Prefeitura de Tarumã - SP

Notícia:   Prefeitura de Tarumã - SP oferece vagas de até R$ 1.591,91

PREFEITURA MUNICIPAL DE TARUMÃ

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 152/2009

ROGÉRIO SILVEIRA LIMA, Secretário Municipal de Administração e Assuntos Jurídicos, no uso de suas atribuições legais e atendendo a Lei Municipal nº 468/01 de 30 de agosto de 2001 (artigo de 40 a 42), com a nova alteração dada pela Lei Municipal n. 482/2001, de 30 de Novembro de 2001 e Lei n. 531/02 de 30 de dezembro de 2002.

FAZ SABER a todos quanto possam interessar ou que dele conhecimento tiverem, que a Prefeitura Municipal de Tarumã, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em consonância com a Legislação Municipal e, atendendo os preceitos da Constituição Federal, realizará Seleção Pública Simplificada para os cargos de PEB I, PEB II, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR DE ENSINO E PSICOPEDAGOGO para contratação temporária, substituição eventual ou para atual em projetos específicos do município, e que estarão abertas inscrições para o ano letivo de 2010, conforme segue:

I - DAS MODALIDADES/CAMPO DE ATUAÇÃO: (quadro I)

CARGO

QUANTIDADE DE VAGAS

VENCIMENTO R$

HORÁRIA

HABILITAÇÃO EXIGIDA

PEB 1- Ensino Fundamental e Educação Infantil

Cadastro reserva

6,78 por hora aula.

24/30

Magistério e/ou Pedagogia

PEB II Educação física

Cadastro reserva

8,48 por hora aula.

24/30

Terceiro Grau Completo ou Cursando em Educação Física.

PEB II - Educação inglês

Cadastro reserva

8,48 por hora aula.

Até no máximo 24 horas

Terceiro Grau Completo ou cursando Letras.

PEB II Educação Especial

Cadastro reserva

8,91 por hora aula.

24

Curso Superior (licenciatura de graduação Plena em Pedagogia) ou Curso normal em nível médio ou superior com Habilitação em Educação Especial, com duração mínima de 360 H)

PEB II - Língua Portuguesa ( Projetos)

Cadastro reserva

8,48 por hora aula.

No máximo 40

Licenciatura plena em Língua Portuguesa

PEB II - Matemática (Projetos)

Cadastro reserva

8,48 por hora aula.

No máximo 40

Licenciatura plena em Matemática

Coordenador Pedagógico

Cadastro reserva

9,75 por hora aula

40

Terceiro Grau Completo em Pedagogia com 02 anos de experiência atuando no magistério.

Diretor de Escola

Cadastro reserva

11,21 por hora aula

40

Pedagogia (Licenciatura plena com Administração Escolar) com 05 anos no Ensino Fundamental

Supervisor de Ensino

Cadastro reserva

12,90 por hora aula

40

Nível Universitário Completo com habilitação em Supervisão.

Psicopedagogo

Cadastro reserva

1.591,91 mensal

40

Superior completo em Psicologia e Especialização em Psicopedagogia.

II - DAS FASES:

O processo de Seleção Pública Simplificada consistirá em 2 (duas) fases distintas, a saber:

1ª FASE: aplicação de prova - questões de múltipla escolha e redação; de caráter eliminatório.

2ª FASE: prova prática de informática e Contagem de Títulos; de caráter classificatório.

III - DA INSCRIÇÃO:

1. As inscrições serão realizadas no período de 16 a 19 de novembro de 2009, no horário das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, no Paço Municipal, sito a Rua dos Girassol, 211 Centro Tarumã-SP.

2. Para todos os cargos será necessário o pagamento da taxa de inscrição através de guia de recolhimento bancário no valor correspondente abaixo para que se possa efetivar a inscrição, sendo validada após a compensação bancaria e preenchimento da ficha de inscrição.

3. Os candidatos amparados pelas Leis vigentes para pessoas com deficiência poderão se inscrever no processo seletivo especificando sua deficiência na ficha de inscrição. Será gerado uma lista de classificação.

CARGO

VALOR DA TAXA

PEB I

R$ 25,00

PEB II

R$ 25,00

COORDENADOR PEDAGÓGICO

R$ 40,00

DIRETOR DE ESCOLA

R$ 40,00

SUPERVISOR DE ENSINO

R$ 40,00

PSICOPEDAGOGO

R$ 40,00

IV - DOS REQUISITOS:

No ato da inscrição o candidato interessado deverá comparecer pessoalmente ou por intermédio de procurador, no local determinado no item III, e preencher o requerimento de inscrição com os dados solicitados, devendo, sob as penas da Lei, possuir ainda os seguintes requisitos:

1- Ter idade superior a 18 anos;

2- Ter habilitação exigida para a área específica;

V - DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

1 - Ficha de inscrição a ser fornecida pela Prefeitura Municipal de Tarumã;

2 - Documentos pessoais - RG e CPF (xerox);

3 - Certidão de habilitação (xerox);

4 - Guia de Recolhimento.

