A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI), torna pública a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, de acordo com a Lei nº 8.745/93 e suas alterações, conforme segue:
1. DA INSCRIÇÃO
1.1. Período: 10 de julho de 2013 à 20 de julho de 2013.
1.2. Local e horário: Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI) (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Pelotas - RS), das 8h30min às 14h30min.
1.3. Para a inscrição, deverão ser entregues os seguintes itens, acompanhados do Requerimento de Inscrição, que constitui o Anexo II deste Edital, o qual deve ser preenchido em duas (2) vias:
a) documento de identidade e comprovante da titulação exigida, conforme Anexo I (cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original);
b) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral; apenas o currículo, sem os documentos comprobatórios;
c) comprovante de recolhimento, junto ao Banco do Brasil, da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais), através de guia de recolhimento único (GRU), e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes dados: Código da Unidade Gestora (UG): 154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7.
d) declaração de que nos últimos vinte e quatro (24) meses não teve contrato temporário com Instituição Federal de Ensino (constante do Anexo II), conforme dispõe o art. 9º, III, da Lei 8745/93.
1.3.1. Na 2ª via do Requerimento de Inscrição (Anexo II) será atestado, formalmente, por funcionário do CPSI, o recebimento da inscrição, sendo esta via devolvida ao candidato.
1.3.2. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado (procuração simples, com firma reconhecida em cartório) ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CGIC) aconteça até o dia 24 de julho de 2013.
1.3.3. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO (CPSI) DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.
1.3.4. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios, documentos incompletos ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.
1.4. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008. Para tanto, deverão preencher o formulário Anexo III e entregá-lo pessoalmente no CPSI (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Centro - Pelotas - RS), nos dias 10 a 12 de junho de 2013, das 8h30min às 14h30min.
1.4.1. O CPSI responderá ao requerimento até o dia 16 de julho de 2013, no próprio pedido formalizado pelo candidato.
1.5. O programa do processo de seleção consta do Anexo V deste Edital.
2. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DA SELEÇÃO
2.1. A homologação das inscrições, a composição da Comissão Examinadora e as datas das provas serão divulgadas pela respectiva Unidade, no site do CPSI (http://cgic.ufpel.edu.br).
2.2. No caso de indeferimento de inscrições, o candidato, que se julgar prejudicado, poderá recorrer, com efeito suspensivo, ao COCEPE, dentro do prazo de 72 horas, a contar da data fixada no subitem 2.1.
2.3. A seleção será constituída por Prova de Títulos, peso 4, e Prova Didática, peso 6. A prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, nos termos do §3º do art. 13 do Decreto nº 6.944/2009.
2.4. Os documentos comprobatórios do currículo - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, juntamente com o Anexo IV, em duas (2) vias, no qual serão especificados os títulos entregues.
2.4.1. O candidato deverá numerar cada título entregue com o mesmo número com o qual está identificado na listagem do Anexo IV.
2.4.2. Os títulos entregues e o formulário Anexo IV serão conferidos e recebidos, sob a responsabilidade da Comissão Examinadora, que atestará, formalmente, o recebimento da documentação na 2ª via, devolvendo esta ao candidato.
2.5. Os critérios de avaliação das provas, disponíveis no site do CPSI, http://cgic.ufpel.edu.br, através do link Normas para Concursos, constam dos seguintes documentos: Resoluções COCEPE nº 09 e 14/2009 e Regimento Geral da Universidade (Título VIII, Capítulos I a V), combinado com as Resoluções COCEPE nº 14/2003 (prova Didática), nº 04/2011 (prova de Títulos).
3. DA REMUNERAÇÃO
3.1. A remuneração será composta por:
Vencimento Básico: 2.714,89 (40h) e 1.914,58 (20h)
RT - Especialização: 253,13 (40h) e 152,35 (20h)
Mestrado: 835,05 (40h) e 428,07 (20h)
Doutorado: 1.934,76 (40h) e 785,93 (20h)
Auxílio Alimentação: R$ 373,00 (40h) e 186,50 (20h)
3.1.1. O professor Substituto fará jus ao pagamento da Retribuição por Titulação - RT conforme titulação estabelecida neste edital para a área a qual concorre, sendo vedada qualquer alteração posterior, conforme disciplina a ON nº 5, de 28/10/2009, do MPOG.
4. DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1. É proibida a contratação, nos termos do Art. 6º da Lei nº 8745/93, de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas.
4.2. Não poderão ser contratados servidores ocupantes de cargo efetivo, integrante da carreira de magistério de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987.
4.3. Para os subitens 4.1 e 4.2, excetuam-se os casos previstos no artigo 37, inciso XVI, alíneas a, b, c da Constituição Federal, observado o parágrafo 10 da Emenda Constitucional nº 20, publicada no DOU de 16/12/98.
4.4. É vedada a contratação de candidatos, professores substitutos ou visitantes, cujos contratos tenham expirado há menos de vinte e quatro (24) meses.
4.5. As contratações dependerão de disponibilidade orçamentária e financeira.
4.6. O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até um (1) ano, admitida a prorrogação, desde que o prazo total não exceda a dois (2) anos, conforme legislação vigente.
4.7. O ingresso dos candidatos ficará condicionado a exames clínicos, solicitados pelo Serviço Médico Pericial da UFPel.
4.8. O processo seletivo simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Instituição.
4.9. Fazem parte do presente edital:
Anexo I - Área, nº de vagas e Titulação Exigida
Anexo II - Requerimento de Inscrição
Anexo III - Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição
Anexo IV - Formulário para entrega dos títulos
Anexo V - Programa
O inteiro teor deste Edital está disponível na página http://cgic.ufpel.edu.br, no link Concursos - Concursos Públicos - Professor Substituto / Temporário e informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 3222-4060 ou 3222-7300 ou através do e-mail: cpsi.ufpel@gmail.com
Helenara Plaszewski Facin
Coordenadora de Concursos do CPSI
Prof. Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino
Reitor UFP
ANEXO I
Unidade/Curso/Processo | Área/Vagas/Regime de Trabalho | Titulação Exigida |
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO | Administração | Graduação em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou Tecnologia de Informação ou Gestão Pública; com Pós-Graduação em nível de Mestrado |
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO | Turismo | Bacharel em Turismo com Especialização |
CENTRO DE ARTES | Fundamentos do Design, responsável pelas disciplinas de Fundamentos da Comunicação, Agenciamento Profissional, Metodologia Projetual em Design Gráfico | Graduação em Design Gráfico e/ou Graduação em Design Digital |
ANEXO V - PROGRAMAS
Faculdade de Administração e Turismo
Área do Conhecimento: Administração
Processo nº: 23110.002326/2013-52
Programa:
1. Gestão estratégica da Informação: tático, operacional e estratégico;
2. Sistemas de informação em organizações não governamentais;
3. Tipologia de sistemas de informação (SI) e de tecnologias de informação (TI);
4. Impactos da TI e mudanças organizacionais;
5. Sistemas de suporte gerencial e apoio à decisão (ERP, CRM, Comércio Eletrônico, BI);
6. Sistemas de informação e sua utilização no setor público: E-GOV;
7. Gestão da cadeia de suprimentos;
8. Logística empresarial
9. Gestão de estoques no setor público e na iniciativa privada;
10. A função compras no setor público: pregão, licitações, convite, dispensa de licitação.
Sugestões de Bibliografia:
BATISTA, Emerson de O. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2006.
FOINA. Paulo R. Tecnologia de informação: planejamento e gestão. São Paulo: Atlas, 2006.
GORDON, S. & GORDON, J. Sistemas de Informação: uma Abordagem Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2006
O'BRIEN, James A., MARAKAS, George M. Administração de Sistemas de Informação: uma introdução. São Paulo: McGrawHill. 2007.
OLIVEIRA, Djalma Pimho R. de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas e operacionais. São Paulo, Atlas, 2011.
BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2000.
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo. Atlas: 2009.
DORNIER, PHILIPPE-PIERRE et al. Logística e operações globais: Texto e Casos. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.
