro de 2013, logo após o término da prova escrita, independentemente do resultado da prova escrita, para todos os candidatos. Será desclassificado o candidato que não estiver presente no sorteio do ponto da prova de aptidão didática.

5.4.4 A prova de aptidão didática terá seu início provavelmente no dia 19 de fevereiro de 2013 a partir das 14h00 (cumprindo o prazo mínimo de 24 horas após o sorteio do ponto), onde será feito inicialmente o sorteio da ordem de apresentação da prova de aptidão didática, somente para os candidatos aprovados na prova escrita, quando houver mais de um candidato aprovado. Será desclassificado o candidato que não estiver presente no sorteio da ordem de apresentação.

5.4.5 A prova de aptidão didática consistirá de uma aula teórica, ministrada em nível de graduação, sobre assunto sorteado, sendo realizada em sessão pública. A aula deverá ter duração mínima de 40 e máxima de 50 (cinquenta) minutos.

5.4.5.1 Poderá haver gravação da defesa do Memorial, em áudio ou áudio/vídeo para fins de registro.

5.4.6 A defesa do memorial será realizada apenas para os candidatos aprovados na prova de aptidão didática, após a divulgação do resultado da mesma, respeitado o intervalo de 24 (vinte e quatro) horas.

5.4.7 Caso haja elevado número de inscritos, o local e a data de realização das provas poderão ser modificados.

5.5 Para efeitos de pontuação na prova de aptidão didática serão observados dos candidatos:

a) conhecimento sobre o assunto;

b) clareza de exposição, capacidade de expressão e de síntese;

c) linguagem correta e adequada;

d) utilização adequada do tempo;

e) elaboração e execução do plano de aula.

5.5.1 O candidato deverá elaborar e entregar o plano de aula à Banca Examinadora, em três vias. No caso da não entrega do plano de aula, o candidato será penalizado com atribuição de nota 0 (zero) no item: e) elaboração e execução do plano de aula.

5.5.2 A Comissão Organizadora não disponibilizará equipamentos audiovisuais para a realização da prova didática. Caso queira utilizar tais recursos, o candidato deverá providenciá-los.

5.5.3 A prova de defesa de memorial consistirá em uma exposição escrita e oral pelo candidato, contendo os seguintes itens:

a) Trajetória acadêmica e profissional;

b) Produção científica, técnica, artístico/cultural e de extensão do candidato relacionada à área de conhecimento do concurso;

c) Plano de trabalho para as áreas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Univasf;

d) Afinidade entre o plano de trabalho do candidato para as áreas de ensino, pesquisa e extensão e os objetivos da Univasf nas atividades de graduação e pós-graduação e de consolidação nos planos regional e nacional de desenvolvimento.

5.5.3.1 A exposição escrita do memorial consistirá em um texto redigido na primeira pessoa do singular, com tamanho entre 4 (quatro) e 8 (oito) páginas, contendo trajetória profissional e acadêmica e evidenciando expectativas em relação à sua atuação na universidade. A versão escrita do memorial deverá ser entregue imediatamente após a realização do sorteio da ordem de apresentação das defesas orais dos memoriais dos candidatos. A não entrega da versão escrita do memorial para todos os membros da banca examinadora implicará na atribuição da nota 0 (zero) na prova de defesa de memorial do candidato

5.5.3.2 O sorteio da ordem de apresentação das defesas orais de memorial ocorrerá uma hora antes da realização da prova de memorial, onde o candidato irá dispor de um prazo máximo de 30 (trinta) minutos para a exposição oral do memorial e os membros da banca examinadora irão dispor de até 20 (vinte) minutos, cada um, para seus questionamentos, sendo garantido ao candidato tempo equivalente para suas respostas.

5.5.3.3 No julgamento do Memorial, os membros da banca examinadora levarão em conta, para fins de atribuição da pontuação:

a) A relevância da vida acadêmica e profissional do candidato e sua dedicação a essa atividade;

b) A coerência da trajetória percorrida pelo candidato na sua vida acadêmica e profissional no que tange aos aspectos relacionados à área objeto do concurso;

c) O domínio e a atualização do candidato quanto ao tema do concurso; e

d) A capacidade de contribuir para o desenvolvimento institucional.

5.5.3.4 Poderá haver gravação da defesa do Memorial, em áudio ou áudio/vídeo para fins de registro.

5.5.4 Imediatamente após o término da prova de defesa de memorial, os candidatos deverão apresentar currículo, modelo Lattes, devidamente comprovado, para efeitos de pontuação na prova de títulos.

