UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado - RS

Notícia:   Unijuí - RS abre 12 vagas para Professor de diversas áreas

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL G.R. Nº 03/2013

PROCESSO SELETIVO RH 81/2013

Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 497 de 28/06/85 - D.O.U 01/07/85, Regionalizada pelas Portarias Ministeriais nº 1626 de 10/11/93 - D.O.U 11/11/93 e nº 818 de 27/05/94 - D.O.U 30/05/94

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES DO QUADRO DE PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIJUÍ.

O Reitor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Público destinado ao provimento de cargos do Quadro de Professores Efetivos da Carreira do Magistério Superior da UNIJUÍ, para os Departamentos, Áreas e Subáreas, conforme autorização contida no Processo do Conselho Universitário - CONSU nº 17/2013, de 06/06/2013, o qual se regerá de acordo com as disposições deste Edital e da Legislação institucional específica:

1. DAS VAGAS

1.1. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC

1.1.1. Área/Subárea: COMUNICAÇÃO SOCIAL/PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Titulação mínima exigida: Graduação em Comunicação Social e Mestrado em Comunicação Social ou áreas afins.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 20 (vinte) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.1.2. Área/Subárea: ADMINISTRAÇÃO/PRODUÇÃO E TEORIAS ORGANIZACIONAIS

Titulação mínima exigida: Graduação em Administração e Mestrado em Administração ou áreas afins.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 20 (vinte) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.1.3. Área/Subárea: ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO DE PESSOAS E TEORIAS ORGANIZACIONAIS

Titulação mínima exigida: Graduação em Administração e Mestrado em Administração ou áreas afins.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 20 (vinte) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.2. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

1.2.1. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ELÉTRICA/ELETRÔNICA

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Santa Rosa.

1.2.2. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ELÉTRICA/ELETRÔNICA

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas, alocada ao Campus Santa Rosa.

1.2.3. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ELÉTRICA/ELETRÔNICA

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.2.4. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/DESENHO TÉCNICO E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Civil.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Santa Rosa.

1.2.5. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/ESTRUTURAS

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Civil.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 20 (vinte) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Santa Rosa.

1.2.6. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/DESENHO TÉCNICO E CONSTRUÇÃO CIVIL

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Civil.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.3. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA - DCVida

1.3.1. Área/Subárea: NUTRIÇÃO/ALIMENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Titulação mínima exigida: Graduação em Nutrição e Mestrado em Alimentação Institucional ou áreas afins.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 20 (vinte) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.4. DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO - DHE

1.4.1. Área/Subárea: EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTES COLETIVOS

Titulação mínima exigida: Graduação em Educação Física e Mestrado em Educação Física ou áreas afins.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 20 (vinte) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Santa Rosa.

1.4.2. Área/Subárea: EDUCAÇÃO FÍSICA/EXPRESSÃO CORPORAL

Titulação mínima exigida: Graduação em Educação Física e Mestrado em Educação Física ou áreas afins.
Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição do candidato implicará, desde logo, o conhecimento prévio e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e seus anexos, nas instruções específicas contidas nos comunicados e em outros editais e/ou avisos pertinentes a esses concursos públicos que por ventura venham a ser publicados, bem como conhecimento e aceitação das normas estatutárias e regimentais internas da FIDENE/UNIJUÍ, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.2. Pré-Inscrição: As inscrições serão realizadas somente via Internet, de 17/06/2013 a 04/07/2013, através do preenchimento de formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades, no link Seleção de Pessoal, anexando Curriculum Vitae modelo Lattes.

2.3. A FIDENE/UNIJUÍ não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como, outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a correta transferência de dados para a Organizadora do Concurso. Por este motivo, a Comissão dos Concursos aconselha aos candidatos não efetuarem sua inscrição nos últimos dias do período citado no item "2.2" deste Edital, para que eventuais problemas não ocorram.

