Prefeitura e Câmara de Uruoca - CE

Notícia:   Prefeitura e Câmara de Uruoca - CE lançam nova retificação de edital

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUOCA

CÂMARA MUNICIPAL DE URUOCA

ESTADO DO CEARÁ

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 001/2012

Estabelece normas de Concurso Público para provimento de vagas existente, sendo: Prefeitura Municipal de Uruoca em número de 126 (Cento e vinte e seis) vagas nos cargos de: Agente Administrativo; Agente Comunitário de Educação; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Endemias; Agrônomo; Assistente Social; Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas; Cirurgião Dentista - PSF; Enfermeiro - PSF; Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica; Médico - PSF; Médico veterinário; Motorista - Categoria B; Motorista - Categoria D; Nutricionista; Office Boy - Categoria "A" e "B"; Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C"; Professor de Educação Especial; Professor de Educação Física; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor de Português; Professor Polivalente; Psicólogo; Psicopedagogo; Secretário Escolar; Técnico Agrícola; Técnico de Enfermagem; Técnico em Raio X; Vigilante; Zootecnista. Câmara Municipal de Uruoca em número de 03(Três) vagas nos cargos: Agente Administrativo; Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE URUOCA-CE e a CÂMARA MUNICIPAL DE URUOCA-CE, considerando o disposto no inciso II, do Art. 37 da Constituição Federal, faz saber que realizará concurso público para provimento em padrões e referências iniciais nos cargos acima descritos para o quadro permanente de servidores da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal, obedecendo às disposições constantes no presente Edital.

0- AS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

01.1 - O Concurso Público será regido por este edital e realizado pela CONEPLAN - Consultoria Estudo e Planejamento.

01.2 - A Prefeitura Municipal de Uruoca - CE, Visando o provimento de 126 (Cento e Vinte e Seis) vagas assim distribuídas: 12 (Doze) Vagas de Agente Administrativo; 10 (Dez) Vagas de Agente Comunitário de Educação; 5 (Cinco) Vagas de Agente Comunitário de Saúde; 2 (Duas) Vagas de Agente de Endemias; - (Uma) Vaga de Agrônomo; - (Uma) Vaga de Assistente Social; 2 (Duas) Vagas de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas; 4 (Quatro) Vagas de Cirurgião Dentista - PSF; 3 (Três) Vagas de Enfermeiro - PSF; - (uma) Vaga de Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica; 6 (Seis) Vagas de Médico - PSF; ; - (Uma) Vaga de Médico Veterinário ;8 (Oito) Vagas de Motorista - Categoria B; 10 (Dez) Vagas de Motorista - Categoria D; - (Uma) Vaga de Nutricionista; 2 (Duas) Vagas de Office Boy - Categoria "A" e "B"; - (Uma) Vaga de Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C"; - (Uma) Vaga de Professor de Educação Especial; - (Uma) Vaga de Professor de Educação Física; 2 (Duas) Vagas de Professor de Inglês; 2 (Duas) Vagas de Professor de Matemática; - (Uma) Vaga de Professor de Português; 17 (Dezessete) Vagas de Professor Polivalente; - (Uma) Vaga de Psicólogo; - (Uma) Vagas de Psicopedagogo; 5 (Cinco) Vagas de Secretário Escolar; 3 (Uma) Vaga de Técnico Agrícola; 8 (Oito) Vagas de Técnico em Enfermagem; - (Uma) Vaga de Técnico em Raio X; 12 (Doze) Vagas de Vigilante e - (Uma) de Zootecnista.

01.2.1 - A Câmara Municipal de Uruoca - CE, Visando o provimento de 03 (Três) vagas assim distribuídas: (01) vaga de Agente Administrativo; (01) vaga de Auxiliar de Serviços Gerais e (01) vaga de Vigilante.

01.3 - Durante o período de validade do concurso, a Prefeitura Municipal de Uruoca - CE e a Câmara Municipal de Uruoca - CE, reservam-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda aos interesses e necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira, dentro das vagas existentes ou que possam vir a existir, atendendo a proporcionalidade de reserva de vagas (Candidatos Aprovados Como Suplentes).

01.4 - Caso haja demanda de novas investiduras acima do número de vagas estimado no item 1.2, dentro do prazo de validade do certame, a Administração poderá convocar candidatos aprovados, na condição de suplentes, observada a ordem de classificação por cargo/lotação.

01.5 - A seleção de que trata este edital consistirá de:

1.5.1 - Teste Psicotécnico de Atenção, Entrevista Sócio-Econômica escrita e pontuada e Prova Escrita que versará sobre Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático (Anexo I) para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante.

01.5.2 - Teste Psicotécnico de Atenção, Entrevista Sócio-Econômica escrita e pontuada; Prova Escrita que versará sobre Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático (Anexo I) e prova prática de direção para os cargos de Motorista - Categoria B; Motorista - Categoria D e Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C.

01.5.3 - Prova Escrita que versará sobre Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático (Anexo I) para os cargos de: Agente Administrativo; Agente Comunitário de Educação; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Endemias; Agrônomo; Assistente Social; Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas; Cirurgião Dentista - PSF; Enfermeiro - PSF; Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica; Médico - PSF; Médico Veterinário; Nutricionista; Office Boy - Categoria "A" e "B"; Professor de Educação Especial; Professor de Educação Física; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor de Português; Professor Polivalente; Psicólogo; Psicopedagogo; Secretário Escolar; Técnico Agrícola; Técnico em Enfermagem; Técnico em Raio X e Zootecnista.

01.6 - Todo o processo de avaliação acima é de caráter eliminatório e classificatório e Exame Médico Admissional, de caráter eliminatório.

01.7 - Os códigos dos cargos, número de vagas, descrição do cargo, carga horária semanal, vencimentos iniciais e escolaridade mínima, outras exigências e taxa de inscrição da Prefeitura Municipal de Uruoca - CE são:

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUOCA - CE

CÓDIGO DO CARGO

Nº DE VAGAS

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

SALÁRIO

ESCOLARIDADE / REQUISITOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

100

12

Agente Administrativo

40 h

668,00

- Ensino Médio Completo;

- Conhecimentos de informática.

60,00

101

10

Agente Comunitário de Educação

40 h

680,00

- Ensino Médio Completo

60,00

102

5

Agente Comunitário de Saúde

40 h

668,00

- Ensino Fundamental Completo;

- Residir na área de abrangência da vaga disponibilizada.

40,00

1032Agente de Endemias40 h668,00( Ensino Fundamental Completo.40,00
1041Agrônomo40 h3.000,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho / Órgão Competente.90,00
1051Assistente Social40 h2.300,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho / Órgão Competente.90,00
1062Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas.40 h622,00- Ensino Médio completo;

- Curso de Auxiliar em Análises Clínicas.

60,00
1074Cirurgião Dentista - PSF40 h2.700,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho / Órgão Competente.90,00
1083Enfermeiro - PSF40 h2.700,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho/ Órgão Competente.90,00
1091Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica40 h2.700,00- Nível Superior;

- Curso de Especialização em Gestão de Saúde do SUS.

90,00
1106Médico - PSF40 h8.000,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho/Órgão Competente.90,00
1111Médico veterinário40 h3.000,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho/Órgão Competente.90,00
1128Motorista - Categoria B40 h680,00- Alfabetizado;

- Carteira Nacional de Habilitação "Categoria B".

40,00
11310Motorista - Categoria D40 h780,00- Alfabetizado;

- Carteira Nacional de Habilitação "Categoria D".

40,00
1141Nutricionista20 h1.500,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho/Órgão Competente.90,00
1152Office Boy - Categoria"A" e "B"40 h622,00- Ensino Fundamental Completo;

- Carteira Nacional de Habilitação "Categoria "A" e B".

60,00
1161Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C"40 h1.198,00- Alfabetizado;

- Carteira Nacional de Habilitação Categoria "C";

- Experiência comprovada de 02 (dois anos).

40,00
1171Professor de Educação Especial20 h764,78- Licenciatura Plena em curso de Pedagogia; Acrescida de Curso de Aperfeiçoamento ou Especialização em Educação Especial ou Psicopedagogia;

- Licenciatura Especifica; Acrescida de Curso de Aperfeiçoamento ou Especialização em Educação Especial ou Psicopedagogia.

70,00
1181Professor de Educação Física20 h764,78- Licenciatura Plena - Curso Superior em Educação Física.70,00
1192Professor de Inglês20 h764,78- Licenciatura Plena em Letras -Habilitação Inglês.70,00
1202Professor de Matemática20 h764,78- Licenciatura Plena em Matemática, Física, Química e Ciências com Planificação em Matemática.70,00
1211Professor de Português20 h764,78- Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Português.70,00
12217Professor Polivalente20 h764,78- Nível Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia.70,00
1231Psicólogo40 h2.300,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho/Órgão Competente.90,00
1241Psicopedagogo40 h1.200,00- Nível Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia;

- Especialização em Psicopedagogia.

70,00
1255Secretário Escolar40 h680,00- Ensino Médio Completo;

- Curso de Secretariado Escolar;

- Conhecimento de Informática.

