UFAC - Universidade Federal do Acre - AC

Notícia:   UFAC - AC oferece 26 vagas para Técnicos Administrativos

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

DIRETORIA DE PESSOAL

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO

EDITAL N° 001/2008

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (FUFAC), tendo em vista a autorização concedida pela Portaria n.° 975, publicada no DOU de 05/05/2006, e Portarias n.° 1.264 e n.° 1.265, publicadas no DOU de 28. 12.2007, todas do Ministério de Estado da Educação, torna pública a realização de concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de pessoal técnico-administrativo, de nível superior e de nível médio, de acordo com a distribuição constante nos quadros abaixo, em conformidade com a Lei no 8.112, publicada no Diário Oficial da União de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações e Lei n.° 11.091, de 12 de janeiro de 2005, da legislação pertinente e demais regulamentações e em consonância com o presente edital e seus anexos.

QUADRO I- CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

UFAC/RIO BRANCO E UFAC/CÂMPUS DE CRUZEIRO DO SUL

CÓDIGO

CARGO

ESCOLARIDADE

Nº DE VAGAS

UFAC Rio Branco

UFAC Cruzeiro do Sul

701.001

Administrador

Curso superior completo em Administração

-

01

701.062

Analista de Tecnologia da Informação

Curso superior completo de graduação em Computação, Sistema de Informação ou Analise de Sistema

01

701.031

Engenheiro-Área Civil

Curso Superior completo de graduação em Engenharia Civil

02

01

701.015

Contador

Curso Superior completo de graduação em Ciências Contábeis

01

-

701.026

Economista

Curso Superior de graduação em Economia

01

01

701.076

Secretário Executivo

Curso Superior em Letras ou Secretariado Executivo

06

-

*Todos os cursos de nível superior devem ser reconhecidos pelo MEC ou registro obtido de acordo com a Lei no 7.377/85 e o profissional estar com situação regularizada junto ao Conselho de Classe competente.

QUADRO II- CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

UFAC/RIO BRANCO E UFAC/CÂMPUS DE CRUZEIRO DO SUL

CÓDIGO

CARGO

ESCOLARIDADE

Nº DE VAGAS

UFAC Rio Branco

UFAC Cruzeiro do Sul

701.224

Técnico em Contabilidade

Ensino médio completo, e registro no Conselho de Classe

-

01

701.200

Assistente em Administração

Ensino médio completo

10

-

701.226

Técnico de Tecnologia da Informação

Ensino médio completo

-

01

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Regido por este Edital, o concurso será executado por Comissão composta por servidores do quadro efetivo da Universidade Federal do Acre (UFAC).

1.2. A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá o exame de conhecimentos gerais e específicos (relativo ao cargo), conforme distribuição constante no QUADRO III.

2. DOS CARGOS

2.1. NÍVEL SUPERIOR - VENCIMENTO 1.424,03 (mais auxílios)

2.1.1. CARGO: ADMINISTRADOR

2.1.1.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.1.2. Vaga: 1 (uma), para Cruzeiro do Sul.

2.1.2. CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1.2.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamentos e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.2.2 Vaga: 1 (uma), para Cruzeiro do Sul.

2.1.3. CARGO: ENGENHEIRO-ÁREA CIVIL

2.1.3.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção; orçar e avaliar a contratação de serviços; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.3.2. Vagas: 3 (três), sendo 2 (duas) para Rio Branco e 1 (uma) para Cruzeiro do Sul.

2.1.4. CARGO: CONTADOR

2.1.4.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a prestação de contas anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.4.2. Vaga: 1 (uma), para Rio Branco.

2.1.5. CARGO: ECONOMISTA

2.1.5.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Analisar o ambiente econômico; elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros; participar do planejamento estratégico e de curto prazo; gerir programação econômico-financeira; atuar na medição e arbitragem; realizar perícias. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.5.2. Vagas: 02 (duas), sendo 1 (uma) Rio Branco e 1 (uma) para Cruzeiro do Sul.

2.1.6. CARGO: SECRETÁRIO EXECUTIVO

2.1.6.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Assessorar direções, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências; atender usuários externos e internos; organizar eventos e viagens e prestar serviços em idioma estrangeiro. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.6.2. Vagas: 6 (seis), para Rio Branco, sendo uma delas reservada aos candidatos portadores de necessidades especiais.

2.2. NÍVEL MÉDIO - VENCIMENTO R$ 1.193,22 (mais auxílios)

2.2.1. CARGO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

2.2.1.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Identificar documentos e informações, atender à fiscalização; executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial; realizar controle patrimonial. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.1.2. Vaga: 1 (uma), para Cruzeiro do Sul.