5.5.5 A prova de títulos será realizada pela Comissão Examinadora logo após a defesa do memorial, apenas para os candidatos que obtiverem aprovação na prova didática. O exame de titulação recairá sobre os documentos apresentados pelo candidato, aferindo-se a pontuação conforme Barema do Anexo I da Instrução Normativa. Os documentos não anexados ao currículo não serão analisados pela Comissão Examinadora.

6. Dos recursos:

6.1 Os candidatos poderão requerer à Comissão Gestora, em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação da banca examinadora, a substituição de qualquer membro desta, caso haja comprovação de conflito de interesse, de acordo com o estabelecido no Parágrafo único do Art. 20 da Instrução Normativa/UNIVASF no 02/2012.

6.1.2 O pedido de impugnação de membro da banca examinadora deverá ser encaminhado à Comissão Gestora do concurso, e deverá conter, obrigatoriamente, a identificação, a assinatura do (a) impugnante e a matéria de fato e/ou de direito, objeto da impugnação.

6.1.3 A Comissão Gestora terá até 2 (dois) dias para se manifestar, por escrito, quanto à solicitação supracitada e, caso necessário, substituir algum membro da banca examinadora.

6.2 Após a divulgação do resultado final das etapas do concurso, os candidatos terão 2 (dois) dias úteis para apresentar recurso de qualquer prova, exceto defesa de memorial, à Comissão Examinadora, que terá prazo igual para se manifestar, por escrito, quanto ao mérito do pedido.

6.3 Os recursos poderão ser encaminhados para o endereço eletrônico: concursodocente@univasf.edu.br, ou entregues na Pró-Reitoria de Ensino - PROEN (Prédio da Reitoria), Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, no horário de 8:00 às 12:00 e 14 às 18:00.

6.4 Os recursos deverão estar devidamente fundamentado, indicando, com precisão, os pontos a serem revisados e constar do mesmo o nome do candidato, área a que está concorrendo, endereço eletrônico, telefone e endereço para correspondência.

7. Da classificação:

7.1 Será considerado ELIMINADO do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora na prova escrita.

7.2 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, na prova escrita, poderá participar da prova de aptidão didática.

7.3 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, em cada uma das provas escrita e de aptidão didática, participará da terceira etapa do concurso (Defesa de Memorial). A nota da prova de defesa de memorial é apenas classificatória.

7.4 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, em cada uma das provas escrita e de aptidão didática, terão os títulos avaliados. A nota da prova de títulos é apenas classificatória.

7.5 A classificação geral dos candidatos far-se-á pela soma dos pontos obtidos na prova escrita, na prova de aptidão didática, na prova de defesa de memorial, e na prova de títulos.

7.6 Em caso de empate no resultado final terá preferência o candidato que tiver sucessivamente:

a) maior número de pontos na prova escrita;

b) maior número de pontos na prova de aptidão didática;

c) maior número de pontos na prova de defesa de memorial;

d) maior número de pontos na prova de títulos; e

e) maior idade.

7.7 No resultado final, será homologado, por ordem de classificação, até 5 (cinco) candidatos aprovados para as áreas com previsão de apenas 1 (uma) vaga e até 9 (nove) candidatos aprovados para as áreas com previsão de 2 (duas) vagas conforme disposto no Anexo II do Decreto nº. 6.944/2009.

8. Da Remuneração, regime jurídico e descrição do cargo:

Cargo/ classe/ padrão

Regime de trabalho

Vencimento básico (R$)

Retribuição por Titulação (R$)

Remuneração Total (R$)

Professor Assistente I

Dedicação Exclusiva

3.181,04

1. 65 6, 62

4.837, 66

Professor Adjunto I

Dedicação Exclusiva

3.553,4 6

4.073,5 6

7. 627,02

8.1 Regime Jurídico: Estatutário, previsto na Lei 8.112/90 e demais regulamentações pertinentes.

8.2 O cargo de professor de 30 grau foi criado pela Lei Nº 7.59 6/87, e é regulamentado pelo Decreto Nº 94. 664/87, reestruturado pelas Leis nº. 11.344/0 6 e nº. 11.784/08.

8.3 As atividades referentes ao cargo docente envolvem a atuação em ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, conforme a necessidade da instituição expressa em plano de trabalho a ser deliberado pelo colegiado de lotação do servidor.

