A PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público e tendo em vista a necessidade da continuidade do serviço público, notadamente das atividades didático - pedagógicas e, com amparo na Constituição Federal (Art. 207), Constituição do Estado do Paraná (Art.27, Inciso IX), Lei Complementar nº 108 de 18/05/2005, Decreto nº 5733 de 28/08/2012, e legislação aplicável a espécie; Considerando mais, os termos do expediente autuado no Protocolo Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa onde se consubstanciou nos Processos nº 07869/14, 08279/14, 06087/14, 07494/14, 01599/14, 06483/14, 07119/14, 8681/14, 06630/14, 07213/14, 05599/14, 05779/14, 05929/14, 06133/14, 07791/14, 08779/14; resolve:
TORNAR PÚBLICO
A realização de Teste Seletivo para PROFESSOR COLABORADOR, não integrante da carreira docente, nas condições abaixo:
1. DA INSCRIÇÃO:
1.1. As inscrições serão feitas exclusivamente através do endereço eletrônico www.uepg.br disponível entre os dias 4 e 10 de junho de 2014. Os documentos constantes do item 2 do presente edital mais a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento da taxa deverão ser entregues na Pró Reitoria de Recursos Humanos, sita a Avenida General Carlos Cavalcanti, nº 4748, bloco da Reitoria, sala 60, nos dias acima citados, (excetuando-se sábado, domingo e dia 12/06/2014) no horário das 8:30 as 11:30 e das 13:30h às 17h, pessoalmente ou através de procurador munido de competente instrumento com firma reconhecida;
2. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO E SELEÇÃO:
2.1. Fotocópia da carteira de identidade ou documento equivalente com foto autenticada por cartório;
2.2. "Curriculum Vitae", com cópia dos documentos comprobatórios;
2.3. Procuração com poderes específicos para que o outorgado promova a inscrição para o Teste Seletivo, com firma reconhecida, caso a inscrição não seja feita pelo próprio candidato;
2.4. Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição ao teste, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), que deverá ser recolhida nas agências da Caixa Econômica Federal - agência 3186 operação 006 conta 5-1. Serão aceitos como comprovante somente depósito efetuado diretamente no caixa e transferências de contas via auto-atendimento.
2.4.1. A inscrição será validada somente após a confirmação do depósito na conta acima especificada, não havendo em nenhuma hipótese a sua restituição;
2.5. O candidato responsabiliza-se pela entrega da documentação,conforme especificação da área inscrita, da mesma maneira que deve estar ciente que a sua documentação entregue será analisada por Banca Examinadora própria.
3. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES:
3.1. Através de edital publicado na imprensa local e na internet (www.uepg.br) no dia 16 de junho de 2014 e também afixado na Seção de Provimento de Cargos e Contratos - PRORH, os candidatos tomarão conhecimento das inscrições deferidas.
4. DAS VAGAS EXISTENTES:
4.1. As vagas existentes são as discriminadas no quadro em anexo. Durante o prazo de validade do teste seletivo, poderão ser contratados os candidatos classificados em caso de abertura de novas vagas.
5. DA DATA DA REALIZAÇÃO DO TESTE:
5.1. As provas serão realizadas entre os dias 17 e 18 de junho de 2014, conforme consta no cronograma do teste. O referido cronograma com a lista de pontos e bibliografia estará disponível a partir do dia 05 de junho de 2014 no endereço eletrônico www.uepg.br
6. DAS PROVAS:
6.1. O processo de seleção constará de Prova Escrita, Prova Didática (aula de 30 minutos) e Avaliação de Títulos, sendo que os critérios de avaliação fazem parte do anexo do presente Edital.
6.2. A elaboração de provas, correção e apuração de resultados serão de responsabilidade do Departamento de Ensino e bancas nas respectivas áreas.
6.3. Para efeitos de classificação, o candidato deverá atingir nota igual ou superior a 5,00(cinco) em cada uma das etapas do exame de provas;
6.4. No exame de títulos a Comissão de Seleção atribuirá ao candidato uma nota de conformidade com a ficha de avaliação, sendo a mesma classificatória iniciando-se em 5,00(cinco);
6.5. A nota final de cada candidato será a média aritmética das notas obtidas nas avaliações;
6.6. A classificação será feita de acordo com as notas finais dos candidatos;
6.7. Em caso de empate, serão utilizados os critérios a seguir, na ordem de preferência:
I . O de maior idade.
