Prefeitura de Ribeirão Preto - SP

Notícia:   Prefeitura de Ribeirão Preto - SP oferece várias vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE ABERTURA - PROCESSO SELETIVO N° 006/09

A Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Administração, através do Departamento de Recursos Humanos, à vista da Lei Complementar n° 1.340 de 07/ 06/2002, Lei Complementar n° 1.371 de 11/09/2002 e Lei Complementar n° 1.407 de 21/11/2002, tornam público o Processo Seletivo n° 006/09, para contratação de professores em caráter temporário e emergencial.

O Processo Seletivo n° 006/09, se destina à formação de cadastro de candidatos para as funções de Professor I e de Professor III, sendo que o último deverá indicar as áreas de habilitação específica: Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

I - DAS FUNÇÕES

1.1. Professor I e de Professor III

II - REQUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS

2.1. Professor I - O profissional para atuar na Educação Infantil e séries/anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série / 1° ao 5° ano) e EJA 1° segmento, deverá ter Licenciatura Plena em Pedagogia; ou curso Normal Superior.

2.2. Professor III - O profissional para atuar nas séries/ anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série / 6° ao 9° ano), EJA 2° segmento e no Ensino Médio, deverá ter a habilitação com Licenciatura Plena Específica, para o exercício do magistério na disciplina pretendida.

III - DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições estarão abertas das 09h00 do dia 24/11 às 23h59 do dia 30/11/09, através da Internet no endereço eletrônico www.ribeiraopreto.sp.gov.br.

3.2 - Para inscrever-se o candidato deverá:

a) Preencher na Internet a ficha de inscrição, que estará disponível no endereço eletrônico www.ribeiraopreto.sp.gov.br, link 'CONCURSOS", 'CONCURSOS Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto", escolhendo na tabela, na opção 'Processo Seletivo n° 006/09", 'inscrição".

b) Imprimir a ficha de inscrição que será o boleto bancário destinado ao recolhimento da taxa de inscrição;

c) Recolher, até o dia 01/12/09, em qualquer agência bancária, a taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais) através da ficha de compensação impressa para inscrição.

3.2.1. Uma vez verificadas falsidades de declarações ou irregularidades na prova ou documentos, será anulada, a qualquer tempo, a inscrição ou a prova do candidato, com encaminhamento da questão às autoridades competentes.

3.3. Os candidatos que não dispuserem de computador conectado à Internet poderão efetuar o preenchimento da ficha nos computadores disponibilizados no local abaixo relacionado:

Local

Endereço

Horário de Atendimento

Poupatempo Ribeirão Preto

Av. Pres. Kennedy n° 1.500

09h às 19h (2ª à 6ª)
09h às 15h (sábado)

3.4. Aconselhamos aos interessados que se inscrevam o quanto antes, mesmo que deixem o pagamento para o último dia, pois poderá haver congestionamento no sistema, dificultando as inscrições de "última hora".

3.4.1. Não haverá prorrogação do prazo de inscrições.

3.5. O candidato antes de confirmar sua inscrição, deverá conferir os seus dados, sendo de sua total responsabilidade a veracidade e correção das informações cadastradas no ato da inscrição, ainda que a mesma tenha sido realizada por atendente no local estabelecido para sua realização, previsto no item 3.3.

3.5.1. Quaisquer alterações nos dados apresentados no ato da inscrição poderão ser requeridas, somente a título de correção da digitação, do dia 30/11/09 até o dia 04/12/09. Após esta data não poderão ser feitas alterações, sendo de inteira responsabilidade dos candidatos as informações prestadas.

3.5.1.1. As alterações deverão ser solicitadas pessoalmente na Secretaria Municipal da Administração, Divisão de Seleção, Recrutamento e Treinamento, sita na Via São Bento s/nº, Jardim Mosteiro, no horário das 09h00 às 16h00, onde deverá preencher, de próprio punho, o requerimento de correção de dados de inscrição.

IV - DA PROVA

4.1. A seleção constará de prova com questões de múltipla escolha, de acordo com o programa previsto no presente edital, a saber:

ANEXO I - "PROGRAMA DE PROVA - PROFESSOR I"

ANEXO II - "PROGRAMA DE PROVA - PROFESSOR III"

4.2. A prova será composta por 20 (vinte) questões de conhecimentos específicos e 20 (vinte) questões de conhecimentos gerais. Será avaliada de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório e classificatório, considerando-se habilitados, os candidatos que obtiverem, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) da prova.

V - DA REALIZAÇÃO DA PROVA

5.1. A data e os horários previsto, sujeitos a confirmação através do edital de convocação para provas, são:

 

DATA: 20 DE DEZEMBRO DE 2009

Período

Abertura dos Portões

Fechamento dos Portões

Horário de Início

PROFESSOR I
P.III - MATEMÁTICA
P.III - BIOLOGIA
P.III - LÍNGUA INGLESA
P.III - LÍNGUA ESPANHOLA
P.III - HISTÓRIA
P.III - QUÍMICA

Manhã

08h00

08h45

09h00

P.III - CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
P.III - GEOGRAFIA
P.III - ARTE
P.III - LÍNGUA PORTUGUESA
P.III - EDUCAÇÃO FÍSICA
P.III - FÍSICA

Tarde

13h00

13h45

14h00

5.1.1. A partir da data da publicação destas informações, no Diário Oficial do Município, o candidato também poderá consultar pela Internet o local onde irá realizar a prova através do site www.ribeiraopreto.sp.gov.br, no link 'CONCURSOS", 'CONCURSOS Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto", escolhendo na tabela, na opção 'Processo Seletivo n° 006/2009", 'pesquisa".

5.1.2. Para a realização da prova, o candidato deverá estar munido de:

Protocolo de inscrição;
Cédula de identidade original (RG);
Caneta esferográfica, tipo comum, com carga de cor AZUL ou PRETA,
Lápis e borracha.

5.1.3. Não será admitido no local de provas, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o fechamento dos portões, devendo o mesmo comparecer ao local com antecedência de 01h, pois os mesmos serão fechados 15 (quinze) minutos antes do início da prova.

5.1.3.1. Após o fechamento dos portões, nenhum candidato, sob qualquer hipótese poderá ingressar no local das provas.

5.1.3.2. O candidato, para ingressar no local de prova, deverá portar documento de identidade original, não lhe sendo permitida a entrada ou entrega do documento após o horário do fechamento dos portões.