5 - Os candidatos que se inscreverem para ministrar aulas na Educação Especial deverão comprovar habilitação específica.

VI - DAS PROVAS:

1ª fase - Questões de múltipla escolha e redação sendo de caráter eliminatório. A prova constará:

40 (quarenta) testes objetivos sobre a bibliografia publicada no local da inscrição, valendo 02 pontos cada uma, totalizando 80 pontos, sendo 30 questões de conhecimento específico e 10 questões de conhecimento geral e 01 (uma) redação valendo 20 pontos, totalizando 100 pontos, os candidatos que atingirem resultado igual ou superior 50 (cinqüenta) pontos nesta fase serão classificados para a próxima fase.

2ª fase - Prova de Informática e Contagem de Títulos sendo esta de caráter classificatório.

Prova prática de informática: Utilização de conhecimentos básicos em editor de texto, planilha eletrônica, ambiente windows e internet no desenvolvimento de uma aplicação do cargo, com valor total de 50 pontos.

Prova de Títulos: os candidatos deverão apresentar na mesma data e local, os documentos comprobatórios dos Títulos sendo necessário o documento Original e Cópia Reprográfica (que será retida no processo), para banca examinadora de Títulos, que será composta por profissionais da área para análise da documentação apresentada pelos candidatos conforme Tabela do item VIII, sendo ao final emitido um atestado de pontuação da prova de Títulos de acordo com este Edital.

VII - DA APLICAÇÃO DA PROVA:

1. 1ª Fase - Questões de múltipla escolha e redação - Cargo PEB I e PEB II

Data: 06/12/2009

Horário: 9h

Local: EMEFEI "Gilberto Lex", Avenida dos Sabiás nº 740, Vila dos Lagos - Tarumã- SP

1.1. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com antecedência mínima de trinta minutos munidos de documento pessoal com foto e ficha de inscrição.

1.2.Não serão permitidos uso de equipamentos eletrônicos ou qualquer instrumentos de consulta.

1.3. O caderno de questões deverá ser entregue ao fiscal da sala no final da prova juntamente com o gabarito oficial, devidamente identificado e assinado pelo candidato.

2 -1ª á Fase - Questões de múltipla escolha e redação - Coordenador Pedagógico, Supervisor de Ensino, Diretor de Escola e Psicopedagogo.

Data: 06/12/2009

Horário: 14h

Local: EMEFEI "Gilberto Lex", Avenida dos Sabiás nº 740, Vila dos Lagos - Tarumã- SP

2.1. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com antecedência mínima de trinta minutos munidos de documento pessoal com foto e ficha de inscrição.

2.2.Não serão permitidos uso de equipamentos eletrônicos ou qualquer instrumentos de consulta.

2.3. O caderno de questões deverá ser entregue ao fiscal da sala no final da prova juntamente com o gabarito oficial, devidamente identificado e assinado pelo candidato.

3 - 2ª Fase - Prova prática de informática e Contagem de Títulos.

3.1. Após o resultado da 1ª fase, os candidatos que obtiveram resultado igual ou superior a 50%, estão convocados para a prova de informática e contagem de títulos.

Data: 20/12/2009.

Horário: 9h

Local: EMEFEI "Maria Antonia Benelli", Rua Santa Catarina nº 311, Vila Brasil - Tarumã- SP

3.2. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com antecedência mínima de trinta minutos munidos de documento pessoal com foto e ficha de inscrição.

3.3. Não serão permitidos uso de equipamentos eletrônicos ou qualquer instrumentos de consulta.

VIII - DA CONTAGEM DE TÍTULOS:

A contagem de títulos será realizada na seguinte conformidade:

TABELA DE TÍTULOS

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

a) Doutorado na área de atuação

10,0

10,0

b) Mestrado na área de atuação

5,0

5,0

c) especialização em forma de Pós-graduação na área de educação especificamente na área de atuação com carga horária mínima de 360 horas.

1,5

3,0

d) Certificado de graduação em pedagogia ou de disciplinas que compõem o currículo (exceto quando não utilizado como condição para o acesso).

2,0

2,0

e) Curso de capacitação Pró-Letramento

1,0

2,0

f) Curso de capacitação Letra e Vida

1,0

2,0

g) Tempo de serviço no magistério (não concomitante)

0,005 (por dia de efetivo exercício)

5,0

h) Curso de pequena duração: treinamento, expansão cultural, extensão cultural, extensão universitária e atualização, na área de atuação, realizados nos últimos 3 anos com carga horária mínima de 30 horas.

