UFPel - Universidade Federal de Pelotas - RS

Notícia:   UFPel reabre inscrições para áreas de Língua Inglesa e Zootecnia de Bovinos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL

CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS

EDITAL CGIC Nº 088, DE 19 DE JULHO DE 2012

  • REABERTURA DE CARGOS DO EDITAL Nº CGIC Nº 078

A Universidade Federal de Pelotas, por meio do Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC), torna pública a reabertura de inscrições para a seleção simplificada de PROFESSOR TEMPORÁRIO, de acordo com a Lei nº 8.745/93 e suas alterações, tendo em vista a anulação de parte do Edital CGIC nº 078/2012, relativamente às áreas especificadas no Anexo I e conforme disposições deste edital.

1. DA INSCRIÇÃO

1.1. Período: de 23 a 30 de julho de 2012.

1.2. Local e horário: Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Pelotas - RS), das 8h30min às 13h30min.

1.3. Para a inscrição, deverão ser entregues os seguintes itens, acompanhados do Requerimento de Inscrição, que constitui o Anexo II deste Edital, o qual deve ser preenchido em duas (2) vias:

a) cédula de identidade e comprovante da titulação exigida, conforme Anexo I (cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original);

b) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral, apenas o currículo simplificado, sem os documentos comprobatórios;

c) comprovante de recolhimento, junto ao Banco do Brasil, da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais), através de guia de recolhimento único (GRU), que poderá ser gerada através do portal da UFPel (www.ufpel.edu.br) e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes dados: Código da Unidade Gestora (UG): 154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7.

d) declaração de que nos últimos vinte e quatro (24) meses não teve contrato temporário com Instituição Federal de Ensino (constante do Anexo II), conforme dispõe o art. 9º, III, da Lei 8745/93.

1.3.1. Na 2ª via do Requerimento de Inscrição (Anexo II) será atestado, formalmente, por funcionário do CGIC, o recebimento da inscrição, sendo esta via devolvida ao candidato. No caso de inscrição via postal, a confirmação do seu recebimento será feita através do e-mail informado pelo candidato na respectiva ficha de inscrição.

1.3.2. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado (procuração simples, com firma reconhecida em cartório) ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CGIC) aconteça até o dia 02 de agosto de 2012.

1.3.3. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.

1.3.4. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.

1.4. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição, os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008. Para tanto, deverão preencher o formulário Anexo III e entregá-lo no CGIC (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Centro - Pelotas - RS), nos dias 23 e 24 de julho de 2012, das 8h30min às 13h30min.

1.4.1. O CGIC responderá ao requerimento até o dia 27 de julho de 2012, no próprio pedido formalizado pelo candidato.

1.5. São consideradas válidas as inscrições já formalizadas pelos candidatos, conforme Edital CGIC nº 078/2012.

1.5.1. Aqueles candidatos que não desejarem permanecer inscritos nesse processo de seleção terão o prazo de dez (10) dias, contado da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União, para protocolarem no CGIC o Termo de Desistência, conforme Anexo VI, juntamente com uma cópia do RG. Esse Termo poderá ser enviado por via postal para o endereço Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560, sendo que a chegada ao destino (CGIC) deverá acontecer até três (3) dias úteis após o término do prazo referido.

1.6. Os programas dos processos de seleção constam do Anexo V deste Edital.

2. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DA SELEÇÃO

2.1. A homologação das inscrições e a composição da Comissão Examinadora serão divulgadas pelas respectivas Unidades até o dia 10 de agosto de 2012, no site do CGIC (http://cgic.ufpel.edu.br).

2.2. No caso de indeferimento de inscrições, o candidato, que se julgar prejudicado, poderá recorrer, com efeito suspensivo, ao COCEPE, dentro do prazo de 24 horas, a contar da data fixada no subitem 2.1.

2.3. As provas serão realizadas no período provável de 15 a 31 de agosto de 2012.

2.4. A seleção será constituída por Prova de Títulos, peso 4, e Prova Didática, peso 6.

2.4.1. A prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, nos termos do §3º do art. 13 do Decreto nº 6.944/2009.

2.4.1. Os documentos comprobatórios do currículo - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, no primeiro dia de provas, juntamente com o Anexo IV, em duas (2) vias, no qual serão especificados os títulos entregues.

2.4.2. O candidato deverá numerar cada título entregue com o mesmo número com o qual está identificado na listagem do Anexo IV.

2.4.3. Os títulos entregues e o formulário Anexo IV serão conferidos e recebidos, sob a responsabilidade da Comissão Examinadora, que atestará, formalmente, o recebimento da documentação na 2ª via, devolvendo esta ao candidato.

2.5. Os critérios de avaliação das provas, disponíveis no site do CGIC, http://cgic.ufpel.edu.br, através do link Normas para Concursos, constam dos seguintes documentos: Resoluções do COCEPE nº 14/2009, nº 09/2009 e Regimento Geral da Universidade (Título VIII, Capítulos I a V), combinado com as Resoluções COCEPE nº 14/2003 (prova Didática), nº 04/2011 (prova de Títulos).

3. DA REMUNERAÇÃO

A remuneração para Professor Temporário será composta por Vencimento Básico (VB) e Retribuição por titulação (RT), conforme segue:

Regime de Trabalho VB RT
20h semanais R$ 1.597,92 -
40h semanais R$ 2.215,54 R$ 734,62 (Mestrado)

3.3. O professor temporário fará jus ao pagamento da Retribuição por Titulação - RT conforme titulação estabelecida neste edital para a área a qual concorre, sendo vedada qualquer alteração posterior, conforme disciplina a ON nº 5, de 28/10/2009, do MPOG.

3.4. Será pago, ainda, para os cargos de Professor Temporário, a título de Auxílio-alimentação o valor de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais) para o regime de 40 horas semanais, e R$ 152,00 (cento e cinquenta e dois reais), para o regime de 20 horas semanais.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. É proibida a contratação, nos termos do Art. 6º da Lei nº 8745/93, de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas.

