Prefeitura de Sete de Setembro - RS

Notícia:   Prefeitura de Sete de Setembro - RS abre 5 vagas para cargos de até R$ 5.683,86

PREFEITURA MUNICIPAL DE SETE DE SETEMBRO

ESTADO O RIO GRANDE DO SUL

EDITAL DE CONCURSO Nº 01/2010

O Município de Sete de Setembro/RS, por sua Prefeita Municipal, Sra. Rosane Grabia, faz saber, por este Edital, que realizará CONCURSO PÚBLICO DESTINADO AO PROVIMENTO DE VAGAS, através de prova seletiva para os cargos de Médico 20h, Médico 40h, Engenheiro Civil, Professor de Educação Infantil e Professor do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, em conformidade com o que dispõe a Constituição Federal/88, bem como leis municipais. O Concurso, sob a Coordenação técnico-administrativa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Santo Ângelo, rege-se pelas normas deste Edital e disposições contidas em Leis Municipais.

1. DOS CARGOS, REQUISITOS PARA PROVIMENTO, VAGAS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTO.

CARGOS

REQUISITOS PARA PROVIMENTO

VAGAS

CARGA HORÁRIA SEMANAL

VENCIMENTO BÁSICO INICIAL (R$) (*)

Médico - 20 h

- Idade mínima de 21 anos e habilitação legal para o exercício da profissão com o devido registro no Conselho de Classe

01

20 horas

R$ 2.943,85

Médico - 40 h

- Idade mínima de 21 anos e habilitação legal para o exercício da profissão com o devido registro no Conselho de Classe

01

40 horas

R$ 5.683,86(*)

Engenheiro Civil

- Idade mínima de 21 anos e habilitação legal para o exercício da profissão com o devido registro no Conselho de Classe

01

20 horas

R$ 1.457,40

Professor de Educação Infantil

- Idade mínima de 18 anos

- Habilitação específica de curso de Ensino Médio, na modalidade Normal ou Habilitação específica em nível superior em curso de licenciatura de graduação plena de Pedagogia - Educação Infantil ou Curso Normal

Superior - Educação Infantil

01

20 horas

R$ 801,57

Professor do Ensino Fundamental - Séries/Anos Iniciais

- Idade mínima de 18 anos

- Habilitação específica de curso de Ensino Médio, na modalidade Normal ou Habilitação específica em nível superior em curso de licenciatura de graduação plena de Pedagogia - Séries Iniciais ou Curso Normal Superior - Séries Iniciais

01

20 horas

R$ 801,57

(*) Conforme a Lei Municipal n° 656/09, o profissional médico 40h/semanais, poderá receber gratificação especial de R$ 3.643,50 (10PMS), se desempenhar atribuições relativas ao Programa Estratégia Saúde da Família - ESF.

1.1. Serão destinados aos portadores de deficiência, 20% do total de vagas existentes por cargo, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo.

1.2. Na inexistência de candidatos habilitados para todas as vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência, as remanescentes serão ocupadas pelos demais candidatos habilitados, com estrita observância da ordem de classificação.

2. NORMAS REGULADORAS DO CONCURSO

2.1. DAS INSCRIÇÕES

2.1.1 As inscrições ficarão abertas no período de 23 de agosto a 21 de setembro de 2010, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, diariamente, com exceção dos sábados, domingos e feriados, tendo como local Prefeitura Municipal de Sete de Setembro, sita na Rua Edmundo Grassel, 1245.

2.1.2. Não serão aceitas inscrições por correspondência, sendo, porém, aceitas por procuração reconhecida em cartório; somente serão aceitas com documentação completa.

2.2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado.

2.2.1. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar:

a) Original (para conferência) e fotocópia, ou fotocópia autenticada, da Cédula de Identidade, (Carteira de Identidade Civil ou Militar, ou Carteira Nacional de Habilitação - exclusivamente expedida na forma da Lei n° 9.503/97, com fotografia - ou Carteira de Ordens ou Conselhos Regionais).

b) Duas fotos 3x4 (iguais e recentes) a serem usadas, respectivamente, uma na Ficha de Inscrição e outra no Cartão de Inscrição que será entregue ao candidato.

c) Títulos, para os Cargos de Professor.

d) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição a ser paga na Tesouraria da Prefeitura Municipal, no valor de:

- R$ 103,59 - para os cargos de Ensino Superior.

- R$ 58,28 - para os cargos de Professor.

2.2.2. É proibida a entrega de quaisquer documentos após o ato da inscrição.

2.2.3. A homologação das inscrições será divulgada por edital afixado no Mural de Publicações da Prefeitura Municipal, no dia 24 de setembro de 2010, contendo a relação das inscrições homologadas, bem como a dos que foram indeferidos, sendo os primeiros convocados para o comparecimento no local de realização das Provas, em dia e horário estabelecidos.

2.2.4. O ato de não homologação indica o motivo do indeferimento, quando for o caso.

2.2.4.1. O prazo para apresentação dos recursos relativos à inscrição é de 02 (dois) dias úteis (27 e 28 de setembro de 2010).

2.2.4.2. Não sanadas as razões da não homologação no prazo fixado, o candidato terá sua inscrição indeferida definitivamente.

2.2.5. A documentação da inscrição somente terá valor para a data a que se referir o concurso e não será devolvida após este.

2.2.6. No caso de inscrição por procuração, deverão ser apresentados: o instrumento de mandato, com firma reconhecida, documento de identidade do procurador e os documentos relacionados no subitem 2.2.1.

2.2.7. As informações da ficha de inscrição são de responsabilidade do candidato, cabendo ao mesmo a conferência dos dados e assinatura em local indicado.

2.3. DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONCURSO

A Comissão Executiva do Concurso será nomeada pela Prefeita Municipal, através de Portaria, sendo composta por três (3) integrantes, sob a coordenação da Secretaria de Administração e Planejamento.

2.4. DAS PROVAS

O Concurso constará de Prova Escrita e Prova de Títulos, conforme o cargo.

