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Notícia:   UEA - AM abre 81 vagas para Professores de diversas áreas

UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

EDITAL N° 01, DE 26 DE MARÇO DE 2012

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos públicos de Professor da Carreira do Magistério Público Superior para os Centros de Estudos Superiores de Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé, a ser realizado de acordo com as normas de concurso aprovadas pela Resolução n° 10, de 15 de fevereiro de 2012, do Conselho Universitário, disponível no endereço www.uea.edu.br, a Lei n° 3.656, de 10 de setembro de 2011, e as disposições contidas no presente edital, para as Unidades, áreas de conhecimento, regime de trabalho, classe, titulação básica e remunerações iniciais constantes do Anexo I e II.

1. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO

1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro, na forma da lei;

1.2. Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse;

1.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, no caso de brasileiro nato ou naturalizado;

1.4. Requerimento de Inscrição em modelo padronizado, disponível no local de inscrição e na página eletrônica da UEA na internei, devidamente preenchido, indicando a área que pretende disputar conforme discriminação do Anexo I deste Edital, acompanhado dos documentos seguintes:

1.4.1. Cópia da Cédula de Identidade ou de outro documento que comprove ser o candidato brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, cópia do documento de identificação;

1.4.2. Prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino;

1.4.3. Comprovação de regularidade com a Justiça Eleitoral, dispensável no caso de estrangeiro;

1.4.4. Comprovante do pagamento ou da isenção da taxa de inscrição;

1.4.5. Declaração que preenche os requisitos e que aceita todas as normas editalícias;

1.4.6. Cópia do Curriculum Vitae preenchido na Plataforma Lattes (www.cnpq.br);

1.5. Declaração, sob as penas da lei, que após a habilitação no concurso e no ato da posse, irá satisfazer as seguintes condições:

1.5.1. Não ser servidor ou possuir vínculo na Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como empregado de suas subsidiárias e controladas, respeitando-se, ainda, as disposições constitucionais relativas aos aposentados, salvo exceções previstas no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal e no art. 109, inciso XV, da Constituição Estadual;

1.5.2. Não registrar antecedentes criminais impeditivos do exercício da função pública, encontrando-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

1.5.3. Submeter-se a exame médico pré-admissional para constatação de aptidão física e mental;

1.6. No caso de candidato estrangeiro declaração de que, se for aprovado, somente poderá ser nomeado se apresentar visto, temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição deverá ser efetuada pessoalmente, por intermédio de procurador com poderes especiais, ou via Correio, por meio de entrega do Requerimento de Inscrição e dos documentos constantes no item 1, no período de 09 de abril a 09 de maio de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, nos locais abaixo indicados:

Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas - Av. Djalma Batista, 3578 - Flores - CEP 69050-010 - Manaus - Amazonas.

Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - Rua Mário Andreazza, s/n° - São Francisco - CEP 69 1 00-000 - Itacoatiara - Amazonas.

Centro de Estudos Superiores de Parintins - Estrada Odovaldo Novo s/n° - Djard Vieira - CEP 69152-470 - Parintins - Amazonas.

Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - Av. da Amizade, 74 - Centro - CEP 69640-000 - Tabatinga - Amazonas.

Centro de Estudos Superiores de Tefé - Estrada do Bexiga, 1085 - Jerusalém - CEP 69470-000 - Tefé - Amazonas.

2.2. A solicitação de inscrição via Correio somente será aceita nas seguintes condições:

2.2.1. Se a documentação for postada dentro do prazo de inscrição previsto no Edital;

2.2.2. O requerimento e os documentos encaminhados pelo correio deverão ser postados via SEDEX ou Carta Registrada com Aviso de Recebimento e dirigidos para Comissão Geral de Concursos, localizada na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas - Av. Djalma Batista, 3578 - Flores CEP 69050-010 - Manaus - Amazonas, com a referência seguinte:

"Concurso Público para Professor Edital n°01, de 26 de março de 2012";

2.3. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para o cargo de Professor Auxiliar e de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) para o cargo de Professor Assistente, a ser paga no Banco do Brasil, conta corrente 31990-2 UEA CONCURSO PROFESSORES, Agência 3053-8.

2.4. Efetivada a inscrição, não haverá devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da UEA.

2.5. ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

2.5.1. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pela Lei n° 3.088, de 25 de outubro de 2006.

23.2. O interessado que preencher o requisito do dispositivo citado no subitem anterior e desejar isenção de pagamento da taxa de inscrição neste concurso público deverá solicitar mediante Requerimento de Isenção disponibilizado no site www.uea.edu.br até o dia 13 de abril de 2012, das 8 às 12 horas e das 14 as 18 horas, exceto sábados, domingos e feriados, a ser entregue em um dos locais indicados no item 2.1., pessoalmente, por intermédio de procurador, com poderes especiais, ou via Correio, obedecido nesse caso o item 2.2.2, devidamente preenchido, conferido e assinado, acompanhado dos seguintes comprovantes:

a) No caso de empregados que percebam até 3 (três) salários mínimos - cópia autenticada do contracheque atual ou documento similar;

b) No caso de trabalhadores ambulantes, prestadores de serviço e os que exerçam qualquer tipo de atividade autônoma, desde que não cumulada com outra atividade cuja remuneração, somada, faça exceder a três salários mínimos - declaração original de renda expedida por Contador devidamente registrado no seu órgão de classe;

c) No caso de desempregados - cópia autenticada de páginas da carteira de trabalho que contenham fotografia, identificação e último contrato de trabalho, inclusive a página seguinte em branco, ou, não possuindo carteira de trabalho, declaração pessoal de desemprego;

2.5.3. As informações prestadas no requerimento de isenção, bem como a documentação apresentada, serão de inteira responsabilidade do candidato, respondendo este, por qualquer falsidade.

