Prefeitura de São José - SC

Notícia:   Prefeitura de São José - SC abre vagas para contratar membros do Magistério

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO - EDITAL Nº 008/2009

Abre inscrições e define normas para o processo seletivo público destinado à seleção e contratação de membros do magistério a serem admitidos, em caráter temporário, para o ano letivo de 2010.

O Prefeito Municipal de São José e a Secretária Municipal de Educação tornam público que farão realizar processo seletivo para a contratação de membros do Magistério, admitidos em caráter temporário, para o ano letivo de 2010, regido pelo parágrafo 2 , do art. 78, da lei Orgânica Municipal e Lei Municipal n 4.670, de 15 de setembro de 2008 e suas alterações.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo Público será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos - FEPESE, localizada no Campus Professor João David Ferreira Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Trindade, Florianópolis-SC.

1.2 Os documentos, requerimentos, recursos exigidos pelo presente edital, bem como qualquer outro pedido ou documento a ele relacionado, devem ser entregues pessoalmente ou por procurador devidamente constituído (que deverá portar documento de identificação), nos horários e locais abaixo determinados:

a) Posto de Atendimento 1

Sede da FEPESE: Campus Professor João David Ferreira Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Trindade - Florianópolis, SC.

Atendimento nos dias úteis, das 08h às 17h.

b) Posto de Atendimento 2

Biblioteca do Colégio Maria Luiza de Melo

Rua Jair Vieira, s/n°

Kobrasol

São José, SC.

Atendimento nos dias úteis, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

1.3 O candidato portador de deficiência que tiver qualquer dificuldade para efetuar a sua inscrição deverá entrar em contato com a FEPESE, pelo telefone (48) 3953 1032, até 72 horas antes do término das inscrições e solicitar ajuda de profissional especializado.

2. DAS CONDIÇÕES PARA ADMISSÃO, DAS FUNÇÕES, DA ESCOLARIDADE EXIGIDA, DA CARGA HORÁRIA E DA REMUNERAÇÃO.

2.1 O Processo Seletivo destina-se a contratação de membros do Magistério, que serão admitidos em caráter temporário para o ano letivo de 2010.

2.2 São condições para admissão em caráter temporário:

a) ser brasileiro ou gozar das prerrogativas legais;

b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) estar quite com a justiça eleitoral;

d) estar quite com o serviço militar (sexo masculino);

e) apresentar atestado de prévia aprovação de aptidão física e mental;

f) declarar não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidades graves e/ou demissão por atos incompatíveis com o serviço público (Lei Municipal n 2.761/95);

g) declarar não ser aposentado por invalidez;

h) declarar não ter antecedentes criminais;

i) apresentar declaração dos cargos, empregos e funções públicas que exerce;

j) possuir a escolaridade exigida na forma deste Edital.

2.3 As funções, objeto do presente processo seletivo, a carga horária e as exigências de escolaridade são descritas na tabela abaixo:

2.3.1 CATEGORIA FUNCIONAL: APOIO PEDAGÓGICO

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA SEMANAL

EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE

AUXILIAR DE SALA

30 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Anos Iniciais do Ensino Fundamental ou Educação Infantil; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério em Educação Infantil.

2.3.2 CATEGORIA FUNCIONAL: APOIO PEDAGÓGICO AUXILIAR DE ENSINO

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA SEMANAL

EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE

AUXILIAR DE ENSINO EDUCAÇÃO INFANTIL

30 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Educação Infantil; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério em Educação Infantil.

AUXILIAR DE ENSINO ENSINO FUNDAMENTAL

20 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Anos Iniciais do Ensino Fundamental; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério.

AUXILIAR DE ENSINO PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA

20 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Educação Especial; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério.

2.3.3 CATEGORIA FUNCIONAL: DOCENTE PROFESSOR

Tabela 1

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA SEMANAL

EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE

ALFABETIZAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL 1° E 2° ANOS

20 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Anos Iniciais do Ensino Fundamental; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério.

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

20 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Anos Iniciais do Ensino Fundamental; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério nas Séries Iniciais.

EDUCAÇÃO INFANTIL REDE MUNICIPAL DE ENSINO

30 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Educação Infantil; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério Educação Infantil.

EDUCAÇÃO INFANTIL ENTIDADES CONVENIADAS

20/30/40 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Educação Infantil; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério Educação Infantil.

INTERPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS

20 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério e domínio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, comprovada por certificação.

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 3º E 4º ANOS

20 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Anos Iniciais do Ensino Fundamental; ou Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério nas Séries Iniciais.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

20 horas

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior com habilitação em Educação Especial.

 

Tabela 2

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA SEMANAL MÍNIMA

EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE

NOÇÕES DE DIREITO

(*)

Diploma de Bacharel em Direito ou Ciências Jurídicas.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

15 horas

Diploma de curso superior em Ciências da Computação, ou Tecnologia da Informação ou Sistemas de Informação ou Informática.

ARTES15 horas/aulaLicenciatura em Educação Artística ou Artes Visuais, ou Desenho.
BIOLOGIA15 horas/aulaLicenciatura em Biologia ou Ciências Biológicas.
CIÊNCIAS15 horas/aulaLicenciatura em Ciências ou Ciências Biológicas.
EDUCAÇÃO FÍSICA15 horas/aulaLicenciatura em Educação Física.
ESPANHOL15 horas/aulaLicenciatura em Letras com habilitação em Espanhol.
FILOSOFIA15 horas/aulaLicenciatura em Filosofia.
FÍSICA15 horas/aulaLicenciatura em Física.
GEOGRAFIA15 horas/aulaLicenciatura em Geografia Licenciatura em Estudos Sociais
HISTÓRIA15 horas/aulaLicenciatura em História. Licenciatura em Estudos Sociais
INGLÊS15 horas/aulaLicenciatura em Letras com habilitação em Inglês ou Língua Inglesa.
MATEMÁTICA15 horas/aulaLicenciatura em Matemática.
PORTUGUÊS15 horas/aulaLicenciatura em Letras, com habilitação em Português/ Língua Nacional.
QUÍMICA15 horas/aulaLicenciatura em Química.
SOCIOLOGIA15 horas/aulaLicenciatura em Sociologia ou Ciências Sociais

* A carga horária de Noções de Direito ficará condicionada ao número de turmas do Ensino Médio do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Tabela 3

PROJETOS EDUCACIONAIS

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA SEMANAL

EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE

CORPO COREOGRÁFICO

20 horas/aula

Licenciatura em Dança. Licenciatura em Educação Física. Licenciatura em Artes Cênicas.

BANDAS E FANFARRAS-MÚSICA: PERCUSSÃO

20 horas/aula

Licenciatura em Música.