2.4.1. DA PROVA ESCRITA

Realizarão Prova Escrita os candidatos a todos os cargos, sendo que as mesmas serão elaboradas em conformidade com os programas colocados à disposição dos candidatos no ato da inscrição. As Provas constarão de 30 (trinta) questões objetivas assim distribuídas:

CARGOS

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

VALOR POR QUESTÃO

VALOR TOTAL

- Médico 20h e 40h

- Engenheiro Civil

Conhecimentos Específicos e Atribuições do Cargo

25

3,5

87,5

Legislação

5

2,5

12,5

- Professor de Educação Infantil

- Professor do Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Português

8

2

16

Fundamentos da Educação

5

3,5

17,5

Fundamentos Teóricos e Metodológicos

12

4,5

54

Legislação

5

2,5

12,5

2.4.1.1. As provas valerão até 100 (cem) pontos e serão eliminatórias.

2.4.1.2. As Provas serão realizadas no dia 16 de outubro de 2010, nas dependências da Escola Estadual de Ensino médio São Roque, situada na Rua Nove de Novembro, nº 489, Bairro Centro, cidade de Sete de Setembro, com início às 8h30 e com duração máxima de 3 (três) horas.

2.4.1.3. Os candidatos deverão apresentar-se no local do concurso com 30 (trinta) minutos de antecedência, munidos do Cartão de Inscrição, Carteira de Identidade, caneta, lápis e borracha.

2.4.1.4. Para realizar a prova, os candidatos receberão o Caderno de Questões e o Cartão-Resposta. Cada candidato deverá identificar seu Caderno com o nome e o número de inscrição, na capa. O Cartão-resposta já estará pré-identificado, com o número de inscrição, o nome e o cargo de inscrição do candidato, cabendo a ele a rigorosa conferência desses dados e a aposição de sua assinatura no local adequado.

2.4.1.5. O candidato não poderá retirar-se da sala antes de decorridos 45 (quarenta e cinco) minutos do início da prova.

2.4.1.6. Ao concluir a Prova, o candidato entregará ao fiscal o Cartão-Resposta e o Caderno de Prova.

2.4.1.7. Nenhum candidato poderá se ausentar da sala de Provas sem ter assinado a Ata de Presenças.

2.4.1.8. Não será permitida a realização das Provas em outro local, a não ser o determinado neste Edital.

2.4.1.9. Durante a realização das provas não serão permitidas consultas de nenhuma espécie, bem como o uso de máquina calculadora, telefone celular, fones de ouvido ou quaisquer aparelhos eletrônicos.

2.4.1.10. Considera-se desclassificado o candidato que infringir o disposto no item anterior ou que não se apresentar no dia, hora e local, previamente designados para realização de quaisquer das provas.

2.4.1.11. Não serão computadas as questões não assinaladas no Cartão-Resposta e a questão que contenha mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

2.4.1.12. Será de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto do Cartão-Resposta, não havendo, em hipótese nenhuma, a substituição de Cartões-resposta

2.4.1.13. O resultado da Prova Escrita será divulgado dia 20 de outubro de 2010.

2.4.1.14. A Instituição reserva-se o direito de não fornecer exemplares e/ou cópia das Provas a candidatos ou a quaisquer outras instituições, buscando resguardar segurança e direitos autorais adquiridos, mesmo após a conclusão do Concurso, salvo em caso de recurso contra questões.

2.4.2. DA PROVA DE TÍTULOS

A Prova de Títulos será classificatória e realizada somente pelos candidatos inscritos aos cargos de professor e que obtiverem 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento na prova escrita. A Prova de Títulos valerá até 12% (doze por cento) do valor da prova escrita.

2.4.2.1. A documentação atinente à Prova de Títulos, acompanhada da respectiva relação, deverá ser entregue em envelope devidamente identificado com o seu nome, número de inscrição e cargo pretendido, no ato da sua inscrição ao Concurso Público Municipal.

2.4.2.2. Os títulos deverão ser apresentados sob forma de cópia reprográfica juntamente com o documento original ou cópia autenticada, inclusive das publicações.

2.4.2.3. Os títulos deverão estar rubricados e numerados por página, em ordem sequencial, conforme estiverem listados na "Relação de documentos para a prova de títulos".

2.4.2.4. Não serão recebidos títulos fora do prazo, local e horário estabelecidos, ou em desacordo com o disposto neste Edital.

2.4.2.5. Uma vez entregue os títulos, não serão admitidos acréscimos de outros documentos.

2.4.2.6. Após o fechamento do envelope, em frente ao candidato, este deverá assinar a sua entrega.

2.4.2.7. O resultado da Prova de Títulos será divulgado no dia 27 de outubro de 2010, no Mural de publicações da Prefeitura Municipal.

2.4.3. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DOS TÍTULOS

2.4.3.1. Os candidatos aos Cargos de Professor terão seus títulos avaliados de acordo com os seguintes critérios:

1°) Comprovante de Curso de Pós-Graduação até o máximo de 5,0 pontos.

a) Doutorado......................... 4,0 pontos por curso

b) Mestrado.......................... 2,0 pontos por curso

c) Especialização................... 1,0 ponto por curso

2°) Comprovante de Participação em Cursos de Atualização, Extensão, Seminários, Congressos, Jornadas, Encontros, Ciclos (Estudos e Palestras) e outros eventos similares relacionados à Área da Educação (a partir do ano 2006) de, no mínimo 20 horas (será considerada a participação como ouvinte, ministrante ou apresentador) até o máximo de 5,0 pontos

a) 20h a 40h........................... 0,5 ponto por curso

b) acima de 40h .................... 1,0 ponto por curso

3°) Comprovante de Publicações na Área de Educação até o máximo de 2,0 pontos

a) Livro ................................. 2,0 pontos por livro

b) Artigo ............................... 1,0 ponto por artigo

2.5. DOS RECURSOS

2.5.1. É direito do candidato, recorrer de qualquer decisão da Comissão Examinadora, obedecendo aos prazos regulamentares.

2.5.2. Do despacho que deixar de homologar inscrição de candidato ao concurso, caberá recurso do candidato à Comissão do Concurso, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da data de publicação do indeferimento.

2.5.3. Após a publicação dos resultados da Prova Escrita, poderá o candidato entrar com recurso sobre o resultado da mesma, nos dias 21 e 22 de outubro de 2010.

2.5.4. O pedido de revisão deve ser feito através de petição fundamentada e dirigida à Comissão Executiva do Concurso, protocolado na Secretaria de Administração do Município, onde deverão constar os seguintes elementos:

2.5.4.1. Identificação completa do reclamante.

2.5.4.2. Indicação do cargo para o qual está postulando vaga

2.5.4.3. Circunstanciada exposição a respeito da questão contestada.

2.5.5. Não serão reconhecidos os pedidos que não cumprirem os dispostos do item 2.5.4, os quais serão indeferidos liminarmente pela Comissão Executiva do Concurso.