2.4. Confirmação da Inscrição

2.4.1. O candidato deverá entregar no Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UNIJUÍ - Campus Ijuí - Endereço: Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Ijuí/RS, até o dia 05 de julho de 2013, nos seguintes horários: das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, os seguintes documentos:

I - Curriculum Vitae modelo Lattes, devidamente documentado, contendo telefone e e­mail de contato;

II - Cópia autenticada do diploma de graduação;

III - Cópia autenticada do diploma de mestrado, conforme titulação mínima exigida para cada vaga acima explicitada;

IV - Cópia da carteira de identidade;

V - Cópia do CPF;

VI - Cópia da folha de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social, com registros de vínculos empregatícios;

VII - Uma foto 3x4 atual;

VIII - Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

2.4.2. O candidato poderá encaminhar os documentos referidos no item "2.4.1" através de postagem, até o dia 28/06/2013, via SEDEX endereçado ao Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UNIJUÍ - Campus Ijuí - Endereço: Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Caixa Postal 560 - CEP: 98700-000 - Ijuí/RS. A responsabilidade quanto à chegada dos documentos até o NDRH é exclusiva do candidato.

2.5. Taxa de Inscrição: Valor de R$ 100,00 (cem reais). A taxa de inscrição deve ser paga junto à Rede Bancária até o dia 05/07/2013, através de boleto bancário emitido no ato da inscrição.

2.5.1. O candidato terá sua inscrição aceita somente quando o NDRH da UNIJUÍ receber a confirmação do pagamento da sua taxa de inscrição na data aprazada. Será indeferida a inscrição feita com cheque que vier a ser devolvido pelo Banco sacado, qualquer que seja o motivo.

2.5.2. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

2.6. A entrega da documentação exigida poderá ser efetuada por terceiros, desde que autorizados por procuração original, com poderes específicos e expressos, munido da documentação completa exigida para a inscrição e apresentação da identidade do procurador.

2.7. Não será aceita inscrição condicional, por depósito em caixa eletrônico, fax-símile ou extemporânea, sendo somente aceita a inscrição efetivada na forma estabelecida nos itens "2.4.1" e "2.4.2", com a documentação completa. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos, será ela liminarmente indeferida.

2.8. O candidato é responsável pelas informações prestadas, no formulário de inscrição, arcando, exclusivamente, com as consequências de eventuais erros e/ou rasuras no seu preenchimento ou na entrega de documento(s).

2.9. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração, bem como não haverá devolução da importância paga, mesmo que o candidato, por qualquer motivo, não tenha sua inscrição homologada, salvo se cancelada a realização do concurso.

2.10. A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, prova ou classificação do candidato, desde que verificadas falsidades de declarações ou irregularidades nas provas ou nos documentos apresentados pelo candidato.

2.11. Em caso de titulação obtida em Instituição de Ensino Superior Estrangeira, o candidato deverá apresentar o reconhecimento e registro do título no Sistema de Ensino Superior Brasileiro, conforme estabelece a Resolução CNE/CES nº 1, de 03/04/2001.

2.12. Não será aceita a inscrição do candidato, cuja documentação não estiver completa ou que apresentar irregularidades, tais como: rasuras, emendas, nomes ilegíveis ou dados incompletos.

2.13. O candidato somente estará regularmente inscrito se tiver sua inscrição homologada pela Coordenação do Processo Seletivo da UNIJUÍ. A portaria de homologação das inscrições será publicada no dia 08/07/2013, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades, bem como afixada no Mural do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UNIJUÍ, na Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Ijuí/RS.

2.14. O candidato inscrito fica sujeito às exigências do Processo Seletivo, não lhe assistindo direito a ressarcimento de prejuízos decorrentes de insucesso na prova ou não aproveitamento no Quadro de Professores Efetivos da Carreira do Magistério Superior da UNIJUÍ.

2.15. A documentação de inscrição somente terá valor para a data a que se referir o presente Processo Seletivo, e não será devolvida.

2.16. Ao formalizar a inscrição, o candidato recebe o comprovante de inscrição.

2.17. Do despacho que indeferir a homologação da inscrição, o candidato pode interpor recurso à Coordenação do Processo Seletivo, no dia 09/07/2013, em petição fundamentada, protocolada junto ao Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, no horário das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17 horas.

2.18. O recurso será analisado pela CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente da UNIJUÍ) no dia 10/07/2013, com emissão de Parecer em caráter definitivo.

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1. O processo de seleção ocorre nos dias 11 e 12 de julho de 2013, com início às 8h30min.

3.2. O processo de seleção para todas as vagas previstas neste Edital será realizado no Campus Ijuí da UNIJUÍ, sito à Rua do Comércio, nº 3000, Bairro Universitário, na cidade de Ijuí/RS. A sala é indicada na portaria de homologação das inscrições divulgada no dia 08/07/2013.

