IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - AM

Notícia:   Prorrogadas inscrições de processo seletivo do IFAM

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

EDITAL Nº 015, DE 08 DE JULHO DE 2011 - ALTERADO RETIFICAÇÃO I

COMISSÃO ESPECÍFICA DE PROCESSOS SELETIVOS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO

CAMPI MANAUS-CENTRO, MANAUS-DISTRITO INDUSTRIAL, MANAUS-ZONA LESTE, COARI/AM, LÁBREA/AM, MAUÉS/AM, PARINTINS/AM, PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM, TABATINGA/AM E SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM

O REITOR do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições legais, conferidas através da Portaria Ministerial n°. 1.370, de 07/12/2010, publicada no DOU n°. 234, de 08/12/2010, Seção 2, pág. 10, e considerando a Lei n°. 8.745, de 09/12/1993, DOU de 10/12/1993, alterada pela Lei n°. 9.849, de 26/10/1999, DOU de 27/10/1999 e Lei n°. 11.784, de 22/09/2008, DOU de 23/09/2008, considerando ainda, o Decreto n°. 6.944, de 21/08/2009, DOU de 24/08/2009, a Medida Provisória n°. 525 de 14/02/2011 publicada no DOU de 15/02/2011 e o disposto no Art. 2°. da Portaria Interministerial n°. 149, de 10/06/2011, publicada no DOU de 13/06/2011, torna público a ABERTURA DE INSCRIÇÕES para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - PSS, nos termos do inciso X do Artigo 2°. da Lei n°. 8.745, para contratação por tempo determinado de PROFESSOR TEMPORÁRIO, com a finalidade de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público no IFAM, no segundo semestre do ano letivo de 2011, para os Campi Manaus-Centro, Manaus-Distrito Industrial, Manaus-Zona Leste, Coari/AM, Lábrea/AM, Maués/AM, Parintins/AM, Presidente Figueiredo/AM, Tabatinga/AM e São Gabriel da Cachoeira/AM, nas condições que seguem:

1. DAS ESPECIFICAÇÕES DAS VAGAS E OUTROS DADOS

1.1. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS MANAUS-CENTRO

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

BIOLOGIA

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

01

40

ELETROTÉCNICA

Graduação em Engenharia Elétrica

01

40

GESTÃO

Graduação em Administração ou Economia ou Engenharia com pós-graduação em Áreas afins

01

40

LETRAS/LÍNGUA INGLESA

Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Inglesa

01

40

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS / LIBRAS

Licenciatura Plena em qualquer área e Certificação de Proficiência em Libras, com nível superior, expedido pelo Ministério da Educação-MEC ou pela Federação Nacional de Educação e Instrução dos Surdos - FENEIS, conforme Decreto n°. 5.626/05

01

40

SEGURANÇA DO TRABALHO

Graduação em Engenharia com pós-graduação em Segurança do Trabalho

01

20

TOTAL DE VAGAS

06

 

1.2. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS MANAUS-DISTRITO INDUSTRIAL

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

AUTOMAÇÃO

Graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecatrônica ou Engenharia de Controle e Automação ou Áreas de Engenharia afins

01

40

BIOLOGIA

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

01

40

ELETRO-ELETRÔNICO

Graduação em Engenharia Elétrica ou Áreas afins

02

40

INFORMÁTICA

Licenciatura ou Graduação em Ciência da Computação ou Ciência da Informação ou Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados ou Tecnologia em Informática ou Tecno­logia em Desenvolvimento de Software ou Tecnologia em Rede

01

40

LETRAS/LÍNGUA INGLESA

Licenciatura Plena em Letras, com Habilitação em Língua Inglesa

01

40

LETRAS /LÍNGUA PORTUGUESA

Licenciatura Plena em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa

01

40

TOTAL DE VAGAS

07

 

1.3. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS MANAUS-ZONA LESTE

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

BIOLOGIA

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

01

40

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Graduação em Engenharia Agronômica ou em Engenharia Ambiental com pós-graduação em Recursos Naturais ou Gestão Ambiental ou Ciência Ambiental

01

40

LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA

Licenciatura Plena em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa

01

40

QUÍMICA

Licenciatura Plena em Química

01

40

SECRETARIADO

Graduação em Secretariado ou Secretariado Executivo

01

40

SEGURANÇA DO TRABALHO

Graduação em Engenharia com pós-graduação em Segurança do Trabalho

02

20

TOTAL DE VAGAS

07

 