2.5.6. Deferido o pedido, a Comissão do Concurso encaminhará os mesmos à Coordenação Técnico-administrativa da URI que analisará e apresentará o parecer final.

2.5.7. O benefício decorrente de recursos interpostos por candidato que resultar em anulação de questão será estendido aos demais concorrentes.

2.5.8. Após a publicação dos resultados da Prova de Títulos, poderá o candidato entrar com recurso sobre o resultado da mesma, nos dias 28 e 29 de outubro de 2010.

2.5.9. As Provas poderão ser anuladas:

2.5.9.1. Se forem constatadas irregularidades no cumprimento das normas deste Edital e do Regulamento do Concurso

2.5.9.2. Se houver inobservância quanto ao seu sigilo.

2.5.10. Caberá à Comissão Executiva do Concurso o acompanhamento dos trabalhos de recebimento e análise prévia dos recursos interpostos.

2.6. DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

2.6.1. Será considerado aprovado o candidato que alcançar no mínimo 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento na Prova Escrita.

2.6.2. A classificação final será em ordem decrescente de nota obtida, considerando-se como primeiro colocado o candidato que obtiver maior nota na prova.

2.6.3. Na hipótese de igualdade de pontos na nota final, o desempate se dará da seguinte forma:

2.6.3.1. Para os cargos de Médico e Engenheiro Civil:

a) Maior número de pontos nos Conhecimentos Específicos.

b) Sorteio Público.

2.6.3.2. Para os Cargos de Professor de Educação Infantil e Professor do Ensino Fundamental - Anos Iniciais

a) Maior número de pontos em Fundamentos Teóricos e Metodológicos

b) Maior número de pontos em Fundamentos da Educação

c) Sorteio Público

2.6.4. Caso persista igualdade de pontos na nota final, como último critério de desempate será realizado Sorteio Público no dia 03 de novembro de 2010, às 9 horas, nas dependências da Câmara de Vereadores de Sete de Setembro.

2.6.5. O Resultado Final por Ordem de Classificação será divulgado dia 05 de novembro de 2010, às 14 horas.

2.7. DA NOMEAÇÃO E POSSE

2.7.1. A nomeação para os Cargos obedecerá rigorosamente a ordem de classificação dentro do prazo de validade do concurso e de acordo com a legislação constante no Edital, sempre subordinada à existência de cargos vagos e as necessidades declaradas pela Administração.

2.7.2. O candidato chamado que não aceitar a sua Nomeação, perderá o lugar na classificação, podendo passar a ocupar o último lugar na lista dos classificados, mediante requerimento, com vistas à nova convocação.

2.7.3. O candidato perderá o direito ao emprego em decorrência do mesmo concurso público, se não atender à segunda convocação dentro do período de validade do concurso realizado.

2.7.4. A posse estará condicionada a apresentação dos documentos constantes em legislação municipal específica.

2.8. DA VALIDADE

2.8.1. O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

2.9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

2.9.1. As inscrições de que trata este Edital implicam o conhecimento das presentes instruções por parte do candidato e seu compromisso tácito de aceitar as condições de sua realização, tais como se acham estabelecidas neste Edital, no Regulamento dos Concursos Públicos da Prefeitura Municipal de Sete de Setembro - RS e demais legislações específicas.

2.9.2. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Concurso.

GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SETE DE SETEMBRO, EM 20 DE AGOSTO DE 2010.

Rosane Grabia
Prefeita Municipal.

Presidente da Comissão de Coordenação e Fiscalização

Registre-se e Publique-se.

CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Aglomerantes, cal, gesso, cimento, agregados; Concretos, propriedades, fator água/cimento, resistência mecânica e durabilidade; Aços para concreto armado: Classificação; Materiais cerâmicos para construção civil; Estruturas de concreto armado, formas de madeira e metálicas, produção e lançamento do concreto, Cura e adensamento, desforma. Normas brasileiras.

ARGAMASSAS: Classificação, propriedades essenciais, principais argamassas preparadas no canteiro de obras, argamassas industrializadas, principais patologias.

REVESTIMENTOS CERÂMICOS: tipos, classificação, cortes, assentamento, juntas de dilatação, movimentação e dessolidarização.

PLANEJAMENTO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Engenharia de custos, orçamento, composição de custos unitários, parciais e totais, levantamento de quantidades, especificação de materiais e serviços, contratação de obras e serviços, softwares comerciais para orçamentos, cronogramas físico-financeiros, estudo de viabilidade técnico-econômica; dimensionamento e gerenciamento de equipes e de equipamentos; redes PERT.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: Demanda e consumo de água; Estimativa de vazões; Captação, adução, reservação, estações elevatórias e distribuição de água; Qualidade da água e padrão de potabilidade; Princípios do tratamento de água.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO: Sistemas estáticos para a disposição de esgotos; rede coletora; qualidade da água e padrões de lançamento; princípios do tratamento de esgotos.

LIMPEZA PÚBLICA: Estimativa de contribuições; Coleta de resíduos sólidos domiciliares; Compostagem; Aterro sanitário e controlado.

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: noções de instalações de água fria, de água quente, de prevenção de incêndios, de águas pluviais, de esgotos sanitários e de disposição de resíduos sólidos; instalações elétricas domiciliares; materiais; elementos e sistemas construtivos; patologia e manutenção.

GEOTÉCNICA: fundamentos de geologia aplicada; caracterização e classificação dos solos; prospecção geotécnica do subsolo, Resistência ao cisalhamento, compactação, tensões e deformações, compressibilidade e adensamento, permeabilidade dos solos, redes de fluxo, barragens de terra, estabilidade de taludes e encostas, empuxos de terra, drenagem. Fundações diretas e profundas. Tipos e características das fundações. Estruturas de contenção.

Dimensionamento de elementos estruturais de concreto armado, de aço e de madeira.

TEORIA DAS ESTRUTURAS: Morfologia das estruturas, carregamentos, idealização; Estruturas isostáticas planas e espaciais; Princípio dos Trabalhos Virtuais; Cálculo de deslocamentos em estruturas isostáticas; Análise de estruturas estaticamente indeterminadas: método das forças; Análise de estruturas cinematicamente indeterminadas: método dos deslocamentos.

A INTERAÇÃO DO TRANSPORTE COM O ESPAÇO URBANO E REGIONAL; Conceitos básicos: volume, densidade, velocidade, espaçamento, intervalo, composição do tráfego, fator de equivalência e fator de hora de pico; Hierarquização viária / Planejamento da circulação: passageiros e cargas; Faixas e pistas exclusivas para o transporte público por ônibus; Acessibilidade e mobilidade urbana; Pesquisas de transporte e trânsito: metodologias e aplicações; Modos de transporte: tecnologias de alta, média e baixa capacidade; Características operacionais: itinerário, pontos de parada, quadro de horários e frota; Integração de sistemas de transporte / Terminais de integração; Sistemas de bilhetagem automática.