5.1.3.3. Ainda que o candidato esteja no interior do local de provas, se estiver sem seu documento de identidade, será impedido de realizar prova e retirado do local.

5.1.4. A duração da prova será de 03 (três) horas, já incluído o tempo para preenchimento da folha de respostas.

5.1.5. Durante a execução da prova, não será permitida consulta à legislação, livro, revista ou folheto, equipamento eletrônico de comunicação, o uso de máquina calculadora, como também não será admitida a comunicação entre os candidatos.

5.1.5.1. Os telefones celulares serão desligados e guardados na bolsa ou sob a carteira do candidato.

5.1.6. Não será permitido ao candidato, ausentar-se da sala de provas sem estar acompanhado por fiscal.

5.1.6.1. O uso dos sanitários e da água após o início da prova, somente será permitido após o candidato ter assinado a lista de presença e a sua folha de respostas.

5.1.6.2. O candidato, quando de sua saída da sala de provas, não poderá levar bolsa, celular ou objeto relacionado à prova.

5.1.6.3. É assegurado ao fiscal de sala e ao de corredor, o direito e dever, em caso de dúvida, de proceder a verificação.

5.1.7. O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após decorrida 01h hora do início das mesmas, devendo entregar ao Fiscal da Sala o caderno de questões e respectiva folha de respostas. Não serão computadas questões não respondidas, que contenham rasuras, que não tenham sido respondidas com esferográfica azul ou preta ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

5.1.7.1. O candidato ficará desobrigado da entrega do caderno de prova ao fiscal, caso retire-se da sala após 02 (duas) horas do início de sua aplicação.

5.1.8. O penúltimo e o último candidato que terminarem a prova sairão juntos da sala devendo acompanhar o processo de lacração das folhas de respostas, assinando como testemunhas.

5.1.9. Não haverá segunda chamada ou repetição da prova, importando a ausência ou o atraso do candidato, na sua exclusão, seja qual for o motivo alegado, como também sob nenhuma alegação será feita prova fora do local pré-estabelecido.

5.1.10. O não comparecimento à prova excluirá automaticamente o candidato do Concurso.

5.1.11. O gabarito oficial será publicado no Diário Oficial do Município, afixado na Secretaria Municipal da Administração, sita na via São Bento s/n° e disponibilizado na Internet no endereço eletrônico: www.ribeiraopreto.sp.gov.br, no link 'CONCURSOS", 'CONCURSOS Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto", escolhendo na tabela, na opção 'Processo Seletivo n° 006/09", 'GABARITO", no prazo de até 05 (cinco) dias úteis após a realização da prova.

VI - DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. A nota final do candidato habilitado dar-se-á pela soma do total de pontos obtidos.

6.1.1. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final.

6.2. A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos verificados posteriormente eliminará o candidato do Processo Seletivo, anulando os atos decorrentes da inscrição.

6.2.1. O preenchimento dos dados de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, ainda que ele não o tenha feito pessoalmente, devendo, em caso de incorreção, manifestar-se, por escrito até o dia 04 de dezembro de 2009, na Secretaria Municipal da Administração, Divisão de Seleção, Recrutamento e Treinamento, no horário das 09h às 16h, sita na Via São Bento s/n°.

6.3. A Divisão de Seleção, Recrutamento e Treinamento publicará, no Diário Oficial do Município de Ribeirão Preto, e disponibilizado pela Internet no endereço eletrônico: www.ribeiraopreto.sp.gov.br, no link 'CONCURSOS", 'CONCURSOS Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto", escolhendo na tabela, na opção 'Processo Seletivo n° 006/09", 'RELAÇÃO DOS APROVADOS".

6.4. Em caso de igualdade de classificação terá preferência sucessivamente o candidato que:

6.4.1. tiver maior idade;

6.4.2. tiver maior número de filhos menores de 14 (quatorze) anos, conforme declaração no ato da inscrição;

6.4.2.1. somente poderão ser incluídos os filhos nascidos até a data do encerramento das inscrições.

6.4.3. Sorteio, o qual será realizado em local e data a serem comunicados, com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência, pelo Diário Oficial do Município, com a finalidade de que os interessados possam acompanhá-lo. O não comparecimento não implicará em prejuízo ao candidato, nem lhe dará direito à reclamação futura.

VII. DA COMISSÃO

7.1 - Fica designada, sob a presidência da primeira, a Comissão Responsável pela execução do presente Processo Seletivo, a saber:

Presidenta: Claudia Maria Palucci
Membro: Fátima Nahás Rosifini
Secretária: Ana Lúcia de Paula Ferreira Lago

VIII - DOS RECURSOS

8.1. O candidato terá 48 (quarenta e oito) horas, após o ato que lhe der causa, para interposição de recurso.

8.2. O recurso, Anexo III - Modelo de Recurso, deverá ser dirigido ao Presidente da Comissão Organizadora em 02 (duas) vias de igual teor (original e cópia) e entregue pessoalmente na Secretaria Municipal da Administração, na Divisão de Seleção, Recrutamento e Treinamento, sita na Via São Bento s/n°, no horário das 09h às 16h.

8.3. O recurso deverá estar digitado ou em letra de forma legível, não sendo aceito recurso interposto por fac-símile, telex, internet, telegrama ou outro meio que não o especificado neste Edital.

IX - DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O presente Processo Seletivo terá validade por 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, conforme interesse público e oportunidade da Administração.

9.2. Os contratos serão por prazo determinado, vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, nos termos do inciso I, do artigo 9°, do Decreto Federal n° 3048/99.

9.3. Aplica-se ao pessoal contratado pelo Regime Administrativo, o disposto nos artigos 113, incisos I, II, III, V, XI e XIV; 138 a 143, 187, 200, inciso V, 203 a 206, 217 a 221, 238 a 245, 251, 283, 287 e 289 da Lei Municipal n° 3.181/76, a Lei n° 5.651/89 e o artigo 14, §§ 1° ao 5° da Lei Complementar n° 361/94.

9.4. A remuneração dos professores contratados com base na Lei Complementar n° 1.340/02, Lei Complementar n° 1.371/02 e Lei Complementar n° 1.407/02, será equivalente aos vencimentos iniciais dos servidores municipais ocupantes de cargos com funções idênticas e/ou assemelhadas às dos serviços contratados, excluindo-se quaisquer vantagens pessoais.