II . A nota obtida na prova didática;
III . A nota obtida na prova escrita;
IV . A nota obtida na avaliação de títulos;
V . Maior tempo de magistério;
6.8. As notas finais serão divulgadas na pagina da UEPG no endereço eletrônico www.uepg.br, cabendo recurso no prazo de 02(dois) dias de sua publicação.
7. DA CONTRATAÇÃO:
7.1. A aprovação do candidato não gera qualquer direito a contratação, ficando a mesma, condicionada a disponibilidade financeira/orçamentária, necessidade e interesse institucional e autorização Governamental de 480 horas no protocolo nº 13.025.720-8.
7.2. O candidato aprovado será contratado por prazo determinado com Contrato de Regime Especial, nos termos da Lei Complementar nº108/2005.
7.3. No ato da contratação o candidato aprovado e convocado para assumir a vaga, deverá apresentar a comprovação da titulação exigida no anexo I do presente Edital. A não apresentação da titulação acarretará na perda da vaga.
8. REMUNERAÇÃO POR TITULAÇÃO/REGIME:
Titulação | Regime de Trabalho 40 horas | Regime de Trabalho20 horas |
Graduação | R$ 2.469,80 | R$ 1.234,91 |
Especialista | R$ 2.963,75 | R$ 1.481,89 |
Mestre | R$ 4.118,39 | R$ 2.059,20 |
Doutor | R$ 6.246,04 | R$ 3.123,02 |
9. DISPOSIÇÕES GERAIS:
9.1. O teste seletivo terá validade até 30 de abril de 2015;
9.2. Não será procedida contratação que implique em acúmulo ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;
9.3. Para a percepção da remuneração por titulação/regime, a documentação comprobatória deverá ser apresentada até a data da contratação;
9.3.1. Para a percepção da remuneração por titulação de Especialista, o Certificado deverá atender os dispostos na Resolução nº 01/2001 do CNE/CES (ou resolução nº 03/1999 e nº 12/1983 para cursos anteriores) que fixa condições de validade de certificados de Especialização;
9.3.2. Para a percepção da remuneração de mestrado ou doutorado, documentação comprovando
que, no mínimo, a versão definitiva foi entregue e aguarda trâmites para homologação;
9.3.3. Somente são válidos mestrados e doutorados realizados em programas recomendados pela CAPES;
9.3.4. A remuneração será conforme especificado no item 8 do presente Edital.
9.3.5. O candidato aprovado atenderá as necessidades de magistério em todos os campi e laboratórios de estágios da UEPG;
9.4. O aprovado deverá apresentar exames médicos, conforme discriminação constante do Edital de convocação para tal fim, cujos exames deverão ser apreciados pelo Médico do Trabalho da UEPG que expedirá o laudo considerando o candidato apto para o exercício da função, objeto da contratação.
9.5. O resultado final do processo seletivo será publicado no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico www.uepg.br;
9.6. Caberá recurso no prazo de 02(dois) dias contados da publicação do resultado final.
9.7. O recurso deverá ser formalizado no protocolo geral da UEPG, e dirigido a Seção de Provimento de Cargos e Contratos da PRORH.
9.8. A PRORH encaminhará os recursos para decisão da respectiva Comissão.
9.9. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Administração da UEPG.
Ponta Grossa, 04 de junho de 2014.