SUPERESTRUTURA DE ESTRADAS: Projeto geométrico de estradas de rodagem (terraplenagem, marcação, drenagem superficial e subterrânea); Sinalização Viária (horizontal e vertical); Pavimentação Flexível e Rígida; Usina de asfalto; Pavimentação Urbana (calçamento regular e Irregular); Drenagem Urbana.

TOPOGRAFIA: Locação, levantamento planimétrico e altimétrico, georreferenciamento de imóveis.

BIBLIOGRAFIA

1. Normas pertinentes da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT.

2. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 13133: Execução de Levantamento Topográfico: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

3. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14166: Rede de Referência Cadastral Municipal: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.

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5. ANTP - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS. Transporte humano: cidades com qualidade de vida. São Paulo: ANTP, 1997. 312 p.

6. ARAÚJO, J. M. - Curso de concreto armado Vol. 1 a 4. Rio Grande: Ed. Dunas, 2003.

7. AZEREDO, H. A. - O edifício até sua cobertura. São Paulo. Editora Edgard Blücher, 2002.

8. Balbo, José Tadeu Pavimentação Asfáltica: Materiais, Projeto e Restauração. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, 558 p.

9. BAPTISTA, M. B., COELHO, M. M. L. P. - Fundamentos de engenharia hidráulica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, v.1.

10. BARROS, R.T.V., CHERNICHARO, C.A.L., HELLER, L., VON SPERLING, M. - Manual de saneamento e proteção ambiental para os municípios. Vol. 1: Saneamento. Belo Horizonte: DESA/UFMG, 1995.

11. Bernucci, L.B.; Motta, L.M.G. da; Ceratti, J.A.P.; Soares, J.B. Pavimentação Asfáltica-Formação Básica para Engenheiros. Rio de Janeiro: PETROBRAS: ABEDA, 2006, 504p.

12. BORGES, A.C. - Prática das pequenas construções. Vol. 1. São Paulo. Editora Edgard Blücher, 2002.

13. BORGES, Alberto de Campos Borges Topografia. São Paulo: Edgard Blücher, 1977 - v.1.

14. BORGES, Alberto de Campos Borges Topografia Aplicada à Engenharia Civil. São Paulo: Edgard Blücher, 1992 - v.2.

15. CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1983. 4 v.

16. CRUZ, Paulo Teixeira da. 100 barragens brasileiras: casos históricos, materiais de construção, projeto. São Paulo: Oficina de Textos, 1996. 648 p.

17. DAS, B. M. Fundamentos de Engenharia Geotécnica. Tradução All Tasks; Revisão Técnica Pérsio Leister de Almeida Barros. São Paulo. Thomson Learning. 6a edição. (2007).

18. DNER - Manual de pavimentação, 2ª ed., Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisas Rodoviárias, Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, Ministério dos Transportes, (1996).

19. FALCÃO BAUER, L.A. - Materiais de Construção. Vol 2. São Paulo. Editora LTC. 1999.

20. FERRAZ, A.C.C. P.; TORRES, I.G.E. - Transporte público urbano. São Carlos: Rima Ed., 2001. 367 p.

21. FILIZZOLA, E.P.; Moreno Neto, F.; Scatena, J.C. - Noções básicas de engenharia de tráfego da CET - São Paulo, Boletim No. 5, São Paulo, (1977).

22. FIORITO, A. J. S. I.; Manual de Argamassas e Revestimentos : Estudos e Procedimentos de Execução. São Paulo: PINI, 1994.

23. Fraenkel, Benjamin B. Engenharia Rodoviária. Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisas Rodoviárias, 1976.

24. HACHICH, W.; FALCONI, F.; SAES, J. ET AL. - Fundações - Teoria e prática, 2ª. Edição, PINI, São Paulo. 2003.

25. HELLER, L.; PÁDUA, V. L. Abastecimento de água para consumo humano. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

26. HIBBELER, R. C. - Resistência dos materiais. Rio de Janeiro: Ed. Livros Técnicos e Científicos: 2000.

27. IBRACON, Autores diversos - Concreto, Ensino, Pesquisa e Realizações, 2007.

28. LIMER, C. V. - Planejamento, orçamento e controle de projetos e obras. RJ: Livros Técnicos e Científicos, 1997.

29. MASSAD, Faiçal Curso básico de geotecnia: obras de terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. 170 p.

30. MATTOS, Aldo Dorea. Como preparar orçamentos de obras. Ed. Pini: 2007.

31. METHA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto, Estrutura, Propriedades. São Paulo; PINI, 1994.

32. PFEIL, W.; Pfeil, M. - Estruturas de aço: dimensionamento prático - 7ª. Ed., LTC Editora S.A., (2000).

33. PFEIL, W.; Pfeil, M. - Estruturas de madeira, LTC Editora S.A., (2003).

34. QUEIROZ, G. - Elementos das estruturas de aço - Imprensa Universitária da UFMG, 1986.

35. RIPPER, E. Manual prático de materiais de construção. São Paulo. Editora PINI, 1999.

36. ROUSSELET, E. S., FALCÃO, C.. A segurança na obra. Ed. Interciência, 1999.

37. SARAIVA, Márcio. A cidade e o tráfego - uma abordagem estratégica. Recife: UFPE, 2000. 213 p.

38. SENADO FEDERAL. Código de Trânsito Brasileiro. Brasília: Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2002. 486 p.

39. SENÇO, W. - Manual de Técnicas de Pavimentação - Volumes I e II- 2ª ed., São Paulo, Editora Pini, (2001).

40. SOUZA PINTO, C. - Curso básico de mecânica dos solos - Oficina de Textos, 2000.

41. SOUZA, R.. ET AL..; Qualidade na aquisição de materiais e execução de obras. São Paulo: PINI, 1996.

42. SÜSSEKIND, J. C. - Curso de análise estrutural - Vol. 1, 2 e 3, Ed. USP, São Paulo, SP, (1981).

43. TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. São Paulo: Departamento de Hidráulica da Escola Politécnica da USP, 2004.

44. TSUTIYA, M. T., Sobrinho, P. A. Coleta e transporte de esgoto sanitário. São Paulo: Departamento de Hidráulica da Escola Politécnica da USP, 1999.

