UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Notícia:   Univasf prorroga inscrições do CP 4/2014 com 18 vagas para Professores nos estados de Piauí e Bahia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

EDITAL Nº. 04 DE 24 DE JANEIRO DE 2014

Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE CEP 5 6304-205.
Tel.: (87)2101- 6834 - home page: www.univasf.edu.br

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 24 de janeiro de 2012, publicado no Diário Oficial da União de 24 de janeiro de 2012, e considerando o Artigo 22 do Estatuto Universidade Federal do Vale do São Francisco, e tendo em vista o disposto na Portaria MEC/MPOG no 182, de 20/05/2013, publicada no DOU de 21/05/2013, Portaria MEC nº 1.181, de 19/09/2012, publicada no DOU de 20/09/2012 e considerando o teor do processo no 23402.000052/2014- 62, RESOLVE:

TORNAR PÚBLICO que realizará concurso público para provimento de 18 vagas para o cargo de professor efetivo, para a Classe Auxiliar com Especialização A, Assistente A e para a Classe Adjunto A, nível I, conforme disposições contidas neste edital.

1. Das normas do concurso:

1.1 O concurso será regido por este edital, com fundamento no Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, publicado no DOU de 24 de agosto de 2009 e pela Resolução no 07/2013 - CONUNI/UNIVASF, que se encontra disponível no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br).

2. D a lotação, do exercício do cargo, das vagas, das áreas de conhecimento, das áreas de atuação, d a formação profissional exigida, do regime de trabalho e do valor d a taxa de inscrição:

2.1 O cargo a ser provido será exercido no regime de trabalho de 20 horas, 40 horas e em dedicação exclusiva (DE), com lotação em Colegiado Acadêmico e atuação em todos os cursos da UNIVASF sediados nos seus campi, conforme disposto no quadro abaixo:

Vagas

Área de Conhecimento

Área de Atuação

Formação Acadêmica

Colegiado Acadêmico/ Campus

Regime de Trabalho

Valor da Inscrição

01

Sistemas Distribuídos e Sistemas Operacionais

Sistemas Distribuídos, Sistemas Operacionais, Sistemas de Tempo Real, Introdução à Engenharia de Computação, Informática Básica, Algoritmos e Programação e Participação em Núcleos Temáticos.

Graduação em Matemática ou Ciência da Computação, ou Engenharia, ou Processamento de Dados, ou Análise de Sistemas, ou Sistemas da Informação, com Mestrado na área de atuação do concurso.

Engenharia da Computação/ Juazeiro - BA

DE

112,00

01

Química

Ensino de Ciências e ensino de Química; Instrumentação para o Ensino da Química; Química Orgânica; Química Geral; Físico- Química; Estágio; TCC; Núcleo Temático; Ciência no Cotidiano; Interpretação de textos científicos; Estágio; Pesquisa e extensão.

Licenciatura Plena em Química, ou Licenciatura em Ciências da Natureza, com Mestrado em Ensino de Ciências, ou Educação, Educação Química ou Ensino, Filosofia e História das Ciências.

Ciências da Natureza/ São Raimundo Nonato - PI

DE

112,00

01

Física de Materiais (Experimental)

Física da Matéria Condensada, metodologia da pesquisa e participação em núcleos temáticos.

Graduação em Física ou Engenharia, com Doutorado em Física Experimental ou Doutorado em Ciência de Materiais Experimental.

Engenharia da Computação/ Juazeiro - BA

DE

180,00

01

Estradas e Transportes

Estradas, Pavimentação e Sistemas de Transportes. Participação em Núcleos Temáticos.

Graduação em Engenharia Civil, com Mestrado em Engenharia Civil ou Engenharia de Transporte.

Engenharia Civil/Juazeiro - BA

DE

112,00

01

Simulação e Logística 09

Modelagem; Simulação e Otimização; Programação Matemática; Processos Decisórios e Estocásticos; Teoria dos jogos; Logística de Suprimentos; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Logística de Distribuição; Participação em Núcleos Temáticos.

Graduação em Engenharia com mestrado na área de atuação do concurso.

Engenharia de Produção /Juazeiro BA

DE

112,00

01

Ensino de Física

Evolução dos Conceitos da Física e seus laboratórios, Introdução à

Astronomia, Física Moderna, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio, e Participação em Núcleo Temático.

Graduação em Física ou Astronomia, com Doutorado em ensino de Física; ou em ensino de Ciências; ou em Ensino, Filosofia e História das Ciências; ou em Educação em Ciências; ou em Educação.

Ciências da Natureza/ Senhor do Bonfim-BA

DE

180,00

'

02

Medicina de Família e Comunidade

Medicina da Família e Comunidade; Sistema Único de Saúde e

estratégia de Saúde da Família; Metodologia Científica; Ética e Bioética; Núcleos Temáticos Estágio Supervisionado; Medicina Preventiva e comunitária.

Graduação em Medicina com residência Médica ou especialização em Saúde da Família ou Atenção Primária em Saúde, ou Medicina de Família e Comunidade ou Saúde Mental Coletiva reconhecida pelo MEC ou Mestrado em Educação ou Ciências da Saúde.

Medicina/ Paulo Afonso - BA

40h

112 00

'

01

Pediatria

Políticas nacionais de atenção à saúde da criança e do adolescente; crescimento e desenvolvimento humano; abordagem psicossocial em saúde da criança e do adolescente, clínica e cirurgia pediátrica; Ética e Bioética; Metodologia Científica; Núcleos Temáticos; Estágio Supervisionado.

Graduação em Medicina com Residência Médica ou especialização em Pediatria reconhecida pelo MEC.

Medicina/ Paulo Afonso - BA

40h

80,00

01

Patologia e Imunologia

Anatomia patológica; Patologia clínica e cirurgia; Imunologia; Imunopatologia; Ética e Bioética; Metodologia Científica; Núcleos Temáticos.

