Prefeitura de Mangueirinha - PR

Notícia:   Prefeitura de Mangueirinha - PR oferece 89 vagas para diversos cargos e níveis

PREFEITURAMUNICIPAL DE MANGUEIRINHA

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO NÚMERO 001/2010

26 DE MARÇO DE 2010

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

O Exmo. Prefeito do Município de Mangueirinha, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no inciso II, do Art. 37 da Constituição Federal e disposições da Lei Orgânica do Município de Mangueirinha, resolve baixar as seguintes normas para realização de CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, para provimento em padrão inicial de carreira dos cargos constantes no item 2 deste edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público será regido por este edital; realizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - FUNTEF-PR; e consistirá de provas escritas pertinentes às áreas a que se destinam os cargos, através de questões objetivas, de Redação e da pontuação de títulos, conforme estabelecido no item 5.

1.2. Visa ao provimento das vagas para os cargos relacionados no item 2, ficando os demais candidatos aprovados em cadastro de reserva, para suprimento de vagas que vierem a existir na Prefeitura Municipal de Mangueirinha, durante a validade do Concurso Público.

1.3. As provas escritas serão realizadas no Município de Mangueirinha - PR, nos locais divulgados através de edital específico e da Ficha de Confirmação de Inscrição.

1.4. Os candidatos aprovados no Concurso Público serão nomeados e regidos pelo Regime Jurídico Estatutário, nos termos da Lei Municipal n.º 1032/98 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Mangueirinha) e/ou Lei Municipal n.º 1030/98 (Estatuto do Magistério Público do Município de Mangueirinha), sujeitando-se ao estágio probatório de conformidade com o "caput" do Art. 41 da Constituição Federal de 1988, até o limite das vagas previstas no item 2.

1.5. Todas as informações e documentos relacionados ao Concurso Público estarão disponíveis no endereço eletrônico www.persistens.net.br/concursos/pmmangueirinha2, doravante denominado simplesmente, site oficial.

1.6. As informações relacionadas às datas, locais e horários de aplicação das provas, estarão disponíveis somente através de edital específico ou da Ficha de Confirmação de Inscrição, no site oficial do Concurso Público e/ou em jornal de circulação local no Município de Mangueirinha e não serão fornecidas por qualquer outro meio.

1.7. Integram este edital para todos os fins e efeitos:

1.7.1. Anexo I - atribuições dos cargos;

1.7.2. Anexo II - conteúdos programáticos;

1.7.3. Anexo III - da pontuação dos títulos;

1.7.4. Demais documentos oficiais, publicados no site oficial do Concurso Público.

2. DOS CARGOS, VAGAS, JORNADA SEMANAL DE TRABALHO, REMUNERAÇÃO MENSAL, PRÉ-REQUISITO ESPECÍFICO DO CARGO E VALOR DA TAXA PARA INSCRIÇÃO

Cargo

Vagas

Remuneração Mensal (R$)

Pré-requisitos específicos do cargo

Bioquímico

1

1.211,30

Graduação em Bioquímica e registro no órgão de classe.

Cirurgião Dentista

2

1.054,94

Graduação em Odontologia e registro no órgão de classe.

Enfermeiro

4

1.494,50

Graduação em Enfermagem e registro no órgão de classe.

Fisioterapeuta

1

1.709,43

Graduação em Fisioterapia e registro no órgão de classe.

Médico - Clínico Geral

8

2.422,60

Graduação em Medicina e registro no órgão de classe.

Médico Veterinário

1

3.315,66

Graduação em Medicina Veterinária e registro no órgão de classe.

Psicólogo

3

1.758,26

Graduação em Psicologia e registro no órgão de classe.

Nutricionista

1

1.709,20

Graduação em Nutrição e registro no órgão de classe.

Professor de Artes

1

554,70

Licenciatura em Artes Visuais.

Professor com Especialidade em Psicopedagogia

1

1.331,28

Graduação em Psicologia ou Pedagogia, com Especialização em Psicopedagogia.

Assistente Administrativo

10*

510,00

Ensino Médio completo.

Desenhista

1

690,74

Ensino Médio completo.

Técnico em Higiene Dental

2

569,81

Ensino Médio completo e curso específico na área.

Técnico Agrícola

2

938,64

Ensino Médio completo e Pós-Médio na área ou Ensino Médio Técnico Integrado completo e registro no órgão de classe.

Técnico de Saneamento

1

569,81

Ensino Médio completo.

Técnico em Enfermagem

3

660,71

Ensino Médio completo e Pós-Médio na área ou Ensino Médio Técnico Integrado completo e registro no órgão de classe.

Técnico em Segurança do Trabalho

1

900,00

Ensino Médio completo e Pós-Médio na área ou Ensino Médio Técnico Integrado completo e registro no órgão de classe.

Operador de Raio - X II1 569,80Ensino Médio completo e Pós-Médio na área ou Ensino Médio Técnico Integrado completo e registro no órgão de classe.

* 1 vaga reservada à pessoas portadoras de necessidades especiais.

2.1. A jornada semanal de trabalho para todos os cargos será de 40 horas, exceto para os cargos de:

2.1.1. Bioquímico, Cirurgião Dentista, Médico - Clínico Geral e Professor de Artes, cuja carga-horária semanal será de 20 horas;

2.1.2. Fisioterapeuta, cuja carga-horária semanal será de 30 horas.

2.2. O horário de trabalho a ser cumprido será definido pela Prefeitura Municipal de Mangueirinha, com base na legislação vigente e o interesse da Administração.

2.3. Para ter sua inscrição homologada no Concurso Público, o candidato deverá recolher a taxa de inscrição conforme disciplina o item 4., sendo:

2.3.1. R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cargos de Nível Médio;

2.3.2. R$ 50,00 (cinquenta reais) para o cargo de Professor de Artes: e

2.3.3. R$ 70,00 (setenta reais) para os demais cargos de Nível Superior.

2.4. O detalhamento das atribuições dos cargos estão descritas no Anexo I deste edital.

3. DAS CONDIÇÕES PARA POSSE

3.1. Para a posse no cargo para o qual tenha sido nomeado, o candidato deverá apresentar os documentos abaixo relacionados e preencher os seguintes requisitos:

3.1.1. Cartão do PIS/PASEP;

3.1.2. Título Eleitoral;

3.1.3. Certidão de Nascimento ou Casamento;

3.1.4. Cédula de Identidade - RG;

3.1.5. Cartão de Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

3.1.6. Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

3.1.7. Diploma ou certificado de conclusão do grau de escolaridade exigido para o cargo, reconhecido pelo MEC;

3.1.8. Documento que comprove o registro no órgão de classe correspondente, se for o caso, acompanhado de certidão comprovante de quitação das obrigações junto ao mesmo;

3.1.9. Prova de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino;

3.1.10. Prova de quitação com as obrigações eleitorais;

3.1.11. Certidão negativa de antecedentes criminais, fornecida pelos cartórios judiciais federal e estadual do domicílio onde o candidato tenha residido nos últimos cinco anos (expedida, no máximo, há três meses de sua apresentação);

3.1.12. Certidão negativa, para efeitos civis, do Cartório Distribuidor da Comarca onde resida (expedida, no máximo, há trinta dias de sua apresentação);

3.1.13. Declaração de bens e valores com dados referentes até a data da posse (na forma da Lei 8.429/1992);

3.1.14. Ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos, na data da posse;

3.1.15. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por exame médico pré-admissional;

3.1.16. Ser brasileiro nato, naturalizado ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do §1º do Art. 12, da Constituição Federal;

3.1.17. 1 (uma) fotografia 3x4 cm recente, datada de 2010, de frente, colorida;

3.1.18. Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 (dezoito) anos.