45. VARGAS, R. - Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos - Brasport, 6ª. Edição, (2005).

46. VARGAS, Milton. Introdução à mecânica dos solos. São Paulo: McGraw-Hill, 1978. 509p.

47. VASCONCELLOS, E. A. - O que é trânsito. 3a edição. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1998. 93 p.

48. VIANNA, M.R. Instalações hidráulicas prediais. Belo Horizonte: Imprimatur, 1998.

49. VON SPERLING, M. - Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos - DESA/UFMG, 1995.

50. WRIGHT, Charles Leslie. O que é transporte urbano. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988. 93 p.

51. YAZIGI, W. A Técnica de Edificar, Editora PINI, 2a Edição, São Paulo, 1999.

INFORMÁTICA

Editor de planilhas eletrônicas (Microsoft Excel): estrutura básica das planilhas; edição e formatação de planilhas (células, linhas, colunas, gráficos, fórmulas, funções e classificação). AUTOCAD - Manipulação e operação do programa. Utilização de recursos, acessos, formatação e apresentação.

BIBLIOGRAFIA:

1. BALDAM, Roquemar; COSTA, Lourenço. AutoCad 2004: utilizando totalmente. Érica, 2003.

2. LIMA, Cláudia Campos. Estudo dirigido de AutoCAD 2005: enfoque para arquitetura. Érica, 2004.

3. Microsoft Office Word 2003, Microsoft Office Excel 2003, Microsoft Office Access 2003 e Microsoft Office PowerPoint 2003. São Paulo: Érica, 2005.

4. MATSUMOTO, Elia Yathie. Autocad 2005: guia prático 2D e 3D. Érica, 2004.

5. MOAC - Microsoft Official Academic Course. Microsoft Office Excel 2003 - Básico. Porto Alegre: Bookman, 2007.

LEGISLAÇÃO

- Lei Orgânica do Município

- Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais

- Constituição Federal

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO EM CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SETE DE SETEMBRO

2010

PROGRAMA

CARGO: MÉDICO

- Cardiopatias congênitas e adquiridas

- Hipertensão Arterial Sistêmica

- Insuficiência Cardíaca

- Miocardiopatias e Arritmias Cardíacas

- Dislipidemias

- Insuficiência Respiratória Aguda e Crônica

- Asma Brônquica e DPOC

- Pneumonias e Derrame Pleural

- Neoplasias, Leucemias e Linfomas

- Tuberculose

- Doenças do Esôfago e Estômago

- Doenças Inflamatórias Intestinais

- Hemorragia Gastro-Intestinal

- Diarreias e Parasitoses Intestinais

- Hepatites e Cirrose Hepática

- Pancreatites e Diabetes

- Hiper e Hipotireoidismo

- Doenças Reumáticas

- Doenças Hemolíticas e Anemias

- Insuficiência Renal Aguda e Crônica

- Glomerulopatias

- Litíase renal

- Infecções de Trato Urinário

- Neuropatias; Acidente Vascular Encefálico

- Cefaleias e Epilepsias

- Demências

- Doenças infecciosas e degenerativas encefálicas

- Coma e diagnóstico de morte encefálica

- DSTs e SIDA

- Hanseníase;

- Tétano

- Doença de Chagas

- Dengue; Febre Amarela

- Tabagismo e doenças relacionadas

- Alcoolismo e doenças relacionadas

- Outras drogas e doenças relacionadas

- Envenenamentos e Intoxicações

- Doenças dermatológicas comuns

- Doenças próprias da infância

- Transtornos de ordem psiquiátrica no adulto e na infância

- O Sistema Único de Saúde: legislação. Pacto pela Saúde

- Estrutura e funcionamento dos Programas de Saúde Coletiva

- Vigilância em Saúde

LEGISLAÇÃO

- Constituição Federal

- Lei Federal 8080/set/90

- Lei Federal 8142/dez/90

- Lei Orgânica do Município

- Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais

2010

CARGO: PROFESSOR - ANOS INICIAIS

PORTUGUÊS

1. Processo de Comunicação

1.1. Língua e linguagem como instrumento de interação social.

1.2. Compreensão, análise e síntese na interpretação das mensagens e textos.

1.3. Texto - textualidade - coesão - coerência

1.4. Língua e linguagem na comunicação.

1.5. Relação de sinonímia, antonímia e paronímia

2. Morfologia:

2.1. Estrutura e formação das palavras.

2.2. Classes gramaticais

2.3. Flexões

3. Sintaxe (Funções dos termos na oração)

4. Sintaxe de Concordância

5. Sintaxe de Regência e Emprego da Crase

6. Sintaxe de Colocação Pronominal

7. Pontuação

8. Ortografia

9. Acentuação: Novo Acordo Ortográfico

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

1. Educação - princípios básicos:

1.1. Diferentes paradigmas na evolução histórica da Educação e da Didática

1.2. O papel do educador: compromisso com a formação pessoal e profissional

1.3. A metodologia dialética na construção do conhecimento enquanto expressão sociopolítica da prática pedagógica.

1.4. A metodologia de ensino e a Didática no processo de construção do conhecimento.

2. Psicologia da Educação.

2.1. Psicologia do Desenvolvimento.

2.2. Psicologia da Aprendizagem.

2.2.1. Teorias da Aprendizagem

3. O Projeto Político Pedagógico da Escola.

4. Planejamento de ensino como ato decisório filosófico, político, científico e técnico.

4.1. Planejamento, planos de estudo e planos de trabalho como instrumento filosófico, político, científico e técnico do trabalho do educador.

4.2. Avaliação e suas abordagens.

Bibliografia

1. AQUINO, Júlio Groppa. Diálogos com educadores. São Paulo: Moderna, 2002.

2. BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias. São Paulo: Saraiva, 13 ed. 1999.

3. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

4. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

5. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. 6 ed. São Paulo: Cortez; UNESCO, 2002.

6. MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competência. Petrópolis: Vozes, 2007.

7. PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

8. SANT'ANNA, F. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11 ed. Porto Alegre: Sagra, 1995.

9. VASCONCELLOS, Celso do S. Avaliação: concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1995.

10. ___. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e P.P.P. 12 ed. São Paulo: Libertad, 2005.

11. ___. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5 ed. São Paulo: Libertad, 2004.

12. VEIGA, Ilma Passos(org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 14 ed. São Paulo: Papirus, 2002.

13. ZABALA, Antoni (org.) A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

1. FTM do Jogo em Educação

- O papel do jogo no processo de desenvolvimento da criança.