3.3. O processo de seleção tem por objetivo avaliar a qualificação dos candidatos para as funções de ensino, pesquisa e extensão e far-se-á através das seguintes etapas e respectivos pesos:

I - prova escrita - peso 3,0 (classificatória/eliminatória);

II - prova prática de docência - peso 2,5;

III - análise de curriculum vitae - peso 2,5; e

IV - entrevista - peso 2,0.

3.3.1. Para cada etapa será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), de acordo com os critérios gerais deste Edital, que será multiplicada pelo peso correspondente de acordo com o item anterior.

3.3.2. A nota final do candidato é o resultado da soma dos pontos obtidos em cada etapa.

3.3.3. A nota final mínima de aprovação é 7 (sete).

3.3.4. O não comparecimento a uma das etapas do processo seletivo exclui automaticamente o candidato do Processo Seletivo.

3.4. Da Prova Escrita: A Prova Escrita constitui uma etapa classificatória/eliminatória, cuja elaboração, aplicação e avaliação cabe à Banca Examinadora e tem por objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e habilidades gerais e específicas dos candidatos, e selecionar os 3 (três) candidatos mais bem classificados por vaga, para serem submetidos às etapas seguintes do processo seletivo.

3.4.1. A Prova Escrita será realizada no dia 11/07/2013 e terá início às 8h30min. Em relação à PROVA ESCRITA fica a critério da banca examinadora apresentar um tema para dissertação ou aplicar questões relacionadas às temáticas indicadas em anexo. A Prova Escrita terá duração de 2h30min. Os candidatos serão identificados através do comprovante de inscrição e documento de identidade, e deverão estar munidos de caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

3.4.2. O resultado da Prova Escrita será divulgado, por ordem de classificação, no dia 11/07/2013, impreterivelmente até às 21 horas, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades, bem como afixado no Mural do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UNIJUÍ, na Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Ijuí/RS. Os 3 (três) candidatos mais bem classificados conforme especificado no item "3.4" deste Edital participarão das etapas seguintes do processo seletivo, sendo considerados eliminados os demais candidatos.

3.5. Da Prova Prática de Docência: A PROVA PRÁTICA DE DOCÊNCIA será realizada pelos 3 (três) candidatos mais bem classificados conforme especificado no item "3.4" deste Edital e se constitui uma etapa seletiva que visa verificar as capacidades e o potencial dos candidatos para o exercício da docência, obedecendo aos seguintes passos:

I - o sorteio do tema da Prova Prática de Docência será realizado às 8h30min do dia 11/07/2013. Os temas estão estabelecidos e especificados em Anexo a este Edital;

II - a realização da Prova Prática de Docência, com duração de 40 (quarenta) minutos, sendo 30 (trinta) minutos destinados ao candidato e 10 (dez) minutos para que a Banca Examinadora solicite e obtenha esclarecimentos relacionados ao conteúdo exposto;

III - a avaliação da Prova Prática de Docência pela Banca Examinadora considerará 3 (três) itens: (1) seleção e domínio de conteúdo; (2) comunicação; (3) metodologia, sendo atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) ao conjunto dos itens;

IV - a Prova Prática de Docência será iniciada pelo candidato que alcançou maior nota na Prova Escrita, seguindo a sequência de classificação, a ser divulgada até às 21 horas do dia 11/07/2013, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades;

V - a Prova Prática de Docência terá início às 8h10min do dia 12/07/2013;

VI - na Prova Prática de Docência admite-se a presença exclusiva da banca examinadora e do candidato.

3.6. Da Entrevista: A ENTREVISTA constitui-se da etapa seletiva na qual os candidatos são avaliados pela Banca Examinadora, tendo por objetivo esclarecer aspectos relacionados às perspectivas dos candidatos em relação ao projeto da Universidade, às condições contratuais e de trabalho e demais aspectos que possam ser relevantes para definir a classificação final no processo seletivo. A entrevista acontece na sequência da Prova Prática de Docência realizada pelo candidato.

3.7. Da análise de Curriculum Vitae: A ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE é de responsabilidade da Banca Examinadora e será realizada com base nos seguintes critérios gerais e respectivos pesos:

I - formação acadêmica (peso 4,0);

II - experiência profissional (peso 3,0);

III - produção intelectual (peso 2,0);

IV - participação em eventos científicos (peso 1,0).