0,005 (por hora)

2,0

1.Os documentos comprobatórios acima terão como data base o encerramento das inscrições, dia 19 de novembro de 2009.

2.Os Documentos comprobatório de Doutorado e Mestrado só serão avaliados, desde que os cursos estejam devidamente credenciado pelo conselho federal de Educação e, quando realizado no exterior, revalidados por uma Universidade Oficial, que mantenham cursos congêneres, credenciado junto a órgãos competentes .

3. No ato da juntada de títulos, caberá ao candidato comprovar o credenciamento ou revalidação do curso .

4. Só serão avaliados os documentos comprobatórios dos diplomas e/ou certificados de Especialização ou certificados de aperfeiçoamentos desde que os referidos cursos sejam realizados na seguinte conformidade:

4.1. quando realizado por instituição de Ensino Superior;

4.2. por Universidades Oficiais mantidas pelo Governo Federal ou Pelos Governos Estaduais;

4.3. quando promovidos pelos Órgãos Centrais da Secretária do Estado da Educação;

4.4. Pelos Estabelecimentos Municipais Isolados de Ensino Superior, desde que autorizado pelo Conselho Estadual de Educação;

4.5. por Ensinos particulares, desde que estejam devidamente homologados pela Secretaria do Estado da Educação;

4.6. por entidades de reconhecida idoneidade e capacidade.

5. Os curso de pequena duração só serão avaliados se realizados, na conformidade apresentada no item anterior.

6. Após a apresentação dos Títulos para avaliação, não serão permitido a juntada ou substituição de quaisquer documentos.

7. O candidato que não apresentar os documentos referente aos Títulos no prazo estipulado no Edital será atribuído a nota zero.

8. Somente serão aceitos os títulos apresentados, nos quais constem o inicio e termino do período declarado, quando for o caso.

9. Os documentos em língua estrangeira de curso realizados, somente serão aceitos quando traduzidos para o Português por tradutor juramentado e revalidados por instituições brasileiras.

10. Cada Título será considerado uma única vez.

11. Os documentos comprobatório dos diplomas de especialização e ou certificados de curso de pequena duração deverão conter a carga horária.

IX - DA CLASSIFICAÇÃO:

1- A nota final será a somatória das notas das provas aplicadas nas fases 1 e 2.

2- A classificação final dos candidatos aprovados será em ordem decrescente da nota final.

3- Ocorrendo empate na nota final entre os candidatos, o fator de desempate será estabelecido mediante os seguintes critérios de prioridade, a saber:

3.1 - Maior nota na prova da fase 1.

3.2 - Idade

3.3 - Número de dependentes.

4- Havendo candidatos inscritos como PCD (pessoas com deficiência) será gerada uma classificação especifica.

X - DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS:

O resultado da 12 fase será divulgado e publicado em Edital no dia 12 de dezembro de 2009, na SEMEC, sito à Rua dos Crisântemos nº 48; na Câmara Municipal de Tarumã e no Paço Municipal "Waldemar Schwarz", na página da Prefeitura www.taruma.sp.gov.br e no jornal local.

XI - DA CONTRATAÇÃO:

1. Os candidatos aprovados poderão ser contratados para:

a) Substituir os professores em afastamentos acima de 15 dias previsto em Lei;

b) Substituir os professores em aulas eventuais em afastamento até no máximo 15 dias;

c) Ministrar aulas ou assumir durante o ano letivo salas criadas para atender apenas o presente ano letivo.

d) Ministrar aulas em Projetos que forem desenvolvidos na área da Educação no ano letivo.

2. Para a contratação os candidatos deverão participar da Sessão de Atribuição de aulas/classes que se realizará todas às segundas-feiras, as 14h na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sito a Rua dos Crisântemos, 48 - Centro.

3. As aulas/classes disponíveis serão divulgadas mediante publicação na Câmara Municipal de Tarumã, no Paço Municipal "Waldemar Schwarz", e na página da Prefeitura www.taruma.sp.gov.br

4. A atribuição será realizada por ordem decrescente da classificação final, devendo o interessado ou seu procurador estar presente no local acima descrito para assumir ou desistir da mencionada atribuição.

5. A não participação da Sessão de Atribuição não exclui o candidato da classificação e da participação em outras sessões de atribuição.

6. Os candidatos aprovados poderão se inscrever em uma Unidade Escolar da Rede Municipal de Ensino, para atuarem em substituições eventuais sendo esta sua unidade de controle de freqüência.