4.2. Não poderão ser contratados servidores ocupantes de cargo efetivo, integrante da carreira de magistério de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987.

4.3. Para os subitens 4.1 e 4.2, excetuam-se os casos previstos no artigo 37, inciso XVI, alíneas a, b, c da Constituição Federal, observado o parágrafo 10 da Emenda Constitucional nº 20, publicada no DOU de 16/12/98.

4.4. É vedada a contratação de candidatos, professores temporários, substitutos ou visitantes, cujos contratos tenham expirado há menos de vinte e quatro (24) meses.

4.5. As contratações dependerão de disponibilidade orçamentária e financeira.

4.6. O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até um (1) ano, admitida a prorrogação, desde que o prazo total não exceda a dois (2) anos, conforme legislação vigente.

4.7. O ingresso dos candidatos ficará condicionado a exames clínicos, solicitados pelo Serviço Médico Pericial da UFPel.

4.8. O processo seletivo simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Instituição.

4.9. Fazem parte do presente edital:

Anexo I - Quadro de áreas, vagas e titulação exigida

Anexo II - Requerimento de Inscrição

Anexo III - Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição

Anexo IV - Formulário para entrega dos títulos

Anexo V - Programas

Anexo VI - Termo de Desistência

O inteiro teor deste Edital está disponível na página http://cgic.ufpel.edu.br, no link Concursos - Concursos Públicos - Professor Substituto / Temporário e informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-4060 ou através do e-mail cgic@ufpel.edu.br.

Christiano Martino Otero Ávila
Diretor do CGIC

Prof. Antônio Cesar Gonçalves Borges
Reitor

ANEXO I

Unidade/Depto./Processo Área/Regime de Trabalho/ Vagas Titulação Exigida
Centro de Letras e Comunicação Câmara de Ensino
Processo nº 23110.002029/2011-45
Língua Inglesa 3 vagas / 20h Graduação em Letras - Inglês ou Letras - Português/Inglês
Pró-Reitoria de Graduação / Zootecnia / Proc. nº 23110.000868/2011-29 Zootecnia de Bovinos / 1 vaga / 40h Mestrado em Zootecnia com Dissertação na área de Ruminantes

ANEXO II

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS

SELEÇÃO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO

Processo UFPel nº 23110.__________/______-____

Eu, abaixo qualificado, venho requerer minha inscrição no processo seletivo simplificado, regido pelo Edital CGIC nº 088/2012. Estou ciente de que minha participação neste processo de seleção implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação das normas editalícias e das respectivas Resoluções do COCEPE/UFPel.

NOME:
RG: CPF:
ENDEREÇO RESIDENCIAL:
CIDADE: UF: CEP:
TELEFONES PARA CONTATO:
ENDEREÇO ELETRÔNICO:
ÁREA A QUE CONCORRE:

DECLARAÇÃO

Declaro, ainda, para os devidos fins, sob as penas da lei, que, nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, não tive contrato temporário com Instituição Federal de Ensino, atendendo ao que dispõe o art. 9º, III, da Lei 8745/93.

Pelotas, _____/_____/_____

_________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO III

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
(Preencher em 2 vias e anexar cópia simples do documento de identidade e do CPF)

Ao Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos - CGIC
UFPel

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
NOME COMPLETO DO CANDIDATO:
DATA DE NASCIMENTO:____/_____/_____
ENDEREÇO RESIDENCIAL:
Cidade: UF: CEP:
TELEFONE:
NIS (formato c/11 algarismos):
CPF:
CARTEIRA DE IDENTIDADE nº
Órgão Expedidor:
Data de Expedição: _____/____/_____
NOME COMPLETO DA MÃE:

Eu, acima identificado, venho requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital CGIC nº 088/2012, nos termos do Decreto nº 6593, de 02/10/2008.

Para tanto, declaro estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o Número de Identificação Social - NIS acima especificado e que atendo à condição de membro de família de baixa renda de que trata o Decreto nº 6135/2007.

Declaro, ainda, estar ciente de que as informações, que estou prestando, são de minha inteira responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

Pelotas, _____ de ______________ de 2012.

_________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO IV

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DOS TÍTULOS
(em 2 vias)

NOME DO CANDIDATO: _____________________________________________________

ÁREA: ______________________________________________________________________

Obs.: Numerar cada título entregue de acordo com o nº do item identificado neste formulário.

Nº ITEM IDENTIFICAÇÃO DO TÍTULO ENTREGUE
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

Pelotas, _____/____/2012

_________________________
Assinatura do Candidato:

Recebido em ______/______/2012.

___________________________________
Assinatura p/ Comissão Examinadora:

ANEXO V - Programas

Área de Conhecimento: Língua Inglesa
Processo: 23110.002029/2011-45

Programa:

1. WAYS OF EXPRESSING PRESENT

2. WAYS OF EXPRESSING PAST

3. WAYS OF EXPRESSING FUTURE

4. USES OF THE PRESENT PERFECT

5. COMPARISON

6. SUBORDINATION

7. CONDITIONAL SENTENCES

8. REFERENCE, ELLIPSIS AND SUBSTITUTION

9. ACTIVE AND PASSIVE VOICES

10. MODAL AUXILIARES

Bibliografia Sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

Unidade: Pró-Reitoria de Graduação
Área de conhecimento: Zootecnia de Bovinos
Processo: 23110.000868/2011-29

Programa:

1. Nutrição de Ruminantes;

2. Alimentação de Ruminantes;

3. Sistema de Produção de Bovinos de Corte;

4. Sistema de Produção de Bovinos de Leite;

5. Manejo Reprodutivo de Bovinos de Corte;

6. Manejo Reprodutivo de Bovinos de Leite;

7. Manejo Zootécnico de Bovinos de Corte;

8. Manejo Zootécnico de Bovinos de Leite;

9. Raças de Bovinos de Corte;

10. Raças de Bovinos de Leite;

11. Boas práticas na Produção Leiteira;

12. Manejo e Criação de Terneiras e Novilhas Leiteiras.

Bibliografia sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

ANEXO VI

Termo de Desistência

TERMO DE DESISTÊNCIA

Eu, abaixo identificado, declaro minha desistência de participar do processo seletivo simplificado para Professor Temporário, regido pelo Edital CGIC nº 088/2012. Estou ciente de que meu nome será EXCLUÍDO do rol de inscritos e solicito a devolução da taxa de inscrição já paga, conforme comprovante anexado ao processo desta seleção.