1.4. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS COARI/AM

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

ADMINISTRAÇÃO

Graduação em Administração ou Ciências Contábeis ou Ciência Política

01

40

ARQUITETURA
CAD, Desenho, Desenho Técnico, Desenho Arquitetônico

Graduação em Arquitetura ou Urbanismo

01

40

BIOLOGIA

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

01

40

CONSTRUÇÃO CIVIL

Graduação em Engenharia Civil ou Graduação em Engenharia Elétrica ou Tecnologia da Construção Civil ou Tecnologia em Gestão de Obras ou Áreas afins

01

40

FILOSOFIA

Licenciatura Plena em Filosofia

01

40

LETRAS/LÍNGUA INGLESA

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa

01

40

SOCIOLOGIA

Licenciatura Plena em Sociologia

01

40

TOTAL DE VAGAS

07

 

1.5. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS LÁBREA/AM

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

ADMINISTRAÇÃO

Graduação em Administração ou Ciências Contábeis ou Ciência Política

01

40

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Licenciatura Plena em Educação Artística ou em Artes

01

40

BIOLOGIA

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

01

40

FILOSOFIA

Licenciatura Plena em Filosofia

01

40

FÍSICA

Licenciatura Plena em Física

01

40

GEOGRAFIA

Licenciatura Plena em Geografia

01

40

HISTÓRIA

Licenciatura Plena em História

01

40

INFRAESTRUTURA RURAL

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias ou Agronomia

01

40

LETRAS/LÍNGUA INGLESA

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa

01

40

MATEMÁTICA

Licenciatura Plena em Matemática

01

40

SECRETARIADO

Graduação em Secretariado ou Secretariado Executivo

01

40

TOTAL DE VAGAS

11

 

1.6. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS MAUÉS/AM

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

ADMINISTRAÇÃO

Graduação em Administração ou Ciências Contábeis ou Ciência Política

01

40

AGRICULTURA

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias ou Graduação em Economia ou em Engenharia Agrícola

01

40

DIREITO

Graduação em Direito

01

20

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Licenciatura Plena em Educação Artística ou em Artes

01

40

FILOSOFIA

Licenciatura Plena em Filosofia

01

40

INFORMÁTICA

Licenciatura ou Graduação em Ciência da Computação ou Ciência da Informação ou Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados ou Tecnologia em Informática ou Tecnologia em Desenvolvimento de Software ou Tecnologia em Rede

01

40

RECURSOS PESQUEIROS

Graduação em Engenharia de Pesca ou Graduação em Zootecnia ou Tecnologia em Produção Pesqueira

01

40

TOTAL DE VAGAS

07

 

1.7. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS PARINTINS/AM

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

ADMINISTRAÇÃO

Graduação em Administração ou Ciências Contábeis ou Ciência Política

01

40

AGRICULTURA

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias ou Graduação em Agronomia.

01

40

BIOLOGIA

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

01

40

EDUCAÇÃO FÍSICA

Licenciatura Plena em Educação Física

01

40

FILOSOFIA

Licenciatura Plena em Filosofia

01

40

FÍSICA

Licenciatura Plena em Física

01

40

GEOGRAFIA

Licenciatura Plena em Geografia

02

40

INFORMÁTICA

Licenciatura ou Graduação em Ciência da Computação ou Ciência da Informação ou Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados ou Tecnologia em Informática ou Tecnologia em Desenvolvimento de Software ou Tecnologia em Rede

01

40

INFRAESTRUTURA RURAL

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias ou Agronomia

01

40

SOCIOLOGIA

Licenciatura Plena em Sociologia

01

40

TOTAL DE VAGAS

11

 

1.8. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

DESENHO TÉCNICO

Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Desenvolvimento de Produtos

01

40

FILOSOFIA

Licenciatura Plena em Filosofia

01

40

LETRAS/LÍNGUA INGLESA

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa

01

40

LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa

01

40

MECÂNICA

Graduação em Engenharia Mecânica ou Tecnólogo em Mecânica

01

40

SOCIOLOGIA

Licenciatura Plena em Sociologia

01

40

TOTAL DE VAGAS

06

 

1.9. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS TABATINGA/AM

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

ADMINISTRAÇÃO

Graduação em Administração ou Ciências Contábeis

01

40

EDUCAÇÃO FÍSICA

Licenciatura Plena em Educação Física

01

40

FÍSICA

Licenciatura Plena em Física

01

40

INFORMÁTICA

Licenciatura ou Graduação em Ciência da Computação ou Ciência da Informação ou Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados ou Tecnologia em Informática ou Tecnologia em Desenvolvimento de Software ou Tecnologia em Rede