Graduação em Medicina, ou Ciências Biológicas, ou Farmácia ou Biomedicina, com Mestrado em Patologia, ou Biotecnologia, ou Imunologia, ou Ciências da Saúde ou Medicina e Saúde, ou Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ou Biologia Celular e Molecular, ou Ciências Médicas, ou Microbiologia, ou Cirurgia, ou Medicina Tropical.

Medicina/ Paulo Afonso - BA

DE

112,00

01

Psicologia

Psicologia do Desenvolvimento Humano; Saúde Pública e Saúde Coletiva; Psicologia Médica; Saúde Mental; Ética e Bioética; Psicodiagnóstico e Psicopatologia;

Núcleos Temáticos; Metodologia Científica.

Graduação em Psicologia, com mestrado em Psicologia Clínica, Psicopatologia, ou Saúde Coletiva, ou Saúde Pública, ou outro mestrado com ênfase na área do concurso.

Medicina/ Paulo Afonso - BA

DE

112,00

01

Bioquímica e Farmacologia

Bioquímica; Farmacologia; Núcleos Temáticos; Metodologia Científica.

Graduação em Medicina ou Biomedicina, ou Farmácia, com mestrado em Bioquímica ou Farmacologia, ou outro mestrado com área de concentração em Bioquímica ou Farmacologia.

Medicina/ Paulo Afonso - BA

DE

112,00

01

Morfologia

Citologia, Embriologia, Anatomia, Histologia; Metodologia Científica.

Graduação em Medicina ou Biomedicina ou Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia ou Biologia, com mestrado com concentração na área do concurso.

Medicina/Paulo Afonso-BA

DE

112,00

01

Medicina Clínica

Parasitologia; Fundamentos da Prática de Assistência Médica; Medicina preventiva; Núcleos Temáticos; Estágio Supervisionado.

Graduação em Medicina com especialização ou residência médica ou Mestrado em Educação ou Ciências da Saúde.

Medicina/ Paulo Afonso - BA

20h

112,00

'

01

Semiologia e prática médica

Núcleos Temáticos; Estágio Supervisionado.

Graduação em Medicina, com especialização ou residência médica em cirurgia ou clínica médica.

Medicina/ Paulo Afonso - BA

20h

80,00

01

Libras

Libras, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio e Núcleo Temático.

Graduação em Letras (com habilitação em Libras/Língua Portuguesa) ou Licenciatura com Pós-Graduação em Libras e/ou Certificado para o ensino de Libras/nível superior emitido pelo MEC.

Ciências da Natureza/ Senhor do Bonfim - BA

DE

80,00

01

Libras

Libras e participação em núcleo temático.

Graduação em Letras (com habilitação em Libras/Língua Portuguesa) ou Licenciatura com Pós-Graduação em Libras e/ou Certificado para o ensino de Libras/nível superior emitido pelo MEC.

Ciências da Natureza/ São Raimundo Nonato - PI

DE

80,00

01

Teoria Sociológica.

Ensino de disciplinas do corpo teórico e metodológico da sociologia, pesquisa e extensão.

Graduação em Ciências Sociais ou Sociologia e Mestrado em Ciências Sociais ou Sociologia.

Ciências Sociais/ Juazeiro - BA

 

112,00

2.2 Das atribuições para os ocupantes dos cargos lotados no Colegiado de Medicina, Campus da Univasf Paulo Afonso-BA:

a) Elaborar, aplicar e acompanhar o planejamento das atividades de ensino, em observação aos objetivos de ensino da UNIVASF e ao Projeto Pedagógico do Curso de Medicina;

b) Colaborar com a implantação e consolidação do curso e do campus de Paulo Afonso;

c) Utilizar metodologias de ensino condizentes com as disciplinas sob sua responsabilidade e os objetivos do Projeto Pedagógicos de Curso;

d) Estimular e promover pesquisas e atividades de extensão à Comunidade;

e) Atuar na elaboração, acompanhamento e execução dos núcleos temáticos multidisciplinares da UNIVASF;

f) Participar de Comissões e atividades administrativas para as quais for convocado, indicado ou eleito;

g) Atualizar-se constantemente, por meio da participação em capacitações pedagógicas, congressos, palestras, visitas técnicas, estudos, entre outros.

h) Participar da elaboração e execução de Núcleos Temáticos Multidisciplinares, colaborando com a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da UNIVASF;

i) Exercer outras atribuições previstas no estatuto e regimento da UNIVASF, assim como na legislação pertinente à Carreira do Magistério Superior.

2.2.1 Após investidura no cargo, o candidato poderá atuar, conforme designação do Colegiado Acadêmico ou Pró-Reitoria de Ensino, em outras disciplinas correlatas oferecidas e não somente naquelas que são objeto deste concurso.

3. Das Inscrições e do programa:

3.1 As inscrições serão realizadas das 8 horas do dia 27 de janeiro de 2014 às 23 horas e 50 minutos do dia 20 de fevereiro de 2014, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico (www.concurso.univasf.edu.br), observado o horário de Brasília-DF.

3.2 A taxa de inscrição será cobrada de acordo com os valores da tabela constante no item 2.1, e deverá ser recolhida no Banco do Brasil, através do formulário (GRU), emitido no momento da realização da inscrição, conforme se segue: Unidade Favorecida: 154421, Gestão 2 6230, Recolhimento Código 28883-7, Número de Referência 10041909, Competência 01/2014.

3.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve certificar-se de que atenderá a todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo/área de conhecimento para o qual pretende concorrer, conforme item 2.1 deste edital.

3.4 0 candidato é o único responsável pelo correto e completo preenchimento dos dados solicitados na inscrição.

3.5 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital e seus anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.

3.6 Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

3.7 O candidato poderá se inscrever e concorrer a uma única área de conhecimento, uma vez que as provas serão realizadas no mesmo dia e horário.

3.8 O pagamento da GRU poderá ser até o dia 21 de fevereiro de 2014 desde que o candidato tenha efetuado a inscrição até as 23 horas e 50 minutos do dia 20 de fevereiro de 2014.

3.9 A confirmação da inscrição poderá ser verificada através do site: (www.concurso.univasf.edu.br) a partir do dia 27 de fevereiro de 2014.

