UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (IAR) - SP

Notícia:   Unicamp - SP abre vaga para Docente no Instituto de Artes

UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (IAR)

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL Nº 01/2014 - DMM

O Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação - DMM, do Instituto de Artes da Unicamp, esta com inscrições abertas, para o Processo Seletivo Simplificado para admissão de um docente em caráter emergencial na função de Professor Doutor, MS-3.1, em RTP - Regime de Turno Parcial - 12 horas semanais com opção preferencial em RTC - Regime de Turno Completo, pelo prazo de 365 dias, ou até a conclusão do concurso público e andamento (17-P-23597-2013), para ministrar na área de Multimeios e Artes, a disciplina: CS-203 - Planejamento e Produção de Produtos Audiovisuais, do Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, conforme de CVD nº 35/2014.

1. - SALÁRIO

R$ 4.041,51 (Quatro mil e quarenta e um reais e cinquenta e um centavos)

2. - DO REQUISITO MÍNIMO DAS INSCRIÇÕES

2.1 - Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que, no mínimo, seja portador do Título de Doutor.

3. - DAS INSCRIÇÕES

3.1 - As inscrições deverão ser feitas pessoalmente, na Secretaria do Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação do Instituto de artes da Unicamp, Rua Elis Regina, 50, na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas, São Paulo - SP, no horário das 09:00h às 12:00h e das 14:00h ás 17:00h. Telefone 19-3521-6559.

3.2 - A inscrição será efetuada mediante ao requerimento dirigido ao Chefe do Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação/IA/UNICAMP, Professor Doutor Paulo Cesar da Silva Teles, acompanhado dos seguintes documentos:

a) - Prova que é portador do título de Doutor, outorgado pela Unicamp, ou por ela reconhecido ou de validade nacional;

b) - Documento de identificação pessoal, e cópia;

c) Três exemplares do Currículo Lattes e respectivos documentos comprobatórios dos títulos acadêmicos e atividades listadas

d) 01 (um) exemplar ou cópia, de cada trabalho ou documento mencionado no Currículo Lattes.

3.3 Ao se inscrever no Processo Seletivo Simplificado, o Candidato fica ciente e concorda que, no caso de admissão, poderá ser solicitada, a critério da Congregação da Unidade, a apresentação de plano de pesquisa, que será submetido à Comissão Permanente de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - CPDI - para avaliação de possível ingresso no Regime de Turno Completo - RTC.

4. SELEÇÃO

4.1. A seleção será feita pela Comissão Julgadora - composta por 03 (três) professores indicados pelo Conselho do Departamento - a qual irá definir o tópico temático a ser desenvolvido na prova escrita e constará das seguintes etapas:

a) 1ª ETAPA - Prova Escrita Dissertativa

b) 2ª ETAPA - Avaliação do Currículo Lattes

4.1.1. 1ª ETAPA - Prova Escrita Dissertativa

a) A prova Escrita Dissertativa versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, relativa ao conteúdo do programa das disciplinas ou conjunto de disciplinas.

4.1.2. No início da prova escrita, Comissão Julgadora fará a leitura da(s) questão(ões) concedendo o prazo de 60 (sessenta) minutos para que os candidatos consultem seus livros, periódicos ou outros documentos bibliográficos.

4.1.3 Findo o prazo estabelecido no item 4.1.2 não será permitida à consulta de qualquer material, e a prova escrita terá início, com duração de 04 (quatro) horas para a redação da(s) resposta(s).

4.1.4 As anotações efetuadas durante o período de consulta previsto no item 4.1.2 poderão ser utilizados no decorrer da prova escrita, devendo ser rubricadas por todos os membros da Comissão Julgadora e anexadas na folha de resposta.

4.2. A 2ª ETAPA Avaliação do Currículo Lattes

4.2.1. A avaliação será baseada nos seguintes critérios:

a) formação e titulação acadêmica;

b) experiência em docência na área específica no processo seletivo;

c) produção bibliográfica e artística.

4.3. A nota final do candidato será a média aritmética das notas obtidas na prova escrita e avaliação do currículo lattes. Serão considerados habilitados os candidatos que obterem a nota final igual ou superior 7,0 (sete); em caso de empate, será adotada a seguinte ordem de desempate:

a) maior nota na formação e titulação acadêmica;

b) maior pontuação na experiência em docência.

5. - Recurso

5.1. - O candidato poderá interpor recurso contra o resultado do processo seletivo, exclusivamente de nulidade, ao Instituto de Artes, no prazo de 02 (dois) dias úteis contados da sua divulgação;

5.1.1 - O recurso deverá ser protocolado na Secretaria do Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp.

5.1.2 - Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

5.1.3 - Recursos extemporâneos não serão recebidos.

6. - DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. - O resultado final será submetido à apreciação da Congregação do Instituto de Artes em Reunião do dia 07/08/2014.