7. O candidato aprovado nos termos deste Edital, desde que seja atribuída uma sala para ele pela Administração, somente será contratado se atendidas as seguintes exigências:

7.1. Ser brasileiro na forma da legislação vigente;

7.2. Haver cumprido as obrigações para com o Serviço Militar, quando do sexo masculino;

7.3. Estar quite com a justiça eleitoral;

7.4. Preencher os requisitos mínimos e escolaridade exigida para o cargo, de acordo com o (quadro I) DAS MODALIDADES/CAMPO DE ATUAÇÃO;

7.5. Ter idade mínima de 18 anos completos;

7.6. Estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física - CPF do ministério da Fazenda;

7.7. Gozar de boa Saúde Física e Mental, em conformidade com o Exame Admissional feito pelo Medico da Prefeitura Municipal de Tarumã;

7.8. Apresentar declaração de acumulo ou não, de cargo, emprego ou função publica nas esferas municipal, estadual ou federal, nos termos do inciso XVI e XVII do artigo 37 da Constituição Federal;

7.9. Ter compatibilidade de horário de acordo com o Decreto municipal;

7.10. Entregar todos os documentos exigidos pela UGB- Recursos Humanos conforme relação entregue por ele na Sessão de Atribuição no prazo estabelecido.

XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O presente Processo Seletivo terá validade para o ano letivo de 2010, podendo ser prorrogado por mais 1 (um) ano letivo, a critério da Administração Municipal.

2. A inscrição implica na aceitação por parte do candidato, de todos os princípios, normas e condições do processo de seleção estabelecido neste Edital.

3. Das decisões da Comissão Organizadora e das publicações dos resultados caberão recursos fundamentados ao Prefeito Municipal, no prazo de dois dias úteis, contados da divulgação oficial dos resultados.

4. Todos os casos problemas ou questões que surgirem ou que não tenham sido expressamente previsto no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora, constituída através de Portaria especifica em concordância com o Prefeito Municipal.

5. Todas as Provas serão elaboradas e avaliadas de acordo com a nova Regra Ortográfica.

Tarumã, 13 de novembro de 2009.

Rogério Silveira Lima
SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS JURÍDICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PEB I.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998.

- O Ensino Fundamental na nova L.D.B.

- A Educação Infantil na nova L.D.B.

- Os âmbitos e os eixos a serem trabalhados na Educação Infantil.

- A importância do brincar na pré-escola.

- Desemaranhando o mistério do brincar.

- O brincar e a aprendizagem.

- Construtivismo.

- Direitos da Criança e do Adolescente.

- Reflexões sobre alfabetização e letramento.

- Componentes Curriculares e Metodologias de ensino fundamental segundo os PCNs.

- Componentes Curriculares e Metodologias da educação infantil segundo os Referencias Curriculares Nacionais.

- Avaliação da Aprendizagem.

- Inclusão.

- Educação e sociedade: perspectiva política da prática educativa.

- As dimensões da competência do educador.

- A docência e a decência.

- Sociedade de informação interatividade e desafios para a educação.

- A filosofia e a compreensão da realidade.

- Educação e sociedade: perspectiva política da prática educativa.

- As dimensões da competência de Educador.

- Recuperando a proposta pedagógica de Emília Ferreiro.

- Revelando a psicogênese da língua escrita.

- Ensino Fundamental de 9 anos.

- As exigências do ensinar.

- Plano de Ensino-aprendizagem e projeto educativo.

- Gênero e Diversidade na Escola.

- O espaço da Sala de Aula.

- Psicologia da Educação.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 a 232.

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares da Educação Infantil. vol. 1 a 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: vol. 1 à 10/ Brasília: MEC/SEF, 1997. (12 a 42) séries.

- BRASIL. Ministério da Educação Secretária da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 22 edição. Brasília, 2007.

- Lei nº 11.274 de 06 de fevereiro de 2006 que institui o Ensino Fundamental de 9 anos.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

- RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. São Paulo: Cortez, 2002 (coleção de nossa época) capítulo I, II e III. Páginas 15 à 45.

- SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quarter, 2002, capítulo I página 25 à 67.

- MOYLES, Janete R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil, Porto Alegre: Art Méd, 2002. capítulo I e II página 17 a 45.

- ELIAS, Marisa Del Cioppo. De Emílio à Emília: a trajetória da alfabetização. São Paulo; Scipione , 2000. Capítulo IV Recuperando Emília Ferreiro... página 161 à 186.

- DEMO, Pedro. Ser Professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Medicação, 2004.

- VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. 22 parte página 55 a 124.

- BELELI, Iara [ et al]. Marcas da Diferença no Ensino Escolar. São Carlos. Ufscar virtual, 2009.

- BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de Conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília.

- Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Tarumã.

- SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quarler, 32 ed. 2002. Cap. I, II, III.

- CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional.

- SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos, Petrópolis, RJ, Vozes, 1997.

- ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices". São Paulo; Scipione, 1997.

- HOFFMANN, Jussara "Avaliação na Pré-Escola" Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 32 ed. Porto Alegre: Mediação, 1997. Cadernos de Educação Infantil, Vol. 3.

- HALLOWELL, Edward M. Tendência à distração: identificação e gerência do distúrbio do déficit de atenção (DDA) da infância à vida adulta: Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

- VIGOTSKI, LS A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

- Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1999

- PERRENOUD, Philippe, As Competências para ensinar no século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre, Artmed Editora, 2002.

- PIAGET, Jean, Seis estudos de psicologia. São Paulo, Martins Fontes, 1964.

CONHECIMENTOS GERAIS

Operações Matemáticas com Números Reais, Sistema de Medidas (Tempo, Espaço, Distância, Capacidade), Problemas de Raciocínio Matemático, Juros Simples, Regra de Três Simples, Ortografia, Análise e Interpretação de Textos, História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.

PROVA PRÁTICA

Prova prática de informática: Utilização de conhecimentos básicos em editor de texto, planilha eletrônica, ambiente windows e internet no desenvolvimento de uma aplicação do cargo.

2. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PEB II de INGLÊS:

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998.

- Ensino Fundamental na nova LDB.

- Conteúdo e metodologia do componente curricular de Inglês.

- Direitos da Criança e do Adolescente

- Construtivismo.

- Plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo.

- Inclusão.

- Educação e sociedade: perspectiva política da prática educativa.

- As dimensões da competência do educador.

- A docência e a decência.

- Sociedade de informação interatividade e desafios para a educação

- A filosofia e a compreensão da realidade.

- A língua inglesa.

- Avaliação.

- Noções de Gramática da Língua Inglesa: tempos verbais, pronomes, preposições e verbos auxiliares.

- Interpretação e Produção de Texto.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 A 232.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação de Inglês.

- BRASIL. Ministério da Educação Secretária da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 22 edição. Brasília, 2007.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. São Paulo: Cortez, 2002 (coleção de nossa época) capítulo I, II e III. Páginas 15 à 45.

- SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa.Rio de Janeiro: Quarter, 2002, capítulo I página 25 à 62.

- DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004. capítulos I, II e III. Página 11 à 153.

- VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. 22 parte página 55 a 124.

- Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Tarumã.

- CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional.

- MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

- DUCKWORTH, M. & Gude, Kathy. Countdown to first certificar. Osford. Oxford University Press.

CONHECIMENTOS GERAIS

Operações Matemáticas com Números Reais, Sistema de Medidas (Tempo, Espaço, Distância, Capacidade), Problemas de Raciocínio Matemático, Juros Simples, Regra de Três Simples, Ortografia, Análise e Interpretação de Textos, História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.

PROVA PRÁTICA

Prova prática de informática: Utilização de conhecimentos básicos em editor de texto, planilha eletrônica, ambiente windows e internet no desenvolvimento de uma aplicação do cargo.

3. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PEB II de EDUCAÇÃO FÍSICA:

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998.

- Ensino Fundamental na nova LDB.

- Conteúdo e metodologia do componente curricular de Educação Física- PCN.

- Direitos da Criança e do Adolescente.

- Plano de Ensino-aprendizagem e projeto educativo.

- Inclusão.

- Educação e sociedade: perspectiva política da prática educativa.

- As dimensões da competência do educador.

- A docência e a decência.

- Sociedade de informação interatividade e desafios para a educação.

- A filosofia e a compreensão da realidade.

- Educação e Sociedade: perspectiva política da práxis educativa.

- As dimensões da competência do educador.

- Conceito de Inocência.

- Jogos.

- Motricidade.

- Recreação.

- Regras Esportivas (Voleiboy, Futebol de Campo, Futsal, Basqueteboy e Atletismo).

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 A 232.

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação de Educação Física PCN.

- BRASIL. Ministério da Educação Secretária da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 22 edição. Brasília, 2007.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. São Paulo: Cortez, 2002 (coleção de nossa época) capítulo I, II e III. Páginas 15 à 45.

- SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quarter, 2002, capítulo I página 25 à 67.

- VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. 22 parte página 55 a 124.

- Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Tarumã.

- CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional.

- KICHIMOTO, Kizuko M., "Jogos Tradicionais Infantis - O Jogo, a Criança e a Educação".

- BROTTO, Fabio O., "Jogos Cooperativos - Se o importante é competir o fundamental e cooperar".

- BRACHT, Valter, "A Criança que pratica esporte respeita as regras do jogo".

- FRITZEN, Silvino José. Jogos Dirigidos para Grupos. Recreação e aulas de Educação Física. Petrópolis: Vozes, 2001.