3.10 Os programas das áreas de conhecimento/área de atuação estão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), conforme o Anexo II deste edital.

3.11 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os editais, atos e comunicados referentes a este concurso público, no Diário Oficial da União, na imprensa local e na página eletrônica mencionada no item anterior.

3.12 Expirado o prazo das inscrições e verificada a inexistência de candidatos inscritos, ou de inscrições confirmadas, para determinada(s) área(s), poderão ser reabertas as inscrições para a classe imediatamente inferior, sendo posteriormente divulgado o cronograma das provas.

4. D a isenção d a taxa de inscrição:

4.1 Conforme o Decreto 6.593, de 02.10.2008, publicado em 03.10.2008, o candidato poderá requerer isenção da taxa de inscrição desde que:

4.1.1 Esteja inscrito no cadastro para programas sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o decreto Nº 6.135, de 2 6.0 6.2007;

4.1.2. Seja membro de família de baixa renda, nos termos do decreto acima.

4.2 O pedido de isenção deverá ser solicitado mediante preenchimento do requerimento, conforme modelo (Anexo III) disponibilizado na página eletrônica da UNIVASF: (www.concurso.univasf.edu.br), no qual deverá constar: indicação do número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadUnico; e declaração de que atende à condição descrita no item 4.1 e subitens. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto 83.936, de 0 6 de setembro de 1979.

4.3 O candidato deverá entregar juntamente com o requerimento, cópia do RG.

4.4 Somente serão aceitos os requerimentos entregues na Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP (Prédio da Reitoria), Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 08 às 18 horas, com intervalo para almoço, das 12 às 14h, entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2014.

4.4.1 Em caso de encaminhamento via postal, desde que com Aviso de Recebimento-AR, dirigido à Comissão Organizadora, no seguinte endereço: SGP/UNIVASF, Caixa Postal 252, CEP: 5 6304-205, Petrolina - PE, somente será aceito QUANDO O RECEBIMENTO FOR REGISTRADO NA AGÊNCIA DOS CORREIOS DE PETROLINA-PE até o último dia do período de requerimento de isenção (31/01/2014).

4.5 A Comissão Organizadora do Concurso analisará o pedido de isenção do candidato e irá informá-lo acerca do deferimento ou não do seu pedido.

4.6 Caso não seja deferido o pedido, para participar da seleção o candidato deverá pagar a taxa de inscrição.

5. Das provas:

5.1 O concurso constará de:

5.1.1 Prova escrita, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório e peso 3,0;

5.1.2 Prova de aptidão didática, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório e peso 4,0;

5.1.3 Prova de defesa de memorial, valendo até 40 (quarenta) pontos, de caráter classificatório e peso 1,0;

5.1.4 Prova de títulos, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter classificatório e peso 2,0.

5.2 A prova escrita consistirá de uma dissertação sobre tema sorteado de uma lista elaborada pela banca examinadora e constituída com base no Programa do Concurso, sorteado pelo presidente da Banca Examinadora, na presença dos candidatos, imediatamente antes do início da prova. Será eliminado o candidato que não participar do sorteio do tema da prova escrita.

5.2.1 Após o sorteio do tema, o candidato disporá de 01 (uma) hora para consulta individual em material bibliográfico de sua livre escolha, no local de realização da prova, e imediatamente após, de outras 03 (três) horas para a realização da prova escrita.

5.2.1.1 Durante o período para consulta individual, não será permitida a comunicação entre os candidatos, bem como o uso de notebooks, tablets ou aparelhos similares, calculadoras, telefones celulares ou outros instrumentos de cálculo, agendas eletrônicas ou similares, MP3, MP4, ipod, iPhone e similares, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens. Não será permitido também o uso de óculos escuros e bonés, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir estas determinações.

5.2.2 Durante a realização da prova escrita não será permitida a comunicação entre candidatos bem como consulta a livros, revistas, folhetos e anotações (incluídas as anotações provenientes do período de consulta); o uso de calculadoras, telefones celulares, notebooks, tablets ou aparelhos eletrônicos similares ou outros instrumentos de cálculo, agendas eletrônicas ou similares, MP3, MP4, ipod, iPhone e similares, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens. Não será permitido também o uso de óculos escuros e bonés, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir estas determinações.

5.2.3 Para efeitos de pontuação na prova escrita serão observados os seguintes aspectos:

a) Conhecimento sobre o assunto;

b) Clareza de exposição, capacidade de expressão e de síntese;

c) Uso da linguagem correta e adequada; e

d) Atualização do candidato em relação ao estado de arte da área de conhecimento para a qual é candidato.

5.2.4 A Banca examinadora formulará um espelho referente ao tema sorteado para correção da prova escrita que será divulgado pela Comissão Gestora de Concurso antes do início da correção.

5.3 A prova de aptidão didática consistirá de uma aula teórica, ministrada em nível de graduação, sobre assunto sorteado, sendo realizada em sessão pública. A aula deverá ter duração mínima de 40 e máxima de 50 (cinquenta) minutos. Somente participarão dessa etapa os candidatos aprovados na prova escrita.

5.3.1 A prova de aptidão didática para a área de conhecimento LIBRAS consistirá de uma aula teórica, ministrada em libras, em nível de graduação, sobre assunto sorteado. A aula deverá ter duração mínima de 40 e máxima de 50 (cinquenta) minutos e será realizada em sessão pública. Somente participarão dessa etapa os candidatos aprovados na prova escrita.

5.3.2 O sorteio do ponto da prova de aptidão didática será realizado logo após o término da prova escrita, independentemente do resultado da prova escrita, para todos os candidatos. Será eliminado o candidato que não estiver presente no sorteio do ponto da prova de aptidão didática.

5.3.2 A data e horário da prova de aptidão didática serão divulgados posteriormente, e observará o prazo mínimo de 24 horas após o sorteio do ponto.