9.5. O valor do vale-alimentação será proporcional às horas trabalhadas, de acordo com a Legislação Municipal em vigor.

9.6. A contratação será efetivada para uma jornada mínima de 20 (vinte) horas/aula.

9.6.1. Inexistindo o número de aulas previsto no caput deste artigo e para atender ao disposto no Artigo 24, Inciso I da Lei n° 9394/96, excepcionalmente, o professor poderá ser contratado para ministrar um número menor de horas/ aula.

9.7. O profissional contratado poderá, durante o ano letivo, ter sua jornada semanal de aulas ampliada, respeitados o limite máximo de 44 (quarenta e quatro) horas/aula semanais, excetuando-se os blocos indivisíveis.

9.8. A comunicação aos profissionais inscritos no processo seletivo, para eventual contratação, poderá, conforme indicação da Secretaria Municipal da Educação, ser em maior número que o de classes existentes, visando agilizar o processo de atribuição.

9.8.1. Ao candidato que não for oferecido classe, será garantida nova chamada para vagas surgidas posteriormente.

9.9. A bem da continuidade do serviço público, o contratado deverá repor aulas que deixou de ministrar, sempre que determinado pela Secretaria Municipal da Educação.

9.10. Aos professores que faltarem ao trabalho para tratamento de saúde é indispensável a inspeção médica, que será feita por médico da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, devendo comparecer munidos do último holerite, com ou sem atestado médico.

X - DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes.

10.2. A inexatidão das afirmações e/ou as irregularidades na documentação, mesmo que verificadas posteriormente, acarretarão a nulidade da inscrição, da classificação e da contratação do candidato.

10.3. O candidato classificado obriga-se a manter atualizado seu endereço perante a Secretaria Municipal da Administração, na Divisão de Seleção, Recrutamento e Treinamento do Departamento de Recursos Humanos.

10.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Administração e pela Secretaria Municipal da Educação.

10.5. Caberá a Senhora Prefeita Municipal a homologação dos resultados finais do Processo Seletivo.

Ribeirão Preto, 19 de novembro de 2009

PROFª MARIA DÉBORA VENDRAMINI DURLO
Secretária Municipal da Educação

MARCO ANTONIO DOS SANTOS
Secretário Municipal da Administração

THOMAZ PERIANHES JÚNIOR
Diretor do Departamento de Recursos Humanos Cód. 02.07.10

ANEXO I - "PROGRAMA DE PROVA - PROFESSOR I"

I - CONHECIMENTOS GERAIS

1.1. LEGISLAÇÃO

- Constituição da República Federativa do Brasil - Cap. III, seção I: Da Educação (artigos 205 a 214).

- Lei Federal n° 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

- Lei Federal n° 8.069/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

- Decreto Federal n° 6.571/2008 - Dispõe sobre atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do artigo 60 da Lei n° 9.394/96 e acrescenta dispositivo ao Decreto n° 6.253/2007.

- Parecer CNE/CEB n° 4/98 e Resolução CNE/CEB n° 2/98, alterada pela Resolução CNE/CEB n° 1/06 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

- Parecer CNE/CEB n° 11/00 e Resolução CNE/CEB n° 1/ 00 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

- Parecer CNE/CEB n° 17/01 e Resolução CNE/CEB n° 2/ 01 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial.

- Parecer CNE/CP n° 3/04 e Resolução n° CNE/CP n° 1/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

- Parecer CNE/CEB n° 13/09 e Resolução n° CNE/CEB n° 4/09 - Institui Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

- Deliberação CME n° 02/2006 - Fixa normas para a implantação do ensino fundamental de nove anos no Sistema Municipal de Ensino.

- Deliberação CME n° 02/2007 - Altera a redação do § 1°, do art. 2° da Deliberação CME n° 02/2006.

- Resolução SME n° 12/08 - Dispõe sobre orientações normativas para operacionalizar procedimentos pedagógicos e administrativos referentes à implantação e implementação do Ciclo Inicial do ensino fundamental de nove anos, na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto.

- Deliberação CME n° 01/2009 - Fixa normas para a reorganização do ensino fundamental no Sistema Municipal de Ensino de Ribeirão Preto.

1.2. NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Conteúdos específicos:

Noções básicas dos principais aplicativos comerciais e softwares livres para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual, sonoro e outros. Apresentação multimídia. Processador de texto. Planilha de cálculo. Componentes básicos do Sistema Operacional Windows: conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas e instalação de periféricos. Outros sistemas operacionais: Linux. Sistema de medida (de memória). A importância dos softwares educacionais. Conceito de internet e intranet: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet. O impacto da tecnologia da informática na sociedade e na educação. Noções teóricas de hardware. Obs.: Não será indicada bibliografia para este item.

1.3. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Diretrizes da educação Nacional

Educação e cidadania

Políticas educacionais

Competências para ensinar no século XXI

Projeto Político Pedagógico

Avaliação Educacional - Concepções/Funções Fundamentos de Alfabetização e Letramento Fundamentos da educação infantil

Bibliografia sugerida:

ANTUNES, C. A linguagem do afeto: como ensinar virtudes e transmitir valores. Campinas: Papirus, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. V.3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1° segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília, DF: MEC - SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Ensino Fundamental de Nove Anos - 3° RELATÓRIO - MEC-2006.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Ensino Fundamental de Nove Anos - Orientações para a inclusão da criança de seis anos - "Mais um ano é fundamental"- MEC- 2006.

DELORS, J. et alli. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório da UNESCO. São Paulo:Cortez,1998, Capítulo IV.

DURANTE, Marta. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FERREIRO, E. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

KRAMER, S. Alfabetização, leitura e escrita - formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2006.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2006.

ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2003.

SOUSA, S.M.Z. Avaliação Escolar e Democratização: Direito de Errar. IN: AQUINO, J. G. (org) Erro e fracasso na Escola. São Paulo: Summus, 1997.

TEBEROSKY, A. Aprendendo a Escrever - perspectivas psicológicas e implicações educacionais. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

TFOUNI, L.V. Letramento e Alfabetização. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2.1. Conhecimentos específicos de Língua Portuguesa AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM;

GRAMÁTICA E ENSINO;

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LINGUAGEM E CULTURA;

LINGUAGEM FALADA/ ESCRITA E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA;

LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS.