BANDAS E FANFARRAS-MÚSICA: SOPRO

20 horas/aula

Licenciatura em Música.

DANÇA NA ESCOLA

20 horas/aula

Licenciatura em Dança. Licenciatura em Educação Física. Licenciatura em Artes Cênicas.

CAPOEIRA NA ESCOLA

20 horas/aula

Licenciatura em Educação Física.

LUTAS ESPORTIVAS-JUDÔ, KARATÊ, JIU-JITSU.

20 horas/aula

Licenciatura em Educação Física.

ESPORTES COLETIVOS FUTEBOL, FUTSAL, VÔLEI, BASQUETE, HANDEBOL.

20 horas/aula

Licenciatura em Educação Física.

GINÁSTICA RÍTMICA

20 horas/aula

Licenciatura em Educação Física.

CORAL NA ESCOLA MÚSICA CORAL

20 horas/aula

Licenciatura em Música.

2.3.4 CATEGORIA FUNCIONAL: DOCENTE PROFESSOR DE ARTESANATO

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA SEMANAL

EXIGÊNCIA DE ESCOLARIDADE

ARTES APLICADAS

20 horas

Curso de formação em Artes Aplicadas com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

BORDADO A MÁQUINA

20 horas

Curso de formação em Bordado a máquina, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

BORDADO A MÃO

20 horas

Curso de formação em Bordado a mão, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

CORTE E CABELO

20 horas

Curso de formação em Corte e cabelo, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

CORTE E COSTURA20 horasCurso de formação em Corte e costura, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
CORTE E COSTURA - LINGERIE20 horasCurso de formação em Corte e costura/ Lingerie, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
CRIVO20 horasCurso de formação em Crivo, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
PATCHWORK20 horasCurso de formação em Patchwork com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
MANICURE20 horasCurso de formação em Manicure, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
PINTURA EM MADEIRA20 horasCurso de formação em Pintura em madeira, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
PINTURA EM PORCELANA20 horasCurso de formação em Pintura em porcelana, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
PINTURA EM TECIDO20 horas/semCurso de formação em Pintura em tecido, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
PINTURA EM TELA20 horasCurso de formação em Pintura em tela, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
PORCELANA FRIA20 horasCurso de formação em Porcelana fria, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
TEAR20 horasCurso de formação em Tear, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
TRICÔ E CROCHÊ20 horasCurso de formação em Tricô e Crochê, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
RENDA DE BILROS20 horasCurso de formação em Renda de Bilros, com duração mínima de 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

2.3.5 A comprovação da formação mínima exigida do candidato na função / área / disciplina de inscrição deverá ser feita com a apresentação de diploma devidamente registrado no órgão competente. Os professores das disciplinas de Intérpretes de Libras e Artesanato deverão apresentar certificados de formação na área de inscrição devidamente registrados.

2.3.6 Os candidatos às funções descritas nos itens 2.3.1, 2.32 e 2.3.3, que não possuírem a escolaridade/ requisitos exigidos, poderão inscrever-se no processo seletivo, na qualidade de não habilitados, desde que sejam portadores de diploma de curso de ensino médio.

2.3.7 Os candidatos à função de Professor de Artesanato, que não possuírem a escolaridade apontada no item 2.3.4 poderão inscrever-se no processo seletivo, na qualidade de não habilitados, desde que sejam portadores de diploma de curso de ensino fundamental.

2.3.8 A escolaridade deverá ser comprovada quando da efetiva contratação.

2.4. O vencimento a ser pago, referência maio de 2009, é o seguinte:

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

REMUNERAÇÃO MENSAL

AUXILIAR DE SALA

30 horas

R$ 710,14

AUXILIAR DE ENSINO - Educação Infantil / Rede Municipal

30 horas

R$ 1.075,54

AUXILIAR DE ENSINO Ensino Fundamental

20 horas

R$ 717,02

AUXILIAR DE ENSINO para educandos com deficiência

20 horas

R$ 714,02

Professor (Mensalista)

20 horas

R$ 657,27

Professor de Educação Infantil - Entidade Conveniada

20 horas

R$ 657,27

Professor de Educação Infantil

30 horas

R$ 985,91

Professor de Educação Infantil - Entidade Conveniada

40 horas

R$ 1.314,54

Professor Artesanato

20 horas

R$ 582,94

Professor (Horista)

Ensino Médio

20horas/aula

R$ 620,40

Licenciatura Curta

20horas/aula

R$ 847,40

Licenciatura Plena

20horas/aula

R$ 938,20

2.4.1 O vencimento mensal dos professores será acrescido da gratificação de regência de classe, quando couber, correspondente ao percentual de 10% (dez por cento).

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições poderão ser feitas das 12h do dia 17 de novembro de 2009 até às 16 h do dia 30 de novembro de 2009.

3.2 O valor da taxa de inscrição, para todos os cargos, é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

3.3 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e instruções específicas, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

3.4 A participação no Processo Seletivo iniciar-se-á pela inscrição, que deverá ser efetuada no prazo e nas condições estabelecidas neste edital.

3.5 A inscrição somente será efetuada pela INTERNET.

3.6 Para inscrever-se o candidato deverá seguir os seguintes procedimentos:

a) Acessar o endereço eletrônico do concurso: http://sjedu.fepese.ufsc.br

b) Ler e concordar com todas as disposições do presente edital;

c) Preencher integralmente o Requerimento de Inscrição, conferir atentamente os dados informados e enviá-lo via Internet, seguindo as instruções;

d) Imprimir uma cópia do Requerimento de Inscrição;

e) Imprimir o Boleto Bancário referente à inscrição e efetuar o seu pagamento, em qualquer agência bancária, posto de auto-atendimento ou via Internet (home banking), preferencialmente no Banco do Brasil S.A, até o último dia de inscrições.

3.6.1 No requerimento de inscrição os candidatos informarão se desejam inscrever-se como habilitados (os que preencherem plenamente as exigências de escolaridade) ou como não habilitados, não sendo possível alteração posterior.

3.7 Os candidatos sem acesso à Internet poderão dispor de equipamentos e ter ajuda de pessoal treinado para orientar a sua inscrição, em um dos seguintes locais:

a) Posto de Atendimento 1 Sede da FEPESE: Campus Professor João David Ferreira Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Trindade - Florianópolis, SC.
Atendimento nos dias úteis, das 08h às 17h.

b) Posto de Atendimento 2 Biblioteca do Colégio Maria Luiza de Melo
Rua Jair Vieira, s/n°
Kobrasol
São José, SC.
Atendimento nos dias úteis, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

3.7.1 O atendimento aos candidatos é limitado à disponibilidade de pessoal e equipamentos, sendo o candidato o único responsável pelas informações prestadas e demais atos relativos à sua inscrição.