NOME:
ENDEREÇO COMPLETO:
E-MAIL: TELEFONES:
RG: CPF:
DADOS BANCÁRIOS (o titular da conta corrente deve ser o candidato):
BANCO:
AGÊNCIA:
CONTA:

Data: _____/_____/2012.

________________________
Assinatura do Candidato

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EDITAL CGIC Nº 078, DE 25 DE JUNHO DE 2012

A Universidade Federal de Pelotas, por meio do Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC), torna pública a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de PROFESSOR TEMPORÁRIO e PROFESSOR SUBSTITUTO para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, de acordo com a Lei nº 8.745/93 e suas alterações, conforma segue:

1. DA INSCRIÇÃO

1.1. Período: de 27 de junho a 04 de julho de 2012.

1.2. Local e horário: Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Pelotas - RS), das 8h30min às 17h30min.

1.3. Para a inscrição, deverão ser entregues os seguintes itens, acompanhados do Requerimento de Inscrição, que constitui o Anexo II deste Edital, o qual deve ser preenchido em duas (2) vias:

a) cédula de identidade e comprovante da titulação exigida, conforme Anexo I (cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original);

b) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral, apenas o currículo simplificado, sem os documentos comprobatórios;

c) comprovante de recolhimento, junto ao Banco do Brasil, da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais), através de guia de recolhimento único (GRU), que poderá ser gerada através do portal da UFPel (www.ufpel.edu.br) e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes dados: Código da Unidade Gestora (UG): 154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7.

d) declaração de que nos últimos vinte e quatro (24) meses não teve contrato temporário com Instituição Federal de Ensino (constante do Anexo II), conforme dispõe o art. 9º, III, da Lei 8745/93.

1.3.1. Na 2ª via do Requerimento de Inscrição (Anexo II) será atestado, formalmente, por funcionário do CGIC, o recebimento da inscrição, sendo esta via devolvida ao candidato. No caso de inscrição via postal, a confirmação do seu recebimento será feita através do e-mail informado pelo candidato na respectiva ficha de inscrição.

1.3.2. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado (procuração simples, com firma reconhecida em cartório) ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CGIC) aconteça até o dia 09 de julho de 2012.

1.3.3. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.

1.3.4. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.

1.4. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição, os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008. Para tanto, deverão preencher o formulário Anexo III e entregá-lo no CGIC (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Centro - Pelotas - RS), nos dias 27 e 28 de junho de 2012, das 8h30min às 17h30min.

1.4.1. O CGIC responderá ao requerimento até o dia 02 de julho de 2012, no próprio pedido formalizado pelo candidato.

1.5. Os programas dos processos de seleção constam do Anexo V deste Edital.

2. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DA SELEÇÃO

2.1. A homologação das inscrições e a composição da Comissão Examinadora serão divulgadas pelas respectivas Unidades até o dia 27 de julho de 2012, no site do CGIC (http://cgic.ufpel.edu.br).

2.2. No caso de indeferimento de inscrições, o candidato, que se julgar prejudicado, poderá recorrer, com efeito suspensivo, ao COCEPE, dentro do prazo de 24 horas, a contar da data fixada no subitem 2.1.

2.3. As provas serão realizadas a partir de 30 de julho de 2012.

2.4. A seleção será constituída por Prova de Títulos, peso 4, e Prova Didática, peso 6. A prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, nos termos do §3º do art. 13 do Decreto nº 6.944/2009.

2.4.1. Os documentos comprobatórios do currículo - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, no primeiro dia de provas, juntamente com o Anexo IV, em duas (2) vias, no qual serão especificados os títulos entregues.

2.4.2. O candidato deverá numerar cada título entregue com o mesmo número com o qual está identificado na listagem do Anexo IV.

2.4.3. Os títulos entregues e o formulário Anexo IV serão conferidos e recebidos, sob a responsabilidade da Comissão Examinadora, que atestará, formalmente, o recebimento da documentação na 2ª via, devolvendo esta ao candidato.

2.5. Os critérios de avaliação das provas, disponíveis no site do CGIC, http://cgic.ufpel.edu.br, através do link Normas para Concursos, constam dos seguintes documentos: Resoluções do COCEPE nº 14/2009, nº 09/2009 e Regimento Geral da Universidade (Título VIII, Capítulos I a V), combinado com as Resoluções COCEPE nº 14/2003 (prova Didática), nº 04/2011 (prova de Títulos).

3. DA REMUNERAÇÃO

3.1. A remuneração para Professor Substituto corresponde ao seguinte vencimento básico (VB):

Área/ Regime de Trabalho

VB

Língua Espanhola / 40h semanais

R$ 2.618,61

3.2. A remuneração para Professor Temporário será composta por Vencimento Básico (VB) e RT referente à titulação exigida, conforme segue:

Regime de Trabalho

VB

RT

20h semanais

R$ 1.597,92

R$ 113,88 (Especialização)
R$ 378,45 (Mestrado)
R$ 813,80 (Doutorado)

40h semanais

R$ 2.215,54

R$ 140,87 (Especialização)
R$ 734,62 (Mestrado)
R$ 1.853,39 (Doutorado)

3.3. O professor temporário fará jus ao pagamento da Retribuição por Titulação - RT conforme titulação estabelecida neste edital para a área a qual concorre, sendo vedada qualquer alteração posterior, conforme disciplina a ON nº 5, de 28/10/2009, do MPOG.