ESTUDO DO TEXTO:

O texto e a prática de análise linguística;

Análise, compreensão e interpretação;

Tipologia textual X gêneros textuais;

Intertextualidade

Coesão - coerência;

Leitura e produção de textos.

GRAMÁTICA E ENSINO:

O que gramática? Tipos; gramática descritiva e normativa; Fonética: encontros vocálicos, consonantais; ortografia e acentuação gráfica das palavras;

Novo Acordo Ortográfico;

Emprego do hífen;

Morfologia do português: processos de formação de palavras; categorias morfológicas e flexões;

Sintaxe dos termos oracionais, sintaxe de regência, concordância e colocação pronominal;

Noções elementares de semântica e estilística;

Noções elementares de versificação.

LITERATURA

Literatura infantil e infanto-juvenil e formação docente; Concepções sobre a relação entre as categorias da literatura e a formação docente.

Bibliografia sugerida:

1. CURTO, L.M.; MORILLO, M.M. e TEIXIDÓ, M.M. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Porto Alegre: Artmed, 2000. v. I.

2. CURTO, L.M.; MORILLO, M.M. e TEIXIDÓ, M.M. Escrever e ler: materiais e recursos para a sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2000. v. II.

3. HAUY, AMINI BOAINAIN. Acentuação gráfica em vigor e emprego do hífen. Ribeirão Preto, SP: Editora Legis Summa, 2009.

4. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

5. ZILBERMAN.Regina. A Literatura Infantil na Escola, São Paulo: Global, 2003.

OBS: O professor deverá consultar gramáticas normativas atuais e livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino fundamental.

2.2. Conhecimentos específicos de Matemática: Como se ensina

1. A Matemática na Educação Infantil e nas séries (anos) iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, organização curricular, seleção e organização de conteúdos.

2. A construção de conceitos matemáticos pelas crianças da Educação Infantil e das (os) séries (anos) iniciais do Ensino Fundamental.

2. O ensino de Matemática e as conexões com o ensino de Língua Portuguesa

3. O brincar e a aprendizagem de Matemática

4. Orientações metodológicas para o Ensino de Matemática na Educação Infantil e nas séries (anos) iniciais do Ensino Fundamental

Resolução de problemas

História da matemática

Uso de material manipulável

Jogos educacionais

5. Tecnologias no ensino: computador, calculadora e vídeos educativos

6. Métodos e metodologias de avaliação em Matemática Conteúdos específicos:

1. Sistemas de Numeração, Números e Operações Sistema de Numeração Decimal

Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão com números naturais e números racionais não negativos: conceitos, ideias relacionadas, propriedades, resolução de problemas.

Múltiplos e Divisores

Razão, Proporção e Porcentagem

Proporcionalidade

Estratégias de cálculo mental

2. Espaço e Forma

Descrição, interpretação e representação de pessoas ou objetos no espaço e no plano.

Localização e deslocamentos.

Sistema de coordenadas cartesianas: plantas, mapas.

Geometria plana: ângulos, paralelismo, perpendicularidade, composição e decomposição de figuras planas, simetria, polígonos e circunferências.

Geometria espacial: poliedros e corpos redondos - conceitos, elementos e relações.

3. Probabilidade, Estatística e Tratamento da Informação Leitura e interpretação de gráficos e tabelas

Média aritmética, moda e mediana.

Probabilidade: experimentos aleatórios, espaço amostral, evento, conceito de probabilidade, propriedades.

4. Grandezas e Medidas

Noções, instrumentos, precisão, estimativa.

Grandezas e suas medidas;

Seleção e transformação de unidades de medida: linear, superfície, volume, massa e tempo.

Perímetros, áreas e volumes.

Sistema monetário brasileiro.

Bibliografia sugerida:

Livros didáticos de Matemática - 1ª à 8ª séries (ou 6° ao 9° ano) do Ensino Fundamental.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção Formação de Professores).

PIRES, C. M. C.; CURI, E.; CAMPOS, T. M. M. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: PROEM, 2000

SMOLE, K. C. S. (Org.); DINIZ, M. I. S. V. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas - habilidades básicas para aprender matemática. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ZUNINO, Delia Lerner de. A matemática na escola: aqui e agora. 2a ed. Porto

Alegre: Artes Médicas, 1995.

ANEXO II - "PROGRAMA DE PROVA - PROFESSOR III" I - CONHECIMENTOS GERAIS

1.1. LEGISLAÇÃO

- Constituição da República Federativa do Brasil - Cap. III, seção I: Da Educação (artigos 205 a 214).

- Lei Federal n° 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

- Lei Federal n° 8.069/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

- Decreto Federal n° 6.571/2008 - Dispõe sobre atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do artigo 60 da Lei n° 9.394/96 e acrescenta dispositivo ao Decreto n° 6.253/2007.

- Parecer CNE/CEB n° 4/98 e Resolução CNE/CEB n° 2/98, alterada pela Resolução CNE/CEB n° 1/06 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

- Parecer CNE/CEB n° 11/00 e Resolução CNE/CEB n° 1/ 00 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

- Parecer CNE/CEB n° 17/01 e Resolução CNE/CEB n° 2/ 01 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial.

- Parecer CNE/CP n° 3/04 e Resolução n° CNE/CP n° 1/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

- Parecer CNE/CEB n° 13/09 e Resolução n° CNE/CEB n° 4/09 - Institui Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

- Deliberação CME n° 02/2006 - Fixa normas para a implantação do ensino fundamental de nove anos no Sistema Municipal de Ensino.

- Deliberação CME n° 02/2007 - Altera a redação do § 1°, do art. 2° da Deliberação CME n° 02/2006.

- Resolução SME n° 12/08 - Dispõe sobre orientações normativas para operacionalizar procedimentos pedagógicos e administrativos referentes à implantação e implementação do Ciclo Inicial do ensino fundamental de nove anos, na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto.

- Deliberação CME n° 01/2009 - Fixa normas para a reorganização do ensino fundamental no Sistema Municipal de Ensino de Ribeirão Preto.