9. Da nomeação e investidura no cargo:

9.1 O candidato aprovado no concurso público objeto deste edital será nomeado, obedecendo, rigorosamente, a ordem de classificação.

9.2 São requisitos para investidura no cargo, comprovados na data da posse:

9.2.1 Ter sido aprovado no respectivo concurso público.

9.2.2 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;

9.2.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais (para candidatos de ambos os sexos) e obrigações militares (para os do sexo masculino).

9.2.4 Estar com idade mínima de 18 (dezoito) anos, completos, na data da posse.

9.2.5 Possuir comprovante de titulação mínima exigida para ingresso no cargo/área de conhecimento a que concorrer, conforme consta nos itens 2.1 deste edital.

9.2.6 Apresentar atestado médico comprovando aptidão, física e mental, para o exercício do cargo, mediante avaliação médica realizada pelo serviço médico da instituição.

9.2.7 Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, Parágrafo Único, da Lei nº. 8.112/90;

9.2.8 Não acumular cargos, empregos e/ou funções públicas, exceto nos casos previstos na Constituição Federal e legislação vigente, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo estabelecido para a posse, previsto no § 1º do art. 13 da Lei nº. 8.112/90;

9.2.9 Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

9.2.10 As declarações emitidas com prazo superior a 2 (dois) anos não serão aceitas para fins de comprovação de titulação.

10. Das disposições gerais:

10.1 O concurso terá prazo de validade de até 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período conforme a Lei 8.112/90.

10.2 Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

10.3 O currículo devidamente comprovado entregue pelo candidato na ocasião da prova de títulos, não será devolvido ao candidato.

10.4 Os candidatos nomeados e empossados, poderão a critério da Administração, ministrar outras disciplinas, além das previstas para a área de conhecimento/ área de atuação descritas no item 2.1 deste edital, desde que na sua área de formação.

10.5 Os candidatos aprovados e nomeados para regime de trabalho estabelecido no edital só poderão pedir alteração de regime após um período mínimo de 3 (três) anos.

10.6 Só será autorizada redistribuição para os servidores nomeados e empossados após um período mínimo de 3 (três) anos.

10.7 O candidato que for aprovado e nomeado na UNIVASF só poderá pedir afastamento para início/conclusão do mestrado após um período de 3 (três) anos de efetivo exercício e, no caso de doutorado, após um período de 4 (quatro) anos.

10.8 Os candidatos aprovados no concurso público regido por este edital poderão ser aproveitados por outras Instituições de Ensino, desde que para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, respeitados os interesses da UNIVASF e a ordem de classificação.

10.9 Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato) constantes na inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a SGP da UNIVASF, no telefone: (87)2101- 6737 ou através do e-mail: sgp@univasf.edu.br

10.10 Poderá haver gravação da prova didática e da prova de memorial, para consulta posterior, conforme disposto na Lei nº 5.433, de 8 de maio de 19 68 e seu Decreto regulamentador, Decreto Nº 1.799, de 30 de janeiro de 199 6, bem como a microfilmagem das provas escritas para consulta posterior, conforme disposto na Lei nº 5.433, de 8 de maio de 19 68 e seu Decreto regulamentador nº 1.799, de 30 de janeiro de 199 6;

10.11 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora de Avaliação e Concurso.

TELIO NOBRE LEITE
Vice - Reitor no exercício do cargo de Reitor

ANEXO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 / 2012, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2012

Tabela de Pontuação para julgamento da Prova de Títulos nos Concursos Públicos para a Carreira do Magistério Superior da UNIVASF

Grupo I - Títulos Acadêmicos - até 40 pontos

Será considerado, para fins de pontuação, apenas um dos títulos abaixo:

Atividades

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

08

Certificado de Residência Médica credenciada pelo MEC

08

Diploma de Graduação

05

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério no Ensino Superior

0,5 pontos/semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,3 pontos/ano

Ensino não regular na área/ subárea do concurso: - Cursos (mínimo de 4 horas)

- Conferências/ Palestras

0,2 pontos por curso ministrado

0,1 pontos por evento (Até o limite de 2 pontos)

Orientação de tese de doutorado aprovada

4 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2 pontos por tese

Orientação de monografia de especialização aprovada

0,5 pontos por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho (até o limite de 03 pontos)

Orientação de grupo PET

0,5 pontos por grupo-ano (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 pontos por bolsista-ano (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de monitoria

