UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - MG

Notícia:   Salário de até 4,3 mil para Professor Substituto na UFSJ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

CPD Nº 051/2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

A Diretora da divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, no uso de suas atribuições e na forma do que dispõe a Lei 8745/93 com as modificações introduzidas pela Lei 9849/99 e a Lei 10667/03, o Decreto 6944 de 21 de agosto de 2009, faz saber a todos quanto o presente Edital virem dou dele conhecimento tiverem que por ordem da Reitora da referida Universidade, Professora Valéria Heloisa Kemp, a Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos fará realizar processo seletivo simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, objetivando, a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO, na área de Térmica e/ou Fluidos, para o Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos. O prazo de validade do referido concurso será de 02 (dois) anos a contar da homologação dos respectivos resultados, prorrogável por igual período de acordo com as necessidades e/ou conveniências institucionais.

1. REQUISITOS

1.1. O requisito básico para se inscrever é ser graduado em Engenharia.

1.2. Período de Inscrição: 18 de junho a 20 de julho de 2012 (exceto finais de semana e feriados)

1.3 Não será contratado o pessoal que já tenha sido contratado nos termos da Lei 8.745/93, que não tenha cumprido o prazo exigido no inciso II, Art. 9º da Lei 9.849/99.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1. A Ficha de inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

2.1.1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional;

2.1.2. Currículo Vitae/Lattes (3 vias)

2.1.3. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor R$ 15,00 (quinze reais). A taxa deve ser paga mediante o preenchimento do formulário da GRU (Guia de Recolhimento da União) no Banco do Brasil, disponível no endereço www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

2.1.3.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no concurso, uma vez que não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto em casos de cancelamento do concurso por conveniência da Administração.

2.2. O envelope contendo os documentos descritos nos itens 1.1 deverão ser encaminhados, via SEDEX, ou entregue pessoalmente na Secretaria do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos da Universidade Federal de São João del-Rei, no endereço: Praça Frei Orlando, 170, Centro, sala 2.18MD - Campus Santo Antônio , São João del-Rei -MG, no horário de 9:00 às 11:00 e de 14:00 às 17:00 horas.

2.3. A inscrição poderá ser feita por procurador munido do respectivo instrumento de mandato, com firma do outorgante reconhecida em cartório.

2.4. A documentação comprobatório do Currículo Lattes/Vitae deverá ser entregue no primeiro dia do concurso, no horário de .14:00 às 15:00 horas na Secretaria do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos da Universidade Federal de São João del-Rei, que deverá vir acompanhada da relação de documentos entregues para conferência e declaração de recebimento dos mesmos (originais e cópias).

3 REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO INICIAL

3.1. O regime de trabalho é de 40 (quarenta) horas semanais, mediante celebração de contrato por prazo determinado, regendo-se no que couber, pela Lei 8.745/93.

3.2. A duração do contrato é de até 12 (doze) meses de acordo com a Lei 8745, de 09 de dezembro de 1993, c/c as modificações introduzidas pela Lei 9849, de 26 de outubro de 1999, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses, de acordo com a necessidade e conveniência institucionais

3.3. Remuneração inicial para classe Professor Auxiliar R$ 2.124,20.assim distribuídos:

3.3.1. Vencimento Básico: R$ 1.115,02

3.3.2. GEMAS: R$ 1009,18

3.4. Remuneração inicial para classe Professor Assistente é de R$ 3.016,52, assim distribuídos:

3.4.1. Vencimento Básico: R$ 1.291,52

3.4.2. GEMAS: R$ 1.018,63

3.4.3. RT: R$ 706,37

3.5. Remuneração inicial para classe Professor Adjunto é de R$ 4.300,00, assim distribuídos:

3.5.1. Vencimento Básico: R$ 1.495,94

3.5.2. GEMAS: R$ 1.021,95

3.5.3. RT: R$ 1.782,11

3.6. Para investidura no cargo o candidato deverá possuir no ato da admissão o (s) diploma (s) ou certificado (s) assinado (s) por autoridade competente onde conste que o candidato faça jus ao título (s) exigido(s) nos requisitos básicos.

4.0. DA BANCA EXAMINADORA

4.1. A realização do processo seletivo simplificado ficará a cargo de uma Banca Examinadora designada pelo Reitor para esse fim, composta de 3 (três) membros efetivos e 1 (um) suplente.

4.2 Compete à Banca Examinadora:

4.2.1. preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas;

4.2.2. examinar o Currículo Vitae/Lattes dos candidatos;

4.2.3. elaborar ata a cada etapa onde deverá constar os critérios para avaliação e nota individual de cada membro da banca atribuída a cada candidato, com correção fundamentada.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

5.1. O Processo seletivo simplificado constará das seguintes fases, nesta ordem:

5.1.1. Prova escrita;

5.1.2. Prova de título.

5.2. As provas para o processo seletivo simplificado terão início no dia 13 de agosto de 2012, às 9 horas, na sala 2.16 MD, do Campus Santo Antônio, no endereço: Praça Frei Orlando, 170, Centro - São João del Rei - MG.

6. DA PROVA ESCRITA

6.1. A prova escrita será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, com a duração máxima de 4 (quatro) horas sobre tema constante do conteúdo programático.

6.2. O candidato terá direito a consultar material bibliográfico e fazer anotações pelo período de uma hora a contar do início desta, após o sorteio do tema, comum a todos os candidatos.

6.3. A prova será pontuada de acordo com o anexo II.

7. DA PROVA DE TÍTULOS

7.1. O julgamento da prova de títulos será baseado na apreciação dos elementos comprobatórios do mérito do candidato e será pontuada de acordo com o anexo III.