60,00
1261Técnico Agrícola40 h1.200,00- Curso Técnico Agrícola com Habilitação em Apicultura e registro no Conselho Regional respectivo ou no órgão que regulamenta o exercício da profissão.70,00
 
1271Técnico Agrícola40 h1.200,00- Curso Técnico Agrícola com Habilitação em Fruticultura (caju) e registro no Conselho Regional respectivo ou no órgão que regulamenta o exercício da profissão.70,00
1281Técnico Agrícola40 h1.200,00- Curso Técnico Agrícola com Habilitação em Caprino cultura e registro no Conselho Regional respectivo ou no órgão que regulamenta o exercício da profissão.70,00
1298Técnico de Enfermagem40 h668,00- Ensino Médio Completo;

- Curso Técnico em Enfermagem e registro no Conselho Regional respectivo ou no órgão que regulamenta o exercício da profissão.

60,00
1301Técnico em Raio X40 h622,00- Ensino Médio Completo;

- Curso Técnico em Radiologia e registro no Conselho Regional respectivo ou no órgão que regulamenta o exercício da profissão.

60,00
13112Vigilante40 h622,00- Alfabetizado40,00
1321Zootecnista40 h3.000,00- Curso Superior, na respectiva área do cargo, em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho/Órgão Competente.90,00

01.7.1. - Os códigos dos cargos, número de vagas, descrição do cargo, carga horária semanal, vencimentos iniciais e escolaridade mínima, outras exigências e taxa de inscrição da Câmara Municipal de Uruoca - CE são:

CÂMARA MUNICIPAL DE URUOCA - CE

CÓDIGO DO CARGO

Nº DE VAGAS

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

SALÁRIO

ESCOLARIDADE / REQUISITOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

200

1

Agente Administrativo

40 h

668,00

- Ensino Médio Completo;

- Conhecimentos de informática.

60,00

201

1

Auxiliar de Serviços Gerais

40 h

622,00

- Alfabetizado

40,00

202

1

Vigilante

40 h

622,00

- Alfabetizado

40,00

01.8 - O número de vagas por lotação, descrição dos cargos por lotação, códigos dos cargos, lotações (local de trabalho) e códigos das lotações da Prefeitura Municipal de Uruoca - CE estão descritos abaixo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUOCA - CE

NÚMERO DE VAGAS // CARGOS // CÓDIGO DO CARGO// LOTAÇÃO//CÓDIGO DE LOTAÇÃO

N.º de Vagas

Cargo/Descrição

Cód.Cargo

Local de Trabalho

Código Lotação

10

Agente Administrativo

100

SEDE

100

4

Agente Comunitário de Educação

101

SEDE

100

1

Agente Comunitário de Saúde

102

SEDE

Área de Abrangência

- Rua 26 de Março

100

1

Agente Comunitário de Saúde

102

SEDE

Área de Abrangência

- Rua Nossa Senhora do Livramento

108

2

Agente de Endemias

103

SEDE

100

1

Agrônomo

104

SEDE

100

2

Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas.

106

SEDE

100

1

Cirurgião Dentista - PSF

107

SEDE

100

1

Enfermeiro - PSF

108

SEDE

100

1

Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica

109

SEDE

100

3

Médico - PSF

110

SEDE

100

1

Médico veterinário

111

SEDE

100

4

Motorista - Categoria B

112

SEDE

100

3

Motorista - Categoria D

113

SEDE

100

1

Nutricionista

114

SEDE

100

2

Office Boy - Categoria "A" e "B"

115

SEDE

100

1

Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C"

116

SEDE

100

1

Professor de Inglês

119

SEDE

100

2

Professor de Matemática

120

SEDE

100

7

Professor Polivalente

122

SEDE

100

1

Psicopedagogo

124

SEDE

100

2

Secretário Escolar

125

SEDE

100

1

Técnico Agrícola - Apicultura

126

SEDE

100

1

Técnico Agrícola - Fruticultura (caju)

127

SEDE

100

1

Técnico Agrícola - Caprino cultura

128

SEDE

100

4

Técnico de Enfermagem

129

SEDE

100

1

Técnico em Raio X

130

SEDE

100

9

Vigilante

131

SEDE

100

1

Zootecnia

132

SEDE

100

1

Agente Comunitário de Educação

101

CAMPANÁRIO

Área de Abrangência: (Sede do Distrito)

101

1

Agente Comunitário de Educação

101

CAMPANÁRIO

Área de Abrangência: (Várzea; Casinhas; Boa Vista; Sununga; Bingo)

104

1

Agente Comunitário de Educação

101

CAMPANÁRIO

Área de Abrangência: (Jurumenha; Saco; Estreito; Bandeira dos Oliveiras;Malhada Grande; Coco)

105

1

Agente Comunitário de Saúde

102

CAMPANÁRIO

Área de Abrangência: (Canta Galo e Casinhas)

101

1Assistente Social105CAMPANÁRIO101
1Cirurgião Dentista - PSF107CAMPANÁRIO101
1Enfermeiro - PSF108CAMPANÁRIO101
1Médico - PSF110CAMPANÁRIO101
1Motorista - Categoria B112CAMPANÁRIO101
4Motorista - Categoria D113CAMPANÁRIO101
1Professor de Educação Especial117CAMPANÁRIO101
1Professor de Educação Física118CAMPANÁRIO101
1Professor de Inglês119CAMPANÁRIO101
1Professor de Português121CAMPANÁRIO101
7Professor Polivalente122CAMPANÁRIO101
1Psicólogo123CAMPANÁRIO101
1Secretário Escolar125CAMPANÁRIO101
3Técnico de Enfermagem129CAMPANÁRIO101
2Vigilante131CAMPANÁRIO101
1Agente Administrativo100BALIZA102
1Agente Comunitário de Educação101BALIZA102
1Agente Comunitário de Saúde102BALIZA102
1Cirurgião Dentista - PSF107BALIZA102
1Enfermeiro - PSF108BALIZA102
1Médico - PSF110BALIZA102
1Motorista - Categoria B112BALIZA102
1Professor Polivalente122BALIZA102
1Secretário Escolar125BALIZA102
1Técnico de Enfermagem129BALIZA102
1Vigilante131BALIZA102
1Agente Administrativo100PARACUÁ102
1Agente Comunitário de Educação101PARACUÁ

Área de Abrangência (Sede do distrito)

103
1Agente Comunitário de Educação101PARACUÁ

Área de Abrangência (BATATÃO, CANTO DAS PEDRAS, GENIPAPEIRO,ÁGUA SUJA, CÓRREGO, PAULISTA,GONÇALO ALVES, SAIRI.)

106
1Agente Comunitário de Saúde102PARACUÁ

Área de Abrangência (BATATÃO, CANTO DAS PEDRAS, GENIPAPEIRO,ÁGUA SUJA, CÓRREGO, PAULISTA EGONÇALO ALVES, SAIRI.)

107
1Cirurgião Dentista - PSF107PARACUÁ103
1Médico - PSF110PARACUÁ103
2Motorista - Categoria B112PARACUÁ103
3Motorista - Categoria D113PARACUÁ103
2Professor Polivalente122PARACUÁ103
1Secretário Escolar125PARACUÁ103

01.8.1. - O número de vagas por lotação, descrição dos cargos por lotação, códigos dos cargos, lotações (local de trabalho) e códigos das lotações da Câmara Municipal de Uruoca - CE estão descritos abaixo:

CÂMARA MUNICIPAL DE URUOCA - CE

NÚMERO DE VAGAS // CARGOS // CÓDIGO DO CARGO// LOTAÇÃO//CÓDIGO DE LOTAÇÃO

N.º de Vagas

Cargo/Descrição

Cód.Cargo

Local de Trabalho

Código Lotação

1

Agente Administrativo

200

SEDE

200

1

Auxiliar de Serviços Gerais

201

SEDE

200

1

Vigilante

202

SEDE

200

01.9 - Os candidatos optarão no ato da inscrição por um cargo/lotação acima;

01.10 - Aos candidatos aprovados não será fornecido transporte ou ajuda financeira para o seu deslocamento ao Local de Trabalho.

02 - AS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

02.1 - Da participação dos candidatos portadores de deficiência para cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, ficam reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas, discriminadas neste Edital. Os candidatos que se inscreverem amparados neste item deverão no ato de sua inscrição comprovar com documentação legal esta deficiência, documento este que será anexado a sua inscrição.

02.2 - O candidato portador de deficiência concorre em igualdade de condições com todos os candidatos e, ainda, aos 5% (cinco por cento) do total de vagas reservadas.

02.3 - O candidato portador de deficiência, inicialmente, será classificado de acordo com as vagas de ampla concorrência para o Cargo e Lotação a que concorre, e ainda, em relação à parte, aos 5% (cinco por cento) do total de vagas que foram reservadas a portadores de deficiência para cada Cargo e Lotação a que concorre.

02.4 - Somente serão consideradas como pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias constantes do art. 4o do Decreto no 3.298/99.

02.5 - As deficiências dos candidatos portadores de deficiência, admitida a correção por equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais, devem permitir o desempenho adequado das atribuições especificadas para o Cargo.

02.6 - Os candidatos portadores de deficiência serão submetidos, previamente à nomeação, à perícia médica realizada por profissionais de saúde da Secretaria de Saúde do Município.