3.8. Será automaticamente eliminado do Concurso o candidato que não comparecer, chegar atrasado ou se negar a participar, por qualquer motivo, de qualquer uma das provas, testes ou exames previstos no presente Edital. Não serão admitidos na sala de provas os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para o início das mesmas.

3.9. Quando as provas forem realizadas em mais de um dia ou momento, o local, dia e horário das provas seguintes poderão ser comunicados aos candidatos por ocasião da prova anterior, dispensado o aviso público.

3.10. As Provas previstas neste Edital serão realizadas em uma única oportunidade, não se admitindo, em hipótese alguma, troca de local, de horário ou data de aplicação da prova ou nova chance ou tratamento diferenciado aos candidatos, em respeito ao princípio da isonomia.

3.11. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para aplicação da prova, tão pouco será aplicada a prova fora do local e horário determinado por este Edital, importando a ausência ou retardamento do candidato na sua exclusão do Processo Seletivo, seja qual for o motivo alegado/justificado.

3.12. Somente o candidato que estiver na lista de inscrição homologada e que apresentar documento de identidade com foto e cartão de inscrição poderá realizar as Provas.

3.13. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que:

3.13.1. Agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada do processo seletivo;

3.13.2. For surpreendido, durante as provas, em comunicação com outro candidato, oralmente ou por escrito, ou por qualquer outra forma, bem como utilizando livros, notas, impressos ou equipamentos não permitidos, ou ainda, for responsável por falsa identificação pessoal;

3.13.3. Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Processo Seletivo;

3.13.4. Ausentar-se do recinto, salvo se acompanhado do fiscal do Concurso.

3.14. A Banca Examinadora de que trata este Edital é constituída de 3 (três) professores, nomeada pela CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente da UNIJUÍ, composta:

I - pelo Chefe do respectivo Departamento ou seu representante;

II - por um Professor indicado pelo Departamento dentre os seus integrantes, que atua na área específica ou afim, que é objeto do processo de seleção;

III - por um Professor assistente, associado, adjunto ou titular nomeado pela CPPD, dentre os lotados nos demais Departamentos da Universidade ou, se necessário, de outras Instituições Universitárias.

3.15. Concluídas as quatro etapas do Processo Seletivo, as Bancas Examinadoras elaboram e entregam as respectivas atas com o desempenho dos candidatos à Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD da UNIJUÍ, a qual compete homologar e publicar os resultados finais do Processo Seletivo.

3.16. A publicação do resultado do Processo Seletivo será feita no dia 12/07/2013, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades, bem como afixada no Mural do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Endereço: Rua do Comércio, nº 3000, Bairro Universitário, na cidade de Ijuí/RS.

4. DOS RECURSOS

4.1. Após a publicação do resultado do Processo Seletivo, poderá o candidato requerer a revisão do mesmo.

4.2. O pedido de recurso deve ser feito no dia 15/07/2013 no horário previsto no item "2.4.1", por meio de petição escrita, fundamentada, dirigida e protocolada junto à Coordenação do Processo Seletivo/Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Campus Ijuí da UNIJUÍ - Endereço: Rua do Comércio, nº 3000, na cidade de Ijuí/RS, no qual deverão constar os seguintes elementos:

4.2.1. Identificação completa do recorrente;

4.2.2. Indicação da vaga a que está concorrendo;

4.2.3. Circunstanciada e fundamentada exposição a respeito da questão contestada.

4.3. O recurso interposto sem o fornecimento de quaisquer dos dados constantes dos itens anteriores do Capítulo dos Recursos ou fora do respectivo prazo, será indeferido liminarmente, não cabendo recursos adicionais.

4.4. Não serão aceitos os recursos interpostos por correio, fax-símile, telex, telegrama, e-mail, Internet ou outro meio que não seja o especificado no Edital.

4.5. O pedido de recurso aceito será encaminhado à Banca Examinadora que analisará e apresentará o parecer final no dia 16/07/2013, sendo o requerente informado imediatamente da decisão.

4.5.1. Da decisão final não caberá recurso adicional, sendo a banca soberana em sua decisão.

4.6. Anulada alguma questão da prova escrita, os pontos relativos à questão serão creditados a todos os candidatos.

5. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

5.1. Decorrido o prazo para recurso, caberá à Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD da UNIJUÍ, proceder à divulgação final do concurso, com a classificação geral dos candidatos aprovados.