- Tipos de jogos.

- Vivências lúdicas

2. FTM de Leitura e Escrita

- Abordagem da psicolinguística para o estudo da aquisição da leitura e escrita.

- A lecto-escrita como forma de expressão e comunicação.

- Fundamentação da questão histórico-social da leitura e escrita.

3. FTM de Matemática

- Alfabetização matemática: conceitos e processos.

- Princípios teórico-metodológicos da alfabetização matemática nos Anos Iniciais.

- A construção do conhecimento lógico-matemático.

- A natureza e a representação do número.

- Construção do Sistema de Numeração Decimal.

- Operações fundamentais - Resolução de problemas

4. FTM de História

- Diretrizes legais e pedagógicas para a docência em História nos Anos Iniciais.

- Função social da História

- Conceitos, características

- Objetivos do ensino de História

- Etapas para o ensino de História

- Conceitos, ensino e aprendizagem em História

- Enfoque Interdisciplinar

- Métodos e técnicas de aprendizagem

- Uso da caricatura no ensino de História

- Ensino de História e a construção da cidadania

- História Regional

- Uso de letras de músicas nativistas, lendas missioneiras, etc

5. FTM de Nutrição e Saúde

- Promoção e Prevenção de nutrição e saúde da criança de 0 - 6 anos e suas famílias: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; aleitamento materno; educação para saúde e qualidade de vida; educação alimentar;

- Instrumentos de ação da pedagogia para a promoção e prevenção de nutrição e saúde da criança, família, escola e comunidade;

- Aplicabilidade destes instrumentos no dia-a-dia do pedagogo, nas rotinas dos anos iniciais.

6. FTM de Língua Portuguesa

- A linguagem humana: aquisição, expressão oral, transtornos de linguagem, consciência fonológica

- O papel do professor que ensina Língua Portuguesa;

- Prática de leitura: a compreensão leitora; conhecimento prévio; estratégias de leitura;

- Prática de produção de diferentes gêneros: função social da escrita; o autor e o processo de interlocução;

- Conhecimentos linguísticos: Superação das dificuldades textuais, visuais e ortográficas; Aprimoramento do valor expressivo da entonação e do ritmo na fala e na leitura; Expressão de ideias com clareza e coerência; Estrutura textual interna e externa.

7. FTM de Geografia

- Pressupostos metodológicos para a habilidade espacial na atividade pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

- O Ensino da geografia numa perspectiva lúdica.

- Blocos temáticos no ensino da Geografia para crianças.

- Inteligência espacial

- Categorias espaciais

- Conceitos geográficos

- Alfabetização cartográfica

- A construção de conhecimentos em Geografia

- Avaliação em geografia

- Mediação didática em Geografia

- Representações espaciais

- Espaço local, regional e mundial.

- Habilidades e competências

8. FTM de Ciências Naturais

- Objetivos, tematizações, procedimentos e avaliação no ensino de Ciências Naturais;

- O ensino de Ciências Naturais e a Educação Ambiental nos Anos Iniciais.

- O ensino de Ciências Naturais e a saúde humana;

9. FTM de Literatura Infantil

- Literatura Infantil e desenvolvimento Cognitivo;

- Literatura Infantil e desenvolvimento Sócio-afetivo;

- A literatura Infantil no processo de desenvolvimento/ da leitura e da escrita;

- Planejamento de atividades educativas a partir de Literatura Infantil.

10. FTM de Arte e Educação

- A construção de conhecimento na área de artes. Artes e o ensino de artes;

- Arte, criatividade e Educação;

- A arte no desenvolvimento de autonomia da criança;

11. FTM de Educação Física

- Tendências pedagógicas da Educação Física Escolar: abordagem psicomotora; abordagem construtivista; abordagem desenvolvimentista; abordagem crítica;

- A Educação Física escolar como Campo de Vivência Social: a socialização através do jogo e do esporte;

- Organização dos conteúdos: conhecimentos sobre o corpo; atividades rítmicas e expressivas; esporte, jogos, lutas e ginásticas;

BIBLIOGRAFIA

1. WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. In: Caderno de pesquisa. São Paulo, s/d.

2. NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Prodil, 1994.

3. MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: Reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre, ed Mediação 1996.

4. LORENZATO, Sérgio Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados.

5. KAMII, Constance. Aritmética: novas perspectivas. Implicações da teoria de Piaget. Campinas: Papirus, 1992.

6. RANGEL, Ana Cristina Educação matemática e a construção do número pelas crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

7. TOLEDO, Marília e Mauro. Didática da matemática como dois e dois. A construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.

8. SMOLE, Kátia Stocco. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed.

9. HOLT, John. Aprendendo o tempo todo. Ed. Verus.

10. SEFFNER, F. e BALDISSERA, J.A. (orgs) Qual História? Qual Ensino? Qual Cidadania? São Leopoldo: ANPUH/RS, UNISINOS. CNPq, 1997.

11. BITTENCOURT, Circe (org) O saber histórico em sala de aula. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.

12. KARNAL, Leandro (org) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

13. FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. 6ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2001.

14. DIEHL, Astor Antônio (org). O livro didático e o currículo de História em transição. Passo Fundo: EDIUPF, 1999.

15. NIKITIUK, Sônia M. Leite (Org.). Repensando o ensino de história. 5. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1999.

16. NEMI, Ana Lúcia Lana. Didática de história: o tempo vivido; uma outra história?. São Paulo: FTD, 1996

17. PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1992.

18. DUTRA DE OLIVEIRA, J. E. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier, 1998.

19. EUCLIDES, M. P. Nutrição do lactente - base científica para uma alimentação adequada. 2. ed. Viçosa: Jard, 2000.

20. ORNELLAS, Lieselote H. et al. Alimentar a criança: o desafio do dia a dia. São Paulo: Atheneu, 1996.

21. ALLIENDE, Felipe; CONDEMARIM, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

22. GERALDI, Wanderley. O texto na sala de aula. Cascavel: ASSO ESTE, 1984.

23. SMITH, Frank. Leitura significativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

24. AIMARD, Paule. A linguagem da criança. Trad. Francisco Vidal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

25. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: Ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1999.

26. ANDREIS, Adriana Maria. A representação espacial nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Ijui: Unijui, 1999

27. CALLAI, Helena C. Grupo, Espaço e Tempo nas Séries Iniciais. Ijuí: Unijuí. Espaços da Escola, ano 3, n º 11, jan./mar. 94 p.9-18.