2.2.2. CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

2.2.2.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.2.2. Vagas: 10 (dez), para Rio Branco, sendo uma delas reservada aos candidatos portadores de necessidades especiais.

2.2.3. CARGO: TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.2.3.1. DESCRIÇÃO SUMARIA DO CARGO: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2.3.2. Vaga: 1 (uma), para Cruzeiro do Sul

3. DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1. As pessoas portadoras de necessidades especiais, é assegurado o direito de inscrição no concurso público desde que a necessidade especial seja compatível com a atribuição do cargo, na proporção de 5% das vagas existentes para cada cargo/área/especialidade, conforme disposto no artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal, no § 2.° do artigo 5.° da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e no Decreto n.° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto n.° 5.296/2004.

3.2. Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente.

3.3. Não se aplica a reserva de vaga a pessoas portadoras de deficiências, com relação aos empregos/funções públicos que ofereçam menos de cinco vagas.

3.4. Para concorrer a uma das vagas como portador de necessidades especiais, o candidato deverá indicar, no formulário de inscrição, essa condição, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como à provável causa da necessidade especial.

3.5. Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, ressalvando o previsto no artigo 40, parágrafos 1° e 2°, do Decreto n.° 3.298/99, que trata de condição especial para realização de provas. Para tanto, deverá o candidato solicitá-la no formulário de Inscrição.

3.6. O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de necessidades especiais, se classificado no concurso, além de figurar na lista de classificação geral dos candidatos ao cargo/especialidade de sua opção, terá seu nome publicado em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

3.7. Se aprovado, deverá o portador de necessidades especiais submeter-se à perícia médica promovida por junta médica da UFAC, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de necessidades especiais, ou não, e sobre o grau de necessidades especiais, com a finalidade de verificar se as necessidades especiais da qual é portador realmente o habilitam a concorrer às vagas reservadas para candidatos em tais condições.

3.7.1. Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da CID, bem como à provável causa da deficiência.

3.8. A não-observância no subitem anterior acarretará ao candidato a perda do direito à vaga reservada aos candidatos em tais condições, passando este a concorrer às vagas destinadas aos demais candidatos.

3.9. As vagas definidas nos subitens 2.1.6.2. e 2.2.2.2. que não forem preenchidas por falta de candidatos portadores de necessidades especiais, por reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação por cargo.

4. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

4.1. Ter sido aprovado no concurso público, na forma estabelecida neste edital.

4.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo primeiro do artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

4.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.4. Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino.

4.5. Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, devidamente comprovado através de diploma ou certificado emitido por instituição oficial de ensino reconhecida pelo MEC, com registro no órgão ou conselho competente, quando for o caso.

4.6. Ter idade mínima de dezoito anos completos, a ser comprovada na investidura do cargo.

4.7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

4.8. Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. A inscrição será efetuada somente Via Internet, no site www.ufac.br/concurso, no período entre as 8 horas do dia 04 de fevereiro de 2008 e as 10 horas do dia 13 de fevereiro de 2008 (hora Acre).

5.2. Da taxa de inscrição:

5.2.1. O Recolhimento da taxa de inscrição será feito via boleto bancário, impresso após o preenchimento da ficha de inscrição.

5.2.2. Período, horário e local de pagamento: no Banco do Brasil ou qualquer outra instituição bancária (nos seus respectivos horários de funcionamento), nos postos de auto-atendimento, no mesmo período da inscrição, constante no item 5.1. do presente edital.

5.2.3. Valor: O valor da Taxa de Inscrição será de R$ 35,00 para os cargos de nível médio e de R$ 50,00 para os cargos de nível superior.

5.2.4. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção de nível e respectivo cargo, bem como o município para o qual deseja concorrer à vaga (Rio Branco ou Cruzeiro do Sul), observados os quadros I e II constantes deste edital, que não será alterada posteriormente sob hipótese alguma.

6. DA EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

6.1. As inscrições somente serão efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa, pelo Banco do Brasil.

6.1.1. O candidato poderá, decorrido o prazo de 72 horas da sua inscrição, consultar a situação em que ela se encontra no mesmo site onde a realizou, ou seja, www.ufac.br/concurso, de posse do número de inscrição.

6.2. A Comissão divulgará, até o dia 19 de fevereiro de 2008, lista contendo nome dos candidatos cujas inscrições tenham sido indeferidas.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

7.1. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

7.2. Terá a sua inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que usar o CPF de terceiro para realizar a sua realização.

7.3. Cada candidato poderá ter apenas 01 (uma) inscrição. Caso requeira mais de uma, será considerada aquela cuja numeração do Formulário de Inscrição for maior.

7.4. As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato - que arcará com as conseqüências de eventuais erros -, dispondo a UFAC do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher corretamente a referida ficha de inscrição.