5.3.3 Inicialmente, o candidato sorteará a ordem de apresentação perante a banca examinadora e os demais candidatos. Será eliminado o candidato que não estiver presente no sorteio da ordem de apresentação.

5.3.4 O candidato deverá elaborar um plano de aula e entregar à Banca Examinadora, em três vias, no momento do sorteio da ordem de apresentação da prova de aptidão didática. No caso da não entrega do plano de aula, o candidato será penalizado com atribuição de nota 0 (zero) no item e) elaboração e execução do plano de aula, do item 5.3.6.

5.3.5 Poderá haver gravação da prova de Aptidão Didática em áudio ou áudio/vídeo para fins de registro. 5.3.6 Para efeitos de pontuação na prova de aptidão didática serão observados dos candidatos:

a) Conhecimento sobre o assunto;

b) Clareza de exposição, capacidade de expressão e de síntese;

c) Linguagem correta e adequada;

d) Utilização adequada do tempo;

e) Elaboração e execução do plano de aula.

5.4 A defesa do memorial será realizada apenas para os candidatos aprovados na prova de aptidão didática, respeitado o intervalo de 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prova didática.

5.4.1 A exposição escrita do memorial consistirá em um texto redigido na primeira pessoa do singular, com tamanho entre 4 (quatro) e 8 (oito) páginas, contendo trajetória profissional e acadêmica e evidenciando expectativas em relação à sua atuação na universidade.

5.4.1.1 Para os candidatos que concorrem a vaga de Libras, a defesa de memorial consistirá em uma exposição escrita e em libras para o candidato surdo, ficando a critério do candidato ouvinte executar a etapa em libras ou oral.

5.4.2 A prova de defesa de memorial consistirá em uma exposição escrita e oral pelo candidato, e deverá abordar (contendo) os seguintes itens:

a) Trajetória acadêmica e profissional;

b) Produção científica, técnica, artístico/cultural e de extensão do candidato relacionada à área de conhecimento do concurso;

c) Plano de trabalho para as áreas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Univasf;

d) Afinidade entre o plano de trabalho do candidato para as áreas de ensino, pesquisa e extensão e os objetivos da Univasf nas atividades de graduação e pós-graduação e de consolidação nos planos regional e nacional de desenvolvimento.

5.4.3 A versão escrita do memorial deverá ser entregue imediatamente após a realização da prova de aptidão didática. A não entrega da versão escrita do memorial para todos os membros da banca examinadora implicará na atribuição da nota 0 (zero) na prova de defesa de memorial do candidato

5.4.4 Cada candidato sorteará a ordem de apresentação da defesa oral de memorial perante a banca examinadora e os demais candidatos imediatamente antes da realização da prova de defesa de memorial.

5.4.5 Nessa etapa, o candidato irá dispor de um prazo máximo de 30 (trinta) minutos para a exposição oral do memorial e os membros da banca examinadora irão dispor de até 20 (vinte) minutos, cada um, para seus questionamentos, sendo garantido ao candidato tempo equivalente para suas respostas.

5.4. 6 No julgamento do Memorial, os membros da banca examinadora elaborarão um parecer justificando a pontuação atribuída aos seguintes itens:

a) A relevância da vida acadêmica e profissional do candidato e sua dedicação a essa atividade;

b) A coerência da trajetória percorrida pelo candidato na sua vida acadêmica e profissional no que tange aos aspectos relacionados à área objeto do concurso;

c) O domínio e a atualização do candidato quanto ao tema do concurso; e

d) A capacidade de contribuir para o desenvolvimento institucional.

5.4.7 Poderá haver gravação da Defesa do Memorial em áudio ou áudio/vídeo para fins de registro.

5.4.8 Será eliminado do concurso o candidato que não participar da prova de defesa de memorial.

5.5 Imediatamente após o término da prova de defesa de memorial, os candidatos deverão apresentar currículo, modelo Lattes, devidamente comprovado, para efeitos de pontuação na prova de títulos.

5.5.1 A prova de títulos será realizada pela Banca Examinadora logo após a defesa do memorial, apenas para os candidatos que obtiverem aprovação na prova didática. O exame de titulação recairá sobre os documentos apresentados pelo candidato, aferindo-se a pontuação conforme Barema do Anexo I da Resolução nº 07/2013 - CONUNI/UNIVASF. Os documentos não anexados ao currículo não serão analisados pela Banca Examinadora.

5.6 Das datas e horários prováveis de realização das provas

5.6.1 A prova escrita será realizada provavelmente no dia 25 de março de 2014, das 09h00 às 13h00.

5.6.2 As datas e horários das demais etapas do concurso serão posteriormente divulgados.

5.6.3 As provas poderão ser realizadas no Campus de Petrolina no endereço: Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, CEP 5 6.304-917 e/ou no Campus Juazeiro no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, CEP 48902-300. Os locais definitivos e os números das respectivas salas estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), a partir do dia 10 de março de 2014.

5.6.4 O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de documento de identidade original com foto e de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5.6.5 Serão considerados documentos de identidade com foto para os fins deste concurso público: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, com mesmo valor legal como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, publicada no Diário Oficial da União de 24 de setembro de 1997).

6. Dos recursos:

6.1 Os candidatos poderão requerer à Comissão Gestora de Concurso, em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação da banca examinadora, a substituição de qualquer membro desta, caso haja comprovação de conflito de interesse, de acordo com o estabelecido no § 50 do Art. 24 da Resolução nº 07/2013 - CONUNI/UNIVASF.

6.1.1 O pedido de impugnação de membro da banca examinadora deverá ser encaminhado à Comissão Gestora do Concurso, e deverá conter, obrigatoriamente, a identificação, a assinatura do (a) impugnante e a matéria de fato e/ou de direito, objeto da impugnação.

6.1.2 A Comissão Gestora terá até 2 (dois) dias para se manifestar, por escrito, quanto à solicitação supracitada e, caso necessário, substituir algum membro da banca examinadora.

6.1.3 No prazo máximo de 02 (dois) dias úteis contados a partir da divulgação do resultado parcial do concurso pela Comissão Gestora, o candidato poderá apresentar, desde que fundamentado, pedido de vistas da correção das provas escrita e didática e revisão de julgamento de qualquer prova à banca examinadora.