2.5.4. Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que: a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

h) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) pleitear a isenção sem apresentar cópias dos documentos previstos no subitem 2.5.2 deste edital:

d) não observar o local, o prazo e os horários estabelecidos no subitem 2.5.2 deste edital.

2.5.5. Não será permitida, após a entrega do Requerimento de Isenção e dos documentos comprobatórios, a complementação da documentação bem como revisão e/ou recurso.

2.5.6. Não serão aceitos pedidos de isenção via fax ou via correio eletrônico ou que estejam em desacordo com o estipulado no presente edital.

2.5.7. Os pedidos de isenção serão analisados e julgados pela Comissão Geral de Concursos, quando encaminhados à Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas e pelas respectivas Subcomissões de Concurso Docente instituídas em cada Centro de Estudo Superior em que for solicitada a isenção.

2.5.8. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada entre os dias 18 a 20 de abril de 2012, no endereço www.uea.edu.br.

2.5.9. Os candidatos que tiveram seu pedido de isenção de taxa deferido deverão efetuar a sua inscrição no mesmo período fixado no item 2.1.

2.5.10. Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão fazer o pagamento da taxa de inscrição, conforme procedimento descrito neste edital.

2.5.11. O interessado, que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido, estará automaticamente excluído do concurso público.

2.6. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

2.6.1. A reserva de vaga para as pessoas portadoras de necessidades especiais prevista neste Edital equivale a 6% (seis por cento) do total de vagas oferecidas.

2.6.2. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste concurso, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

2.6.3. Para concorrer a unia dessas vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição:

a) declarar no Requerimento de Inscrição que é portador de deficiência;

b) entregar pessoalmente, por intermédio de procurador com poderes especiais ou via Correios. conforme o item 2.2., o original do Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e à sua provável causa ou origem.

2.6.4. Na falta do atestado médico ou não contendo este as informações acima indicadas, a inscrição será processada corno de candidato não portador de deficiência mesmo que declarada tal condição.

2.6.5. Será considerada corno deficiência aquela conceituada na medicina especializada de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos, observados os critérios médicos de capacitação laboral.

2.6.6. Não serão considerados corno deficiência os distúrbios de acuidade visual ou auditiva, passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou aparelhos específicos.

2.6.7. O candidato portador de deficiência que necessitar de tratamento diferenciado e de tempo adicional deverá indicar no Requerimento de Inscrição, obedecido ao disposto no art. 40 do Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

2.6.8. O candidato que não solicitar, no ato da inscrição, as condições previstas no item anterior, não poderá utilizar-se desse beneficio.

2.6.9. Serão adotadas todas as providências com vistas a permitir o fácil acesso de candidatos portadores de deficiência aos locais de realização das provas, sendo de responsabilidade dos mesmos, entretanto, trazer os equipamentos e instrumentos imprescindíveis à feitura das provas.

2.6.10. Ressalvadas as disposições especiais deste item, os candidatos portadores de deficiência participarão deste concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao horário de início, ao local de aplicação, ao conteúdo e correção das provas, aos critérios de aprovação e a todas as demais normas que regem este concurso.

2.6.11. Os candidatos que no ato de inscrição declararem ser portadores de deficiência, se classificados, terão seus nomes publicados em relação à parte, observada a ordem de classificação.

2.6.12. Os candidatos portadores de deficiência classificados, que vierem a ser convocados para os procedimentos pré-admissionais serão submetidos, no exame de saúde, a perícia específica destinada a verificar a existência da deficiência declarada e a compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições dos cargos especificados neste edital.

2.7. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

2.7.1. O resultado do processo de homologação das inscrições será publicado na página da UEA na internei e afixado no quadro de avisos da Unidade Acadêmica.

2.7.2. Caberá recurso para a Comissão de Concurso Docente no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da data da publicação do ato de homologação, da decisão da Subcomissão de Concurso Docente.

3.DA ESTRUTURA DO CONCURSO PÚBLICO

3.1. O Concurso será realizado em TRÊS ETAPAS, em língua portuguesa, salvo para as vagas da área de conhecimento Letras - Língua Inglesa que poderá ser realizada em língua inglesa, descritas na forma abaixo:

3.1.1. A Etapa I consistirá do Sorteio do Tema, Prova Escrita, leitura pública da prova, divulgação dos resultados e convocação de candidatos para a etapa seguinte, de caráter eliminatório e classificatório;

3.1.2. A Etapa II consistirá do Sorteio do Tema, Prova Didática e divulgação dos resultados, de caráter eliminatório e classificatório;

3.1.3. A Etapa III consistirá em Exame de Títulos, exclusivamente em caráter classificatório.

3.2. Nas Etapas I e II, o candidato para prosseguir no concurso precisará obter média final igual ou superior a 7,0 (sete).

3.3. Na Etapa III as pontuações serão calculadas de acordo com as tabelas constantes no Anexo Ida Resolução n° 010/2012-CONSUNIV.

3.4. As provas terão por base o conteúdo programático descrito no Anexo III deste Edital.

3.5. Os documentos comprobatórios relativos a Etapa III, eleitos pelo candidato para julgamento da Comissão Examinadora, deverão ser relacionados e apresentados pelo candidato, em via única, até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação da lista de classificados para a Prova Didática.

3.6. Os títulos exigidos como requisitos mínimos para os cargos de professor assistente e professor auxiliar não poderão ser valorados no Exame de Títulos.

3.7. A prova didática de todos os candidatos será gravada em áudio e vídeo.

3.8. O Resultado e a Convocação de cada Etapa serão divulgados no mural da Unidade Acadêmica, onde o concurso for realizado.

4. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

4.1. A nota final do candidato, com classificação por ordem decrescente, será a soma das notas finais obtidas nas Provas Escrita e Didática e no Exame de Títulos.