3.2. Os documentos constantes do item 3.1 deverão ser apresentados na forma de cópia autenticada em cartório competente, ou mera cópia, desde que acompanhada do original, para conferência, no ato da apresentação.

3.3. Quando convocado, o candidato terá o prazo de 30 (trinta) dias consecutivos para manifestar aceitação do cargo, contados da data de publicação do instrumento de convocação.

3.3.1. O candidato convocado, que não manifestar aceitação no prazo constante no item anterior, perderá o direito à vaga e será eliminado do Concurso Público, ressalvado o disposto no item 12.3.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas neste edital, seus anexos e nas demais normas do Concurso Público, atos dos quais não poderá alegar desconhecimento ou discordância.

4.2. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo.

4.2.1. É vedada a inscrição de ex-servidores públicos (Federal, Estadual ou Municipal) que tenham sido exonerados a bem do serviço público.

4.2.1.1. Se houver inscrição de candidato na situação mencionada no item anterior, o mesmo terá sua nomeação cancelada e ficará impedido de tomar posse.

4.3. O candidato poderá efetuar sua inscrição, a partir das 0h do dia 27 de março de 2010 até às 24h do dia 19 de abril de 2010, exclusivamente via internet, no site oficial, onde existirá um link para a Ficha de Inscrição destinada à participação no Concurso Público.

4.3.1. Não haverá inscrição condicional ou extemporânea, nem tampouco por correspondência.

4.3.2. Caso ocorram problemas técnicos no servidor de internet que atende ao Concurso Público, no último dia das inscrições, o prazo será prorrogado até às 12h do dia 20 de abril de 2010, sendo que a data de pagamento do boleto fica inalterada.

4.3.3. As informações inseridas na Ficha de Inscrição são de exclusiva responsabilidade do candidato.

4.3.4. O candidato que fizer declarações falsas ou inexatas, na Ficha de Inscrição, terá a mesma cancelada e anulados os atos dela decorrentes.

4.4. No ato da inscrição, o candidato terá, obrigatoriamente, que optar por um único cargo, não sendo aceitos quaisquer pedidos de alteração de cargo para o qual tenha se inscrito.

4.4.1. Caso seja constatado que o candidato se inscreveu e efetuou o recolhimento da taxa de inscrição para mais de um cargo, será homologada a inscrição cujo pagamento seja mais recente.

4.5. Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, o candidato deverá fazer a conferência das informações antes de confirmar, imprimir o boleto bancário e pagá-lo em qualquer banco, no horário bancário, até o dia 20 de abril de 2010.

4.5.1. Inscrições, cujos pagamentos não forem efetuados na rede bancária até a data de 20 de abril de 2010, não serão homologadas.

4.5.2. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso Público.

4.5.3. A inscrição no Concurso Público somente será confirmada após a identificação eletrônica do pagamento da taxa de inscrição.

4.5.4. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.6. Para os candidatos que necessitarem efetuar sua inscrição via internet e não possuírem meios para isso, a FUNTEF-PR disponibilizará na Prefeitura Municipal de Mangueirinha, na Praça Francisco de Assis Reis, 1060, em Mangueirinha, Paraná, computadores e atendentes, para a efetivação da inscrição, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, nos dias úteis, no período de 12 de abril de 2010 até 16 de abril de 2010.

4.7. A partir das 18h do dia 23 de abril de 2010, o candidato deverá consultar, via internet, se sua inscrição foi homologada e imprimir a Ficha de Confirmação de Inscrição, onde constará o local de realização da prova.

4.7.1. As informações mencionadas no item anterior também estarão disponíveis no Edital de Homologação das Inscrições, disponível no site oficial do Concurso Público e nos murais da Prefeitura Municipal de Mangueirinha.

4.8. Os candidatos que necessitarem de condições especiais para realização da prova, deverão informá-las na Ficha de Inscrição, para que a FUNTEF-PR possa verificar sua pertinência.

4.8.1. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, deverá levar um acompanhante, o qual ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.

4.8.1.1. A candidata que não comparecer ao local de provas com um acompanhante para ficar responsável pela criança não será autorizada a prestar as provas e será eliminada do Concurso Público.

4.8.2. Os candidatos abrangidos pelo item 4.8 serão informados das providências adotadas pela FUNTEF-PR relativas às suas solicitações, até as 18h do dia 23 de abril de 2010, através de correspondência eletrônica, encaminhada ao endereço de E-mail informado na Ficha de Inscrição.

4.8.3. Os candidatos que necessitarem de alguma condição especial para prestar as provas e não informarem devidamente conforme o item 4.8, perderão o direito de exigir tais condições.

4.9. A FUNTEF-PR não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica, tais como: falha dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros que impossibilitem a transferência de dados.

5. DAS PROVAS ESCRITAS E DA PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS

5.1. O Concurso Público consistirá de provas escritas e da pontuação de títulos, conforme o quadro a seguir:

Cargos de Nível Superior

Disciplina

NQ

PUQ

PMT

PMC

Bioquímico
Cirurgião Dentista
Enfermeiro
Fisioterapeuta
Médico - Clínico Geral
Médico Veterinário
Psicólogo
Nutricionista

Língua Portuguesa

10

1

12

52

Conhecimentos Específicos

30

1

Professor de Artes
Professor com Especialidade em Psicopedagogia

Redação

01

10

12

68

Língua Portuguesa

10

1

Fundamentos da Educação

16

1

Conhecimentos Específicos

20

1

NQ: Número de Questões; PUQ: Peso Unitário da Questão;
PMT: Pontuação Máxima dos Títulos; PMC: Pontuação Máxima do Cargo.