5.2. A classificação final será publicada, por ordem decrescente de nota obtida, nos respectivos cargos e vagas, considerando-se primeiro colocado o candidato que obtiver a maior nota e, assim, sucessivamente.

5.3. A divulgação da classificação final do processo seletivo será feita dia 17/07/2013, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades, bem como afixada no Mural do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, sito à Rua do Comércio, nº 3000, Bairro Universitário - Ijuí/RS.

5.4. No caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá prioridade o candidato que tiver obtido maior pontuação na Prova Escrita. O segundo critério de desempate será a maior pontuação na Prova Prática de Docência. O terceiro critério de desempate será a maior pontuação no curriculum vitae. Persistindo o empate, em última instância, será realizado sorteio para classificação entre os candidatos empatados, em ato público, a ser realizado em data e local a ser fixado por Edital no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades.

5.5. A aprovação e a classificação não asseguram ao candidato o direito à admissão automática no cargo, mas apenas expectativa de nele ser admitido, subordinando-se o provimento no cargo à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e necessidade da UNIJUÍ.

6. DO PROVIMENTO DAS VAGAS

6.1. O provimento do cargo obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos habilitados, nos respectivos cargos e vagas, e ficará a critério da administração da UNIJUÍ, observados o interesse, a necessidade e a conveniência da administração universitária.

6.2. O preenchimento das vagas será feito no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e conforme as necessidades dos respectivos Departamentos, respeitando o prazo de validade deste processo seletivo que é de 1 (um) ano a contar da divulgação da classificação final.

6.3. Será dada posse somente àqueles candidatos considerados aptos em inspeção de saúde de caráter eliminatório, a ser realizada pelo Serviço de Medicina do Trabalho da UNIJUÍ. Não será admitido recurso do julgamento obtido na inspeção de saúde pelo candidato.

6.4. Os candidatos selecionados serão admitidos mediante a assinatura de Contrato de Trabalho para o regime de trabalho especificado no item "1" deste Edital, para exercer as funções do Magistério Superior da UNIJUÍ em qualquer dos seus Campus e Núcleos Universitários ou fora deles, em conformidade com a natureza e extensão das atividades da FIDENE/UNIJUÍ, ficando regidos pelo Plano de Carreira do Magistério Superior da UNIJUÍ, pelas normas do Estatuto e Regimento Geral da UNIJUÍ e pelas leis trabalhistas vigentes.

6.5. O provimento de candidato estrangeiro somente se dará mediante a sua regular situação jurídica de permanência no Brasil.

6.6. A não apresentação do candidato, na data de sua convocação pela UNIJUÍ, implicará na automática desistência da vaga.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A inscrição pressupõe o conhecimento do inteiro teor deste Edital por parte do candidato e o compromisso tácito de aceitar todas as suas condições.

7.2. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dele decorrentes, se verificada, a qualquer momento, a inobservância das exigências deste Edital e das normas que regem este processo seletivo.

7.3. A aprovação e a classificação final geram ao candidato, apenas a expectativa de direito à admissão, mas esta, quando se fizer, respeitará a ordem de classificação final. A UNIJUÍ reserva-se o direito de proceder às admissões, em número que atendam ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com as vagas existentes e a disponibilidade orçamentária.

7.4. O candidato classificado deverá manter atualizado seu endereço e telefone junto ao Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UNIJUÍ.

7.5. A validade do processo seletivo é de 1 (um) ano, contado da divulgação da classificação final, podendo, a critério da Reitoria da UNIJUÍ, ser prorrogado por igual período.

7.6. Este Edital poderá sofrer eventuais alterações ou acréscimos, enquanto não consumado o ato que lhe disser respeito, até a data da convocação dos candidatos para a prova, através da publicação de Edital ou aviso.

7.7. Os casos omissos deste edital serão resolvidos pela Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD da UNIJUÍ.

7.8. Eventuais esclarecimentos poderão ser obtidos junto ao Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Ijuí/RS, pelos telefones (55) 3332-0568/3332-0566, por Fax (55) 3332-9100 ou pelo e-mail ndrh@unijui.edu.br.

Ijuí (RS), 17 de junho de 2013.