7.5. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame, por conveniência da Administração.

7.6. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

7.6. Amparados pela recomendação n.º 002/2008 PRAC/PRDC/AHCL, os candidatos que se considerarem financeiramente carentes poderão solicitar, junto à Comissão do concurso, através do site www.ufac.br/concurso, no período entre as 8 horas do dia 30 de janeiro de 2008 e as 17 horas do dia 01 de fevereiro de 2008 (hora Acre), isenção da Taxa de Inscrição, através de requerimento disponibilizado no referido site, sendo que para tanto deverão indicar, além dos seus dados pessoais, o n.º do recibo da sua declaração de isenção do IRRF/2007 ou o n.º do CPF e o n.º do recibo da declaração de isenção do IRRF/2007 de seu responsável.

7.6.1. Terá seu pedido negado o pleiteante que:

a) Fizer mais de um requerimento de isenção.

b) Apresentar pedido com informações insuficientes e/ou contraditórias, que não comprovem o relato do Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição.

7.6.2. A Comissão divulgará, até o dia 06 de fevereiro de 2008, lista contendo nome dos candidatos cujas isenções tenham sido deferidas, os quais deverão inscrever-se de acordo com o que preconizam o item 5. e subitens 5.1. e 5.2.4; item 6. e subitens 6.1.1. e 6.2; item 7. e subitens 7.1., 7.2., 7.3. e 7.4., do edital em comento.

8. DAS PROVAS

8.1. Decorridos até 15 (quinze) dias do término das inscrições, a comissão divulgará, através do site www.ufac.br/concurso, a lista dos candidatos aptos a participarem do concurso, bem como o local de realização das provas.

8.2. As provas serão realizadas em Rio Branco e Cruzeiro do sul, no dia 09 de março de 2008 com início às 8h e término às 12h, no local constante na lista supra mencionada, sendo vedada a realização em outro local, ressalvadas as situações previstas em lei.

8.3. As provas serão escritas objetivas, constando de questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada uma, valendo 1 (um) ponto cada questão das provas de Conhecimentos Gerais e 2 (dois) pontos cada questão da prova de Conhecimentos Específicos, assim distribuídas:

QUADRO III - DISTRIBUIÇÃO DE PROVAS POR CARGO, NÚMERO E VALOR DE CADA QUESTÃO (NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO)

Código

Cargo

Provas

Conhecimentos

Disciplinas

Questões

Peso

Caráter

701.001

Administrador

Gerais

Português
Matemática
Informática

10
10
10

1

Eliminatório e Classificatório

Específicos

Tópicos em Administração e Direito Administrativo

30

2

701.062

Analista de Tecnologia da Informação

Gerais

Português
Matemática
Informática

10
10
10

1

Específicos

Tópicos em Tecnologia da Informação

30

2

701.031

Engenheiro-Área Civil

Gerais

Português
Matemática
Informática

10
10
10

1

Específicos

Tópicos em Engenharia Civil

30

2

701.015

Contador

Gerais

Português
Matemática
Informática

10
10
10

1

Específicos

Tópicos em Contabilidade Geral e Pública

30

2

701.026

Economista

Gerais

Português
Matemática
Informática

10
10
10

1

Específicos

Tópicos em Economia

30

2

701.076

Secretário Executivo

Gerais

Português
Língua estrangeira**
Informática

10
10
10

1

Específicos

Tópicos em Secretariado Executivo

30

2

Nível Médio

Código

Cargo

Provas

Conhecimentos

Disciplinas

Questões

Peso

Caráter

701.224

Técnico em Contabilidade

Gerais

Português
Matemática
Informática

10
10
10

1

Eliminatório e Classificatório

Específicos

Tópicos em Contabilidade

30

2

701.200

Assistente em Administração

Gerais

Português
Matemática
Informática

10
10
10

1

Específicos

Tópicos em Administração

30

2

701.226

Técnico de Tecnologia da Informação

Gerais

Português
Matemática
Informática

10
10
10

1

Específicos

Tópicos em Tecnologia da Informação

30

2

** Para os candidatos ao cargo de Secretário executivo, na prova de Conhecimentos Gerais, a disciplina de Língua Estrangeira (inglês, Francês ou Espanhol) será escolhida pelo candidato no ato da inscrição.

9. DA APROVAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

9.1. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 15 (quinze) do total de 30 (trinta) questões das provas de Conhecimentos Gerais e 15 (quinze) do total de 30 (trinta) questões da prova de Conhecimentos Específicos e classificar-se em ordem decrescente até o limite de vagas do cargo pretendido, pelo número de pontos obtidos nas provas realizadas. Os aprovados e não classificados ficarão como suplentes, podendo ser chamados dentro do prazo de validade do processo seletivo (subitem 11.6 do edital).