28. ______. Construção do Conceito de Espaço. Ijui : Unijui. Espaços da Escola, n º 7, Janeiro a março de 1993.

29. ______. O Mapa Como Representação. Ijuí: Unijui. Espaços da Escola outubro a dezembro de 1992, n º 6.

30. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos, CALLAI, Helena Copetti & KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2002.

31. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2008.

32. ______. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas/SP: Papirus, 1998.

33. LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso Serve, em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra. São Paulo: Papirus Editora, 1989.

34. MOREIRA, Igor. O espaço Rio-grandense. São Paulo: Ática, 2003.

35. REDIN, Euclides. O Espaço e o Tempo da criança- Se der tempo a gente brinca. Porto Alegre: Mediação, 2000

36. VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martin Fontes, 1991.

37. Periódicos regionais e nacionais

38. BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 1998.

39. HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integradora. Porto Alegre: Artmed, 2002.

40. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

41. BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: Formação do leitor. Alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.

42. CADEMARTORI, Lígia. O que é Literatura infantil? São Paulo. Brasilense, 1986

43. COELHO, Nelly, Novaes. A Literatura Infantil. 3. ed. São Paulo: Quiron,1984

44. FERREIRA, Sueli (org.) O ensino das artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus, 2001.

45. MARTINS, Míriam Celeste. Didática do ensino da arte: a língua do mundo - poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

46. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo. Ática, 1980.

47. BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

48. GALLARDO, Jorge Sérgio Peres (Coord.). Educação Física: contribuições à formação profissional. 2. ed. Ijuí: UNIJUI, 1997.

49. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 1997.

50. DARIDO, S.C. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Editora Topázio, 1999.

51._______ e RANGEL, I.C.A. Educação Física na Escola: implicações para uma Prática Pedagógica. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LEGISLAÇÃO

- Lei 9394/96 (LDB)

- Constituição Brasileira de 88, artigos 205 a 214

- Referencial Curricular do Estado Rio Grande do Sul (Lições do Rio Grande)

- Parecer CNE/CEB nº 7/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

- Lei Orgânica Municipal

- Plano de Carreira do Magistério Público Municipal

- Estatuto da Criança e do Adolescente

2010

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PORTUGUÊS

1. Processo de Comunicação

1.1. Língua e linguagem como instrumento de interação social.

1.2. Compreensão, análise e síntese na interpretação das mensagens e textos.

1.3. Texto - textualidade - coesão - coerência

1.4. Língua e linguagem na comunicação.

1.5. Relação de sinonímia, antonímia e paronímia

2. Morfologia:

2.1. Estrutura e formação das palavras.

2.2. Classes gramaticais

2.3. Flexões

3. Sintaxe (Funções dos termos na oração)

4. Sintaxe de Concordância

5. Sintaxe de Regência e Emprego da Crase

6. Sintaxe de Colocação Pronominal

7. Pontuação

8. Ortografia

9. Acentuação: Novo Acordo Ortográfico

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

1. Fundamentos filosóficos da educação infantil

2. Fundamentos antropológicos e sociológicos da educação infantil

2.1. De uma sociedade disciplinar para uma sociedade de espionagem (Veiga-Netto)

2.2. Dessocialização, a subjetivação, o multiculturalismo, empreendedorismo, empregabilidade e cidadania (Touraine; Bauman, Martins; Tedesco)

2.3. Antropologia da criança (Cohn)

3. Fundamentos psicológicos da educação infantil

3.1. Psicologia do Desenvolvimento.

3.2. Psicologia da Aprendizagem.

4. Organização do Trabalho Pedagógico e Didática

4.1. O papel do educador: compromisso com a formação pessoal e profissional.

4.2. O Projeto Político Pedagógico da Escola.

4.3. Planejamento e os planos de estudo como instrumento filosófico, político, científico e técnico do trabalho do educador.

4.4. A metodologia de ensino e a Didática no processo de construção do conhecimento.

BIBLIOGRAFIA:

1. AQUINO, Júlio Groppa. Diálogos com educadores. São Paulo: Moderna, 2002.

2. ALVES, Nilda. Formação de Professores: pensar e fazer. 5 ed. São Paulo: Cortez 1999.

3. ARENDT, Hannah. "A crise na educação". In: Entre o passado e o futuro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000, p. 221-247.

4. ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.

5. BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias. São Paulo: Saraiva 13 ed. 1999.

6. COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

7. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

8. FERREIRA, Berta Weil. Psicologia e Educação, Desenvolvimento Humano - Infância - EDIPUC-RS: POA, 2002.

9. SANT'ANNA, F. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11 ed. Porto Alegre: Sagra 1995.

10. VASCONCELLOS, Celso do S. Avaliação: concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1995.

11. ___. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5 ed. São Paulo: Libertad, 2004.

12. VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível.

14 ed. São Paulo: Papirus, 2002.

13. ZABALA, Antoni (org.) A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

14. POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres. A nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

15. GHIRALDELLI JR., Paulo. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 2006.

16. ______ . O corpo. Filosofia e educação. São Paulo: Ática, 2007.

17. MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo - Campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2007.

18. TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 2002.

19. VEIGA-NETO, Alfredo. A ordem das disciplinas. Porto Alegre, PPG Educação/UFRGS, 1996. Tese de Doutorado.

20. SANTOS, Rafael José dos. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. Porto Alegre: Tomo, 2005.

21. TOURAINE, Alain. Um novo paradigma: para compreender o mundo de hoje. Petrópolis: Vozes, 2006.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

1. FTM do Jogo em Educação

- O papel do jogo no processo de desenvolvimento da criança.

- Tipos de jogos.

- Vivências lúdicas

2. FTM de Leitura e Escrita - Abordagem da psicolinguística para o estudo da aquisição da leitura e escrita.

- A lecto-escrita como forma de expressão e comunicação.

- Fundamentação da questão histórico-social da leitura e escrita.

3. FTM de Matemática

- Alfabetização matemática: conceitos e processos.

- Princípios teórico-metodológicos da alfabetização matemática na Educação Infantil.

- A construção do conhecimento lógico-matemático.

- A natureza e a representação do número.

- Construção do Sistema de Numeração Decimal.

- Operações fundamentais - Resolução de problemas

4. FTM de História

- Diretrizes legais e pedagógicas para a docência em História na Educação Infantil.