1.2. NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Conteúdos específicos:

Noções básicas dos principais aplicativos comerciais e softwares livres para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual, sonoro e outros. Apresentação multimídia. Processador de texto. Planilha de cálculo. Componentes básicos do Sistema Operacional Windows: conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas e instalação de periféricos. Outros sistemas operacionais: Linux. Sistema de medida (de memória). A importância dos softwares educacionais. Conceito de internet e intranet: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet. O impacto da tecnologia da informática na sociedade e na educação. Noções teóricas de hardware.

Obs.: Não será indicada bibliografia para este item.

1.3. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Diretrizes da educação Nacional

Educação e cidadania

Políticas educacionais

Competências para ensinar no século XXI

Projeto Político Pedagógico

Avaliação Educacional - Concepções/Funções Bibliografia sugerida:

ANTUNES, C. A linguagem do afeto: como ensinar virtudes e transmitir valores. Campinas: Papirus, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 2° segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília, DF: MEC - SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

DELORS, J. et alli. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório da UNESCO. São Paulo: Cortez,1998, Capítulo IV.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2006.

ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2003.

SOUSA, S.M.Z. Avaliação Escolar e Democratização: Direito de Errar. IN: AQUINO, J. G. (org) Erro e fracasso na Escola. São Paulo: Summus, 1997.

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2.1. ARTE

Conteúdos específicos:

Artes visuais: Alfabeto Visual (ponto, linha, cor, textura, composição...). Diversas manifestações (desenho, pintura, escultura, arquitetura...). História da Arte (a arte através do tempo: arte no mundo ocidental e arte no Brasil). Metodologia de ensino e aprendizagem em arte. Dança: Interpretar, improvisar e compor. Danças do Brasil: diferentes culturas e épocas. O corpo na dança. Música: Propriedades: altura, timbre, intensidade e duração. Gêneros: vocal, instrumental, sacra, erudita e popular. Elementos: ritmo, melodia, harmonia, textura, timbre e dinâmica. Instrumentos: sopro, corda, percussão e orquestras. Teatro: A história do teatro. Gêneros: tragédia, comédia e sátira. Construção do espetáculo. Obra do teatro.

Bibliografia sugerida:

COLL, César e TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Arte: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2000.

JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da música. São Paulo: Scipione, 1990.

MAGALDI, Sábato. Iniciação ao Teatro. São Paulo: Ática, 1986.

MARQUES, J. Ensino da dança hoje; textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

2.2. BIOLOGIA

Conteúdos específicos:

O estudo da Biologia: Metodologia Científica; Características dos seres vivos; Níveis de organização em Biologia; Origem da vida na Terra; Fundamentos químicos da vida. Bases da Biologia Celular: A descoberta da célula; Organização celular básica; Divisão celular. Fisiologia Celular: Fotossíntese; Fermentação e respiração celular aeróbica; O controle genético das atividades celulares. Histologia animal: Tecido epitelial; Tecido conjuntivo; Tecido nervoso; Tecido muscular. Reprodução e Desenvolvimento: Bases da Reprodução; Desenvolvimento embrionário animal; Ciclo menstrual, gestação e parto; Anticoncepção; Doenças sexualmente transmissíveis. Classificação e diversidade dos seres vivos: Critérios de classificação; Conceito de espécie; Os reinos dos seres vivos. Organismos primitivos: Vírus; Reino Monera; Reino Fungi; Reino Protista. Invertebrados: Poríferos e celenterados; Platelmintos, nematelmintos e Anelídeos; Artrópodes; Moluscos e Equinodermos. Ecologia: Fundamentos da Ecologia; Energia e matéria nos ecos-sistemas; Relações ecológicas e dinâmica de populações; Ambiente e biodiversidade; Biosfera e ação humana. Parasitismo: Enfoque ecológico e evolutivo; Doenças causadas por protozoários, platelmintos e nematódeos. Cordados: Aspectos gerais; Vertebrados: Bases da fisiologia animal: Homeostase e nutrição; Digestão; Respiração; Equilíbrio hidrossalino e excreção. Anatomia e fisiologia dos Sistemas: Cardiovascular; Nervoso; Sustentação e movimento; Endócrino. Estrutura e reprodução das plantas: Classificação das plantas; Ciclos reprodutivos das plantas; Tecidos vegetais; Morfologia externa: caule, raiz e folhas. Fisiologia vegetal: Estômatos e transpiração; Condução de seiva e nutrição; Hormônios vegetais; Respostas das plantas a estímulos ambientais. Genética: Primeira lei de Mendel; Reinterpretando as leis de Mendel; Variações do monoibridismo; Herança dos grupos sangüíneos; Diibridismo; Interações gênicas; Mapeamento; Aplicações do conhecimento genético. Evolução: Breve história das idéias evolucionistas; Bases genéticas da evolução; Idéias e evidências sobre evolução; Evolução humana.

Bibliografia sugerida:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Conceitos de Biologia. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 2005.

FAVARETTO, J.A., PIFAIA, C.M.L. Biologia. Volume Único.São Paulo: Moderna, 2005.

PAULINO, W.R. Biologia. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2005.

SILVA JR., C.; SASSON, S. Biologia. Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2007.

2.3. CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

Conteúdos específicos:

Terra e Universo: Teoria do Big Bang; Energia e suas transformações; Sol como fonte básica de energia; Elementos da natureza: ar, água e solo; Ciclos biogeoquímicos e a vida na Terra; Importância e propriedades da água. Vida e ambiente: Principais teorias do processo evolutivo; Origem das espécies; Biodiversidade; Caracterização geral dos filos; Funções vitais; Sistemas de classificação; Principais diferenças entre procariotas e eucariotas; Processos bioenergéticos: fundamentos, respiração e fotossíntese, biossíntese de proteínas; Relações tróficas entre os seres vivos; O ecos-sistema e seus componentes; Os principais biomas; Educação ambiental: princípios gerais; Ocupação histórica do meio ambiente pelo homem; Poluição e desequilíbrios ecológicos. Ser humano e saúde: Reprodução celular: mitose e meiose; Reprodução humana; Genética; Caracterização geral das biotecnologias e seus impactos sociais; Organismos geneticamente modificados; Educação para a promoção da saúde; Conceitos de saúde; Sistemas do corpo humano; Sexualidade; Doenças sexualmente transmissíveis/AIDS; Meio ambiente e qualidade de vida; Implicações no contexto atual. Tecnologia e sociedade: Teoria atômica-molecular: evolução do conceito de átomo; Estados físicos da matéria; Mudanças de estado; Aspectos macroscópicos: substâncias simples e compostas, misturas homogêneas e heterogêneas; Processos físicos de fracionamento das misturas; Soluções; Funções químicas inorgânicas: conceitos, classificações e nomenclaturas de óxidos, ácidos, hidróxidos e sais; Transformações mecânicas, térmicas e eletromagnéticas; Fenômenos ondulatórios: acústicos e ópticos.