3.8 A FEPESE e a Prefeitura Municipal de São José não se responsabilizarão por solicitação de inscrição não recebida por falhas de comunicação, congestionamento de linhas telefônicas ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitarem a transferência dos dados, impressão dos documentos ou pagamento da taxa de inscrição no prazo determinado.

3.9 O pagamento da inscrição só poderá ser feito mediante a utilização do boleto de pagamento, com o respectivo código de barras, disponível no endereço eletrônico http://sjedu.fepese.ufsc.br.

3.9.1 O agendamento do pagamento e o respectivo demonstrativo não se constituem documentos comprobatórios do pagamento da taxa de inscrição.

3.10 Será cancelada a inscrição e anulados os atos decorrentes, do candidato que prestar declarações falsas, inexatas ou que não satisfizer a todas as condições estabelecidas neste edital, mesmo que o candidato tenha sido aprovado e que o fato seja constatado posteriormente.

3.11 A inscrição não poderá ser feita pelo correio ou por meio de fac-símile. Também não será aceita inscrição condicional ou fora do prazo estabelecido.

3.12 Não serão aceitos pedidos de alterações dos dados informados quando da inscrição, a não ser a comunicação de novo endereço que deverá ser feita, até o último dia de inscrições na FEPESE e, após esse período, à Secretaria de Educação do Município de São José.

3.13 Verificando-se mais de uma inscrição de um mesmo candidato, será considerada apenas a inscrição paga mais recente.

3.14 O valor referente ao pagamento da inscrição não será restituído.

3.17 A candidata que necessitar amamentar durante a realização da prova deverá chegar ao local de prova com a antecedência mínima de 30 (trinta) minutos e dirigir-se à Coordenação, com acompanhante, maior de idade, que ficará com a guarda e responsabilidade do lactente. Nos horários necessários, a candidata será acompanhada por um fiscal até o local onde se encontra a criança. O tempo destinado à amamentação não será acrescido ao horário da prova da candidata.

4. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1 É assegurado às pessoas portadoras de deficiência o direito de inscrição neste Processo Seletivo, desde que suas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

4.2 Serão reservadas vagas aos candidatos com deficiência, 10% (dez por cento) das vagas, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadores.

4.3 Os portadores de deficiência integrarão lista de chamada especial. Será chamado 1 (um) candidato classificado na referida lista, a cada 9 (nove) candidatos chamados pela classificação geral.

4.4 Serão consideradas deficiências somente àquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos, e que se enquadrem nas categorias descritas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99, na Lei Estadual nº 12.870/04 e Lei Municipal nº 3.727/01 e alterações.

4.5 No ato da inscrição, a pessoa portadora de deficiência deverá indicar, no espaço apropriado constante do Requerimento de Inscrição, sua deficiência e as condições especiais de que necessitar para realizar as provas.

4.51 Aos deficientes visuais, candidatos que requererem nos termos do item 4.5, provas "ampliadas" serão entregues cartão de respostas e provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente à fonte 20, cabendo ao candidato sua leitura e marcação das respostas no respectivo cartão.

4.6 Após realizar sua inscrição pela INTERNET, o candidato portador de deficiência deverá entregar em um dos Postos de Atendimento, até o último dia de inscrição, pessoalmente ou por procurador devidamente constituído, Laudo Médico com a descrição da deficiência e o respectivo enquadramento na CID (Classificação Internacional de Doenças).

4.7 Os candidatos portadores de deficiência aprovados no presente processo seletivo submeterseão, quando convocados, à avaliação de equipe multiprofissional, conforme Decreto Federal nº 3.298/99 e Decreto Federal 5.296/04, que terá a decisão terminativa sobre: a qualificação do candidato como deficiente ou não e o grau de deficiência, capacitante ou não para o exercício do cargo.

4.8 O candidato portador de deficiência participará deste concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação, critérios de aprovação, horário, data, local de aplicação e nota mínima exigida para os demais candidatos.

4.9 O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo no ato da inscrição e entregar, em um dos Postos de Atendimento, até o último dia de inscrições, justificativa firmada por médico especialista.

4.10 Na falta de candidatos classificados para as vagas reservadas aos portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais classificados com estrita observância da ordem de classificação.

5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições que preencherem todas as condições deste Edital serão homologadas e deferidas pela autoridade competente. O ato de homologação e a lista das inscrições não homologadas serão divulgados no endereço eletrônico http://sjedu.fepese.ufsc.br

6. DAS PROVAS

6.1. DA PROVA ESCRITA

6.1.1 O Processo Seletivo constará de duas etapas, prova escrita e prova de títulos, ambas de caráter classificatório.

6.1.2. Os programas sobre os quais a prova escrita será elaborada encontram-se em anexo a este Edital.

6.1.3. A prova escrita será realizada no dia 12 de dezembro de 2009, das 16h30h às 19h30 horas, em local que será divulgado no endereço eletrônico do concurso http://sjedu.fepese.ufsc.br

6.1.4 A prova escrita terá 30 (trinta) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas de resposta cada uma, das quais uma única será a correta.

6.1.5 As questões da prova versarão sobre as seguintes áreas de conhecimento:

6.1.5. Para os Professores de Artesanato:

Área de Conhecimento

Valor da questão

Conhecimentos Gerais

Português- 5 questões Atualidades- 5 questões

0,2 por acerto

0,2 por acerto

Conhecimentos Específicos

Função/ área para o qual se inscreveu- 20 questões.

0,4 por acerto

6.1.5.2 Para as demais funções: Auxiliar de Sala, Auxiliar de Ensino e Professor.

Área de Conhecimento

Valor da questão

Conhecimentos Gerais em Educação e Legislação

10 questões

0,2 por acerto

Conhecimentos Específicos

Função/área para o qual se inscreveu - 20 questões.

0,4 por acerto

6.2. DA PROVA DE TÍTULOS

6.2.1 A Prova de Títulos é constituída pela análise e pontuação de documentos apresentados pelos candidatos, a saber:

a) Certificado ou diploma de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização, devidamente registrados no órgão competente, com a duração mínima de 40 (quarenta) horas cada um deles, realizados entre 1° de janeiro de 2007 e 30 de novembro de 2009, na disciplina para a qual se inscreveu ou na área de Educação, em número não superior a 5 (cinco);

b) Certificado ou diploma de curso de pós-graduação, em nível de especialização, devidamente registrados no órgão competente, disciplina para a qual se inscreveu ou na área de Educação, acompanhado de Histórico Escolar;

c) Diploma ou Certificado, Pós Graduação em nível de Mestrado ou Doutorado em curso exclusivamente na disciplina para a qual se inscreveu ou na área de Educação.