7.2. O candidato que não apresentar o diploma/certificado como comprovante de requisito, caso seja aprovado no concurso, deverá apresentá-lo no ato da admissão, de acordo com o Decreto 6.944/2009.

8. DO PROGRAMA

1 - Mecanismos de transmissão de calor;

2 - Calor, trabalho e primeira Lei da Termodinâmica;

3 - Entropia e segunda Lei da Termodinâmica;

4 - Análise Integral e diferencial de escoamento;

5 - Ciclos de motores e de refrigeração;

6 - Análise dimensional e semelhança;

7 - Escoamentos Viscosos;

Referência Bibliográfica:

1. Fox, R.W. e Mcdonald, A.T., Introdução à Mecânica dos fluidos, LTC, 5º ed., 504pp.

2. Incropera, F.P., Witt D.P., Fundamentos de Transferência de Calor e Massa, 5ª Ed., Rio de Janeiro, 2003, 698 pp.

3. Moran. M.J., Princípios de Termodinâmica para Engenharia, LTC, 4ª Ed., 696pp.

4. Macintyre, A.J., Bombas e Instalações de Bombeamento, 2ª ed., LTC 1997.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete)

9.2. A relação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial da União, com a classificação final obtida pelos mesmos.

9.3. Os candidatos aprovados e classificados, respeitadas as vagas existentes, poderão ser contratados, se não houver impedimento de ordem legal ou administrativa, a juízo da Administração Superior da Universidade.

9.4. Para fins de contratação, o candidato aprovado deverá assinar declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública, nas hipóteses permitidas pelo art. 37, XVI e XVII da CF-88, ou declaração negativa de acumulação, se for o caso.

9.5. A contratação do candidato aprovado fica condicionada ao seu prévio comparecimento à Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, quando convocado, para entrega de documentação exigida para a admissão e para se submeter ao exame médico, a ser realizado por profissional do Quadro Permanente da Universidade.

9.5.1. Somente será contratado o candidato que for considerado apto no exame médico.

9.5.2. O não comparecimento do candidato na hora e local agendados implicará na sua eliminação do processo seletivo.

9.5.3. Não serão admitidos pedidos de reconsideração ou recurso do resultado obtido no exame médico.

Assim, ficam todos os interessados cientes de que, encontram-se abertas as inscrições para o aludido Processo Seletivo Simplificado para Docente, no período anteriormente citado, expedindo-se o presente Edital publicado no Diário Oficial da União, bem assim na Internet, podendo ser acessado na home Page da UFSJ - www.ufsj.edu.br/concurso_docentes

Dado e passado nesta cidade de São João del-Rei, Estado de Minas Gerais, 12 de junho de 2012, sendo assinado pela Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos.

Adriana Amorim da Silva
Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos
DIAPA - PORÉM

ANEXO I - REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº _____/___

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI- CPD 051/2012.

AO SENHOR PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:

O(a) senhor(a)______________________________________________________, (nacionalidade) _______________, (estado civil) _____________ (profissão) ____________________________, CI n.º ____________________, CPF n.º_____________________, e-mail ____________________________, residente edomiciliado à Rua/Av. _______________________________________________________ ________________bairro: ___________________ na cidade de ______________________________ Estado _______________, CEP n.º____________,telefone ( )______________________,celular( ) ___________________vem requerer sua inscrição como candidato ao concurso de provas e títulos para o Processo Seletivo Simplificado, CPD Nº 051/2012, na área de Térmicas e/ou Fluidos, para o Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos da Universidade Federal de São João del-Re e para tanto faz anexar os seguintes documentos:

1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional.

2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição

3. Currículo Vitae/ Lattes (3 vias)

São João del-Rei, ___ de ________________ de _________ .

ANEXO II - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

Na Prova Escrita, serão avaliados os seguintes aspectos:

CRITÉRIOS AVALIADOS

Pontuação Máxima

Pontua o Obtida

1. Conhecimento e abrangência do assunto abordado

5,0 pontos

 

2. Clareza e objetividade na descrição do tema

2,0 pontos

 

3. Organização na forma de apresentação do tema

2,0 pontos

 

TOTAL

10,0

 

ANEXO III

QUADRO A - QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA

(Pontuação Máxima: 7 pontos)

Especificação

Pontuação Unitária

Nº. de Produtos

Pontuação Atribuída

Diploma Graduação (máximo = 7)

7

 

 

Créditos em mestrados (máximo 0,5)

0,5

 

 

Diploma de Mestrado (máximo = 1)

1

 

 

Diploma de Doutorado (máximo = 2

2

 

 

Pontuação do Candidato no Quadro A

 

QUADRO B - PRODUÇÃO ACADÊMICA

Pontua Máxima: 5 contas

Especificação

Pontuação Unitária

Nº de Produtos

Pontuação Atribuída

Artigo publicado em periódico (Qualis A, 131 ou 12)

1,5

 

 

Artigo publicado em periódico Nacional (Qualis B3 a 135)

1,0

 

 

Artigo publicado em periódico cientifico de circulação restrita (regional, estadual, institucional)

0,2

 

 

Livro cientifico (indexado ISBN)

2,5

 

 

Capitulo de livro cientifico (indexado ISBN)

1,5

 

 

Organização de livro cientifico (indexado ISBN)

1,0

 

 

Trabalho completo em Anais de Congresso Internacional

0,5

 

 

Trabalho completo em Anais de Congresso Nacional

0.2

 

 

Tradução de livro (científico)

0,5

 

 

Tradução de capitulo de livro (cientifico)

0,2

 

 

Desenvolvimento de processo ou produto com patente

1,5

 

 

Material didático publicado por editora

1,0

 

 

Pontuação do Candidato no Quadro B

 

A pontuação total obtida no quadro B será dividida por cinco para ser somada ao total dos pontos.