Bibliografia sugerida:

BARROS, C.; PAULINO, W.R. Ciências. Volumes 1, 2, 3 e 4. São Paulo: Ática, 2006.

CANTO, E. L. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. Volumes 1, 2, 3 e 4. São Paulo: Moderna, 2004.

GEWANDSZNAJDER, F. Ciências. Volumes 1, 2, 3 e 4. São Paulo: Ática, 2006.

PROJETO ARARIBÁ. Ciências. Volumes 1, 2,3 e 4. São Paulo: Moderna, 2006.

2.4. EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdos específicos:

Educação Física e Sociedade: a importância da Educação Física. A Educação Física na sociedade. A escola como instituição social. Educação Física no processo de ensino e de aprendizagem: planejamento e sua evolução. A Educação Física no currículo escolar: desenvolvimento da aptidão física ou reflexão sobre a cultura corporal. Educação Física escolar: na direção da construção de uma nova síntese. Metodologia do ensino da Educação Física: a questão da organização do conhecimento e sua abordagem metodológica. Avaliação do processo ensino aprendizagem em Educação Física. Objetivos da Educação Física escolar. O jogo na Educação Física escolar. Cultura popular e a Educação Física. Educação Física inclusiva. Domínios do comportamento humano e o movimento. Aspectos biológicos do desenvolvimento e o movimento humano.

O esporte, a criança e o adolescente. Esportes, jogos e atividades rítmicas e expressivas: características sócio-efetivas, motoras e cognitivas. Jogo cooperativo. Perspectivas educacionais através do lúdico. Regulamentos e regras. Educação Física e dança. Educação Física para todos. A criança, o jovem e a competição esportiva. Pedagogia do esporte e os jogos coletivos. Aspectos fisiológicos do crescimento e do desenvolvimento. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente atleta. Anatomia humana: Aspectos gerais do corpo humano. Sistemas. Princípios biológicos básicos do treinamento esportivo. Socorros e urgências no esporte.

Bibliografia sugerida:

BROTTO, Fábio Otuzi: Jogos Cooperativos:se o importante é competir, o fundamental é cooperar! 6ª ed. Santos SP: Re-Novada, 2001.

DAOLIO, J. Cultura: Educação Física e Futebol. 2ª ed. Campinas: Unicamp, 2003.

DARIDO, S. C. e SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na escola. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2008.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1997.

O CORPO HUMANO/ [edição Rosaling McGuire; tradução Valéria Ramiro]. Barueri,SP: Girassol, 2008.

2.5. FÍSICA

Conteúdos específicos:

Mecânica - Cinemática: Movimento uniforme. Movimento uniformemente variado. Queda livre. Lançamento oblíquo. Movimento circular uniforme. Dinâmica: Leis de Newton. Plano Inclinado. Força de atrito. Trabalho. Potência. Energia Cinética. Energia potencial. Principio de conservação de energia. Estática: Equilíbrio estático de um ponto material. Momento resultante. Máquinas simples. Hidrostática: Empuxo. Princípio de Arquimedes. Pressão atmosférica. Teorema de Stevin. Teorema de Pascal. Prensa hidráulica. Gravitação: Leis de Kepler. Lei da gravitação universal. Termologia: Termometria. Dilatação Térmica de sólidos e líquidos. Calorimetria. Transmissão de calor. Leis dos gases ideais. Termodinâmica. Ondulatória: Classificação das ondas. Ondas periódicas. Movimento de ondas em cordas. Interferência e ondas estacionárias. Acústica: velocidade do som em meios diferentes. Fenômenos sonoros. Efeito Doppler. Óptica: Princípios da óptica geométrica. Leis da reflexão da luz. Leis da refração da luz. Formação de imagens em espelhos planos e esféricos. Associação de 2 espelhos planos. Lentes esféricas. Instrumentos ópticos. Óptica da visão. Eletricidade: Corrente elétrica. Diferença de potencial. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Associação de resistores. Eletricidade estática. Eletrização. Lei de Coulomb. Campo Elétrico. Associação de capacitores. Magnetismo: Imãs. Campo Magnético. Força Magnética. Lei de Ampère. Lei de Lenz e Lei de Faraday. Aplicações da indução eletromagnética. Ondas Eletromagnéticas: Características das ondas eletromagnéticas. Ondas de rádio. Microondas. Luz visível, raios Infravermelhos e ultravioleta. Física Moderna: A Relatividade de Einstein e suas consequências. Efeito fotoelétrico. O principio da incerteza. Fissão e fusão nuclear.

Bibliografia sugerida:

GASPAR, A. Física. Volume Único. São Paulo: Ática, 2005.

SAMPAIO, J.L.; CALÇADA, C.S. Universo da Física. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Atual, 2005.

MÁXIMO A. & ALVARENGA B. Física. Volume único. São Paulo: Scipione, 2008.

MENEZES, L. C. A matéria: uma aventura do espírito; física conceitual. São Paulo: Livraria da Física, 2006. v.1.

2.6. GEOGRAFIA

Conteúdos específicos:

Evolução do pensamento geográfico: (fundamentos teóricos e sua história). A geografia clássica, a geografia crítica e as correntes atuais. Natureza e sociedade: os sistemas naturais; as ações humanas sobre a natureza: gênese e dinâmica da natureza; os impactos ambientais; o uso e a conservação do solo, da água, e da cobertura vegetal; as mudanças climáticas. O espaço geográfico mundial e brasileiro: o processo de industrialização; o processo de urbanização; o espaço agrário; o papel do Estado na organização do espaço; a dinâmica demográfica; globalização: o atual período técnico-científico-informacional na agricultura e na indústria, inovações tecnológicas, fluxos e redes de mercadorias de capital e de informações; geopolítica: conflitos políticos, étnico-religiosos e a nova organização econômica mundial. O ensino de Geografia: princípios metodológicos; o uso de representações cartográficas.