Martinho Luís Kelm
Reitor da UNIJUÍ

ANEXO I

1.1. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC

1.1.1. Área/Subárea: COMUNICAÇÃO SOCIAL/PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Temáticas da Prova Escrita e de Docência:

1 - Os fundamentos da publicidade e propaganda;

2 - O repertório sociocultural como base para a criação de campanhas;

3 - A criatividade como diferencial no desenvolvimento e produção publicitária;

4 - O planejamento de mídia publicitária tradicional e a relação com os meios digitais;

5 - O olhar empreendedor na área de publicidade e propaganda;

6 - Criação e redação publicitária na contemporaneidade.

Bibliografia:

BURTENSHAW, Ken; MAHON, Nik; BARFOOT, Caroline. Fundamentos da Publicidade Criativa. Porto Alegre: Bookman, 2010.

FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: SENAC, 2003.

JONES, John Philip (org.). A Publicidade na Construção de Grandes Marcas. São Paulo: Nobel, 2004.

LUPETTI, Marcélia. Administração de Publicidade. São Paulo: Pioneira, 2003.

MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. São Paulo: Ed. Atlas, 2003.

PREDEBON, José (org.). Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas, 2000.

PREDEBON, José (org). Curso de Propaganda. Do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004.

PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo (orgs.) Hiperpublicidade (volume 1). São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.

PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo (orgs.) Hiperpublicidade: Atividades e tendências (volume 2). São Paulo: Thomson Pioneira, 2008.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

SHIMP, T. Propaganda e promoção. Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2002.

VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade - uma proposta. São Paulo: Siciliano, 1999.

GERHEIM, Fernando. Linguagens Inventadas: palavras, imagens, objetos: formas de contágio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

SANTOS, Alexandre; SANTOS, Maria Ivone dos (orgs.). A Fotografia nos Processos Artísticos Contemporâneos. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura: Ed. UFRGS, 2004.

VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z. São Paulo: Edicon, 2002.

SISSORS, Jack; BUMBA, Lincoln. Planejamento de Mídia. São Paulo: Nobel, 2001.

SAAD, Beth. Estratégias para a mídia digital - Internet, informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2003.

MATATHIA, Ira; O"REILLY, Ann e SALZMAN, Marian. BUZZ: A Era do Marketing Viral. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.

ANEXO II

1.1. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC

1.1.2. Área/Subárea: ADMINISTRAÇÃO/PRODUÇÃO E TEORIAS ORGANIZACIONAIS

Temática da Prova Escrita e de Docência:

1 - A interlocução dos conteúdos de formação profissionalizante previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a constituição de competências ao futuro profissional de administração.

Bibliografia:

BALLOU, Ronald. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. 4ª ed. Porto Alegre: Bookmann, 2001.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração da produção e operações manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.

MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2001.

NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei. Teoria Geral da Administração para o século XXI. SP: Ática, 2007.

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. SP: Pioneira, 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DUTRA, J. GESTÃO DE PESSOAS: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

GITMANN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira - essencial - 2ª edição, Porto Alegre: Bookmann, 2001.

SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas - 11ª edição, São Paulo: Atlas, 2012.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

Fontes para Consulta:

- http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991
- www.unijui.edu.br/cursos/graduacao/presencial/administracao-bacharelado

ANEXO III

1.1. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC:

1.1.3. Área/Subárea: ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO DE PESSOAS E TEORIAS ORGANIZACIONAIS

Temática da Prova Escrita e de Docência:

1 - A interlocução dos conteúdos de formação profissionalizante previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a constituição de competências ao futuro profissional de administração.

Bibliografia:

BALLOU, Ronald. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. 4ª ed. Porto Alegre: Bookmann, 2001.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração da produção e operações manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.

MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2001.

NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei. Teoria Geral da Administração para o século XXI. SP: Ática, 2007.

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. SP: Pioneira, 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DUTRA, J. GESTÃO DE PESSOAS: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

GITMANN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira - essencial - 2ª edição, Porto Alegre: Bookmann, 2001.

SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas - 11ª edição, São Paulo: Atlas, 2012.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

Fontes para Consulta:
- http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991
- www.unijui.edu.br/cursos/graduacao/presencial/administracao-bacharelado

ANEXO IV

1.2. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

1.2.1. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ELÉTRICA/ELETRÔNICA

Temáticas para a prova escrita e de docência:

1 - Análise de Circuitos CC: Série-Paralelo;

2 - Leis de Kirchhoff;

3 - Teorema de Thevenin e Norton;

4 - Álgebra de Boole e Métodos para minimização de expressões lógicas;

5 - Circuitos Lógicos Combinacionais.

