UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Notícia:   UEPG - PR abre 20 vagas para Professor Colaborador

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

ESTADO DO PARANÁ

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL PRORH Nº 72/2014

A PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público e tendo em vista a necessidade da continuidade do serviço público, notadamente das atividades didático - pedagógicas e, com amparo na Constituição Federal (Art. 207), Constituição do Estado do Paraná (Art.27, Inciso IX), Lei Complementar nº 108 de 18/05/2005, Decreto nº 5733 de 28/08/2012, e legislação aplicável a espécie; Considerando mais, os termos do expediente autuado no Protocolo Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa onde se consubstanciou nos Processos nº 07869/14, 08279/14, 06087/14, 07494/14, 01599/14, 06483/14, 07119/14, 8681/14, 06630/14, 07213/14, 05599/14, 05779/14, 05929/14, 06133/14, 07791/14, 08779/14; resolve:

TORNAR PÚBLICO

A realização de Teste Seletivo para PROFESSOR COLABORADOR, não integrante da carreira docente, nas condições abaixo:

1. DA INSCRIÇÃO:

1.1. As inscrições serão feitas exclusivamente através do endereço eletrônico www.uepg.br disponível entre os dias 4 e 10 de junho de 2014. Os documentos constantes do item 2 do presente edital mais a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento da taxa deverão ser entregues na Pró Reitoria de Recursos Humanos, sita a Avenida General Carlos Cavalcanti, nº 4748, bloco da Reitoria, sala 60, nos dias acima citados, (excetuando-se sábado, domingo e dia 12/06/2014) no horário das 8:30 as 11:30 e das 13:30h às 17h, pessoalmente ou através de procurador munido de competente instrumento com firma reconhecida;

2. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO E SELEÇÃO:

2.1. Fotocópia da carteira de identidade ou documento equivalente com foto autenticada por cartório;

2.2. "Curriculum Vitae", com cópia dos documentos comprobatórios;

2.3. Procuração com poderes específicos para que o outorgado promova a inscrição para o Teste Seletivo, com firma reconhecida, caso a inscrição não seja feita pelo próprio candidato;

2.4. Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição ao teste, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), que deverá ser recolhida nas agências da Caixa Econômica Federal - agência 3186 operação 006 conta 5-1. Serão aceitos como comprovante somente depósito efetuado diretamente no caixa e transferências de contas via auto-atendimento.

2.4.1. A inscrição será validada somente após a confirmação do depósito na conta acima especificada, não havendo em nenhuma hipótese a sua restituição;

2.5. O candidato responsabiliza-se pela entrega da documentação,conforme especificação da área inscrita, da mesma maneira que deve estar ciente que a sua documentação entregue será analisada por Banca Examinadora própria.

3. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES:

3.1. Através de edital publicado na imprensa local e na internet (www.uepg.br) no dia 16 de junho de 2014 e também afixado na Seção de Provimento de Cargos e Contratos - PRORH, os candidatos tomarão conhecimento das inscrições deferidas.

4. DAS VAGAS EXISTENTES:

4.1. As vagas existentes são as discriminadas no quadro em anexo. Durante o prazo de validade do teste seletivo, poderão ser contratados os candidatos classificados em caso de abertura de novas vagas.

5. DA DATA DA REALIZAÇÃO DO TESTE:

5.1. As provas serão realizadas entre os dias 17 e 18 de junho de 2014, conforme consta no cronograma do teste. O referido cronograma com a lista de pontos e bibliografia estará disponível a partir do dia 05 de junho de 2014 no endereço eletrônico www.uepg.br

6. DAS PROVAS:

6.1. O processo de seleção constará de Prova Escrita, Prova Didática (aula de 30 minutos) e Avaliação de Títulos, sendo que os critérios de avaliação fazem parte do anexo do presente Edital.

6.2. A elaboração de provas, correção e apuração de resultados serão de responsabilidade do Departamento de Ensino e bancas nas respectivas áreas.

6.3. Para efeitos de classificação, o candidato deverá atingir nota igual ou superior a 5,00(cinco) em cada uma das etapas do exame de provas;

6.4. No exame de títulos a Comissão de Seleção atribuirá ao candidato uma nota de conformidade com a ficha de avaliação, sendo a mesma classificatória iniciando-se em 5,00(cinco);

6.5. A nota final de cada candidato será a média aritmética das notas obtidas nas avaliações;

6.6. A classificação será feita de acordo com as notas finais dos candidatos;

6.7. Em caso de empate, serão utilizados os critérios a seguir, na ordem de preferência:

I . O de maior idade.

II . A nota obtida na prova didática;

III . A nota obtida na prova escrita;

IV . A nota obtida na avaliação de títulos;

V . Maior tempo de magistério;

6.8. As notas finais serão divulgadas na pagina da UEPG no endereço eletrônico www.uepg.br, cabendo recurso no prazo de 02(dois) dias de sua publicação.

7. DA CONTRATAÇÃO:

7.1. A aprovação do candidato não gera qualquer direito a contratação, ficando a mesma, condicionada a disponibilidade financeira/orçamentária, necessidade e interesse institucional e autorização Governamental de 480 horas no protocolo nº 13.025.720-8.

7.2. O candidato aprovado será contratado por prazo determinado com Contrato de Regime Especial, nos termos da Lei Complementar nº108/2005.

7.3. No ato da contratação o candidato aprovado e convocado para assumir a vaga, deverá apresentar a comprovação da titulação exigida no anexo I do presente Edital. A não apresentação da titulação acarretará na perda da vaga.

8. REMUNERAÇÃO POR TITULAÇÃO/REGIME:

Titulação

Regime de Trabalho 40 horas

Regime de Trabalho20 horas

Graduação

R$ 2.469,80

R$ 1.234,91

Especialista

R$ 2.963,75

R$ 1.481,89

Mestre

R$ 4.118,39

R$ 2.059,20

Doutor

R$ 6.246,04

R$ 3.123,02

9. DISPOSIÇÕES GERAIS:

9.1. O teste seletivo terá validade até 30 de abril de 2015;

9.2. Não será procedida contratação que implique em acúmulo ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

9.3. Para a percepção da remuneração por titulação/regime, a documentação comprobatória deverá ser apresentada até a data da contratação;

9.3.1. Para a percepção da remuneração por titulação de Especialista, o Certificado deverá atender os dispostos na Resolução nº 01/2001 do CNE/CES (ou resolução nº 03/1999 e nº 12/1983 para cursos anteriores) que fixa condições de validade de certificados de Especialização;

9.3.2. Para a percepção da remuneração de mestrado ou doutorado, documentação comprovando
que, no mínimo, a versão definitiva foi entregue e aguarda trâmites para homologação;

9.3.3. Somente são válidos mestrados e doutorados realizados em programas recomendados pela CAPES;

9.3.4. A remuneração será conforme especificado no item 8 do presente Edital.

9.3.5. O candidato aprovado atenderá as necessidades de magistério em todos os campi e laboratórios de estágios da UEPG;

9.4. O aprovado deverá apresentar exames médicos, conforme discriminação constante do Edital de convocação para tal fim, cujos exames deverão ser apreciados pelo Médico do Trabalho da UEPG que expedirá o laudo considerando o candidato apto para o exercício da função, objeto da contratação.

9.5. O resultado final do processo seletivo será publicado no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico www.uepg.br;

9.6. Caberá recurso no prazo de 02(dois) dias contados da publicação do resultado final.

9.7. O recurso deverá ser formalizado no protocolo geral da UEPG, e dirigido a Seção de Provimento de Cargos e Contratos da PRORH.

9.8. A PRORH encaminhará os recursos para decisão da respectiva Comissão.

9.9. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Administração da UEPG.

Ponta Grossa, 04 de junho de 2014.

Ana Maria Salles Rosa Solak
Pró-Reitor

ANEXO I

SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA

Departamento de Engenharia Civil

Área de conhecimento:

Construção Civil

Número de vagas:

01 (uma)

Regime de trabalho:

20 horas

Titulação mínima exigida:

Graduação em Engenharia Civil.

 

Departamento de Engenharia de Materiais

Área de conhecimento:

Ciência de Materiais

Número de vagas:

01 (uma)

Regime de trabalho:

40 horas

Titulação mínima exigida:Graduação em Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química ou Engenharia de Produção; e; Mestrado com tema de dissertação em Caracterização de Materiais Metálicos, Cerâmicos, Poliméricos ou Compósitos; ou Processamento de Materiais Metálicos, Cerâmicos, Poliméricos ou Compósitos; ou Desenvolvimento de Materiais Metálicos, Cerâmicos, Poliméricos ou Compósitos.
 
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Departamento de Odontologia
Área de conhecimento:Escultura Dental e Clínica Integrada II
Número de vagas:01 (uma)*
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Cirurgião Dentista com Doutorado em Reabilitação Oral.
* Para contratação a partir de 10/2014
 
Departamento de Enfermagem e Saúde Pública
Área de conhecimento:Saúde do Adulto e Idoso
Número de vagas:01(uma)
Regime de trabalho:20 horas
Titulação mínima exigida:Graduação em Enfermagem com Especialização na área de Enfermagem ou afins.
 
Área de conhecimento:Urgência e Emergência
Número de vagas:01(uma)
Regime de trabalho:20 horas
Titulação mínima exigida:Graduação: Enfermagem Especialização: Urgência/Emergência; ou Paciente Crítico ou outra Especialização que caracterize no histórico disciplina de urgência e emergência.
Área de conhecimento:Saúde Ambiental
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:20 horas
Titulação mínima exigida:Graduação: Bacharelado em Biologia, ou em Biomedicina, ou em Farmácia, ou em Saúde Pública, ou Enfermagem ou em Licenciatura em Ciências Biológicas.
 
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
Departamento de Educação
Área de conhecimento:Fundamentos da Educação
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Graduação - Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Ciências Sociais; Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Educação e/ou áreas afins.
 
Departamento de Pedagogia
Área de conhecimento:Estágio e Gestão Educacional.
Número de vagas:04 (quatro)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação e/ou áreas afins.
 
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
Área de conhecimento:Estágio Curricular Supervisionado nas Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio.
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Educação.
 
Área de conhecimento:Estágio Curricular Supervisionado em Língua e Literatura Espanhola.
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Licenciatura em Letras - Português/Espanhol com Especialização na área ou em Educação.
 
SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
Departamento de Direito Processual
Área de conhecimento:Estágio de Prática Forense Penal.
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:20 horas
Titulação mínima exigida:Especialista.
 
Área de conhecimento:Direito Processual Civil
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Especialista.
 
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Departamento de Contabilidade
Área de conhecimento:Contabilidade Geral
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Graduação em Ciências Contábeis e Especialização em Contabilidade e Áreas Afins.
 
Departamento de Economia
Área de conhecimento:Introdução a Economia
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Graduação em Economia.
 
Departamento de Jornalismo
Área de conhecimento:Processos de Produção Jornalística
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.
 
Departamento de Serviço Social
Área de conhecimento:Fundamentos da Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:20 horas
Titulação mínima exigida:Graduação em Serviço Social.
 
Departamento de Turismo
Área de conhecimento:Turismo
Número de vagas:01 (uma)
Regime de trabalho:40 horas
Titulação mínima exigida:Bacharel em Turismo com mestrado concluído.

ANEXO II

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA DE TÍTULOS

1.0 TITULAÇÃO ACADÊMICA Considerar somente a maior titulação. Pontuação não cumulativa.

CÁLCULO DE PONTOS

Limite

Pontos

1.1 - doutorado

 

2,00

 

1.2 - mestrado

 

1,00

 

1.3 - especialização

 

0,60

 

SUBTOTAL

2,00

 

2.0 - ATIVIDADES PROFISSIONAIS Pontuação cumulativa. Valor máximo = 2,50

CÁLCULO DE PONTOS

Limite

Pontos

2.1 - atividades profissionais na área (exceto ensino)

nº de anos = x 0,10 =

0,25

 

2.2 - atividades de ensino - pós- graduação

nº de anos = x 0,20 =

0,50

 

2.3 - atividades de ensino - graduação e cursos seqüenciais

nº de anos = x 0,10 =

0,50

 

2.4 - atividades de ensino - ensino fundamental e médio

nº de anos = x 0,05 =

0,12

 

2.5 - estágios de aperfeiçoamento na área

nº de horas = x 0,001 =

0,05

 

2.6 - coordenação de simpósio, congresso e similares

nº de eventos = x 0,02 =

0,05

 

2.7 - cursos e/ou palestras ministradas na área

nº de horas = x 0,001 =

0,05

 

SUBTOTAL

1,50

 

3.0 - ATIVIDADES ACADÊMICAS Pontuação cumulativa. Valor máximo = 3,00CÁLCULO DE PONTOSLimitePontos
3.1 - participação na execução de projetos de extensão ou de pesquisa na áreanº de participações = x 0,05 = 0,25 
3.2 - livro(s) editado(s) na áreanº de livros = x 0,25 =0,75 
3.3 - capítulo de livro(s) na áreanº de capítulos = x 0.10 = 0,25 
3.4 - artigo(s) científico(s) na área, publicado(s) em revista(s) indexadasnº de artigos = x 0,25 =1,25 
3.5 - artigo(s) técnico(s) publicado(s) em revista(s) ou periódicos.nº de artigos = x 0,05 =0,25 
3.6 - artigos(s) científicos completos ou resumos expandidos publicados em anais de congressonº de artigos = x 0,05 =0,50 
3.7 - apresentação de trabalhos em congressos na forma de oral ou pôsternº de trabalhos= x 0,010,10 
3.8 - orientação de teses e dissertações concluídasnº de trabalhos= x 0,200,50 
3.9 - orientação de iniciação científica e monografia de curso de especialização.nº de orientações = x 0, 015 =0,15 
3.10 - participação em bancas de concurso público.nº de participações = x 0,025 =02,5 
3.11 - participação em bancas de defesa de dissertação e tesenº de participações = x 0,025 =0,25 
SUBTOTAL1,50 
TOTAL DE PONTOS5,00 

ANEXO III

Instrumento de Avaliação - Prova Didática com Argüição

TÓPICOS A SEREM AVALIADOS

1. Plano de Aula

Limite

Nota

Observações

1.1 adequação dos objetivos

0,40

 

 

1.2 dados essenciais do conteúdo

0,20

 

 

1.3 seleção dos procedimentos didáticos

0,20

 

 

1.4 propriedades dos instrumentos de verificação aos objetivos propostos

0,20

 

 

1.5 indicação das referências

0,20

 

 

Subtotal

1,20

 

 

2. DesenvolvimentoLimiteNotaObservações
2.1 introdução0,60  
2.2 apresentação seqüencial do conteúdo0,80  
2.3 relevância dos dados em função dos objetivos0,70  
2.4 atualidade das informações0,80  
2.5 exatidão, domínio e segurança na exposição dos conteúdos2,00  
2.6 exposição clara e objetiva com dicção correta, fluência e adequação da linguagem0,70  
2.7 variação de procedimentos didáticos0,70  
2.8 síntese integradora: revisão, aplicação e utilidade da informação e instrumentos de verificação0,80  
2.9 adequação ao tempo disponível0,50  
Subtotal7,60  
3. ArgüiçãoLimiteNotaObservações
3.1 informações corretas0,40  
3.2 relação com áreas correlatas0,40  
3.3 argumentação segura0,40  
Subtotal1,20  
TOTAL10,00  

ANEXO IV

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA ESCRITA

TÓPICOS A SEREM AVALIADOS

Limite

Nota

1. Organização das idéias (introdução, desenvolvimento e conclusão)

Até 4,0 pontos

 

2. Adequação de conceitos

Até 2,0 pontos

 

3. Atualização de informações

Até 2,0 pontos

 

4. Clareza e alcance de objetivos

Até 1,0 ponto

 

5. Correção no uso da língua portuguesa (gramática e ortografia)

Até 1,0 ponto