6.1.4 A banca examinadora terá prazo de até 02 (dois) dias úteis para se manifestar, por escrito, quanto ao mérito do pedido.

6.1.5 Após manifestação da banca examinadora a respeito do julgamento dos pedidos de revisão, o candidato poderá apresentar, desde que fundamentado, solicitação de reconsideração do recurso à Comissão Gestora do Concurso, no prazo máximo de 1(um) dia útil.

6.1. 6 A Comissão Gestora terá prazo de até 2 (dois) dias úteis para se manifestar, por escrito, quanto ao mérito do pedido de reconsideração do candidato.

6.2 Os recursos poderão ser encaminhados para o endereço eletrônico: concursodocente@univasf.edu.br, ou entregues na Pró-Reitoria de Ensino - PROEN (Prédio da Reitoria), Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, no horário de 8:00 às 12:00 e 14 às 18:00.

6.3 Os recursos deverão estar devidamente fundamentados, indicando, com precisão, os pontos a serem revisados e constar do mesmo o nome do candidato, área a que está concorrendo, endereço eletrônico, telefone e endereço para correspondência.

7. D a classificação:

7.1 A nota de cada etapa será calculada a partir da média aritmética dos valores individuais emitidos por cada membro das bancas examinadoras.

7.2 A média final será calculada pela média ponderada dos valores obtidos em cada etapa, sendo que a prova de aptidão didática terá peso igual a 4,0 (quatro), a prova escrita terá peso igual a 3,0 (três), a prova de títulos terá peso igual a 2,0 (dois) e a prova de defesa de memorial, terá peso igual a 1,0 (um).

7.3 Havendo mais de 1 (um) candidato classificado, a comissão julgadora indicará a respectiva ordem de classificação, em função da soma das médias alcançadas nas provas escrita, de aptidão didática, defesa de memorial e a nota da prova de títulos.

7.4 Será eliminado do concurso o candidato que não alcançar, pelo menos, a média de 70 (setenta) pontos nas provas escrita e de aptidão didática, independente dos pesos atribuídos a essas provas.

7.5 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, na prova escrita, poderá participar da prova de aptidão didática.

7.6 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, em cada uma das provas escrita e de aptidão didática, participará da terceira etapa do concurso (Defesa de Memorial). A nota da prova de defesa de memorial é apenas classificatória.

7.7 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, em cada uma das provas escrita e de aptidão didática, terão os títulos avaliados. A nota da prova de títulos é apenas classificatória.

7.8 Em caso de empate no resultado final terá preferência o candidato que tiver sucessivamente:

a) Maior número de pontos na prova escrita;

b) Maior número de pontos na prova de aptidão didática;

c) Maior número de pontos na prova de defesa de memorial;

d) Maior número de pontos na prova de títulos; e

e) Maior idade.

7.9 A Comissão Gestora publicará o resultado parcial da classificação dos candidatos no endereço eletrônico www.concurso.univasf.edu.br.

7.10 No resultado final, será homologado, por ordem de classificação, até 5 (cinco) candidatos aprovados para as áreas com previsão de apenas 1 (uma) conforme disposto no Anexo II do Decreto nº. 6.944/2009.

8. D a Remuneração, regime jurídico e descrição do cargo

Classe

Regime de trabalho

Vencimento básico (R$)

Retribuição por Titulação (R$)

Remuneração Total (R$)

Assistente A

Dedicação Exclusiva

3.594,57

1.871,98

5.466,55

Adjunto A

Dedicação Exclusiva

3.594,57

4.455,20

8.049,77

8.1 Regime Jurídico: Estatutário, previsto na Lei 8.112/90 e demais regulamentações pertinentes.

8.2 0 cargo de professor de 3º grau é regido pela Lei nº. 12.772, de 28 de dezembro de 2012, alterada pela Lei nº 12.8 63/2013.

8.3 As atividades referentes ao cargo docente envolvem a atuação em ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, conforme a necessidade da instituição expressa em plano de trabalho a ser deliberado pelo colegiado de lotação do servidor.

9. D a nomeação e investidura no cargo:

9.1 0 candidato aprovado no concurso público objeto deste edital será nomeado, obedecendo, rigorosamente, a ordem de classificação.

9.2 A entrega da documentação será aceita em sua totalidade e deverá ser agendada junto a Secretaria de Gestão de Pessoas da UNIVASF (telefone: 87 2101- 6737) até 05 dias antes do prazo final para posse.

9.3 São requisitos para investidura no cargo, comprovados na data da posse:

9.3.1 Ter sido aprovado no respectivo concurso público.

9.3.2 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;

9.3.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais (para candidatos de ambos os sexos) e obrigações militares (para os do sexo masculino).

9.3.4 Estar com idade mínima de 18 (dezoito) anos, completos, na data da posse.

9.3.5 Possuir comprovante de titulação exigida para ingresso no cargo/área de conhecimento a que concorrer, conforme consta nos itens 2.1 deste edital.

9.3. 6 Apresentar atestado médico comprovando aptidão, física e mental, para o exercício do cargo, mediante avaliação médica realizada pelo serviço médico da instituição.

9.3.7 Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, Parágrafo Único, da Lei nº. 8.112/90;

9.3.8 Não acumular cargos, empregos e/ou funções públicas, exceto nos casos previstos na Constituição Federal e legislação vigente, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo estabelecido para a posse, previsto no § 1º do art. 13 da Lei nº. 8.112/90.

9.3.9 Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

9.4 A entrega dos exames somente será aceita em sua totalidade e deverá ser agendada junto a Unidade do SIASS/UNIVASF (telefone: 87 2101- 6745) até 05 dias antes do prazo final para posse.

9.5 Poderão ser exigidos outros exames, a depender da avaliação durante a Inspeção Médica.

9. 6 As declarações emitidas com prazo superior a 2 (dois) anos não serão aceitas para fins de comprovação de titulação.