01

40

LETRAS/LÍNGUA INGLESA

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa

01

40

LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa

01

40

MEIO AMBIENTE

Graduação em Engenharia Florestal ou Ambiental

01

40

SOCIOLOGIA

Licenciatura Plena em Sociologia

01

40

TOTAL DE VAGAS

08

 

1.10. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS, FORMAÇÃO, VAGAS E CARGA HORÁRIA SEMANAL PARA O CAMPUS SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM

ÁREAS/DISCIPLINAS

FORMAÇÃO

VAGAS

C/H/S

CONTABILIDADE GERAL

Graduação em Ciências Contábeis

01

40

DIREITO

Graduação em Direito

01

40

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Licenciatura Plena em Educação Artística

01

40

FILOSOFIA

Licenciatura Plena em Filosofia

01

40

FÍSICA

Licenciatura Plena em Física

02

40

MATEMÁTICA

Licenciatura Plena em Matemática

01

40

TOTAL DE VAGAS

07

 

2. DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - PSS E DOS POSTOS DE ATENDIMENTO

2.1. O Processo Seletivo será regido por este Edital e executado pela Comissão Específica de Processos Seletivos - CEPS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, localizado na Av. Sete de Setembro, 1975 - Centro - Manaus-AM, fone: (92) 3621-6719 e 3621-6772, de acordo com o CRONOGRAMA apresentado no Anexo I.

2.2. Postos de Atendimento:

2.2.1. MANAUS/AM: CEPS - Comissão Específica de Processos Seletivos

CAMPUS MANAUS-CENTRO

DGP - DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Avenida Sete de Setembro, 1975 - Centro - CEP 69.020-120 - Manaus/AM

Fone: (92) 3621-6719 / 3621-6772 / 3621-6752 / 3621-6773

Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 17 horas.

2.2.2. COARI/AM: Campus Coari

Estrada Coari/Itapeuá, Km 02 - Bairro do Itamarati - Coari/AM

Fone: (97) 3561-3330

Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 17 horas.

2.2.3. LÁBREA/AM: Campus Lábrea

Rua 22 de Outubro, s/nº. - Bairro Vila Falcão - Lábrea/AM

Fone: (92) 9199 0544

Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 17 horas.

2.2.4. MAUÉS/AM: Campus Maués

Estrada dos Morais, s/nº. - Bairro Santa Luzia - Maués/AM

Fone: (92) 9213-8304

Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 17 horas.

2.2.5. PARINTINS/AM: Campus Parintins

Estrada Odovaldo Novo, S/N° - Comunidade Aninga/Parananema - CEP 69152-470 - Parintins/AM

Fone/FAX (092) 3533-4607

Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 17 horas.

2.2.6. PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM: Campus Presidente Figueiredo

Avenida Onça Pintada, s/nº. - Bairro Galo da Serra - Presidente Figueiredo/AM

Fone: (92) 9196-9979

Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 17 horas.

2.2.7. TABATINGA/AM: Campus Tabatinga

Rua Coronel Berg, s/nº. (Seminário Diocesano) - Bairro das Comunicações - Tabatinga/AM .

Fone: (97) 3412-5142

Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 17 horas.

2.2.8. SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM: Campus São Gabriel da Cachoeira

BR 307 -Km 03 - s/nº. - Cachoeirinha - São Gabriel da Cachoeira/AM

Fone: (97) 3471 1263 / 1454 / 1358 / 1509

Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 17 horas.

3. DA JORNADA DE TRABALHO, DA REMUNERAÇÃO E DA TAXA DE INSCRIÇÃO (JULHO DE 2011)

3.1. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as necessidades da Instituição, obedecida a carga horária semanal estipulada neste Edital, nos subitens 1.1., 1.2., 1.3., 1.4., 1.5., 1.6., 1.7., 1.8., 1.9., e, 1.10.

3.2. A remuneração, que terá por base os valores constantes na Tabela de Vencimentos dos Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nas Classes e Níveis Iniciais, e a Taxa de Inscrição, obedecerão a tabela a seguir:

CLASSE

NÍVEL

TITULAÇÃO

40h/SEMANAIS

20h/SEMANAIS

TAXA DE INSCRIÇÃO

DI

01

Graduação

R$ 2.130,33

R$ 1.065,16

R$ 50,00

DI

01

Aperfeiçoamento

R$ 2.186,81

R$ 1.093,40

DI

01

Especialização

R$ 2.265,78

R$ 1.132,89

DI

01

Mestrado

R$ 2.782,97

R$ 1.391,48

DI

01

Doutorado

R$ 3.678,74

R$ 1.839,37

3.3. Além da remuneração serão concedidos aos candidatos contratados os seguintes benefícios:

3.3.1. Auxílio Alimentação R$ 304,00 (TREZENTOS E QUATRO REAIS);

3.3.2. Auxílio Transporte o que exceder a 4% (quatro por cento) da remuneração em gastos com transporte coletivo.

3.3.3. Auxílio Pré-Escolar R$ 66,00 (Sessenta e seis reais) por dependente, até aos 05 (cinco) anos de idade.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. Período de inscrição: de 11 A 20 DE JULHO DE 2011.

4.2. A inscrição do candidato no Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital e das demais informações que porventura venham a ser divulgadas, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

4.3. As inscrições serão realizadas EXCLUSIVAMENTE pela internet, no endereço eletrônico: www.ifam.edu.br.

4.4. A impressão do respectivo boleto eletrônico (GRU Cobrança) para pagamento da taxa de inscrição será efetuada, no endereço eletrônico www.ifam.edu.br, no período compreendido entre 11 a 20 de julho de 2011.

4.5. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, conforme TABELA do subitem 3.2.

4.6. O candidato deverá imprimir o Boleto para o pagamento da taxa de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.ifam.edu.br, imediatamente após a conclusão do preenchimento da Ficha de Inscrição.

4.7. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do Processo Seletivo.

4.8. Caso seja necessário, durante todo o período de inscrição, haverá a possibilidade de o candidato gerar um novo Boleto através do endereço eletrônico www.ifam.edu.br.

4.9. O Boleto pode ser pago em qualquer banco, bem como nas lotéricas e Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários, até a data de vencimento.

4.10. Para efetuar a inscrição, é imprescindível informar na Ficha de Inscrição o n° do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o n° do documento oficial de identidade.

4.11. Para efetivação da inscrição via internet, o candidato poderá também utilizar nos dias úteis, nos horários determinados nos subitens 2.2.1, 2.2.2, 2.2.3, 2.2.4, 2.2.5, 2.2.6, 2.2.7 e 2.2.8 de computador disponibilizado nos Postos de Atendimento.

4.12. A CEPS do IFAM não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

4.13. O candidato somente poderá inscrever-se para uma única área/disciplina, constante nos subitens 1.1., 1.2., 1.3., 1.4., 1.5., 1.6., 1.7., 1.8., 1.9., ou 1.10.

4.14. As informações prestadas na Ficha de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CEPS do IFAM do direito de excluir do Processo o candidato que o preencher com dados incorretos ou incompletos, bem como se constatado, posteriormente, que os dados informados são inverídicos ou, ainda, que o candidato tenha efetuado mais de um pedido de inscrição.

4.15. É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico.

4.16. As inscrições somente serão efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.

5. DAS ETAPAS

5.1. O Processo Seletivo Simplificado, no âmbito do IFAM, será realizado em duas etapas:

5.1.1. Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório;

5.1.2. Avaliação Curricular, de caráter classificatório.

6. DOS LOCAIS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

6.1. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS MANAUS-CENTRO será realizada no Campus Manaus-Centro do IFAM, situado à Av. Sete de Setembro, 1975 - Centro

6.2. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS MANAUS-DISTRITO INDUSTRIAL será realizada no Campus Manaus-Distrito Industrial do IFAM, situado à Av. Gov. Danilo Matos Areosa, s/nº. - Distrito Industrial.

6.3. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS MANAUS-ZONA LESTE será realizada no Campus Manaus-Zona Leste do IFAM, situado à Alameda Cosme Ferreira, 8045 - Zumbi dos Palmares - Manaus/AM.

6.4. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS COARI será realizada no Campus Coari localizado na Estrada Coari-Itapéua, Km. 02 - Coari/AM.

6.5. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS LÁBREA será realizada no Campus Lábrea localizado na Rua 22 de Outubro, s/nº. - Bairro Vila Falcão - Lábrea/AM.

6.6. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS MAUÉS será realizada no Campus Maués localizado na Estrada dos Morais, s/nº. - Bairro Santa Luzia - Maués/AM.

6.7. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS PARINTINS será realizada no Campus Parintins localizado na Rua Paraíba, 2186 - Palmares - Parintins/AM.

6.8. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO será realizada no Campus Presidente Figueiredo localizado na Avenida Onça Pintada, s/nº. - Bairro Galo da Serra - Presidente Figueiredo/AM.

6.9. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS TABATINGA será realizada no Campus Tabatinga localizado na Rua Coronel Berg, s/nº. (Seminário Diocesano) - Bairro das Comunicações - Tabatinga/AM.

6.10. A Prova de Desempenho Didático para os candidatos às vagas do CAMPUS SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA será realizada no Campus São Gabriel da Cachoeira localizado na BR 307 -Km 03 - s/nº. - Cachoeirinha - São Gabriel da Cachoeira/AM.

7. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

7.1. Do Sorteio do Tema para a Prova de Desempenho Didático

7.1.1. O Sorteio dos temas para a Prova de Desempenho Didático será realizado no dia 25 de julho de 2011.

7.1.2. Para os candidatos às vagas dos Campi MANAUS CENTRO, MANAUS-DISTRITO INDUSTRIAL E MANAUS ZONA LESTE, o sorteio do tema será realizado a partir das 9h do dia 25 de julho de 2011, na Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP do IFAM, situada à Av. Sete de Setembro, 1975 - Centro - Manaus/Amazonas, na presença de todos os candidatos inscritos, obedecendo a ordem do número de inscrição e o Anexo I (CRONOGRAMA) deste Edital.

7.1.3. Para os candidatos às vagas dos Campi COARI, LÁBREA, MAUÉS, PARINTINS, PRESIDENTE FIGUEIREDO, TABATINGA E SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, o sorteio do tema será realizado a partir das 9h do dia 25 de julho de 2011, nos endereços constantes nos subitens 2.2.2., 2.2.3.,.2.2.4., 2.2.5., 2.2.6., 2.2.7., e, 2.2.8., obedecendo a ordem do número de inscrição e o Anexo I (CRONOGRAMA) deste Edital.

7.1.4. O tema da prova de Desempenho Didático será sorteado pelo próprio candidato, observada a ordem do número de inscrição, na presença dos demais concorrentes para aquela área/disciplina, com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas em relação ao início da prova.

7.1.5. Caso o candidato não possa comparecer ao sorteio do tema da Prova de Desempenho, poderá mandar um representante, munido de procuração simples do interessado, acompanhada de fotocópia do documento oficial de identidade de ambos.

7.1.6. O candidato que não comparecer ou não mandar representante ao sorteio dos temas será eliminado do Processo.

7.2. Da Prova de Desempenho Didático

7.2.1. A Prova de Desempenho Didático será realizada no período de 26 a 29 de julho de 2011 e destina-se a avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto e à adequação da sua abordagem metodológica, consistindo de aula a ser ministrada perante a Comissão Específica de Avaliação formada por 3 (três) examinadores e designada para esse fim.

7.2.2. Os critérios a serem observados na Prova de Desempenho Didático são os constantes no Anexo II deste Edital.

7.2.3. A Prova de Desempenho Didático deve ser avaliada, de modo independente, por cada examinador, mediante o preenchimento da Ficha de Avaliação, cuja nota final será a média simples das notas conferidas pelos examinadores.

7.2.4. A Comissão Específica de Avaliação atribuirá, à Prova de Desempenho Didático, nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 60 (sessenta) pontos.

7.2.5. Os recursos didáticos, a serem utilizados na prova de Desempenho Didático, serão fornecidos pelas Diretorias/Departamentos/Coordenações de Ensino, na dependência de solicitação do candidato e disponibilidade dos mesmos.

7.2.6. Nenhum candidato poderá assistir aos exames dos demais concorrentes.

7.2.7. O candidato deverá apresentar a cada membro da Comissão Específica, antes do início da prova de Desempenho Didático, 01 (uma) cópia do respectivo Plano de Aula.

7.2.8. A Prova de Desempenho Didático terá duração de 45 (quarenta e cinco) minutos, acrescido de mais 10 (dez) minutos para argüição.

7.2.9. O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o seu início, munido do documento de inscrição e documento original de identidade ou documento equivalente, válido em todo o território brasileiro.

7.2.10. O documento de identificação utilizado no ato da inscrição deverá ser o mesmo a ser apresentado quando da realização da Prova de Desempenho Didático.

7.2.10.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização da prova, documento de identificação original informado no ato da inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido com data posterior à sua inscrição no Processo.