6.2.1.1 Os títulos obtidos no exterior deverão ser validados por instituição nacional, na forma da lei e se redigidos em língua estrangeira, acompanhados por tradução feita por tradutor oficial.

6.2.2 Para participar da Prova de Títulos o candidato deverá entregar em um dos Postos de Atendimento, até o último dia de inscrição, cópia xerográfica autenticada dos os títulos de atualização, aperfeiçoamento ou pós graduação, acompanhados de uma cópia do Requerimento de Inscrição.

6.2.3 Não serão pontuados:

a) Certidões, atestados ou quaisquer outros documentos que não sejam certificados ou diplomas emitidos na forma da lei;

b) Os títulos não entregues no prazo e locais determinados;

c) Títulos obtidos em cursos que não sejam na disciplina para a qual o candidato está inscrito ou na área de educação;

d) Diplomas ou certificados de cursos de atualização com duração inferior a 40 horas.

e) Os títulos que se constituírem requisito básico para o exercício do cargo. Por exemplo: o professor de Matemática não terá pontuado o diploma do curso de licenciatura em Matemática.

6.2.4 Os títulos apresentados serão pontuados não cumulativamente de acordo com a tabela abaixo:

Título/ documento

Pontuação Máxima

Certificado ou diploma de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização:

Duração de 40 a 80 horas Pontuação por título (máximo 5): 0,2 ponto.1,0 (um ponto)
Duração de 81 a 100 horas Pontuação por título (máximo 5): 0,6pontos.3,0 (três pontos)
Duração Superior a 100 horas. Pontuação por título (máximo 5): 1,2pontos1,2pontos6,0 (seis pontos)

Certificado ou diploma de curso de especialização

08 (oito pontos)

Diploma de curso de mestrado

10 (dez pontos)

Diploma de curso de Doutorado

12 (doze pontos)

6.2.4.1 Caso o candidato apresente títulos em número excedente ao determinado no item 6.2.4 serão avaliados os mais recentes.

6.2.4.2 A pontuação máxima na prova de títulos será de 12 pontos.

6.2.5 A nota da Prova de Títulos será o número de pontos obtido segundo a tabela acima, divididos por 10 (dez).

6.2.6 A nota da prova de títulos será somada à da prova escrita para a classificação do candidato.

7.0 DAS NORMAS DE REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

7.1 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas no horário e data estabelecidos pelo edital, com a antecedência mínima de 30 (trinta) minutos da hora marcada, munido de documento de identificação válido original, não sendo permitido o acesso ao local de prova do candidato que chegar após o horário determinado para seu início ou que não apresentara devida identificação.

7.1.1 São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelos Conselhos e Ordens fiscalizadores de exercício profissional, passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.

7.1.2 Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade original, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

7.1.3 Só serão aceitos documentos no prazo de validade e em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

7.2 O candidato só poderá ter consigo no local de prova a ele determinado:

a) Caderno de provas e cartão resposta;

b) Caneta esferográfica feita com material transparente com tinta de cor azul ou preta;

c) Documento de identificação e cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

d) Se assim o desejar: água acondicionada em vasilhame transparente sem rótulos ou etiquetas.

7.3 O candidato receberá para realizar a prova um caderno de questões e um cartão-resposta. Deve ler e conferir todos os da dos, informações e instruções, bem como a conferir se o caderno de questões corresponde ao seu nome, número de inscrição e disciplina para a qual se candidatou, se contem todas as questões e se está impresso sem falhas ou defeitos que possam com prometer a leitura e resolução da prova.

7.3.1 O cartão resposta não será substituído por erro do candidato.

7.4 O candidato deverá transcrever para o cartão resposta, utilizando caneta de material transparente com tinta das cores azul ou preta, a alternativa correta de cada uma das questões.

7.5 A prova será corrigida unicamente pela marcação feita no cartão resposta e não terão validade, quaisquer anotações feitas no caderno de questões.

7.6 Será atribuída nota 0 (zero) à questão:

a. cuja resposta não coincida com o gabarito oficial;

b. que contenha emenda(s) e/ou rasura(s), ainda que legível (is);

c. com mais de uma opção de resposta assinalada;

d. não assinalada no cartão de respostas;

e. preenchida fora das especificações contidas no cartão resposta ou nas instruções da prova.

7.7 Ao terminar a prova entregará, obrigatoriamente, ao fiscal da sala o cartão de respostas devidamente assinado e o caderno de provas.

7.7 O candidato não poderá entregar a prova e o cartão resposta antes de 1(uma) hora após o seu início.

7.8 Os três (3) últimos candidatos de cada sala só poderão entregar a prova e o cartão resposta ao mesmo tempo.

7.9 A prova e o gabarito provisório serão divulgados no endereço eletrônico http://sjedu.fepese.ufsc.br a partir das 21 horas do dia da sua realização.

7.10 Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para nenhuma das provas, nem a realização de prova fora do horário e local marcados para todos os candidatos.

7.11 Não serão fornecidos exemplares ou cópias dos cadernos de questões, bem como o original ou cópia do cartão de respostas, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo.

7.12 DAS NORMAS DE SEGURANÇA.

7.12. 1 Durante a prova não será permitido (a):

a) A comunicação entre os candidatos;

b) A consulta a qualquer obra ou anotação;

c) O uso de relógio, telefones celulares ou qualquer outro equipamento, bem como bonés, chapéus ou qualquer outra cobertura bem como o porte de armas;

d) A saída do candidato de sala sem o acompanhamento de um fiscal;

e) Fumar ou ingerir alimentos e bebidas, exceto água acondicionada de acordo com o item 7.2 (d).

7.13 Os candidatos que trouxerem para o local de prova quaisquer materiais, objetos e ou equipamentos não permitidos, deverão entregá-los, sem outro aviso, antes do início da prova, ao fiscal da sala, sob pena de serem excluídos do processo seletivo.

7.13.1 A simples posse, mesmo que desligado ou uso de qualquer material, objeto ou equipamento não permitido, no local da prova, corredores ou banheiros, implicará na exclusão do candidato do processo seletivo, sendo atribuída nota zero à prova escrita e desconsiderados os títulos apresentados.

7.14 O candidato poderá, para atender às normas de segurança, ser submetido e a revista pessoal e ou de seus pertences, a varredura eletrônica e a identificação datiloscópica.