Bibliografia:

BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise de Circuitos. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1997.

GUSSOW, M. Eletricidade Básica. São Paulo: Mc-Graw Hill do Brasil, 1985.

IDOETA, I. V. Elementos de Eletrônica Digital. São Paulo: Érica, 1990.

TOCCI, R. L. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1994.

ANEXO V

1.2. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

1.2.2. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ELÉTRICA/ELETRÔNICA

Temáticas para a prova escrita e de docência:

1 - Análise de Circuitos CC: Série-Paralelo;

2 - Leis de Kirchhoff;

3 - Dispositivos Eletrônicos: Análise TBJ;

4 - Amplificadores Operacionais.

Bibliografia:

BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise de Circuitos. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1997.

GUSSOW, M. Eletricidade Básica. São Paulo: Mc-Graw Hill do Brasil, 1985.

BOYLESTAD, R. L.; NASHELSKY, L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1984.

PERTENCE Jr., A. Amplificadores operacionais e filtros ativos: teoria, projetos, aplicações e laboratório. São Paulo: McGraw-Hill, c.1990, 359 p.

ANEXO VI

1.2. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

1.2.3. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ELÉTRICA/ELETRÔNICA

Temáticas para a prova escrita e de docência:

1 - Análise de Circuitos CC: Série-Paralelo;

2 - Análise de Circuitos AC: Série-Paralelo;

3 - Leis de Kirchhoff;

4 - Teorema de Thevenin e Norton;

5 - Eletrônica de Potência: Conversores CC-CC e Conversores CA-CC.

Bibliografia:

BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise de Circuitos. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1997.

GUSSOW, M. Eletricidade Básica. São Paulo: Mc-Graw Hill do Brasil, 1985.

BARBI, I. Eletrônica de Potência. 4ª ed. Florianópolis: Edição do autor, 2002.

LANDER, C. Eletrônica Industrial: Teoria e Aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 1988.

BARBI, I.; MARTINS, D. C. Conversores CC-CC Básicos Não Isolados. 1ª ed. Florianópolis: Edição do autor, 2000.

ANEXO VII

1.2. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

1.2.4. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/DESENHO TÉCNICO E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Temáticas da Prova Escrita e de Docência:

1) Concreto de cimento Portland: propriedades;

2) Concreto de cimento Portland: dosagem;

3) Concreto de cimento Portland: preparo, cura e controle tecnológico.

Bibliografia:

NEVILLE, A. M. Propriedades do concreto. Tradução de Salvador E. Giammusso. São Paulo: Pini, 1997.

HELENE P. R. L.; TERZIAN, P. Manual de dosagem e controle do concreto. São Paulo: Pini, 1992.

ANEXO VIII

1.2. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

1.2.5. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/ESTRUTURAS

Temáticas da Prova Escrita e de Docência:

1 - Estática dos pontos materiais;

2 - Solicitações em estruturas isostáticas;

3 - Princípios da análise estrutural: tipos de estruturas; carregamentos em estruturas; vínculos.

Bibliografia:

HIBBELER, R. C. Mecânica - estática. 8ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

SUSSEKIND, J. C. Curso de análise estrutural. Porto Alegre: Globo, 1979. v. 1.

ANEXO IX

1.2. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

1.2.6. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/DESENHO TÉCNICO E CONSTRUÇÃO CIVIL

Temáticas da Prova Escrita e de Docência:

1 - Revestimentos de paredes;

2 - Revestimentos de pisos;

3 - Sistemas de pintura.

Bibliografia:

AZEREDO, H. A. O edifício e seu acabamento. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

YAZIGI, W. A. Técnica de edificar. São Paulo: PINI, 1999.

ANEXO X

1.3. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA - DCVida

1.3.1. Área/Subárea: NUTRIÇÃO/ALIMENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Temáticas da Prova Escrita e de Docência:

1 - Planejamento físico e funcional de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN);

2 - Planejamento e avaliação de cardápios para coletividades sadias e enfermas;

3 - Gestão de recursos humanos;

4 - Controle de qualidade na produção de refeições;

5 - Saúde e segurança no trabalho;

6 - Técnica dietética;

7 - Tecnologia e análise sensorial de alimentos;

8 - Cadeia produtiva de alimentos e sustentabilidade.