9.2. Havendo empate entre candidatos no número total de pontos, obedecer-se-á aos critérios de desempate a seguir: 1o - Conhecimentos Específicos do Cargo; 2o - Língua Portuguesa; 3o - Matemática, exceto para o cargo de Secretário Executivo que será Língua Estrangeira; e 4o - Informática. Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho em anos, meses e dias.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

10.1. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

10.2. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul e documento de identidade original, informado no Formulário de Inscrição.

10.3. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

10.4. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

10.5. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, dez dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital.

10.5.1. A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

10.6. Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos predeterminados neste edital ou em comunicado outro feito pela Comissão.

10.7. No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.). Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, este deverá ser recolhido pela Coordenação. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

10.8. Só terá direito a levar o caderno de provas o candidato que permanecer em sua respectiva sala até o final do tempo estipulado para a realização das mesmas. O candidato que não atender a esta exigência terá seu caderno de provas incinerado.

10.9. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos pelos expedientes reguladores do concurso;

c) for surpreendido portando telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebook e/ou equipamento similar;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com os demais candidatos;

e) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando Gabarito Oficial, caderno de provas ou qualquer anotação que identifique as questões da prova;

h) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou na folha de rascunho;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

j) se comunicar com outro candidato.

10.10. Dado o aviso de iniciar as provas, o candidato disporá de 30 minutos para verificar se em seu caderno de provas faltam folhas ou se estas estão grampeadas fora de ordem. Caso isso ocorra, o fato deverá ser comunicado imediatamente ao fiscal.

10.11. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

10.12. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

10.13. O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, através de processo protocolado no Serviço de Protocolo da UFAC, endereçada à Comissão do Concurso Público, instalada na Diretoria de Pessoal, no endereço: Câmpus Universitário Prof. Aúlio Gélio Alves de Souza, BR-364, km 04, Bloco da Reitoria, Distrito Industrial, CEP 69.915-900, Rio Branco - Acre, informando os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos, etc.), no prazo de até 5 dias antes da realização das provas. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior.

10.14. A solicitação de condições especiais será atendida considerando o subitem anterior e segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade, sem prejuízo ou benefício aos demais candidatos.

10.15. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda do lactente. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.

11. DOS RECURSOS

11.1. Serão admitidos recursos interpostos por candidato, relacionados ao Gabarito Oficial, devidamente fundamentados, devendo ser protocolados, em horário de expediente, junto ao Serviço de Protocolo da UFAC e encaminhados à Comissão até 48 horas da divulgação do mesmo.

11.2. O candidato deverá identificar-se no ato da entrega dos recursos mediante a apresentação de documento de identidade original.

11.3. O recurso do candidato poderá ser entregue por terceiros, somente se acompanhado da cópia de documento de identidade do candidato.

11.4. Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não. Se houver alteração de resposta contida no gabarito oficial de item integrante de prova, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não.

11.5. Em hipótese alguma será aceita revisão ou recurso de recurso.

11.6. Em hipótese alguma será aceito recurso sobre a classificação final.

12. DAS DISPOSIÇÕES E INSTRUÇÕES FINAIS

12.1. O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público junto à Comissão, instalada na Diretoria de Pessoal, por meio dos telefones (68) 3901-2559, 3901-2566 e 3901-2673.

12.2. O candidato que desejar relatar à UFAC fato(s) ocorrido(s) durante a realização do concurso deverá fazê-lo(s), por escrito, à Pró-Reitoria de Administração da UFAC, localizada no Câmpus Universitário Reitor Aulio Gélio Alves de Souza, bloco da Reitoria.

12.3. A comissão divulgará, até o dia 24 de março de 2008, em jornal de circulação local e nos quadros de avisos da Diretoria de Pessoal, o resultado final do concurso, o qual será homologado mediante a publicação no DOU, sendo a classificação elaborada na ordem decrescente de notas dos candidatos habilitados, observadas as demais normas pertinentes constantes deste edital e das instruções específicas.

12.4. E de responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados feitos pela Comissão responsável pelo concurso.

12.5. A aprovação no concurso público gera, para o candidato, apenas a expectativa de direito à nomeação. Durante o período de validade do concurso, a UFAC reserva-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e até o número de vagas existentes, ou que venham a existir.

12.6. O concurso será válido por 01 (um) ano a contar da data de homologação, podendo ser prorrogável por mais 01 (um) ano, nos termos do inciso III, art. 37 da Constituição Federal, art. 12 da Lei n.° 8.112, de 11.12.90, e art. 12 da Portaria n. 450, de 06/11/02.