4.2. A publicação do resultado final será feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente com a pontuação destes últimos.

4.3. O resultado final dos classificados para cada cargo será disponibilizado no site www.uea.edu.br, no mural da Unidade Acadêmica e publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

5. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

5.1. Ocorrendo empate na classificação final serão observados sucessivamente os seguintes critérios de desempate:

5.1.1. Idade igual ou superior a 60 anos, conforme estabelece a Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003 (Lei do Idoso);

5.1.2. Maior nota na prova de títulos;

5.1.3. Maior nota da prova escrita;

5.1.4. Maior nota na prova didática;

5.2. Permanecendo o empate, será classificado o mais idoso.

6. DOS RECURSOS

6.1. Do resultado final publicado pela Subcomissão Coordenadora caberá recurso administrativo, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, à Comissão de Concurso Docente, que o decidirá em até 3 (três) dias úteis, especificando as razões de não-provimento do recurso interposto, se for o caso;

6.2.Vencido o prazo recursal, ou julgados os recursos interpostos, o concurso será homologado por ato do Reitor.

7. DA NOMEAÇÃO E POSSE

7.1. A nomeação do(s) candidato(s) classificado(s) ocorrerá em caráter efetivo, nos termos da legislação vigente.

7.2. A nomeação dependerá do atendimento aos seguintes requisitos pelo(s) candidato(s) classificado(s):

7.2.1. Apresentação dos documentos listados nos itens 1.4.1 a 1.4.3 deste instrumento convocatório;

7.2.2. Comprovação de atendimento dos requisitos de titulação mínimos exigidos no concurso, através da apresentação do original acompanhado de uma cópia dos Certificados ou Diplomas, com o correspondente Histórico Escolar;

7.2.3. Apresentação de Declaração de Bens e Valores que constituem seu patrimônio pessoal;

7.2.4. Declaração se ocupa outro cargo, emprego ou função pública, especificando cada um deles com o respectivo horário, se for o caso, ou comprove haver solicitado exoneração, na hipótese de acumulação não permitida;

7.2.5. Prévia inspeção médica oficial;

7.2.6. Excepcionalmente, para os portadores de deficiência física, apresentar laudo médico que confirme a deficiência declarada e aptidão para exercício do cargo.

7.2.7. Inexistência de condenação criminal por certidão da Justiça Comum - Estadual e Federal, transitada em julgado.

7.3. Em se tratando de Título obtido em instituição estrangeira, comprovante de seu reconhecimento e revalidação.

7.4. O candidato classificado dentro do número de vagas fixadas para as áreas do conhecimento comuns a dois ou mais Centros de Estudos Superiores será nomeado e terá sua lotação, no Município de sua escolha, obedecida a ordem de classificação e disponibilidade de vagas.

7.5. Os candidatos classificados, depois de empossados no cargo público, deverão entrar em exercício no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data da posse.

7.6. O candidato estrangeiro aprovado no concurso só poderá tomar posse se apresentar Visto, temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

7.7. A falta de comprovação de qualquer dos requisitos especificados nos itens anteriores impedirá a posse do candidato, e seu ato de nomeação será tornado sem efeito, com imediata convocação do que o suceder na lista de classificação.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. As provas serão realizadas em Manaus, em local a ser indicado no edital de convocação dos candidatos para a realização das provas.

8.2. Os candidatos deverão obrigatoriamente acompanhar todos os avisos referentes às atividades e exigências do concurso através de publicação no endereço eletrônico da UEA (www.uea.edu.br). em especial os relativos ao local, data e horário do início da realização da Etapa I (Prova Escrita) do certame.

8.3. O concurso terá validade de 2 (dois) anos, a contar da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial do Estado do Amazonas, podendo ser prorrogado, por igual período, no interesse da Instituição.

8.4. Os casos omissos serão resolvidos .elo Reitor, ouvido, quando necessário, o Conselho Universitário.

8.5. Integram o presente Edital os Anexos I, II e III.

E ALDEMIR DE OLIVEIRA
Reitor da Universidade do Estado do Amazonas

ANEXO I

UNIDADE: CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA (CESIT)

ÁREA DO CONHECIMENTO

CÓD

CARGO

REQUISITOS MÍNIMOS

REG. DE TRABALHO

N°DE VAGAS

TOTAL

PARA PNE(1)

Ciências Biológicas para Ciências Agrárias

01.01.01

Professor Assistente

Graduação em Ciências Biológicas com título de Mestre na área de Ciências Biológicas ou Biotecnologia ou Ciências do Ambiente ou área afim.

40h

1

 

Ciência da Computação

01.01.02

Professor Auxiliar

Graduação na área de Computação ou Informática ou Engenharia da Computação com Especialização na área ou área afim.

40h

2

-

Fundamentos Tecnológicos da Computação

01.01.03

Professor Auxiliar

Graduação na área de Computação ou Informática o Engenharia da Computação com Especialização na área ou área afim.

401

1

-

Informática Aplicada a Educação

01.01.04

Professor Auxiliar

Graduação na área de Computação ou Informática ou Engenharia com Especialização na área do concurso ou área afim.

40h

1

-

Metodologias Educacionais e Linguagens e Suas Tecnologias

01.01.05

Metodologias

Professor Auxiliar

Graduação em Pedagogia ou Normal Superior com Especialização em Educação ou área afim.

40h

 

 

Fundamentos da Educação

01.01.06

Professor Auxiliar

Graduação em Pedagogia ou Normal Superior com Especialização em Educação ou área afim.

40h

1

 

Ciências Exatas Engenharia

01.01.07

para Professor Auxiliar

Graduação em Matemática ou Matemática Aplicada ou Engenharia com Especialização em Matemática ou Educação ou área afim.

40h

1

-

UNIDADE: CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS (CESP)

ÁREA DO CONHECIMENTO

CÓD.