8 DA CLASSIFICAÇÃO

8.1 A nota final do candidato será obtida com a soma da nota da prova escrita e da nota da prova de títulos.

8.2 Os candidatos serão classificados por área/disciplina, em ordem decrescente da nota final obtida, expressa com 3 (três) decimais, em duas listas:

a) Lista de classificação dos candidatos habilitados;

b) Lista de classificação dos candidatos não habilitados;

8.2.1. GRUPO 1: CANDIDATOS HABILITADOS:

Os candidatos que preencherem os requisitos e as escolaridades exigidas nos itens 2.3.1, 2.3.2, 2.3.3 e 2.3.4 na disciplina para a qual se inscreveram.

8.2.2. GRUPO 2: CANDIDATOS NÃO HABILITADOS:

Os candidatos que não preencherem os requisitos e as escolaridades de acordo com os cargos descritos no item 8.2.1. Para Professores de Artesanato, portadores de Diploma de Ensino Fundamental.

8.2.2.1 A classificação será feita de acordo com as informações prestadas no Requerimento de Inscrição, que deverão ser com provadas exclusivamente da efetiva contratação.

8.3 Ocorrendo empate na pontuação, aplicar-se-á para o desempate, o disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termos do Artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais).

8.4 Para os candidatos que não se enquadrarem no item anterior, na hipótese de igualdade de pontos, o desempate será feito através dos seguintes critérios, por ordem de preferência:

a) Maior nota na prova escrita;

b) Maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) Maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais ou Conhecimentos Gerais em Educação e Legislação;

d) Maior nota na Prova de Títulos;

e) Maior idade.

8.5 Os portadores de deficiência integrarão lista de chamada especial.

9. DOS RECURSOS

9.1. Será admitido recurso do indeferimento da inscrição, do teor e gabarito das questões da prova escrita e do resultado final, que deverão ser interpostos, exclusivamente, pelo candidato ou seu procurador, desde que devidamente fundamentado e entregues até às 17 horas do segundo dia subseqüente, contados após a divulgação dos eventos relacionados, no endereço eletrônico do concurso, em um dos Postos de Atendimento.

9.2. O recurso deverá obedecer ao padrão estabelecido no endereço eletrônico do concurso http://sjedu.fepese.ufsc.br, devendo ser observados, entre outros, os seguintes requisitos:

a) ser datilografado ou digitado, em duas vias de igual teor, datadas e assinadas;

b) ser fundamentado, com argumentação lógica e consistente;

c) se interposto recurso a mais de uma questão ou evento, devem ser apresentados em folhas separadas, um para cada pedido.

9.3. Os recursos que não estiverem de acordo com o disposto nos subitens acima serão liminarmente indeferidos.

9.4. Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile, telex, Internet, ou qualquer meio, sendo que os intempestivos serão desconsiderados e os inconsistentes ou em desacordo com o modelo constante no endereço eletrônico do concurso, serão indeferidos.

9.5. As decisões dos recursos serão dadas a conhecer coletivamente no endereço: http://sjedu.fepese.ufsc.br.

9.6. Os pontos correspondentes às questões da prova escrita eventualmente anuladas por erro de formulação serão atribuídos a todos os candidatos.

9.7. A Comissão de Processo Seletivo constitui-se em última instância para recurso ou revisão, sendo soberana em suas decisões. Não caberão, recursos ou revisões adicionais.

10. DA CONTRATAÇÃO

10.1. Os candidatos classificados serão contratados, obedecendo a ordem de classificação por disciplina/área, na medida das necessidades da Secretaria de Educação, convocando-se inicialmente os integrantes do grupo 1 da classificação e ao término deste, os integrantes do grupo 2.

10.2. A classificação neste Processo Seletivo Público não assegura ao candidato o direito de contratação automática. A decisão de contratação é de competência do Prefeito Municipal, dentro da disponibilidade de vagas no decorrer do ano letivo, observa da a ordem de classificação dos candidatos.

10.3. A escolha de vagas será feita pessoalmente pelo candidato classificado ou através de procuração específica, em data e local que serão comunicados no endereço eletrônico do concurso.

10.4 Após a data da escolha de vagas, as próximas chamadas dos candidatos serão feitas obedecendo à ordem de classificação, através de uma única ligação telefônica e correio eletrônico, no prazo de 24hs para resposta, onde serão utilizados o (s) número (s) e endereço eletrônico informado (s) pelos candidatos no ato de inscrição.

10.5. Em caso de alteração de telefone e e-mail informados no ato de inscrição, o candidato deverá encaminhar requerimento à Comissão responsável pelo Processo Seletivo Público junto à Secretaria Municipal de Educação, indicando sua disciplina, número de identidade e CPF.

10.6. O candidato a ser contratado no ato da escolha de vagas receberá a relação de documentos que deverão ser apresentados conforme agenda específica.

11. DO FORO

11.1 O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o Processo Seletivo de que trata este Edital é o da Comarca de São José, SC.

12. DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA

12.1 Fica delegada competência à FEPESE para:

a) divulgar o Processo Seletivo;

b) receber as inscrições e respectivos valores das inscrições;

a) deferir e indeferir as inscrições;

b) elaborar, aplicar, julgar, corrigir e avaliar as provas escrita e de títulos;

c) receber e julgar os recursos previstos neste Edital;

d) prestar informações sobre o Processo Seletivo, no período de realização do mesmo.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 Os efeitos legais do processo de seleção entrarão em vigência a partir do início do ano letivo de 2010, encerrando-se ao término do ano letivo de 2010.

13.2 Será excluído do Processo Seletivo o candidato que:

a) fizer, em qualquer fase ou documento, declaração falsa ou inexata;

b) não mantiver atualizado seu endereço e telefone.

c) tornar-se culpado por agressões ou descortesias para com qualquer membro da equipe encarregada de realização das provas;

d) for surpreendido, durante a aplicação das provas, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

e) for flagrado, utilizando-se de qualquer meio, visando burlar a prova, ou que apresentar falsa identificação pessoal;

f) recusar-se a proceder a autenticação datiloscópica do cartão resposta ou de outros documentos.

g) ausentar-se da sala de prova durante a sua realização, sem estar acompanhado de um fiscal.

São José, 13 de novembro de 2009.

DJALMA VANDO BERGER
Prefeito Municipal

ROSA MARIA DA SILVA SCHMIDT
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

ANEXO I

PROGRAMAS

ARTESANATO

CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES)

PARA TODAS AS DISCIPLINAS DE ARTESANATO.

Português - 05 (cinco) questões: Interpretação de texto. Elementos da organização textual. Elos sintáticos. Denotação e conotação. A metáfora e a metonímia. Funções da linguagem. Variação lingüística: as diversas modalidades do uso da língua. O nome e seu emprego. O pronome e seu emprego. Emprego de tempos e modos verbais. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. Ortografia. Pontuação.