Bibliografia sugerida:

AB‘SABER, Aziz. Os Domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CONTI, José Bueno. Clima e meio ambiente. São Paulo: Atual. 1998.

ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.

SANTOS, M. (Org.). Novos rumos da geografia brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982.

Site Sugerido: Atlas Histórico, Geográfico e Ambiental de Ribeirão Preto / SP < sites.ffclrp.usp.br/laife> acesso em 07.11.09

2.7. HISTÓRIA

Conteúdos específicos:

Concepções de Educação e de Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e execução de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Educação inclusiva. Gestão do plano de ensino. Ensino de História: saber histórico escolar. Seleção e organização de conteúdos históricos. Metodologias do ensino de História. Trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História. Conhecimento histórico contemporâneo: saber histórico e historiografia. História e temporalidade. História do Brasil e a construção de identidades. Historiografia brasileira e a História do Brasil. História nacional, regional e local. História brasileira: da ocupação indígena ao mundo contemporâneo. História da América e suas identidades. Lutas sociais e identidades sociais, culturais e nacionais. História do mundo ocidental. Legados culturais da Antigüidade Clássica. Convívios e confrontos entre povos e culturas na Europa medieval. História e cultura afro-brasileira e indígena. A luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil. A cultura negra e indígena brasileira. O negro e o índio na formação da sociedade brasileira e suas contribuições nas áreas social, econômica e política. História africana e suas relações com a Europa e a América. Lutas sociais, cidadania e cultura no mundo capitalista.

Bibliografia sugerida:

FAUSTO, BORIS. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1994.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções - 1789 - 1748. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América. A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

2.8. LINGUA ESPANHOLA

Conteúdo específico:

O alfabeto espanhol e a acentuação. Artigos, pronomes e palavras interrogativas. Pronomes objeto direto e objeto indireto. Pronomes possessivos e demonstrativos Derivação e formação dos substantivos. Preposições e advérbios. Vocabulário. Palavras cognatas. Palavras de ligação. Expressões idiomáticas. Unidades de significado. Prefixos e sufixos mais comuns. Tempos verbais, verbos regulares e irregulares. Os modos indicativos e subjuntivos. Verbos com pronomes reflexivos. Os verbos gustar, parecer, doler, pasar e quedar. Formas e usos dos tempos pretéritos. Imperativo afirmativo e negativo. Perífrases: presente contínuo e futuro. Futuro Imperfecto e Condicional. Orações subordinadas: condicionais, causais e temporais.

Bibliografia sugerida:

MILANI, Esther Maria. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Editora Saraiva 1999.

Equipe de professores da Universidade de Salamanca. Espanhol para todos.São Paulo.Editora Ática.2002

CURI, José. Curso de Espanhol para Brasileiros. Editora Sagra-Luzzatto, 1994.

KATÁN-IBARRA, Juan e SCHILLING, Cláudia. Espanhol para Brasileiros. Editora Pioneira, 1998.

ALMOIANA, Júlio Martnez. Dicionário Espanhol/Português Porto Editora,

2.9. LINGUA INGLESA

Conteúdos específicos:

I - Aprendizado de Língua Estrangeira

Língua como Discurso: a) conhecimento contextual (Conhecimento dos interlocutores, lugar, hora e objetivo do ato comunicativo); b) Conhecimento textual (Organizações textuais diferentes como descrição, exploração e argumentação); c) Conhecimento lingüístico / sistêmico (Conhecimento do aspecto lingüístico no ato comunicativo - verb tense / aspect, connectors, Word choice, etc). Uso Social da Língua: a) No Ambiente profissional (estilo usado em artigos de jornais, instruções e palestras); b) Nas possíveis necessidades dos alunos (alguns estilos que estes possam precisar como: notícias, anúncios, manuais, e-mails, música, etc.). Língua: História e Cultura: a) Temas relacionados com assuntos internacionais como economia, política, pessoas, lugares, cultura, meio ambiente, saúde, ciência e tecnologia; b) Aspectos históricos e culturais dos países que falam Inglês como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, África do Sul, etc.; c) Escritores como: William Shakespeare, Emily Bronte, Charlotte Bronte, Charles Dickens, Ernst Hemingway, Edgar Alan Poe, Oscar Wilde, T. S. Eliot, James Joyce, Virgínia Woolf.

II - Ensino da Língua: Concepções sobre o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa; Tendências pedagógicas: métodos e abordagens de ensino; Educação para a cidadania (Incluindo aspectos referentes aos temas transversais); O processo de ensinar e aprender uma língua estrangeira (Interação em classe); O professor reflexivo; O papel da Língua Inglesa no currículo.

Bibliografia sugerida:

CELCE-MURCIA, M.; LARSEN FREEMAN, D. The grammar book: an ESL / EFT teacher's course. Heinle & Heinle, 1999.

LARSEN - FREEMAN, D., Thewlis, S.H. Grammar Dimensions: form, meaning and use. Boston: Heinle & Heinle, 2000.

MURPHY, R. English Grammar in Use. Cambridge University, 1996.

YULE, G. Explaining English Grammar. Oxford: Oxford University, 1998.

2.10. LÍNGUA PORTUGUESA

1) Gramática de Língua Portuguesa - concepções de linguagem e suas implicações para o ensino da Língua Portuguesa;

2) Variação lingüística: dialetos, registros;

3) Intertextualidade;

4) Gramática: interna e o ensino produtivo;

5) Gramática descritiva e o ensino reflexivo;

6) Gramática normativa e o ensino prescritivo;

7) Fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática;

8) Novo Acordo Ortográfico;

9) Abordagem do texto como unidade de ensino e a diversidade de tipos textuais e de gêneros discursivos orais e escritos;

10) Formação de leitores e de produtores de textos;

11) Coesão e de coerência na análise e na produção de textos;

12) Mecanismos enunciativos na análise e na produção de textos;

13) Linguagem figurada.

Bibliografia sugerida:

1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental-Brasília MEC/SEF, 1998.