- SÉRGIO, M. Educação Física ou Ciência da Motricidade Humana? Campinas: Papirus, 1986.

- DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004. capítulos I, II e III. Página 11 à 153.

CONHECIMENTOS GERAIS

Operações Matemáticas com Números Reais, Sistema de Medidas (Tempo, Espaço, Distância, Capacidade), Problemas de Raciocínio Matemático, Juros Simples, Regra de Três Simples, Ortografia, Análise e Interpretação de Textos, História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.

4. SUPERVISOR DE ENSINO

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998.

- Educação Básica na nova LDB.

- Componentes Curriculares e Metodologias de ensino fundamental segundo os PCNs.

- Componentes Curriculares e Metodologias da Educação Infantil segundo os Referenciais. Curriculares Nacionais.

- Direitos da Criança e do Adolescente.

- Financiamento da Educação.

- Ensino Fundamental de 9 anos.

- FUNDEB.

- Construtivismo.

- O lado gente de um profissional.

- O trabalhador do século XXI.

- Motivação.

- As teorias da educação e o problema da marginalidade.

- A ação supervisora e a construção do projeto de avaliação escolar.

- O supervisor de Ensino e a construção do Projeto Pedagógico.

- Inclusão.

- Educação e sociedade: perspectiva política da prática educativa.

- Recuperando a proposta pedagógica de Emília Ferreiro.

- Revendo a psicogênese da língua escrita.

- Sociedade de informação interatividade e desafios para a educação.

- A filosofia e a compreensão da realidade.

- As dimensões da competência do educador.

- Planejamento.

- Gestão.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 a 232.

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. ° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares da Educação Infantil. vol. 1 a 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: vol. 1 à 10/ Brasília: MEC/SEF, 1997. (1° a 4á) séries.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- BRASIL. Ministério da Educação Secretária da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 2ª edição. Brasília, 2007.

- Lei n° 11.274 de 06 de fevereiro de 2006 que institui o Ensino Fundamental de 9 anos.

- Lei n° 11.494 de 20 de junho de 2007.

- MUSSAK, Eugênio. Metacompetência: uma nova visão do trabalho e da realização pessoal. São Paulo. Editora Gente, 2003. páginas 13 à 18; 49 à 56 e 135 à 143 .

- SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006. capítulo / página 3 à 34.

- MACHADO, Lourdes Marcelino. Administração e Supervisão Escolar: questões para o novo milênio. São Paulo: Editora Pioneira, 2000. página 7 à 22.

- ELIAS, Marisa De/ Cioppo. De Emílio à Emília: a trajetória da alfabetização. São Paulo; Scipione, 2000. Capítulo IV Recuperando Emília Ferreiro... página 161 à 186.

- SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quarte, 1995 capítulo / página 25 a 79.

- VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. 2ª parte página 55 a 124.

- Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Tarumã.

- CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional.

CONHECIMENTOS GERAIS

Operações Matemáticas com Números Reais, Sistema de Medidas (Tempo, Espaço, Distância, Capacidade), Problemas de Raciocínio Matemático, Juros Simples, Regra de Três Simples, Ortografia, Análise e Interpretação de Textos, História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.

PROVA PRÁTICA

Prova prática de informática: Utilização de conhecimentos básicos em editor de texto, planilha eletrônica, ambiente windows e internet no desenvolvimento de uma aplicação do cargo.

5. DIRETOR DE ESCOLA:

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998.

- Componentes Curriculares e Metodologias de ensino segundo os PCNs.

- Direitos da Criança e do Adolescente.

- Educação Básica na nova LDB.

- Construtivismo.

- Financiamento da Educação.

- Ensino Fundamental de 9 anos.

- O lado gente do profissional.

- O trabalhador do século XXI.

- Motivação.

- As teorias da educação e o problema da marginalidade.

- Inclusão.

- Educação e sociedade: perspectiva política da prática educativa.

- Recuperando a proposta pedagógica de Emília Ferreiro

- Revendo a psicogênese da língua escrita.

- Sociedade de informação interatividade e desafios para a educação.

- O diretor de escola: a escola e a direção.

- O diretor como líder da escola.

- A escola e a comunidade.

- A importância do trabalho inovador.

- Relações humanas da escola com a comunidade.

- Órgãos colegiados.

- Sistema de Ensino.

- Planejamento.

- Gestão.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 a 232.

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares da Educação Infantil. vol. 1 a 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: vol. 1 à 10/ Brasília: MEC/SEF, 1997. (12 a 42) séries.

- BRASIL. Ministério da Educação Secretária da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 22 edição. Brasília, 2007.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- Lei nº 11.274 de 06 de fevereiro de 2006 que institui o Ensino Fundamental de 9 anos.

- Lei nº 11.494 de 20 de junho de 2007.