3.4. Será pago, ainda, para os cargos de Professor Temporário e Professor Substituto, a título de Auxílio-alimentação o valor de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais) para o regime de 40 horas semanais, e R$ 152,00 (cento e cinquenta e dois reais), para o regime de 20 horas semanais.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. É proibida a contratação, nos termos do Art. 6º da Lei nº 8745/93, de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas.

4.2. Não poderão ser contratados servidores ocupantes de cargo efetivo, integrante da carreira de magistério de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987.

4.3. Para os subitens 4.1 e 4.2, excetuam-se os casos previstos no artigo 37, inciso XVI, alíneas a, b, c da Constituição Federal, observado o parágrafo 10 da Emenda Constitucional nº 20, publicada no DOU de 16/12/98.

4.4. É vedada a contratação de candidatos, professores temporários, substitutos ou visitantes, cujos contratos tenham expirado há menos de vinte e quatro (24) meses.

4.5. As contratações dependerão de disponibilidade orçamentária e financeira.

4.6. O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até um (1) ano, admitida a prorrogação, desde que o prazo total não exceda a dois (2) anos, conforme legislação vigente.

4.7. O ingresso dos candidatos ficará condicionado a exames clínicos, solicitados pelo Serviço Médico Pericial da UFPel.

4.8. O processo seletivo simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Instituição.

4.9. Fazem parte do presente edital:

Anexo I - Quadro de áreas, vagas e titulação exigida

Anexo II - Requerimento de Inscrição

Anexo III - Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição

Anexo IV - Formulário para entrega dos títulos

Anexo V - Programas

O inteiro teor deste Edital está disponível na página http://cgic.ufpel.edu.br, no link Concursos - Concursos Públicos - Professor Substituto / Temporário e informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-4060 ou através do e-mail cgic@ufpel.edu.br.

Christiano Martino Otero Ávila
Diretor do CGIC

Prof. Sérgio Luiz dos Santos Nascimento
Reitor em Exercício

ANEXO I

Unidade/Depto./Processo
Professor Substituto

Área/Regime de Trabalho/ Vagas

Titulação Exigida

Tipos de Provas

Centro de Letras e Comunicação / Letras Estrangeiras / Processo nº 23110.005372/2012-22

Língua Espanhola / 1 vaga / 40h

Graduação em Letras Espanhol ou em Português/Espanhol

Didática Títulos

Centro de Integração do Mercosul / Curso de Relações Internacionais / Proc. nº 23110.002647/2012-76
Professor Temporário

Relações Internacionais / 1 vaga / 40h

Mestrado em Relações Internacionais

Didática Títulos

Centro de Letras e Comunicação Câmara de Ensino
Processo nº 23110.000186/2011-16

Língua Portuguesa e Linguística / 1 vaga / 40h /

Graduação em Letras

Didática Títulos

Centro de Letras e Comunicação
Câmara de Ensino
Processo nº 23110.000188/2011-13

Língua Portuguesa e Língua Latina / 1 vaga / 20h /

Graduação em Letras

Didática Títulos

Centro de Letras e Comunicação
Câmara de Ensino
Processo nº 23110.002029/2011-45

Língua Inglesa / 3 vagas / 20h

Graduação em Letras - Inglês ou Letras - Português/Inglês

Escrita Didática Títulos

Faculdade de Medicina / Saúde Mental / Proc. nº 23110.002920/2012-62

Psquiatria Forense/ 1 vaga / 20h

Residência médica em Psiquiatria

Didática Títulos

Pró-Reitoria de Graduação / Zootecnia / Proc. nº 23110.000868/2011-29

Zootecnia de Bovinos / 1 vaga / 40h

Mestrado em Zootecnia com Dissertação na área de Ruminantes

Escrita Didática Títulos

Centro de Artes / Música - Licenciatura/ Proc. nº 23110.002793/2012-00

Educação Musical / 1 vaga / 20h

Licenciatura em Música

Didática Títulos

Centro de Desenvolvimento Tecnológico / Engenharia Geológica / Proc. nº 23110.002758/2012-82

Geotécnica / 1 vaga / 40h

Graduação em Geologia ou Engenharia de Minas ou Geológica

Didática Títulos

Centro de Desenvolvimento Tecnológico / Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento / Proc. nº 23110.002774/2012-75

Topografia e Geodésia / 1 vaga / 40h

Engenheiro Cartógrafo, ou Engenheiro Agrimensor, ou Agrimensor, ou Geólogo, ou Engenheiro Civil, ou Engenheiro Agrônomo, ou Engenheiro Florestal, com Mestrado em Ciências Geodésicas, ou em Geodésia, ou em Ciências Cartográficas, ou Engenharia Cartográfica, ou Geomática, ou Engenharia com ênfase em Topografia e Geodésia

Didática Títulos

Centro de Desenvolvimento Tecnológico / Engenharia de Petróleo / Proc. nº 23110.002783/2012-66

Perfilagem de Poço e Petrofísica/ 1 vaga / 40h

Graduação na área de Ciências Exatas ou da Terra ou Engenharia

Didática Títulos

Centro de Desenvolvimento Tecnológico / Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento / Proc. nº 23110.002797/2012-80

Geo-Informática / 1 vaga / 40h

Graduação em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação

Didática Títulos

Centro de Letras e Comunicação
Letras Estrangeiras
Processo nº 23110.005372/2012-22
Língua Espanhola / 1 vaga / 40hGraduação em Letras Espanhol ou em Português/EspanholDidática Títulos
Centro de Desenvolvimento Tecnológico / Engenharia Geológica/ Proc. nº 23110.004614/2012-61Deformação das Rochas / 1 vaga / 20hGraduação em Geologia ou Engenharia GeológicaDidática Títulos
Centro de Desenvolvimento Tecnológico / Engenharia de Materiais / Processo nº 23110.004865/2012-45Materiais Metálicos / 1 vaga / 40h /Graduação em cursos das áreas de Engenharia de Materiais, Metalúrgica ou MecânicaDidática Títulos
Pró-Reitoria de Graduação / Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Proc. nº 23110.002911/2012-71
Administração da Produção e Logística Empresarial / 1 vaga /20hGraduação em Administração com Especialização na área de Gestão e NegóciosDidática Títulos
Faculdade de Agronomia / Fitotecnia / Proc. nº 23110.005141/2012-19Melhoramento Vegetal / 1 vaga / 40hEngenheiro agrônomo com mestrado em agronomia, fitotecnia ou área afim com tese envolvendo melhoramento ou biotecnologia vegetal.Didática Títulos