12.7. Havendo desistência, formal (por escrito) ou por decorrência de prazo, de candidatos convocados para a nomeação, a UFAC procederá, durante o prazo de validade do concurso, a tantas convocações quantas forem necessárias para o provimento das vagas oferecidas neste edital, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no edital de homologação.

12.8. O provimento das vagas ocorrerá no nível inicial do cargo, com a remuneração correspondente e definida em Lei.

12.9. Os candidatos convocados terão 03 (três) dias úteis para se manifestarem sobre a aceitação ou não do cargo e apresentação, à Diretoria de Pessoal, da documentação exigida para sua nomeação.

12.9.1. O não-pronunciamento do candidato aprovado no prazo a que se refere o subitem anterior implicará ao mesmo a perda do direito à investidura no cargo para o qual se habilitou, facultando à UFAC a convocação do candidato com classificação imediatamente posterior.

12.9.2. O candidato classificado e nomeado para o cargo não poderá, em hipótese alguma, solicitar opção para constar no final da relação dos classificados.

12.10. A jornada de trabalho será de quarenta horas semanais, salvo quando a lei estabelecer duração diversa, podendo ser cumprida nos horários diurno e noturno.

12.11. A posse nos cargos - que deverá ser feita até 30 (trinta) dias, contados da publicação da nomeação dos candidatos no DOU - fica condicionada à aprovação em inspeção médica, a ser realizada pelo Serviço de Saúde da UFAC, e ao atendimento das condições constitucionais e legais. Para a posse, serão exigidos todos os documentos declarados pelo candidato no ato de inscrição. Exigir-se-á, também, declaração de bens e valores e de não ter vínculo empregatício com o serviço público, salvo dentro do permissivo constitucional, com a opção de vencimentos, se couber.

12.12. Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do concurso.

12.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão.

Francisco Antonio Saraiva de Farias
Pró-Reitor de Administração

Domingos José de Almeida Neto
Presidente da Comissão

ANEXO I

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO

1.2. CONHECIMENTOS GERAIS

1.2.1. LÍNGUA PORTUGUESA:

Interpretação de textos literários e não literários, de autores brasileiros. Fonética: fonemas e letras, classificação dos fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, divisão silábica, acentuação, ortopéia, prosódia. Morfologia: processo de formação de palavras, estrutura da palavra. Morfossintaxe: substantivos, artigos, adjetivos, numerais, pronomes, verbos, preposições, advérbios, conjunções, interjeições; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; período simples - termos da oração; período composto - coordenação e subordinação; emprego da crase; pontuação; semântica: conotação e denotação; sinônimos, antônimos e parônimos; ambigüidade. Ortografia: segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira. Figuras de linguagem: elipse, anacoluto, silepse, zeugma, hipérbato, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, onomatopéia, metáfora, metonímia, sinédoque, antítese, comparação, hipérbole, apóstrofe, prosopopéia, eufemismo, sinestesia, ironia. Linguagem: funções, língua falada e língua escrita. Estilo: estilo com relação ao texto; qualidades do estilo.

1.2.2. MATEMÁTICA:

Razões; Proporções; Regra de Três Simples e Composta; Percentagem; Juro Simples; Desconto Simples; Juro Composto; Desconto Composto; Sistema Francês de Amortização; Sistema Price; Sistema de Amortização Constante (SAC); Sistema de Amortização Misto (SAM).

1.2.3. INFORMÁTICA:

Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador; Hardware e Software; Sistemas de Entrada/Saída e Armazenamento; Sistemas de Numeração; Aritmética computational; Princípios de Sistemas Operacionais; Características de Microprocessadores; Sistemas Operacionais: MS-DOS, Windows NT, Windows 98, Windows XP e LINUX; Gerenciamento de Arquivos; Formatação de Planilhas; Impressão de Planilhas; Gráficos.

1.2.4. LÍNGUA ESTRANGEIRA (somente para o cargo de Secretário executivo).

1.2.4.1. INGLÊS:

Interpretação de texto; Utilização de estruturas gramaticais, abrangendo os seguintes tópicos: Articles: definite, indefinite; Nouns: regular and irregular plurals, countable and uncountable; The genitive case; Adjectives: position in a sentence, degrees of comparison, superlative, possessive, demonstrative; Numerals: ordinal, cardinal, dates, times, fractions; Pronouns: interrogative, subjective, objective, possessive, reflexive, indefinite; Adverb: order in a sentence, degrees of comparison, superlative; Position of the indirect object; Word order; Use of some, any and derivatives; Use of many, much, little, few, a few; Use of also, too, either, already, yet, nor, neither; Prepositions, conjunctions; Verbs (affirmative, negative, interrogative forms: short and complete answers) - tenses: present, past, future, continuous, perfect, future substitutes, conditional; Active voice, passive voice; Reported speech; Question tags; Use of verb there to be; Modal auxiliares: can, may, must, should, ought to, would, might, could; Uso adequado do vocabulário: everyday expressions; Greetings and introductions; Common idiomatic expressions; Usual words: fruit, flowers, food, vegetables, vehicles, professions, animals, geographical names, furniture, human body, days of week, months of the year, seasons, colors, etc.; True cognates, false cognates; Sinonyms, antonyms.