CARGO

REQUISITOS MÍNIMOS

REG. DE TRABALHO

N° DE VACAS

TOTAL

PARA PNE(1)

Ciências Biológicas - Zoologia e Ensino de Biologia

01.02.01

Professor Assistente

Graduação em Ciências Biológicas ou Ciências Naturais com Mestrado em Zoologia ou na área de Ciências Biológicas ou área afim.

40h

1

-

Letras - Linguistica e Práticas do Ensino de Letras

01.02.02

Professor Assistente

Graduação em Letras com Mestrado na área de Estudos da Linguagem.

40h

1

-

UNIDADE: CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TABATINGA (CESTB)

ÁREA DO CONHECIMENTOCÓD.CARGOREQUISITOS MÍNIMOSREG. DE TRABALHON" DE VACAS
TOTALPARA PNE(1)
Pedagogia01.03.01Professor AuxiliarGraduação cm Pedagogia ou Normal Superior com Especialização em Educação ou área afim.40h2-
Geografia Humana e Ensino de Geografia01.03.02Professor AssistenteGraduação cm Geografia com Mestrado em Geografia Humana ou na área de Ciências Ambientais ou Educação ou área afim.40h1-
Letras - Estudos da Linguagem - Língua Portuguesa e Linguística01.01.03AuxiliarGraduação cm Letras com Especialização na área de Estudos da Linguagem. língua Portuguesa e/ou Linguística ou Educação.40h1-
Letras - Literatura - Literaturas de Língua Portuguesa01.03.04Professor AuxiliarGraduação cm Letras com de Especialização na área Estudos da Literatura ou Educação.40h2-

UNIDADE: CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ (CEST)

ÁREA DO CONHECIMENTOCÓD.CARGOREQUISITOS MÍNIMOSREG. DE TRABALHON° DE VAGAS
TOTALPARA PNE(1)
Ciências Biológicas - Botânica e Ensino de Biologia01.04.01Professor AssistenteGraduação em Ciências Biológicas ou Ciências Naturais com Mestrado em Botânica ou Biotecnologia ou na área de Ciências Biológicas ou área afim ou Graduação em Agronomia ou Engenharia Florestal com Mestrado em Botânica. 40h2-
Ciências Biológicas - Biologia Celular e Molecular, Genética, Evolução e Ensino de Biologia01.04.02Professor AssistenteGraduação em Ciências Biológicas ou Ciências Naturais com Mestrado em Genética ou Biotecnologia ou área afim.40h1-
Ciências Biológicas - Ecologia, Educação Ambiental Ensino de Biologia01.04.03Professor AssistenteBiológicas ou Ecologia ou Ciências Naturais ou Agronomia ou Engenharia Florestal com Mestrado em Educação Ambiental ou Ecologia ou na área de Ciências Biológicas ou na área. de Ciências Ambientais ou área afim.40h2-

UNIDADES: CENTROS DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS (CESP) E DE TABATINGA (CESTB)

ÁREA DO CONHECIMENTOCÓD.CARGOREQUISITOS MÍNIMOSREG. DE TRABALHOVAGAS
N° TOTALPOR CES(2)PARA PNE(1)
Letras - Língua Inglesa01.05.0.1Professor AuxiliarGraduação em Letras com Especialização em Língua Inglesa ou Graduação em Letras com habilitação em Língua letras ou Educação ou área afim.40h2CESP: 1
CESTB: 1
-

UNIDADES: CENTROS DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS (CESP) E DE TEFÉ (CEST)

ÁREA DO CONHECIMENTOCÓD.CARGOREQUISITOS MÍNIMOSREG. DE TRABALHOVAGAS
N° TOTALPOR CES(2)PARA PNE(1)
História e Ensino de Historia01.06.01Professor AuxiliarGraduação em História com Especialização em História ou Educação ou área afim.40h8CESP: 4
CEST: 4
 
Letras - Língua Literatura Latina01.06.02 Professor AuxiliarGraduação em Letras com Especialização cm Língua Latina ou Filologia.40h2CESP: 1
CEST: 1
-

UNIDADES: CENTROS DE ESTUDOS SUPERIORES DE TABATINGA (CESTB) E DE TEFÉ (CEST)

ÁREA DO CONHECIMENTOCÓD.CARGOREQUISITOS MÍNIMOSREG. DE TRABALHOVAGAS
N° TOTAL POR CES(2)PARA PNE(1)
Geografia Física e Ensino de geografia01.07.01Professor AssistenteGeografia Graduação cm Geografia com Mestrado em Geografia ou Climatologia ou Ciências Ambientais ou Geociências ou área afim.40h2CESTB: 1
CESTA; 1
-
Ciências Biológicas Morfologia e Ensino de Biologia01.07.02Professor AuxiliarGraduação em Ciências Biológicas ou Biomedicina ou na área de Ciências da Saúde com Especialização em Ciência. da Saúde ou na área de Ciências Biológicas ou área afim.40h2CESTB: 1
CEST: 1
-

UNIDADES: CENTROS DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS (CESP), DE TABATINGA (CESTB) E DE TEFÉ (C.F.ST)