7.2.11. São considerados documentos oficiais de identificação: carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de segurança pública, pelos corpos de bombeiros militares, pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.), passaportes, carteiras funcionais do Ministério Público e Poder Judiciário, carteira nacional de habilitação com fotografia, carteiras funcionais expedidas por órgão público que valham como identidade na forma da lei, com foto e impressão digital, carteira de trabalho e certificado de reservista.

7.2.12. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento/casamento, títulos eleitorais, CPF, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, tampouco documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

7.2.13. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

7.2.14. Não serão aceitos protocolos de documentos.

7.2.15. O candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida nos subitens 7.2.11, 7.2.12, 7.2.13 e 7.2.14 deste Edital, ressalvado o disposto no subitem 7.2.9.1 deste Edital, não poderá realizar a Prova de Desempenho Didático e será automaticamente eliminado do Processo.

7.2.16. Não será permitido o acesso ao recinto de realização da prova de desempenho didático ou de desempenho prático ao candidato que, por qualquer motivo, não se apresentou no horário previsto para o seu início.

7.2.17. Não haverá segunda chamada para a prova de Desempenho Didático, seja qual for o motivo alegado. 7.2.18. O Resultado da Prova de Desempenho Didático será divulgado a partir das 16h do dia 02 de agosto de 2011.

8. DA AVALIAÇÃO CURRICULAR

8.1. A Avaliação Curricular terá caráter classificatório e valerá de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.1.1. O Curriculum Vitae ou Lattes e os títulos (cópias autenticadas) deverão ser encaminhados no período de 11 a 20 de julho de 2011, acompanhados de cópia do comprovante de inscrição, para a Comissão Específica de Processos Seletivos - CEPS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, localizado na Av. Sete de Setembro, 1975 - Centro - Manaus-AM, CEP 69.020-120, aos cuidados da DGP - Diretoria de Gestão de Pessoas.

8.1.2. A Avaliação Curricular terá caráter classificatório, sendo considerados pela Comissão Específica de Avaliação, a formação universitária, a formação técnico-profissional, a produção acadêmico-científica e a efetiva atividade docente do candidato.

8.1.3. A atividade docente do candidato poderá ser comprovada através de Carteira Profissional, contracheques, Contratos de Trabalho ou Certidão de Tempo de Serviço, não sendo aceitas, em nenhuma hipótese DECLARAÇÕES.

8.1.4. Será atribuído um valor máximo de 100 (cem) pontos para cada candidato.

8.1.5. Para efeito da Avaliação Curricular, considerar-se-ão a graduação, os títulos de pós-graduação e os demais documentos especificados na tabela constante do subitem 8.1.9.

8.1.6. Para os detentores de títulos de pós-graduação em diversos níveis só será considerado um título: o de maior nível.

8.1.7. Em relação aos Diplomas e Certificados não serão aceitas DECLARAÇÕES sob nenhuma hipótese.

8.1.8. A pontuação referente à apresentação do Diploma de Graduação só será computada caso o candidato não seja detentor de título de Pós-Graduação.

8.1.9. A documentação constante da Avaliação Curricular será a descrita a seguir, com a respectiva pontuação.

DESCRIÇÃO

PONTOS

a)Diploma/Certidão/Certificado ou Atestado com histórico de Graduação

10 pontos

b) Aperfeiçoamento (180h)

20 pontos

c)Certificado de Especialista (360h)

25 pontos

d) Diploma de Mestrado

35 pontos

e)Diploma de Doutorado

55 pontos

f) Produção Científica (máximo 2 trabalhos publicados) (05 PONTOS CADA)

10 pontos

g)Orientação de Trabalhos Científicos (TCC, Monografias (máximo 3 orientações) (05 PONTOS CADA)

15 pontos

h) Até 3 anos de efetiva atividade docente

05 pontos

i) De 4 a 6 anos de efetiva atividade docente

10 pontos

j) De 7 a 10 anos de efetiva atividade docente

15 pontos

k)A partir de 11 anos de efetiva atividade docente

20 pontos

Máximo de pontos a serem obtidos

100 pontos

8.1.10. Considerar-se-á como Produção Científica artigos publicados em Revistas Especializadas, Livros e/ou Jornais se publicados a partir de 2006, sendo necessária a comprovação dessas publicações.