10. Das disposições gerais:

10.1 A Comissão Organizadora não disponibilizará quaisquer tipos de recursos (equipamentos audiovisuais, filtros de linha, adaptadores para tomada, extensão elétrica dentre outros) para a realização da prova didática. Caso queira utilizar tais recursos, o candidato deverá providenciá-los.

10.2 O concurso terá prazo de validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período conforme a Lei 8.112/90.

10.3 Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

10.4 O currículo devidamente comprovado entregue pelo candidato na ocasião da prova de títulos, não será devolvido ao candidato.

10.5 Os candidatos nomeados e empossados, poderão a critério da Administração, ministrar outras disciplinas, além das previstas para a área de conhecimento/área de atuação descritas no item 2.1 deste edital, desde que na sua área de formação.

10. 6 Os candidatos aprovados e nomeados para regime de trabalho estabelecido no edital só poderão pedir alteração de regime após aprovação em estágio probatório.

10.7 Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato) constantes na inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a SGP da UNIVASF, no telefone: (87)2101- 6737 ou através do e-mail: sgp@univasf.edu.br.

10.8 Poderá haver gravação da prova didática e da prova de memorial, bem como a microfilmagem das provas escritas para consulta posterior, conforme disposto na Lei nº 5.433, de 8 de maio de 19 68 e seu Decreto regulamentador nº 1.799, de 30 de janeiro de 199 6.

10.09 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora do Concurso.

TELIO NOBRE LEITE
Vice-Reitor no exercício do cargo de Reitor

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 07/2013 - CONUNI

Tabela de Pontuação para julgamento da Prova de Títulos nos Concursos Públicos para a Carreira do Magistério Superior da UNIVASF

Grupo I - Títulos Acadêmicos - até 40 pontos

Será considerado, para fins de pontuação, apenas um dos títulos abaixo:

Atividades

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

08

Certificado de Residência Médica credenciada pelo MEC

08

Diploma de Graduação

05

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério no Ensino Superior

0,5 pontos/semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,3 pontos/ano

Ensino não regular na área/ subárea do concurso: - Cursos (mínimo de 4 horas) - Conferências/ Palestras

0,2 pontos por curso ministrado 0,1 pontos por evento (Até o limite de 2 pontos)

Orientação de tese de doutorado aprovada

4 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2 pontos por tese

Orientação de monografia de especialização aprovada

0,5 pontos por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho (até o limite de 03 pontos)

Orientação de grupo PET

0,5 pontos por grupo-ano (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 pontos por bolsista-ano (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de monitoria

0,2 pontos por bolsista (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de extensão

0,2 pontos por bolsista (até o limite de 2 pontos)

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

0,3 pontos por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,2 pontos por tese ou concurso

Coordenação de projeto de extensão

0,5 pontos por projeto (até o limite de 03 pontos)

Participação em projeto de extensão

0,25 pontos por projeto (até o limite de 1,5 pontos)

Coordenação de curso de extensão (mínimo de 15 h/aula)

0,2 pontos por curso (até o limite de 2 pontos)

Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação em grupo PET, ou atividade de extensão

0,2 pontos por semestre

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do Concurso - 75 pontos para os candidatos a Professor Titular. Para os candidatos a Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, até o limite de 25 pontos.

Atividades

Pontos

Autoria de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)
Autor:
Coautor:

03 pontos por livro 2 pontos por livro

Organização de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)
Organizador:
Coorganizador:

1,5 pontos por livro 0,5 pontos por livro

Capitulo de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)
Autor:
Coautor:

1,5 pontos por livro 0,5 pontos por livro

Tradução de livro especializado
Tradutor:
Cotradutor:

1,5 pontos por livro 0,5 pontos por livro

Artigo completo publicado em periódico científico especializado, indexado e com corpo de árbitros e Trabalho científico apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais.
Autor/ coautor:
Qualis A1
Qualis A2
Qualis B1
Qualis B2
Qualis B3
Qualis B4
Qualis B5
Qualis C
Sem qualis


2/1 pontos
1,8/0,9 pontos
1,6/0,8 pontos
1,4/0,7 pontos
1,2/0,6 pontos
1,0/0,5 pontos
0,8/0,4 pontos
0,6/0,3 pontos
0,4/0,2 pontos

Trabalho científico apresentado em congresso com resumo publicado em revista ou anais

0,2 pontos por trabalho

Relatório técnico de pesquisa publicado

0,5 pontos por relatório

Trabalhos técnicos e artísticos especializados na área do concurso

0,5 por trabalho (até o limite de 2 pontos)

Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais

0,5 pontos por prêmio (até o limite de 2 pontos)

Consultorias a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados

1 ponto p/ consultoria (até o limite de 04 pontos)

Artigos especializados publicados na imprensa

0,5 pontos por artigo (até limite de 2 pontos)

Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos

0,5 pontos por manual (até o limite de 04 pontos)

Participação em congressos e seminários

0,5 pontos por evento (até o limite de 2 pontos)

Patente ou processos registrados de patente

04 pontos por patente

Grupo IV - Exercício de atividades ligadas à administração universitária Poderão ser consideradas todas as pontuações abaixo até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Reitor

2 pontos por ano

Vice-Reitor, Diretor de Centro, Pró-Reitor

1 ponto por ano

Ocupantes de outros cargos de CD-3 e CD-4

0,5 pontos por ano

Membro de Conselhos Superiores de Universidades

0,2 pontos por ano

Chefias de departamento, coordenadores de colegiados de curso de graduação, coordenadores de programas de pós-graduação de caráter permanente

0,2 pontos por ano

Coordenação de curso de especialização de caráter permanente ou eventual

0,2 pontos por curso

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL No. 04 DE 24 DE JANEIRO DE 20 14

Área de Conhecimento: SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E SISTEMAS OPERACIONAIS