02.7 - A perícia médica emitirá parecer terminativo, observando as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, a natureza das atribuições para o Cargo, a viabilidade das condições de acessibilidade e o ambiente de trabalho, a possibilidade de utilização, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize e a Classificação Internacional de Doenças apresentadas.

03 - INSCRIÇÕES

03.1 - As inscrições serão efetuadas no período de 16/01/2012 a 20/01/2012, das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas, no Centro de Formação João Ximenes, ao lado da Secretaria Municipal de Educação de Uruoca - CE.

03.2 - O candidato, no ato da inscrição, deverá optar por um dos CARGOS E LOTAÇÃO RESPECTIVA, conforme item 01.8 e 01.8.1 das disposições preliminares, para a qual deseja concorrer à vaga.

03.3 - Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos quando da investidura no cargo conforme o determinado nas disposições preliminares 1.7. e 1.7.1 (Escolaridade mínima e outras exigências).

03.4 - Condições para a inscrição: ser brasileiro nato, naturalizado ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo primeiro do artigo 12 da Constituição Federal;

03.5 - Ter idade igual ou superior a 18 anos, completos até a data da posse;

03.6 - Possuir escolaridade compatível com o cargo a que é candidato, conforme o determinado nas disposições preliminares 01.7 e 01.7.1 (CÓDIGO DO CARGO; Nº DE VAGAS; CARGO; CARGA HORÁRIA SEMANAL; SALÁRIO; ESCOLARIDADE / REQUISITOS; TAXA DE INSCRIÇÃO);

03.7 - A inscrição proceder-se-á mediante comprovação da taxa de inscrição, nos valores estabelecidos disposições preliminares 01.7 e 01.7.1 (CÓDIGO DO CARGO; Nº DE VAGAS; CARGO; CARGA HORÁRIA SEMANAL; SALÁRIO; ESCOLARIDADE / REQUISITOS; TAXA DE INSCRIÇÃO.), não restituível em hipótese alguma, em favor da CONEPLAN - Consultoria Estudo e Planejamento.

03.8 - Só será aceita uma inscrição por candidato. Na existência de mais de uma inscrição, será considerada aquela com data mais recente.

03.9 - No ato da inscrição será exigida a seguinte documentação:

03.9.1 - Pagamento da taxa de inscrição prevista no tópico 01.7 e 01.7.1.

03.9.2 - Requerimento de inscrição devidamente preenchido sem emendas, rasuras ou omissões;

03.10 - Esse edital ficará fixado em local visível na sede da Prefeitura e no local de inscrição.

04 DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO

04.1 - O concurso será realizado em 2 (Duas) fases.

04.2 - A 1ª (primeira) fase consistirá de:

04.2.1 - Teste Psicotécnico de Atenção, Entrevista Sócio-Econômica escrita e pontuada e Prova Escrita que versará sobre Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático (Anexo I) para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante;

04.2.2 - Teste Psicotécnico de Atenção, Entrevista Sócio-Econômica escrita e pontuada; Prova Escrita que versará sobre Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático (Anexo I) e prova prática de direção para os cargos de Motorista - Categoria B; Motorista - Categoria D e Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C.

04.2.3 - Prova Escrita que versará sobre Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático (Anexo I) para os cargos de: Agente Administrativo; Agente Comunitário de Educação; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Endemias; Agrônomo; Assistente Social; Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas; Cirurgião Dentista - PSF; Enfermeiro - PSF; Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica; Médico - PSF; Médico Veterinário; Nutricionista; Office Boy - Categoria "A" e "B"; Professor de Educação Especial; Professor de Educação Física; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor de Português; Professor Polivalente; Psicólogo; Psicopedagogo; Secretário Escolar; Técnico Agrícola; Técnico em Enfermagem; Técnico em Raio X e Zootecnista.

04.3 - Todas de caráter eliminatório e classificatório.

04.4 - A 2ª (Segunda) fase, aplicada a todos os candidatos aprovados na fase anterior, consistirá de Exame Médico Admissional, de caráter eliminatório, onde serão avaliadas as condições de saúde dos candidatos, em relação às atividades atinentes ao cargo.

04.5 - A convocação para a 2ª (Segunda) fase se dará após o resultado classificatório final e a homologação do concurso, quando houver necessidade de suprimento de vagas.

05 DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PROVA PRÁTICA DE DIREÇÃO

05.1 - As provas escritas de conhecimentos específicos e prova prática de direção, primeira fase do processo avaliativo, serão realizadas no dia 26 de fevereiro de 2012 nos locais e horários determinados no Anexo II a ser publicado em 13 de fevereiro de 2012.

05.02 - Não haverá aplicação das provas escritas de conhecimentos fora do horário e do local marcado para todos os candidatos;

05.03 - Não haverá segunda chamada para as provas escritas, importando a ausência do candidato na sua eliminação do concurso;

05.04 - Os candidatos deverão obrigatoriamente apresentar-se para todas as provas do processo seletivo munidos:

05.4.1 - Cartão de inscrição no concurso;

05.4.2 - Caneta esferográfica com tinta preta ou azul;

05.4.3 - Documento de identidade original que contenha retrato;

05.5 - Estará automaticamente excluído do concurso o candidato que:

05.5.1 - Durante a aplicação das provas escritas de conhecimentos for surpreendido em comunicação com outras pessoas, verbalmente, por escrito ou de qualquer outra forma, bem como utilizando-se de livros, anotações, impressos ou similares, máquina calculadora, bip, telefone celular, notebook, walkman, relógio do tipo data bank, equipamentos eletrônicos, receptor, gravador etc.;

05.5.2 - Tornar-se descortês com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas escritas de conhecimentos ou perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

05.5.3 - For apanhado em flagrante, utilizando-se de qualquer meio na tentativa de burlar as provas escritas de conhecimentos, ou for responsável por falsa identificação pessoal;

05.5.4 - Que sair do recinto em que estiverem sendo aplicadas as provas escritas de conhecimentos, sem autorização e acompanhamento de fiscal.

05.6 - Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas escritas de conhecimentos em virtude de afastamento do candidato da sala de provas;

05.7 - O candidato somente poderá entregar o cartão de resposta da prova depois de decorrido 60(sessenta) minutos do inicio da prova;

05.8 - Os candidatos, ao entregarem os cartões de respostas das provas escritas de conhecimentos, poderão levar consigo os cadernos das provas, somente no decorrer da última hora da realização das mesmas.

05.9 - O candidato comparecerá ao local determinado para as provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica (tinta preta ou azul), comprovante de inscrição e cédula de identidade, sem os quais não prestará provas.

05.10 - Não será permitida a entrada de candidatos, nas salas, após o horário do início das provas.

05.11 - Em hipótese alguma será permitido ao candidato portar telefone celular ou qualquer outro equipamento eletro-eletrônico de comunicação e, também, bolsa, sacola, livros, revistas, jornais, papéis, etc.

05.12 - Durante a prova não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos.

05.13 - É permitido ao candidato reter em seu poder o questionário das provas sobre os Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático.

05.14 - É vedada a saída de candidato do recinto em que estiverem sendo aplicadas as provas escritas de conhecimentos, sem autorização e acompanhamento de fiscal;

06 DAS PROVAS

06.1 - Para os cargos de: Agente Administrativo; Agente Comunitário de Educação; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Endemias; Agrônomo; Assistente Social; Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas; Cirurgião Dentista - PSF; Enfermeiro - PSF; Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica; Médico - PSF; Médico Veterinário; Nutricionista; Office Boy - Categoria "A" e "B"; Professor de Educação Especial; Professor de Educação Física; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor de Português; Professor Polivalente; Psicólogo; Psicopedagogo; Secretário Escolar; Técnico Agrícola; Técnico em Enfermagem; Técnico em Raio X e Zootecnista, será aplicada prova de Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático, com duração de três horas, que valerá 100 (cem) pontos e conterá 50 (cinqüenta) questões objetivas de múltipla escolha, contendo 04 (quatro) alternativas de respostas sendo apenas 0- (uma) delas a correta e valendo 02 (dois) pontos cada. Será realizada nos locais determinados no Anexo II.

06.2 - Para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante será aplicada prova de Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático, com duração de um hora, que valerá 20 (vinte) pontos e conterá 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha, contendo 04 (quatro) alternativas de respostas sendo apenas 0- (uma) delas a correta e valendo 02 (dois) pontos cada, entrevista Sócio-Econômica escrita pontuada e 0- (um) teste psicotécnico escrito de atenção que valerá 100 (cem) pontos. Serão realizadas nos locais determinados no Anexo II.

06.3 - Para os cargos de Motorista - Categoria B; Motorista - Categoria D e Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C, será aplicada prova de Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático, com duração de um hora, que valerá 20 (vinte) pontos e conterá 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha, contendo 04 (quatro) alternativas de respostas sendo apenas 0- (uma) delas a correta e valendo 02 (dois) pontos cada, entrevista Sócio-Econômica escrita pontuada e 0- (um) teste psicotécnico escrito de atenção que valerá 100 (cem) pontos e Prova Prática de Direção que valerá 800 (oitocentos) pontos. Serão realizadas nos locais determinados no Anexo II.

06.4 - Será atribuída nota zero à questão que, no cartão de respostas, não estiver marcada ou que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura que seja legível.