8.1.11. O Resultado da Avaliação Curricular será divulgado a partir das 16h do dia 02 de agosto de 2011.

9. DOS RECURSOS

9.1. A efetivação da inscrição implica da aceitação tácita das condições fixadas para a realização do Processo Seletivo Simplificado, não podendo, portanto, sob hipótese alguma, o candidato alegar desconhecimento das normas estabelecidas no presente Edital.

9.2. A Comissão Específica de Avaliação tem a autoridade final na apreciação dos aspectos de conteúdo acadêmico do Processo Seletivo, cabendo recurso fundamentado contra suas decisões, somente na ocorrência de vícios ou erros formais na condução do mesmo.

9.3. O recurso deverá ser impetrado pela parte interessada através de Requerimento dirigido ao Presidente da Comissão Específica de Processos Seletivos, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após a data marcada para a divulgação do resultado.

9.4. O requerente deverá dar entrada no Protocolo Geral dos Campi conforme subitens 2.2.1., 2.2.2., 2.2.3., 2.2.4., 2.2.5., 2.2.6., 2.2.7., e, 2.2.8., deste Edital, obedecendo ao horário de expediente da instituição.

9.5. Compete ao Presidente da Comissão Específica de Processos Seletivos aceitar o recurso impetrado e convocar a Comissão Específica de Avaliação para julgamento.

9.6. O recurso e o resultado de seu julgamento pela Comissão Específica de Avaliação deverão ser publicados em Boletim Interno do IFAM e comunicado ao interessado.

9.7. Serão indeferidos os recursos interpostos fora do prazo definido no subitem 9.3.

9.8. A Comissão Específica de Avaliação é soberana, não cabendo recurso contra sua decisão final.

10. DO RESULTADO FINAL

10.1. O resultado final será divulgado a partir das 16h do dia 04 de agosto de 2011 no endereço eletrônico www.ifam.edu.br.

10.2. A pontuação final de cada candidato será o resultado da somatória dos pontos obtidos nas duas fases do processo, sendo classificado aquele que obtiver pontuação igual ou superior a 70 (setenta) pontos.

10.3. Ocorrendo empate entre candidatos na classificação final, serão observados, respectivamente, os seguintes critérios para desempate:

10.3.1. Maior nota na Prova de Desempenho Didático;

10.3.2. Maior nota na Avaliação Curricular;

10.3.3. Maior idade.

10.4. Concluída a apuração das notas finais pelas Comissões Específicas de Avaliação, o Presidente da Comissão do Processo Seletivo proclamará ao Reitor do IFAM o Resultado Final, valendo, para efeito de contratação a ordem decrescente de classificação.

11. DA VALIDADE

11.1. O prazo de validade do presente Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano, prorrogado uma única vez, por igual período, de acordo com a Lei n° 8.745, de 9/12/93, alterada pela Lei n° 9.849, de 26/10/99, DOU de 27/10/99.

12. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

12.1. Para contratação o(a) candidato(a) deverá ter idade mínima de 18 anos e apresentar original com cópia dos seguintes documentos:

12.1.1. Cédula de Identidade ou Carteira Profissional;

12.1.2. C.P.F.;

12.1.3. Título de Eleitor;

12.1.4. Comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais;

12.1.5. Certificado do Serviço Militar (sexo masculino);

12.1.6. Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição;

12.1.7. Fotocópia do PIS/PASEP;

12.1.8. 01 (uma) foto 3x4 (recente);

12.1.9. Tipagem Sangüínea e Fator RH.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. O candidato que já manteve contrato sob a égide da Lei n° 8.745/93 não poderá ser novamente contratado com fundamento nesta Lei, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do seu contrato anterior, conforme o inciso III, do Art. 9°, da retrocitada Lei.

13.2. O Professor Temporário aprovado neste PSS ficará lotado no Campus para o qual prestou a seleção, podendo, a critério da Administração, ministrar disciplinas de sua área de conhecimento/área de atuação em outro curso ou/e Campus.

13.3. A aprovação no Processo Seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a assinatura do contrato condicionada à observância das disposições da Lei n° 8.745/93, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do Processo Seletivo e do exclusivo interesse e conveniência da Administração.

13.4. A inscrição no Processo Seletivo implica a aceitação irrestrita das condições estabelecidas pelo IFAM, não cabendo ao candidato qualquer recurso quanto às normas contidas neste Edital.

13.5. As datas e prazos contidos neste Edital poderão ser alterados pela Comissão Específica de Processos Seletivos.

13.6. O candidato que efetivar sua inscrição terá a obrigação de se manter informado sobre todos os atos publicados, datas e prazos referentes a este Processo Seletivo.