ANEXO II

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS

SELEÇÃO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO/SUBSTITUTO

Processo UFPel nº 23110. ________/_______ - ____

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO (em 2 vias)

Eu, abaixo qualificado, venho requerer minha inscrição no processo seletivo simplificado, regido pelo Edital CGIC nº 078/2012. Estou ciente de que minha participação neste processo de seleção implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação das normas editalícias e das respectivas Resoluções do COCEPE/UFPel.

NOME:

RG:

CPF:

ENDEREÇO RESIDENCIAL:

CIDADE:

UF:

CEP:

TELEFONES PARA CONTATO:

ENDEREÇO ELETRÔNICO:

ÁREA A QUE CONCORRE:

DECLARAÇÃO

Declaro, ainda, para os devidos fins, sob as penas da lei, que, nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, não tive contrato temporário com Instituição Federal de Ensino, atendendo ao que dispõe o art. 9º, III, da Lei 8745/93.

Pelotas, _____/______/_____

________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO III

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

(Preencher em 2 vias e anexar cópia simples do documento de identidade e do CPF)

Ao Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos - CGIC UFPel

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME COMPLETO DO CANDIDATO: _____/_____/____

DATA DE NASCIMENTO:

ENDEREÇO RESIDENCIAL:
Cidade:

UF:

CEP:

TELEFONE:

NIS (formato c/11 algarismos):

CPF:

CARTEIRA DE IDENTIDADE nº Órgão Expedidor:

Data de Expedição: _____/_____/____

NOME COMPLETO DA MÃE:

Eu, acima identificado, venho requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital CGIC nº 078/2012, nos termos do Decreto nº 6593, de 02/10/2008.

Para tanto, declaro estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o Número de Identificação Social - NIS acima especificado e que atendo à condição de membro de família de baixa renda de que trata o Decreto nº 6135/2007.

Declaro, ainda, estar ciente de que as informações, que estou prestando, são de minha inteira responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

Pelotas, _____ de __________________ de 2012.

________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO IV

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DOS TÍTULOS

(em 2 vias)

NOME DO CANDIDATO: ____________________________________________________

ÁREA: ____________________________________________________________________

Obs.: Numerar cada título entregue de acordo com o nº do item identificado neste formulário.

Nº ITEM

IDENTIFICAÇÃO DO TÍTULO ENTREGUE

  
  
  
  
  
  
  
  
  
  

Pelotas, _____/____/2012

Assinatura do Candidato: ________________________________

Recebido em ______/______/2012.

Assinatura p/ Comissão Examinadora: ________________________

ANEXO V - Programas

Unidade: Centro de Integração do Mercosul
Área de conhecimento: Relações Internacionais
Processo: 23110.002647/2012-76
Programa:

1. História das Relações Internacionais.

2. Teorias Clássicas das Relações Internacionais.

3. Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais.

4. Política Externa Brasileira.

5. Segurança, Estratégia e Defesa.

6. Cooperação Internacional.

7. Instituições e Regimes Internacionais.

8. Globalização e Processos de Integração Regional.

9. Relações Internacionais da América Latina.

10. Movimentos Sociais Globais.

Bibliografia sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

Unidade: Centro de Letras e Comunicação
Área de Conhecimento: Língua Espanhola
Processo: 23110.005372/2012-22
Programa:

1. Os modos verbais;

2. Perífrases verbais;

3. Uso dos pretéritos do indicativo;

4. A coerência e a coesão;

5. Subjuntivo: usos e dificuldades;

6. A organização do discurso: os conectores;

7. Os complementos direto e indireto;

8. As orações compostas;

9. As funções do "se";

10. Morfologia e uso das preposições

Bibliografia Sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa e Linguística
Processo: 23110.000186/2011-16
Programa:

1. Descrição e análise da fonologia do português

2. Descrição e análise da morfologia do português

3. Descrição e análise da sintaxe do português

4. Ensino de Língua Portuguesa

5. Variação e Mudança Linguística

6. Aspectos do português brasileiro

7. Aquisição da linguagem

8. A linguagem em uso

9. Linguística textual

10. Linguística e produção da leitura e da escritura

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa e Língua Latina
Processo: 23110.000188/2011-13
Programa:

1. Sistema fonológico do português;

2. Descrição e análise da morfologia do português;

3. Descrição e análise da sintaxe do português

4. Variação e Mudança Linguística

5. Aspectos do português brasileiro

6. Aspectos históricos do português

7. Sistema das declinações e casos em Latim;

8. Os adjetivos em Latim;

9. Sistema preposicional em Latim

10. O sistema verbal em Latim (infectum e perfectum)

Bibliografia Sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

Área de Conhecimento: Língua Inglesa
Processo: 23110.002029/2011-45
Programa:

1. WAYS OF EXPRESSING PRESENT

2. WAYS OF EXPRESSING PAST

3. WAYS OF EXPRESSING FUTURE

4. USES OF THE PRESENT PERFECT

5. COMPARISON

6. SUBORDINATION

7. CONDITIONAL SENTENCES

8. REFERENCE, ELLIPSIS AND SUBSTITUTION

9. ACTIVE AND PASSIVE VOICES

10. MODAL AUXILIARES

Bibliografia Sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

Unidade: Faculdade de Medicina
Área de conhecimento: Psiquiatria forense
Processo: 23110.002920/2012-62
Programa:

1. Medicina Forense, Psiquiatria Forense e Lei;

2. Exame Pericial Psiquiátrico;

3. Perícias de Responsabilidade Penal e Dependência Química;

4. Exame de Superveniência e Doença Mental;

5. Avaliação de Risco;

6. Avaliação de Capacidade Civil e Perícias Correlatas;

7. Perícia em Direitos de Família;

8. Exames e Avaliações Complementares em Psiquiatria Forense;

9. Direito de Família e Psiquiatria Forense da Criança e do Adolescente;

10. Princípios Éticos aplicáveis na prática da Psiquiatria Forense.

Bibliografia sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

Unidade: Pró-Reitoria de Graduação
Área de conhecimento: Zootecnia de Bovinos
Processo: 23110.000868/2011-29
Programa:

1. Nutrição de Ruminantes;

2. Alimentação de Ruminantes;

3. Sistema de Produção de Bovinos de Corte; 4.Sistema de Produção de Bovinos de Leite; 5.Manejo Reprodutivo de Bovinos de Corte; 6.Manejo Reprodutivo de Bovinos de Leite; 7.Manejo Zootécnico de Bovinos de Corte; 8.Manejo Zootécnico de Bovinos de Leite; 9.Raças de Bovinos de Corte;

10. Raças de Bovinos de Leite;

11. Boas práticas na Produção Leiteira;

12. Manejo e Criação de Terneiras e Novilhas Leiteiras.

Bibliografia sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

Unidade: Centro de Artes
Área de conhecimento: Educação Musical
Processo: 23110.002793/2012-00
Programa:

1. Fundamentos pedagógicos contemporâneos. Metodologias e didáticas para o desenvolvimento musical de alunos do ensino básico.

2. O Estágio no Ensino Básico: conteúdos e atividades

3. Normatização, estrutura e organização do ensino da música nas escolas de educação básica: LDB/96, DCN, Lei 11769/08, currículos oficiais.

4. Educação Musical não-formal e atuação profissional.

5. Do discurso à prática: fundamentos, currículo e formação docente para o ensino de música na escola básica.

6. O Estágio no ensino básico: observação, planejamento, atuação e avaliação.

7. A utilização do Repertório na Educação Básica: apreciação e prática musical

8. Musicalização infantil: processos de aprendizagem

9. Mídia, música popular e cultura popular: implicações para a educação musical

10. A formação do professor de música para o ensino básico e a prática coral e instrumental na escola.

Bibliografia sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.

Unidade: Centro de Desenvolvimento Tecnológico
Área de conhecimento: Geotécnica
Processo: 23110.002758/2012-82
Programa:

1. Conceitos fundamentais que permitam compreender a influência das tensões distribuídas em corpos rígidos e as deformações a que estão sujeitos.

2. Princípios físicos de estática, cinemática e dinâmica dos corpos rígidos.

3. Princípios de mecânica dos sólidos e das estruturas em maciços rochosos naturais, de forma a dimensionar obras de engenharia tanto de caráter transitório (mineração), quanto de caráter permanente (túneis).

4. A interação entre as obras de engenharia e o ambiente geológico.

5. Propriedades físicas dos solos. Constituição, textura, forma e estrutura dos solos. Plasticidades e consistência dos solos. Colapsividade, compressibilidade e expansão dos solos.

6. Movimento de água através dos solos. Pressões neutras e efetivas, propagação e distribuição das pressões, adensamento, resistência do cisalhamento, estabilização e compactação dos solos. Empuxos da terra: teorias, efeitos d'água, aplicações a muros e cortinas. Percolação de águas em obras de terra. Aterros sobre terrenos compressíveis.

7. Estudos geológicos e geotécnicos para fundações. Ensaios geotécnicos. Sondagens geotécnicas e amostragem de solos. Investigação de subsolo. Instrumentação geotécnica em sondagens. Amostragem e acondicionamento de amostras.

8. Descrição e caracterização geotécnica dos materiais naturais e de seus agregados.

9. Coleta, análise, tratamento e interpretação de dados geotécnicos e de sondagens.

10. Legislação e normas técnicas aplicadas.

BIENIAWSKI, Z. T. 1989. Engineering rock mass classifications: a complete manual for engineers and geologists in mining, civil, and petroleum engineering. John Wiley Ed., New York (USA), 251 pp.;il.

BRADY, B. H. G. & BROWN, E. T. (1985). Rock Mechanics for Underground Mining. George Allen & Unwin, Londres (Ingl), 527 pp.

CAPUTO, H. P. 1975. Mecânica dos Solos e Suas Aplicações. Vols. 1, 2 e 3, LTC Editora.

KOERNER, R. M. 1998. Designing with Geosynthetics, Prentice-Hall, USA

MASUERO, J. R. 1997. Introdução à mecânica estrutural, isostática e resistência dos materiais.

Porto Alegre (Brasil), Editora da UFRGS, 304 p.

Área de conhecimento: Topografia e Geodésia.
Processo: 23110.002774/2012-75
Programa:

1. Métodos de levantamento planimétrico.

2. Métodos de levantamento altimétrico e Nivelamento de precisão.

3. Métodos de levantamento taqueométrico.

4. Plano topográfico e Sistemas de Coordenadas locais.

5. Levantamentos topográficos para locação e dimensionamento de obras.

6. Sistemas de referência e Sistemas de coordenadas geodésicas.

7. Transformação de coordenadas geodésicas.

8. Métodos de levantamento geodésico.

9. Transporte de coordenadas e RNs. Determinação da Meridiana.

10. Redes geodésicas.

Bibliografia sugerida:

CASACA, J.; BAIO, M. & MATOS, J. 2005. Topografia Geral. 4º Edição Actualizada e Aumentada, Editora Lidel, ISBN: 9789727573394, 390 pp.

GEMAEL, C. 1987. introdução à Geodésia Geométrica. Apostila. Curso de Pós- Graduação em Ciências Geodésicas da UFPR. 1ª e 2ª partes.