0,2 pontos por bolsista (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de extensão

0,2 pontos por bolsista (até o limite de 2 pontos)

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

0,3 pontos por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,2 pontos por tese ou concurso

Coordenação de projeto de extensão

0,5 pontos por projeto (até o limite de 03 pontos)

Participação em projeto de extensão

0,25 pontos por projeto (até o limite de 1,5 pontos)

Coordenação de curso de extensão (mínimo de 15 h/aula)

0,2 pontos por curso (até o limite de 2 pontos)

Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação em grupo PET, ou atividade de extensão0,2 pontos por semestre

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do Concurso - 75 pontos para os candidatos a Professor Titular. Para os candidatos a Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, até o limite de 25 pontos.

Atividades

Pontos

Autoria de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)

Autor:

Coautor:

03 pontos por livro 2 pontos por livro

Organização de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)

Organizador:

Coorganizador:

1,5 pontos por livro

0,5 pontos por livro

Capitulo de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)

Autor:

Coautor:

1,5 pontos por livro

0,5 pontos por livro

Tradução de livro especializado Tradutor:

Cotradutor:

1,5 pontos por livro

0,5 pontos por livro

Artigo completo publicado em periódico científico especializado, indexado e com corpo de árbitros e Trabalho científico apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais.

Autor/ co-autor:

Qualis A1

2/1 pontos

Qualis A21,8/0,9 pontos
Qualis B1 1,6/0,8 pontos
Qualis B2 1,4/0,7 pontos
Qualis B3 1,2/0,6 pontos
Qualis B4 1,0/0,5 pontos
Qualis B5 0,8/0,4 pontos
Qualis C 0,6/0,3 pontos
Sem qualis0,4/0,2 pontos

Trabalho científico apresentado em congresso com resumo publicado em revista ou anais

0,2 pontos por trabalho

Relatório técnico de pesquisa publicado

0,5 pontos por relatório

Trabalhos técnicos e artísticos especializados na área do concurso

0,5 por trabalho (até o limite de 2 pontos)

Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais

0,5 pontos por prêmio (até o limite de 2 pontos)

Consultorias a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados

1 ponto p/ consultoria (até o limite de 04 pontos)

Artigos especializados publicados na imprensa

0,5 pontos por artigo (até limite de 2 pontos)

Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos

0,5 pontos por manual (até o limite de 04 pontos)

Participação em congressos e seminários

0,5 pontos por evento (até o limite de 2 pontos)

Patente ou processos registrados de patente04 pontos por patente

Grupo IV - Exercício de atividades ligadas à administração universitária

Poderão ser consideradas todas as pontuações abaixo até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Reitor

2 pontos por ano

Vice-Reitor, Diretor de Centro, Pró-Reitor

1 ponto por ano

Ocupantes de outros cargos de CD-3 e CD-4

0,5 pontos por ano

Membro de Conselhos Superiores de Universidades

0,2 pontos por ano

Chefias de departamento, coordenadores de colegiados de curso de graduação, coordenadores de programas de pós-graduação de caráter permanente

0,2 pontos por ano

Coordenação de curso de especialização de caráter permanente ou eventual

0,2 pontos por curso

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ÁREA DE CONHECIMENTO: LEVANTAMENTO, APTIDÃO, MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO; PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DO SOLO E BIOLOGIA DO SOLO

1. Relações massa-volume: adensamento e compactação de solos;

2. Água no solo (sistema solo-planta);

3. Organismos do solo e ciclagem de nutrientes;

4. Indicadores de Qualidade do solo: químico, físico e biológico;

5. Manejo da matéria orgânica do solo e fertilidade do solo;

6. Erosão do solo: fundamentos e métodos de controle;

7. Bacias Hidrográficas: Unidade de gestão e planejamento ambiental;

8. Práticas conservacionistas de caráter vegetativo, edáfico e mecânico;

9. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo

10. Aptidão Agrícola e planejamento de uso da terra para fins agrícolas.

ÁREA DE CONHECIMENTO: RECREAÇÃO E LAZER

1. Autonomia e heteronomia na recreação e no recreio escolar.

2. Lazer e juventudes da cidade e no campo.

3. Lazer, mundo do trabalho e ócio criativo.

4. Espaços públicos de lazer e recreação nos ambientes urbanos e rurais.

5. Atividades de lazer e recreação ligadas à natureza e à educação ambiental.

6. Demografia e lazer na sociedade brasileira.

7. Formação do educador e os saberes do lazer e da recreação.

8. Intervenções e política pública de lazer e recreação para o semiárido nordestino.

9. Relações de gênero e lazer.

10. Educação para a recreação e a recreação na educação.

ÁREA DE CONHECIMENTO: BASQUETEBOL E GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