Atualidades - 05 (cinco) questões: Análise dos acontecimentos importantes ocorridos no Brasil e no Mundo, nos anos de 2008 e 2009, suas causas e conseqüências, nas áreas de economia, política, relações internacionais, cultura, educação, sociedade, saúde e ecologia. (Fonte: noticiário, revistas e jornais edições impressas e digitais).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20 QUESTÕES)

PARA TODAS AS DISCIPLINAS DE ARTESANATO

A atividade de Artesanato. Origem e histórico do artesanato. Conceitos e generalidades. Técnicas específicas (produção manual e à máquina). Materiais utilizados. Composição cromática e seus efeitos. Reciclagem de materiais na composição. Tipos de produtos confeccionados. Conceito de Arte e Artes Aplicadas.

CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO E LEGISLAÇÃO PARA PROFESSORES, AUXILIARES DE SALA E AUXILIARES DE ENSINO (10 QUESTÕES).

PARA TODAS AS DISCIPLINAS/ ÁREAS, EXCETO ARTESANATO.

Interdisciplinaridade. Teorias da aprendizagem. Avaliação. Planejamento docente: dinâmica e processos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. Aspectos Educacionais. Atualidades. O homem como sujeito histórico. O processo de produção histórica das diferentes sociedades e seus respectivos processos educacionais. A função social da escola pública contemporânea. O Sistema Nacional de Ensino - LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). LEI nº 4.422, de 10 de janeiro de 2006 (Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério Municipal). LEI nº 11.494, de 20 de junho de 2007 (Lei do FUNDEB). LEI nº 2.761, de 25 de abril de 1995 (Estatuto dos Servidores do Magistério de São José). LEI nº 3.472/1999 (Sistema Municipal de Educação). LEI nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). LEI nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 (Lei dos nove anos). LEI nº 10.172/2001 (Plano Nacional de Educação). Resoluções do Conselho Municipal de Educação de São José nº 03/99 e nº 05/01. Parâmetros Curriculares Nacionais. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Proposta Curricular de São José. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20 QUESTÕES) ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Alfabetização e letramento: características e pressupostos. Projetos de trabalho: concepção e perspectiva. Inclusão. Avaliação da aprendizagem. Didática e trabalho pedagógico. Fundamento de Currículo. Perspectivas metodológicas. Planejamento e gestão educacional. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Fundamentos de currículo. Perspectivas metodológicas. Planejamento e gestão educacional. O trabalho docente na educação de jovens e adultos.

ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º e 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 (NOVE) ANOS

Processo de ensinar e aprender. Alfabetização e letramento. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento lógico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Desenvolvimento lingüístico e desenvolvimento cognitivo. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização.

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 3º e 4º ANOS

Processo de ensinar e aprender. Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Conceitos Metodológicos específicos das áreas do conhecimento de Português,Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. Temas Transversais.

AUXILIAR DE SALA

Educação Infantil na perspectiva histórica; O papel social da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação); Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância e relação creche família; As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos à educação.

AUXILIAR DE ENSINO EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil na perspectiva histórica; O papel social da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação); Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância e relação creche família; As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos à educação.

AUXILIAR DE ENSINO ENSINO FUNDAMENTAL

Processo de ensinar e aprender. Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Conceitos Metodológicos específicos das áreas do conhecimento de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. Temas Transversais.

AUXILIAR DE ENSINO PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. A caminhada legislativa na Educação Especial e a legislação vigente. Inclusão escolar de alunos com deficiência. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Tecnologia assistiva e suas modalidades com ênfase na comunicação alternativa.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil e seu papel hoje. O papel social da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A organização do tempo e do espaço na educação infantil. A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação); Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância e relação creche família; As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Referencial curricular nacional para a educação infantil.Política nacional de educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação.

INTERPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

Fundamentos e princípios da educação inclusiva. Inclusão escolar de alunos surdos. Legislação educacional que dispõe sobre a língua brasileira de sinais. Lei Federal n2 10.098/00, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Histórico das línguas de sinais. Cultura e identidades surdas. Universais lingüísticos e as línguas de sinais. Linguagem e cognição. Estrutura gramatical da Libras (fonologia, sintaxe, morfologia - incluindo uso de classificadores, semântica pragmática). Didática.

NOÇÕES DE DIREITO

Poder constituinte. Controle da constitucionalidade das leis. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direi tos sociais; nacionalidade. Organização do Estado: União, Estados e Municípios. Poder Legislativo: atribuições; processo legislativo. Poder Executivo. Poder Judiciário: disposições gerais e competências jurisdicionais.

Ações constitucionais: cabimento. Lei de Introdução ao Código Civil. Das pessoas naturais e jurídicas. Dos bens. Dos fatos, atos e negócios jurídicos. Prescrição e decadência. Da posse. Da propriedade. Das obrigações. Dos contratos. Código de Defesa do Consumidor (Lei n2 8.078/1990). Responsabilidade civil. Do casamento e união estável. Do parentesco. Do bem de família. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n2 8.069/1990). Da sucessão legítima e testamentária. Relação de trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Vínculo empregatício. Contra to de trabalho. Remuneração. Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Aviso prévio. Despedida e demissão. Aplicação da lei penal. Crime. Exclusão de ilicitude. Efeitos da condenação. Espécies de penas. Extinção da punibilidade. Ato infracional praticado por adolescente. Crimes contra criança e adolescente. Crimes contra a Administração Pública. Inquérito policial. Ação penal pública e privada. Da prisão e da liberdade provisórias. Das sentenças absolutória e condenatória.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Histórico da informática. Conceitos básicos da informática. Tecnologia, desenvolvimento do pensamento e implicações educacionais. Informática na educação. Abordagem instrucionista X abordagem construtivista. O uso de computadores segundo os princípios construcionistas. O professor no ambiente informatizado. A formação do professor para o uso pedagógico do computador. Computadores e mudanças nas instituições educacionais. A informática e a construção de projetos pedagógicos. A ligação da informática com Projeto Político Pedagógico da escola. Legislação de ensino e o uso do computador. Temas Transversais.

ARTES

História e metodologia do ensino de Arte. A arte e a educação. O ensino da arte no currículo: legislação e prática. O conhecimento artístico como produção e fruição. Arte, linguagem e comunicação. Teoria e prática em arte na escola. Elementos básicos das linguagens artísticas. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional. O currículo de arte no ensino fundamental. Folclore catarinense e nacional. Diversidade cultural no ensino de artes. O ensino de música no Ensino Fundamental. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar.