2. Brasil. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

3. HAUY, AMINI BOAINAIN. Acentuação gráfica em vigor e emprego do hífen. Ribeirão Preto, SP: Editora Legis Summa, 2009.

4. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Cadernos de Teoria e Prática - TP1; TP2; TP3; TP4; TP5; TP6: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2008/gestar2/lingport

5. SANTOS, Leonor W. dos. O ensino de língua portuguesa e os PCN. In: PAULIUKONIS, Ma. Aparecida L. & GAVAZZI, Sigrid (org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 173-184.

Observações: Essas referências são apenas sugestões, podendo e devendo o candidato se fundamentar em outras.

Quanto à gramática normativa, o candidato deverá procurar as modernas gramáticas da língua portuguesa de autores consagrados como Evanildo Bechara, Celso Cunha, Faraco etc.

2.11. MATEMÁTICA

Resolução de problemas envolvendo:

1. Números e Operações

Números reais: conceito, propriedades, comparação, cálculos, estratégias de cálculo mental; porcentagem; juros simples e juros compostos; grandezas proporcionais e grandezas não proporcionais; representação gráfica de grandezas proporcionais; escalas.

2. Álgebra e Funções

Regularidade e generalizações; expressões algébricas; conceitos de variável e de incógnita; cálculo algébrico; equações de 1° e 2° graus e inequações; sistemas lineares; produtos notáveis e fatoração: interpretação algébrica e interpretação geométrica; funções elementares, suas representações gráficas e aplicações: lineares e quadráticas.

3. Espaço e Forma

Localização e deslocamentos; sistema de coordenadas cartesianas: plantas e mapas; geometria plana: ângulos, paralelismo, perpendicularidade, composição e decomposição de figuras planas, simetria, congruência, semelhança, polígonos, círculos e circunferências - construções, elementos e relações; geometria espacial: poliedros e corpos redondos - conceitos, elementos e relações; relações métricas no triângulo retângulo.

4. Probabilidade, Estatística e Tratamento da Informação:

Leitura e interpretação de tabelas e gráficos; média aritmética, moda e mediana; introdução à análise combinatória: arranjo, permutação e combinação; probabilidade: experimentos aleatórios, espaço amostral, evento, conceito de probabilidade, propriedades.

5. Grandezas e Medidas: instrumentos de medida, precisão e estimativa; seleção e transformação de unidades de medida: linear (comprimento), superfície, volume, massa, tempo e temperatura; volumes, áreas e perímetros.

Bibliografia sugerida:

KRULIK, Stephen; REYS, Robert E. (Orgs.). A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.

LINDQUIST, Mary Montgomery e SHULTE, Albert P. (org). Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994. p. 308.

Livros didáticos de Matemática - 5ª à 8ª séries (ou 6° ao 9° ano) do Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Cadernos de Teoria e Prática - TP1, TP2, TP3, TP4, TP5 e TP6. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Experiências matemáticas. São Paulo: SE/CENP, 1994. 4 v.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

2.12. QUÍMICA

Conteúdos específicos:

Introdução: Principais fatos históricos da Química. Aplicações da química sobre a vida do Planeta, relacionando-as diretamente com a ação do homem. Matéria e sua constituição; Fenômenos físicos e químicos; Substância pura e mistura; Estrutura Atômica: Partículas atômicas fundamentais; Modelos atômicos (Thonson, Rutherford-Bohr); Número atômico e número de massa; Elementos químicos: Isótopos, isóbaros, isótonos; Configurações eletrônicas. Classificação periódica dos elementos: Tabela periódica atual e sua estrutura: Propriedades periódicas e aperiódicas. Ligações químicas: Ligações iônicas; Ligações covalentes; Geometria molecular; Polaridade das ligações; Ligações inter e intramoleculares; Ligações metálicas; Tipos de fórmula; Oxiredução. Funções inorgânicas: Conceitos; Classificação e Nomenclatura; Função óxido; Função base; Função sal. Hidretos metálicos; Propriedades e preparação das funções inorgânicas. Reação Química: Reação e equação química; Classificação das reações químicas; Balanceamento das equações químicas. Leis das combinações químicas: Leis ponderais, Leis volumétricas; Cálculo estequiométrico. Introdução aos estudos dos gases: Gases ideais e suas leis; Princípio do Avogadro; Equação de Clapeyron; Lei das Pressões Parciais; Misturas gasosas; Teoria cinética dos gases. Soluções: Conceito; Classificação; Unidades e tipos de concentração; Diluição; Volumetria de neutralização. Efeitos energéticos nas reações químicas: Calores de reação, formação, combustão, dissolução e decomposição. Eletroquímica: Reações de oxidação; Espontaneidade de uma reação; Células eletroquímicas e eletrolíticas; Aspectos qualitativo e quantitativo da eletrólise. Equilíbrio Químico: Processos reversíveis; Fatores que deslocam o equilíbrio; Prin cípio de Le Chatelier. Equilíbrio Iônico: Constante de ionização; Produto iônico da água e pH; Solução tampão. Estudo do Carbono: Hibridação do carbono; Ligações sigma e pi; Classificação dos átomos, cadeias carbônicas; Radicais orgânicos e nomenclatura. Funções Orgânicas: Conceito e grupamento funcional; Fórmula geral e estrutural; Classificação; Nomenclatura-IUPAC. Isomeria: Isomeria plana; Isomeria espacial. Estudo das Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos (alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, hidrocarbonetos aromáticos); Haletos orgânicos; Funções orgânicas oxigenada (álcool, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres); Funções orgânicas nitrogenadas (aminas, amidas, nitrilas e nitrocompostos); Propriedades físicas e químicas.

Bibliografia sugerida:

FELTRE, R. Química. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 2004.

MORTIMER, E.F. Química. Volume Único. São Paulo: Scipione, 2007.

NÓBREGA O. S.; SILVA E. R.; SILVA, R. H. Volume único. São Paulo: Ática, 2005.

SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. (Coord.). Química e sociedade. Volume Único. São Paulo: Nova Geração, 2005.

ANEXO III - MODELO DE RECURSO

Ao Presidente da Comissão Organizadora Nome:

N° de Inscrição: _________________________________________________________________________

N° do Documento de Identidade: ____________________________________________________________

N° do CPF: ____________________________________________________________________________

Processo Seletivo n° 006/09

Função: _______________________________________________________________________________

Endereço Completo: _____________________________________________________________________

Questionamento: ________________________________________________________________________

Embasamento: __________________________________________________________________________

________________________, ___/___/___
Local e Data:

________________________
Assinatura: