Prefeitura de Santo Antônio de Jesus - BA

Notícia:   Santo Antônio de Jesus - BA divulga data de prova da seleção 001/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014

EDITAL NORMATIVO DO PROCESSO SELETIVO ATINENTE À CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, ESTADO DA BAHIA.

O Prefeito do Município de Santo Antônio de Jesus,Estado da Bahia, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas e com suporte no Art. 37, IX da Constituição Federal e da Lei Municipal nº 985/2009, faz ciente que realizará Seleção Pública para contratação através de Processo Seletivo Simplificado, visando suprir temporariamente e por necessidade do serviço público, os cargos discriminados no Anexo I deste Edital.

CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. A Seleção Pública objetiva selecionar candidatos para preenchimento de vagas, a fim de atender de imediato as necessidades de pessoal do Município de SANTO ANTÔNIO DE JESUS.

2. O ingresso no cargo far-se-á na referência inicial dos cargos em questão, por um período de 01 ano, se necessário prorrogável na forma da Legislação vigente.

3. A Seleção Pública será organizada e executada pela LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda, com sede na Av. Luís Tarquínio Pontes, nº 1821, Ed. Comercial da Torre, Sala 202-B, Pitangueiras, em Lauro de Freitas - Bahia, CEP 42.700-000, consoante Contrato de Prestação de Serviço nº 348/2014. Será a mesma contratada secundada pela Comissão Especial do Processo Seletivo Público a ser designada pelo Prefeito Municipal, obedecidas as normas deste Edital.

4. Na referida Seleção serão exigidos nível de conhecimento e grau de complexidade, compatíveis com a escolaridade e atribuições do cargo.

5. Em conformidade com a Legislação em vigor, fica reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, por carreira, "às pessoas portadoras de necessidades especiais", se aprovadas, durante a vigência da Seleção.

5.1 O candidato "portador de necessidades especiais" poderá ocupar as vagas oferecidas, desde que se classifique.

5.2 As vagas reservadas para "os portadores de necessidades especiais", caso não preenchidas, reverterão para o quadro de vagas regulares.

CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições estarão abertas no período de 08 a 13 de Setembro de 2014, via Internet, sendo que o boleto poderá ser pago até o dia 15 de setembro.

1.1 O candidato deverá, para se inscrever, conhecer todas as regras do Edital e acompanhar todos os comunicados e avisos que forem divulgados no Mural da Prefeitura, no site www.libri.com.br e no site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br

1.2. Os candidatos se inscreverão observando o seguinte procedimento:

● Acessar o endereço eletrônico da LIBRI: www.libri.com.br e seguir as orientações ali contidas.

● Preencher o Formulário de Inscrição e enviá-lo via Internet.

● Imprimir o Boleto Bancário referente à Taxa de Inscrição e efetuar o depósito na C/C Especial nº46513 - 5, AG 0563 - 0 da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus.

● Confirmar a inscrição através do site www.libri.com.br quando da publicação da Relação de Inscritos.

● Com o comprovante do recolhimento da Taxa de Inscrição o candidato terá acesso ao local da prova.

1.3. Para o preenchimento do Formulário de Inscrição, o candidato deverá registrar o número da sua Cédula de Identidade com a qual terá acesso à sala de Provas.

1.4. A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus - Ba e a LIBRI - Capacitação de Recursos Humanos não se responsabilizarão pela solicitação de inscrição via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

1.5. Caso o candidato tenha alguma dúvida deverá comunicar-se pelo tel. (71) 3272-0023.

2. São condições para Inscrição:

2.1 Para o preenchimento do Requerimento de Inscrição, o candidato deverá apresentar um desses documentos: Documento Original de Identidade (Cédula Oficial) ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe, ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou de Certificado de Reservista, ou de Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9503/97). Não serão aceitos como documento de identidade: Certidão de Nascimento, CPF, Títulos Eleitorais, Carteira Nacional de Habilitação sem foto, Carteira de Estudante, Carteira de Sindicato, nem documentos ilegíveis e/ou danificados;

2.2 Os candidatos que se inscreverem para concorrer a uma vaga de pessoa com deficiência deverão encaminhar o laudo médico para o endereço da LIBRI, Av. Luís Tarquínio Pontes, 1821, Ed. Comercial da Torre, sala 202-B, Pitangueiras, Lauro de Freitas / BA, CEP 42.700-000, até o dia 15 de Setembro.

3 O candidato é o único responsável pelos dados apresentados em seu formulário de inscrição, bem como pelo seu preenchimento;

4 O candidato deve guardar o comprovante do recolhimento da taxa de inscrição para apresentação no dia das provas;

5 O candidato deve tomar conhecimento do Programa correspondente ao Cargo para o qual se inscreveu;

6 Não serão aceitas inscrições por correspondência ou realizadas fora do período determinado. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de Inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, será ela cancelada;

7 Para concorrer a uma vaga de pessoas com deficiência o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se "pessoa com deficiência" e enviar laudo médico (cópia autenticada ou original) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como, a provável causa da deficiência ou certificado de homologação de readaptação ou habilitação profissional emitida pelo INSS. Caso o candidato não apresente o laudo médico, não poderá concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Comprovação da Inscrição;

7.1 No ato da inscrição, o candidato "pessoa com deficiência" que necessite de tratamento diferenciado no dia das provas deverá requerê-lo indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas (ledor, prova ampliada, auxílio para transcrição, sala de mais fácil acesso ou tempo adicional);

7.2 O candidato "pessoa com deficiência" que não declarar tais opções (vagas reservas e/ou tratamento diferenciado) no ato da inscrição e/ou o que não enviar laudo médico conforme determinado neste Edital, deixará de concorrer às vagas reservadas às "pessoas com deficiência" ou dispor das condições diferenciadas e não poderá impetrar recurso em favor de sua situação;

7.3 Após a avaliação, será publicada a confirmação da Inscrição das "pessoas com deficiência", no Quadro de Avisos da Prefeitura, no site www.prefeiturasaj.ba.gov.br site www.libri.com.br;

7.4 Os candidatos que se declararem "pessoas com deficiência" participarão da presente Seleção Pública em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas para todos os demais candidatos;

7.5 Os candidatos que se declararem "pessoas com deficiência", se aprovados, serão convocados para os exames médicos de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, que emitirá parecer conclusivo sobre a sua condição de pessoas com deficiência ou não e sobre a compatibilidade das atribuições do cargo com a deficiência da qual é portador, observadas:

a) A inobservância do disposto nos subitens anteriores, aqui incluindo o parecer conclusivo inserto do subitem 7.5, acarretará a exclusão do candidato do cadastro de vagas reservadas às "pessoas com deficiência" e sua inclusão apenas na listagem geral, caso não tenha sido eliminado da Seleção Pública. Será então convocado o próximo candidato "pessoas com deficiência" ou o próximo da lista geral, caso o cadastro de vagas reservadas às "pessoas com deficiência" já se tenha esgotado;

b) A deficiência deve ser compatível com as atribuições do cargo pleiteado.

8 No ato da inscrição o candidato terá pleno acesso a este Edital do Processo Seletivo Público na íntegra, com todo Conteúdo Programático, por meio dos sites www.prefeiturasaj.ba.gov.br no site da LIBRI www.libri.com.br, a partir da data de abertura das inscrições;

CAPÍTULO III - DA AVALIAÇÃO

1. A Seleção Pública compreenderá a realização de Provas, de acordo com a natureza das atribuições dos cargos.

1.1 PROVA OBJETIVA

1.1.1 Prova de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

1.1.2 Para os candidatos dos níveis fundamentais e médio a prova constará de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos.

1.1.3 Os candidatos de Níveis Superiores farão provas de Português e Conhecimentos Específicos.

1.1.4 Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% de a certos no total das questões da prova objetiva.

1.1.5 Duração da Prova: 3horas.

2. PROVA DE TÍTULOS

2.1 Os candidatos para os cargos de Nível Superior, aprovados na Prova Objetiva, poderão apresentar Títulos de Formação para efeito de obter pontuação específica na seguinte ordem de aferição.

TÍTULO

VALOR DE CADA TÍTULO

MÁXIMA DE PONTO POR LETRA

a) Aprovação em concurso anterior para o Cargo que ora pleiteia.

0,5

1.0

b) Diploma de curso de Pós graduação em nível de especialização latu sensu, com carga horária mínima de 360 horas, na área de formação exigida para o cargo.

1.0

2.0

c) Diploma de pós graduação em nível de Mestrado na área de formação exigida para o cargo.

1.5

2.0

d) Diploma de pós graduação em nível de Doutorado na área de formação exigida para o cargo.

2.0

2.0

1. No ato de entrega de Títulos, o candidato deverá apresentar o Diploma / Certidão do Título, devidamente registrado, expedido por instituição oficial ou reconhecida. Não serão aceitos declarações ou atestados. Juntamente com os documentos originais acima descritos, deverão ser apresentadas cópias autenticadas em Cartório. Cada título será utilizado uma única vez e para cada um, uma única pontuação.

2. Os Títulos originais, após a conferência feita pela Comissão Especial do Concurso, serão devolvidos ao portador. As cópias autenticadas apresentadas não serão devolvidas.

3. Não serão consideradas, para efeito de avaliação, as cópias dos Títulos não autenticadas em Cartório.

4. Os Títulos deverão ser entregues à Comissão Especial do Concurso na Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus , no prazo de 02 dias após a publicação do resultado da Prova Objetiva. Após a conferência dos documentos , a Comissão os remeterá à LIBRI- Capacitação de Recurso Humanos Ltda., com o endereço na Av. Luís Tarquínio Pontes,1821, Ed. Comercial da Torre, sala 202-B, Pitangueiras, Lauro de Freitas - Ba , CEP: 42700-000.

CAPÍTULO IV - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

1 A data, os locais e os horários de realização das Provas Objetivas serão, oportunamente, divulgados no site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br e no site www.libri.com.br, até 08 dias antes da realização das Provas.

2 Havendo alteração nas datas estabelecidas para qualquer procedimento do Processo Seletivo, será a mesma notificada aos interessados com antecedência de até 5 dias, pelo site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br e site da LIBRI www.libri.com.br.

3 Não haverá aplicação de provas fora dos locais preestabelecidos.

4 Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência do candidato. O não comparecimento do candidato à Prova Objetiva importará em sua eliminação da Seleção.

5 O candidato deverá apresentar-se no local de prova, munido do comprovante do recolhimento da taxa de inscrição e Documento Original de Identidade com o qual se inscreveu.

5.1 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identificação original com o qual se inscreveu, na forma definida no item 5 deste Capítulo, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado da Seleção Pública.

5.2 O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (retrato e assinatura). Será exigida a apresentação do documento original.

6 Na realização das Provas Objetivas, deverão ser observadas as seguintes regras:

6.1 O candidato deverá comparecer ao local designado, no horário estabelecido, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, ponta grossa, com a qual deverá assinar o Cartão de Respostas, bem como assinalar suas respostas.

6.2 Não será admitido no local de prova, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o seu início, o qual será divulgado através do site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br e www.libri.com.br.

6.3 Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta (livros, notas, códigos, manuais, impressos ou anotações), nem o uso de telefone celular, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo, máquina calculadora ou qualquer outro equipamento eletroeletrônico.

6.4 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta marcada, além das rasuradas ou emendadas, ainda que legíveis.

6.5 É de responsabilidade do candidato, entregar o caderno de questões e o Cartão de Respostas antes de sair da sala de provas ao fiscal encarregado; caso contrário, o candidato estará sumariamente eliminado do certame, sem direito a Recurso ou reclamação posterior.

6.6 O Candidato só poderá levar o caderno de questões após 03 (três) horas do início da Prova Objetiva, devendo o gabarito ser publicado em prazo inferior a 5 dias.

6.7 Somente após decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá retirar-se do recinto.

6.8 Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova e com seus nomes registrados na ata da prova pela fiscalização.

6.9 Os fiscais de salas estão autorizados a eliminar o candidato que for flagrado utilizando-se de qualquer tipo de consulta ou uso de equipamentos não permitidos.

7 Será excluído do Processo Seletivo o Candidato que:

7.1 Ausentar-se do recinto da prova sem permissão, sem ter assinado o Cartão de Respostas e a Lista de Presença, e praticar ato de incorreção ou descortesia com qualquer dos examinadores, consultores, e/ou seus auxiliares, fiscais ou pessoas incumbidas da realização das diversas fases da Seleção Pública.

7.2 Utilizar-se, no decorrer da prova, de qualquer fonte de consulta ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou por gestos, tudo que manifeste interesse em fraudar as provas.

7.3 Faltar ou chegar atrasado à prova

7.4 Não devolver o Cartão de Respostas devidamente assinado e o Caderno de Questões.

7.5 Deixar de assinar a Lista de Presença

7.6 Não atender às determinações regulamentares dos prepostos no ato da realização da prova.

CAPÍTULO V - DOS RECURSOS

1. É assegurado RECURSO ao Candidato que se sentir prejudicado, quando for constatada incorreção na formulação da questão ou erro insanável na elaboração dos gabaritos.

1.1 O procedimento recursal, visando obter a revisão do ato incorreto, deverá indicar com clareza a questão e/ou o gabarito que resultaria em prejuízo para o Recorrente.

1.2 O pedido deverá ser feito através de requerimento datilografado ou digitado, devendo ser utilizado um formulário para cada questão (vide Anexo II), dirigido a Empresa que coordena o Processo Seletivo; sendo desconsiderado o recurso que não discrimine de forma analítica o objeto da impugnação, considerando, inclusive, que deverá se tratar unicamente de erro material.

1.3 O prazo para Recurso é de 02(dois) dias úteis, a partir da data de publicação dos gabaritos, devendo o mesmo ser entregue no Protocolo Geral da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus devendo a Comissão do certame encaminhá-lo, posteriormente, à LIBRI Capacitação de Recursos Humanos.

2. Será de plano indeferido o Pedido de Revisão, na hipótese de descumprimento das exigências contidas nos itens 1 a 1.3 deste Capítulo;

3. Se do exame de Recurso resultar anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será(ão) atribuída a todos os candidatos ao mesmo cargo, independentemente de terem recorrido;

4. A Banca Examinadora da LIBRI é competente para avaliar os Recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão Recursos adicionais na área administrativa do Município.

CAPÍTULO VI - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. A classificação final será realizada, em ordem decrescente do total de pontos obtidos, por cargo.

2. Em caso de igualdade de pontos na Nota Final entre dois ou mais candidatos habilitados, a matéria será de competência do Setor de Recursos Humanos da Prefeitura, que aplicará os seguintes critérios:

a. Idade igual ou superior a 60 anos. (Parágrafo Único do art. 27 da Lei Federal Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso).

b. Tiver maior prole (número de filhos).

c. Experiência em Serviço Público em período não inferior a 3 anos de trabalho.

CAPÍTULO VII - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

1. A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento das seguintes condições:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) Estar em gozo dos direitos civis e políticos;

c) Estar quite com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

d) Comprovar ter votado nas últimas eleições ou justificado a ausência;

e) Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego;

f) Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da nomeação;

g) Estar com os títulos obtidos no exterior revalidados no País, se for o caso;

h) Apresentar o Diploma de conclusão do Curso ou Certificado de Conclusão de Curso juntamente com o Histórico Escolar, referente à escolaridade mínima exigida para o cargo, expedido por Instituição de Ensino autorizada por Secretaria da Educação ou IES reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC e devidamente registrado.

i) Estar regularmente inscrito no Conselho de Classe da sua categoria profissional, quando for o caso;

j) Apresentar Atestado de Saúde Ocupacional expedido pelo Serviço de Medicina Ocupacional da Secretaria de Saúde do Município, comprovando estar o candidato apto a assumir as atribuições do Cargo;

k) Apresentar atestado de Antecedentes Policiais e Criminais, expedida por Órgão competente;

l) Apresentar cópias do RG, CPF, Título de Eleitor e certidão de quitação eleitoral, comprovante de residência e registro no PIS/PASEP (se tiver);

m) Apresentar original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

n) Entregar duas fotos recentes 3x4, coloridas;

o) Apresentar original da Carteira de Trabalho e Previdência Social;

p) Apresentar original da Carteira de Habilitação, quando for o caso;

q) Apresentar original do Comprovante de Residência (última conta de luz, água ou telefone), onde conste seu endereço completo, inclusive CEP;

1. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não atender às condições apresentadas acima.

CAPÍTULO VIII - DO PROVIMENTO NO CARGO

1. Os Candidatos aprovados serão convocados para a nomeação, nos termos do presente Edital;

2. A convocação dar-se-á através do site da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus www.prefeiturasaj.ba.gov.br e correspondência (AR) que deverá ser encaminhada ao endereço informado no formulário de inscrição;

3. O provimento dos cargos obedecerá à ordem da classificação final.

4. Os documentos comprobatórios das condições estabelecidas no Capítulo VII deverão ser entregues pelo candidato até a data estabelecida no ato de convocação, na sua forma original, acompanhados das respectivas fotocópias;

5. Na hipótese de desistência ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observando-se a ordem de classificação.

CAPÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O ato de Inscrição importa o conhecimento das regras contidas neste instrumento editalício e a aceitação total das condições do Processo Seletivo Público, nos termos fixados neste Edital;

2. Não será admitida em hipótese alguma, a exibição do Cartão de Respostas, quer ao próprio candidato ou, em nenhuma circunstância, a quaisquer pessoas;

3. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado até 30 dias após sua realização;

4. A Seleção Pública será homologada pelo Prefeito Municipal de Santo Antônio de Jesus publicado seu ato no site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br e www.libri.com.br no prazo de até 10 dias, após a divulgação do resultado final do processo seletivo.

5. O candidato será responsável pela atualização de seu endereço residencial, a partir da publicação do resultado final. A atualização deverá ser feita no Protocolo Geral da Secretaria Municipal de Administração de Santo Antônio de Jesus, durante o prazo de validade do Processo Seletivo;

6. Todos os avisos e resultados serão publicados no site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br e no site www.libri.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar esses comunicados para pleno exercício de seus direitos;

7. Será excluído da Seleção Pública o candidato que:

7.1 Fizer declaração falsa ou inexata em qualquer documento.

7.2 Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos fixados neste Edital.

7.3 Ao ser convocado, deixar de apresentar-se ou não cumprir, nos prazos indicados, os procedimentos necessários para a admissão.

8. O candidato aprovado no certame, que não tenha logrado classificação suficiente poderá ser convocado durante o período de validade do Processo Seletivo, de acordo com as necessidades e conveniência da Administração Pública Municipal;

9. O candidato aprovado, quando convocado, que não se apresentar à Secretaria Municipal de Administração, no prazo legal de cinco dias úteis, faculta a Prefeitura do Município de SANTO ANTÔNIO DE JESUS a convocar o candidato seguinte, excluindo da Seleção Pública aquele que não atender à convocação e não protocolar em tempo hábil o requerimento de desistência temporária;

10. O candidato habilitado na Seleção Pública e convocado para a Posse poderá desistir do respectivo certame seletivo, definitiva ou temporariamente. A desistência deverá ser efetuada mediante requerimento endereçado à Secretaria Municipal de Administração, até o 5º (quinto) dia útil anterior à data da posse. No caso de desistência temporária, o candidato renunciará à sua classificação e será posicionado em último lugar na lista dos habilitados no Cargo;

11. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência do evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Comunicado ou Aviso Oficial, oportunamente divulgado pela Prefeitura nos sites www.libri.com.br e/ou site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br

12. Os casos omissos serão submetidos à apreciação da LIBRI Capacitação de Recursos Humanos, conjuntamente com a Comissão do Processo Seletivo e mediante homologação pelo Prefeito Municipal de Santo Antônio de Jesus.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, 1º de Setembro de 2014

Humberto Soares Leite
PREFEITO

Libri Capacitação de Recursos Humanos Ltda

ANEXO I

ENSINO FUNDAMENTAL

CARGO

VAGAS

RESERVAS

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

PORTEIRO

10

05

40h

R$ 750,00

R$ 35,00

MERENDEIRA

15

10

40h

R$ 878,60

R$ 35,00

PEDREIRO

02

01

40h

R$ 950,00

R$ 35,00

TOTAL

27

16

 

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

CARGO

VAGAS

RESERVAS

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

AUXILIAR DE CUIDADOR

04

04

30h

R$ 724,00

R$ 35,00

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

20

20

40h

R$ 772,38

R$ 35,00

TOTAL

24

24

 

 

 

MÉDIO TÉCNICO

CARGO

VAGAS

RESERVAS

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

ELETRICISTA

01

01

40h

R$ 1,000. 00

R$ 45,00

ENCANADOR

01

01

40h

R$ 950,00

R$ 45,00

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

25

05

40h

R$ 850,00

R$ 45,00

TÉCNICO DE INFORMÁTICA

01

01

40h

R$ 900, 00

R$ 45,00

TÉCNICO AGRÍCOLA

01

01

40h

R$ 1.000, 00

R$ 45,00

TOTAL

29

09

 

 

 

ENSINO MÉDIO COMPLETO

CARGO

VAGAS

RESERVAS

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

RECEPCIONISTA

03

01

40h

R$ 800,00

R$ 45,00

CUIDADOR

05

05

40h

R$ 980,00

R$ 45,00

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

10

06

40h

R$ 850,00

R$ 45,00

INTÉRPRETE DE LIBRAS

01

01

40h

R$ 930,00

R$ 45,00

ORIENTADOR SOCIAL

25

07

30h

R$ 980,00

R$ 45,00

AUXILIAR DE CONTROLE DE TRÂNSITO

15

10

40h

R$ 900,00

R$ 45,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

60

40

40h

R$ 900,00

R$ 45,00

AUX. DE AGENTE DE TRIBUTOS

05

05

40h

R$ 1,500. 00

R$ 45,00

MOTORISTA (HABILITAÇÃO AB)

15

10

40h

R$ 980,00

R$ 45,00

TOTAL

139

80

 

 

 

CURSO SUPERIOR

CARGO

VAGAS

RESERVAS

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

PROFESSOR NÍVEL I LICENCIATURA (LECIONAR NO ENSINO FUNDAMENTAL)

15

05

20h

R$ 899, 75

R$ 80,00

NUTRICIONISTA

01

01

40h

R$ 2,200. 00

R$ 80,00

ENGENHEIRO AGRIMENSOR

01

01

40h

R$ 6,200. 00

R$ 80,00

ENGENHEIRO CIVIL

01

01

40h

R$ 6,100. 00

R$ 80,00

ENGENHEIRO FLORESTAL

01

01

40h

R$ 4,000. 00

R$ 80.00

ENGENHEIRO AMBIENTAL

01

01

30h

R$ 2,700. 00

R$ 80,00

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

01

01

30h

R$ 2,700. 00

R$ 80,00

ARQUITETO

01

01

40h

R$ 6,100. 00

R$ 80,00

BIÓLOGO

01

01

40h

R$ 2,700. 00

R$ 80,00

ENFERMEIRO

04

01

40h

R$ 3,200. 00

R$ 80,00

MÉDICO REGULADOR/ INTERVENCIONISTA

07

03

36h

R$ 4,000. 00

R$ 80,00

MÉDICO ONCOLOGISTA

01

01

08h

R$ 5,000. 00

R$ 80,00

MÉDICO PROCTOLOGISTA

01

01

08h

R$ 5,000. 00

R$ 80,00

MÉDICO PNEUMOLOGISTA

01

01

08h

R$ 5,000. 00

R$ 80,00

MÉDICO INFECTOLOGISTA

01

01

08h

R$ 5,000. 00

R$ 80,00

MÉDICO PEDIATRA

02

01

08h

R$ 5,000. 00

R$ 80,00

MÉDICO ORTOPEDISTA

02

01

08h

R$ 5,000. 00

R$ 80,00

MÉDICO AUDITOR DO SUS

01

01

30h

R$ 3,500. 00

R$ 80,00

PSICÓLOGO

01

01

30h

R$ 2,000. 00

R$ 80,00

PSICÓLOGO

05

05

20h

R$ 1,493. 00

R$ 80,00

ASSISTENTE JURÍDICO

01

01

30h

R$ 3,000. 00

R$ 80,00

ASSISTENTE SOCIAL

04

02

30h

R$ 2,054. 00

R$ 80,00

ASSISTENTE SOCIAL

06

04

20h

R$ 1,493. 00

R$ 80,00

ANALISTA TRIBUTÁRIO

01

01

40h

R$ 3,000. 00

R$ 80,00

TÉCNICO DE CONTROLE INTERNO

02

01

40h

R$ 2,000. 00

R$ 80,00

CONTADOR

01

01

30h

R$ 2,100. 00

R$ 80,00

PEDAGOGO

01

01

30h

R$ 1,400. 00

R$ 80,00

TOTAL

65

41

 

 

 

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PORTEIRO

ENSINO FUNDAMENTAL

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Ortografia.

Matemática

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

Conhecimento Específico

Elaboração de boletim de ocorrências. Manutenção da ordem e disciplina no local de trabalho. Prevenção de acidentes, prevenção de roubos, prevenção de incêndios. Vigilância do patrimônio público. Controle de entrada e saída de veículos em estacionamentos de repartições públicas. Prática na coleta de lixos e lavagens de veículos. Prática de atendimento de telefonemas e anotações e recados. Atitude no serviço. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Manutenção da segurança no trabalho. Regras de relações humanas. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: MERENDEIRA ENSINO FUNDAMENTAL

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Ortografia.

Matemática

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

Conhecimentos Específicos

Recebimento e conferência de gêneros alimentícios e materiais. Controle de material usado na cozinha. Higiene e limpeza da cozinha, higiene e limpeza dos utensílios, higiene e saúde corporal. Reconhecimento de gêneros alimentícios impróprios ao consumo humano. Conhecimentos inerentes a funcionamentos de copa/cozinha. Regras de atendimento padrão de servir formalmente uma refeição. Técnicas de confecção de bolos, doces, sucos, café, chás e comidas em geral. Técnicas de armazenamento de alimentos naturais e congelados. Conhecimento sobre diversos tipos de equipamentos de cozinha. Deveres do Servidor Público. Manutenção da segurança no trabalho. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: PEDREIRO ENSINO FUNDAMENTAL

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Ortografia.

Matemática

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

Conhecimentos Específicos

Manuseio de Produtos de Limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de Administração Pública. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções Básicas de Higiene. Direitos e Deveres do Servidor Públicos. Prevenção de Acidente. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Conhecimento de medidas de superfície; noção de qualidade do material a ser usado; conhecimento em tecnologia dos materiais de construção; conhecimento de técnicas de pintura.

AUXILIAR DE CUIDADOR

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Ortografia.

Matemática

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

Conhecimentos Específicos

Conceitos gerais: democracia, direitos sociais, seguridade social, cidadania, Educação em saúde, Proteção Social. Noções Básicas sobre as Relações Humanas. Higiene, saúde e cuidado. Ética profissional. Plano nacional de convivência familiar e comunitária. Articulação em redes. Visita domiciliar. Constituição da República do Brasil,1988-Direitos Fundamentais. Estatuto da Criança e do Adolescente Lei Nº 8069/90. Estatuto do Idoso- Lei Nº 10741/2003. Lei Maria da Penha- Lei Nº 11340/2006. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Declaração Universal dos Direitos das Crianças (UNICEF).

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Ortografia.

Matemática

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

Conhecimento Específico

Conhecimento de culinária básica. Utilização de cardápio. Conservação e Guarda de Alimentos. Utilização de material de limpeza. Noções de relações interpessoais. Noções de higiene. Conhecimentos em organização de material. Organização de ambiente. Deveres do Servidor Público. Princípios que regem a Administração Pública. Noções de higiene e segurança no trabalho. Normas de relações humanas no trabalho. Normas de comportamento e disciplinares. Limpeza de móveis e utensílios, limpeza de áreas verdes e passeios. Limpeza da área externa de prédios, inclusive roçar e capinar. Conservação do Patrimônio Público. Prevenção de acidentes.

CARGO: ELETRICISTA MÉDIO TÉCNICO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Instalações manutenção predial de circuitos elétricos. Instalação e manutenção de disjuntores termomagnéticos de baixa tensão. Levantamento e qualificação de materiais elétricos para instalação de quadro de energia elétrica tomada elétrica, interruptores, tubulações e de condutores elétricos. Identificação, uso e conservação de ferramentas utilizadas para instalações elétricas. Montagem e instalação de dispositivos de comando de iluminação e sinalização, interruptores paralelo, interruptor de minutaria, interruptor automática de presença, rele fotoelétrico, cigarras e campainhas. Fornecimento de energia elétrica, limites de fornecimento especificações de entradas de energias, consumidor individual e edifícios de uso coletivo. Instalação de motores monofásicos e trifásicos e seus respectivos esquemas de ligação para níveis de tensão elétrica 127 volts e 220 volts. Instalação. Instalação de ventiladores de teto com controle de comando com duas rotações. Montagem e instalações de luminária fluorescente com reator de partida rápido para até 04(quatro) lâmpadas. Deveres do Funcionário Público.

CARGO: ENCANADOR MÉDIO TÉCNICO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos gerais do funcionamento de sistemas de água e esgoto; Conhecimentos gerais de funcionamento básico de conjunto moto-bombas; Conhecimento de instalações hidro-sanitárias utilizadas em sistemas de abastecimento de água; Noções gerais de relações humanas; Higiene e Segurança do Trabalho e Meio ambiente.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM MÉDIO TÉCNICO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Procedimentos relacionados com a satisfação do conforto, higiene, assepsia e segurança do paciente. Assistência ao paciente em fase terminal. Procedimentos técnicos de auxílio à diagnose, exames, transporte e tratamentos do paciente. Medicação: cálculo, vias, diluição e dosagens. Sinais vitais do paciente. Técnicas de curativo, bandagens, drenagem, aspiração de secreções, nebulização, inalação, tapotagem, oxigenoterapia, sondagens, ressuscitação cardiopulmonar. Esterilização: métodos físicos e químicos. Classificação das cirurgias segundo o potencial de contaminação. Controle e prevenção da infecção hospitalar. Lixo hospitalar. Normas de segurança no trabalho. Princípios e diretrizes do SUS. Leis Orgânicas da Saúde: 8080 e 8142. Conselhos e Conferências de Saúde. Comissões Intergestores (bi e tripartite). Programa Nacional de Imunização. Noções Básicas de Saúde Pública. Direitos e Deveres do Servidor Público. Princípios que regem a Administração Pública. Ética Profissional. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso. Estatuto do Deficiente Físico.

CARGO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA MÉDIO TÉCNICO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Algoritmos e Estruturas de Dados. Uso de Editores de Texto e Planilhas eletrônicas. Implantação, manutenção e operação de redes de comunicação de dados. Manutenção corretiva e preventiva de software, hardware e infraestrutura de rede. Noções de Instalação e administração de sistemas operacionais. Instalação e administração de programas aplicativos. Noções de Segurança na utilização de recursos computacionais. Configuração de equipamentos.

CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA

MÉDIO TÉCNICO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Noções básicas de agroecologia e agricultura sustentável. Conhecimentos básicos de agropecuária, solos, manejo e conservação do solo. Coleta de amostras. Correção e fertilização do solo. Culturas: milho, café, laranja e outros. Olericultura. Defesa sanitária vegetal e saneamento ambiental: conhecimentos gerais sobre prevenção e saneamento ambiental. Extensão rural: assistência técnica e extensão rural, velhos e novos papéis frente ao desenvolvimento rural; a extensão rural agroecológica; conhecimentos básicos de metodologia e agrometeorologia. Deveres do Servidor Público. Ilícitos Administrativos. Princípios que regem a Administração Pública.

CARGO: AUXILIAR DE AGENTE DE TRIBUTOS MÉDIO TÉCNICO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Organização Político-Administrativa dos Municípios. Princípios que Regem a Administração Pública. Poderes da Administração. Poder de Polícia. Atributos do Ato administrativo. Discricionariedade e Vinculação. Espécies de Ato Administrativo. Código Tributário Nacional - Títulos I, II, III, VI, V, VI (Capitulo I). Lei de Responsabilidade Fiscal. Objetivos. Repercussão nos Atos fiscais Contemporâneos . Deveres do Servidor Público. Ética Profissional.

CARGO: RECEPCIONISTA

MÉDIO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Direitos e Deveres do Servidor Público. Habilidades e Competências do Recepcionista. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Deveres do Funcionário Público. Ética no Serviço Público. Sigilo Profissional. Assiduidade. Disciplina. Formas de tratamento para autoridades. Recebimento e Distribuição de Correspondências. Prevenção de Acidentes. Atendimento de telefone. Anotações de recados.

CARGO: CUIDADOR MÉDIO TÉCNICO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Estatuto da Criança e do Adolescente. Atribuições do Conselho Tutelar. Atendimento às Crianças em situação de Periculosidade. Acompanhamento das Famílias de Menores Infratores. Assistência a Crianças e Adolescentes em privação de Liberdade. Deveres do Servidor Público. Ética Profissional. Sigilo Profissional. Relações Interpessoais.

CARGO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL MÉDIO COMPLETO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Funções. Noções básicas da função. Procedimentos. Instrumental dentário. Esterilização. Formas de esterilização. Higiene - asseio. Funções do Auxiliar de Consultório Dentário; instrumentais odontológicos; características e finalidades de uso. Materiais Dentários. Características, Formas de Apresentação. Finalidades, Técnicas de Manipulação e Métodos de uso. Equipamentos Odontológicos: Características e Finalidades. Deveres do Servidor Público. Noções de Relações Interpessoais. Ética Profissional. Deveres do Servidor Público. Prevenção de Acidentes. Estatuto do Idoso. Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: INTÉRPRETE DE LIBRAS MÉDIO COMPLETO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Introdução aos conceitos básicos. Surdez. Surdo-mudo. Deficiência auditiva. Mudez. Cultura e identidade surda. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Conceitos; História da língua de sinais. Língua ou linguagem. Mitos. A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas Introdução a Libras - aspectos linguísticos; Características da língua, seu uso, variações regionais, sociais e históricas. Configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, direção, expressões não manuais, morfologia, sintaxe, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo, de horas, datilologia, classificadores e Role-Play. Prática introdutória em Libras: Diálogo e conversação. Expressão viso-espacial. Vocabulário geral e específico. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ética Profissional. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Deficiente Físico. Estatuto do Idoso.

CARGO: ORIENTADOR SOCIAL MÉDIO COMPLETO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Aspectos históricos do lazer, teorias do lazer, lazer e educação, lazer e recreação, cultura e diversidade cultural na sociedade, saúde e qualidade de vida, planejamento e organização de atividades recreativas, conceitos do esporte, perspectiva histórica e cultural do jogo, classificação dos jogos, dança e ludicidade, teorias da arte, reflexões sobre ética e cidadania através da linguagem artística, artes cênicas como meio de comunicação. Desenvolvimento de técnicas de relações humanas, físicas e sociais. Civilização de pensamento crítico e reflexivo. Exercício de cidadania, socialização e civilidade coletiva. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso. Estatuto do Deficiente Físico.

CARGO: AUXILIAR DE CONTROLE DE TRÂNSITO MÉDIO COMPLETO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Auxiliar na Fiscalização do Transporte Coletivo Municipal, observando o rigoroso cumprimento das disposições legais e regulamentos vigentes aos horários, itinerário, pontos de parada, tempos de frequência de viagem, segurança, vistoriando os equipamentos condições da frota, observando a conduta dos profissionais de operação e emitindo notificação em caso de irregularidades; fiscalizar o sistema de taxi do município, recebendo , conferindo e analisando a documentação exigida e as solicitações. Concessão de exploração de serviços bem como fiscalização da qualidade dos serviços prestados e a conduta dos profissionais. Fiscalizar o trânsito de veículos nas vias municipais. Aplicação de multas em consonância com a legislação específica, bem como empreender ações que assegurem a disciplina e fluidez do tráfego. Código de Trânsito Brasileiro. Ética Profissional. Deveres do Servidor Público. Princípios que regem a Administração Pública. Ilícitos Administrativos. Infrações e Multas. Noções de Relação Interpessoais. Sinalização.

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO MÉDIO COMPLETO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Atas. Ofícios. Memorandos. Cartas. Certidões. Atestados. Declarações. Procuração. Portarias. Editais. Decretos, e outros expedientes. Pareceres. Recebimento de remessa de correspondência oficial. Hierarquia. Impostos e taxas. Conhecimentos básicos em Windows, Word, Excel, Interne Explorer e Correio Eletrônico. Requerimento. Circulares. Siglas dos Estados da Federação. Formas de tratamento em correspondências oficiais. Tipos de correspondência. Formas de tratamento. Atendimento ao público. Noções de protocolo e arquivo. Índice onomástico. Assiduidade. Disciplina na execução dos trabalhos. Relações humanas no trabalho. Organograma. Fluxograma. Harmonograma. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Servidor Público - Constituição Brasileira, arts. 39 a 41. Estrutura e funcionamento da Administração Pública do Município: órgãos, competências. Administração de pessoal, de material e de patrimônio. Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: MOTORISTA MÉDIO COMPLETO

Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Divisão silábica. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Crase. Verbos. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes. Pronomes de Tratamento.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Específicos

Condução e inspeção de veículos. Funcionamento de autos. Noções de segurança. Componentes mecânicos e eletrônicos de um veículo. Ferramentas obrigatórias. Averiguação de itinerários. Condução de viaturas; Controle de combustível. Legislação e normas de segurança no trânsito. Código Nacional de Trânsito. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Servidor Público. Noções de Relações Humanas. Noções básicas de atendimento ao público. Manutenção da segurança no trabalho. Regras básicas de comportamento profissional. Ilícitos Administrativos. Prevenção de Acidentes.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL I

(PARA LECIONAR NO ENSINO FUNDAMENTAL) SUPERIOR - LICENCIATURA

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Ortografia (Novo Acordo Ortográfico). Emprego de Crase. Pontuação. Verbos. Uso e Colocação de Pronomes. Concordância Nominal e Verbal. Emprego das Conjunções. Literatura Infantil.

Matemática

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal; medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.

Conhecimentos Pedagógicos

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais. Significado da equipe na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola, "Programa bolsa Escola". Educação e Cidadania; direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Pública como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A Escola Democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vila escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei das Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Análise do seu significado para educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: NUTRICIONISTA SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Princípios básicos da nutrição. Glicídios. Gorduras e outros lipídios. Proteínas. Metabolismo hídrico e mineral. Vitaminas lipossolúveis. Vitaminas hidrossolúveis. Energia. Utilização de nutrientes: digestão, absorção e metabolismo. Estabelecimento de normas e padrões nutricionais. Planejamento alimentar familiar. Processo de orientação nutricional. A nutrição nos períodos críticos do ciclo vital. Crescimento e desenvolvimento. Nutrição na gestão e na lactação. Nutrição na primeira e segunda infância. Nutrição para crianças e adolescentes. Nutrição em geriatria. Desnutrição. Dietoterapia . Alimentação do paciente no hospital. Composição dos alimentos. Problemas dos deficientes físicos quanto à auto-alimentação. Dietoterapia nas doenças gastrintestinais. Rotinas dietoterápicas nas cirurgias e dietoterapia do queimado. Controle de peso Diabetes mellitus.Aterosclerose. Enfermidade cardiovascular. Enfermidade cardiovascular. Enfermidade renal; nefro litíase. Enfermidades hepáticas. Dietoterapia infantil. Erros inatos do metabolismo. Sistema Único de Saúde - SUS. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso.

CARGO: ENGENHEIRO AGRIMENSOR

SUPERIOR

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Desenho topográfico: conceito, normas, desenho de plantas planimétricas, planialtimétricas, interpolação de curvas de nível, perfil topográfico, conhecimentos de elaboração de plantas de loteamentos, conhecimento de softwares usados em desenho topográficos, cálculo de área por processos analíticos e gráficos. Topografia: conceito, planimetria, altimetria, topologia, unidades de medida, prática instrumental e de campo, coleta de dados, cálculo de coordenadas, cálculo de altitudes e cotas, triangulação topográfica, avaliação de superfícies, transformações de rumos magnéticos em verdadeiros; rampas e declividade; terraplenagem; cálculo de volumes; locação e controle de obras. Outros assuntos correlatos.

CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

SUPERIOR

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Topografia: Dados técnicos para projeto. Levantamento planialtimétricos. Perfis e curvas de nível. Projetos (elementos necessários à execução de uma edificação). Arquitetônico, Estrutural. Instalações elétricas. Instalações hidráulicas. Solos. Tipos. Características e classificação do subsolo. Exploração do subsolo - interpretação de sondagens. Fundações e obras de terra. Tipos e aplicação. Obras de contenção (conhecimento). Murros de arrimo (cálculo). Planejamento e análise de custos. Levantamentos quantitativos. Orçamento (composição de preços). Determinação de índices de consumo. Cronograma físiofinanceiro. Especificações. Instalações prediais. Hidrossanitárias. Elétricas. Telefônicas. Estrutura. Elementos estruturais. Materiais e ensaios. Tecnologia do concreto (lançamento, cura e etc.). Cobertura. Tipos. Materiais envolvidos. Detalhes da estrutura. E outros assuntos correlatos.

CARGO: ENGENHEIRO FLORESTAL

SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Silvicultura: sementes, produção de mudas, viveiros florestais. Ecologia florestal: solos, relação solo- água-planta, sítios florestais, nutrição, controle ambiental. Edafologia: processos químicos, físicos e biológicos do solo, classificação do solo. Implantação de povoamentos florestais: preparo de solo, plantio, espaçamento, tratos culturais. Proteção florestal: controle de pragas, doenças e incêndios florestais. Dendrometria: medições florestais, volumetria, crescimento florestal, métodos de análise decrescimento de árvores. Inventário florestal: método aleatório e estratificado. Exploração florestal: colheita florestal, métodos manuais e mecanizados de colheita, máquinas e equipamentos, custos, rendimentos, recuperação de áreas degradadas. Economia florestal: custos, preços, mercado, juros, avaliação de viabilidade de projetos de investimentos, amortização, depreciação, crédito florestal. Manejo de bacias hidrográficas: diagnóstico de bacias, controle de erosão e torrentes, recuperação de bacias hidrográficas. Manejo florestal: desrama desbaste, rotação, sustentabilidade de produção, taxa de corte, planejamento florestal, plano de manejo, benefícios imateriais.

CARGO: ENGENHEIRO AMBIENTAL

SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Engenharia ambiental. Biologia ambiental. Expressão gráfica. Microbiologia ambiental. Química ambiental. Estatística aplicada à engenharia ambiental. Métodos topográficos, geodésicos e cartográficos. Economia ecológica. Ciência dos materiais. Fenômenos de transporte. Termodinâmica. Geologia ambiental. Sociologia e meio ambiente. Gestão de resíduos sólidos. Qualidade e tratamento de água. Qualidade de solo. Geoquímica ambiental. Análise ambiental. Análise de demandas regionais. Vistoria e elaboração de pareceres. Política Nacional de Meio Ambiente: sistemas de meio ambiente e instrumentos de gestão ambiental. 21 Espaços especialmente protegidos (Lei 9.985/2000 e Decreto regulamentador - grupos e categorias de Unidades de Conservação e CONAMAs 302, 303 e 369). Desenvolvimento Sustentável. Conservação, manejo e uso dos recursos naturais renováveis. Licenciamento: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Biossegurança. Degradação e poluição ambiental. Impactos ambientais das políticas públicas. Zoneamento ecológico-econômico.

CARGO: ENGENHEIRO AGRÔNOMO

SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia

Conhecimentos Específicos

Noções de hidrologia, geologia, Cartografia e Geoprocessamento e Botânica. Florestamento e Reflorestamento. Noções de aqüicultura. Educação Ambiental. Manejo e recuperação de ecossistemas e uso sustentável de recursos hídricos. Padrões de qualidade de água e de efluentes e classificação de cursos d'água. Noções básicas de sistemas de Controle Ambiental. Aplicabilidade dos parâmetros de classificação de cursos d'água e de lançamento de efluentes de atividades industriais, minerárias e de infra-estrutura e estudos de autodepuração. Morfologia, classificação, propriedades físicas e químicas, fertilidade, matéria orgânica, avaliação da aptidão e capacidade de uso, práticas de conservação e manejo do solo. Recuperação de Áreas Degradadas. Levantamento e avaliação de Propriedades Rurais. Uso da água: irrigação e drenagem, águas pluviais, superficiais e subterrâneas, métodos de irrigação Principais formas de poluição e contaminação do ar, da água e do solo e seus efeitos sobre a saúde e o ambiente. Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais e respectivos medidas de controle Ambiental. Licenciamento ambiental de atividades industriais, minerária e agrosilvopastoris e de infraestrutura urbana e de transporte.

CARGO: ARQUITETO

SUPERIOR

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Fundamentos do projeto: percepção e elaboração da forma e do espaço; repertório de arquitetura moderna e contemporânea brasileira e mundial. Elaboração e avaliação de programas de necessidades: diagramas funcionais (organogramas), dimensionamento de necessidades e de ambientes. Representação em desenho técnico. Topografia: sistemas de referência horizontal e vertical, norte geográfico e norte magnético, curvas de nível, convenções topográficas; precisão de levantamentos topográficos. Condições de implantação das edificações: adequação físico-ambiental ao sítio, inserção urbana, atendimento a normas urbanísticas e edilícias. Índices urbanísticos: conceitos básicos quanto ao aproveitamento, à ocupação dos lotes e ao controle de densidades. Normas ambientais aplicáveis a projetos de arquitetura e urbanismo: conceitos e parâmetros relativos às áreas de preservação permanente, unidades de conservação, impacto ambiental e licenciamento ambiental e outros assuntos correlatos. Circulação e segurança nas edificações: aspectos de projeto e execução; dimensionamento segundo as lotações previstas; normas de segurança contra incêndio. Habitabilidade das edificações: exigências de segurança, salubridade e conforto térmico e acústico; orientação de ambientes e proteção de fachadas; conceitos básicos de condicionamento térmico e de condicionamento acústico das edificações; iluminação natural e artificial; parâmetros de iluminação e ventilação das edificações e dos. Estruturas e fundações: tipologia, sistemas estruturais, materiais e sistemas construtivos; pré-dimensionamento. Instalações prediais: definições básicas dos projetos específicos e interferências com o projeto de arquitetura. Cadernos de encargos, especificações técnicas e critérios de medição de obras e serviços. Estimativa de custos, orçamentação e controle de custos de obras e serviços; medidas de racionalização de custos: aspectos de projeto e execução. Programação e controle de obras: redes de PERT-CPM, diagramas de Gantt, Curvas S. Licitações de obras e serviços: definições, aspectos técnicos, modalidades de licitação. Saúde e segurança do trabalho em canteiros de obras. Legislação profissional e ética profissional.

CARGO: BIÓLOGO SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Estudo da origem, estrutura, desenvolvimento, genética e evolução dos seres vivos. Relação dos seres vivos e ambientes. Ciclos de vida: os aspectos funcionais, fisiológicos, bioquímicos, biofísicos e moleculares. Biologia molecular, biotecnologia, controle de pragas e doenças. Biodiversidade: características dos diferentes biomas, manejo de recursos naturais, espécies silvestres e exóticas, recursos florestais, pesqueiros e hídricos. Propriedades físico-químicas da água; ciclos abióticos. Noções de biossegurança. Coleções biológicas; noções de coleta e análise de amostras. Interpretação de variáveis bióticas e abióticas. Realização de ensaios. Identificação e classificação de espécies. Análises morfológicas, citológica, bioquímicas, genéticas e ambientais.

CARGO: ENFERMEIRO

SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Ética e Legislação Profissional; Principio Código, Lei e Decreto que regulam o exercício profissional e os diretos do cliente; Administração das Assistências de Enfermagem. Assistência de Enfermagem. Assistência de Enfermagem nas doenças infecto-contagiosas; Assistência de enfermagem aos pacientes em situações clínicas cirúrgicas relativas aos sistemas; cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, renal, músico-esquelético, neurológico e endócrino; Atuação do enfermeiro no centro cirúrgico e centro de material e esterilização; Atuação do enfermeiro e controle de infecção hospitalar; Assistência de enfermagem na terceira idade; Assistência da enfermagem em saúde mental: Saúde coletiva; Programa Nacional de Imunização; Politica nacional de saúde; Indicadores de saúde; Vigilância sanitária; Saúde ocupacional; Programas de saúde; Enfermagem na saúde da mulher; Enfermagem na saúde da criança; Aleitamento materno; Aborto Legal; Atenção básica: Saúde da mulher(pré-natal, prevenção do câncer de colo de útero, prevenção de câncer de mama, planejamento familiar; Saúde da criança (vigilância nutricional, imunização, assistência às doenças prevalecentes na infância); Controle da tuberculose; eliminação da hanseníase; Controle da hipertensão arterial; Controle da diabetes melittus; Saúde bucal. Conhecimento sobre epidemiologia, patologia, diagnóstico e profilaxia da malária, doenças de chagas, Leishmaniose, leptospirose, dengue, febre amarela, outras doenças. Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB/96) e Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS (NOAS/SUS 01/2001). Doenças de notificação compulsória. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso

CARGO: MÉDICO REGULADOR/ INTERVENCIONISTA

SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Deontologia Médica; Código de Ética Médica: Princípios fundamentais do exercício da Medicina, Normas Diceológicas e Deontológicas. Equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico; Metabolismo; Nutrição; Sistema cardiovascular; Sistema respiratório; Sistema urinário; Sistema digestório; Sistema endócrino; Sistema neurológico; Sistema locomotor; Saúde da mulher (sob aspecto ginecológico e obstétrico); Saúde da criança (sob aspecto da prevenção, incluindo vacinas, e do tratamento); Saúde do idoso (incluindo o atendimento multiprofissional para limitações). Código de Ética Médica; Epidemiologia; Risco ocupacional relacionado à exposição de agentes biológicos em profissionais de saúde; orientação Suporte hemodinâmico; orientação na Reposição volêmica; Drogas vasoativas; Analgesia e sedação para procedimentos; Manejo da dor; Transfusão de hemoderivados; Suporte avançado de vida em cardiologia; Ventilação mecânica; Traqueostomia; Cateterização venosa central; Dissecção venosa; Oxigenioterapia; Síndrome de abstinência; Síncope, vertigem e tontura; Crise epiléptica; Hipoglicemia e hiperglicemia; Hipertensão, Cefaléia; Hemoptise; Derrame pleural; Emergências psiquiátricas: transtornos do humor, transtornos psicóticos, agitação psicomotora, tentativa de suicídio; Abuso de álcool, opióides, cocaína e derivados, drogas sintéticas; Abordagem inicial do paciente grave: ressuscitação cardiorrespiratória e cerebral, insuficiência respiratória aguda e intubação orotraqueal, doenças neuromusculares e insuficiência respiratória, síndrome do desconforto respiratório agudo, hemorragia alveolar, bradiarritmias, taquicardias, hipotensão, choque, sepse, insuficiência cardíaca congestiva, anafilaxia, pressão intracraniana, coma, insuficiência renal aguda, hipotermia, hipertermia, afogamento, cardioversão elétrica, distúrbios do equilíbrio ácido-básico, acidente vascular cerebral; Emergências relacionadas ao trauma: cinemática do trauma, traumatismo crânio-encefálico, raquimedular, partes moles, abdominal, genitourinário, anorretal, vascular, fraturas expostas, fraturas de coluna, de membros, trauma na gravidez e no idoso; Acidentes com múltiplas vítimas; Emergências obstétricas e ginecológicas: parto, pós-parto, gravidez ectópica, hipertensão, infecções, aborto induzido, sangramento de origem ginecológica; Atendimento à vítima de violência sexual; Intoxicações exógenas agudas; Crises de asma, exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica, abcesso pulmonar, tromboembolia pulmonar, infarto agudo do miocárdio; Emergências cirúrgicas não relacionadas a trauma: disfagia e corpo estranho, hemorragia digestiva, pancreatite aguda, apendicite aguda, colecistite aguda, diverticulite aguda, obstrução intestinal, infecção intra-abdominal e abcesso, perfuração de vísceras; Trombose venosa profunda, oclusões arteriais agudas; Avaliação de risco pré-operatório; Injúrias ambientais: queimaduras, acidentes ofídicos, picadas de insetos, aranhas e escorpiões, acidentes provocados por animais aquáticos peçonhentos e traumatizantes. Urgências Clínicas no paciente adulto: sofrimento respiratório agudo, doenças cardiocirculatórias, doenças metabólicas, intoxicações exógenas, síndromes convulsivas, acidente vascular encefálico. Urgências Clínicas na criança: quadros respiratórios agudos e intoxicações exógenas, síndromes convulsivas, doenças cardíacas. Urgências Traumáticas no paciente adulto e na criança: atendimento inicial do paciente politraumatizado, trauma raqui-medular, traumatismo crânio-encefálico, trauma torácico, trauma abdominal, trauma na gestante, trauma de extremidades, choque e hemorragias, trauma de face, queimaduras, afogamentos, choque elétrico, ferimentos por arma de fogo e por arma branca.

CARGO: MÉDICO ONCOLOGISTA SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Etiologia do Câncer; Epidemiologia do Câncer; Angiogênese; Agentes Cancerígenos; Ciclo celular; Genética e Câncer; Princípio da Cirurgia Oncológica; Princípio da Quimioterapia e farmacologia; Princípio da Imunoterapia; Princípio da Radioterapia; Cuidados Paliativos; Emergência Oncológica; Tratamento da Dor Oncológica; Tratamento e Cuidado dos Efeitos Colaterais ao tratamento; Câncer de Cabeça e Pescoço; Câncer de Pulmão; Câncer do Sistema Nervoso Central; Câncer de Pele; Melanoma; Neoplasias de Pleura e do Mediastino; Câncer do Trato Gastrointestinal; Câncer do Sistema Endócrino; Câncer do Sistema Geniturinário; Câncer de Testículo; Câncer de Pênis Câncer Ginecológico; Câncer de Mama; Sarcomas de Partes Moles; Sarcomas Ósseos; Câncer de Origem Primária Desconhecida; Linfoma; Leucemia; Epidemiologia do câncer; - Etiologia do câncer: fatores genéticos, químicos e físicos; Princípios de biologia molecular; Princípios de quimioterapia: mecanismos de ação, indicações toxidade das drogas; Agentes alquilantes, antimetabólitos, alcalóides de vinca e análogos, antibióticos antitumorais, outros agentes quimioterápicos, bloqueadores hormonais, anticorpos monoclonais, inibidores da angiogênese, agentes diferenciadores, moduladores da resposta imunológica; Prevenção primária e secundária em câncer; Diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer: de cabeça e pescoço, de pulmão, mediastino, do trato gastrointestinal, do sistema geniturinário, do testículo, do sistema endócrino, de pele, do sistema nervoso central, ginecológico, de origem indeterminada, sarcoma de partes moles e ósseo, leucemias, linfomas e mielomas; Emergências Oncológicas, síndromes paraneoplásicas; Tratamento da dor; Transplante de medula óssea: indicações. Infecções em pacientes com câncer, neutropenia febril; Tratamento de suporte em pacientes com câncer.

CARGO: MÉDICO PROCTOLOGISTA SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Fundamentos básicos: Interpretação do exame físico. Diagnóstico sindrômico. Interpretação de exames complementares básicos. Aparelho hemolinfopoiético: Interpretação clinica do hemograma, diagnostico diferencial e tratamentos das anemias, leucopenías, policitemías, leucemias e linfomas. Diagnostico diferencial das linfadenopatias e esplenomegalias. Aparelho respiratório: Asma brônquica. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Pneumotórax. Pneumonias. Câncer de pulmão. Síndrome de insuficiência respiratória. Aparelho Digestivo: Parasitoses intestinais. Câncer Gástrico. Diagnostico diferencial das diarréias e da síndrome disabsortiva. Colelitiase e coledocolitiase. Doenças inflamatórias do intestino. Câncer dos Cólons. Pancreatites. Diagnóstico diferencial das icterícias e cirrose hepática. Tabagismo e alcoolismo. Aparelho circulatório: Arritmias. Insuficiência cardíaca. Hipertensão arterial. Diagnostico diferencial das cardiomiopatias (restritiva, congestiva e hipertrófica). Aparelho Urinário: Avaliação clinica da função renal. Importância clinica do exame simples de urina (EAS). Insuficiência renal aguda e crônica. Infecções urinárias. Nefrolitíase (uropatia obstrutiva). Endocrinologia: Diabetes mellitus. Diagnostico diferencial das dislipidemias. Obesidade e desnutrição. Doenças infectoparasitárias: S.I.D.A. e suas complicações. Tuberculose. DST. Dengue e verminose. Dermatologia: Lesões elementares da pele. Manifestações cutâneas das doenças sistêmicas. Proctologia: Anatomia cirúrgica do cólon, reto e canal anal. Fisiologia colõnica e anoretal (técnicas de investigação e aplicação clínica). Anestesia local na cirurgia ano-retal. Cicatrização das feridas. Infecção em cirurgia. Antibióticos. Pré e Pós-operatório. Equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido- básico. Complicações respiratórias, abdominais e vasculares. Nutrição em cirurgia. Alimentação enteral e parenteral. Transtornos hemorrágicos. Mecanismos de hemostasia. Transfusão de sangue e derivados. Técnica geral das laparotomias. Incisões abdominais. Cirurgia vídeo-laparoscópica. Diagnóstico das doenças do cólon, reto e canal anal. Exame abdominal e proctológico. Colonoscopia. Exame radiológico simples e contrastado. Tomografia computadorizada, Ressonância magnética, Ultrassonografia endo-retal, Pet-scan. Doença hemorroidária. Etiopatogenia. Quadro clínico e diagnóstico. Terapêutica. Criptite e papilite. Abscesso ano-retal. Etiopatogenia e classificação dos abscessos. Quadro clínico. Terapêutica. Fissura anal. Etiopatogenia. Quadro clínico e diagnóstico diferencial. Terapêutica. Fístula anal. Etiopatogenia. Classificação. Quadro clínico. Diagnóstico diferencial. Terapêutica. Hidroadenite supurativa. Etiopatogenia. Quadro clínico. Diagnóstico diferencial. Terapêutica. Doença pilonidal sacro-coccígea. Etiopatogenia. Quadro clínico e diagnóstico diferencial. Terapêutica. Prurido anal. Etiopatogenia. Quadro clínico e diagnóstico. Terapêutica. Doenças sexualmente transmissíveis. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Prolapso e procidência de reto. Etiopatogenia. Quadro clínico e diagnóstico diferencial. Terapêutica. Doenças dermatológicas perianais. Incontinência anal. Etiopatogenia. Quadro clínico e diagnóstico. Terapêutica. Abdomen agudo em coloproctologia. Aspectos gerais do diagnóstico e tratamento. Obstrução intestinal. Etiopatogenia e fisiopatologia. Terapêutica. Traumatismo abdominal. Lesões do cólon, reto, canal anal e períneo. Quadro clínico, diagnóstico diferencial. Conduta terapêutica. Princípios fundamentais de oncologia. Bases da cirurgia oncológica. Quimioterapia, radioterapia, imunoterapia no câncer do cólon, reto, canal anal e margem anal. Neoplasia maligna do cólon, reto e canal anal. Tumores neuro endócrinos e estromais. Quadro clínico. Diagnóstico. Conduta terapêutica. Prevenção e seguimento. Megacólon congênito e adquirido. Etiopatogenia e fisiopatologia. Quadro clínico e diagnóstico diferencial. Complicações. Conduta terapêutica. Enterocolopatias parasitárias. Helmintíases, protozooses. Epidemiologia, quadro clínico e diagnóstico diferencial. Conduta terapêutica. Doenças inespecíficas do cólon e do reto. Etiopatogenia. Quadro clínico e diagnóstico diferencial. Complicações e conduta terapêutica. Doenças específicas do cólon e do reto. Etiopatogenia. Quadro clínico e diagnóstico diferencial. Complicações e conduta terapêutica. Doença isquêmica do cólon e do reto. Fisiopatologia. Quadro clínico e diagnóstico diferencial. Conduta terapêutica. Doença diverticular dos cólons. Etiopatogenia. Fisiopatologia. Quadro clínico e diagnóstico diferencial. Complicações. Conduta terapêutica. Ectasias vasculares do cólon. Hemorragia digestiva baixa. Diagnóstico diferencial. Condutas terapêuticas. Alteração do hábito intestinal. Síndrome do intestino irritável. Aspectos clínicos e terapêuticos. Dietas em colopatias. Vólvulo do cólon. Etiologia e patogenia. Apresentação clínica e tratamento. Complicações actínicas no intestino delgado, cólon e reto. Fístula Reto-vaginal. Etiopatogenia, classificação, terapêutica. Tumores retro-retais. Classificação, patologia, apresentação clínica, terapêutica. Procedimentos ambulatoriais. Preparação pré-operatória, manejo cirúrgico e pósoperatório. Videolaparoscopia colo-retal. Indicações, equipamento, cuidados pós-operatório, resultados, complicações e sua prevenção. Síndrome da Ulcera solitária do reto. Etiopatogenia, diagnóstico e terapêutica. Endometriose. Diagnóstico e conduta terapêutica. Proctalgia Fugax. Etiopatogenia, diagnóstico e terapêutica.

CARGO: MÉDICO PNEUMOLOGISTA SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Sistema Único de Saúde - SUS: Princípios, diretrizes, leis e regulamentação. Participação e Controle Social; Diretrizes para a gestão do SUS: Descentralização, Regionalização, Municipalização, Financiamento, Regulação, Pactos pela Saúde, Protocolos do SUS. Conhecimentos básicos de Medicina: Semiologia médica na prática clínica; Radiologia Básica na prática clínica; Patologia Geral; Epidemiologia Geral; Farmacologia básica; Ética Médica. Específico: Fisiologia Respiratória. Tabagismo. Métodos Diagnósticos em Pneumologia. Infecções Respiratórias Bacterianas e Virais. Micobacterioses. Micoses Pulmonares. Pneumopatias supurativas: Bronquiectasias e Abscesso de Pulmão. Asma Brônquica. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Hipertensão Arterial. Pulmonar e Cor Pulmonale. Insuficiência Respiratória. Tromboembolismo Venoso. Câncer de Pulmão. Doenças Pleurais: derrames pleurais e pneumotórax. Doenças Pulmonares Intersticiais Difusas. Sarcoidose e outras doenças granulomatosas. Trauma Torácico. Pneumopatias por Imunodeficiências. Poluição e Doenças. Ocupacionais Pulmonares. Malformações Congênitas Pulmonares. Vasculites Pulmonares. Síndromes Pulmonares Eosinofílicas. Distúrbios Respiratórios do Sono. Anomalias da Caixa Torácica. Cirurgia Redutora.

CARGO: MÉDICO INFECTOLOGISTA SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Epidemiologia das doenças infecciosas. Mecanismos de Transmissão. Reservatórios. Veículos e Vetores. Incidência, prevalência ou probabilidade pré-teste. Morbidade, mortalidade, letalidade, gravidade. Vigilância Epidemiológica. Fatores determinantes da endemia e epidemias. Medidas de controle. Mecanismos de agressão e defesa nas doenças infecciosas. Imunologia das doenças infecciosas. Solicitação e interpretação de exames complementares. Microbiologia clínica. Imunodiagnóstico. Métodos moleculares. Testes de sensibilidade aos antimicrobianos. Cálculo de sensibilidade, especificidade, valor preditivo ou probabilidade pós-teste. Manifestações clínicas das doenças infecciosas. Diagnóstico diferencial. Síndrome febril. Febre de origem obscura. Tratamento das doenças infecciosas. Antibióticos e quimioterápicos antiinfecciosos. Classificação. Mecanismo de ação. Resistência. Efeitos colaterais. Princípios gerais de uso. Associações. Emprego em situações especiais. Uso profilático. Infecções causadas por vírus. Viroses respiratórias. Viroses exantemáticas. Raiva. Caxumba. Infecções pelos Herpesviridae. Dengue. Febre amarela. Retroviroses. Hepatites virais. Infecções causadas por bactérias. Estreptococcias. Estafilococcias. Febre tifoide. Leptospirose. Tuberculose. Infecções por micobactérias atípicas. Infecções por Chlamydia spp. Infecções por Mycoplasma spp. Rickettsioses e infecções por agentes relacionados às rickéttsias. Sepse. Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica. Endocardites. Meningoencefalites e supurações intracranianas. Infecção urinária. Pneumonia, abscesso pulmonar e derrame pleural. Infecções causadas por fungos. Paracoccidioidomicose. Coccidioidomicose. Criptococose. Histoplasmose. Candidíase. Pneumocistose. Infecções causadas por protozoários. Malária. Doença de Chagas. Toxoplasmose. Leishmanioses. Enteroprotozooses. Babesiose. Infecções causadas por helmintos. Esquistossomose mansônica. Geohelmintíases. Teníases e cisticercose. Filarioses. Larva migrans cutânea e visceral. Toxi-infecções. Tétano. Botulismo. Difteria. Cólera. Toxi-infecções alimentares. Infecções sexualmente transmissíveis. Infecções transfusionais. Síndrome de imunodeficiência adquirida. Infecções no hospedeiro imunocomprometido. Síndrome de mononucleose infecciosa. Diarreias infecciosas. Infecções e trauma. Mordeduras de animais e acidentes causados por animais peçonhentos. Complicações infecciosas das queimaduras. Conduta anti­infecciosa em vítimas de abuso sexual. Infecções Hospitalares. Complicações Infecciosas do Tratamento Médico. Urgências em Doenças Infecciosas. Profilaxia das doenças infecciosas. Isolamento. Quarentena. Imunizações. Quimioprofilaxia. Aconselhamento de viajantes. Normas de biossegurança. Cuidados universais com materiais biológicos. Condutas nos acidentes perfuro-cortantes. Gerenciamento dos resíduos de saúde.

CARGO: MÉDICO PEDIATRA SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Crescimento e Desenvolvimento; Nutrição e seus desvios; Imunizações; Infecções Respiratórias, Parasitoses Intestinais, Diarréias, Asma Brônquica, Insuficiência Cardíaca, Cardiopatia Congênita e Febre Reumática; Anemias, Púrpuras e Leucoses; Nefropatias mais comuns; Colagenoses; Diabetes Melitus Infanto-juvenil; Distúrbios Hidroeletrolíticos; Meningoencefalite; Tuberculose, Hepatite Aguda; Viroses Agudas da Infância; Parada cardio-Respiratória; Choque; Acidentes na Infância: Prevenção e Tratamento; Crescimento e Desenvolvimento Intra-uterino; Icterícia Neonatal; Distúrbios Respiratórios do recém-nascido; Distúrbios Metabólicos e Hidroeletrolíticos do recém-nascido; Infecção Neonatal; Morbo-mortalidade na infância; R.N. Normal, R.N. Patológico; Aleitamento materno e Alimentação na Infância; Afecções do aparelho digestivo; Afecções do aparelho Gênito-urinário; Doenças Infecciosas e Parasitárias. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB/96) e Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS (NOAS/SUS 01/2001). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: MÉDICO ORTOPEDISTA SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Fratura do membro superior. Fratura do membro inferior. Fratura da coluna vertebral e complicações. Fraturas e luxações: Expostas, Fechadas, Retardo de consolidação e pseudo-artrose. Pé torto congênito. Paralisia cerebral. Descolocamentos epifisários. Artrose. Osteocondrites. Necrose ósseas. Osteomielite: Artrite e Séptica. Amputações e desarticulações. Tuberculose osteoarticular. Tumores ósseos benignos. Tumores ósseos malignos. Luxação congênita do quadril. Poliomielite e sequelas. Escoliose­cifose. Lesões de nervos periféricos. Lombalgia. Hérnia de disco intervertebral. Espondilolistese. Traumatismo do membro superior e inferior. Conhecimentos referentes à Norma Operacional da Assistência à Saúde. Vigilância Epidemiológica. Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009.

MÉDICO AUDITOR DO SUS SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Conceitos de saúde pública e saúde coletiva. Conceitos dos princípios da Reforma Sanitária. Educação em saúde. SUS e política nacional de saúde. Ações de atenção à saúde da criança, escolar, adolescente, mulher, homem, idoso. DST/AIDS, mental, tuberculose, hanseníase. Ações de Atenção à Vigilância em Saúde Vigilância Epidemiológica; Vigilância Sanitária e Ambiental; Vigilância à Saúde do Trabalhador. Ética Profissional. Legislação. Definições de auditoria. Assistência média complementar. Código de ética médica. Resolução do conselho

regional de medicina, nº 1.466/96. Normas técnicas para análise de procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais. As glosas e as cobranças indevidas. Auditor médico do Sistema único de Saúde (SUS). Glosa: conceitos;legitimidade; aplicação; fundamentação; motivos.

CARGO: PSICÓLOGO SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Teoria de Personalidade: Psicanálise - Freud, Melaine Klein, Erickson; Reich; Jung; Adler; Sullivan; Horney; - Fromm; Rogers; Teoria Cognitiva de Kelly; Topologia de Lewin; A abordagem S = R. Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Entrevista Psicológica. Processos de Mudanças em Psicoterapia. Diferenças Individuais e de Classes. Cultura e Personalidade: "Status", papel e o indivíduo. Fatores Sociais na Anormalidade. Interação Social. A Psicologia Social no Brasil. Aconselhamento Psicológico. Desenvolvimento X Aprendizagem. Abordagem Psicológica da Educação. Ética profissional. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso

CARGO: ASSISTENTE JURÍDICO SUPERIOR/ DIREITO

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Dos princípios Fundamentais. Dos Direitos e Garantias Fundamentais. Da Organização do Estado. Da Organização dos Poderes. Emendas Constitucionais. Da ordem econômica e social na Constituição Federal - Princípios Gerais do Direito Administrativo: Da Administração Pública: Pessoas Jurídicas de Direito Público. Órgão e Agentes; Da Atividade Administrativa. Princípios Básicos da Administração. Poderes e Deveres do Administrador Público; o Uso e o Abuso do Poder dos Serviços Públicos: Delegação, Concessão. Permissão e Autorização; Dos Poderes Administrativos: Vinculado, Discricionário, Disciplinar, Regulamentar e de Política; dos atos administrativos da Licitação (Lei nº 8.666/93 e suas posteriores modificações); dos Bens Públicos: Aquisição e Alienação. Administração e Utilização. Imprescritibilidade, Impenhorabilidade e não oneração dos bens públicos; das restrições ao Direito de Propriedade. Desaprovação: Conceito, Modalidades, Destinação dos Bens Desapropriados; Imissão Provisória na Posse; Retrocessão. Servidão Administrativa: Conceito, Modalidades, Formas de Constituição, Direito à Indenização Requisição administrativa. Direito Ambiental Constitucional. Direito Ambiental Administrativo e Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Direito Tributário: Princípios Tributários; Imunidades; Formação de obrigação Tributária; Receita Pública, Receita Tributária; Repetição do Indébito.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da língua. Ortografia

Conhecimentos Específicos

Análise de conjuntura. Serviço Social; conhecimentos gerais da profissão. Serviço Social e formação profissional. História do Serviço Social. A dimensão política da prática profissional. Pesquisa em Serviço Social. Metodologia do Serviço Social. Desafios do Serviço Social na contemporaneidade. Atuação do Serviço Social na administração de políticas sociais. Planejamento. Estratégico. Participativo. Serviço Social e interdisciplinaridade. Fenômeno Grupal. Ética profissional. O projeto ético-político­profissional do Serviço Social. A Ética aplicada à ação profissional na política de Saúde. Serviço Social e a política de Saúde Mental. Sistema Único da Assistência Social. Estatuto da Criança e do Adolescente(Lei nº 8.069/90). 14. Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/93). Lei nº 8.842/94 que fixa a Política Nacional do Idoso. Lei Orgânica de Saúde (Leis nº. 8080/90 e nº. 8.142/90). Estatuto do Portador de Necessidades Especiais. Estatuto do Idoso. Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: ANALISTA TRIBUTÁRIO

SUPERIOR EM ECONOMIA OU CONTABILIDADE

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimento Específico

Contabilidade: Objeto, Finalidades, Técnicas; Legislação e Campo de Aplicação; Fatos contábeis, apuração do Resultado do Exercício e Demonstrações Contábeis. Princípios Componentes Patrimoniais, Equação Fundamentais do Patrimônio e Estados Patrimoniais; Patrimônio Público: Bens, Direitos e Obrigações; Balanço Patrimonial, Financeiro e Orçamentário; Variações Patrimoniais: Ativas e Passivas, Orçamentárias e Extras- Orçamentárias; Demonstração das Variações Patrimoniais; Classificação e Processamento das Receitas e Despesas públicas; Planejamento e orçamento: Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual; Controle no Setor Público: Controle Interno e Controle Externo. Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal e Código Tributário Municipal.

TÉCNICO DE CONTROLE INTERNO SUPERIOR EM CONTABILIDADE

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimento Específico

Princípios Fundamentais de Contabilidade. Critérios de avaliação de ativos e passivos. Lei 6.404/76

Análise de balanços. Normas de Contabilidade Pública Controle de Administração; Tipos e Formas de Controle; Licitações; Conceito, Finalidades, Princípios e Objetivos, Obrigatoriedade da Licitação. Dispensas, Inexigibilidades e Vedação; Modalidades, Procedimento, Revogação e Anulação Sanções. Normas Gerais de Licitação. Contratos Administrativos: Formação, Execução, Inexecução, Revisão e Rescisão. Poderes da Administração; Normativo, Disciplinar, Decorrente da Hierarquia. Atos da Administração: Conceito Atributos Elementos. Princípios que Regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Servidor Públicos. Constituição Brasileira Arts. 39 a 41.

CARGO: CONTADOR SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Fundamentos conceituais de contabilidade: conceito, objeto, finalidade, usuários e princípios contábeis; Patrimônio: conceito, elementos e equação patrimonial; fundamentos conceituais de ativo, passivo, receita e despesa; Procedimentos Contábeis Básicos: plano de contas, fatos contábeis, lançamentos e escrituração; Demonstrações Contábeis de que trata a Lei Federal nº a Lei 6.404/76 e suas alterações posteriores: Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado. CONTABILIDADE PÚBLICA: Fundamentos legais e técnicos de Contabilidade Pública: conceito, objetivos, princípios; Planejamento: Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA; Ciclo Orçamentário; Créditos Adicionais: classificação; Princípios Orçamentários; Sistemas Contábeis aplicados ao setor público e o plano de contas; Escrituração; Demonstrações Contábeis de que trata a Lei Federal nº 4.320/64 e suas alterações posteriores; Classificações Orçamentárias: classificação legal da receita e classificação legal da despesa - classificação institucional, funcional-programática e econômica; Receita e Despesa extra-orçamentárias; Execução Orçamentária: fases da receita - previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento, e fases da despesa - programação, licitação, empenho, liquidação e pagamento; Restos a pagar; Dívida Pública e Dívida Ativa; Controle Interno e Externo da Administração Pública: conceito de controladoria e sua missão, controle externo pelo Tribunal de Contas e pelo Poder Legislativo. LEGISLAÇÃO: Lei Complementar Federal nº 101/2000 e suas alterações posteriores - Lei de Responsabilidade Fiscal; Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores - Lei de Licitações; Lei Federal nº 10.520/2002 - Institui no âmbito da Administração Pública a modalidade de licitação denominada pregão. Ética profissional.

CARGO: PEDAGOGO SUPERIOR

Língua Portuguesa

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia.

Conhecimentos Específicos

Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de educação. Educação pública e a igualdade de oportunidades educacionais, significado da igualdade na Escola Pública. A garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola. "Programa Bolsa Escola". Educação e Cidadania. A Educação Pública como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução de Projeto Político Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A Escola Democrática de Agência de Formadores de Seres Humanos.

Desenvolvimento da aprendizagem.

Organização curricular. A Interdicisplinaridade e a contextualização dos currículos. Avaliação da Aprendizagem, diferentes concepções e principais formas de avaliação, Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394/1996 - Análise do seu significado para a Educação brasileira. Parâmetros Curriculares e Nacionais (Ensino Fundamental e Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

ANEXO III

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Auxiliar de Cuidador

Nível Fundamental

Auxiliar na Manutenção da rotina do dia-a-dia da instituição; administrar medicamentos; auxiliar nos cuidados básicos, envolvendo banho, higiene, alimentação, repouso, e brincadeiras; Zelar pela integridade física, social, moral e emocional das crianças e adolescente; Fundamental gostar de criança, ter paciência e organização; Ter disponibilidade em trabalhar nos finais de semana e em períodos noturnos.

Porteiro

Nível Fundamental

Controle de entrada e saída de todas as pessoas que ingressarem na escola. Controle de entrada e saída de veículos, mercadorias e encomendas.

Prestar informações, lidar com crianças e executar outras atividades correlatas.

Zelar pelo patrimônio público e pela segurança da Repartição. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

Merendeira

Nível Fundamental

Preparação de refeições para alunos da rede pública, lavagem de louças, panelas e talheres e afins, servir as refeições.

Preparar as refeições servidas na merenda escolar, primando pela boa qualidade: solicitar aos responsáveis, quando necessários, os gêneros alimentícios utilizados na merenda: conservar a cozinha em boas condições de higiene e de trabalho, procedendo a limpeza dos utensílios, servir a merenda aos escolares; manter os gêneros alimentícios em perfeitas condições de armazenagem e acondicionados. Executar outras tarefas correlatas.

Pedreiro

Nível Fundamental

Realiza trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais similares, guiando-se por desenhos, esquemas e especificações, utilizando processos e instrumentos pertinentes ao ofício, para construir, reformar ou reparar prédios e obras similares.

Auxiliar de Serviços Gerais

Nível Fundamental

Operar máquinas de lavanderia; lavar e passar roupas dos setores de saúde. Executar trabalho de conservação, manutenção e limpeza em geral de dependências internas e externas, móveis e acessórios, parques, jardins, áreas verdes e logradouros; executar serviços de recepção em portaria de repartição hospitalar e centros de saúde; atividades de auxiliar de cozinha em geral; conduzir paciente, servidores, visitantes e matérias pelos diversos setores da unidade. Realizar tarefas de ascensorista.

Eletricista

Nível Médio Técnico

Executar tarefas em manutenção em eletricidade, transportar materiais e ferramentas, auxiliar na montagem de peças, armações e instalações afins, acompanhar todo o processo desenvolvido.

Encanador

Nível Médio Técnico

Conhecimentos gerais do funcionamento de sistemas de água e esgoto; Conhecimentos gerais de funcionamento básico de conjunto moto-bombas; Conhecimento de instalações hidro-sanitárias utilizadas em sistemas de abastecimento de água; Noções gerais de relações humanas; Higiene e Segurança do Trabalho e Meio ambiente. Deveres do Servidor Público. Ética profissional.

Técnico de Enfermagem

Nível Médio Técnico

Executar e supervisionar serviços de enfermagem, empregando processo de rotina e específicos para possibilitar a proteção e recuperação da saúde do paciente em hospitais, ambulatórios e serviços similares e participar de programas de educação em saúde e de ações de saúde coletiva.

Técnico de Informática

Nível Médio Técnico

Instalar e operar equipamentos de informática; desenvolver e/ou programar, bem como documentar e implantar sistemas de informação de acordo com os padrões estabelecidos; garantir a guarda, a recuperação, à segurança e a confidencialidade das informações disponibilizadas pelos sistemas de informações; analisar propostas e solicitações dos órgãos usuários de hardware, software, aplicativos e desenvolvimentos de sistemas para viabilizá-las técnica-economicamente; suporte e acompanhar testes de implantação de sistemas; manter controle, orientando aos usuários quanto à instalação de softwares ilegais e remoção, quando necessário, efetuar outras atividades correlatas com o cargo

Técnico Agrícola Nível

Médio Técnico

Responsabilizar-se pela elaboração de projetos de assistência técnica em crédito rural e agroindustrial para efeitos de investimento e custeio; topografia na área rural; impacto ambiental; paisagismo, jardinagem e horticultura; construções e benfeitorias rurais; drenagem e irrigação. Elaborar orçamentos, laudos, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias; prestar assistências técnica e assessoria de estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas ou no trabalho de vistoria, arbitramento e consultoria.

Cuidador

Nível Médio

Desenvolver atividades junto aos abrigos residenciais municipais com crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social acolhidos sob medida de proteção exigida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, através dos Conselhos Tutelares e Ministério Público; participar da elaboração, execução e avaliação de planos.

Recepcionista

Nível Médio

Recepcionar, informar e encaminhar o público interno e externo, obedecendo às normas internas do local de trabalho. Atender telefones, anotar e transmitir recados. Identificar e registrar visitantes; receber, conferir, registrar e distribuir correspondências e documentos; repassar informações e relatórios conforme a necessidade do serviço; controlar entrada e saída de visitantes, de equipamentos e de utensílios; operar máquinas de escritório de natureza simples, tais como: telefones, computadores, impressoras, aparelhos de faz e outros; responder a chamadas telefônicas, propiciando informações gerais e precisas, interna e externamente; informar à segurança do local de trabalho sobre pessoas ou movimentações estranhas ao setor; manter a higienização e a limpeza do local de trabalho; executar outras tarefas correlatadas, conforme a necessidade do serviço e a orientação superior.

Auxiliar de Saúde Bucal

Nível Médio

Executar tarefas de apoio técnico da saúde bucal e em campanhas comunitárias preventivas respeitadas a formação, legislação profissional e regulamentos do serviço.

Interprete de LIBRAS

Nível Médio

Interpretar em língua brasileira de sinais/língua portuguesa. Zelar pela aprendizagem dos alunos; participar do processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico da unidade escolar, participar de cursos de treinamentos e aperfeiçoamento, atualização e outros. Participar de outros eventos propostos pela escola e ou Secretaria Municipal de Educação.

Orientador Social

Nível Médio

Cabe ao Orientador Social planejar, organizar e executar as ações socioeducativas, especialmente os encontros de cada coletivo, bem como integrar os demais profissionais da equipe ao planejamento geral do serviço socioeducativo articulando e integrando todas as ações; as principais expectativas em relação ao papel do Orientador social dizem respeito ao modo de atuar com os jovens, o que requer, em suas ações cotidianas, que se faça presente e compromissado nas relações com os jovens, que estabeleça e desenvolva vínculos e que esteja permanentemente disposto a refletir sobre o seu trabalho e a melhorar constantemente o seu desempenho. O orientador Social é uma referencia fundamental para os jovens, propondo-se como modelo de identificação, o que aumenta a responsabilidade quanto a postura adotada frete aos jovens e frente à vida, que deve ser consistente com os princípios orientadores e dimensões metodológicas Projovem adolescente.

Auxiliar de Controle de Trânsito

Nível Médio

Fiscalizar o transporte coletivo municipal, observando o rigoroso cumprimento das disposições legais e regulamentos vigentes aos horários, itinerário, pontos de parada, tempos de frequência de viagem, segurança, vistoriando os equipamentos e condições da frota, observando a conduta dos profissionais de operação e emitindo notificação em caso de irregularidades; fiscalizar o sistema de taxi do município, recebendo, conferindo e analisando a documentação exigida e as solicitações de concessão de exploração de serviços; bem como fiscalizando a qualidade dos serviços prestados e a conduta dos profissionais; fiscalizar o trânsito de veículos nas vias municipais, podendo aplicar multas em consonância com a legislação especifica, bem como empreender ações que assegurem a disciplina e fluidez do tráfico.

Agente Administrativo

Nível Médio

Executar Serviços simples de digitação; Registro conferencia e serviços de escritório, datilografando correspondências e documentos, preenchendo formulários; Serviços auxiliares de rotina de pagamento de pessoal preenchendo formulários, confere documentos conforme orientação da chefia; Serviços auxiliares relativos à rotina de compra e controle de materiais, separando material de acordo com o pedido; Executa outras tarefas correlatas de escritório a exemplo de protocolar documentos, organizar arquivos simples, operar máquina copiadora (xerox, mimeografo, etc), efetuar contatos telefônicos necessários ao andamento dos serviços; Executa outras tarefas correlatas.

Motorista

Nível Médio

Dirigir veículos, observando a sinalização, a velocidade e o fluxo de trânsito; transportar pessoas, materiais, máquinas e equipamentos, conduzindo-os aos locais determinados; dirigir com cautela e moderação; garantir a segurança das pessoas (pedestres e passageiros); executar serviços de entrega e retirada de materiais, documentos, correspondências, volumes, encomendas, assinando ou solicitando o protocolo que comprova a execução dos serviços; controlar carga e descarga de materiais e máquinas; zelar pela conservação de materiais, de equipamentos, de móveis,de utensílios e de documentos transportados; atender à legislação, usando o cinto de segurança e observando as demais normas de segurança inerentes à função; zelar pela manutenção e conservação do veículo; verificar o estado dos pneus, o nível de lubrificantes, o do combustível e o da água; verificar e testar os sistemas de freio e o elétrico, para certificar-se das suas condições; comunicar as falhas do veículo para a chefia superior e solicitar os devidos reparos; vistoriar o veículo, certificando-se das condições de funcionamento; providenciar abastecimento de combustível, de água e de lubrificante para o veículo; manter o veículo limpo (internamente e externamente); manter a documentação legal em seu poder durante a realização dos serviços e zelar pela mesma; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade do serviço e orientação superior.

Nutricionista

Nível Superior

Assegurar atendimento integrado ao usuário/paciente, promovendo ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, realizando ou solicitando, exames clínicos, prescrições de exames e medicamentos, cirurgias e perícias.

● Possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos usuários/pacientes do sistema de saúde do Município, desenvolvendo ações preventivas e assistências, promovendo campanhas educativas e coordenando grupos específicos de trabalho - diabetes, hipertensão, planejamento familiar, dependência química, dentre outros.

● Dar provimento aos meios de prevenção e preservação da saúde do servidor municipal, coordenando, executando e controlando o serviço de medicina ocupacional, apoiando as diversas áreas em suas necessidades operacionais, resguardando a responsabilidade da PMLF relativas às corresponsabilidades sociais referentes aos serviços terceirizados e desenvolvendo programas preventivos e informativos.

Contador

Nível Superior

Organizar e dirigir trabalhos inerentes à contabilidade da Prefeitura, planejando, supervisionando, orientando sua execução e participando dos mesmos, de acordo com a s exigências legais e administrativas, para apurar os elementos necessários à elaboração e execução orçamentária e ao controle da situação patrimonial e financeira da Prefeitura. Exercer as atividades técnicas ou científicas correspondentes à sua

formação, especificadas na respectiva regulamentação profissional, nas diversas áreas de interesse da Prefeitura Municipal.

Psicólogo

Nível Superior

Fazer entrevistas com finalidade de psicodiagnóstico e fazer encaminhamentos; realizar o processo de atendimento psicoterápico, individual e grupal, orientação e seleção profissional e orientação psicopedagógica; Executar e/ou coordenar programas de atendimento nos setores específicos (adulto, adolescente e criança); atender aos programas municipais da área, mesmo aqueles em parceria com o governo estadual, federal e iniciativa privada; elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas e entrevistas; participar de grupos de trabalho para fins de formulação de diretrizes, planos e programas afetos ao município; atender ao público; executar quaisquer outras atividades correlatas.

Assistente Social

Nível Superior

Presta serviços de âmbito social a servidores ou grupo de servidores e a comunidade em geral, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais, financeira e psico-sociais, para prevenir ou eliminar desajustes de natureza biopsicossocial e promover a integração ou reintegração dessas pessoas à Prefeitura e à sociedade; Desenvolve outras atividades correlata; Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social. Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população. Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos. Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais, no âmbito da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social do Município e para subsidiar ações governamentais. Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração direta do Município, com relação às matérias relacionadas a Serviço Social. Participar das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Exercer outras responsabilidades / atribuições correlatas.

Pedagogo

Nível Superior

Planejar, coordenar, orientar, supervisionar, controlar, executar e avaliar qualquer atividade que implique na aplicação dos conhecimentos da área pedagógica. Participar, dentro de sua especialidade, de equipes multiprofissionais na elaboração, análise e implantação de programas e projetos. Auxiliar nos estudos, executar e acompanhar o desenvolvimento de projetos de capacitação de recursos humanos, na sua área de competência, com vistas ao desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano em geral, visando sua melhor integração individual, social e profissional. Exercer docência em cursos na área de educação especial.

Analista Tributário

Nível Superior

Incumbe ao Analista-Tributário exercer atividades de natureza técnica, acessórias ou preparatórias ao exercício das atribuições privativas dos Auditores-Fiscais Municipais; atuar no exame de matérias e processos administrativos, ressalvada decisão propriamente dita; exercer, em caráter geral e concorrente, as demais atividades inerentes às competências da Secretaria da Fazenda Municipal;

Técnico de Controle Interno

Superior

Datilografar ou digitar obedecendo a normas e rotinas previamente estabelecidas todo tipo de memorando e ofícios, encaminhando-os para onde for necessário, respeitando os prazos estabelecidos; Receber e organizar correspondências ofícios, informes entregues ao serviço, separando-os arquivando-os por ordem, natureza, e observando a urgência de cada necessidade, informando ao coordenador sobre a mesma; Responsabilizar-se pela recepção de malotes; Acompanhar o registro diário da freqüência dos funcionários, auxiliando a realização das folhas de freqüência; Encaminhar convocatórias de reuniões. Ler e arquivar o Diário Oficial do Estado, comunicando ao coordenador e à equipe as informações relevantes ao serviço e à população; Auxiliar a Chefia na realização de orçamentos, efetuando compras; Auxiliar na organização de agenda do serviço, marcando reuniões e entrando em contato telefônico para convocação de plantonistas, ou solicitações aos diversos departamentos envolvidos no sistema, assim como outros serviços; Preparar pautas e relatórios de reuniões de equipe e acompanhar quando solicitado; Colaborar na produção de relatórios técnicos e administrativos e dados estatísticos quando necessário; Contribuir com a coordenação na organização dos processos de trabalho quando solicitado; Participar do controle de requisições e recebimentos de materiais de escritório e de limpeza, providenciando formulários de solicitação e acompanhando a entrega dos mesmos; Realizar as atividades inerentes ao rádio-operador; Realizar atividades Técnicas em informática, Administração, Contabilidade e Segurança do Trabalho; Comparecer, atuando ética e dignamente.

