UFVJM - Univer. Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - MG

Notícia:   UFVJM - MG abre vaga para Professor Substituto na área de Zootecnia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

DIAMANTINA - ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº 116 DE 29 DE SETEMBRO DE 2011

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

GRUPO: Magistério Superior
CATEGORIA FUNCIONAL: Professor Ensino Superior
CLASSE: Professor Assistente

O VICE-REITOR, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE REITOR, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, torna público que realizará seleção de PROFESSOR SUBSTITUTO, para contratação temporária, conforme segue:

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO: ZOOTECNIA
CAMPUS : DIAMANTINA
DISCIPLINAS: Nutrição de Ruminantes e Ovinocaprinocultura
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 30 de setembro a 06 de outubro de 2011.
REQUISITOS: Graduação e Mestrado em Zootecnia.
LOCAL DE INSCRIÇÃO: Superintendência de Recursos Humanos, localizada no Prédio da Reitoria do Campus JK - Rodovia MGT 367 - Km 583, n° 5000 - Alto da Jacuba - Diamantina/MG, no horário de 08h00 às 11h00 e de 14h00 às 17h00, exceto sábados, domingos e feriados.

A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou enviada pelos Correios, via SEDEX, para a Superintendência de Recursos Humanos, no endereço acima, dentro do período de inscrições.

REGIME DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais.

DATA, HORÁRIO E LOCAL DAS PROVAS:

Dias 17 e 18 de outubro de 2011, com início às 08h00min do dia 17 na sala de aula do prédio da zootecnia do Campus

JK - UFVJM, localizado na Rodovia MGT 367 - Km 583, n° 5000 - Alto da Jacuba - Diamantina/MG.

PERÍODO DE CONTRATAÇÃO: Até 31/12/2011

VENCIMENTO: R$ 3.016,52 mais auxílio alimentação.

1 - OS CANDIDATOS DEVERÃO APRESENTAR NO ATO DE INSCRIÇÃO OU ENVIAR VIA SEDEX:

a) Cópia do diploma e histórico escolar do curso de graduação;

b) Cópia do diploma e histórico escolar co curso de mestrado;

c) Curriculum Vitae, devidamente comprovado.

d) Cópia da Carteira de Identidade.

e) Atestado de sanidade física e mental atual.

f) Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição.

g) Requerimento de inscrição ( anexo ao Edital)

BOLETO BANCÁRIO PARA PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

Endereço: www.tesouro.fazenda.gov.br

Clicar no link PORTAL SIAFI

Clicar na opção GUIA DE RECOLHIMENTO

Clicar na opção IMPRESSÃO DE GRU

Preencher o formulário observando os seguintes códigos: Unidade favorecida:

Código 153036, Gestão 15243

Recolhimento:

Código 288837

Número de referência 16888315000157013

Valor da inscrição: R$ 75,00 (setenta e cinco reais)

Após o preenchimento clicar em EMITIR GRU SIMPLES.

Imprimir.

Pagar este boleto em agências do Banco do Brasil. A taxa de inscrição uma vez paga não será restituída.

De acordo com o Decreto n° 6.593, de 02 de outubro de 2008, os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - Cadastro Único e forem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição mediante requerimento contendo indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo Cadastro Único e declaração de que atende às condições acima estabelecidas, até o dia 03 de outubro de 2011.

A UFVJM comunicará aos candidatos, acerca do deferimento ou não do seu pedido, até o dia 05 de outubro de 2011.

De acordo com o disposto no artigo 6° e no inciso III da Lei n.° 8.745/93, alterado pela Lei n° 9849, de 26.10.99, publicada no DOU de 27.10.99, é proibida a contratação como professor substituto de ocupante de cargo efetivo das carreiras do magistério da Lei n.° 7596/87, bem como, ser novamente contratado antes de decorridos 24 meses do encerramento do seu contrato anterior.

2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado,

b) estar em dia com as obrigações eleitorais,

c) provar quitação com o serviço militar, se do sexo masculino,

d) possuir certificado de conclusão de nível superior e mestrado na área correspondente de estudos, devidamente registrado no MEC, conforme requisitos.

e) ter idade mínima de 18 anos.

3. DAS PROVAS:

A seleção abrangerá as provas:

3.1) Análise do Curriculum Vitae, Entrevista e Didática.

3.2) Na análise do Curriculum Vitae serão considerados os documentos que comprovem a formação e o aperfeiçoamento profissionais, dando-se valor preponderante aos títulos e certificados condizentes com a área e a finalidade do concurso.

3.3) A prova de Didática, destinada a avaliar o grau de conhecimento e a capacidade de exposição docandidato, terá a duração mínima de 50 (cinquenta) minutos e máxima de 60 (sessenta) minutos, cujo tema será sorteado, no mínimo com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, conforme a lista de tópicos retirados do programa das disciplinas, disponíveis no site www.ufvjm.edu.br.