Cargos de Nível Médio

Disciplina

NQ

PUQ

PMC

Assistente Administrativo

Língua Portuguesa

10

1

50

Matemática

10

1

Conhecimentos de Informática

10

1

Conhecimentos Específicos

20

1

Desenhista
Técnico em Higiene Dental
Técnico Agrícola
Técnico de Saneamento
Técnico em Enfermagem
Técnico em Segurança do Trabalho
Operador de Raio - X II

Língua Portuguesa

10

1

50

Conhecimentos de Informática

10

1

Conhecimentos Específicos

30

1

NQ: Número de Questões; PUQ: Peso Unitário da Questão;
PMC: Pontuação Máxima do Cargo.

5.2. As provas abordarão questões de conhecimentos compatíveis ao grau de escolaridade exigido para o cargo e de acordo com o conteúdo programático constante no Anexo II, com caráter classificatório e eliminatório.

5.2.1. Quanto às questões objetivas:

5.2.1.1. para todos os cargos serão elaboradas questões objetivas na quantidade indicada no item 5.1, com cinco alternativas (A, B, C, D, E) cada uma;

5.2.1.2. cada questão objetiva terá uma única alternativa correta;

5.2.1.3. o candidato deverá transcrever as respostas das questões objetivas para a Folha de Respostas, que será o único documento válido para a correção das mesmas;

5.2.1.4. será atribuído zero ponto à questão objetiva em que o candidato marcar na Folha de Respostas mais de uma alternativa como resposta, rasurar a Folha de Respostas, não assinalar resposta alguma ou assinalar resposta em desacordo com o Gabarito Definitivo do Concurso Público;

5.2.1.5. será atribuído 1 (um) ponto à questão objetiva em que o candidato assinalar, na Folha de Respostas, resposta idêntica àquela constante do Gabarito Definitivo do Concurso Público.

5.3. Quanto à questão de redação:

5.3.1. para os cargos de Professor com Especialidade em Psicopedagogia e Professor de Artes será elaborada uma questão de redação, de acordo com o estabelecido no item 5.1;

5.3.2. a prova de redação avaliará se o candidato sabe utilizar a modalidade escrita culta da língua para explicitar o seu pensamento sobre determinado(s) assunto(s). Ela se constituirá de questão que exigirá do candidato capacidade de leitura e interpretação para que possa responder adequadamente aos itens propostos, que poderão ser a elaboração de resumos, dissertações, descrições, narrações, análises, cartas, ou outro gênero de texto. Terá seu julgamento realizado por docentes de Língua Portuguesa e levará em conta, entre outros, os seguintes aspectos:

5.3.2.1. adequação ao tema;

5.3.2.2. coesão;

5.3.2.3. coerência;

5.3.2.4. uso da norma culta.

5.3.2.5. A fuga do tema anulará a questão e eliminará o candidato do Concurso Público.

5.4. Quanto à pontuação dos títulos:

5.4.1. A pontuação dos títulos será efetuada para todos os candidatos concorrentes aos cargos de nível superior, de acordo com o Anexo III, e terá caráter exclusivamente classificatório.

5.4.2. Todas as orientações acerca dos procedimentos para a pontuação dos títulos constantes no Anexo III deverão ser observadas pelo candidato.

5.4.3. Não serão aceitos documentos postados em data extemporânea ou de forma diversa daquela constante no Anexo III.

5.5. O preenchimento da Folha de Respostas e do Memorial de Títulos são de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital, seus anexos e demais documentos pertinentes.

5.5.1. Aplica-se o disposto no item anterior à Folha de Redação, para os cargos em que está prevista a questão de Redação.

5.5.2. Em hipótese alguma haverá substituição do Caderno de Provas, da Folha de Redação ou da Folha de Respostas para sanar equívocos do candidato.

6. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS

6.1. A prova escrita será realizada no dia 02 de maio de 2010, nos locais indicados na Ficha de Confirmação de Inscrição e no Edital de Homologação das Inscrições.

6.2. Em hipótese alguma o candidato poderá prestar prova sem que esteja homologada a sua inscrição.

6.3. A prova será realizada no horário das 13h às 17h, num total de 4 horas, já incluído o tempo para preenchimento da Folha de Respostas e Folha de Redação, se for o caso.

6.3.1. Os portões de acesso aos locais de prova ficarão abertos das 12h às 12h45min, para a entrada dos candidatos.

6.3.2. O candidato que chegar após às 12h45min encontrará os portões fechados e perderá o direito de fazer a prova, sendo automaticamente eliminado do Concurso Público.

6.3.3. O acesso aos locais de realização das provas será permitido somente aos candidatos cujas inscrições estejam homologadas e que estiverem portando o documento oficial de identidade.

6.3.3.1. São considerados como documentos oficiais de identidade: Carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores do exercício profissional (Ordens, Conselhos); Certificado de Reservista, Carteiras Funcionais do Ministério Público e da Magistratura; Carteiras Funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto).

6.3.3.2. Caso o original dos documentos oficiais de identidade tenham sido extraviados, roubados ou furtados, o candidato deverá comprovar essa condição por meio da apresentação de Boletim de Ocorrência, expedido por autoridade policial, no máximo nos 30 (trinta) dias anteriores à realização da prova.

6.3.3.3. Havendo alguma dificuldade de identificação, o candidato terá sua impressão digital coletada, como forma de identificação.

6.3.3.3.1. A recusa da coleta de digital implica na eliminação do candidato do Concurso Público.

6.4. Para a realização da prova escrita, o candidato deverá portar, além do documento oficial de identidade, caneta esferográfica tinta azul-escuro ou preta, lapiseira ou lápis, borracha e, preferencialmente, a Ficha de Confirmação de Inscrição.

6.4.1. No horário e local da realização da prova, sugere-se ao candidato não portar relógios de qualquer tipo, bonés e similares, ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, ou similares).

6.4.2. Os pertences pessoais elencados no item 6.4.1 e demais objetos, que o candidato porventura esteja portando, deverão ser guardados sob a carteira, no chão, inclusive aparelhos eletrônicos, que deverão permanecer desligados durante todo o período de permanência dos candidatos no local das provas, sendo que a FUNTEF-PR não se responsabilizará por extravios ou roubo dos mesmos.

6.4.3. Não será permitido ao candidato fumar nos locais das provas.

6.4.4. Não será permitido ao candidato adentrar ao local de realização das provas portando armas.

6.4.5. O candidato somente poderá entregar seu Caderno de Provas, Folha de Respostas e Folha de Redação e retirar-se da sala de provas a partir das 14h.

6.4.5.1. O candidato que se retirar da sala de provas, antes do horário previsto no item anterior, estará eliminado do Concurso Público.

6.4.6. O candidato não poderá levar consigo o Caderno de Provas, mas somente o espaço designado para realizar as anotações das respostas das questões objetivas, que deverá ser destacado conforme orientação constante no próprio documento.