Assistente Jurídico

Nível Superior

Fornece um aconselhamento jurídico primário aos assistidos, esclarecendo-os sobre seus direitos, especialmente quanto a moradia, saúde, violência contra a mulher, benefícios sociais, encaminhando-os aos órgãos competentes, tais como Defensoria Pública e Ministério Público;

Médico Regulador/ Intervencionista

Nível Superior

Manter escuta médica permanente e qualificada; identificar, classificar e qualificar os pedidos de suporte oriundos de unidades de saúde; decidir sobre o endereço mais adequada para cada demanda não resolvida no nível regulador; monitorar e orientar o atendimento feito pelas equipes de Atenção Primária; permear o ato médico de regular por um conceito ampliado de cuidado, acolhendo a necessidade expressa por cada equipe, definindo para cada uma a melhor. Deve exercer a regulação médica pré-hospitalar e Inter hospitalar; Conhecer a rede de serviços da região; Manter uma visão global e permanentemente atualizada dos meios disponíveis para o atendimento pré-hospitalar e das portas de urgência, checando periodicamente sua capacidade operacional; Recepção dos chamados de auxílio, análise da demanda, classificação em prioridades de atendimento, seleção de meios para atendimento (melhor resposta), acompanhamento do atendimento local, determinação do local de destino do paciente, orientação telefônica; Manter contato diário com os serviços médicos de emergência integrados ao sistema; Prestar assistência direta aos pacientes nas ambulâncias, quando indicado, realizando os atos médicos possíveis e necessários ao nível pré-hospitalar nas unidades fixas ou móveis da área de abrangência do serviço, exercer o controle operacional da equipe assistencial; Fazer controle de qualidade do serviço nos aspectos inerentes à sua profissão; Avaliar o desempenho da equipe e subsidiar os responsáveis pelo programa de educação continuada do serviço; Obedecer às normas técnicas vigentes no serviço; Preencher os documentos inerentes à atividade do médico regulador e de assistência pré-hospitalar; Garantir a continuidade da atenção médica ao paciente grave, até a sua recepção por outro médico nos serviços de urgência; obedecer ao Código de Ética Médica; Participar obrigatoriamente dos cursos de treinamento e aperfeiçoamento (re-certificação periódica

Médico Oncologista

Nível Superior

Organizar e participar das Políticas de Saúde, tais como: diretrizes e bases da implantação do SUS, relativo à saúde organização da atenção básica do Sistema Único de Saúde, epidemiologia e prevenção de doenças, modelos assistenciais de Saúde e Vigilância em saúde, descentralização e atenção primária à saúde; exercer a farmacologia quimioterápica, quimioterapia no tratamento do câncer; Diagnosticar a biologia dos tumores, doenças tratáveis com radioterapia, tumores das mamas e ginecológicos, do sistema nervoso central, da cabeça e pescoço, urológicos, gastrointestinais dos pulmões e mediastino, benignos, ósseos e de partes moles e pediátricos, linfomas Hodgkin e não Hodgkin, leucemias; realizar solicitação de exames-diagnósticos especializados relacionados a sua especialidade; analisar e interpretar resultados de exames diversos, comparando-os com os padrões normais para confirmar ou informar diagnósticos; emitir diagnósticos, prescrever medicamentos relacionados a patologias específicas, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica; manter registros dos pacientes, examinando-os, anotando a conclusão diagnosticada, o tratamento prescrito e a evolução da doença; prestar atendimento em urgências clínicas, dentro de atividades afins; coletar e avaliar dados na sua área de atuação, de forma a desenvolver indicadores de saúde da população; Elaborar programas educativos e de atendimento médico-preventivo, voltado para a comunidade em geral.

Médico Proctologista

Nível Superior

É responsável pelo atendimento médico na área de proctologia realizando os exames, diagnóstico e procedimentos, inclusive cirúrgicos, aos pacientes, encaminhados por médicos das especialidades básicas e outros serviços, seguindo as diretrizes técnicas estabelecidas pela instituição, a fim de promover e restabelecer a saúde e o bem-estar do paciente.

Médico Pneumologista

Nível Superior

Fazer diagnóstico e tratamentos de moléstias e anormalidades na área de pneumologia, atuando no atendimento ambulatorial da rede municipal; efetuar exames sistemáticos em escolares; preencher fichas médicas de atendimento; atender pacientes encaminhados por outros especialistas; solicitar exames completares e laboratoriais; coordenar, planejar e participar dos programas de pneumologia como tuberculose e outros; participar de juntas médicas; executar outras tarefas afins.

Médico Infectologista

Nível Superior

Diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes acometidos por doenças infecciosas e parasitárias, Infecções Oportunistas (IO), Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), imunizações, aconselhamento na prescrição de antimicrobianos, controle de infecção hospitalar; prestar atendimento médico hospitalar e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, formulando diagnósticos e orientando-os no tratamento; efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos de forma legível; realizar outras formas de tratamento para demais tipos de pataologia, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapeutica; elaborar programas epidemiológicos, educativos e de atendimento médico preventivo; manter registro dos pacientes; prestar atendimento de urgência em infectologia e clínica geral; prestar serviço de âmbito de saúde pública, executando atividades clínicas, epidemiológicas e laboratorias, visando a promoção, prevenção e recuperação da saúde da coletividade; atuar em equipes multiprofissionais no desenvolvimento de projetos terapêuticos; executar outras tarefas afins.

Médico Pediatra

Nível Superior

Assegurar atendimento integrado ao usuário/paciente, promovendo ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças realizando ou solicitando, exames clínicos, prescrições de exames e medicamentos, cirurgias e perícias.

Acompanhar desenvolvimento físico e psíquico das crianças; Prevenir, diagnosticar e tratar situações patológicas ou doenças; Ser responsável pelo bem-estar da criança, desde a fase da concepção até a adolescência; Valorizar a relação das crianças com o meio transmitindo-lhes valores éticos, estéticos e espirituais; Fazer o controle da mortalidade na infância nutrição e seus desvios crescimento, desenvolvimento, e imunizações e acidentes na infância; Desenvolver atividades de prevenção e tratamento de diarreia, distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos, distúrbios metabólicos, doenças infecciosas e parasitárias, doenças respiratórias na infância, doenças alérgicas na infância, cardiopatias e congênitas, doenças reumáticas, insuficiência cardíaca, choque ressuscitação cardiopulmonar, cetoacidose diabética, anemia púrpuras e micoses colagenosas, convulsão, afecções do aparelho gênito-urinário, emergências cirúrgicas na infância, abordagem da criança poli traumatizada e síndrome de maus tratos, dentre outros; Exercer outras atribuições correlatas.

Médico Ortopedista

Nível Superior

Realizar diagnósticos e tratar afecções agudas, crônicas ou traumáticas dos ossos e anexos, valendo-se de meios clínicos; orientar o tratamento das alterações em ossos, músculos e articulações seja elas congênitas (desde o nascimento), desenvolvidas durante a vida do paciente, ou por causa de problemas de postura em consequência da idade, acidentes ou doenças; realizar procedimentos ambulatoriais inerentes a sua especialidade (aparelho gessado, tratamento conservador fraturas, entorses e luxações, etc.); avaliar as condições físico-funcionais do paciente; preencher e manter prontuário médico organizado e atualizado dos pacientes atendidos; garantir referência; participar em todas as atividades para que for designado pela chefia imediata; comunicar ao seu superior imediato qualquer irregularidade; ser apoio de capacitação na sua área específica, quando necessário e executar outras tarefas correlatas à sua área de competência.

Médico Auditor do SUS

Nível Superior

Ter conhecimento do Código de Ética Médica, saber executar auditoria e análise de contas médico hospitalares e, também, auditoria aplicada à estatística; ter conhecimento de tabelas de honorários e procedimentos médicos; exercer as atividades que envolvem conhecimentos administrativos, contábeis e burocráticos; conferir as faturas dos hospitais e/ ou das clínicas; executar atividades de instrução e de análise de processos, de cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios; liberar procedimentos; ler contratos; verificar se os pedidos estão de acordo com a técnica estabelecida pela medicina; analisar o registro de operações e rotinas contábeis; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade do serviço e orientação superior.

Enfermeiro

Nível Superior

Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde pública e chefia de serviço da unidade de enfermagem; organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas; planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem; consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem; consulta de enfermagem; cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas; participação no planejamento execução e avaliação da programação de saúde; participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde; prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde; participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação; prevenção e controle sistemático de doenças transmissíveis em geral; prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela a assistência da enfermagem; assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; promover palestras referentes aos diversos aspectos de saúde para a população; orientar os serviços de vacinação e auxiliar os médicos em seus trabalhos; educação visando à melhoria de saúde da população.

Professor Nível I

Nível Superior

Planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiários do curso. Adequar os conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades dos estudantes participantes do curso/disciplina; avaliar o desempenho dos estudantes; alimentar o sistema de gestão do trânsito com os dados de frequência, registro de atividades; participar dos encontros de coordenação; promovidos pelos coordenadores geral e adjunto; Participar de encontros/reuniões pedagógicos, estabelecidos pelos Supervisores de Curso e Orientadores Pedagógicos, estes; Encontros/reuniões não serão realizados dentro da carga-horária de aulas.

Engenheiro Civil

Nível Superior

Coordenar, supervisionar, realizar atividades técnicas de suporte operacional ligadas à sua área de atuação; elaborar orçamentos, planejamento de obras, estudos de viabilidade de empreendimentos; acompanhar e orientar o exercício profissional de atividades relativas à construção de empreendimentos; proceder vistorias técnicas; analisar, fazer a triagem e dar andamento em processos de aprovação de projetos; desenvolver e executar projetos de engenharia civil; aprovar, executar, supervisionar e fiscalizar obras; planejar, orçar e contratar empreendimentos; coordenar a operação e a manutenção dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e dos serviços comprados e executados; elaborar projeto de construção, preparando plantas e especificações da obra, indicando tipos e qualidade de materiais, de equipamentos e de mão-de-obra necessários, assim como efetuando cálculo aproximado dos custos; elaborar normas e documentação técnica; prestar consultorias e emitir pareceres técnicos; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade do serviço e orientação superior.

Engenheiro Florestal

Nível Superior

Atividades aplicadas para fins florestais de topografia, foto - interpretação, hidrologia, irrigação, drenagem e açudagem; instalações elétricas de baixa tensão para fins florestais; construções para fins florestais desde que não contenham estruturas de concreto armado ou aço; construção de estradas exclusivamente de interesse florestal; defesa sanitária, compreendendo controle e orientação técnica na aplicação de defensivos para fins florestais; mecanização, compreendendo experimentação, indicação do emprego de tratores, maquinas e implementos necessários a fins florestais; pesquisa, introdução, seleção , melhoria e multiplicação de matrizes, sementes ,mudas no campo florestal; padronização,conservação,armazenagem,classificação,abastecimento e distribuição de produtos florestais; florestamento, reflorestamento, adensamento, proteção e manejo de florestas; exploração e utilização de florestas de seus produtos; levantamento, classificação, analise, capacidade de uso, redistribuição, conservação, correção e fertilização do solo para fins florestais.

Engenheiro Agrimensor

Nível Superior

Elaborar, desenvolver, planejar, coordenar e controlar atividades em topografia, geodésica e batimetria, levantando e calculando pontos topográficos e geodésico. Elaborar documentos cartográficos, estabelecendo semiologia e articulação de cartas. Assim como trabalhar com pesquisa, medição e representação de território para produção agrícola, saneamento e esgotos, executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade do serviço e orientação superior.

Arquiteto

Nível Superior

Orientar e fiscalizar a execução de obras de prevenção ambiental, efetuando vistorias, inspeções e análise técnicas, visando o cumprimento da legislação ambiental. Elabora, executa e dirige projetos arquitetônicos, estudando características de funcionalidade e beleza arquitetônica, preparando programas e métodos de trabalho, especificando os recursos necessários para permitir a construção e manutenção das referidas obras. Desenvolver atividades relativas a projetos e a especificações de obras, reparos, renovação ou ampliação dos espaços arquitetônicos; orientar a elaboração de projetos; elaborar especificações de material para construção, acompanhar a fiscalização de obras e serviços; colaborar tecnicamente com os demais órgãos. Executar demais serviços afins.

Biólogo

Nível Superior

Estudar seres vivos, desenvolver pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia e inventariar biodiversidade; organizar coleções biológicas; manejar recursos naturais; desenvolver atividades de educação ambiental; realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, além de análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas.

Engenheiro Ambiental

Nível Superior

Atuar profissionalmente em estudos, projetos, fiscalização e execução de trabalhos relativos a planejamento, avaliação e licenciamento ambientais; Promover o monitoramento e a avaliação da qualidade ambiental dos recursos naturais; Participar do controle da poluição ambiental, da avaliação de sistemas de gerenciamento de riscos, sistemas de segurança ambiental e sistemas urbanos de engenharia sanitária; Participar da formulação de políticas de meio ambiente; Elaborar Projetos Básicos Ambientais (PBA), Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), projetos de sítios contaminados e projetos de despoluição; e atuar na fiscalização, no licenciamento e na avaliação ambiental de projetos de investimentos, na análise de EIA/RIMA e de relatórios de impactos.

Engenheiro Agrônomo

Nível Superior

Elaborar, coordenar, orientar, executar programas e projetos relativos às políticas agrárias do Município, bem como executar outras atividades que, por sua natureza, estejam inseridas no âmbito das atribuições do cargo e da área de atuação.

Capacitação de Recursos Humanos. - Tel.: (71)3272-0023.
Site: www.libri.com.br / E-mail: libri@compos.com.br