1. Basquetebol como manifestação do lazer e saúde.

2. Gestão e organização de eventos no basquetebol: possibilidades práticas no ambiente escolar.

3. Impactos relacionados à realização de eventos esportivos.

4. Esporte, mídia e sociedade.

5. Origem e evolução do basquetebol.

6. Fundamentos técnicos e táticos do basquetebol.

7. Metodologia da iniciação ao basquetebol.

8. Basquetebol como esporte de alto rendimento: aplicações teórico-práticas.

9. Basquetebol adaptado: uma ferramenta para inclusão no esporte.

10. Basquetebol e educação física escolar: possibilidades de aplicação.

ÁREA DE CONHECIMENTO: VÍDEO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA

1. Computação gráfica e artes visuais;

2. Teorias de cor, luz e forma aplicadas à computação gráfica;

3. Modelagem e edição em 2D e 3D;

4. Animação básica de objetos e personagens;

5. Tratamento de imagens para mídias convencionais e TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação);

6. Linguagem de vídeo;

7. Captação de som e imagem em vídeo;

8. Edição e finalização em vídeo;

9. História e conceituação da videoarte e vídeo-instalação no Brasil;

10. Interfaces audiovisuais.

ÁREA DE CONHECIMENTO: ENSINO DE ARTES VISUAIS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS

1. Estágio Supervisionado em Artes Visuais em Contextos Específicos: planejamento, mediações e interações artístico/educativas.