06.5 - O documento definitivo da avaliação para os cargos de: Agente Administrativo; Agente Comunitário de Educação; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Endemias; Agrônomo; Assistente Social; Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas; Cirurgião Dentista - PSF; Enfermeiro - PSF; Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica; Médico - PSF; Médico Veterinário; Nutricionista; Office Boy - Categoria "A" e "B"; Professor de Educação Especial; Professor de Educação Física; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor de Português; Professor Polivalente; Psicólogo; Psicopedagogo; Secretário Escolar; Técnico Agrícola; Técnico em Enfermagem; Técnico em Raio X e Zootecnista, será o CARTÃO DE RESPOSTA, assinalado pelos candidato na prova sobre os Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático.

06.6 - Os documentos definitivos da avaliação para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante, serão a entrevista Sócio-Econômica escrita, o teste psicotécnico escrito de atenção, cartão de resposta assinalado pelos candidatos na prova sobre os Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático.

06.7 - Os documentos definitivos da avaliação para o cargo de Motorista - Categoria B; Motorista - Categoria D e Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C", serão a entrevista Sócio-Econômica escrita, o teste psicotécnico escrito de atenção, cartão de resposta assinalado pelos candidatos na prova sobre os Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático e o relatório da Prova Prática de Direção assinada pelo avaliador.

07 DA APROVAÇÃO

07.01 - Da aprovação - Serão considerados aprovados na primeira fase do concurso:

07.1.1 - Os candidatos que concorrerem aos cargos de: Agente Administrativo; Agente Comunitário de Educação; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Endemias; Agrônomo; Assistente Social; Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas; Cirurgião Dentista - PSF; Enfermeiro - PSF; Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica; Médico - PSF; Médico Veterinário; Nutricionista; Office Boy - Categoria "A" e "B"; Professor de Educação Especial; Professor de Educação Física; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor de Português; Professor Polivalente; Psicólogo; Psicopedagogo; Secretário Escolar; Técnico Agrícola; Técnico em Enfermagem; Técnico em Raio X e Zootecnista aqueles que obtiverem o maior número de pontos do somatório das notas obtidas até o número de vagas por cargo/ lotação estabelecidas neste edital.

07.1.2 - Os candidatos que concorrerem aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante, aqueles obtiverem o maior número de pontos do somatório das notas obtidas na prova de Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático, entrevista Sócio-Econômica escrita pontuada e psicotécnico escrito de atenção até o número de vagas por cargo/lotação estabelecidas neste edital.

07.1.3 - Os candidatos que concorrerem ao cargo de Motorista - Categoria B; Motorista - Categoria D e Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C, aqueles obtiverem o maior número de pontos do somatório das notas obtidas na prova de Conhecimentos Gerais e Específicos do Conteúdo Programático, entrevista Sócio-Econômica escrita pontuada, psicotécnico escrito de atenção e da prova prática de direção até o número de vagas por cargo/lotação estabelecidas neste edital.

07.2 - O resultado será acrescido vagas para candidatos aprovados como suplentes, obedecidas às normas abaixo:

07.3 - O resultado inteiro do quociente entre o número de vagas estabelecido, cargo/lotação neste edital, dividido por 3 (três);

07.4 - O número de suplentes nunca poderá ser inferior a 0- (um).

07.5 - A classificação dos candidatos dar-se-á em ordem decrescente do total de pontos obtidos por cargo/ lotação.

07.6 - Caso não seja classificado nenhum candidato para uma determinada lotação a Prefeitura convocará, dentre os demais classificados para outras lotações, candidatos para ocuparem as vagas ali existentes, obedecendo a ordem de chamada pela classificação geral dos candidatos aprovados.

07.7 - Será resguardado o direito de opção do candidato classificado, observando-se o critério de classificação nas vagas localizadas.

07.8 - O candidato aprovado para uma lotação só poderá pleitear transferência para outra lotação após três anos de efetivo exercício no cargo.

07.8 - O critério no atendimento ao pedido de transferência, será o preenchimento das necessidades da Administração Municipal.

08 CRITÉRIO DE DESEMPATE

08.1 - Ocorrendo empate na classificação dos candidatos, o desempate beneficiará o candidato que for mais idoso.

09 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A relação dos aprovados na primeira fase será divulgada no dia 04/03/2012. Nos Murais da Prefeitura Municipal de Uruoca - CE e Câmara Municipal de Uruoca - CE, no Site www.coneplan.org; Por lotação, sendo esta relação apresentada em ordem decrescente de classificação.

10 RECURSOS

10.1 - Os Recursos em discordância do gabarito oficial deverão ser impetrados até 27/02/2012. Para tal fim, o candidato deverá utilizar os modelos de formulários à disposição destes junto a Secretaria Municipal de Educação.

10.2 - Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, relativo ao resultado das provas, desde que devidamente fundamentado e dirigido à Comissão de acompanhamento da Execução do Concurso. Entregue sob protocolo e pagamento de taxa no valor de R$ 100,00 (Cem Reais), não restituível em hipótese alguma em favor da CONEPLAN - Consultoria Estudo e Planejamento.

1- DA HOMOLOGAÇÃO E DO PRAZO DE VALIDADE

11.1 - A Homologação do Concurso Público de que trata este edital deverá ocorrer até o dia 3- de março de 2012 e seguir o que determina, quanto aos atos de publicação do poder executivo, a Lei Orgânica do Município e ser publicada no Diário Oficial.

11.2 - O Concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período.

12 DA CONVOCAÇÃO, DO EXAME ADMISSIONAL E DA POSSE

12.1 - Os candidatos serão convocados através de Edital de Convocação, o qual será publicado em jornal de circulação regional e no mural de da Prefeitura Municipal de Uruoca - CE e Câmara Municipal de Uruoca - CE e correspondência, a ser entregue no endereço informado quando do preenchimento da inscrição.

12.2 - O Edital de Convocação especificará as classificações, local, data e hora de comparecimento;

12.3 - O prazo para comparecimento dos integrantes de cada edital de convocação poderá ser prorrogado até o termo final do prazo inicialmente fixado, não gerando direito a reconvocação dos integrantes de editais anteriores, que não tenham comparecido oportunamente.

12.4 - A correspondência especificará o local, data e hora de comparecimento;

12.5 - A atualização do endereço para correspondência é de inteira responsabilidade do candidato e deverá, a qualquer tempo, ser atualizado na Secretaria Municipal de administração da Prefeitura Municipal de Uruoca - CE e Câmara Municipal de Uruoca - CE.

12.6 - Ao atender a convocação o candidato deverá apresentar documentação exigida, item 01.7 e 01.7.1 (escolaridade mínima e outras exigências), ser encaminhado aos exames médicos admissionais e esclarecimentos sobre os próximos procedimentos administrativos.

12.7 - O candidato convocado deverá apresentar a seguinte documentação (original e fotocópia legível):

12.7.1 - Carteira de Identidade;

12.7.2 - C.P.F.;

12.7.3 - PIS ou PASEP;

12.7.4 - Título de Eleitor;

12.7.5 - Último comprovante de votação, ou justificativa eleitoral;

12.7.6 - Carteira de Reservista, quando couber;

12.7.7 - Certidão de Casamento, Carteira de Identidade e C.P.F. do cônjuge, quando couber;

12.7.8 - Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos, quando couber;

12.7.9 - Comprovante de endereço, sem abreviaturas, constando bairro e CEP;

12.8 - É facultado solicitar o deslocamento para o final da lista classificatória.

12.9 - Por ocasião da solicitação de deslocamento para o final da lista classificatória, a nova colocação obedecerá rigorosamente a ordem, data e horário, da entrada no protocolo geral da Prefeitura Municipal de Uruoca - CE e Câmara Municipal de Uruoca - CE, do processo de solicitação;

12.10 - o deferimento ou não da solicitação referida no item anterior, fica a critério da Prefeitura Municipal de Uruoca - CE e da Câmara Municipal de Uruoca - CE;

12.11 - Os candidatos que não forem convocados através do 1º (primeiro) Edital de Convocação farão parte do cadastro de aprovados e deverão ser convocados no decorrer da validade do concurso.

13 EXAME MÉDICO ADMISSIONAL - SEGUNDA FASE DO CONCURSO

13.1 - O exame médico admissional, de caráter eliminatório, consistirá de exame médico clínico e, se necessário, exames complementares, que serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde segundo normas técnicas estabelecidas.

13.2 - Além do previsto no item anterior, os candidatos portadores de deficiência terão apurada a compatibilidade para o exercício das atribuições do cargo com as deficiências de que são portadores, por uma equipe multiprofissional.

13.3 - Serão considerados aprovados nos exames médicos admissionais somente os candidatos com parecer de APTO (aptidão para o cargo nesta data), quando da conclusão do mesmo.

13.4 - A validade do Atestado de Saúde Ocupacional é de 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir da data da sua assinatura, pelo médico examinador.

13.5 - Expirado o prazo de validade do Atestado de Saúde Ocupacional, será o candidato convocado para submeter-se à nova avaliação médica que, quando concluída, resultará na emissão de novo Atestado de Saúde Ocupacional.

13.6 - O não comparecimento do candidato no dia, hora e local marcados para a realização do exame médico admissional implicará na sua eliminação do concurso.

14 POSSE

14.1 - A admissão será feita rigorosamente pela ordem de classificação cargo/lotação dos candidatos, de acordo com a necessidade da Administração durante a validade do concurso.

14.1 - A lotação ocorrerá conforme a necessidade da Administração.

14.2 - Os candidatos nomeados comporão o quadro de pessoal da Administração Direta do Município e da Câmara Municipal;

14.3 - A convocação para a posse - data, hora e local - dar-se-á por meio de e-mail - endereço eletrônico, telefonema ou telegrama, correspondência escrita a ser escolhido pelo candidato na entrega da documentação.

14.4 - O candidato não poderá alegar desconhecimento da data, hora e local da reunião para a posse, ficando a Prefeitura Municipal de Uruoca - CE e Câmara Municipal de Uruoca - CE isentos de qualquer pena decorrente.

14.5 - A remessa de e-mail - endereço eletrônico, telefonema, telegrama ou correspondência escrita, tem caráter meramente supletivo e independe de publicação em Diário Oficial. Qualquer reclamação quanto ao eventual não recebimento do mesmo não invalida, sob qualquer aspecto ou motivo, o concurso público;

14.6 - O candidato convocado terá 15 (quinze) dias úteis, a contar da publicação do ato de nomeação, para tomar posse e será submetido a um período de estágio probatório de 03 (três) anos.

14.7 - O candidato convocado a tomar posse que recusar ou deixar de se apresentar para o exercício do cargo, no prazo estipulado no item 14.6, perderá o direito de investidura no cargo.

15 DISPOSIÇÕES FINAIS

14.7 - Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativas às classificações ou notas de candidatos, valendo para tal fim, a publicação do resultado final.

14.7 - O Concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por igual prazo.

14.7 - Será excluído do Concurso, em qualquer de suas fases, inclusive na investidura do cargo, o candidato que:

14.7.1 - Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

14.7.2 - Agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada do Concurso.

14.7.3 - Durante a realização das provas for surpreendido em comunicação com outro candidato verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, bem como, utilizando livros, notas ou impressos ou ainda, for responsável por falsa identificação pessoal;

14.7.4 - Não for considerado apto para o cargo pelo resultado do exame médico pericial efetuado pela Secretaria Municipal de Saúde;

14.7.5 - Não atender às determinações regulamentares deste Edital.

14.8 - A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e o compromisso tácito de aceitar as condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas no Edital e seus anexos.

14.9 - Os casos omissos serão resolvidos pela a Comissão de acompanhamento da Execução do Concurso.

Uruoca - CE, 03 de janeiro de 2012

MANOEL FERNANDES MOREIRA FILHO
Prefeito Municipal

MARIA ALDEBIZA S.CARNEIRO
Presidente da Câmara

FRANCISCO RAFAEL DE ABREU NETO
Secretaria de Administração e Finanças

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITENS

ITEM A. I - DIDÁTICA: 1. Planejamento 1.1. Fases 1.2 Divisões, 2. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de educação 2.1.Pedagogia tradicional, 2.2.Pedagogia tecnicista, 2.3. Pedagogia do oprimido de Paulo Freire, 2.4 Pedagogia critico-social dos conteúdos 3. Principais formas de avaliação.

ITEM A. II - LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO: 1. Constituição Federal - Artigo 205, Artigo 214 e Artigo 60 das Disposições Transitórias; 2. Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente; 3. Lei 9.394/96 - Lei e Diretrizes e Bases (LDB); 4. Emenda Constitucional n.º 53/06 - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

ITEM A. III - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: 1. Bases Teóricas - Filosofia, Política e Sociologia da Educação; 2. Psicologia da Educação e Pedagogia; 3. Parâmetros Curriculares Nacionais; 4. O Projeto pedagógico; 5. Gestão e Planejamento Escolar; 6. Avaliação do Processo Educativo e 7. Currículo, Programas, Métodos e Processos.

ITEM B. I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação de Textos. 2.Ortografia. 3..Acentuação gráfica. 4.Divisão silábica. 5.Pontuação. 6.Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 7.Verbos (tempos e modos). 8.Fonética e Fonologia: 9.Encontros vocálicos e consonantais. 10.Dígrafos. 11.Morfologia: 12.Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição. 13.Sintaxe: Período Simples: termos da oração.

ITEM B. II - LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação de Textos 2. Ortografia, 3. Divisão silábica, 4. Encontros vocálicos e consonantais. 5. Acentuação, 6. Emprego de crase, 7. Pontuação, 8. Flexão nominal, 9. Flexão verbal, 10. Emprego dos verbos impessoais,11. Vozes verbais (transformação),12. Uso e colocação de pronomes, 13. Concordância Nominal, 14. Concordância Verbal, 15. Regência nominal,16.Regência verbal, 17. Análise sintática: termos da oração,18.Frase, Oração, Período: processo de coordenação e subordinação, 19. Emprego das conjunções. 20. Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação; 20 - Classes de Palavras; ITEM B. III - LÍNGUA PORTUGUESA: 0- Interpretação de textos.

ITEM C. I - MATEMÁTICA: 01 - Conjunto dos números naturais, Conjunto dos inteiros relativos e Conjunto dos Números racionais, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiação); 02 - Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; 03 - Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; 04 - Expressões numéricas; 05 - Equações do 1° grau; 07 - Figuras geométricas; 08 - Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; 09 - Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; 10 - Regra de três simples e composta; 1- Porcentagem; 12 - Juros simples: juros, capital, tempo e taxas.

ITEM C. II - MATEMÁTICA: . Conjuntos numéricos (operações e problemas). 2. Sistema e operações com números decimais.3. Sistema de medidas e transformação de medidas.4. Expressões numéricas (com todas as operações).5. Percentagem. 6. Regra de três simples e composta.7. Juros simples.8. Problemas com números naturais e fracionários.9. Sistemas de equação.10. Equações do 1º e do 2º grau (resoluções e problemas). 11. geometria plana (Triângulos, Quadriláteros, Circunferências, Áreas).

ITEM D. I - INFORMÁTICA: Conceitos básicos. Hardware Componentes principais de um microcomputador: Dispositivos de entrada e saída. Configuração. Interfaces de entrada/saída. Memória. Dispositivos de armazenamento de dados: Discos rígidos e flexíveis. Monitores. CD-ROM, DVD, modems, impressoras e scanners. Interfaces: serial, paralela e PS/2, USB, IDE e SCSI. Software básico. Noções básicas de operação dos sistemas. Utilitários. Ambiente Windows: Windows 98 / Me / 2000 / XP, Uso do ambiente gráfico, execução de aplicativos e acessórios, manipulação de arquivos e pastas, uso de recursos da rede, configuração do ambiente gráfico. Microsoft Office (Word, Excel, Powerpoint) e Outlook Express. Uso de software de acesso e navegação na Internet (browsers). Correio Eletrônico. Internet e Intranet. Modalidades e técnicas de acesso. Navegação e pesquisa. Recuperação de informações. Download. Serviços oferecidos pela Internet. Segurança física e lógica de Redes: equipamentos, backup, vírus, prevenção.

ITEM D. II - INFORMÁTICA: 01 - Conceitos básicos de operação com arquivos em ambientes Windows; 02 - Conhecimentos básicos de arquivos e pastas (diretórios); 03 - Utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios; 04 - Conhecimentos básicos de editor de texto (ambiente Windows): criação de um novo documento, formatação e impressão; 05 - Comunicação de Dados;06 - Internet; 07 - Intranet; 08 - Back-up do Sistema.

CARGO - Agente Administrativo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.II; Matemática: Ver item CII; Informática: Ver item DI.

CARGO - Agente Comunitário de Educação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.I; Matemática: Ver item CII; Informática: Ver item DII.

CARGO - Agente Comunitário de Saúde

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.I; Matemática: Ver item CI; Especifico: 1.Questões básicas de saúde; 2.Questões básicas sobre a vida em comunidade; 3.Questões sobre o Programa Agente Comunitário de Saúde.

CARGO - Agente de Endemias

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.I; Matemática: Ver item CI; Especifico: 1-Conhecimentos básicos sobre Sistema Único de Saúde - SUS (Legislação básica - constituição de 1988 e Lei 8080); 2-Visita Domiciliar; 3-Avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário; 4-Noções sobre o SISFAD - Sistema de Informações de Febre Amarela e Dengue; 5-Noções de Ética e Cidadania; 6-Noções básicas de epidemiologia, meio ambiente e saneamento; 7-Noções básicas de doenças como Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Dengue, Malária, Esquistossomose, dentre outras.

CARGO - Agrônomo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: 1-Edafologia: Perfil do Solo; Classificação e Levantamento do Solo; Métodos para Análise de Solo; Determinação da Necessidade de Adubação e Calagem. 2-Mecânica dos Motores e Máquinas Agrícolas: Princípios Básicos de Mecânica Aplicada às Máquinas Agrícolas. 3-Zootecnia: Importância Econômica e Social da produção Animal. 4-Hidráulica Agrícola: Tópicos de Hidrologia e Hidráulica Agrícola; Dimensionamento de Barragens, Vertedouros, Canais e Encanamentos. 5-Construções Rurais: Planejamento Físico de uma Propriedade Rural. 6-Fitotecnia: Teoria e Prática Básica sobre a Planta e Técnicas de Cultivo das grandes Culturas Brasileiras. 7-Dasonomia: A Floresta, sua Importância e Influência no Meio Ambiente. 8-Extensão Rural: A Filosofia da Extensão Rural e suas implicações Sociais. .9-Olericultura: Importância Econômica das Hortaliças; Métodos de Cultivo .10-Administração Agrícola: Estudos Básicos Relativos a Organização e Operação da Empresa Agrícola. 11-Defesa Sanitária Animal: Higiene Animal e Prevenção de Enfermidades. 12-Controle de Ervas Daninhas: Tipos mais Comuns de Ervas Daninhas e seu Controle Econômico. 13-Estradas Rurais: Locação Ideal das Estradas Rurais. 14- Drenagem Agrícola: Sistemas de Escoamento de Solos Encharcados; Culturas das Várzeas. 15-Irrigação: Importância da Irrigação na Produtividade das Principais Culturas; Métodos de Irrigação. 16- Eletrificação Rural: A Energia Elétrica como Fator de Desenvolvimento Rural. 17-Zoologia: Relação entre Animal/Planta: Principais Grupos de Invertebrados de Interesse Agrícola. 18-Experimentação Agrícola: A Pesquisa Agropecuária no Brasil; Princípios Básicos. 19-Climatologia Agrícola 20-Topografia: Planimetria e Altimetria. 21-Fitossanidade: Fitopatologia e Entomologia; Doenças que atacam as principais culturas; Pragas que causam sérios Danos Econômicos. 22-Tecnologia de Produtos Agrícolas: Aproveitamento Industrial e Conservação de Produtos de Origem Animal e Vegetal. 23-Economia Rural: A Fronteira de Possibilidade de Produção; Lei da Oferta e Procura; O Tamanho das Propriedades. 24-Tecnologia de Sementes:Métodos de Produção de Sementes Sadias. 25-Botânica: Morfologia Externa das Plantas. 26-Psicologia Vegetal: Fotossíntese; Funções dos Órgãos dos Vegetais. 27-Genética: Princípios Básicos de Genética. 28- Fruticultura.

CARGO - Assistente Social

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: 1.Estado e a Política Social; 2.A política Social nas áreas de saúde, habitação, criança e adolescente, trabalho e assistência pública; 3.A Política e os movimentos sociais; 4.O Serviço Social como instrumento da Política Social; 5.A instituição e o serviço Social; 6.A prática profissional do Assistente Social na Instituição; 7.Metodologia do Serviço Social; Instrumentos e Técnicas de entrevista, de grupos, de orientação familiar, para elaboração de diagnóstico situacional; 8.O Assistente Social no desempenho das funções administrativas; 9.Planejamento, implantação e execução de projetos assistenciais; 10.Ética social e ética profissional ; 11.Saúde Coletiva.

CARGO - Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.I; Especifico: 1-Parasitologia. 2-Relação dos parasitas com os hospedeiros. 3- Protozoários. 4-Cogumelos e Fungos. 5-Métodos de exames. 6-Esterilização. 7-Metazoários - Helmitos. 8-Bactérias. 9-Seres Vivos. 10-Remessas de material para Exames em outros Laboratórios. 11-Preparação do instrumental para a coleta do material a ser analisado. 12-Diluição de material para realização de diversos exames. 13-Métodos de Coloração. 14-Confecção de lâminas. 15-Boas práticas laboratoriais. 16-Lavagem de materiais. 17-Anitização.

CARGO - Auxiliar de Serviços Gerais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B. III.

CARGO - Cirurgião Dentista - PSF

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: 1-Promoção de saúde e prevenção de doenças bucais; 2-Diagnóstico oral e plano de tratamento odontológico; 3-Noções básicas de dentística operatória; 4-Noções básicas de periodontia; 5-Noções básicas de cirurgia oral menor: 6-Noções básicas de odontopediatria; 7-Urgências odontológicas; 8-Noções básicas de atendimento a pacientes especiais, 9- Noções básicas de endodontia; 11-Código de ética profissional; 12-Índices epidemiológicos; 13-Biossegurança; 14-SUS; 15-Prótese.

CARGO - Enfermeiro - PSF

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: 1. Técnicas Básicas de Enfermagem: sinais vitais; higienização; administração de medicamentos via oral e parenteral; cuidados especiais; coleta de material para exame 2. Ética Profissional: comportamento social e de trabalho; sigilo profissional 3. Introdução as Doenças Transmissíveis: terminologia básica; noções de epideminologia; esterilização e desinfecção; doenças de notificação compulsória; isolamento; infecção hospitalar; vacinas 4. Socorros de Urgência: parada cardiorrespiratória; hemorragias; ferimentos superficiais e profundos; desmaio; afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras; fraturas e luxações; corpos estranhos; politraumatismo, queimaduras 5. Pediatra: a criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil; alimentação; doenças mais comuns; berçários e lactários 6. Centro Cirúrgico: terminologia cirúrgica; cirurgias mais comuns 7. O Corpo Humano: Anatomia; Fisiologia. Saúde Pública, Atualidades sobre Saúde Pública e Atualidades sobre Enfermagem.

CARGO - Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: 1-SAÚDE PÚBLICA: Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção básica e seus princípios. Legislação ambiental (agenda 21). Vigilância epidemiológica. Vigilância sanitária. Doenças emergentes e reemergentes (tuberculose, hanseníase influenza A, leishmaniose visceral e dengue) Doenças infectocontagiosas. DSTs. Visita domiciliária. Violência intrafamiliar. 2-LEGISLAÇÃO DO SUS: Lei nº 8.080/90, de 19/9/1990 - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.Sistema único de saúde: princípios, diretrizes e normas; conjuntura atual da saúde no Brasil; modelos e estratégias de atenção à saúde. Estatística aplicada à saúde coletiva: classificação das variáveis; medidas de tendência central e de dispersão; distribuição de freqüências; interpretação de gráficos e tabelas; índices, razões, proporções e coeficientes. Epidemiologia: conceitos fundamentais; mensuração da morbimortalidade; indicadores de saúde; Epidemias e endemias. Epidemiologia das doenças infecciosas: conceitos fundamentais do processo de transmissão de doenças relativos ao agente, hospedeiro e ambiente; Vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis. Vigilância epidemiológica: conceitos fundamentais; etapas do processo de trabalho; níveis de prevenção. Vacinação: fundamentos básicos da imunização; tipos de agentes imunizantes; programa nacional de imunização; calendário vacinal; planejamento e reações adversas; avaliação de eficácia e cobertura vacinal. Epidemiologia aplicada à administração e ao planejamento dos serviços de saúde: enfoque de risco; diagnóstico sanitário; estabelecimento de prioridades; avaliação de programas; serviços e sistemas locais de saúde. Planejamento e gestão em saúde; aspectos históricos do planejamento em saúde no Brasil; métodos de planejamento e programação em saúde; parâmetros gerais para cálculo de recursos; gestão de recursos humanos. Programas de saúde; criança; mulher; adolescente; idoso; controle de hipertensão e diabetes; saúde bucal; DST-AIDS; tuberculose; hanseníase e saúde mental. 3- ADMINISTRAÇÃO: NOAS - Norma Operacional de Assistência à Saúde. Política Nacional de Saúde do Idoso. Política de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Ética no serviço público. Lei Orgânica de Saúde, planejamento dos serviços de saúde à família. Avaliação para melhoria da qualidade da estratégia saúde da família. Gerenciamento do serviço da Atenção Básica. Relações interpessoais no ambiente de trabalho. Divisão de trabalho do serviço da Atenção Básica. Gestão pública: gestão da informação e processo decisório, gestão estratégica e recursos humanos, gestão participativa, controle social e modelos de atenção em saúde. Educação em saúde: conceitos básicos, saúde baseada em evidências.

CARGO - Médico PSF

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: Cardiovasculares; insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas de aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneumopatia intersticial, neoplasias. Do Sistema Digestivo: gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do cólon, tumores do cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido/base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus hipotireodismo, hipertireodismo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcóolica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e Transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas imunológicas, doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia. Ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama intercorrências no ciclo gravídico. Saúde Pública, Atualidades sobre Saúde Pública e Atualidades sobre Medicina Geral; Normas e Diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde - P.A.C.S.; Normas e Diretrizes do Programa de Saúde da Família - PSF; Diretrizes Operacionais do P.A.C.S; Tudo sobre Guia Prático do Programa Saúde da Família - Ministério da Saúde - Governo Federal; Epidemiologia; Medicina Social e Preventiva; Código de Ética; Código de Processo Ético.