- MUSSAK, Eugênio. Metacompetência: uma nova visão do trabalho e da realização pessoal. São Paulo. Editora Gente, 2003. páginas 13 à 18; 49 à 56 e 135 à 143 .

- SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006. capítulo I página 3 à 34.

- DIAS, José Augusto in Meneses, João Gualberto de Carvalho et al. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. São Paulo: Pioneira, 1998. Capítulo XII, XIII página 268 à 290.

- ELIAS, Marisa Del Cioppo. De Emílio à Emília: a trajetória da alfabetização. São Paulo; Scipione, 2000. Capítulo IV Recuperando Emília Ferreiro... página 161 à 202.

- MARTELLI, Anita Favaro in Meneses João Gualberto de Carvalho et al. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. São Paulo: Pioneira, 1998. Capítulo XIII página 283 à 290.

- VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. 22 parte página 55 a 124.

- Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Tarumã.

- CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional.

CONHECIMENTOS GERAIS

Operações Matemáticas com Números Reais, Sistema de Medidas (Tempo, Espaço, Distância, Capacidade), Problemas de Raciocínio Matemático, Juros Simples, Regra de Três Simples, Ortografia, Análise e Interpretação de Textos, História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.

PROVA PRÁTICA

Prova prática de informática: Utilização de conhecimentos básicos em editor de texto, planilha eletrônica, ambiente windows e internet no desenvolvimento de uma aplicação do cargo.

6. COORDENADOR PEDAGÓGICO:

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998.

- Componentes Curriculares e Metodologias de ensino segundo os PCNs.

- Direitos da Criança e do Adolescente.

- Educação Básica na nova LDB.

- Construtivismo.

- Financiamento da Educação.

- Ensino Fundamental de 9 anos.

- O lado gente de um profissional.

- O trabalhador do século XXI.

- Motivação, o motivo que precisamos para agir.

- As teorias da educação e o problema da marginalidade.

- Inclusão.

- Educação e sociedade: perspectiva política da prática educativa.

- Recuperando a proposta pedagógica de Emília Ferreiro

- Revendo a psicogênese da língua escrita.

- Sociedade de informação interatividade e desafios para a educação

- O planejamento como instrumento da práxis pedagógica

- O plano de ensino aprendizagem e o projeto educativo.

- O processo de avaliação.

- Aprender/ conhecer

- Avaliação descarrilhada.

- O que é avaliar.

- Gênero e Diversidade na Escola.

- Psicologia da Educação.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 a 232.

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares da Educação Infantil. vol. 1 a 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: vol. 1 à 10/ Brasília: MEC/SEF, 1997. (12 a 42) séries.

- BRASIL. Ministério da Educação Secretária da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 22 edição. Brasília, 2007.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- Lei nº 11.274 de 06 de fevereiro de 2006 que institui o Ensino Fundamental de 9 anos. > Lei nº 11.494 de 20 de junho de 2007

- ELIAS, Marisa Del Cioppo. De Emílio à Emília: a trajetória da alfabetização. São Paulo; Scipione, 2000. Capítulo IV Recuperando Emília Ferreiro... página 161 à 202.

- VASCONCELOS, Celso. Planejamento de Ensino Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo, 1995. página 26 à 139.

- DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004. capítulos I, II e III. Página 11 à 153.

- BELELI, Iara [ et al]. Marcas da Diferença no Ensino Escolar. São Carlos. Ufscar virtual, 2009.

- VIGOTSKI, LS A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1999

- BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais.Livro de Conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília.

- Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Tarumã.

- CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional.

- Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1999

- PERRENOUD, Philippe, As Competências para ensinar no século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre, Artmed Editora, 2002.

- PIAGET, Jean, Seis estudos de psicologia. São Paulo, Martins Fontes, 1964

CONHECIMENTOS GERAIS

Operações Matemáticas com Números Reais, Sistema de Medidas (Tempo, Espaço, Distância, Capacidade), Problemas de Raciocínio Matemático, Juros Simples, Regra de Três Simples, Ortografia, Análise e Interpretação de Textos, História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.

Prova prática de informática: Utilização de conhecimentos básicos em editor de texto, planilha eletrônica, ambiente windows e internet no desenvolvimento de uma aplicação do cargo.

7. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PEB II - LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998;

- A Didática e a Formação Profissional do Professor;

- Componentes Curriculares e Metodologias do Ensino Médio segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais;

- Conselho Municipal de Educação;

- Componentes Curriculares e Metodologias do Ensino Fundamental segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais;

- Direitos da Criança e do Adolescente;

- Educação Escolar, Pedagogia e Didática;

- Temas Transversais;

- As diferentes abordagens Pedagógicas;

- A Transdisciplinaridade;

- Ortografia, Análise e Interpretação de Textos;

- A Língua Portuguesa na perspectiva tradicional;

- Literatura: - História Literária e Obras Literárias.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 a 232.