Bibliografia:

TEIXEIRA, Suzana G. et al. Administração aplicada as Unidades de Alimentação e Nutrição. São Paulo: Atheneu, 2004.

VAZ, Célia Silvério. Alimentação de coletividade: uma abordagem gerencial. Brasília, 2003.

ZANARDI, A. M. P.; ABREU, E. S. et al. Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: um modo de fazer. São Paulo. Ed. Metha, 2009.

SILVA Jr., Eneo Alves. Manual de controle higiênico sanitário de alimentos. São Paulo: Varela, 2002.

BRASIL, Portaria nº 1.428/MS de 26/1193. Regulamento técnico para inspeção sanitária de alimentos, diretrizes para o estabelecimento de BPF-P e BPPPS e o regulamento técnico para o estabelecimento de PIQs para serviços e produtos da área de alimentos.

PROENÇA, R. P. C.; SOUSA, A. A. de Veiros M. B. Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições. Florianópolis: Ed. UFSC. 1ª ed., 2008.

ANEXO XI

1.4. DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO - DHE

1.4.1. Área/Subárea: EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTES COLETIVOS

Temáticas da Prova Escrita e de Docência:

1 - Processos de formação esportiva no futebol e futsal: ensino, aprendizagem e treinamento;

2 - Fundamentos básicos de formulação de projeto e planejamento de formação esportiva no futebol e no futsal;

3 - Planejamento de progressão metodológica de longo prazo do ensino do futebol e futsal de acordo com a maturação desportiva dos jogadores;

4 - O papel da competição no processo de formação dos jogadores de futebol e futsal;

5 - O papel do professor/treinador na formação do caráter esportivo, social e intelectual do jogador de futebol e futsal.

Bibliografia:

BLÁZQUEZ, D. La iniciación deportiva y el deporte escolar. Barcelona: INDE, 1995.

GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ª ed. Porto: Universidade do Porto, 1995.

GRECO, J. P.; BENDA, R. Nº (Org). Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

PICCOLO, V. L. Nº (Org.). Pedagogia dos esportes. Campinas: Papirus, 1999.

SANS TORRELLES, A. Escolas de futebol: manual para organização e treinamento. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SANTOS FILHO, J. L. Manual de Futsal. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2001.

ANEXO XII

1.4. DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO - DHE

1.4.2. Área/Subárea: EDUCAÇÃO FÍSICA/EXPRESSÃO CORPORAL

Temáticas da Prova Escrita e de Docência:

1 - Corporeidade, Linguagem corporal e expressão corporal: ênfase na música e no ritmo;

2 - Dança, Corpo e Cultura: sentidos e significados socioculturais e históricos;

3 - Dança, Cultura Corporal de Movimento e Práxis pedagógica: a produção do conhecimento na escola;

4 - Educação Física como componente curricular na escola: significados político- pedagógicos;

5 - Educação Física: relações entre corpo, dança e educação;

6 - Educação Física, Identidade Epistemológica e Intervenção Profissional;

7 - Educação Física e Cultura Corporal de Movimento: aspectos sócio-históricos de sua constituição.

Bibliografia:

ARTAXO, I; MONTEIRO, G. A. Ritmo e movimento. São Paulo: Phorte, 2003.

BARRETO, D. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas, SP: Papirus, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRACHT, Valter. Educação física & ciência: Cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: UNIJUÍ, 1999.

DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 88).

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Araras, SP: Gráfica e Editora Topázio, 1999.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2005.

ANEXO XIII

CRONOGRAMA

ETAPA

PERÍODO

Inscrições Online

17/06/13 a 04/07/2013

Confirmação da Inscrição com entrega de documentos no NDRH

05/07/2013

Divulgação de Portaria de Homologação das Inscrições

08/07/2013

Prazo para recurso de não homologação de inscrição

09/07/2013

Divulgação do resultado de recurso

10/07/2013

Prova Escrita - Manhã - (8h30min)

11/07/2013

Correção da Prova escrita e Análise de Curriculum Vitae - (tarde)

11/07/2013

Divulgação do Resultado da Prova Escrita - Até às 21 horas

11/07/2013

Prova de Docência e Entrevista (Início 8h10min)

12/07/2013

Publicação do Resultado do Processo

12/07/2013

Prazo para interpor recurso

15/07/2013

Parecer final da Banca Examinadora sobre o recurso

16/07/2013

Divulgação Final da Classificação do processo seletivo

17/07/2013