1. Escalonamento de Processos e Threads.

2. Gerenciamento de Memória.

3. Gerenciamento de Entrada e Saída.

4. Deadlocks.

5. Sistemas de Arquivos.

6. Grid e Cluster.

7. Virtualização em Sistemas Distribuídos.

8. Comunicação em Sistemas Distribuídos.

9. Middlewares para Sistemas Distribuídos.

10. Conceitos e Arquiteturas de Sistemas Distribuídos.

Área de Conhecimento: QUÍMICA

1. Estrutura atômica e propriedades periódicas.

2. Ligações Químicas.

3. Recursos didáticos, novas tecnologias da informação e elaboração de material didático na educação Química.

4. O papel da experimentação, da história da Química e da linguagem no ensino e Aprendizagem de Química.

5. Reações Químicas e estequiometria.

6. Pesquisa e tendências atuais para o ensino de Química.

7. Química no Cotidiano e suas tecnologias aplicadas ao Ser Humano e a Sociedade.

8. Termoquímica e cinética Química.

9. Equilíbrio químico e iônico.

10. História da Química, Contextualização e Interdisciplinaridade no ensino de Química.

Área de Conhecimento: FÍSICA DE MATERIAIS (EXPERIMENTAL)

1. Leis de Conservação.

2. Forças Centrais.

3. Ondas mecânicas e eletromagnéticas.

4. Leis da Termodinâmica.

5. Teoria Cinética dos Gases.

6. Circuitos Elétricos.

7. Equações de Maxwell.

8. Estrutura da Matéria.

9. Oscilador Harmônico Clássico e Quântico.

10. Relatividade Restrita.

Área de Conhecimento: ESTRADAS E TRANSPORTES

1. Estudos para construção de uma estrada (geológicos/geotécnicos; hidrológicos; topográficos, estudo de tráfego, estudo do traçado, fases de reconhecimento, exploração e projeto, classificação de rodovias);

2. Projeto geométrico de estradas (definição do traçado; características técnicas de projeto; dimensionamento dos elementos planimétricos; dimensionamento dos elementos altimétricos, concordância vertical; características técnicas de projeto; projeto da seção transversal).

3. Planejamento de Sistemas de Transportes (conceitos, características dos modais de transportes; etapas do planejamento, transportes urbanos).

4. Estudo de Tráfego (principais estudos, objetivos, teoria básica do tráfego, informações básicas, pesquisa de tráfego, capacidade e níveis de sérvio de rodovias, número N, aplicações).

5. Terraplanagem (conceitos; tipos; etapas; equipamentos; estimativa de produção de equipamentos de terraplanagem; estudos econômicos; execução de terraplanagem; diagrama de Brücner; classificação dos materiais; planejamento; custos).

6. Projeto de pavimentação (conceitos; classificação de pavimentos; estudos; dimensionamento de pavimentos flexíveis e rígidos; estabilização de solo; execução de pavimentos; exploração de jazidas; custos).

7. Materiais utilizados em obras rodoviárias (solo; solo estabilizado; agregados, aglomerantes; concretos; geossintéticos).

8. Projeto de drenagem de rodovias (definições; tipos de drenagem; elementos; aplicações; dimensionamento; custo).

9. Projeto de sinalização de rodovias (conceitos: classificação; elementos de sinalização; critérios de projeto).

10. Projeto de Ferrovia (conceitos; classificação das ferrovias; elementos da via permanente; projeto).

Área de Conhecimento: SIMULAÇÃO E LOGÍSTICA

1. Modelagem de Sistemas Produtivos.

2. Simulação de Processos Produtivos.

3. Programação linear.

4. Programação inteira mista.

5. Teoria dos Jogos.

6. Gestão da Cadeia de Suprimentos.

7. Logística de Distribuição.

8. Ferramentas Computacionais para Simulação.

9. Redes e Operadores Logísticos.

10. Logística Reversa.

Área de Conhecimento: ENSINO DE FÍSICA

1. O papel da pesquisa na formação e na prática dos Professores de Física.

2. Metodologia de ensino dos fundamentos matemáticos e conceituais do estudo da Mecânica.

3. Desenvolvimento histórico da Física a partir do século XVII.

4. Metodologias de avaliação do processo de Ensino e Aprendizagem da Física.

5. Metodologias do ensino dos fundamentos matemáticos e conceituais das Leis de conservação.

6. Análise dos efeitos da transposição didática no ensino de Física na educação básica.

7. Perspectivas teórico-metodológicas sobre a construção do conhecimento científico e sobre os princípios e procedimentos da pesquisa científica.

8. Análise e crítica do currículo de graduação em Física Licenciatura.

9. Análise das perspectivas do ensino de Física na Educação Básica frente aos resultados obtidos nas avaliações nacionais da educação.

10. Procedimentos didáticos no ensino da termodinâmica para ensino médio e fundamental II.

Área de Conhecimento: MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

1. Princípios, diretrizes e normativas do Sistema Único de Saúde.

2. Princípios de Atenção Primária à Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família.

3. Educação médica contemporânea: Diretrizes curriculares nacionais. Ensino baseado na comunidade. Aprendizagem baseada em problemas.

4. Atenção primária à saúde e a estratégia de Saúde da Família.

5. Redes assistenciais em saúde.

6. Determinantes sociais em saúde.

7. Medicina de Família e Comunidade: origens e princípios.

8. Abordagem comunitária e familiar.

9. Ética e bioética na saúde da família.

10. Integralidade em Saúde.

Área de Conhecimento: PEDIATRIA

1. Princípios, diretrizes e normativas do Sistema Único de Saúde.

2. Princípios de Atenção Primária à Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família.

3. Educação médica contemporânea: Diretrizes curriculares nacionais. Ensino baseado na comunidade. Aprendizagem baseada em problemas.