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: vol. 1 à 10/ Brasília: MEC/SEF, 1997. (12 a 42) séries.

- BRASIL. Ministério da Educação Secretária da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 22 edição. Brasília, 2007.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.

- Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Tarumã.

- GARDNER, H. Intelígências Múltiplas: a teoria na prática. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

- CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional.

- BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1983.

- CUNHA, C. E CINTRA L. Nova Grama"tica do Português. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

- EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

CONHECIMENTOS GERAIS

História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.

PROVA PRÁTICA

Prova prática de informática: Utilização de conhecimentos básicos em editor de texto, planilha eletrônica, ambiente windows e internet no desenvolvimento de uma aplicação do cargo.

8- PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PEB II - MATEMÁTICA

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998;

- A Didática e a Formação Profissional do Professor;

- Pró-Letramento de Matemática;

- Componentes Curriculares e Metodologias do Ensino Médio segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais;

- Conselho Municipal de Educação;

- Componentes Curriculares e Metodologias do Ensino Fundamental segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais;

- Direitos da Criança e do Adolescente;

- Educação Escolar, Pedagogia e Didática;

- Temas Transversais;

- As diferentes abordagens Pedagógicas;

- A Transdisciplinaridade;

- Conjunto do Números Reais;

- Equações do Primeiro e Segundo Graus;

- Geometria Básica;

- Noções de Estatísticas;

- Noções de Matemática Financeira;

- Resoluções de Problemas.

- Geometria Espacial;

- Probabilidade;

- Funções do 12 e 22 Grau;

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 a 232.

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: vol. 1 à 10/ Brasília: MEC/SEF, 1997. (12 a 42) séries.

- BRASIL. Ministério da Educação Secretária da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 22 edição. Brasília, 2007.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.

- GARDNER, H. Intelígências Múltiplas: a teoria na prática. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

- BIANCHINI, Edwaldo, Matemática ( 52, 62, 72 e 82 série), Editora Moderna.

- BUSSAB, Wilson e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. Editora Atual.

- D" AMBROSIO N. E D" AMBROSIO, U. Matemática Comercial e Financeira com complementos de Matemática e Introdução ao Cálculo.

- IEZZI, Gelson e outros. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo, Atual.

- Experiências Matemáticas. São Paulo. SE/CENP, 1994.

- DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Editora Ática, 12 Edição, 2009.

CONHECIMENTOS GERAIS História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.

9- PSICOPEDAGOGO

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

- A Educação na constituição de 1998.

- Componentes Curriculares e Metodologias de ensino segundo os PCNs.

- Direitos da Criança e do Adolescente.

- Educação Básica na nova LDB.

- Construtivismo.

- Motivação, o motivo que precisamos para agir.

- As teorias da educação e o problema da marginalidade.

- Inclusão.

- Educação e sociedade: perspectiva política da prática educativa.

- Linguagem.

- Educação para a família.

- A importância do brincar.

- Distúrbios de Aprendizagem.

- Psicologia da Educação.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Artigos 205 a 232.

- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares da Educação Infantil. vol. 1 a 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: vol. 1 à 10/ Brasília: MEC/SEF, 1997. (12 a 42) séries.

- TEBEROSKY, A Psicopedagogia da Linguagem Escrita: São Paulo: Trajetória/ Unicamp, 1989.

- JUUL, Jesper. Sua Criança Competente: Cap.4 e 6: Osasco: Edditora Novo Século, 2002.

- MOYLES, Janet R.: Só Brincar? O papel do brincar na Educação Infantil: Porto Alegre: Artmed, 2002.

- HALLOWELL, Edward M. Tendência à distração: identificação e gerência do distúrbio do déficit de atenção (DDA) da infância à vida adulta: Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

- VIGOTSKI, LS A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

- Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1999

- PERRENOUD, Philippe, As Competências para ensinar no século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre, Artmed Editora, 2002.

- PIAGET, Jean, Seis estudos de psicologia. São Paulo, Martins Fontes, 1964.

- ARIES P. Historia Social da Criança e da Família, Rio de Janeiro, Zahar, 1981.

- DAVIS, Claudia. Psicologia na Educação. São Paulo, Cortez, 1990.

CONHECIMENTOS GERAIS

Operações Matemáticas com Números Reais, Sistema de Medidas (Tempo, Espaço, Distância, Capacidade), Problemas de Raciocínio Matemático, Juros Simples, Regra de Três Simples, Ortografia, Análise e Interpretação de Textos, História e Geografia do Brasil (inclusive do Município) e Atualidades Locais e Gerais.