1.2.4.2. FRANCÊS

Interpretação de texto; Conhecimentos gramaticais aplicados em contextos diversos, referindo-se a: Le nom: le genre, le nombre, les heures; L`article: défini, indéfini, partitif, contracté; L`adjectif qualificatif: le genre, le nombre; Les adjectifs: numéraux, possessifs, démonstratifs, interrogatifs, indéfinis, degrés de comparaison, le superlatif; Les pronoms: personnels, les pronoms "en", "y", possessifs, démonstratifs, relatifs, interrogatifs, indéfinis, compléments directs et indirects; Le verbe: les trois groupes, conjugaison aux trois formes (affirmative, négative et interrogative), emploi des temps: présent, imparfait, passé composé, futur simple, futur proche et conditionnel; Impératif; Les mots invariables: adverbes, prépositions et conjonctions; Emprego adequado de vocabulário em determinados contextos, sinônimos e antônimos.

1.2.4.3. ESPANHOL

Interpretação de texto; Utilização das classes gramaticais abrangendo: El artículo (determinante e indeterminante) - Las contracciones; El pronombre (personal, posesivo, demostrativo, indefinido, relativo, interrogativo); El sustantivo; El adjetivo; El numeral; El adverbio; La preposición; La conjunción; La interjección; El verbo (auxiliar, regular e irregular); Acentuação ortográfica; Apócope de certos adjetivos e pronomes; Uso adequado de vocabulário.

1.3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - NÍVEL SUPERIOR

1.3.1. ADMINISTRADOR

1.3.1.1. TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO:

Fundamentos da Administração; O ambiente das organizações; Administração Estratégica; O papel da Administração no desempenho empresarial; Sistemas de Gestão Empresarial; Planejamento Estratégico, Tático e Operacional; Funções, papéis e responsabilidade do administrador; Desenho Organizacional; Autoridade e Responsabilidade; Delegação e Descentralização; Departamentalização; Desenho de Cargos e Salários; Organização, Sistemas e Métodos; Processo Decisório; Administração de Recursos Humanos; Administração da Produção e Operações; Mudança Organizacional; Conflito: dimensões organizacionais e pessoais; Motivação; Liderança; Controle Estratégico, Tático e Operacional; Sistema de Informações Gerenciais; Administração da Qualidade; Etica e Responsabilidade Social; Etica na Administração Pública; Administração Pública: Planejamento e gestão; Estruturação da máquina administrativa no Brasil desde 1930: dimensões estruturais e culturais; Estrutura e estratégia organizacional; Cultura organizacional; Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público; Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada; Novas tecnologias gerenciais: reengenharia e qualidade; impactos sobre a configuração das organizações públicas e sobre os processos de gestão; Excelência nos serviços públicos; Gestão de resultados na produção de serviços públicos; O paradigma do cliente na gestão pública; Gestão estratégica; Tecnologia da informação, organização e cidadania; Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais; Noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos; Administração Financeira e Orçamentária: Orçamento público; Orçamento público no Brasil; O ciclo orçamentário; Orçamento-programa; Planejamento no orçamento-programa; Orçamento na Constituição Federal; Conceituação e classificação de receita pública; Classificação orçamentária de receita pública por categoria econômica no Brasil; Classificação de gastos públicos; Tipos de créditos orçamentários; Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.° 101, de 2000; Normas aplicáveis aos servidores públicos federais; Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União: Lei n.° 8.112, de 1990. Licitações: Lei n.° 8.666/93 (noções básicas, conceitos, objetivos, princípios, fases, modalidades, tipos, dispensa, inexigibilidade).

1.3.1.2. TÓPICOS EM DIREITO ADMINISTRATIVO:

Administração pública: conceitos, natureza, fins e princípios. Organização administrativa da União: administração direta e indireta, centralizada e descentralizada; Agências. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos. Normas aplicáveis aos servidores públicos federais. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União: Lei n.° 8.112, de 1990. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Licitação: características, princípios, dispensa e inexigibilidade, modalidades; Processo Administrativo.