6.2. - O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano ao contar da data de apreciação do resultado pela Congregação do Instituto de Artes.

6.3. - A participação do candidato no Processo Seletivo Simplificado implicará no conhecimento do presente edital e aceitação das condições nele previstas.

6.4. - Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Julgadora do processo Seletivo Simplificado do Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação do Instituto de Artes - Unicamp.

7. - CALENDÁRIO

7.1. - Dia 11/07/2014 - publicação do Edital no DOE e www. iar.unicamp.br

7.2. - De 14 a 28/07/2014 - período de inscrição de 15 (quinze) dias;

7.3. - Dia 29/07/2014 - divulgação das inscrições aceitas www.iar.unicamp.br

7.4. - Dia 30/07/2014 - Prova Escrita e Avaliação do Currículo Lattes;

7.5. Dia 31/07/2014 - divulgação do resultado do Processo Seletivo Simplificado www.iar.unicamp.br

8. - PROGRAMAS DE DISCIPLINAS

1. - IDENTIFICAÇÃO

CURSO: Comunicação Social - Midialogia

DISCIPLINA: Planejamento e Produção de Produtos Audiovisuais

CÓDIGO: CS-203

2. - EMENTA

A produção audiovisual profissional em cinema, vídeo e televisão demanda modelos de divisão de trabalho especializado nas suas diversas fases. Mesmo trabalhos assumidamente autorais em cinema, documentário e televisão, e que se pretendem colocar no campo artístico, trabalham com maior ou menor liberdade dentro dos paradigmas que organizam a realização audiovisual. Este curso pretende: 1) refletir junto com os alunos sobre as diversas fases e processos da produção audiovisual; 2) entender este processo na prática a partir da criação de projetos durante as aulas.

3. - OBJETIVOS

Ao final do curso o aluno deverá:

a) conhecer as etapas e a estrutura de funções que organizam a produção audiovisual;

b) entender o planejamento da produção ficcional e documental em todas as suas fases;

c) planejar um projeto em cinema, TV ou documentário.

4. - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. - A produção audiovisual: cinema, televisão;

2. - O roteiro, a produção e a direção audiovisual;

3. - As diversas fases da produção: Preparação, Pré-produção, Produção, Desprodução e Finalização;

4. - Linguagem audiovisual: escala de planos, movimentos e posições de câmera, montagem;

5. - O roteiro ficcional: story line, argumento, escaleta, divisão de cenas, diálogos e decupagem.

6. - O roteiro de documentário: tema, pesquisa, metodologia, personagens, indicação de depoimentos, sugestão e previsão de estrutura.

7. - Montagem e planejamento de um projeto de vídeo ficcional;

8. - Montagem e planejamento de projeto de TV e vídeo documental;

9. - Políticas culturais e as leis de incentivo à produção.

5. - METODOLOGIA DE ENSINO

O curso está dividido em duas partes. Na primeira serão ministradas aulas expositivas de cunho informativo e conceitual baseadas na bibliografia indicada. Na segunda fase os alunos se dividirão em grupos para a montagem de um projeto audiovisual ficcional, documentário ou um programa de TV. A feitura do projeto será orientada pelo professor responsável.

6. - BIBLIOGRAFIA

BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte, Ed. Leitura, 2001.

CANDIDO, Antônio et al. A personagem de ficção. São Paulo, Perspectiva, 1987.

CHRIS, Rodrigues. O cinema e a produção. São Paulo, Lamparina, 2002.

DA-RIN, Silvio. Espelho partido - tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2004.

FIELD, Syd. Os exercícios do roteirista, Rio de Janeiro, Objetiva, 1996.

FIELD, Syd. Roteiro - os fundamentos do roteirismo. Curitiba, Arte e Letra, 2009.

FILHO, Daniel. O circo eletrônico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.

FRANCÉS, Miquel. La producción de documentales em la era digital. Madrid, Catedra, 2003.

KELLISON, Kathrine. Produção e direção para TV e vídeo. São Paulo, Campus, 2006.

MACKEE, Robert. Story - substancia, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba, Arte e letra, 2010.

MARQUES, Aída. Idéias em movimento - produzindo filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.

MARNER, Terence St. John. A direção cinematográfica, Lisboa, Martins Fontes, 1987.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo, Martins Fontes, 1990.

MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia. São Paulo, Summus, 2010.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, Papirus, 2005.

NOGUEIRA, Luis. Planificação e montagem. Covilhã, Livros Lab Com, 2010.

RABIGER, Michael. Direção de cinema. Rio de Janeiro, Elsevier, 2007.

ROBERT-BESLIN, Jan. Produção de imagem e som. São Paulo, Campus, 2009.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor - estruturas místicas para escritores, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2006.