ÁREA DO CONHECIMENTOCÓD.CARGOREQUISITOS MÍNIMOSREG. DE TRABALHOVAGAS
N° TOTALPOR CES(2)PARA PNE(1)
Letras - Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Educação Especial01.08.01Professor AuxiliarGraduação cm Letras-Libras com Especialização em Educação ou área afim ou Graduação em qualquer outra Licenciatura com Especialização em Libras ou Certificação de Proficiência em Libras.40h3CESP: 1
CESTB: 1
CEST: 1
1
Mandamentos das Ciências Sociais para as Licenciaturas01.08.02Professor AuxiliarGraduação em Filosofia ou Antropologia ou Ciências Sociais com Mestrado em Educação ou Antropologia ou Filosofia ou Sociedade e Cultura ou área afim ou Graduação em Pedagogia ou Normal Superior com Mestrado em Antropologia ou Filosofia ou Sociedade e Cultura ou área afim.40h4CESP: 1
CESTB: 2
CEST: 1
-
Física e Ensino de Física01.08.03Professor AuxiliarGraduação em Física com Especialização em Física ou área de Educação ou área afim.40h11CESP: 5
CESTB: 1
CEST: 5
1
Geociências01.08.04Professor AuxiliarGraduação em Geografia com Especialização em Geociências ou Graduação em Engenharia Cartográfica ou Engenharia de Agrimensura ou Geologia ou Geociências com Especialização em Geografia ou Geociências ou Geografia Física ou Sensoriamento Remoto ou área afim.40h3CESP: 1
CESTB: 1
CEST: 1
-
Matemática com ênfase em Práticas de Ensino01.08.05Professor AuxiliarGraduação em Matemática ou Matemática Aplicada ou Engenharia Matemática com Especialização em Matemática ou Educação ou área afim.40h8CESP: 1
CESTB: 2
CEST: 5
1
Computação. Probabilidade e Estatística01.08.06Professor Auxiliar Graduação em Ciências da Computação ou Informática Aplicada ou Engenharia Matemática ou Engenharia de Computação ou Especialização em Ciências da Computação ou área afim.40h3CESP: 1
CESTB:1
CEST: 1
-
Química e Práticas de Ensino em Química01.08.07Professor AuxiliarGraduação em Química ou Bioquímica ou Farmácia ou Engenharia Química com Especialização em Química ou Educação ou área afim.40h11CESP: 5
CESTB: 1
CEST: 5
1

(1)PNE - Vagas para Portadores de Necessidades Especiais.

(2)CES - Centros de Estudos Superiores. O preenchimento da vaga será feito observando-se o disposto no item 7.4 do Edital.

TOTAL GERAL DE VAGAS81
TOTAL DE VAGAS PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS5

ANEXO II

UNIDADES: CENTROS DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA, PARINTINS, TEFÉ E TABATINGA

CARGO: PROFESSOR

REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS

CLASSEGRUPO OCUPACIONALNÍVEL INICIAI.VENC. BÁSICO (R$)GRAT. DE TITULAÇÃO (RS)REMUNERAÇÃO (R$)
AUXILIARESPECIALIZAÇÃOA3.024,001.512,004.536,00
ASSISTENTEMESTRADOA3.960,011.980,015.940,02
ADJUNTODOUTORA5.264,862.632,437.897,29

ADICIONAL DE LOCALIDADE

MUNICÍPIO(S)VALORES EM (R$)
ESPECIALISTAMESTREDOUTOR
40h40h40h
ITACOATIARA1.575,002.005,582.553,88
PARINTINS E TEFÉ1.732,502.206,142.809,28
TABATINGA1.905,762.426,763.090,20

ANEXO III

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CÓDIGO: 01.01.01

1 - Fotossíntese e respiração celular; 2 - Genética quantitativa em plantas; 3 - Morfologia externa e interna dos órgãos vegetativos das angiospermas; 4 - Sucessões ecológicas; 5 - Estrutura das células procarióticas e eucarióticas; 6 - Produção e função dos hormônios nas plantas; 7 - Controle de microrganismos; 8 - Métodos de estudo em biologia celular; 9 - O núcleo da célula; 10 - Componentes químicos das células.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CÓDIGO: 01.01.02

1- Fundamentos e estruturação de algoritmos; 2 - Arquitetura e organização de computadores; 3 - Programação imperativa e orientada a objetos; 4 - Classes e objetos, atributos, métodos e mensagens; 5 - Alocação dinâmica de memória em C, herança e polimorfismo; 6 - Álgebra de Boole e operações lógicas sobre preposições; 7 - Banco de dados: modelos relacional, hierárquico e de rede; 8 - Representações e conversão e dados; 9 - Estrutura e tipos de Sistemas operacionais; 10 - Protocolos de comunicação.

FUNDAMENTOS TECNOLÓGICOS DA COMPUTAÇÃO - CÓDIGO: 01.01.03

1 - Arquitetura de sistemas operacionais; 2 - Multithreading; 3 - Arquitetura de redes TCP/IP e OSI; 4 - Redes locais: tecnologias e protocolos de acesso ao meio; 5 - Modelagem conceituai, lógica e física de um banco de dados; 6 - As formas normais e normalização; 7 - Arquitetura e modelos de sistemas distribuídos; 8 - Arquitetura, projeto e construção de software orientado a objeto; 9 - Verificação, valida e teste de software; 10 - Metodologias de desenvolvimento em ambiente WEB.

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO - CÓDIGO: 01.01.04

1 - instrumentação computacional do ensino; 2- Sistema de tutoria e sistema de autoria; 3 - Ambientes de aprendizagem computacionais e a produção de materiais; 4 - Hipertextos na educação; 5 - Autoria: plataformas para multimídia; 6 - Ferramentas de desenvolvimento; 7 - Concepção e avaliação de software educacional; 8 - Desenvolvimento de software educacional; 9 - Características da educação à distância, motivações e dificuldades; 10 - Modalidades de interação à distância e modelos de EAD.