1.3.2. ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1.3.2.1. TÓPICOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Construção de algoritmos: tipos de dados simples e estruturados, variáveis e constantes, avaliação de expressões, comandos de atribuição, condicionais e de repetição, comandos de entrada e saída, funções definidas pelo usuário, conceito de bloco de comandos, estruturas de controle, passagem de parâmetros, recursividade; programação estruturada Estrutura de dados: conceitos básicos sobre tipos abstratos de dados, estruturas lineares e não-lineares, contigüidade versus encadeamento, estudo de listas, pilhas, filas, árvores, métodos de busca, insersão e ordenação, hashing. Projeto de Sistemas: arquitetura de sistemas; análise, projeto e implementação de sistemas; UML; ambiente cliente/servidor; fundamentos e conceitos de aplicações Web; O paradigma de desenvolvimento orientado a objetos; linguagens de programação Java, C++, PHP e AJAX; desenvolvimento de sistemas usando Delphi; Banco de dados: modelos e modelagem de dados; SQL; visões, funções, procedimentos armazenados e gatilhos (trigger); processamento de consultas; transações e segurança; Sistemas de gerenciamento de banco de dados DB2; Tecnologias de integração de bancos de dados com a Web; Redes e administração de sistemas: processos; escalonamento de processos; sistemas de arquivos; gerência de usuários; backup de sistemas; serviço de impressão; edes; elementos de interconexão de redes. Fundamentos de sistemas operacionais: conceito, funções, características, componentes e classificação. Sistemas de arquivos. Escalonamento de tarefas. Gerenciamento de memória. Escalonamento de discos. Interoperação de sistemas operacionais. Sistemas distribuídos: clusters e redes. Família Windows. Sistemas Linux.

1.3.3. ENGENHEIRO-ÁREA CIVIL

1.3.3.1. TÓPICOS EM ENGENHARIA CIVIL

Projetos: arquitetônicos, estruturais (concreto, aço e madeira) e fundações, e complementares de instalações elétricas e hidrosanitárias, elevadores, ventilação-exaustão, ar-condicionado, telefonia, prevenção contra incêndio, lógica, utilização de softwares para leitura de projetos arquitetônicos. Planejamento e controle de obras: especificação de materiais e serviços, orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais, levantamento de quantidades, cronograma físico-financeiro, softwares para elaboração de orçamentos, organização do canteiro e obras, execução de fundações (sapatas, estacas e tubulões), alvenaria, estruturas de concreto armado, aço e madeira, coberturas e impermeabilização, esquadrias, pisos e revestimentos, pinturas, instalações (água, esgoto, eletricidade, lógica e telefonia), controle de execução de obras e serviços, princípios de planejamento e de orçamento de obras públicas, elaboração de orçamentos. Fiscalização de obras: acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.), controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.). Noções complementares: de irrigação e drenagem, de hidráulica, de hidrologia e solos, sistema viário, dimensionamento de pavimentos, legislação e engenharia legal, licitações e contratos para obras de engenharia civil, segurança do trabalho, vistoria e elaboração de pareceres e conhecimentos de legislações sobre licitações (Lei n.° 8666/93).

1.3.4. CONTADOR

1.3.4.1. TÓPICOS EM CONTABILIDADE GERAL E PÚBLICA

Contabilidade Geral: Princípios Fundamentais de Contabilidade; Patrimônio: Conceito e componentes; Atos Administrativos e Fatos Contábeis; Teoria das Contas: débito e crédito, saldos; Partidas Dobradas; Lançamentos Contábeis; Plano de Contas; Balancete de Verificação; Apuração de Resultados: receitas, despesas, lucro, prejuízo; Regimes de Apuração: caixa e competência; Provisões; Depreciação, Amortização e Exaustão; Operações com Mercadorias; Operações Financeiras; Conciliação contábil, Demonstrações contábeis: Estruturação e Movimentação das Contas Contábeis, Demonstração do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos. Análise e interpretação de demonstrações contábeis. Contabilidade Pública: Conceito, objeto, objetivo e campo de atuação; Legislação básica (Lei n.° 4.320/64, Lei n.° 101/00, Decretos e Portarias Complementares); Princípios Contábeis aplicados aos órgãos e entidades governamentais; Sistema de Contas; Variações Patrimoniais: orçamentárias e extra-orçamentárias; Plano de Contas Unico do Governo Federal; Classificação das Receitas e Despesas Públicas; Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI; Apuração de resultados; Contabilização dos principais fatos contábeis: Previsão de receita, Fixação de despesa, Descentralização de crédito, Liberação financeira, Realização de receita e despesa; Balancete: características, conteúdo e forma; Análise e estrutura das Demonstrações Contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais; Relatório de Gestão Fiscal: características e conteúdo; Aspectos contábeis advindos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Licitações: Lei n.° 8.666/93 (noções básicas, conceitos, objetivos, princípios, fases, modalidades, tipos, dispensa, inexigibilidade).

