Diretoria de Unidade Regionalizada Político-Pedagógico e Financeiro
PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, Decreto Estadual nº 914 de 27 de novembro de 2007 e Lei Complementar Estadual nº. 320, de 30 de junho de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de Professor da Educação Superior para atuarem na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, no Campus Universitário de Pontes e Lacerda.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O presente Processo Seletivo será regido por este Edital, seus Anexos e, no que couber, pela Instrução Normativa nº 003/2009 - DRN/PRAD, devidamente publicada no site da UNEMAT, no endereço www.unemat.br/prad/drn/?link=normativas.
1.1.1. O (a) candidato (a) não poderá alegar sob hipótese alguma o desconhecimento de referida Instrução Normativa.
1.2. O processo seletivo será realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso e todas as etapas serão realizadas na cidade de Pontes e Lacerda/MT.
1.3. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.
2. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
2.1. Período das inscrições: 16/07/2012 a 25/07/2012.
2.1.1. As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 07 às 11h e das 14 às 16h horas na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica, localizada na Rodovia BR 174, Km 209, Cx Postal 181, Pontes e Lacerda-MT, CEP 78250-000, telefones: (65) 3266-8101 ou 3266-8112.
2.2. Confirmação das inscrições e divulgação do local de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático: 25/07/2012, após as 18 horas.
2.2.1. As provas somente serão realizadas na cidade em que está situada o Campus Universitário de Pontes e Lacerda.
2.3. Aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos: 26/07/2012 às 08h e 15min.
2.4. Divulgação do resultado da Prova Escrita: 26/07/2012
2.5. Sorteio do tema para a Prova de Desempenho Didático: 26/07/2012 às 8h
2.6. Realização da Prova de Desempenho Didático: 27/07/2012
2.7. Divulgação do resultado da Prova de Desempenho Didático: 27/07/2012
2.8. Divulgação do resultado da Avaliação de Títulos: 27/07/2012
2.9. Prazo para interposição de recursos, nos termos da Instrução Normativa 003/2009-DRN/PRAD: 30/07/2012.
2.10. Divulgação do resultado dos recursos (Se houver): 31/07/2012
2.11. Resultado Final do Processo seletivo: A partir de 31/07/2012, caso não haja interposição de recurso tempestivo.
2.11.1. O referido resultado será afixado no mural do Campus Universitário, nos murais dos Cursos envolvidos no Processo Seletivo e no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos).
3. DA ATRIBUIÇÃO, DAS VAGAS E DA VIGÊNCIA DO CONTRATO
3.1. As atribuições do Professor da Educação Superior, contratado por meio deste Edital, são as voltadas para as atividades de ensino.
3.2. As áreas, com seus requisitos e vagas, estão apresentados na Tabela abaixo:
CURSO | GRANDE ÁREA | ÁREA | REQUISITOS LEGAIS | JORNADA DE TRABALHO | Nº DE VAGAS/ CR* | VIGÊNCIA DO CONTRATO |
LETRAS | LETRAS | Língua Portuguesa - 1 | Graduação em Letras - habilitação em Língua Portuguesa | 20 h | 01 | 17/09/2012 a 15/12/2012 |
Língua Portuguesa - 2 | Graduação em Letras - habilitação em Língua Portuguesa | 20 h | 01 | 03/08/2012 a 08/09/2012 | ||
Língua Inglesa | Graduação em Letras - habilitação em Língua Inglesa | 20 h | CR | 17/09/2012 a 15/12/2012 | ||
Literatura | Graduação em Letras - habilitação em Literatura | 20 h | 01 | 17/09/2012 a 15/12/2012 | ||
Língua Brasileira de Sinais - Libras | Diploma de Graduação em Letras ou Pedagogia com formação em Educação Especial reconhecido pelo MEC ou CEE e atestato de intérprete do CEAADA/ ou CAS/MT/ ou FENEIS/ ou MEC Pró-Libras | 20 h | 01 | 03/08/2012- 08/09/2012 |
*Cadastro de reserva
3.3. Havendo surgimento de vaga, ou não tendo aprovados ou inscritos para vagas de uma mesma área, os candidatos classificados poderão ser convocados e contratados para área diversa daquela para a qual se inscreveu, dentro da Grande Área, respeitando-se as áreas afins e mediante avaliação do currículo do candidato pelo Colegiado de Curso.