METODOLOGIAS EDUCACIONAIS E LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - CÓDIGO: 01.01.05

1 - Didática e a organização do trabalho pedagógico; 2 - Planejamento e gestão educacional; 3 - Técnicas de estudo e leitura para a produção de textos científicos e relatórios técnicos; 4 - Avaliação do processo ensino-aprendizagem; 5 - Teorias da aprendizagem cognitiva; 6 - Interdisciplinaridade, motivação e relacionamento interpessoal na escola e na comunidade; 7 - Tecnologias educacionais no ensino da informática; 8 - Projetos teórico-práticos de diferentes processos avaliativos para aplicação em sala de aula; 9 - Pesquisa, formação e prática docente; 10 - Planejamento educacional curricular e de ensino.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - CÓDIGO: 01.01.06

1 - A sociologia aplicada à educação; 2 - Tendências e correntes da filosofia da educação brasileira; 3 - Políticas Públicas e a organização da Educação básica; 4 - Teorias do desenvolvimento humano e suas implicações para a educação; 5 - Estrutura e organização do sistema educacional brasileiro; 6 - As concepções didáticas e o pensamento educacional brasileiro; 7 - Didática e a organização do trabalho pedagógico; 8 - Fundamentos teóricos do planejamento escolar; 9 - A natureza da psicologia aplicada à educação; 10 - Propostas metodológicas no trabalho cooperativo em sala de aula.

CIÊNCIAS EXATAS PARA ENGENHARIA - CÓDIGO: 01.01.07

1 - Fundamentos de Probabilidade e Estatística; 2 - Variáveis aleatórias discretas e contínuas; 3 -Estimação por intervalo: Construção do intervalo, relação de teste de hipótese com intervalo de confiança; 4 - Limites, derivadas e integrais de funções de uma variável real: 5 - Integrais múltiplas e integrais de superfície; 6 - Vetores, matrizes e sistema de equações lineares; 7 - Espaços vetoriais e transformações lineares; 8 - Mecânica da partícula; 9 - Mecânica dos corpos rígidos e fluídos; 10 - Ótica e acústica.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ZOOLOGIA E ENSINO DE BIOLOGIA - CÓDIGO: 01.02.01

1 - Protozoários: morfologia, reprodução e diversidade; 2 - Poríferos e cnidários: morfologia, diversidade e biologia; 3 - Platyhelminthes: organização geral, biologia e reprodução de interesse médico no Brasil; 4 - Arthropoda: morfologia, fisiologia e reprodução; 5 - Classe de peixes: diversidade, classificação, morfologia, ecologia e filogenia; 6 - Classe de aves: diversidade, classificação, morfologia, ecologia e filogenia; 7 - Classe de répteis: diversidade, classificação, morfologia, ecologia e filogenia; 8 - Classe de anfíbios: diversidade, classificação, morfologia, ecologia e filogenia; 9 - Classe de mamíferos: diversidade, classificação, morfologia, ecologia e filogenia. 10 - Metodologias, experimentação e práticas didático pedagógicas para o ensino de Zoologia e Ciências biológicas.

LETRAS - LINGUISTICA E PRÁTICAS DO ENSINO DE LETRAS - CÓDIGO: 01.02.02

1 - Linguística Estruturalista e Gerativista; 2 - Fonética, Fonologia e Ortografia do Português; 3 - Aspectos Fonético-Fonológicos, Morfológicos, Sintáticos e Semânticos numa Visão Estruturalista e Gerativo-Transformacional; 4 - Variação Linguística e Ensino; 5 - Linguística Textual; 6 - Linguística Histórica; 7 - Aquisição da Linguagem; 8 - Análise do Discurso; 9 - Neurolinguística; 10 - Análise da Conversação.

PEDAGOGIA - CÓDIGO: 01.03.01

1 - Políticas públicas e organização da Educação Básica; 2 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei N. 9394/96) e a organização escolar; 3 - Pressupostos teóricos básicos para a construção do currículo escolar frente á diversidade; 4 - Didática e a organização do trabalho pedagógico; 5 - O papel da pesquisa na formação docente e a articulação com o cotidiano escolar; 6 - Epistemologia, métodos e processo de alfabetização; 7 - Educação Infantil: história do atendimento a criança brasileira; 8 - Fatores determinantes do desenvolvimento; 9 - O ensino da Arte (Artes visuais, Música, Teatro e Dança) para os anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais; 10 - Psicomotricidade: etapas do desenvolvimento psicomotor da criança.

GEOGRAFIA HUMANA E ENSINO DE GEOGRAFIA - CÓDIGO: 01.03.02

1 - O conhecimento geográfico e a construção dos conceitos de espaço, lugar, território, região e paisagem; 2 - Evolução do pensamento geográfico: da geografia clássica as geografias pós-modernas; 3 - A dinâmica populacional: a geografia e os estudos populacionais; 4 - Mobilidade populacional e espacialidades no mundo globalizado; 5 - Produção do espaço e os dois circuitos da economia: a modernização da agricultura e a agricultura familiar; 6 - Metropolização e segregação espacial no processo de urbanização do Brasil; 7 - Geografia política e geopolíticas: a relação entre espaço e política nos estudos geográficos; 8 - Amazônia novas territorialidades e novos protagonistas: a questão ambiental e a produção do espaço na contemporaneidade; 9 - As correntes do pensamento geográfico e o ensino de geografia; 10 - Ensino de geografia e a formação do professor.

LETRAS - ESTUDOS DA LINGUAGEM - LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUISTICA - CÓDIGO: 01.03.03

1 - Leitura e produção textual; 2 - Gêneros discursivos e ensino; 3 - Fonética e fonologia da língua portuguesa; 4 - Morfossintaxe da língua portuguesa; 5 - Semântica e pragmática; 6 - Estruturalismo linguístico; 7 - Gramática gerativa; 8 - Teorias linguísticas contemporâneas; 9 - A linguística e o ensino de língua materna; 10 - Práticas de ensino de Língua portuguesa.