LEICK, A. 2003. GPS Satellite Surveying. 3rd ed. J. Wiley Ed. New York (USA)

SEEBER, G. 2003. Satellite Geodesy. Foundations, Methods, and Applications. 2nd. ed., W. de Gruyter.

BORGES, A. C. 1999. Topografia aplicada à Engenharia Civil. 3ª reimpressão, São Paulo, E. Blücher, 2 volumes.

LOCH, C.; CORDINI, J. 1995. Topografia contemporânea: planimetria. Editora da UFSC.

MILLES, S. ; LAGOFUN, J. 1999. Topographie e Topometrie modernes. Tome 1 - Techniques de mesure et de représentations. Ed. Eyrolles. Paris.

Área de conhecimento: Engenharia de Petróleo: Perfilagem de Poço e Petrofísica
Processo: 23110.002783/2012-66
Programa:

1. Ondas em Fluidos. Ondas em meios sólidos.

2. Métodos sísmicos: classificação e aplicação dos diferentes dispositivos.

3. Princípios do processamento e interpretação de dados;

4. Introdução à perfilagem: perfilagem de exploração e de produção. Propriedades das rochas reservatório e selantes. O ambiente de poço.

5. Métodos de perfilagem geofísica: elétricos, radioativos, acústicos, eletromagnéticos e temperatura, entre outros.

6. Interpretações de perfilagens geofísicas em relação à presença de hidrocarbonetos, determinação de porosidade, indicadores de argilosidade, determinação da resistividade da água de formação (Rw), saturação de água, reservatórios portadores de água doce, determinação de índices qualitativos de permeabilidade.

7. Densidade, porosidade e velocidade de propagação de ondas sísmicas nas rochas.

8. Porosidade e saturação de fluidos: definições; fatores que influenciam a porosidade.

9. Capilaridade: definições; molhabilidade; ascensão capilar; embebição e drenagem; curvas de pressão capilar; função J de Leverett.

10. Permeabilidade efetiva e relativa: definições; curvas de permeabilidade relativa; fatores que influenciam a permeabilidade efetiva e relativa; teoria de Buckley & Leverelt.

Carvalho, R.S. & Rosa, A.J. 2006. Engenharia de Reservatórios de Petróleo. Ed. lnterciência. Rio de Janeiro (Brasil).

Crain, E.R. 1986. The log analysis handbook, Vol 1: quantitative analysis methods. Ed. PennWell, Tulsa (USA), 700 pp.

Dobrin M.B. & Savit, C.H. 1988. lntroduction to geophysical prospecting, 4ª ed., McGraw- Hill, lnc., New York (USA), 867 p.

Ellis,D.V., 1987, Well Logging for Earth Scientists. Elsevier, New York.

Elmore, W. C.: Heald, M. A., Physics of Waves, McGraw-Hill, 1969.

Evenick, J. C. 2008. lntroduction to well logs and subsurface maps. PennWell Corporation, Oklahoma, 236 p. Fernandes, C.E. de M. 1984.

Fundamentos de prospecção geofísica. Ed. lnterciência Ltda., Rio de Janeiro (Brasil), 190 p.

Parasnis, D. S., Principles of Applied Geophysics, Chapman and Hall, 1972.

Serra, O., 1984, Fundamentals of Well Log lnterpretation 1: The Acquisition of Logging Data. Elsevier, Amsterdan.

Telford, W. M.: Geldart, L. P.: Sheriff, R. E., Applied Geophysics, 2º Edition, Cambridge University Press, 1990.

Thomas, J. Eduardo. Fundamentos de engenharia de petróleo. Rio de janeiro: lnterciência, 2001. Yilmaz, O., Seismic Data Processing, Seg Publications, 1987.

Serra, O., 1986, Fundamentals of Well Log Interpretation 2: The Interpretation of Logging Data. Elsevier, Amsterdam.

Área de conhecimento: Geo-Informática.
Processo: 23110.002797/2012-80
Programa:

1. Estruturas clássicas das linguagens. Linguagens de baixo e alto nível.

2. Algoritmos e Linguagens de programação

3. Algoritmos evolutivos e genéticos e sua aplicação em modelagem de dados

4. Lógica matemática: funções e formulas da lógica bivalente

5. Lógica matemática: funções da lógica polivalente

6. Método dos grafos em lógica matemática

7. Lógica booleana e Lógica Fuzzy

8. Tipos e estruturas de dados. Sistema gestor de banco de dados (SGDB).

9. Modelos de armazenamento de dados. Linguagens de criação, atualização e consulta de base de dados.

10. Tipos de sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Bibliografia sugerida:

PEREIRA FILHO, J.C. introdução a Programação FORTRAN. Editora Campus. NORTON, Peter. introdução a informática. Makron Books. São Paulo, 1996

SAMPAIO, L.S.C. 2001. A lógica da diferença. Editora UERJ, Rio de Janeiro (Brasil), 172pp.

FERRElRA BISPO, C.A.; BATISTA CASTANHEIRA, L. & MELO SOUZA FILHO, O. 2007. Introdução a Lógica Matemática. Editora CENGAGE LEARNING, São Paulo, 135 pp.

SIROTINSKAYA, S. & STRIEDER, A.J. 2008. Lógica matemática na integração de dados e no modelagem: elementos básicos. Editora UFRGS, Porto Alegre (Brasil), 281 pp.

CASANOVA, M.A.; CÂMARA, G.; DAVIS Jr., C.A.; VINHAS, L. & QUEIROZ, G.R. 2005. Banco de dados Geográfico. Ed. MundoGeo, Curitiba (Brasil), 506 pp.

DATE, C. 2000. introdução a sistemas de banco de dados. Editora Campus, Rio de Janeiro (Brasil), 803 pp. BOENTE, A. 2003. Construindo algoritmos computacionais. Brasport Livros e Multimídia Ltda., Rio de Janeiro (Brasil), 199 pp.

