UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA

Notícia:   UFRB abre vaga para Professor Temporário na área de Artes Visuais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS

EDITAL INTERNO Nº 04/2012

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO

A Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital 11/2012 de 17/04/2012- contratação de docente por tempo determinado -, do Magnífico Reitor da UFRB, publicado na íntegra nos Centros de Ensino da UFRB e no endereço: www.ufrb.edu.br/prograd e em extrato no D.O.U. de 18/04/2012, torna público, que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado do Centro de Artes, Humanidades e Letras, de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno.

1. Das Disposições Preliminares

1.1. Número de vagas: 01 vaga

1.2. Regime de trabalho: 40 horas

1.3. Matérias: Artes Visuais

Disciplinas

Horário

Requisito

CAH228 - História da Arte Moderna e Contemporânea

19-23 hs

Graduação e Mestrado em Artes e afins

CAH574 - Metodologia da Pesquisa em Arte

19-23 hs

Graduação e Mestrado em Artes e afins

CAH551 - História da Arte I

19-23 hs

Graduação e Mestrado em Artes e afins

- O processo seletivo será realizado por Banca Examinadora devidamente constituída por Portaria interna do Centro de Artes, Humanidades e Letras.

2. Das Inscrições

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 19/04/2012 a 03/05/2012, no horário das 09h as 12h e 14h às 16 h, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, localizado na Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N, Centro, Cachoeira.

2.2. O candidato deve requerer sua inscrição na Secretaria do Centro, bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).

2.3. O pagamento será efetuado nas agências do Banco do Brasil, através de GRU - simples, a ser obtida no site www.ufrb.edu.br/prograd.

2.4. O requerimento de inscrição deverá estar instruído com:

2.4.1. 01 (uma) Cópia dos seguintes documentos:

a. Documento oficial de identidade, para brasileiros;

b. Prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

c. Prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

d. Documento comprobatório de permanência regular no Brasil, para estrangeiros;

e. Passaporte atualizado, com visto permanente, para estrangeiros;

f. Prova de proficiência em Língua Portuguesa, para estrangeiros

g. Curriculum Vitae atualizado, com os documentos comprobatórios, em 1 via;

2.4.2 O documento oficial de identidade utilizado no momento da inscrição deverá atender às exigências estabelecidas no item 2.4.1. São documentos de identidade aceitos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteiras expedidas por Comandos Militares, por Secretarias de Segurança Pública e por Corpos de Bombeiros Militares; passaporte; carteiras expedidas por órgãos fiscalizadores de exercício profissional; Carteira de Trabalho e Previdência Social; e carteiras funcionais expedidas por Órgão Público que valham como identidade, na forma da Lei.

2.4.3 O documento de identidade deverá atender a todas as seguintes exigências:

2.4.3.1 Mesmo documento indicado no Requerimento de Inscrição;

2.4.3.2 Fotografia que permita identificar claramente o portador;

2.4.3.3 Bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações; e

2.4.3.4 Dentro do prazo de validade, se for o caso.

2.5. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no processo seletivo;

2.6. Admitir-se-á inscrição através de procuração, por instrumento público ou particular, este último com firmas reconhecidas, e, em ambos os casos, acompanhada de cópia autenticada das cédulas de identidade do candidato e do seu procurador, assumindo o candidato total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador e arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante.

2.7. Não será aceita em hipótese alguma inscrição condicionada.

2.8. Os dados informados no ato da inscrição e o pagamento da taxa serão de responsabilidade exclusiva do candidato.

2.9. Será cancelada a inscrição do candidato que tenha efetuado pagamento do valor da inscrição através de cheque e este seja devolvido, por qualquer motivo.

2.10. A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas e a contratação do candidato, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.11. Não haverá isenção de pagamento dos valores estabelecidos no item 2.2.

2.12. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Administração ou motivo de força maior.

2.13. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital Interno.

3 - Do Processo Seletivo

3.1. O processo seletivo constará de 02 (duas) etapas distintas:

- Análise de currículo, com peso 03 (três);

- Prova didática, com peso 07 (sete);

3.2. As provas serão realizadas no local e datas indicados

Local: Centro de Artes, Humanidades e Letras (Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N, Centro, Cachoeira); Data: 07/05/2012; Horário início às 09:00h;

2. Prova didática. Local: Centro de Artes, Humanidades e Letras (Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N, Centro, Cachoeira); Data: 08/05/2012; Horário início às 09:30h;

4. Da Realização das Provas

4.1. Para a prova didática estão indicados 06 pontos, versando sobre itens dos programas das disciplinas do processo seletivo, distribuídos conforme se segue:

1. Teorias da Arte Moderna e escritos de artistas

2. Linguagens visuais contemporâneas

3. Abordagens teóricas e metodológicas da História da Arte

4. O lugar da pesquisa na Arte Contemporânea e na Universidade: o papel do artista pesquisador

5. Conceito de "poética" e de "instauração" na pesquisa em artes

6. Métodos de procedimento e métodos de abordagem da pesquisa em arte e da pesquisa sobre arte.

4.2. Serão sorteados um ponto para Prova Didática para cada um dos candidatos.

4.3. Em nenhuma das provas do processo seletivo será admitida a comunicação direta ou indireta entre os candidatos.

4.4. A ordem de apresentação dos candidatos será definida por sorteio a ser realizado no primeiro de dia do concurso e será utilizada para todas as demais provas;

4.5. Da Análise do Currículo:

4.5.1. Os títulos serão classificados em:

I - acadêmicos;

II - científicos artísticos e literários;

III - didáticos;

IV - administrativos;

V - profissionais.

4.6. Da Prova Didática

4.6.1. A prova didática terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento, às estratégias de ensino utilizadas e domínio dos recursos didáticos utilizados e à apresentação da aula.

4.6.2. A prova didática será realizada em tantas sessões públicas quantos forem os candidatos inscritos.

4.6.3. Vinte e quatro horas antes da primeira apresentação, os candidatos sortearão a ordem de apresentação e o seu ponto.

4.6.4. Os candidatos entregarão os respectivos planos de aula no início da realização da aula.

4.6.5. Cada candidato disporá para a apresentação de sua aula de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 50 minutos, sendo a ela vedado o comparecimento dos demais candidatos.

4.7. A Banca Examinadora reunir-se-á, privadamente, para avaliar as provas e emitir o seu juízo quanto a elas.

5. Da Homologação do Resultado das Provas e dos Recursos

5.1. A Banca Examinadora elaborará relatório final contendo as diversas avaliações e pareceres dos membros da Banca Examinadora, referentes aos candidatos e, em exposição sucinta, narrará os fatos e as provas do Processo Seletivo, justificando as indicações, se houver.

5.2. O relatório final da Banca Examinadora deverá ser divulgado até o dia 14/05/12 e será submetido ao Centro.

5.3. A Banca Examinadora preencherá e assinará o formulário de aprovação do resultado de processo seletivo simplificado para o cargo de professor substituto

5.4. O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à Direção da unidade de ensino e protocolado na secretaria do Centro de Ensino, no prazo de 5 (cinco) dias, a partir da publicação do resultado das provas.

5.4.1. Os recursos serão julgados pelo Conselho do Centro.

5.4.2. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

5.4.3. Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

5.4.4. O resultado dos recursos estará à disposição dos interessados na unidade de ensino.

6. Das Disposições Gerais

6.1. A aprovação e homologação no processo seletivo não asseguram ao candidato o direito de contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas legais pertinentes, da rigorosa ordem de classificação.

6.2 O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

6.3. A inscrição do candidato no processo seletivo implica conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital Interno, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

6.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo Centro de Artes, Humanidades e Letras e em grau de recurso pelo Conselho Acadêmico.

Cachoeira, 18 de abril de 2012.

Georgina Gonçalves dos Santos
Diretora do Centro de Arte, Humanidades e Letras

ANEXO 1 - EDITAL INTERNO 04/2012

Lista de pontos para o processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado.

Indicar os pontos

1. Teorias da Arte Moderna e escritos de artistas

2. Linguagens visuais contemporâneas

3. Abordagens teóricas e metodológicas da História da Arte

4. O lugar da pesquisa na Arte Contemporânea e na Universidade: o papel do artista pesquisador

5. Conceito de "poïética" e de "instauração" na pesquisa em artes

6. Métodos de procedimento e métodos de abordagem da pesquisa em arte e da pesquisa sobre arte

SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

TABELA DE VALORES PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

(BAREMA)

1.

TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS - GRADUAÇÃO

(50)

 

Graduação na mesma área (Bacharel/Licenciatura)

50

Graduação em área afim

45

 

2.

TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS - PÓS-GRADUAÇÃO

(15)

 

Doutorado concluído

15

Doutorado em curso

10

Mestrado concluído

12

Mestrado em curso (fase de elaboração da dissertação)

9

Especialização (360h) concluído

8

Aperfeiçoamento concluído

6

 

3.

ATIVIDADES DIDÁTICAS E PROFISSIONAIS

(20)

 

Ensino superior - mais de dois semestres

6

Ensino superior - até dois semestres

5

Ensino superior - até um semestre

4

Ensino do 2º grau - mais de dois semestres

3

Ensino do 2º grau - até dois semestres

2

Ensino do primeiro grau - mais de dois semestres

1

Docência em curso de extensão

1

Monitoria - mínimo de dois semestres

3

Conferência, Palestra,Seminário proferido e cursos ministrados na área profissional

1

Aprovação em concurso público na área educacional, nível superior

3

Aprovação em concurso público na área profissional

2

Aprovação em seleção pública na área educacional, nível superior

1,5

Cargo de chefia ou direção em Instituição de ensino superior - um ano, no mínimo, de exercício

1

Participação em banca examinadora - Magistério Superior

1

Tempo de efetivo exercício profissional na área do concurso - mais de dois anos

6

Tempo de efetivo exercício profissional na área do concurso - até dois anos

5

 

4.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

(5)

 

Estágios na área - mínimo de 90h

2

Cursos de extensão na área - mínimo de 60h

2

Participação em Congressos, Simpósios,Encontros na área

1

Quaisquer destas atividades for da área

0,5

 

5.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS OU ARTÍSTICAS

(10)

 

Livro publicado (didático, científico ou literário)

5

Pesquisa científica - concluída

4

Pesquisa científica - em curso

2

Artigos ou ensaios publicados de natureza científica ou literária

1

 

TOTAL:100