1.3.5. ECONOMISTA

Fundamentos básicos de Microeconomia: Teoria do Consumidor - Abordagem Ordinal, Abordagem Cardinal e Abordagem da Preferência Revelada; Teoria da Firma - Teoria da Produção e Teoria dos Custos; Mercados - Concorrência Perfeita, Monopólio e Modelos de Oligopólio.

Fundamentos básicos de Macroeconomia: Modelo Clássico, Modelo Keynesiano Simples de determinação da renda, Modelo IS-LM e Economia Aberta.

1.3.6. SECRETÁRIO EXECUTIVO

1.3.6.1. TÓPICOS EM SECRETARIADO EXECUTIVO

Etiqueta social no trabalho; Regulamentação da profissão de Secretariado e o código de ética; Relacionamento interpessoal; Atribuições do profissional de secretariado: agenda, reuniões, administração do tempo, telefonia, Internet e organização de viagens; Comunicação escrita e oral; Documentação e arquivo; Automação de escritórios; Organização e gestão de eventos; Protocolo, cerimonial e etiqueta.

1.4. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - NÍVEL MÉDIO 1.4.1. TÉCNICO EM CONTABILIDADE

1.4.1.1 TÓPICOS EM CONTABILIDADE

Contabilidade Pública: Classificação orçamentária da Administração Pública - Classificação Institucional, Funcional-Programática, Econômica e por Fonte de Recursos. Receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias. Execução orçamentária e contábil: Estágios da receita e da despesa pública; Créditos adicionais. Patrimônio Público: aspectos qualitativos e quantitativos; Variações patrimoniais: variações ativas e variações passivas. Dívida pública flutuante e fundada; Plano de contas: função e funcionamento das contas. Escrituração contábil. Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial; Demonstração das Variações Patrimoniais. Licitações: Lei n.° 8.666/93 (noções básicas, conceitos, objetivos, princípios, fases, modalidades, tipos, dispensa, inexigibilidade).

Contabilidade Geral: Princípios contábeis, regime de competência, plano de contas, conciliação contábil, registros contábeis; Controle contábil e registros do Ativo Imobilizado, Diferido e Patrimônio Líquido. Demonstrações contábeis: Estruturação e Movimentação das Contas Contábeis, Demonstração do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos. Análise e interpretação de demonstrações contábeis.

1.4.2. ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

1.4.2.1. TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO

Administração Pública: Constituição Federal (do artigo 37 ao artigo 41). Regime Jurídico Unico: Lei n.° 8.112/90. Processo Administrativo: Lei n.° 9.784/99. Licitações: Lei n.° 8.666/93 (noções básicas, conceitos, objetivos, princípios, fases, modalidades, tipos, dispensa, inexigibilidade). Orçamento Público: Lei n.° 4.320/64 (noções básicas, conceito, classificação orçamentária, classificação da despesa, classificação da receita, estágios da receita pública, estágios da despesa pública). Atos Administrativos (noções básicas, conceito, requisitos, mérito, atributos, classificação, espécie, motivação, invalidação).

1.4.3. TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1.4.3.1. TÓPICOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Construção de algoritmos: tipos de dados simples e estruturados, variáveis e constantes, avaliação de expressões, comandos de atribuição, condicionais e de repetição, comandos de entrada e saída, funções definidas pelo usuário, conceito de bloco de comandos, estruturas de controle, passagem de parâmetros, recursividade; programação estruturada Estrutura de dados: conceitos básicos sobre tipos abstratos de dados, estruturas lineares e não-lineares, contigüidade versus encadeamento, estudo de listas, pilhas, filas, árvores, métodos de busca, insersão e ordenação, hashing. Projeto de Sistemas: arquitetura de sistemas; análise, projeto e implementação de sistemas; UML; ambiente cliente/servidor; fundamentos e conceitos de aplicações Web; O paradigma de desenvolvimento orientado a objetos; linguagens de programação Java, C++, PHP e AJAX; desenvolvimento de sistemas usando Delphi; Banco de dados: modelos e modelagem de dados; SQL; visões, funções, procedimentos armazenados e gatilhos (trigger); processamento de consultas; transações e segurança; Sistemas de gerenciamento de banco de dados DB2; Tecnologias de integração de bancos de dados com a Web; Redes e administração de sistemas: processos; escalonamento de processos; sistemas de arquivos; gerência de usuários; backup de sistemas; serviço de impressão; edes; elementos de interconexão de redes. Fundamentos de sistemas operacionais: conceito, funções, características, componentes e classificação. Sistemas de arquivos. Escalonamento de tarefas. Gerenciamento de memória. Escalonamento de discos. Interoperação de sistemas operacionais. Sistemas distribuídos: clusters e redes. Família Windows. Sistemas Linux.