- Função social da História

- Conceitos, características

- Objetivos do ensino de História

- Etapas para o ensino de História

- Conceitos, ensino e aprendizagem em História

- Enfoque Interdisciplinar

- Métodos e técnicas de aprendizagem

- Uso da caricatura no ensino de História

- Ensino de História e a construção da cidadania

- História Regional

- Uso de letras de músicas nativistas, lendas missioneiras, etc

5. FTM de Nutrição e Saúde

- Promoção e Prevenção de nutrição e saúde da criança de 0 - 6 anos e suas famílias: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; aleitamento materno; educação para saúde e qualidade de vida; educação alimentar;

- Instrumentos de ação da pedagogia para a promoção e prevenção de nutrição e saúde da criança, família, escola e comunidade;

- Aplicabilidade destes instrumentos no dia-a-dia do pedagogo, nas rotinas da educação infantil;

6. FTM de Língua Portuguesa

- A linguagem humana: aquisição, expressão oral, transtornos de linguagem, consciência fonológica

- O papel do professor que ensina Língua Portuguesa;

- Prática de leitura: a compreensão leitora; conhecimento prévio; estratégias de leitura;

- Prática de produção de diferentes gêneros: função social da escrita; o autor e o processo de interlocução;

- Conhecimentos linguísticos: Superação das dificuldades textuais, visuais e ortográficas; Aprimoramento do valor expressivo da entonação e do ritmo na fala e na leitura; Expressão de ideias com clareza e coerência; Estrutura textual interna e externa.

7. FTM de Geografia

- Pressupostos metodológicos para a habilidade espacial n atividade pedagógica na Educação Infantil do Ensino Fundamental.

- O Ensino da geografia numa perspectiva lúdica.

- Blocos temáticos no ensino da Geografia para crianças.

- Inteligência espacial

- Categorias espaciais

- Conceitos geográficos

- Alfabetização cartográfica

- A construção de conhecimentos em Geografia

- Avaliação em geografia

- Mediação didática em Geografia

- Representações espaciais

- Espaço local, regional e mundial.

- Habilidades e competências

8. FTM de Ciências Naturais

- Objetivos, tematizações, procedimentos e avaliação no ensino de Ciências Naturais;

- O ensino de Ciências Naturais e a Educação Ambiental na Educação Infantil;

- O ensino de Ciências Naturais e a saúde humana;

9. FTM de Literatura Infantil

- Literatura Infantil e desenvolvimento Cognitivo;

- Literatura Infantil e desenvolvimento Sócio-afetivo;

- A literatura Infantil no processo de desenvolvimento/ da leitura e da escrita;

- Planejamento de atividades educativas a partir de Literatura Infantil.

10. FTM de Arte e Educação

- A construção de conhecimento na área de artes. Artes e o ensino de artes;

- Arte, criatividade e Educação;

- A arte no desenvolvimento de autonomia da criança;

11. FTM de Educação Física

- Tendências pedagógicas da Educação Física Escolar: abordagem psicomotora; abordagem construtivista; abordagem desenvolvimentista; abordagem crítica;

- A Educação Física escolar como Campo de Vivência Social: a socialização através do jogo e do esporte;

- Organização dos conteúdos: conhecimentos sobre o corpo; atividades rítmicas e expressivas; esporte, jogos, lutas e ginásticas;

BIBLIOGRAFIA

1. WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. In: Caderno de pesquisa. São Paulo, s/d.

2. NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Prodil, 1994.

3. MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: Reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre, ed Mediação 1996.

4. LORENZATO, Sérgio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados.

5. KAMII, Constance. Aritmética: novas perspectivas. Implicações da teoria de Piaget. Campinas: Papirus, 1992.

6. RANGEL, Ana Cristina Educação matemática e a construção do número pelas crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

7. TOLEDO, Marília e Mauro. Didática da matemática como dois e dois. A construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.

8. SMOLE, Kátia Stocco. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed.

9. HOLT, John. Aprendendo o tempo todo. Ed. Verus.

10. SEFFNER, F. e BALDISSERA, J.A. (orgs) Qual História? Qual Ensino? Qual Cidadania? São Leopoldo: ANPUH/RS, UNISINOS. CNPq, 1997.

11. BITTENCOURT, Circe (org) O saber histórico em sala de aula. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.

12. KARNAL, Leandro (org) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

13. FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. 6ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2001.

14. DIEHL, Astor Antônio (org). O livro didático e o currículo de História em transição. Passo Fundo: EDIUPF, 1999.

15. NIKITIUK, Sônia M. Leite (Org.). Repensando o ensino de história. 5. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1999.

16. NEMI, Ana Lúcia Lana. Didática de história: o tempo vivido; uma outra história?. São Paulo: FTD, 1996

17. PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1992.

18. DUTRA DE OLIVEIRA, J. E. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier, 1998.

19. EUCLIDES, M. P. Nutrição do lactente - base científica para uma alimentação adequada. 2. ed. Viçosa: Jard, 2000.

20. ORNELLAS, Lieselote H. et al. Alimentar a criança: o desafio do dia a dia. São Paulo: Atheneu, 1996.

21. ALLIENDE, Felipe; CONDEMARIM, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

22. GERALDI, Wanderley. O texto na sala de aula. Cascavel: ASSO ESTE, 1984.

23. SMITH, Frank. Leitura significativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

24. AIMARD, Paule. A linguagem da criança. Trad. Francisco Vidal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

25. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: Ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1999.

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30. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos, CALLAI, Helena Copetti & KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2002.

31. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2008.

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33. LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso Serve, em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra. São Paulo: Papirus Editora, 1989.

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36. VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martin Fontes, 1991.

37. Periódicos regionais e nacionais

38. BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 1998.

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41. BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: Formação do leitor. Alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.

42. CADEMARTORI, Lígia. O que é Literatura infantil? São Paulo. Brasilense, 1986

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48. GALLARDO, Jorge Sergio Peres (Coord.). Educação Física: contribuições à formação profissional. 2. ed. Ijuí: UNIJUI, 1997.

49. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 1997.

50. DARIDO, S.C. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Editora Topázio, 1999.

51._______ e RANGEL, I.C.A. Educação Física na Escola: implicações para uma Prática Pedagógica. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LEGISLAÇÃO

- Lei 9394/96 (LDB).

- Constituição Brasileira de 88, artigos 205 a 214.

- Referencial Curricular do Estado Rio Grande do Sul (Lições do Rio Grande)

- Parecer CNE/CEB nº 20/2009 - Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

- Lei Orgânica Municipal.

- Plano de Carreira do Magistério Público Municipal

- Estatuto da Criança e do Adolescente.