BIOLOGIA

Ensino de biologia. O currículo de biologia no ensino médio. O método científico e suas aplicações. Metodologia do ensino de biologia. Temas atuais: bioética, engenharia genética, alimentos transgênicos, alimentos funcionais, genoma, clonagem, efeito estufa, chuva ácida, camada de ozônio e fontes alternativas de energia. Ecossistemas, fatores abióticos e bióticos, cadeia alimentar, fluxo de energia, relações entre os seres vivos, ciclos biogeoquímicos. Citologia e metabolismo celular. Origem da Vida. Histologia e Embriologia. Sistemas humanos e Sexualidade. Zoologia, incluindo parasitoses e doenças viróticas e bacterianas e tipos de reprodução. Botânica. Genética, incluindo bioética e biotecnologia. Evolução. Ecologia e poluição, incluindo tópicos de educação ambiental e de autosustentabilidade.

CIÊNCIAS

O currículo no ensino fundamental. Metodologia para o ensino de ciências; Os seres vivos e o ambiente: Habitat, população, comunidade, ecossistema, a biosfera; Noções da Cadeia Alimentar, fotossíntese; Sexualidade; Fontes e transformação de energia; A ciência como produção humana. Temas Transversais.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva; O Atendimento Educacional Especializado; Legislação Educacional; A caminhada legislativa na educação especial e a legislação vigente; Tecnologia Assistiva e suas Modalidades; Desenho Universal.

EDUCAÇÃO FÍSICA

História da Educação Física no Brasil; Metodologia para ensino da Educação Física; Cultura Corporal; Emprego da Terminologia aplicada a Educação Física; Fisiologia do Exercício - Abordagem Neuromuscular. Estrutura e Funções Pulmonares; O Sistema Cardiovascular; Capacidade Funcional do Sistema Cardiovascular; Músculo Esquelético (estrutura e função). Treinamento desportivo e atividades Físicas

ESPANHOL

A importância do ensino da Língua Espanhola no Brasil. História, objetivos e características das metodologias e abordagens de ensino de língua estrangeira no Brasil. A língua como forma de interação. Avaliação em língua estrangeira. A escolha do material didático. O ensino das quatro habilidades (ler,ouvir, falar e escrever). O ensino da gramática. Espanhol instrumental: estratégias de leitura. Temas Transversais.

Importante: As questões serão formuladas na Língua Espanhola.

FILOSOFIA

As origens da Filosofia. A evolução da Filosofia. As diferentes filosofias (grega, medieval, moderna e contemporânea) e suas relações com a educação e ciência. O Renascimento e a educação humanista. Concepções de homem. Conhecimento. Lógica. Ética. Moral. Ciência. Política. Estética. Verdade. Razão. Temas Transversais.

FÍSICA

Leis e teorias físicas. A física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. A Matéria em Equilíbrio e em Movimento; Grandezas físicas e medidas. Conservação do momento linear e da energia mecânica: trabalho, potência, energia cinética, forças conservativas, energia potencial gravitacional e elástica. Leis de Newton: cinemática escalar e vetorial; dinâmica dos movimentos uniforme e uniformemente variado. Equilíbrio de corpos rígidos: momento de força, peso, centro de gravidade, forças de atrito, plano inclinado, alavancas, roldanas simples, balanças e princípio de Arquimedes. Interação elétrica: corrente elétrica, leis de Ohm, energia e potência elétrica, voltímetro e amperímetro.

GEOGRAFIA

A didática e a metodologia do ensino da Geografia. Geografia Física, Humana e Econômica. Aspectos geográficos do Município de São José; Geografia de Santa Catarina; Geografia do Brasil; Geografia Mundial. Cartografia; Leitura de Paisagens; Relação Dinâmica entre Sociedade e Natureza; Meio Rural e Meio Urbano; Produção e Distribuição de Riquezas; População; Brasil - Diversidade Natural / Divisão Geoeconômica; Brasil - Diversidade Cultural segundo o IBGE; Brasil - Campos - Cidades. Espaços em transformação; Brasil - Regiões Geoeconômicas; Relações Econômicas do Brasil: Dinâmica Natural do Planeta Terra; Mundo Desenvolvido e Subdesenvolvido; A antiga e a Nova Ordem Mundial; A Globalização e os Avanços Tecnológicos e Científicos: Geopolítica - Conflitos Mundiais Contemporâneos. Temas Transversais.

HISTÓRIA

A Pré-História; as sociedades da antiguidade; a sociedade medieval; as transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas com o desenvolvimento do comércio e da vida urbana; a expansão marítima e o processo de colonização da América; reforma protestante; renascimento cultural; o iluminismo; a revolução industrial; a Revolução Francesa, conflitos mundiais do século XX; a escravidão e a resistência negra no Brasil; economia e sociedade do Brasil Colônia; o processo de independência do Brasil; as lutas internas do Primeiro Império; as questões internas e as lutas externas no Segundo Império; a República Velha; A República Nova; Os governos militares e a redemocratização; a História de Santa Catarina; a História de São José; o mundo contemporâneo: a globalização, o conflito no Oriente Médio, o terrorismo, os problemas do meio ambiente.

INGLÊS

A importância do ensino de Língua Inglesa no Brasil. A história, objetivos e características das metodologias e abordagens de ensino de Língua Inglesa no Brasil. A língua como forma de interação. A língua numa perspectiva histórico cultural. Interdisciplinaridade. Recursos didático pedagógicos. O ensino das quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever): o ensino da gramática. Inglês Instrumental: estratégias de leitura. Interpretação de textos. Temas Transversais.

Importante: As questões serão formuladas na Língua Inglesa.

MATEMÁTICA

Concepções de Matemática; Educação Matemática; Tendências Pedagógicas do Ensino da Matemática no Brasil. A didática e a metodologia do ensino da Matemática. A história da Matemática. Razão e Proporção. Média aritmética e ponderada. Regra de três simples e composta, porcentagens e juros simples. Campos Numéricos: o sistema de numeração, números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais (identificação, propriedades e operações), números decimais, potência de 10, cálculo com radicais. Campos algébricos: expressões algébricas, polinômios, produtos notáveis, fracionárias do 1º grau. Campos Geométricos: sistemas de medidas (comprimento, área, capacidades e massa). Ângulos: operações, ângulos complementares e suplementares opostos pelo vértice. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Trigonometria. Razões trigonométricas. Polígonos convexos (triângulos e quadriláteros). Relações métricas no triângulo. Relações métricas de um triângulo qualquer. Circunferência. Tratamento de informação. Temas Transversais.

PORTUGUÊS

A didática e a metodologia do ensino da Língua Portuguesa. Princípios de Lingüística Geral. Concepções de linguagem. Variações lingüísticas. Adequação textual: Informação X Argumentação. Coerência textual. Coesão textual. Leitura e Produção de textos. Tipologia textual. Gêneros do discurso. Concordância nominal / verbal. Regência nominal / verbal. Gramática e ensino da língua. Linguagem falada X linguagem escrita. Língua e interdisciplinaridade. Morfossintaxe. Interpretação de textos. Temas Transversais.