2. A Mediação Cultural como Espaço de ensino/aprendizado em Artes Visuais.

3. O ensino de Artes Visuais em Organizações não-governamentais (ONG´s).

4. Concepções e práticas artístico/educativas da Educação em Artes Visuais Afro-brasileira.

5. Concepções e práticas artístico/educativas da Educação em Artes Visuais Indígena.

6. O Ensino de Artes Visuais Inclusivo: concepções e práticas artístico/educativas.

7. Arte/educação Ambiental: propostas dialéticas no ensino de Artes Visuais.

8. A Educação do Campo e o Ensino de Artes Visuais: diferentes contexturas.

9. Artes Visuais e Diversidade na Educação.

10. Propostas Multi, Inter e Trans do Ensino de Artes em espaços educativos não-formais

ÁREA DE CONHECIMENTO: ETNOBIOLOGIA

1. Princípios e histórico das etnobiologias

2. Conservação Biológica e valorização cultural

3. Seleção e recrutamento de participantes em pesquisas etnobiológicas

4. Métodos e Técnicas para coleta de dados etnobiológicos

5. Saber tradicional sobre a biodiversidade: sistemas de etnoclassificação de organismos e paisagens

6. Uso dos recursos naturais por comunidades tradicionais e suas implicações para a conservação da biodiversidade

7. Bioética: histórico e princípios

8. Bioética e legislação de acesso aos recursos genéticos

9. O sistema de avaliação ética em pesquisas no Brasil: uma análise crítica

10. Filosofia Científica

ÁREA DE CONHECIMENTO: SISTEMÁTICA E TAXONOMIA VEGETAL

1. Sistemática Vegetal das Angiospermas: Métodos e Princípios

2. Nomenclatura Botânica atual e sua evolução desde o primeiro Código de Nomenclatura Botânica

3. Características de importância taxonômica em Eudicotiledôneas

4. Características de importância taxonômica em Monocotiledôneas

5. Diversidade de Fanerógamas nos principais ecossistemas brasileiros

6. Características de importância taxonômica em uma grande família brasileira de Fanerógamas

7. Filogenias Moleculares como Ferramenta ao Estudo Vegetal

8. Diversidade Vegetal, seus Recursos e sua Conservação

9. Morfologia e Sistemática de Cactaceae

10. Morfologia e Sistemática de Bromeliaceae

ÁREA DE CONHECIMENTO: TEORIA POLÍTICA

1. Sociedade civil e Movimentos Sociais na América Latina

2. Presidencialismo de coalizão e governabilidade no Brasil

3. Partidos políticos e sistemas eleitorais

4. Formulação e implementação de políticas públicas

5. Crise da social democracia e emergência do neoliberalismo

6. O Embate entre culturalistas e institucionalistas na Ciência Política

7. A democracia deliberativa de Habermas

8. Metodologia de pesquisa em Ciência Política

ÁREA DE CONHECIMENTO: TEORIA SOCIOLÓGICA

1. Indivíduo, Sociedade e Ciência na Sociologia clássica

2. As contribuições contemporâneas da Teoria Crítica

3. Interacionismo simbólico, fenomenologia e etnometodologia

4. Ação e Estrutura Social na Teoria Sociológica Contemporânea

5. Tradição e identidade na Sociologia Brasileira

6. Os paradigmas do desenvolvimento

7. Teoria dos Movimentos Sociais

8. Direitos humanos e interculturalidade.

ÁREA DE CONHECIMENTO: IMUNOLOGIA

1. Imunoprofilaxia: soros e vacinas.

2. Imunoquímica aplicada ao diagnóstico clínico.

3. Influência dos processos termodinâmicos na interação antígeno-anticorpo. observados no diagnóstico sorológico.

4. Imunologia contra patógenos.

5. Participação da resposta imune nas doenças reumáticas.

6. Diagnóstico sorológico do desenvolvimento tumoral.

7. Alergia a drogas.

8. Autoimunidade.

9. Inflamação e antiinflamatórios.

10. Organização e expressão dos receptores de Ag.

ÁREA DE CONHECIMENTO: CONTROLE DE QUALIDADE E TECNOLOGIA DOS COSMÉTICOS

1. Pele e seus anexos: Anatomia, Fisiologia e Histologia, classificação cosmética da pele.

2. Preparações cosméticas fotoprotetoras.

3. Agentes de tensão superficial usados em produtos cosméticos.

4. Preparações cosméticas de uso capilar: xampus e condicionadores.

5. Controle de qualidade físico de produto acabado.

6. Validação de métodos analíticos na Indústria Farmacêutica.

7. Estudo de Equivalência Farmacêutica.

8. Controle de qualidade microbiológico para medicamentos de uso interno.

9. Controle de Qualidade aplicado à Farmácia Magistral.

ÁREA DE CONHECIMENTO: HEMATOLOGIA CLÍNICA, BIOQUÍMICA CLÍNICA E PRÁTICAS FARMACÊUTICAS IV

1. Citomorfologia dos eritrócitos, leucócitos e plaquetas (normalidade citomorfológica e alterações mais frequentes associadas a patologias).

2. Hematopoese: coleta de material para exames hematológicos e técnicas hematológicas de diagnóstico.

3. Hemograma, alterações quali-quantitativas da citologia dos eritrócitos e leucócitos, diagnóstico laboratorial de alterações eritrocitárias e leucocitárias.

4. Diagnóstico laboratorial das anemias: classificação e interpretação das alterações no eritrograma.

5. Diagnóstico das neoplasias hematopoiéticas: linfoproliferativas (linfóides) e mieloproliferativas (mielóides).

6. Coagulograma, sistema ABO e Rh-Hr, transfusão sanguínea e hemoterapia.

7. Diagnóstico laboratorial das principais disfunções endócrinas.

8. Diagnóstico laboratorial das principais disfunções renais e uroanálise.

9. Diagnóstico laboratorial das principais disfunções hepáticas.

10. Inter-relações metabólicas dos tecidos e sua significância clínica.

ÁREA DE CONHECIMENTO: ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

1. Tendências atuais da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia e suas implicações para a sala de aula;

2. Modalidades Didáticas utilizadas no ensino de Ciências e Biologia;

3. Planejamento e avaliação do processo de ensino/aprendizagem de Ciências e Biologia;

4. História e filosofia das Ciências Biológicas;

5. Ensino de Ciências e de Biologia na escola básica brasileira: aspectos históricos, paradigmas e tendências atuais;

6. Os currículos de Ciências e de Biologia para a escola básica brasileira;

7. Papel de estágios supervisionados nas escolas para a formação de professores de Ciências e de Biologia;

8. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no ensino de ciências e Biologia;

9. As atividades experimentais no Ensino de Ciências e de Biologia;

10. As relações Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências e de Biologia.

ÁREA DE CONHECIMENTO: ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA ORGÂNICA

1. História da Química;

2. Hidrocarbonetos;

3. Funções Orgânicas Oxigenadas;

4. Funções Orgânicas Nitrogenadas;

5. Isomeria;

6. Reações Orgânicas;

7. As relações Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências e de química.

8. Experimentação no Ensino de Química.

9. Química Orgânica e meio ambiente.

ÁREA DE CONHECIMENTO: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

1. Métodos de conservação de alimentos.

2. Processamento tecnológico de produtos de origem animal.

3. Processamento tecnológico de produtos de origem vegetal.

4. Controle de qualidade de alimentos.

5. Embalagens para alimentos.

6. Higiene e sanitização em indústria de alimentos.

7. Microbiologia de alimentos.

8. Utilização de microorganismos para processamento de alimentos.

9. Classificação e caracterização de microorganismos.

10. Genética microbiana.

ÁREA DE CONHECIMENTO: FITOTECNIA (GRANDES CULTURAS)

1. Cultura do feijoeiro.

2. Cultura do milho.

3. Cultura do arroz.

4. Cultura do soja.

5. Cultura do cana-de-açúcar.

6. Cultura do café.

7. Cultura do algodão.

8. Métodos de amenjo de plantas invasoras.

9. Aspectos relacionados à fisiologia dos herbicidas nas plantas invasoras e cultivadas.

10. Destino dos herbicidas no ambiente.

ÁREA DE CONHECIMENTO: HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO

1. Irrigação por superfície.

2. Irrigação por aspersão.

3. Irrigação Localizada.

4. Qualidade da água de irrigação e salinização.

5. Demanda hídrica de culturas agrícolas.

6. Fertirrigação.

7. Pequenas obras hidráulicas.

8. Hidrostática. Hidrodinamica. Equação de Bernoulli.

9. Condutos Forçados. Condutos Livres. Golpe de Aríete.

10. Equações Elevatórias. Adutoras por gravidade. Sistemas de Tubulações. Hidrometria.

ÁREA DE CONHECIMENTO: ELEMENTOS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, MECANIZAÇÃO, MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

1. Propriedades físicas e mecânicas de madeira e aços e suas ligas.

2. Análise de corpos submetidos a tensão combinadas.

3. Parafusos, fixadores e propostas de junções não permanentes. Mancais de rolamento.

4. Engrenagens cilíndricas de dentes retos e helicoidais. Eixos rotativos e eixos fixos.

5. Estudo do trator agrícola.

6. Métodos e equipamentos para o preparo e manejo do solo.

7. Máquinas para semeadura, plantio e transplantio, colheita de cereais e forragem.

8. Máquinas para aplicação de fertilizantes, corretivos e defensivos.

9. Análise de custo de máquinas e implementos agrícolas.

10. Projetos de máquinas agrícolas. Critérios de desenvolvimento e avaliação.

ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA / FÍSICA

1. Limite e Continuidade.

2. Funções Deriváveis e Aplicações.

3. Funções Integráveis e Aplicações.

4. Gravitação Universal.

5. Leis de Newton.

6. Leis da Termodinâmica.

7. Equações de Maxwell.

8. Teoria Cinética dos Gases.

9. Leis de Conservação na Mecânica Clássica.

ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA

1. Estrutura atômica e propriedades periódicas.

2. Ligações iônicas, metálicas e covalentes.

3. O livro e outros materiais didáticos aplicados no ensino de Química.

4. O papel da experimentação, da história da Química e da linguagem no ensino-aprendizagem de Química.

5. Reações Químicas e Estequiometria.

6. Pesquisa e tendências atuais para o ensino de química.

7. Química no cotidiano e suas Tecnologias aplicadas ao Ser Humano ao Ambiente e a Sociedade.

8. Termoquímica e Cinética Química.

9. As atividades experimentais no ensino de Química.

10. Princípios Fundamentais da Química Orgânica e suas funções.

ANEXO III

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO

À Comissão Gestora do Concurso Público

Eu, _______________________________________________, RG nº ____________________, órgão expedidor _________________, data de emissão _________________, CPF nº _________________, data de nascimento ____/____/____, nome da mãe __________________________________, NIS (Número de Inscrição Social) no ________________________________, residente e domiciliado a (Rua, Av.) ___________________________, nº ____________, Bairro ____________________, CEP _________________, venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593 /2008, do Concurso Público para Professor Efetivo, área ______________________, do Campus de ____________________________ da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, objeto do Edital nº 47/2012, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135 /2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva taxa de inscrição.

Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.

____________________, ____/____/2012

__________________________________
ASSINATURA DO REQUERENTE