FARRER, H. et al. Programação Estruturada de Computadores - Algoritmos Estruturados. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999. (3ª edição)

Área de conhecimento: Deformação das Rochas
Processo: 23110.004614/2012-61
Programa:

1. Conceitos fundamentais em mineralogia e classificação dos minerais

2. Sistemática e métodos de identificação macro e microscópica dos minerais

3. Conceitos fundamentais, tipos de metamorfismo e classificação de rochas metamórficas

4. Formação de texturas e estruturas metamórficas e relações com a deformação

5. Paragêneses e reações metamórficas

6. Fácies metamórficas e caracterização da evolução metamórfica e deformacional em rochas sedimentares e ígneas

7. Conceitos fundamentais em geologia estrutural: tensão, distorção e deformação

8. Regimes de tensão e deformação

9. Caracterização, classificação e análise de estruturas deformacionais em escalas macro, meso e microscópicas

10. Aplicações e métodos práticos de representação e análise em geologia estrutural

Bibliografia sugerida:

LEIN, C.; DUTROW, C. S. 2008. Manual of mineralogy (after J.D.Dana). New York: John Wiley & Sons, 23 ed., 704 p. + CD-Rom

WINTER, J. D. 2001. An introduction to igneous and metamorphic petrology. Prentice Hall, Upper Saddle Hiver, USA. 697 p. .

RAGAN, D.M. 2009. Structural geology: an introduction to geometrical techniques. Cambridge University Press, Cambridge (UK), 622 pp.

Área de Conhecimento: Materiais Metálicos
Processo: 23110.004865/2012-45
Programa:

1. Metalurgia Extrativa.

2. Conformação Mecânica.

3. Fundição.

4. Metalurgia do Pó.

5. Soldagem.

6. Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos.

7. Usinagem.

8. Estrutura dos Metais e Ligas.

9. Propriedades Físicas e Mecânicas dos Metais e Ligas.

10. Corrosão.

Bibliografia Sugerida:

COURTNEY, T.H. Mechanical behavior of Materials. 2nd edition, McGraw-Hill, 2000.

HULL, D.; BACON, D.J. Introduction to dislocations. 4th edition, Buteterworth-Heinmann, 2001.

VAN VLACK, L.H. Princípios de Ciências dos Materiais. Ed. Edgar Blucher, 1970.

ASKLAND, D.R. The Science ans Engineering of Materials - Solution manual. Chapman & Hall, 1996, 400p.

ASM. Atlas of microstructures of industrial alloys - metals handbook. Vol. 7

BARREIRO, J.A. Tratamentos Térmicos de los Aceros. Editorial Dossat, 739pg., 1984.

BOOKS, C.R. Principles of the heat treatment of plain carbon and low alloy steels. 1996.

CALLISTER Jr, W.D. Ciência e Engenharia de Materiais - Uma Introdução. 5 ed. LTC Rio de Janeiro, 2000. 259p.

CHIAVERINI, V. Tratamentos térmicos das ligas ferrosas. 2ª ed. Associação Brasileira de Metais, SP, 1987.

COLPAERT, H. Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns. Edgar Blucher, 412p., 1969.

COSTA, A.L.C.; MEI, P.R. Aços e ligas especiais. 2ª ed. Eletrometal, Sumaré, SP, 1988.

DIETER, G.E. Metalurgia Mecânica. Guanabara Dois, 653p, 1981.

GARCIA, A.; SPIM, J.A.; SANTOS, C.A. Ensaio dos Materiais. LTC Editora, 247p., 2000.

PORTER, D.A.; EASTERLING, K.E. Phase transformations in metals and alloys. 2nd edition, Chapman & Hall, 1997.

Unidade: Pró-Reitoria de Graduação
Área de conhecimento: Administração da Produção e Logística Empresarial
Processo: 23110.002911/2012-71
Programa:

1. Estratégias de Produção

2. Projeto e gestão da Produção

3. Rede de Operações Produtivas

4. Tecnologia de Processos

5. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

6. Logística e Competitividade

7. Análise e indicadores de Desempenho Logístico

8. Logística internacional

9. Gestão de Armazenagem e Movimentação de Materiais

10. Gestão de Compras

Bibliografia sugerida:

BOWERSOX, Donald J., Gestão logística de cadeias de suprimentos / Porto Alegre : Bookman, 2007. 521p.;

CHOPRA, Sunil, Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação / São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. 465 p.;

CORREA, CARLOS ALBERTO; CORRÊA, HENRlQUE LUIZ. Administraçāo de produção e de operações: Manufatura e Serviços - Uma Abordagem Estratégica (Edição Compacta). São Paulo: Editora Atlas, 2005;

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1993;

DORNIER, PHlLlPPE-PlERRE et al. Logística e operações globais: Texto e Casos. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2000;

KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2002;

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação / 3. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2007 400 p.

SLACK, Nigel et. al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2003;

TAYLOR, DAVID A. Logística na Cadeia de Suprimentos: uma Perspectiva Gerencial. São Paulo: Editora Pearson Education: 2006;

VALERIANO, D. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

Unidade: Faculdade de Agronomia
Área de conhecimento: Melhoramento Vegetal
Processo: 23110.005141/2012-19
Programa:

1. Centro de Origem e Evolução das Plantas Cultivadas.

2. Introdução e Cultivo das Plantas.

3. Sistemas Reprodutivos das Plantas. Esterilidade Masculina e Incompatibilidade nas Plantas.

4. Bases Genéticas de Melhoramento em Autógamas.

5. Métodos de Melhoramento de Culturas Autógamas.

6. Bases Genéticas de Melhoramento em Alógamas.

7. Métodos de Melhoramento de Culturas Alógamas.

8. Métodos de Melhoramento de Culturas de Propagação e/ou Reprodução As sexual.

9. Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento

10. Distribuição e Manutenção de Variedades Melhoradas.

11. Multiplicação e propagação de plantas floríferas e ornamentais. Instalação de campos, viveiros ou casas-de­vegetação para a produção de flores de corte, plantas ornamentais ou mudas.

Bibliografia sugerida:

O candidato deve buscar os itens do Programa, em bibliografia pertinente e atualizada na área do Concurso.