CARGO - Médico Veterinário

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: 1- Inspeção Sanitária e Tecnológica dos Produtos de Origem Animal : Inspeção "ante-morte" dos animais de açougue; Sistema Linfático: sua importância em inspeção de carnes; Principais doenças infecciosas transmissíveis ao homem; Principais doenças parasitárias transmissíveis ao homem; Toxi-infecções alimentares; Beneficiamento do leite de consumo; Controle Químico e Microbiológico de leite e produtos lácticos; Aspectos higiênicos e sanitários do pescado. 2- Patologia Animal: Etiologia. Diagnóstico. Tratamento, controle e erradicação relativos às doenças: Febre Affosa, Raiva, Anaplasmose, Brucelose, Peste Suina, Carências Vitamínico-minerais, Principais ectoparasitoses de bovinos, bubalinos e suínos, Principais doenças das aves e eqüídeos. 3- Bovinocultura de corte e bovinocultura de leite: Raças; Distribuição geográfica no Brasil; Importância econômica; Melhoramento do meio; Produção de carne; Produção de leite. 4- Nutrição Animal e Agrostológica: Valor dos alimentos; Hidratos de carbono, gorduras e proteínas; Macro e micro - elementos minerais; Vitaminas; Concentrados e volumosos; Formação e manejo de pastagem; Forrageiras (gramíneas e leguminosas); Ensilagem e fenação. 5- Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial: Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor; Gestação, Parto e Lactação; Métodos de diagnóstico de gestação; Fatores que contribuem para alta taxa de fertilidade; importância econômica da Inseminação Artificial; Doenças e distúrbios do aparelho genital do macho e da fêmea.

CARGO - Motorista - Categoria B

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B. III

CARGO - Motorista - Categoria D

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III

CARGO - Nutricionista

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: : 1- Unidades de alimentação e nutrição - objetivos e características, planejamento físico, recursos humanos, abastecimento e armazenamento, custos, lactário, banco de leite e cozinha dietética; 2- Nutrição normal: definição, leis da alimentação / requerimentos e recomendações de nutrientes - alimentação enteral e parenteral; 3- Planejamento, avaliação e cálculo de dietas e(ou) cardápio para adulto, idoso, gestante, nutriz, lactente, pré-escolar e escolar, adolescente e coletividade sadia em geral; 4- Desnutrição: epidemiologia de desnutrição, aspectos sociais e econômicos. Programa de combate às carências nutricionais e Programa Bolsa Alimentação; 5- Diagnósticos antropométricos: padrões de referência / indicadores: vantagens, desvantagens e interpretação / avaliação nutricional do adulto: índice de massa corporal (classificação de GARROW); 6- Dietoterapia nas enfermidades do sistema cardiovascular; 7- Dietoterapia nos distúrbios metabólicos: obesidade - Diabete Mellitus e dislipidemias; 8-Dietoterapia nas carências nutricionais: desnutrição energético-protéica, anemias nutricionais e carência de vitaminas; 9- Dietoterapia das doenças renais; 10- Alimentos: conceito; características e qualidade dos alimentos; perigos químicos, físicos e biológicos; 11- Microbiologia dos alimentos: fatores que influenciam a multiplicação dos microrganismos; microrganismos patogênicos de importância em alimento; 12- Conservação e armazenamento de alimentos: uso do calor, do frio, do sal/açúcar, aditivos, irradiação e fermentação; 13- Vigilância Sanitária: conceito, histórico, objetivos, funções. Importância na Saúde Pública; 14- Inspeção em Vigilância Sanitária; noções básicas de processo administrativo sanitário; 15- Noções básicas de Vigilância Epidemiológica; 16- Legislação sanitária: Lei n.° 6.437/77; Decreto-Lei n.° 986/69; Resolução 12/01; 17- Interação entre m edicamentos e nutrientes; 18- Ética e legislação profissional.

CARGO - Office Boy

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.I; Matemática: Ver item CII;

CARGO - Operador de Máquinas Pesadas - Categoria "C"

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B. III

CARGO - Professor de Educação Especial

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.II; Especifico: Ver itens: AI, AII e AIII -1- Atendimento educacional especializado e a educação inclusiva.

CARGO - Professor de Educação Física

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.II; Especifico: Ver itens: AI, AII, AIII e 1. Organização e Administração Esportiva; 1.1. Organização e realização de eventos-Marketing esportivo. 2. Fisiologia Aplicada ao Exercício; 2.1. Composição corporal, equilíbrio energético e aspectos do exercício relacionados à saúde; 2.1.1. Avaliação da composição corporal; 2.1.2.Desempenho e atividade física; 2.1.3. Obesidade e controle ponderal; 2.1.4. Atividade física, saúde e envelhecimento; 2.1.5. Efeitos do exercício e do treinamento; 2.2. Realização do exercício e estresse ambiental; 2.2.1 Exercício e estresse térmico; 2.3 Nutrição e desempenho nos exercícios; 2.3.1 Nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais); 2.3.2 Demandas alimentares. 3. Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD) 3.1. Tipos de deficiência; 3.2. Atividades físicas e esportivas para pessoas portadoras de deficiência. 4. Educação Física e Sociedade. 4.1. Função social da Educação Física. 5. Psicologia do Esporte 5.1. Motivação, agressão, liderança, ansiedade; 5.2. Benefícios psicológicos da atividade física. 6. Esporte e Lazer 6.1. As políticas públicas e o lazer como meio e fim educacional; 6.2. A ação profissional no esporte e lazer. 7. Terceira Idade 7.1. Recreação na terceira idade; 7.2. O idoso e a atividade física e esportiva.8. Criança e Adolescente; 8.1. Fases do desenvolvimento motor; 8.2. Iniciação desportiva universal (IDU).

CARGO - Professor Inglês

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.I; Especifico: Ver itens: AI, AII, AIII, CII e 1. The indefinite articles: a / an 2. Plural of nouns 3. Personal and reflexive pronouns 4. Possessive adjectives and pronouns 5. Interrogative words 6. Prepositions 7. Simple present tense 8. Present continuous tense 9. Simple future 10. Modal verbs 11. Question tag 12. Simple past tense 13. Present perfect tense.

CARGO - Professor Matemática

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.I; Especifico: Ver itens: AI, AII, AIII e CII

CARGO - Professor Português

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.II; Especifico: Ver itens: AI, AII e AIII.

CARGO - Professor Polivalente

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.I; Matemática: Ver item CI; HISTÓRIA DO BRASIL: 1. A Descoberta e a Colonização do Brasil. 2. Os movimentos coloniais e a vinda da Família Real para o Brasil. 3. A Independência do Brasil e o Primeiro Reinado. 4. AsRegências e o Segundo Reinado. 5. Desenvolvimento Econômico e Social nos Períodos Colonial e Imperial. 6. A República Velha. A RepúblicaNova. 8. A República Contemporânea. GEOGRAFIA: Brasil - 1.Aspectos econômicos (a agropecuária, as atividades industriais, a circulação de riquezas.2. As regiões brasileiras (aspectos físicos e sociais de cada uma delas). CIÊNCIAS: - Conceito e importância de Ciências; Ar; Água; Solo; Recursos naturais renováveis e não renováveis; Ecologia; Saúde e higiene; Características dos seres vivos; Classificação dos seres vivos; O corpo humano; Os aparelhos da reprodução; A célula; Os tecidos; As funções da nutrição e a importância dos alimentos; A digestão; A respiração; A circulação; A excreção; Os ossos; Os sentidos e o sistema nervoso. Especifico: Ver itens: AI, AII e AIII

CARGO - Psicólogo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B.III; Especifico: 1-Histórico da Psicologia; 2-Métodos da Psicologia; 3-O Arco reflexo; 4-A Inteligência; 5-A Motivação e a Aprendizagem; 6-O processo de aprendizagem segundo Piaget; 7-A Personalidade; 8-A sensação e a percepção; 10-A Psicanálise; 11-O Gestalt - Terapia; 12-O Behaviorismo; 13-Os testes psicológicos; 14-Etiologia das Deficiências Mentais; 15- Desordens da Personalidade; 16-Deficiências Mentais; 17-Orientação de Pais; 18-Conhecimentos em Psicomotricidade; 19-Psicoterapia de grupo; 20-Desenvolvimento infantil; 21-Psicoterapia Breve; 22-Orientação Familiar.

CARGO - Secretária Escolar

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item BII; Matemática: Ver item CI; Especifico: Ver itens AII, DII e 1-Reconhecimento de Documentos (Ata, Certidões Circulares, Editais, Memorandos, Currículos).

CARGO - Técnico Agrícola - Apicultura

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B. III. Especifico: 1-Solo: constituição, principais propriedades físicas e químicas, importância da matéria orgânica, água e solo. 2-Fertilidade e adubação: elementos essenciais às plantas, sintomas de deficiência e excesso dos principais nutrientes nas plantas, corretivos fertilizantes (finalidade, emprego, identificação dos principais tipos, cálculos de misturas). 3-Conservação do solo: erosão (efeitos nocivos e controle), demarcação de curvas de nível. 4-Irrigação e drenagem: identificação dos principais tipos de irrigação e empregos, importância e emprego da drenagem. 5-Sementes: qualidade de uma boa semente, cuidados com o armazenamento, testes de germinação e amostragem importantes para a determinação da qualidade. 6-Sementeiras e viveiros: técnicas de construção de canteiros, fumigação de leitos, produção de mudas (semeadura, repicagem, raleamento e transplantio), produção de mudas em copinhos de papel e bolsas plásticas, técnicas de propagação vegetativa, enxertia (identificação de tipos e usos). 7-Pomares e hortas: instalação e cuidados com uma horta e pomar, classificação de pomares e hortas, poda de plantas frutíferas. 8-Paisagismo. 9-Identificação e controle das principais ervas daninhas, principais tratos culturais em plantas ornamentais. 10-Fitotecnia: identificação e uso dos principais equipamentos e ferramentas destinados aos cuidados com as plantas nas hortas, pomares e paisagismo. 11-Defensivos agrícolas: identificação e noções sobre grau de toxidade, técnicas de aplicação (cuidados, época, intervalo e equipamentos de aplicação e proteção. 12-Tecnologia da produção (noções gerais) fruticultura (Caju). 13-Zootecnia especial (noções gerais sobre manejo), apicultura. 14-Engenharia rural: determinação de áreas e volumes. 15- Cálculo de área. Caprinocultura (vacinação, principais doenças e controle, sistema de criação e raças); 16-Bovino de leite (cruzamento, vacinação,vias de aplicação de vacina, sistema de criação, doenças, inseminação artificial e raças).