3.4. Os candidatos classificados para as vagas destinadas a formação de cadastro de reserva poderão ser contratados mediante surgimento de comprovada necessidade pela Coordenação do respectivo Curso.
4. DO REGIME JURÍDICO E DO REGIME PREVIDENCIÁRIO
4.1. Os contratos serão regidos pelo Regime Administrativo Especial e serão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social, através do INSS, para o qual o (a) contratado (a) contribuirá obrigatoriamente.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA - Ver Anexo IV.
6. TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO - Anexo V.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
7.1. O edital tem prazo de validade de 01 (um) ano, a contar da data de sua publicação.
7.2. A Prova Escrita terá duração de 4 (quatro) horas.
7.3. Fazem parte deste Edital:
a) Anexo I - Modelo de Requerimento de Inscrição
b) Anexo II - Tabela contendo valor da Remuneração
c) Anexo III - Modelo de Requisição para participar da prova didática (quando o candidato houver sido eliminado na prova escrita)
d) Anexo IV - Conteúdo programático para a prova escrita 3e) Anexo V - Temas para a prova de desempenho didático.
Pontes e Lacerda/MT, 29 de maio de 2012.
Osvaldo Martins de Souza
Diretor Político-Pedagógico e Financeiro
Campus Universitário de Pontes e Lacerda
Portaria nº 2153/2011
Anexo I ao Edital - Requerimento de inscrição
REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO
Pelo presente, solicito inscrição como candidato (a) ao Processo Seletivo Nº 023/2012 para contratação temporária de Professor Substituto na Área de _____________________, para atuar junto ao Curso de _______________ - Campus Universitário de _____ , da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
Informações Pessoais
Nome completo: ______________________________________________________________
Endereço: ____________________________________________ Bairro: _________________
Cidade: ________________________________________ UF: __________ CEP: __________
RG nº _________________________________________ CPF nº ______________________
Naturalidade: __________________________ Nascimento: _____/_____/______ Idade: _____
Estado Civil: _________________________________________________________________
Formação: ________________________________________________ Ano: _____________
Graduação (_) Especialização (_) Mestrado (_) Doutorado (_)
Informações complementares
Telefone residencial: (_)_________________ Celular: (__)_____________________________
E-mail: ____________________________________________________________________
Pontes e Lacerda, _____/____/_____.
______________________
Assinatura do Candidato
Anexo II ao Edital - Do valor da remuneração
TITULAÇÃO | SALÁRIO (referente a 20 horas semanais) |
Graduado | R$ 1.730,40 |
Mestre | R$ 3.218,53 |
Doutor | R$ 3.979,90 |
Anexo III ao Edital - Modelo de requisição para participar da prova didática
À Banca Examinadora do Processo Seletivo nº ______________________________________
Campus de ________________ Curso de _________________________________________
Área:______________________ Disciplinas: _______________________________________
(Nome), (nacionalidade), (estado civil), residente e domiciliado (a) __________________________, bairro: _____________________Cidade ___________, portador do RG nº _______________ e CPF nº __________________, devidamente inscrito sob o nº ______ no referido Processo Seletivo, vem respeitosamente Requisitar a participação na Segunda Fase da Avaliação, ou seja, na Prova Didática, haja vista não concordar com a avaliação obtida na Prova Escrita. Outrossim, ressalta que apresentará em tempo hábil o Recurso administrativo cabível, o qual será devidamente fundamentado por motivos de fato e de direito.
Outrossim, ressalta que apresentará em tempo hábil o Recurso administrativo cabível, o qual será devidamente fundamentado por motivos de fato e de direito.
(Local), _____ /____/_____.