4. DA REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO:

As provas serão realizadas nas datas, horário e local estabelecidos neste Edital.

4.1) O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas com antecedência de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início dos trabalhos, munido de documento oficial de identidade.

4.2) Não haverá em hipótese alguma, segunda chamada para as provas que somente poderão ser prestadas no local, data e horário previamente fixados.

4.3) As notas de cada etapa serão atribuídas pelo sistema numérico de zero a dez, em números inteiros, considerando-se aprovado o candidato que obtiver média geral igual ou superior a sete.

4.4) Em caso de empate a classificação será feita por ordem:

a) maior nota na prova didática;

b) maior nota na análise do curriculum vitae;

c) for mais idoso.

5. DA CONTRATAÇÃO:

A contratação far-se-á com base na Lei n° 8745/93, alterada pela Lei n° 9849/99.

6. DO PROGRAMA:

Os programas para as disciplinas objeto deste Edital, encontram-se disponíveis no site www.ufvjm.edu.br.

7. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora, que será soberana para julgar e decidir, tendo por base a legislação vigente e a Resolução n.° 14-CONSU, de 27 de abril de 2011.

8. A classificação no processo seletivo gera ao candidato apenas a expectativa de ser contratado, ficando a concretização desse ato, condicionada à observância das disposições legais pertinentes.

9. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO: 01 ano a partir da homologação do resultado no DOU.

Diamantina, 29 de setembro de 2011.

Donaldo Rosa Pires Júnior
Vice-Reitor/UFVJM

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Eu ___________________________________________________________, endereço __________________________________________________________________________, telefone ____________________________, celular _______________________, e-mail ___________________________________________, tendo em vista o edital nº _______________________, venho requerer minha inscrição no Concurso Público para Professor Substituto, para a área de conhecimento ________________________________,

Para inscrição, deverão ser apresentados ou enviados, via SEDEX, os seguintes documentos:

a) Cópia do diploma e histórico escolar do curso de graduação;

b) Cópia do diploma e histórico escolar do curso de mestrado;

c) Curriculum Vitae, devidamente comprovado.

d) Cópia da Carteira de Identidade.

e) Atestado de sanidade física e mental.

f) Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição.

E, para constar, lavra-se o presente requerimento.

___________________________
Local e data

___________________________
Candidato

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

FACULDADE: Faculdade de Ciências Agrárias
DEPARTAMENTO: Zootecnia

DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Principais raças ovinas e caprinas no Brasil;

2. Manejo de cordeiros e de cabritos até a desmama;

3. Principais fatores que afetam as características da carcaça e da carne ovina;

4. Metabolismo de compostos nitrogenados no rúmen;

5. Degradação de lipídeos no rúmen e metabolismo nos tecidos;

6. Metabolismo de carboidratos nos ruminantes;

7. Características ruminais e fatores que afetam a microbiota ruminal;

8. Métodos de avaliação de alimentos para ruminantes;

9. Determinação de exigências nutricionais em ruminantes;

10. Os minerais e suas funções e a suplementação mineral de ruminantes nos trópicos. Sugestões de Bibliografia

BERCHIELLI, T.T.; PIRES, A.V.; OLIVEIRA, S.G. Nutrição de ruminantes - Finep (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão), 2006, 583 p.

CASTILHO, C.J.C. Qualidade da Carne. Editora Varela, 2006, 240p.

CHURCH, D. C. El rumiant: fisiologia digestiva y nutrición. Zaragoza: Acribia, 1993. 652p.

CHURCH, D.C. The Ruminant Animal. O & B Books, 1988, 564p.

JARDIM, W.R. Criação de Caprinos, NOBEL, São Paulo, 1974.

JARDIM, W.R. Ovinos no Brasil, NOBEL, São Paulo, 1973.

LEHNINGER, J.; NELSON, D.L.; COX, M.M. Princípios da bioquímica. 4 ed. Sarvier, São Paulo, 1994.

Martin, L.C.T. Nutrição mineral de bovinos de corte, 2 ed., São Paulo : Nobel, 1993. 173 p.

QUITTET, E. La Cabra, Ediciones Mundi Prensa, Madrid, 1982.

SILVA, D.J., Queiroz, A.C Análise de alimentos: Métodos Químicos e Biológicos. 3 ed. Imprensa Universitária UFV, Viçosa, 2002. 235p

SWENSON, M. J. Dukes: fisiologia dos animais domésticos. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. 799p.

VAN SOEST, P.J. Nutritional ecology of ruminant. 2nd ed. Cornell University Press, Ithaca, 1994. 476p

VAN SOEST, P.J. Nutritional ecology of ruminant. 2nd ed. Cornell University Press, Ithaca, 1994. 476p

Obs.: Outras referências por conta do candidato