CARGO - Técnico Agrícola - Fruticultura (caju)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B. III. Especifico: 1-Solo: constituição, principais propriedades físicas e químicas, importância da matéria orgânica, água e solo. 2-Fertilidade e adubação: elementos essenciais às plantas, sintomas de deficiência e excesso dos principais nutrientes nas plantas, corretivos fertilizantes (finalidade, emprego, identificação dos principais tipos, cálculos de misturas). 3-Conservação do solo: erosão (efeitos nocivos e controle), demarcação de curvas de nível. 4-Irrigação e drenagem: identificação dos principais tipos de irrigação e empregos, importância e emprego da drenagem. 5-Sementes: qualidade de uma boa semente, cuidados com o armazenamento, testes de germinação e amostragem importantes para a determinação da qualidade. 6-Sementeiras e viveiros: técnicas de construção de canteiros, fumigação de leitos, produção de mudas (semeadura, repicagem, raleamento e transplantio), produção de mudas em copinhos de papel e bolsas plásticas, técnicas de propagação vegetativa, enxertia (identificação de tipos e usos). 7-Pomares e hortas: instalação e cuidados com uma horta e pomar, classificação de pomares e hortas, poda de plantas frutíferas. 8-Paisagismo. 9-Identificação e controle das principais ervas daninhas, principais tratos culturais em plantas ornamentais. 10-Fitotecnia: identificação e uso dos principais equipamentos e ferramentas destinados aos cuidados com as plantas nas hortas, pomares e paisagismo. 11-Defensivos agrícolas: identificação e noções sobre grau de toxidade, técnicas de aplicação (cuidados, época, intervalo e equipamentos de aplicação e proteção. 12-Tecnologia da produção (noções gerais) fruticultura (Caju). 13-Zootecnia especial (noções gerais sobre manejo), apicultura. 14-Engenharia rural: determinação de áreas e volumes. 15- Cálculo de área. Caprinocultura (vacinação, principais doenças e controle, sistema de criação e raças); 16-Bovino de leite (cruzamento, vacinação,vias de aplicação de vacina, sistema de criação, doenças, inseminação artificial e raças).

CARGO - Técnico Agrícola em Caprinocultura

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B. III. Especifico: 1-Solo: constituição, principais propriedades físicas e químicas, importância da matéria orgânica, água e solo. 2-Fertilidade e adubação: elementos essenciais às plantas, sintomas de deficiência e excesso dos principais nutrientes nas plantas, corretivos fertilizantes (finalidade, emprego, identificação dos principais tipos, cálculos de misturas). 3-Conservação do solo: erosão (efeitos nocivos e controle), demarcação de curvas de nível. 4-Irrigação e drenagem: identificação dos principais tipos de irrigação e empregos, importância e emprego da drenagem. 5-Sementes: qualidade de uma boa semente, cuidados com o armazenamento, testes de germinação e amostragem importantes para a determinação da qualidade. 6-Sementeiras e viveiros: técnicas de construção de canteiros, fumigação de leitos, produção de mudas (semeadura, repicagem, raleamento e transplantio), produção de mudas em copinhos de papel e bolsas plásticas, técnicas de propagação vegetativa, enxertia (identificação de tipos e usos). 7-Pomares e hortas: instalação e cuidados com uma horta e pomar, classificação de pomares e hortas, poda de plantas frutíferas. 8-Paisagismo. 9-Identificação e controle das principais ervas daninhas, principais tratos culturais em plantas ornamentais. 10-Fitotecnia: identificação e uso dos principais equipamentos e ferramentas destinados aos cuidados com as plantas nas hortas, pomares e paisagismo. 11-Defensivos agrícolas: identificação e noções sobre grau de toxidade, técnicas de aplicação (cuidados, época, intervalo e equipamentos de aplicação e proteção. 12-Tecnologia da produção (noções gerais) fruticultura (Caju). 13-Zootecnia especial (noções gerais sobre manejo), apicultura. 14-Engenharia rural: determinação de áreas e volumes. 15- Cálculo de área. Caprinocultura (vacinação, principais doenças e controle, sistema de criação e raças); 16-Bovino de leite (cruzamento, vacinação, via de aplicação de vacina, sistema de criação, doenças, inseminação artificial e raças).

CARGO - Técnico em Enfermagem.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item BII; Matemática: Ver item CI; Especifico: 0- Administração de Medicamentos:- Métodos, vias, regras gerais, diluição, observações; 02 - Aparelho Genital Feminino e Masculino: - Anatomia e fisiologia, cuidados de enfermagem na sala de pré-parto e puerpério, patologia da gravidez, (DPP, Pré-eclampsia, Eclampsia, e aborto), doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; 03 - Aspectos Legais:- Órgãos de Classe, Lei do exercício profissional, princípios éticos; 04 - Assistência ao Exame Físico:- Métodos de exames, material, atribuições da Enfermagem, preparo do paciente, posições para exames, e observações; 05 - Cuidados de Enfermagem Cirúrgica: - Sala de cirurgia, material, uniforme, tipos de cirurgias, dreno torácico, recuperação pós anestésica, diálise peritonial; 06 - Enfermagem em Saúde Pública: - Definição, histórico, objetivos, imunização, doenças provocadas por verme (meios de transmissão e profilaxia), ocorrências de outras doenças ligadas a saúde pública. 07 - Esterilização: - Tipos de esterilização, métodos, cuidados, observações; 08 - Introdução à Enfermagem e Enfermagem Médica:- O Paciente e o Hospital - Sinais Vitais: temperatura, pulso, respiração, pressão arterial, quadro gráfico; 09 - História da Enfermagem: - Relações com outras ciências, conceito, evolução da Enfermagem; 10 - Medidas de conforto: - Mobilização, restrição, auxílio ao paciente, prevenção de escaras, observações; 1- Oxigenoterapia: - Métodos, material, cuidados, observações; 12 - Primeiros Socorros: - Lesões de tecidos moles (contusão, escoriação, ferimentos), ressuscitação cárdio respiratório, lesões traumatoortopédica (fraturas, luxações, entorse); 13 - Sondagem Gástrica:- Finalidade, material, métodos, cuidados, observações; 14 - Políticas de Saúde - Sistema Único de Saúde - Leis Federais nº. 8.080 de 19/09/1990 e nº. 8.142 de 28/12/1990.

CARGO - Técnicos em Raios - X

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item BII; Matemática: Ver item CI; Especifico: 1-Noções gerais de técnica radiológica, anatomia e fisiologia. Física das radiações. 2-Técnicas radiológicas do crânio. 3-Técnicas radiográficas dos ossos e articulações. 4-Mamografia. 5- Exames contrastados. 6-Fatores radiológicos. 7-Equipamento de radiodiagnóstico. 8-Outros procedimentos e modalidades diagnósticas. 9-Câmara escura. 10-Câmara clara - seleção de exames, identificação; exames gerais e especializados em radiologia.11-Radioproteção. 12-Princípios básicos e monitorizarão pessoal e ambiental. 13-Sistema Único de Saúde - SUS: conceitos, fundamentação legal, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. 14-Política de Humanização do SUS.

CARGO - Vigilante

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B. III.

CARGO - Zootecnista

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Língua Portuguesa: Ver item B. III. Especifico: 1-Legislação Federal sobre fiscalização de produtos destinados à alimentação animal. 2-Inspeção industrial e higiênico-sanitária de produtos destinados à alimentação animal. 3-Métodos de análise e amostragem de produtos destinados à alimentação animal. 4-Análises de resíduos e contaminantes, microbiológicas e físico-químicas de produtos destinados à alimentação animal. 5-Nutrição animal de ruminantes e monogástricos, formulação de rações, concentrados, núcleos, premixes e suplementos. 6- Principais alimentos, suas características nutricionais e utilização na indústria da nutrição de animais. 7-Influência do ambiente na produção animal. 8-Legislação Federal sobre registro genealógico. 9-Plantas forrageiras e pastagens. 10-Pecuária Orgânica: conceitos, princípios, alimentação e manejo da produção animal orgânica. 11-Planejamento rural.12- Economia rural. 13-Proteção dos recursos naturais renováveis (solo, água, flora e fauna). 14-Princípios de higiene e profilaxia dos animais, das instalações e equipamentos. 15-Programas profiláticos e calendários de vacinação para criações zootécnicas. 16-Princípios da epidemiologia.17- Importância e uso da biotecnologia, organismos transgênicos. 18-Bovinocultura de corte: raças (européias, zebuínas e nacionais). 19-Práticas de manejo e alternativas alimentares para produção animal ecologicamente sustentável. 20- Tecnologia dos produtos de origem animal.