JUNIOR, José Calasans. Manual da licitação: Orientação Prática para o Processamento de Licitações, com Roteiros de Procedimento, Modelos de Carta-Convite e de Editais, de Atas de Sessões Públicas e de Relatórios de Julgamentos de Propostas. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: Uma Abordagem Logística. 6. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
TAYLOR, DAVID A. Logística na Cadeia de Suprimentos: uma Perspectiva Gerencial. São Paulo: Editora Pearson Education/ADDISON WESLEY BRASIL: 2006.
Faculdade de Administração e Turismo
Área do Conhecimento: Turismo
Processo nº: 23110.002327/2013-05
Programa:
1. Viagens e turismo
2. Administração de empresas turísticas
3. Gastronomia e turismo
4. Eventos e turismo
5. Transportes e turismo
6. Gestão de meios de hospedagem
7. Gestão de operadoras e agência de viagens
8. Turismo e patrimônio
9. Turismo e ética
10. Elaboração de roteiros turísticos
Sugestões de Bibliografia:
VIAGENS E TURISMO
BARREIRO, J. C. Imaginário e viajantes no Brasil do século XIX: cultura e cotidiano, tradição e resistência. São Paulo: UNESP, 2002.
CASTRO, Celso. "Narrativas e Imagens do Turismo no Rio de Janeiro". In: VELHO, Gilberto. Antropologia Urbana: Cultura e Sociedade no Brasil e em Portugal. Rio: Jorge Zahar, 1999.
CRISTOVÃO. Fernando (org.). O olhar do viajante: dos navegadores aos exploradores. Coimbra: Almedina, 2003.
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS
CORREA, HENRIQUE L.; CAON, M. Gestão de Serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
FITZSIMMONS. A.J.; FITZSIMMONS. J.M. Administração de Serviços. Editora Bookman. 2002.
LOVELOCK, C.H.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.
CLARK, G., JOHNSTON. R. Administração de Operações de Serviço. São Paulo: Atlas, 2003.
SARQUIS A.B.Estratégias de Marketing para Serviços. São Paulo: Atlas, 2009.
GASTRONOMIA E TURISMO
ARAÚJO, Wilma Maria Coelho: BOTELHO, Raquel Assunção; GINANI, Verônica et al. Da alimentação à Gastronomia. Brasília: Editora UnB, 2005. (Coleção Turismo, Hotelaria e Gastronomia)
CARNEIRO, Henrique. Comida e Sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
CASCUDO, Luís da Câmara. História da Alimentação no Brasil. 3.ed. São Paulo: Global, 2004.
EVENTOS E TURISMO
CESCA, Cleusa G. G. Organização de Eventos. São Paulo: Summus, 1997.
MATIAS. Marlene. Organização de Eventos: procedimentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2001.
MELO NETO. Francisco Paulo de. Criatividade em Eventos. São Paulo: Contexto. 2004.
WATT, David C. Gestão de Eventos em lazer e turismo. Porto Alegre: Bookmann, 2004.
TRANSPORTES E TURISMO
PAGE, Stephenj. Transporte e turismo. Porto Alegre: Bookmann, 2000.
DE LA TORRE, F. Agências de viagens e transportes. São Paulo: Roca, 2003.
MARQUES, M. A. & BISSOLI, A. Planejamento turístico Municipal com suporte em sistemas de informação. São Paulo: Futura, 2002.
GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. 7. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.
DE LA TORRE, Francisco. Administração Hoteleira. Parte I - Departamentos. (Tradução de Dolores Martin Rodriguez Comer). São Paulo: Roca, 2001.
MEDLIK, S. e INGRAM, H. Introdução à Hotelaria: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
SERSON, Fernando M. Hotelaria. A busca da excelência. São Paulo: Marcos Cobra, 1999
GESTÃO DE OPERADORAS E AGÊNCIA DE VIAGENS
DE LA TORRE, F. Agências de viagens e transportes. São Paulo: Roca, 2003.
TOMELIN, C. A. Mercado de Agências de Viagens e Turismo. São Paulo: Aleph, 2001.
