UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN

Notícia:   UERN abre vaga para Professor de Linguística no campus de Pau dos Ferros

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA - SEEC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

COMUNICADO DE SELEÇÃO Nº 40/2013 - PRORHAE/UERN

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS (PRORHAE)
GABINETE DA PRÓ-REITORA
Fone: (84) 3315-2124 - Fax:(84) -3315-2123 - e-mail: prorhae@.uern.br.

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis e o Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) do Campus Avançado Professora Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM), torna público, pelo presente comunicado, a abertura de inscrições para o processo de seleção simplificado para professor (a) substituto (a) com carga horária de 20 horas semanais, Curso Letras, Área de Lingüística, conforme demanda por semestre letivo, obedecendo ao que se segue:

1. DO CARGO, NÚMERO DE VAGAS, REGIME DE TRABALHO, DISCIPLINAS E EXIGÊNCIAS PARA O CARGO.

CARGO

Nº DE VAGAS

R.T.

DISCIPLINAS

DIA

HORÁRIO

REQUISITOS

Professor do Ensino Superior

01

20h

Disciplinas da Área de Lingüística

Segunda- feira à Sexta-feira

Disponibilidade do Departamento

Graduação em Letras e Pós- Graduação em Letras.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 Local: Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras - Campus Avançado "Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) - Pau dos Ferros na BR 405, Km 153, Bairro Arizona , CEP: 59.900-000, Pau dos Ferros-RN.

2.2 Período de inscrições: 05 a 08 de agosto de 2013

2.3 Horário: das 7h30 às 11h; 19h às 21h30

2.4 Homologação das inscrições: 09/08/2013

2.5 Recurso da homologação: 12/08 - Horário: 7h30 às 11h e de 19h às 21h30

2.6 Resultado dos recursos: 13/08 - Horário: 08h

2.7 Documentos necessários:

- Cópia da Identidade e CPF

- Curriculum Lattes devidamente comprovado (últimos 5 anos);

- Formulário de inscrição padrão (fornecido pela Secretaria do Departamento) devidamente preenchido e assinado pelo candidato ou procurador constituído na forma da Lei;

- Comprovante de votação na última eleição;

- Comprovante de quitação da obrigação militar, no caso de homem;

3. DO PROCESSO SELETIVO:

3.1 O processo seletivo de interesse deste Comunicado será realizado nos dias 14 e 15 de agosto de 2013 no De­partamento de Letras Estrangeiras do Campus Avançado "Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), a partir das 8h;

3.2 A seleção de que trata este Comunicado será feita tomando por base apreciação de curriculum lattes do can­didato e de prova didática;

3.2.1 A apreciação de curriculum lattes de que trata o item anterior será baseada nos seguintes critérios: titula­ção, experiência docente no ensino superior e trabalhos publicados. A distribuição da pontuação por item elabo­rada pela comissão responsável, está elencada no item 5 deste Comunicado.

3.3 Os candidatos terão ciência do conteúdo da prova didática 24 (vinte quatro) horas antes do início da realização das provas didáticas.

3.3.1 O sorteio será no dia 14 de agosto de 2013 às 08h na Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras, do Campus Avançado "Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) (na BR 405, Km 153, Bairro Arizona, CEP: 59.900-000, Pau dos Ferros-RN).

3.3.2 A Prova Didática constará de aula expositiva perante as Bancas Examinadoras, com duração de 50 (cinquenta) minutos, podendo o candidato ser argüido sobre o tema da aula, cujo objetivo é avaliar a capacidade do candidato quanto às questões didáticas e metodológicas de ensino e utilização de recursos didáticos, quanto ao domínio do tema e a coerência na abordagem teórico-metodológica.

3.3.3 O candidato deverá apresentar uma cópia do plano de aula para cada um dos membros de sua respectiva Banca Examinadora, composta por três integrantes.

3.3.4 Durante a realização da Prova Didática não será permitido a qualquer candidato assistir à aula dos demais concorrentes;

3.3.5 A utilização de recursos audiovisuais deverá ser informada na Secretaria com antecedência;

3.3.6 As(os) candidatas(os) que não comparecerem para o sorteio dos temas estarão eliminadas(os) do processo seletivo.

4. CONTEÚDOS PARA PROVA DIDÁTICA

ÁREA

CONTEÚDOS

Lingüística

1.Princípios da Sociolingüística: conceito, objeto e pressupostos;
2.Variação lingüística e ensino de línguas;
3.Introdução à Lingüística Textual: percurso histórico, objeto e pressupostos;
4.Noções preliminares sobre o texto e princípios de textualidade;
5.Coerência e coesão: conceito e propriedades.

5. ANÁLISE DO CURRICULUM - de caráter classificatório, para os candidatos aprovados na Prova Didática com nota igual ou superior a 7,0 (sete), constará na avaliação com base nos seguintes critérios:

a) TITULAÇÃO

Doutorado = 6,0 Pontos
Mestrado = 3,0 Pontos
Especialização = 1,5 Pontos

Obs.: A pontuação dos títulos não é cumulativa. Pontua-se apenas um título. De igual modo, não é possível cumular títulos de mesma espécie.

b) EXPERIÊNCIA

Aula na Pós-graduação = 1,5 ponto - a cada semestre (máximo 4,5 pontos)
Aula na Graduação = 1,0 Ponto - a cada semestre (máximo 3,0 Pontos)
Monitoria na I.E.S. = 0,5 Ponto - a cada semestre (máximo 1,0 Ponto)
Orientação de trabalhos concluídos em pós-graduação = 1,0 (máximo 3 pontos)
Orientação de trabalhos concluídos em graduação = 0,5 (máximo 1,5 pontos)

c) PUBLICAÇÕES E PARTICIPAÇÕES

Publicações em revista ou meio eletrônico com ISSN = 0,25 ponto por publicação (máximo 2,0).
Publicação de livro na área de Letras = 1,0 ponto (máximo 2,0).
Publicação de capítulo em livro na área de Letras = 0,5 ponto (máximo 1,0)
Organização de livro na área de Letras = 1,0 ponto (máximo 2,0)

OBSERVAÇÕES:

ANEXAR DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS, NÃO É NECESSÁRIA AUTENTICAÇÃO.
EM NENHUMA HIPÓTESE A PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS ULTRAPASSARÁ 10,0 (DEZ PONTOS).

6. APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

1. Será aprovado o candidato que obtiver média 7,0 (sete), observados os seguintes critérios:

Valor da prova didática: 10,0 (o candidato que obtiver nota menor do que 7,0 estará eliminado)

Valor máximo dos títulos: 10,0 (a maior soma total dos pontos do currículo corresponde a 100%. As notas dos candidatos serão calculadas por regra de três simples)

A nota final do candidato será apurada a partir de média ponderada, nos termos da fórmula abaixo:

MF = (NT x 1) + (NP x 3) / 4

MF = média final do candidato;

NT = nota da avaliação dos títulos;

NP = nota da avaliação da prova didática.

6.1. Em caso de empate, a ordem de prioridade para o desempate será:

* maior idade;

* maior nota na Prova Didática;

* maior pontuação no Curriculum lattes

7. DA BANCA AVALIADORA

É vedada a participação, na Comissão Examinadora, de docente:

- Cônjuge de candidato, mesmo que separado judicialmente, divorciado ou companheiro;

- Ascendente ou descendente de candidato, ou colateral até terceiro grau, seja parentesco por consanguinidade, afinidade ou adoção;

- Sócio de candidato em atividade profissional;

- Orientador, ex-orientador, co-orientador ou ex-coorientador em cursos de pós-graduação do candidato;

- Integrante de grupo de projeto de pesquisa com co-autoria de publicação com algum dos candidatos nos últimos 3 anos;

- Coautor de publicação com algum dos candidatos nos últimos 3 anos;

- O examinador que, em razão de afinidade com candidato inscrito, possa ter interesse pessoal no resultado do certame;

- Na ocorrência de um dos impedimentos aqui descritos, o membro da comissão por ele abrangido será automaticamente substituído por professor suplente;

- No caso de, ainda, nenhum dos dois suplentes ficarem desimpedido destas restrições aqui descritas, será convidado professor oriundo de outras unidades desta IES ou mesmo de outra Instituição de Ensino Superior.

8. DO RESULTADO

O resultado da seleção será divulgado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, através de Comunicado, no dia 16 de agosto de 2013, na Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras-CAMEAM e publicado no site www.uern.br.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O candidato aprovado na vaga ofertada será convocado imediatamente;

2. O resultado da seleção simplificada objeto deste comunicado, terá validade máxima de 180 dias;

3. As informações constantes do curriculum lattes não-comprovadas não serão contabilizadas para efeito de classificação;

4. É vedada a inscrição condicional, obrigando-se o candidato ou seu procurador, a entregar, no ato da inscrição, toda documentação exigida;

5. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão do Processo Seletivo Simplificado.

Mossoró, 02 de agosto de 2013.

Professora Lúcia Musmeé Fernandes Pedrosa
Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis

ANEXO I

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Indicação de referência para a disciplina Sociolingüística

ALKMIM, T. M. Sociolingüística - Parte I. In: BENTES, A. C.; MUSSALIM, F. (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. v. 1. São Paulo: Cortez, 2001, p. 21-47.

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO, M. Dramática da língua portuguesa - Tradição gramatical, mídia e exclusão social. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

______. Norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

______. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 31. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

______. A língua de Eulália: novela sociolingüística. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

______. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2004.

______. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

______. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BORTONI,-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2004.

______. Nós cheguemu na escola, e agora: sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria do ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: português. v. 2. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. /SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

CALVET, Jean-Louis. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

CAMACHO, R. G. Sociolingüística - parte II. In: MUSSALLIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. v.1, São Paulo: Cortez, 2001, p. 49-75.

CEZÁRIO, M. M.; VOTRE, S. Sociolingüística. In: MARTELOTA, M. Manual de lingüística. São Paulo: Contexto, 2008, p. 141-155.

DIONÍSIO, A. P. Variedades lingüísticas: avanços e entraves. In: DIONÍSIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 75-88

ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente:a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

LUCCHESI, D. Sistema, mudança e linguagem: um percurso na história da lingüística moderna. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (Org.). Introdução à sociolingüística: o tratamento da variação. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

PATRIOTA, L. M. A gíria comum na interação em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2009.

RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (Orgs.). Sociolingüística interacional. Porto Alegre: AGE, 1998.

TARALLO, F. A pesquisa sociolingüística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2004.

Indicação de referência para a disciplina Lingüística II

ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

______.Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

______. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BENTES, A. C. Lingüística textual. In: BENTES, A. C. & MUSSALIN, F. Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. Vol. 1. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p.245-287.

CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 2002.

FONTÃO, L. O texto e a interação verbal. In: Linhas, Florianópolis, v. 9, nº 1, p. 129. 145, jan. / jun. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1396/0>. Acesso em 08 set. 2010.

KOCH, I. G. V. Introdução à Lingüística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

______. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2001.

______. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2001.

KOCH, I. G.. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

________ Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.