13.7. O candidato classificado no presente Processo Seletivo (observado o número de vagas para cada área) será contratado por 6 (seis) meses, de acordo com a Lei n° 8.745/93, alterada pela Lei 9.849, de 26.10.99, DOU de 27.10.99, podendo o contrato ser prorrogado por até 24 (vinte e quatro) meses, observado o interesse da Instituição.

13.8. O candidato classificado assinará Contrato de Prestação de Serviços com este IFAM, nos termos da Lei n° 8.745/93, alterado pela Lei n° 9.849, de 26.10.99, DOU de 27.10.99, que extinguir-se-á na data prevista, sem direito a indenização.

13.9. Ao contratado aplica-se o disposto no Art. 11, da Lei n° 8.745/93.

13.10. Não serão fornecidos Atestados, Certificados ou Certidões relativos à habilitação, classificação e nota dos candidatos, valendo-se para tal a homologação no Diário Oficial da União.

13.11. A convocação dos candidatos será através de comunicação por telefone, e-mail, ou correspondência enviada ao endereço do candidato, constante na ficha de inscrição, devendo apresentar-se no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, contado a partir do dia em que for contatado ou da entrega da correspondência de convocação.

13.12. Os candidatos deverão se apresentar à DGP - DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - Avenida Sete de Setembro, 1975 - Centro - Manaus/AM, ou no Campus para o qual foi aprovado munido da documentação constante do subitem 12.1.

13.13. Após o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, o candidato que não atender à convocação reservará ao IFAM o direito de convocar o próximo classificado.

13.14. Após a homologação do resultado no Diário Oficial da União o candidato não classificado poderá reaver sua documentação, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

13.15. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Específica de Processos Seletivos.

JOÃO MARTINS DIAS
Reitor

EDITAL Nº 015, DE 08 DE JULHO DE 2011

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO

ANEXO I

CRONOGRAMA

ATIVIDADES

DATAS

Publicação do Extrato do Edital - Jornal Local

10/07/2011

Publicação de Edital no site

11/07/2011

Publicação de Edital no DOU

12/07/2011

Inscrições

11 a 20/07/2011

Sorteio do Tema para Prova de Desempenho

25/07/2011

Provas de Desempenho Didático

26 a 29/07/2011

Envio da documentação para Avaliação Curricular

11 a 20/07/2011

Resultado da Prova de Desempenho Didático

02/08/2011

Interposição de Recursos da Prova de Desempenho Didático

03/08/2011

Resultado da Análise Curricular

02/08/2011

Interposição de Recursos da Análise Curricular

03/08/2011

Resultado da Prova de Desempenho Didático, após recursos

04/08/2011

Resultado da Análise Curricular, após recursos

04/08/2011

Resultado Final

04/08/2011

Convocação dos Aprovados

05/08/2011

Início das atividades docentes

08/08/2011

ANEXO II

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

CANDIDATO: ______________________________________________________

ÁREA/DISCIPLINA: _________________________________________________

UNIDADE: ________________________________________________________

TEMA DA AULA: ___________________________________________________

DATA: __________________________ HORÁRIO: ________________________

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

PONTOS

PLANO DE AULA

Elaboração e organização do Plano (apresentação, descrição, clareza), adequação dos objetivos ao conteúdo planejado, adequação dos processos de verificação de aprendizagem, referência bibliográfica citada.

0 - 20

 

INTRODUÇÃO

Clareza, aspectos motivacionais, conexão entre o tema e outros conhecimentos (contextualização), exposição clara e precisa dos objetivos da aula.

0 - 10

 

CONTEÚDOS

Domínio de conteúdo, utilização de exemplos e analogias, desenvoltura e segurança nas respostas aos questionamentos, coerência, adequação de vocabulário e termos técnicos.

0 - 20

 

PROCEDIMENTOS

Espontaneidade, movimentação, postura, dicção, tom de voz, autocontrole, manejo de classe, interatividade.

0 - 20

 

RECURSOS

Adequação dos recursos didáticos às técnicas, aos objetivos e aos conteúdos propostos; momento de utilização dos recursos e uso adequado dos mesmos.

0 - 10

 

FINALIZAÇÃO

Capacidade de síntese, cumprimento das etapas previstas no plano, dosagem do conteúdo em relação ao tempo previsto.

0 - 10

 

AVALIAÇÃO:

Utilização de procedimentos avaliativos, feedback

0 - 10

 

TOTAL DE PONTOS