BAHL, Miguel. Agrupamentos Turísticos Municipais. Curitiba: Pretexto, 2004.
TOMELIN, C. A. Mercado de Agências de Viagens e Turismo. São Paulo: Aleph, 2001.
ACERENZA, Miguel. Agências de viajes: organización y operación. México: Trillas, 1990.
TURISMO E PATRIMÔNIO
DIAS, Reinaldo. Turismo e patrimônio cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.
FUNARI, Pedro; PINSKI, Jaime. Turismo e Patrimônio Cultural. 4ª edição São Paulo: Contexto, 2005.
PORTUGUEZ, Anderson (Org.). Turismo, Memória e Patrimônio Cultural. 1 Ed. São Paulo: Roca, 2004.
TURISMO E ÉTICA
CORIOLANO, Luiza Neide M.T. Turismo com Ética. Fortaleza, UECE, 1998.
NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. 20ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS
BAHL, Miguel. Viagens e RoteirosTurísticos. Curitiba: Protexto, 2004.
TAVARES, Adriana de Menezes. City tour. São Paulo: Aleph, 2002.
BRAMBATTI, Luiz E. Roteiros de Turismo e Patrimônio Histórico, São Paulo: Est, 2002.
Centro de Artes
Área do Conhecimento: Fundamentos do Design
Processo nº: 23110.003975/2013-71
Programa:
1. Comunicação: Conceitos, contextos, origens antigas:
2. Meios de comunicação na sociedade de massa;
3. Comunicação e pós-modernidade;
4. Formação profissional do designer: instituições de ensino, associações de classe, terminologias;
5. Código de ética do designer, direito autoral e legalidade da profissão;
6. Prática profissional do designer: briefing, currículo, cálculo de custos, contratos;
7. Noções gerais de metodologia projetual; aspectos conceituais e considerações críticas;
8. As fases de desenvolvimento do projeto voltado à criação e produção;
9. A ordenação do projeto para o desenvolvimento de produtos manufaturados, visuais e gráficos-digitais;
10. Princípios do design aplicados á metodologia projetual: imagem, tipografia, cor, grid.
Bibliografia sugerida:
ADG. ABC da ADG. Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico. São Paulo: ADG. 1998.
ADG. Kit prática profissional do designer cráfico. São !pauto: ADG, 1998.
ADG. O valor do design. Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Ed. Senac São Paulo. 2010.
BELTRÃO, André. Manual do freela: Quanto custa meu design? Gestão financeira para freelancers. Rio de Janeiro: 2AB, 2010.
BRAGA. Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo, Ed. Senac São Paulo, 2011
COELHO. Luis Antônio L. Design Método. Rio de Janeiro: Novas Ideias; 2006.
CUNHA, Frederico C. A Proteção Legal do Design: Propriedade Industrial. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2007.
FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Edições Rosari, 2006
FRASCARA, Jorge. Diseño gráfico y comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HOHLFELDT, Antônio (et al.). Teorias da comunicação. Petrópolis. Vozes. 2001.
HURLBURT, Mien. Layout: c design da página impressa . 2ª ed. São Paulo: Nobel, 1986.
LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
MARTINO. Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação: Idéias, conceitos e métodos. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MENDES, Luis Marcelo. O fator VDM. Um guia antidesastres em projetos criativos para profissionais. Rio de Janeiro: Ímã Editorial, 2011.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martin: Fontes, 1998
OLIVEIRA, Sylvio de. Guia de informação sobre design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
PORTO, Bruno. Manual do freela: Vende-se des.ign. Autopromoção e portfólio para profissionais criativos. Rio de Janeiro: 2AB, 2011.
SAMARA, Timothy. Evolução do design: da teoria à prática. Porto Alegre: Bookman, 2010
SILVA. Jurernir Machado. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina. 2003.
SKOLOS. Nancy; WEDELL, Thomas. O processo do design gráfico. Do problema à solução, vinte estudos de casos. São Paulo: Rosari. 2012.
STRUNCK, Gilberto. Viver de Design. 6ª ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2010.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 7. Ed. Lisboa: Presença, 2002