Ana Maria Salles Rosa Solak
Pró-Reitor
ANEXO I
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA
Departamento de Engenharia Civil | |
Área de conhecimento: | Construção Civil |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 20 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação em Engenharia Civil. |
| |
Departamento de Engenharia de Materiais | |
Área de conhecimento: | Ciência de Materiais |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação em Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química ou Engenharia de Produção; e; Mestrado com tema de dissertação em Caracterização de Materiais Metálicos, Cerâmicos, Poliméricos ou Compósitos; ou Processamento de Materiais Metálicos, Cerâmicos, Poliméricos ou Compósitos; ou Desenvolvimento de Materiais Metálicos, Cerâmicos, Poliméricos ou Compósitos. |
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE | |
Departamento de Odontologia | |
Área de conhecimento: | Escultura Dental e Clínica Integrada II |
Número de vagas: | 01 (uma)* |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Cirurgião Dentista com Doutorado em Reabilitação Oral. |
* Para contratação a partir de 10/2014 | |
Departamento de Enfermagem e Saúde Pública | |
Área de conhecimento: | Saúde do Adulto e Idoso |
Número de vagas: | 01(uma) |
Regime de trabalho: | 20 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação em Enfermagem com Especialização na área de Enfermagem ou afins. |
Área de conhecimento: | Urgência e Emergência |
Número de vagas: | 01(uma) |
Regime de trabalho: | 20 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação: Enfermagem Especialização: Urgência/Emergência; ou Paciente Crítico ou outra Especialização que caracterize no histórico disciplina de urgência e emergência. |
Área de conhecimento: | Saúde Ambiental |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 20 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação: Bacharelado em Biologia, ou em Biomedicina, ou em Farmácia, ou em Saúde Pública, ou Enfermagem ou em Licenciatura em Ciências Biológicas. |
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES | |
Departamento de Educação | |
Área de conhecimento: | Fundamentos da Educação |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação - Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Ciências Sociais; Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Educação e/ou áreas afins. |
Departamento de Pedagogia | |
Área de conhecimento: | Estágio e Gestão Educacional. |
Número de vagas: | 04 (quatro) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação e/ou áreas afins. |
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino | |
Área de conhecimento: | Estágio Curricular Supervisionado nas Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio. |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Educação. |
Área de conhecimento: | Estágio Curricular Supervisionado em Língua e Literatura Espanhola. |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Licenciatura em Letras - Português/Espanhol com Especialização na área ou em Educação. |
SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS | |
Departamento de Direito Processual | |
Área de conhecimento: | Estágio de Prática Forense Penal. |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 20 horas |
Titulação mínima exigida: | Especialista. |
Área de conhecimento: | Direito Processual Civil |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Especialista. |
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | |
Departamento de Contabilidade | |
Área de conhecimento: | Contabilidade Geral |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação em Ciências Contábeis e Especialização em Contabilidade e Áreas Afins. |
Departamento de Economia | |
Área de conhecimento: | Introdução a Economia |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação em Economia. |
Departamento de Jornalismo | |
Área de conhecimento: | Processos de Produção Jornalística |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. |
Departamento de Serviço Social | |
Área de conhecimento: | Fundamentos da Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 20 horas |
Titulação mínima exigida: | Graduação em Serviço Social. |
Departamento de Turismo | |