4. Abordagem psicossocial em Saúde Mental da Criança e do Adolescente.

5. Doenças diarreicas agudas e desidratação.

6. Atenção básica e programa de saúde na escola.

7. Integralidade e trabalho em equipe na atenção à criança e ao adolescente.

8. Políticas Nacionais de atenção à criança e ao adolescente.

9. Legislação básica do Sistema Único de Saúde e a atuação médica na atenção à saúde da criança e adolescente.

10. Doenças prevalentes na criança e adolescente.

Área de Conhecimento: PATOLOGIA E IMUNOLOGIA

1. Mecanismos de adaptação e morte celular.

2. Inflamação.

3. Neoplasias.

4. Cardiopatias.

5. Pneumonias e tuberculose.

6. Patologias do sistema imunológico.

7. Gastrite e úlceras.

8. Patologias do sistema endócrino.

9. Imunologia dos transplantes.

10. Imunidade inata e adaptativa.

Área de Conhecimento: PSICOLOGIA

1. A Reforma Psiquiátrica no Brasil. Política Nacional de Saúde Mental. Políticas públicas e serviços de saúde mental.

2. Exame psíquico e anamnese.

3. Psicopatologia, psicodiagnóstico e classificação das enfermidades psiquiátricas.

4. Manejo clínico e psicofarmacologia dos transtornos mentais.

5. Dependência química: álcool e outras drogas.

6. Psicologia do desenvolvimento humano: aspectos emocionais, cognitivos, físicos e sociais.

7. Princípios da Atenção Primária à Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família.

8. Psicologia Médica e saúde mental na formação médica.

9. Do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial: desafios para a atuação profissional no contexto de equipe interdisciplinar na saúde.

10. Integralidade e Medicina do Cuidado: a temática da humanização na saúde.

Área de Conhecimento: BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

1. Metabolismo dos carboidratos.

2. Metabolismo dos lipídeos.

3. Metabolismo das proteínas.

4. Regulação do metabolismo.

5. Farmacodinâmica.

6. Farmacologia do sistema nervoso autônomo.

7. Farmacologia da hipertensão arterial.

8. Farmacologia do sistema nervoso central.

9. Farmacologia da dor e da inflamação.

10. Farmacologia dos antimicrobianos.

Área de Conhecimento: MORFOLOGIA

1. Gametogênese e fecundação.

2. Tráfego de proteínas e vesículas nas células.

3. Arquitetura celular: membrana plasmática e citoesqueleto.

4. Tecidos conjuntivos.

5. Histologia do tecido nervoso.

6. Anatomia e embriologia do sistema digestório.

7. Anatomia e embriologia do sistema cardiovascular.

8. Histologia do sistema digestório.

9. Anatomia e histologia do sistema ósseo.

10. Biologia do desenvolvimento humano: da implantação à organogênese.

Área de Conhecimento: MEDICINA CLÍNICA

1. Princípios, diretrizes e normativas do Sistema Único de Saúde.

2. Princípios de Atenção Primária à Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família.

3. Educação médica contemporânea: Diretrizes curriculares nacionais. Ensino baseado na comunidade. Aprendizagem baseada em problemas.

4. Parasitologia clínica; métodos e técnicas para diagnóstico de parasitoses em humanos.

5. Anamnese, relação médico-paciente, abordagem do paciente e exame físico.

6. Diagnóstico e tratamento dos distúrbios do trânsito gastrointestinal.

7. Diagnóstico e tratamento das cefaleias.

8. Diagnóstico e tratamento das doenças crônico-degenerativas do aparelho locomotor.

9. Diagnóstico e tratamento de anemias.

10. Diagnóstico e tratamento de cardiopatias.

Área de Conhecimento: SEMIOLOGIA E PRÁTICA MÉDICA

1. Princípios, diretrizes e normativas do Sistema Único de Saúde.

2. Princípios de Atenção Primária à Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família.

3. Educação médica contemporânea: Diretrizes curriculares nacionais. Ensino baseado na comunidade. Aprendizagem baseada em problemas;

4. Edema: etiologia, fisiopatologia; apresentação clínica/semiótica, diagnóstico diferencial e manejo terapêutico.

5. Dor torácica: etiologia, fisiopatologia; apresentação clínica/semiótica, diagnóstico diferencial e manejo terapêutico.

6. Dispneia: etiologia, fisiopatologia; apresentação clínica/semiótica, diagnóstico diferencial e manejo terapêutico.

7. Doença vascular cerebral: etiologia, fisiopatologia; apresentação clínica/semiótica, diagnóstico diferencial e manejo terapêutico.

8. Diabetes Mellitus: imunogenética, fisiopatologia, classificação, apresentação clínica, impacto na qualidade de vida do paciente e familiares.

9. Hipertensão arterial sistêmica: etiologia, fisiopatologia; apresentação clínica e diagnóstico diferencial, manejo terapêutico e prevenção.

10. Síndrome anêmica: etiologia, fisiopatologia; apresentação clínica/semiótica, diagnóstico diferencial, manejo terapêutico.

Área de Conhecimento: LIBRAS

1. O sujeito surdo: conceitos, cultura, relação histórica da surdez com a língua de sinais.

2. Libras como marcador identitário cultural.

3. Alfabetização e letramento em Libras: modalidade sinalizada e escrita.

4. Aspectos fonológicos e morfológicos da Libras.

5. Aspectos sintáticos da Libras.

6. Aspectos semânticos e pragmáticos da Libras.

7. Literatura surda: produções sinalizadas e em escrita de sinais.

8. Educação bilíngue para surdos: impactos curriculares e estruturais na educação.

9. Aspectos da linguística contrastiva - Libras e Língua portuguesa.

10. Recursos Didáticos e metodológicos para o ensino da Libras a ouvintes.

Área de Conhecimento: TEORIA SOCIOLÓGICA

1. Ação e estrutura social na Sociologia contemporânea.

2. Contribuições do Marxismo e Teoria Crítica para a Sociologia.

3. Tradição e Modernidade na Sociologia Brasileira.

4. Processos discursivos qualitativos e quantitativos: distinções proximidades.

5. Epistemologia das Ciências Sociais.

6. Fenomenologia e Sociologia americana.

7. Representações e práticas: perspectivas de análise.

8. Poder e mudança social.

9. Indivíduo e sociedade na Sociologia clássica e contemporânea: contribuições e rupturas.

10. Modernidade e pós - modernidade na Teoria Sociológica.