_______________________
Assinatura do Candidato
ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA
ÁREA: Língua Portuguesa - 1
1. Língua e enunciação;
2. Léxico e relações de sentido (homonímia, sinonímia, polissemia, antonímia, hiponímia e hiperonímia);
3. Significação dos enunciados: sentido e referência: implícitos e preposição;
4. Polifonia da enunciação: a negação;
5. Os atos de fala;
6. Operadores de argumentação;
7. Crítica dos estudos de sintaxe nas gramáticas normativas;
8. A estrutura da oração, a transitividade;
9. Concordância, colocação, coordenação e subordinação.
ÁREA: Língua Portuguesa - 2
1. Concepção de leitura - esquemas de leitura;
2. Concepção de texto e produção de texto;
3. Organização sintática;
4. Semântica do discurso;
5. Aspectos argumentativos do texto;
6. Produção de texto (resumos, síntese, relatórios e ensaios);
7. Introdução de elaboração de projetos e textos científicos.
ÁREA: Literatura
1. Leitura e interpretação de obras de grande relevância no estudo da Literatura condizente ao mundo ocidental;
2. Contato e relações entre diversas obras, autores e contextos da literatura;
3. Estudo das literaturas africanas de língua portuguesa, através de leitura e análise de obras;
4. A relação das obras estudadas com o período estético, com as demais literaturas do cânone universal, com as outras artes e com o contexto social, filosófico e histórico;
5. Estudo das principais obras da Literatura Mato-grossense e seus respectivos autores, inserção com as obras consagradas da Literatura Brasileira.
ÁREA: Língua Inglesa
1. A formação do professor de ensino de Língua portuguesa, de Literaturas e Língua Inglesa;
2. Propostas para o ensino de Línguas e de Literaturas para o discente pensar a prática pedagógica associando teorias vistas durante o curso à prática
ÁREA: Língua Brasileira de Sinais - Libras
1. Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos;
2. Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc);
3. A fonologia, a morfologia e a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais;
4. Tópicos de lingüística aplicados à língua de sinais: semântica, pragmática, análise de discurso e sociolingüística;
5. A questão do bilingüismo: português e língua de sinais;
6. Atividades de prática como componente curricular.
ANEXO V - TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO.
ÁREA: Língua Portuguesa - 1
1. Vivências com a produção de texto escrito, privilegiando-se conhecimentos de lingüística textual, de modo a proporcionar ao aluno maior consciência acerca da organização textual e das múltiplas possibilidades oferecidas pelos arranjos lingüísticos possíveis em língua portuguesa;
2. No trabalho com a leitura, partindo-se da apreensão de idéias e estabelecimento de relações num texto, propõe-se um trabalho de sensibilização para a leitura, buscando-se estabelecimento de diálogos entre textos e leitores, privilegiando-se conhecimentos acerca das teorias da leitura, em suas vertentes cognitivista e sócio-interacionista;
3. Língua e enunciação;
4. Léxico e relações de sentido (homonímia, sinonímia, polissemia, antonímia, hiponímia e hiperonímia);
5. Significação dos enunciados: sentido e referência: implícitos e preposição;
6. Polifonia da enunciação: a negação;
7. Os atos de fala;
8. Operadores de argumentação
9. Crítica dos estudos de sintaxe nas gramáticas normativas;
10. A estrutura da oração, a transitividade;
11. Concordância, colocação;
12. Coordenação e subordinação
ÁREA: Língua Portuguesa - 2
1. Concepção de leitura - esquemas de leitura;
2. Concepção de texto e produção de texto;
3. Organização sintática;
4. Semântica do discurso;
5. Observação e aplicação dos elementos textuais;
6. Aspectos argumentativos do texto;
7. Produção de texto (resumos, síntese, relatórios e ensaios);
8. Introdução de elaboração de projetos e textos científicos;
9. Leitura e análises críticas das produções específicas do curso de Zootecnia.
ÁREA: Literatura
1. Leitura e interpretação de obras de grande relevância no estudo da Literatura condizente ao mundo ocidental;
2. Contato e relações entre diversas obras, autores e contextos da literatura;
3. Estudo das literaturas africanas de língua portuguesa, através de leitura e análise de obras;
4. A relação das obras estudadas com o período estético, com as demais literaturas do cânone universal, com as outras artes e com o contexto social, filosófico e histórico;
5. Estudo das principais obras da Literatura Mato-grossense e seus respectivos autores, inserção com as obras consagradas da Literatura Brasileira.
ÁREA: Língua Inglesa
1. A formação do professor de ensino de Língua portuguesa, de Literaturas e Língua Inglesa;
2. Propostas para o ensino de Línguas e de Literaturas para o discente pensar a prática pedagógica associando teorias vistas durante o curso à prática
ÁREA: Língua Brasileira de Sinais - Libras
1. Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos;
2. Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc). A fonologia, a morfologia e a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais;
3. Tópicos de lingüística aplicados à língua de sinais: semântica, pragmática, análise de discurso e sociolingüística;
4. A questão do bilingüismo: português e língua de sinais. Atividades de prática como componente curricular.