Área de conhecimento: | Turismo |
Número de vagas: | 01 (uma) |
Regime de trabalho: | 40 horas |
Titulação mínima exigida: | Bacharel em Turismo com mestrado concluído. |
ANEXO II
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA DE TÍTULOS
1.0 TITULAÇÃO ACADÊMICA Considerar somente a maior titulação. Pontuação não cumulativa. | CÁLCULO DE PONTOS | Limite | Pontos |
1.1 - doutorado |
| 2,00 |
|
1.2 - mestrado |
| 1,00 |
|
1.3 - especialização |
| 0,60 |
|
SUBTOTAL | 2,00 |
| |
2.0 - ATIVIDADES PROFISSIONAIS Pontuação cumulativa. Valor máximo = 2,50 | CÁLCULO DE PONTOS | Limite | Pontos |
2.1 - atividades profissionais na área (exceto ensino) | nº de anos = x 0,10 = | 0,25 |
|
2.2 - atividades de ensino - pós- graduação | nº de anos = x 0,20 = | 0,50 |
|
2.3 - atividades de ensino - graduação e cursos seqüenciais | nº de anos = x 0,10 = | 0,50 |
|
2.4 - atividades de ensino - ensino fundamental e médio | nº de anos = x 0,05 = | 0,12 |
|
2.5 - estágios de aperfeiçoamento na área | nº de horas = x 0,001 = | 0,05 |
|
2.6 - coordenação de simpósio, congresso e similares | nº de eventos = x 0,02 = | 0,05 |
|
2.7 - cursos e/ou palestras ministradas na área | nº de horas = x 0,001 = | 0,05 |
|
SUBTOTAL | 1,50 |
| |
3.0 - ATIVIDADES ACADÊMICAS Pontuação cumulativa. Valor máximo = 3,00 | CÁLCULO DE PONTOS | Limite | Pontos |
3.1 - participação na execução de projetos de extensão ou de pesquisa na área | nº de participações = x 0,05 = | 0,25 | |
3.2 - livro(s) editado(s) na área | nº de livros = x 0,25 = | 0,75 | |
3.3 - capítulo de livro(s) na área | nº de capítulos = x 0.10 = | 0,25 | |
3.4 - artigo(s) científico(s) na área, publicado(s) em revista(s) indexadas | nº de artigos = x 0,25 = | 1,25 | |
3.5 - artigo(s) técnico(s) publicado(s) em revista(s) ou periódicos. | nº de artigos = x 0,05 = | 0,25 | |
3.6 - artigos(s) científicos completos ou resumos expandidos publicados em anais de congresso | nº de artigos = x 0,05 = | 0,50 | |
3.7 - apresentação de trabalhos em congressos na forma de oral ou pôster | nº de trabalhos= x 0,01 | 0,10 | |
3.8 - orientação de teses e dissertações concluídas | nº de trabalhos= x 0,20 | 0,50 | |
3.9 - orientação de iniciação científica e monografia de curso de especialização. | nº de orientações = x 0, 015 = | 0,15 | |
3.10 - participação em bancas de concurso público. | nº de participações = x 0,025 = | 02,5 | |
3.11 - participação em bancas de defesa de dissertação e tese | nº de participações = x 0,025 = | 0,25 | |
SUBTOTAL | 1,50 | ||
TOTAL DE PONTOS | 5,00 |
ANEXO III
Instrumento de Avaliação - Prova Didática com Argüição
TÓPICOS A SEREM AVALIADOS | |||
1. Plano de Aula | Limite | Nota | Observações |
1.1 adequação dos objetivos | 0,40 |
|
|
1.2 dados essenciais do conteúdo | 0,20 |
|
|
1.3 seleção dos procedimentos didáticos | 0,20 |
|
|
1.4 propriedades dos instrumentos de verificação aos objetivos propostos | 0,20 |
|
|
1.5 indicação das referências | 0,20 |
|
|
Subtotal | 1,20 |
|
|
2. Desenvolvimento | Limite | Nota | Observações |
2.1 introdução | 0,60 | ||
2.2 apresentação seqüencial do conteúdo | 0,80 | ||
2.3 relevância dos dados em função dos objetivos | 0,70 | ||
2.4 atualidade das informações | 0,80 | ||
2.5 exatidão, domínio e segurança na exposição dos conteúdos | 2,00 | ||
2.6 exposição clara e objetiva com dicção correta, fluência e adequação da linguagem | 0,70 | ||
2.7 variação de procedimentos didáticos | 0,70 | ||
2.8 síntese integradora: revisão, aplicação e utilidade da informação e instrumentos de verificação | 0,80 | ||
2.9 adequação ao tempo disponível | 0,50 | ||
Subtotal | 7,60 | ||
3. Argüição | Limite | Nota | Observações |
3.1 informações corretas | 0,40 | ||
3.2 relação com áreas correlatas | 0,40 | ||
3.3 argumentação segura | 0,40 | ||
Subtotal | 1,20 | ||
TOTAL | 10,00 |
ANEXO IV
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA ESCRITA
TÓPICOS A SEREM AVALIADOS | Limite | Nota |
1. Organização das idéias (introdução, desenvolvimento e conclusão) | Até 4,0 pontos |
|
2. Adequação de conceitos | Até 2,0 pontos |
|
3. Atualização de informações | Até 2,0 pontos |
|
4. Clareza e alcance de objetivos | Até 1,0 ponto |
|
5. Correção no uso da língua portuguesa (gramática e ortografia) | Até 1,0 ponto |
|