LETRAS - LITERATURA - LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA -CÓDIGO: 01.03.04

1 - Teoria dos gêneros literários; 2 - Correntes teórico-críticas do século XX; 3 - A poesia de Camões e suas ressonâncias; 4 - O romance do século XIX: Machado e Eça de Queirós; 5 - A literatura de 30 no Brasil, o neorrealismo português e o romance de fundação nas literaturas africanas de língua oficial portuguesa; 6 - A poesia de autoria feminina: Florbela Espanca e Cecília Meireles; 7 - Ficção e história na literatura portuguesa: Alexandre Herculano e José Saramago; 8 - A ficção de Márcio Souza e Milton Hatoum; 9 - O período formativo da literatura infanto-juvenil brasileira; 10 - Literatura e identidade nacional em países africanos de língua oficial portuguesa.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BOTÂNICA E ENSINO DE BIOLOGIA - CÓDIGO: 01.04.01

- Morfologia dos órgãos reprodutivos e ciclo de vida das criptógamas e fanerógamas; 2 - Morfologia externa e interna dos órgãos vegetativos das angiospermas e gimnospermas; 3 - Anatomia dos tecidos vegetais; 4 - Sistemas botânicos de classificação e nomenclatura botânica; 5 - Fotossíntese e respiração celular; 6 - Defesa vegetal, metabólitos secundários e Controle de microrganismos; 7 - Relação solo-planta; 8 - Fitogeografia; 9 - Produção e função dos hormônios nas plantas; 10 - Metodologias, experimentação e práticas didático pedagógicas para o ensino de Botânica e Ciências biológicas.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BIOLOGIA CELULAR, GENÉTICA, EVOLUÇÃO - CÓDIGO: 01.04.02

1 - Estrutura molecular e replicação de material gênico; 2 - Segregações, ligações, interações gênicas e mapa genético de células eucariontes; 3 - Variações genéticas e as 1.eis de Mendel; l - Mutações; 5 - Adaptação e seleção natural: 6 - Evolução e Diversidade; 7 - Translocação do RN Mn: 8 - Propriedades moleculares dos genes; 9 - Variação na estrutura e número de cromossomos; 10 - Metodologias, experimentação e práticas didático pedagógicas para o ensino de Biologia celular, Biologia Molecular e Ciências biológicas.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE BIOLOGIA - CÓDIGO: 01.04.03

1 - Biodiversidade e seus diferentes níveis; 2 - Adaptações ao ambiente físico; 3 - O fluxo de energia e o ciclo da matéria nos ecossistemas; 4 - Relações ecológicas; 5 - Gestão integrada de recursos naturais na Amazônia; 6 - Dinâmica de comunidades; 7 - Ecologia de paisagem; 8 - Desmatamento e mudanças climáticas no contexto amazônico; 9 - Natureza e sociedade; 10 - Interdisciplinaridade e a Educação ambienta! na formação de professores.

LETRAS - LÍNGUA INGLESA - CÓDIGO: 01.05.01

- Information technologies and the teaching of English as a foreign language: theory and practice; 2 - Methods and approaches in English teaching: the emergente of post-methods; 3 - Grammar teaching in the foreign language classroom: a necessity and/or a hindrance; 4 - English for Specific Purposes: genre theories and the teaching of reading; 5 - English and globa.lization: language varieties, identities and challenges to native speaker's models; 6 - Evaluation in English as a foreign language teaching: theories, practices, and challenges; 7 - Second language acquisition theories and teaching methods: convergentes and divergences; 8 - Discourse analysis and the teaching of English as a foreign language: formalism, functionalism, and their pedagogical uses; 9 - Integrating the teaching of learning strategies and language skills in the English as a foreign language classroom; 10 -Teaching English as a foreign language in Brasil: PCNs, realities, possibilities and challenges.

HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA - CÓDIGO: 01.06.01

- Economia e sociedade no Mundo Antigo: Grécia e Roma; 2 - O "Outono da Idade Média" e a formação do mundo moderno: a dinâmica das crises e das transformações; 3 - A crise do Antigo Regime e a América: história e historiografia; 4 - Formas de organização econômica e sistemas de trabalho no Brasil no século XVIII e XIX; 5 - Questão nacional e cidadania no Império Brasileiro: Dimensões historiográficas; 6 - A sociedade liberal: crises e revolução no mundo ocidental contemporâneo; 7 - História Indígena e do Indigenismo no Brasil: temas, problemas e perspectivas; 8 - História da África e da Cultura Afro-brasileira: temas, problemas e perspectivas; 9 - Paradigmas historiográficos contemporâneos; 10 - Cultura escolar, saber histórico e história ensinada: desafios do ensino da História hoje.

LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA LATINA - CÓDIGO: 01.06.02

1 - Aspectos fonéticos e sistema fonológico da língua latina; 2 - Noções gerais de morfologia latina; 3 - As declinações da língua latina e o sistema de casos; 4 - O sistema verbal latino e sua contribuição para o sistema verbal do português; 5 - Síntese histórica da língua latina; 6 - As variantes linguísticas do latim e sua influência na formação das línguas românica 7 - Síntese histórica da literatura latina; 8 - A poesia na literatura latina; 9 - O teatro na literatura latina; 10 - A prosa na literatura latina.

GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA - CÓDIGO: 01.07.01

1 - Bases conceituais da geografia física; 2 - Origem e estrutura da terra; 3 - Agentes modeladores do relevo terrestre; 4 - Geomorfologia fluvial; 5 - Recursos hídricos brasileiros: bacias hidrográficas; 6 - Amazônia: dinâmica das águas e suas relações com os regimes fluviais, padrões e redes de drenagem; 7 - Vegetação brasileira: relações fitogeográficas, climáticas e edáficas; 8 - Natureza e campo da climatologia; 9 - Mudanças climáticas: alteração da atmosfera e mudança do clima: 10 - Modelos e práticas pedagógicas em geografia no ensino fundamental e médio.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - MORFOLOGIA E ENSINO DE BIOLOGIA - CÓDIGO: 01.07.02

1 - Sistema esquelético; 2 - Sistema Circulatório; 3 - Membrana celular; 4 - Microscopia; 5 - Organização estrutural e funcional do citoesqueleto; 6 - Contração muscular; 7 - Células do sangue; 8 - Embriologia e morfologia do sistema urinário; 9 - Epidemiologia e vigilância sanitária; 10 - Metodologias, experimentação e práticas didático pedagógicas para o ensino de Morfologia e Ciências biológicas.

LETRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E EDUCAÇÃO ESPECIAL - CÓDIGO: 01.08.01

1 - Aspectos legais que fundamentam a educação especial e a educação de surdos; 2 - Aspectos históricos da Educação Especial e da Educação de Surdos; 3 - Educação Especial com enfoque em uma perspectiva inclusiva; 4 - Surdez: aspectos clínicos, educacionais e socioantropológicos; 5 - Identificação do estudante com deficiência; transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; 6 - Tópicos de Linguística aplicada à língua de sinais: fonologia e morfologia; 7 - Tópicos de Linguística aplicada à língua de sinais: sintaxe, semântica e pragmática; 8 - Organização do trabalho pedagógico em atendimento aos estudantes com deficiência; transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; 9 - A escolarização do surdo e o papel do intérprete de Libras; 10 - A questão do bilinguismo: língua portuguesa e língua de sinais.

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS PARA AS LICENCIATURAS - CÓDIGO: 01.08.02

1 - A Sociologia e a construção do fato social; 2 - As transformações sociais e os desafios sociológicos; 3 -A construção das instituições sociais; 4 - Política, globalização e economia nas novas interfaces sociológicas; 5 - Antropologia e educação na sociedade contemporânea; 6 - A cultura, a construção da identidade e as novas identidades culturais; 7 - A ética no contexto educacional brasileiro; 8 - Os fundamentos epistemológicos da Filosofia na educação brasileira; 9 - O homem moderno e as crises paradigmáticas no processo educativo; 10 - A estética e a educação.

FÍSICA E ENSINO DE FÍSICA - CÓDIGO: 01.08.03

1 - Leis de Newton e suas aplicações: força elástica, força de atrito, força de arrasto, força centrípeta e torque; 2 - Trabalho e energia; conservação da energia mecânica; 3 - Fluidos: hidrostática e hidrodinâmica de fluidos ideais; 4 - Estudo dos gases e leis da termodinâmica; 5 - Eletricidade e magnetismo; 6 - Equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas; 7 - Campos vetoriais (gradiente, divergente, rotacional, teoremas de Gauss e de Stokes) e suas aplicações na física; 8 - Postulado de Planck e a dualidade onda-partícula: propriedades corpusculares da radiação e propriedades ondulatórias das partículas; 9 - Modelos atômicos (Thomson, Rutherford, Bohr) e a teoria de Schröedinger da mecânica quântica; 10 - Metodologia, experimentação e prática didático-pedagógico para o ensino de Física.

GEOCIÊNCIAS - CÓDIGO: 01.08.04

1 - Rochas minerais: conceitos, gênese e classificação; 2 - Tectônica de placas e deriva dos continentes; 3 - Processos erosivos e agentes modeladores do relevo terrestre; 4 - Fósseis: formação, classificação e importância paleoecológica; 5 - Distribuição geográfica e classificação dos solos amazônicos; 6 - Noções básicas da cartografia: representação cartográfica, escala e projeção; 7 - Princípios do sensoriamento remoto: conceitos e tipos de dados; 8 - Sistema de informação geográfica: conceito, estrutura, componente e dados espaciais; 9 - Geoprocessamento: conceitos, tipos de dados, modelos de representação; 10 - Cartografia temática: cartografia aplicada ao ensino.

MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM PRÁTICAS DE ENSINO - CÓDIGO: 01.08.05

1 - Limites, derivadas e integrais de funções de uma variável real; 2 - Integrais múltiplas e integrais de superfície; 3 - Vetores, matrizes e sistemas de equações lineares; 4 - Espaços vetoriais e transformações lineares; 5 -Equações diferenciais ordinárias lineares; 6 - Teoria básica dos grupos; 7 - Sequência de números reais e séries numéricas; 8 - Variáveis aleatórias, distribuição binomial e distribuição normal; 9 - Métodos iterativos para a resolução de equações: métodos de ponto fixo e métodos de múltiplos passos; 10 - Metodologias experimentação e práticas didático pedagógicas para o ensino de Matemática.

COMPUTAÇÃO, .PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - CÓDIGO: 01.08.06

1 - Estatística Descritiva; 2 - Teoria de estimação e teste de hipóteses; 3 - Regressão e correlação linear; 4 - Probabilidades e distribuições de probabilidades; 5 - Métodos iterativos para a resolução de equações: métodos de ponto fixo e métodos de múltiplos passos; 6 - Arquitetura e organização dos computadores; 7 - Redes de computadores; 8 - Introdução à informática básica: sistema operacional e seus recursos; 9 - O uso da internet como instrumento de pesquisa, busca de informações e análise da confiabilidade e validade das informações; 10 - Novas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de ciências.

QUÍMICA E PRÁTICAS DE ENSINO EM QUÍMICA - CÓDIGO: 01.08.07

- Orbitais Moleculares e Ligações Químicas; 2 - Estequiometria; 3 - Mecanismos de reação de compostos orgânicos; 4 - Glicólise, ciclo de Krebs e Cadeia respiratória; 5 - Lipídios, Carboidratos, Proteínas e Enzimas; 6 - Cinética Química e Equilíbrio Químico; 7 - Propriedades gases e líquidos. Propriedades coligativas; 8 - Termodinâmica Química; 9 - Tratamento de Água e Efluentes; 10 - O Estágio Supervisionado no processo de construção da identidade profissional do docente de Química.