QUÍMICA

Os Constituintes Fundamentais da Matéria Inorgânica e Orgânica: O átomo como unidade da matéria: do atomismo grego ao modelo atômico de Bohr; propriedades das partículas prótons, elétrons e nêutrons. Configuração eletrônica; Os tipos de átomos: classificação periódica dos elementos; aspectos macroscópicos dos elementos, relação entre configuração eletrônica e localização na classificação periódica; massa atômica, número atômico e isotopia. Carga elétrica e sua conservação; bases moleculares da vida - genes, vírus e célula: tipos, componentes morfológicos e químicos; código genético. As Substâncias e suas transformações; Conceitos de substância pura e suas propriedades: pontos de fusão, de ebulição e densidade absoluta; conceito de mistura, suas classificações e técnicas de separação; Soluções: características, concentração comum e em quantidade de matéria; diluição de soluções; Funções químicas. Reações químicas. Cálculo estequiométrico simples relacionando quantidade de matéria, massa e volume nas condições normais; Cinética reacional: velocidade de reação e fatores de interferência. Equilíbrio químico Conservação da energia interna: capacidade térmica, calor específico, calor latente; calorimetria envolvendo mudanças de estados, gases ideais. Conservação de energia nas transformações químicas. Temas Transversais.

SOCIOLOGIA

O diálogo metodológico com as demais áreas das Ciências Sociais. A leitura interdisciplinar dos fenômenos sociais que permita a articulação de fatos, conceitos, processos e tendências de forma contextualizada, ressaltando-se especificidades. O enfoque teóricometodológico da avaliação interdisciplinar. Valorização da autonomia intelectual. A produção de conhecimento e a apreensão de habilidades e competências. Avaliação entre o conteúdo e a capacidade de observar, interpretar, analisar e criticar fenômenos e processos sociais, também como sujeitos da ação social. Eixos interdisciplinares: conceito de espaço e de tempo. O espaço social e suas representações culturais. Noções de pesquisa social. Aplicação de conceitos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: identidade, alteridade, continuidade, ruptura, ideologia, cultura, território, estado nacional, nacionalismo, soberania, etnocentrismo e sistemas políticos. Processo de globalização e fragmentação - territorial, econômica, política e cultural - no mundo contemporâneo. Movimentos sociais: tensões sóciopolíticos, geopolíticas e econômicas no mundo atual e os conflitos nacionalistas, regionalistas e étnico culturais. Relação entre sociedade e natureza no mundo industrial moderno. Dinâmica da população brasileira ao longo do processo histórico: aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço e a desigualdade/ heterogeneidade no processo de formação da identidade nacional; interação, resistência e produção cultural dos diferentes grupos étnicos. Origens históricas da questão da terra no Brasil: os conflitos, a estrutura agrária e fundiária e a modernização no campo. Cidadania, participação política e sociedade de consumo no Brasil do século XX: as lutas e a organização dos trabalhadores rurais e urbanos; as disputas entre elites econômicosociais; a resistência à ditadura militar e a organização da sociedade democrática em debate.

PROJETOS EDUCACIONAIS

Metodologia do ensino da arte. História da arte universal e brasileira. Elementos formais das artes visuais, da dança, da música e do teatro. Educação artística e educação estética. O ensino de arte de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

BANDAS E FANFARRAS CORPO COREOGRÁFICO

O ensino da dança no contexto atual. A corporeidade enquanto construção social. Dança e movimento. A dimensão estética da dança. Dança e sociedade. Dança e diversidade cultural. Pressupostos metodológicos do ensino da dança. Regulamento da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras. Manual de postura e manejo da bandeira nacional segundo Newton Kramer dos Santos.

BANDAS E FANFARRAS - MÚSICA E PERCUSSÃO

A Educação Musical no contexto atual. O ensino de música na Educação Fundamental. Pressupostos metodológicos do ensino de música. A avaliação em Educação Musical. Música e sociedade. A diversidade cultural no ensino de música. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José. Regulamento da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras. Manual de Postura e Manejo da Bandeira Nacional segundo Newton Kramer dos Santos.

BANDAS E FANFARRAS - MÚSICA E SOPRO

A Educação Musical no contexto atual. O ensino de música na Educação Fundamental. Pressupostos metodológicos do ensino de música. A avaliação em Educação Musical. Música e sociedade. A diversidade cultural no ensino de música. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José. Regulamento da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras. Manual de Postura e Manejo da Bandeira Nacional segundo Newton Kramer dos Santos.

DANÇA NA ESCOLA

Objetivos da Educação Física escolar. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e esportes no Brasil. Orientação didático pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteo musculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação em Educação Física. Temas Transversais. O ensino da dança no contexto atual. A corporeidade enquanto construção social. Dança e movimento. A dimensão estética da dança.

Dança e sociedade. Dança e diversidade cultural. Pressupostos metodológicos do ensino da dança. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

LUTAS ESPORTIVAS: JUDÔ/KARATÊ/JIUJITSU

Objetivos da Educação Física escolar. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e esportes no Brasil. Orientação didático pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteo musculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação em Educação Física. Temas Transversais. A história das artes marciais. Principio educativo das lutas (karatê, judô e jiujitsu). Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

CAPOEIRA NA ESCOLA

Objetivos da Educação Física escolar. Motricidade humana. Consciência corporal. Educação Física e esportes no Brasil. Orientação didático pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Temas transversais. A capoeira como manifestação histórica. Capoeira, origem e contextualização. Capoeira no Brasil e em Santa Catarina. A capoeira como manifestação artística e expressão cultural. O ensino da capoeira na escola. Iniciação a capoeira. A capoeira e a educação física. Capoeira Angola. Lei Federal Nº 10.639/03 e 11.645/08. Capoeira Regional. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

ESPORTES COLETIVOS - FUTEBOL/ FUTSAL/ VOLEIBOL/ BASQUETEBOL/HANDEBOL

Objetivos da Educação Física escolar. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e esportes no Brasil. Orientação didático pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteo musculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação em Educação Física. Temas Transversais. História dos Esportes. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

GINÁSTICA RÍTMICA

Objetivos da Educação Física escolar. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e esportes no Brasil. Orientação didático pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteo musculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação em Educação Física. Temas Transversais. História da Ginástica. Terminologia, Fundamentos ginásticos. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

CORAL NA ESCOLA - MÚSICA/CORAL

A Educação Musical no contexto atual. O ensino de música na Educação Fundamental. Pressupostos metodológicos do ensino de música. A avaliação em Educação Musical. Música e sociedade. A diversidade cultural no ensino de música. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.