6.4.7. O horário a ser seguido, durante a realização das provas deste Concurso, é o disponibilizado pelo serviço local de hora certa, considerando o horário de Brasília.

6.5. A prova deverá ser realizada pelo candidato inscrito neste Concurso, não sendo permitida a interferência e/ou participação de outras pessoas.

6.6. Não serão permitidas consultas bibliográficas, nem a utilização de outros materiais senão aqueles previstos no item 6.4.

6.7. Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao fiscal da sala, obrigatoriamente, o Caderno de Provas e a Folha de Respostas, devidamente assinados, assim como a Folha de Redação, se for o caso, conforme orientações constantes nos próprios documentos citados.

6.8. Não será permitido ao candidato, durante a realização das provas, ausentar-se da sala de provas, exceto em casos especiais, acompanhado por um membro da equipe de aplicação da prova.

6.9. Em hipótese alguma serão aplicadas provas fora do espaço físico ou dos horários predeterminados neste edital e/ou editais específicos.

6.10. Os dois últimos candidatos de cada sala deverão retirar-se do local simultaneamente, após a assinatura da ata da turma.

6.11. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta do seu local de realização das provas e o comparecimento na data e horário determinados.

6.12. Não haverá segunda chamada para as provas, importando a ausência do candidato na sua eliminação do Concurso Público.

6.13. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que, durante a realização da prova:

6.13.1. for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução de qualquer questão da prova;

6.13.2. faltar com a devida urbanidade para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com os demais candidatos;

6.13.3. recusar-se a entregar o Caderno de Provas, a Folha de Respostas e a Folha de Redação ao término do tempo estipulado;

6.13.4. afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

6.13.5. descumprir as instruções contidas neste edital e/ou nos demais documentos oficiais do Concurso Público;

6.13.6. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

6.13.7. utilizar, ou tentar usar, meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros no Concurso Público; e

6.13.8. a qualquer tempo, caso seja constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, haver o candidato utilizado processos ilícitos ou apresentado declaração falsa ou inexata, quanto a aspecto relevante à sua participação no Concurso Público.

7. DOS CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO

7.1. Para todos os cargos, a pontuação mínima exigida para a classificação é de 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima do cargo, excetuando-se a pontuação atribuída aos títulos, de acordo com o quadro constante no item 5.1 e ainda:

7.1.1. para os cargos do Magistério, 25% (vinte e cinco por cento) das questões de Fundamentos da Educação e 50% (cinquenta por cento) das questões de Conhecimentos Específicos;

7.1.2. para os demais cargos de nível superior e os de nível médio, 50% (cinquenta por cento) das questões de Conhecimentos Específicos.

7.2. Os candidatos que não obtiverem a pontuação mínima exigida, estarão eliminados do Concurso Público.

7.3. A classificação final se dará por ordem decrescente de pontuação, sendo a nomeação realizada nessa mesma ordem.

8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

8.1. No caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do Art. 27 da Lei 10.741/2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal supramencionado, para efeito de desempate, serão obedecidos os seguinte critérios:

8.1.1. Para os cargos de nível superior, exceto os cargos do Magistério:

8.1.1.1. Maior número de acertos na disciplina de Conhecimentos Específicos;

8.1.1.2. Maior número de acertos na disciplina de Língua Portuguesa;

8.1.1.3. Maior pontuação atribuída aos títulos;

8.1.1.4. Maior idade.

8.1.2. Para os cargos de Professor de Artes e Professor com Especialidade em Psicopedagogia:

8.1.2.1. Maior número de acertos na disciplina de Fundamentos da Educação;

8.1.2.2. Maior número de acertos na disciplina de Conhecimentos Específicos;

8.1.2.3. Maior número de acertos na disciplina de Língua Portuguesa;

8.1.2.4. Maior nota da questão de redação;

8.1.2.5. Maior pontuação atribuída aos títulos;

8.1.2.6. Maior idade.

8.1.3. Para os cargos de nível médio:

8.1.3.1. Maior número de acertos na disciplina de Conhecimentos Específicos;

8.1.3.2. Maior número de acertos na disciplina de Língua Portuguesa;

8.1.3.3. Maior número de acertos na disciplina de Conhecimentos de Informática;

8.1.3.4. Maior idade.

9. DOS RESULTADOS

9.1. Os Gabaritos Preliminares serão divulgados a partir das 18h, do dia 02 de maio de 2010, no site oficial.

9.2. O resultado final do Concurso Público será divulgado até às 18h, do dia 14 de maio de 2010, no site oficial e nos murais da Prefeitura Municipal de Mangueirinha.

9.3. O resultado final do Concurso Público será homologado pelo Exmo. Prefeito Municipal de Mangueirinha e publicado em jornal de circulação local no Município de Mangueirinha; e constituir-se-á no único documento capaz de comprovar a classificação do candidato.

9.3.1. A publicação de que trata o item anterior contemplará o nome dos candidatos aprovados, a pontuação total obtida na prova escrita, a pontuação total atribuída aos títulos, o número de classificação e o número de inscrição no Concurso Público.

10. DOS RECURSOS

10.1. Se julgar pertinente, o candidato poderá interpor recursos, direcionados ao Núcleo de Concursos Externos da FUNTEF-PR, em relação às questões objetivas.

10.2. O candidato que desejar interpor recursos em relação às questões objetivas disporá de 1 (um) dia útil, contado da data de divulgação dos Gabaritos Preliminares.

10.3. O recurso deverá ser formalizado, mediante requerimento em formulário específico que estará disponível no site oficial do Concurso Público. O formulário deverá estar devidamente preenchido com os seguintes dados, no mínimo: nome, número do documento de identidade, número do CPF, endereço eletrônico para a devolutiva, cargo a que concorre, número da inscrição, número da questão enfocada, disciplina/matéria, fundamentação, resposta assinalada, data e assinatura.

10.4. A entrega dos recursos deverá ser realizada pelos correios, por SEDEX, com aviso de recebimento (AR), através de correspondência postada no dia 03 de maio de 2010, endereçada à FUNTEF-PR - Núcleo de Concursos Externos, Via do Conhecimento, km 01, Caixa Postal 571, CEP 85503-390, Pato Branco -PR.

10.4.1. Recursos intempestivos e/ou encaminhados por outra via que não aquela constante do item anterior não serão conhecidos.

10.5. Os recursos interpostos serão analisados pela equipe da FUNTEF-PR e a devolutiva será disponibilizada somente aos candidatos recorrentes, via E-mail.

10.6. Não serão admitidos recursos relativos: ao preenchimento incompleto, equivocado ou incorreto da Folha de Respostas; a nota obtida na questão de redação; e a pontuação atribuída aos títulos.

10.7. Se do exame dos recursos resultar na anulação de questões, estas serão consideradas corretas para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido, ou da resposta dada.

10.7.1. Se houver alteração dos Gabaritos Preliminares, estes serão publicados e os resultados reprocessados.

10.7.2. Em hipótese alguma o quantitativo de questões da prova sofrerá alteração.

11. DA VALIDADE DO CONCURSO

11.1. O prazo de validade do Concurso será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a contar da data de sua homologação.

12. DA CONVOCAÇÃO

12.1. A convocação dos candidatos será feita obedecendo a ordem de classificação, constante do Edital de Homologação do Concurso Público, dentro do número de vagas estabelecido para a nomeação.

12.1.1. Os candidatos serão convocados através de instrumento específico, publicado em jornal de circulação local no Município de Mangueirinha.

12.1.2. O instrumento de convocação especificará as classificações, local, data e hora em que os convocados deverão comparecer para a entrega da documentação exigida e o encaminhamento aos exames médicos pré-admissionais.

12.1.3. Os candidatos classificados no Concurso Público se comprometem a manter atualizado o seu endereço eletrônico e residencial junto à Prefeitura Municipal de Mangueirinha.

12.1.3.1. A atualização do endereço eletrônico e para correspondência é de inteira responsabilidade do candidato e deverá, quando necessária, ser realizada através de correspondência escrita, endereçada e enviada à Prefeitura Municipal de Mangueirinha, aos cuidados da Secretaria de Administração.

12.1.3.2. A não-atualização dos dados mencionados no item anterior poderá gerar prejuízos ao candidato, sem nenhuma responsabilidade para a Prefeitura Municipal de Mangueirinha.

12.1.4. O candidato convocado que deixar de se apresentar na data e horário estabelecidos, será considerado desistente e, portanto, eliminado do Concurso Público.

12.2. O exame médico pré-admissional, de caráter eliminatório, consistirá de exame clínico e, se necessários, exames complementares, que serão de responsabilidade do candidato.

12.2.1. O resultado será emitido sob a forma de Atestado de Saúde Ocupacional, por profissional indicado pela Prefeitura Municipal de Mangueirinha.

12.2.2. O candidato habilitado que obtiver classificação e for convocado para assumir o cargo, somente será admitido com parecer APTO (aptidão para o cargo nesta data), quando da conclusão do exame médico pré-admissional.

12.2.3. Os candidatos que forem considerados inaptos, quando da realização do exame médico pré-admissional, ou que não se sujeitarem à realização do mesmo, serão eliminados do Concurso Público.

12.3. É facultado ao candidato, quando da convocação, optar pelo chamamento em última oportunidade, por uma única vez, alertando-se, porém, que pode ocorrer o término da validade do Concurso Público sem o seu aproveitamento.

12.4. O candidato que, convocado para a admissão, recusar, deixar de assumir a vaga ou não atender a qualquer pré-requisito deste edital será considerado eliminado do Concurso Público.

12.5. O candidato que possuir outra função ou emprego em órgão da Administração Direta ou Indireta, Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Fundações mantidas pelo Poder Público, deverá adequar-se ao disposto no Art. 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal, antes de assumir seu cargo na Prefeitura Municipal de Mangueirinha.

13. DAS VAGAS PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

13.1. Aos portadores de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, conforme estabelece o art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, Lei 7.853, de 24/10/89 regulamentada pelo Decreto Federal 3.298 de 20/12/1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02/12/2004.

13.1.1. É considerada pessoa portadora de necessidades especiais a que se enquadra nas categorias especificadas no Decreto Federal nº 3.298 de 20/12/1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02/12/2004.

13.2. Aos candidatos portadores de necessidades especiais será reservado o percentual de 10% (dez por cento) do total das vagas existentes, por cargo, ou que vierem a surgir no prazo de validade do Concurso Público, conforme o previsto no quadro constante no item 2 deste edital.

13.2.1. O candidato, antes de se inscrever, deverá verificar se as atribuições do cargo, especificados no Anexo I deste edital, são compatíveis com as necessidades especiais que possui.

13.3. As vagas definidas no quadro constante no item 2 que não forem providas por falta de candidatos inscritos e aprovados ou por não enquadramento como pessoa com necessidades especiais na perícia médica oficial, serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

13.4. Os candidatos portadores de necessidades especiais participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas.

13.5. Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados em lista à parte e também na lista geral de classificação.

13.6. Os candidatos portadores de necessidades especiais, que não realizarem a inscrição conforme as instruções constantes do item 13 não poderão impetrar recurso em favor de sua situação.

13.7. Será eliminado da lista de portadores de necessidades especiais o candidato cuja necessidade assinalada na ficha de inscrição não se constate, devendo constar apenas da lista de classificação geral de aprovados.

13.8. O candidato inscrito como portador de necessidade especial sujeitar-se-á, como todos os demais candidatos inscritos no Concurso, à inspeção médica destinada à verificação de boa saúde - aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos objeto deste Edital.

13.9. A nomeação dos candidatos portadores de necessidades especiais far-se-á concomitantemente com os dos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

13.10. O candidato que for nomeado na condição de portador de necessidades especiais não poderá arguir ou utilizar essa condição para pleitear ou justificar mudança de função, remoção, reopção de vaga, redução de carga horária ou alteração da jornada de trabalho, limitação de atribuições e assistência de terceiros no ambiente de trabalho e para o desempenho das atribuições do cargo.

13.11. Ao efetuar a inscrição como portador de necessidades especiais, o candidato adere às regras deste edital e fica automaticamente ciente, para todos os efeitos e fins de Direito que, se aprovado, classificado e nomeado em função das vagas reservadas para portadores de necessidades especiais será submetido a procedimento de avaliação de compatibilidade da deficiência de que é portador com o exercício das atribuições do cargo durante o estágio probatório, por equipe multiprofissional.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. Será disponibilizada no site oficial do Concurso Público a íntegra deste edital.

14.2. Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas obtidas, valendo para tal fim os resultados publicados em jornal de circulação local no Município de Mangueirinha e no site oficial.

14.3. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar as publicações de todos os comunicados e editais referentes ao Concurso Público de que trata este edital.

14.4. Será eliminado do Concurso Público o candidato que fizer, em qualquer documentação, declaração falsa ou inexata, ainda que verificada posteriormente.

14.5. A FUNTEF-PR e a Prefeitura Municipal de Mangueirinha não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas, bibliografias ou conteúdos programáticos, exceto aqueles indicados neste edital.

14.6. A equipe da FUNTEF-PR terá autonomia na elaboração e julgamento das provas e a análise dos títulos.

14.7. As publicações oficiais referentes ao Concurso Público serão feitas no site oficial e/ou em jornal de circulação local no Município de Mangueirinha e, a critério da Prefeitura Municipal de Mangueirinha, em outros veículos de comunicação que julgar necessários.

14.8. Os casos omissos serão resolvidos conjuntamente pela FUNTEF-PR e a Prefeitura Municipal de Mangueirinha.

Mangueirinha, 26 de março de 2010.

Albari Guimorvam Fonseca dos Santos
Prefeito Municipal de Mangueirinha

ANEXO I

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Bioquímico:

Realiza pesquisas sobre a composição, funções e processos químicos dos organismos vivos, desenvolvendo experiências, testes e análises, e estudando a ação química de alimentos, medicamentos e outras substâncias sobre tecidos e funções vitais, para incrementar os conhecimentos científicos e determinar suas aplicações, bem como supervisiona a realização de todos os exames laboratoriais, emitindo laudos, pareceres e diagnósticos sobre os exames efetuados.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Executa e/ou supervisiona a realização de todos os exames laboratoriais, emitindo laudos, pareceres e diagnósticos sobre os exames efetuados;

- Coordena, executa e acompanha as atividades específicas do laboratório de análises clínicas, desde a recepção (coleta) do material para exame e análise, até a entrega do laudo final ao paciente;

- Faz pesquisas quantitativas e qualitativas em amostras de materiais, dos exames requisitados pelos médicos;

- Supervisiona e/ou executa análises hematológicas, sorológicas, bacteriológicas, parasitológicas, cronológicas e outras utilizando-se de aparelhos e técnicas específicas do laboratório;

- Utiliza técnicas específicas de cultura e antibiograma, comparando os resultados com gráficos de interpretação para fornecer o diagnóstico laboratorial, visando complementar o diagnóstico médico;

- Assume a responsabilidade pelos resultados dos exames realizados no laboratório, assinando os laudos para dar maior segurança aos requisitantes;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

- Executa outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Cirurgião Dentista:

Presta atendimento odontológico aos munícipes, objetivando prevenção, diagnóstico e tratamento das afecções dos dentes e da boca e melhorar a estética bucal.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Realiza exames de cavidade oral, utilizando aparelhos específicos para verificar a presença de cáries e outras afecções;

- Prioriza o atendimento a pacientes que apresentem quadros de infecção e dor;

- Identifica as afecções quanto à extensão e profundidade, valendo-se de instrumentos e exames adequados para estabelecer o tipo de tratamento;

- Efetua administração de anestésicos, para dar conforto ao paciente e facilitar o tratamento;

- Efetua restaurações, extrações, limpeza profilática, selantes aplicação de flúor e demais procedimentos necessários;

- Participa da equipe multidisciplinar, efetuando treinamentos e desenvolvendo programas e projetos;

- Prescreve medicamentos quando necessário;

- Emite atestados e laudos para admissão ou nomeação de empregados, concessão de licenças, abono de faltas e outros;

- Providencia o preenchimento das fichas e relatórios informando as atividades dos serviços prestados;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

- Executa outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Enfermeiro:

Planeja, organiza, supervisiona e executa serviços de enfermagem que possibilitem a proteção e a recuperação da saúde individual e coletiva.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Participa da equipe multidisciplinar, nas diversas atividades que visam o aprimoramento e desenvolvimento das atividades de interesse da instituição;

- Identifica as necessidades de enfermagem, programando e coordenando as atividades da equipe de enfermagem, visando a preservação e recuperação da saúde;

- Elabora plano de enfermagem, baseando-se nas necessidades identificadas, para determinar a assistência a ser prestada pela equipe;

- Planeja, coordenar e organizar campanhas de saúde, como campanhas de vacinação e outras; Supervisiona a equipe de trabalho da enfermagem em todos os segmentos para manter uma adequada assistência aos clientes com eficiência, qualidade e segurança;

- Executa diversas tarefas de enfermagem de maior complexidade, valendo-se de seus conhecimentos técnicos, para proporcionar o maior grau possível de bem estar físico, mental e social aos seus pacientes;

- Participa na elaboração, execução e avaliação dos planos, de saúde, visando a melhoria da qualidade da assistência;

- Executa a distribuição de medicamentos valendo-se de prescrição médica;

- Elabora escalas de serviço e atividades diárias da equipe de enfermagem sob sua responsabilidade;

- Faz medicação intramuscular e endovenosa, curativos, retirada de pontos, etc;

- Mantém uma previsão a fim de requisitar materiais e medicamentos necessários, para assegurar o desempenho adequado dos trabalhos de enfermagem;

- Realiza reuniões de orientação e avaliação, visando o aprimoramento da equipe de trabalho;

- Faz a triagem nos casos de ausência do médico e presta atendimento nos casos de emergência;

- Providencia o recolhimento dos relatórios das unidades da Prefeitura Municipal, bem como fazer uma análise dos mesmos;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

- Executar outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Fisioterapeuta:

Trata sequelas de doenças diversas que comprometem a motricidade dos pacientes, empregando técnicas especiais de reeducação muscular, visando a recuperação funcional dos órgãos e tecidos afetados.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Avalia o estado de saúde de doentes e acidentados, realizando testes musculares e outros, para verificar o nível de capacidade funcional dos órgãos afetados. Planeja e executar tratamentos de afecções reumáticas, osteartroses, sequelas de acidentes vasculares cerebrais, poliomielite, encefalite, meningite, de traumatismos requidemulares, de paralisias cerebrais, motoras, neuróticas e de nervos periféricos, miopatias e outros;

- Trata as devidas afecções, sequelas, paralisias, miopatias e outras que possam ser diagnosticadas, utilizando-se de meios físicos especiais, visando reduzir ao mínimo as consequências dessas doenças;

- Presta atendimento à pessoas com membros amputados, fazendo treinamentos nas mesmas, visando a movimentação ativa e independente com o uso das próteses;

- Ensina, orienta e treina pacientes em correções de posturas ou exercícios ginásticos especiais, visando promover correção, recuperação ou ainda, reeducação funcional dos órgãos afetados;

- Manipula aparelhos de utilidade fisioterápicos;

- Controla o registro de dados, para elaborar boletins estatísticos;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

. Executa outras tarefas correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Médico:

Aplica os conhecimentos de medicina na prevenção e diagnóstico das doenças do corpo humano. Suas funções consistem em: efetua exames médicos, avaliando o estado geral em que o paciente se encontra e emitindo diagnóstico com a respectiva prescrição de medicamentos e/ou solicitação de exames, visando a promoção da saúde e bem estar da população.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Recebe e examina os pacientes de sua especialidade, auscultando, apalpando ou utilizando instrumentos especiais, para determinar o diagnóstico ou conforme necessidades requisitar exames complementares ou encaminhar o paciente para outra especialidade médica;

- Analisa e interpreta resultados de exames diversos, tais como de laboratório, raio X e outras para informar ou confirmar diagnóstico;

- Prescreve medicamentos, indicando a dosagem e respectiva via de administração dos mesmos;

- Presta orientações aos pacientes sobre meios e atitudes para restabelecer ou conservar a saúde;

- Anota e registra em fichas específicas, o devido registro sobre os pacientes examinados, anotando conclusões diagnósticas, evolução da enfermidade e meios de tratamento, para dar a orientação terapêutica, adequada a cada caso;

- Atende determinações legais, emitindo atestados conforme a necessidade de cada caso;

- Participa de inquéritos sanitários, levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas e estudos epidemiológicos, elaborando e/ou preenchendo formulários próprios e estudando os dados estatísticos, para estabelecer medidas destinadas a reduzir a morbidade e mortalidade decorrentes de acidentes do trabalho, doenças profissionais e doenças de natureza não-ocupacionais;

- Participa de programas de vacinação, orientando a seleção da população e o tipo e vacina a ser aplicada, para prevenir moléstias transmissíveis;

- Emite atestados e laudos para admissão ou nomeação de empregados, concessão de licenças, abono de faltas e outros;

- Colabora na limpeza e organização do local de trabalho;

- Efetua outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo local de trabalho.

Médico Veterinário:

Planeja, organiza, supervisiona e executa programas de defesa sanitária, proteção, aprimoramento e desenvolvimento da pecuária, realizando estudos e pesquisas, aplicando medicamentos, dando consultas, fazendo relatórios, exercendo fiscalização e empregando outros métodos, para assegurar a sanidade do rebanho, a produção racional e econômica de alimentos e a saúde da comunidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Programa e coordena atividades relativas a higiene de alimentos, como inspeção em estabelecimentos de maior risco epidemiológico, tais como aqueles que industrializam e/ou comercializam alimentos de origem animal como frigoríficos, supermercados, açougues e outros;

- Realiza inspeções para liberação inicial de licença sanitária em indústrias alimentícias tais como: massas, biscoitos, salgados, produtos em confeitarias e outros;

- Orienta, inspeciona e preenche formulários e requisições de registros de alimentos junto a Secretaria ou Ministério da Saúde;

- Programa, planeja e executa atividades relativas à educação sanitária junto a creches, escolas, orientações ao público consumidor e aos moradores rurais quanto a importância de saneamento básico e riscos de cisticercose;

- Atua no programa multiprofissional de controle de teníases e cisticercose, atuando nos focos, inspecionando as condições de saneamento básico e orientando sobre a doença;

- Realiza coletas de amostras de alimentos em locais de comercialização, aleatoriamente e de acordo com a programação anual;

. Orienta a população em geral, sobre instalações de estabelecimentos alimentares, legislação sanitária e informações técnicas à comerciantes e consumidores;

- Inspeciona, orienta e coleta amostras junto aos produtores de hortifrutigrangeiros, fazendo inspeção "in foco" com a finalidade de assegurar a qualidade da água, utilizada na irrigação;

- Recolhe dados e emite relatório sobre as atividades do setor de vigilância sanitária realizadas mensalmente;

- Participa na elaboração do programa anual de atividades do setor;

- Orienta e acompanha casos de zoonoses, agressão por animais e doenças causadas por animais para seu devido controle;

- Desenvolve e executa programas de nutrição animal, formulando e balanceando as rações para baixar o índice de conversão alimentar;

- Colabora na limpeza e organização do local de trabalho;

- Executa outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Psicólogo:

Procede ao estudo e avaliação dos mecanismos de comportamento humano, elaborando e aplicando técnicas psicológicas, como testes, para a determinação de características afetivas, intelectuais e motoras e outros métodos de verificação, para possibilitar a orientação, seleção e treinamento no campo profissional; emite parecer técnico, programa, desenvolve e acompanha serviços, participa de equipe multiprofissional.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Avalia pacientes, utilizando métodos e técnicas próprias, analisando, diagnosticando e emitindo parecer técnico, para acompanhamento, atendimento ou encaminhando a outros serviços especializados;

- Elabora e aplica testes, utilizando seu conhecimento e prática dos métodos psicológicos, para determinar o nível de inteligência, faculdades, aptidões, traços de personalidade e outras características pessoais, possíveis desajustamentos ao meio social ou de trabalho ou outros problemas de ordem psíquica e recomenda a terapia adequada;

- Presta atendimento psicológico de ordem psicoterápica e ou de curso preventivo, através de sessões individuais e grupais;

- Participa das atividades relativas ao processo de recrutamento, seleção, acompanhamento, treinamento e reciclagem de servidores e estagiários, quando solicitado pelo diretor administrativo, utilizando métodos e técnicas apropriadas aos objetivos da instituição;

- Diagnostica a existência de possíveis problemas na área da psicomotricidade, disfunções cerebrais mímicas, disritmías, dislexias e outros distúrbios psíquicos, aplicando e interpretando provas e outros reativos psicológicos, para aconselhar o tratamento ou a forma de resolver as dificuldades momentaneamente;

- Participa de programa de saúde mental, através de atividades com a comunidade, visando o esclarecimento e coparticipação;

- Colabora nos serviços de assistência social, analisando e diagnosticando casos na área de sua competência;

- Participa na elaboração de normas programáticas de materiais e de instrumentos necessários a realização de atividades da área, visando dinamizar e padronizar serviços para atingir objetivos estabelecidos;

- Encarrega-se de se ocupar dos aspectos psicológicos dos programas e medidas de prevenção de acidentes nas atividades da Prefeitura;

- Participa da equipe multiprofissional, em atividades de pesquisas e de projetos, de acordo com padrões técnicos propostos, visando o incremento, aprimoramento e desenvolvimento de áreas de trabalho e de interesse da instituição;

- Colabora nas atividades de readaptação de indivíduos incapacitados por acidentes e outras causas;

. Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

- Executa outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Nutricionista:

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Pesquisar, elaborar, dirigir e controlar os programas e serviços de nutrição nas diversas Unidades Escolares da Rede Municipal;

- Identificar e analisar hábitos alimentares e deficiências nutritivas nos indivíduos, bem como compor cardápios especiais visando suprir as deficiências diagnosticadas;

- Elaborar programas de alimentação básica para os alunos da rede Municipal de Ensino, para crianças das creches e de Ensino Fundamental do primeiro e segundo segmentos;

- Acompanhar a observância dos cardápios e dietas estabelecidos para analisar sua deficiência, supervisionar os serviços de alimentação promovidos pela prefeitura, visitando sistematicamente as unidades, para acompanhamento dos programas e averiguação do cumprimento das normas estabelecidas;

- Acompanhar e orientar o trabalho de educação alimentar realizados pelos professores da rede Municipal de Ensino e das Creches;

- Elaborar cardápios balanceados e adaptados aos recursos disponíveis pelos Convênios do Governo Federal;

- Planejar e executar programas que visem a melhoria das condições de vida da comunidade que se refere a difundir hábitos alimentares mais adequados, de higiene e de educação;

- Participar do planejamento da área física de cozinhas, depósitos, refeitórios e copas, aplicando princípios concernentes a aspectos funcionais e estéticos, visando racionalizar a utilização dessas dependências;

- Elaborar previsões de consumo de gênero alimentício e utensílios, calculando e determinando as quantidades necessárias à execução dos serviços de nutrição, bem como estimando os respectivos custos; pesquisar o mercado fornecedor, seguindo critérios de custo e qualidade;

- Emitir parecer nas licitações de gênero alimentícios, utensílios e equipamentos necessários para a realização dos programas; participar das atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal técnico e auxiliar, realizando-as em serviços ou ministrando aulas e palestras, afim de contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos; participar de grupos de trabalho e/ou reuniões com comunidades e outras entidades realizando estudos, emitindo pareceres ou fazendo exposições sobre situações e/ou problemas identificados, opinando, oferecendo sugestões, revisando e discutindo trabalhos técnico-científicos para fins de formulações de diretrizes, planos e programas de trabalho;

- Realizar outras atribuições compatíveis com sua especialização profissional.

Professor de Artes:

Atuação: rede municipal de Educação Básica visando o desenvolvimento da reflexão, da produção artística e da arte-educação.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Ministrar aulas e orientar a aprendizagem do aluno;

- Elaborar programas, planos de curso e de aula no que for de sua competência; avaliar o desempenho dos alunos, atribuindo-lhes notas ou conceitos nos prazos fixados; contribuir com os serviços de Orientação Educacional e Supervisão Escolar;

- Promover experiências de ensino e aprendizagem, contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino; participar de reuniões, conselhos de classe, atividades cívicas e outras;

- Promover aulas e trabalhos de recuperação com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem;

- Seguir as diretrizes do ensino emanado do órgão superior competente;

. Fornecer dados e apresentar relatórios de suas atividades;

- Executar outras atividades compatíveis com o cargo.

Professor com Especialidade em Psicopedagogia:

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Trabalhar com crianças da rede municipal de ensino que apresentem defasagem de aprendizagem idade-série, em atendimento profissional, a fim de promover a aprendizagem e garantir o bem estar do aluno;

- Participar, com a equipe multiprofissional, do diagnóstico, avaliação e solução de problemas de aprendizagem dos alunos ;

- Realizar intervenção psicopedagógica visando a solução de problemas de aprendizagem, tendo enfoque no individuo e/ou na instituição de ensino público;

- Diagnosticar e intervir psicopedagogicamente mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios da psicopedagogia;

- Utilizar métodos, técnicas e instrumentos psicopedagógicos que tenham por finalidade a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionadas com a aprendizagem;

- Prestar apoio psicopedagógico aos trabalhos realizados nos espaços institucionais;

- Supervisionar profissionais em trabalhos teóricos e práticos de psicopedagogia.

Assistente Administrativo:

Efetua diversas tarefas burocráticas, conferindo documentos, preparando correspondências, atualizando registro, manipulando máquinas de escritório e microcomputador e atendendo ao público em geral, seguindo as rotinas estabelecidas.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Preenche documentos, tais como: certidão de subdivisão de lotes, certidão de incorporação de lotes, alvará de construção, habite-se, obtendo assinatura do diretor responsável;

- Redige e digita textos do departamento sempre que necessário;

- Efetua cálculos para obter informações necessárias ao cumprimento da rotina administrativa;

- Opera máquinas de escrever, de cálculos e microcomputador;

- Atualiza fichários e arquivos, mantendo a ordem dos documentos;

- Atende ao público informando sobre requerimentos, projetos de construção, escrituras, divisões de lotes e chácaras;

- Consulta e coleta documentos, transcrições, arquivos e fichários, sempre que necessário;

- Redige cartas, comunicados, informativos e outros tipos de comunicação de interesse do município;

- Verifica negativas de impostos e taxas, protocolo de requerimento, verificação de débitos, confecção da negativa e guias de cobrança;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

- Executa outras tarefas correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Desenhista:

Desenha tabelas, diagramas, quadros estatísticos, gráficos, mapas, plantas e outros, utilizando compasso nomográfico, esquadros, réguas e demais instrumentos de desenhos, baseando-se em rascunhos ou orientações fornecidas.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Faz desenhos técnicos para projetos, como gráficos, mapas e outros desenhos para representação gráfica correta do projeto a ser executado e como diretriz para sua execução;

- Estuda todos os detalhes do projeto para assimilar os dados necessários a confecção do desenho técnico, utilizando instrumentos e materiais de desenho;

- Desenha projetos arquitetônicos, hidráulicos, estruturais e de incêndio, dimensionando os elementos parciais em escalas adequadas assegurando assim a forma ou estrutura do conjunto;

. Analisa todo e qualquer tipo de mapas e croquis do município;

- Realiza a limpeza do material técnico de desenho;

- Opera máquinas copiadoras;

- Reduz ou amplia desenhos, guiando-se por croquis, esboços ou instruções, seguindo a escala requerida;

- Efetua desenho em perspectiva e sob vários ângulos, observando medidas, características e outras anotações técnicas;

- Desenha e pinta cartazes informativos, dispondo adequadamente os letreiros e ilustrações, para conseguir os efeitos visuais de acordo com o objetivo fixado;

- Copia desenhos já estruturados, segundo a forma, dimensões e demais especificações dos originais;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

- Executa outras tarefas correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Técnico em Higiene Dental:

Atua sob a supervisão de um cirurgião-dentista, colaborando em pesquisas, auxiliando o profissional em seu atendimento de consultório, desenvolvendo atividades de odontologia sanitária e compondo a equipe de saúde em nível local, a fim de dar apoio às atividades próprias do profissional de odontologia.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Recebe os pacientes com horários previamente marcados, identificando suas necessidades;

- Realiza trabalho de escovação dentária supervisionada, para que o público infantil consiga fazer uma higiene bucal eficaz;

- Faz aplicações tópicas de flúor e selante nos pacientes, mediante indicação do odontólogo;

- Presta instruções aos pacientes, sobre cuidados necessários após a aplicação de flúor nos dentes;

- Faz o acabamento de restauração dentária, ou seja, o fechamento dos dentes;

- Ministra palestras sobre saúde bucal com demonstração de escovação nas escolas;

- Supervisiona a aplicação de flúor nas escolas; Realiza a raspagem da placa bacteriana;

- Marca os procedimentos realizados, na ficha de cada paciente, que assegurem uma sequência ordenada do trabalho;

- Elabora relatório mensal dos serviços realizados na área odontológica, bem como nas aplicações de flúor;

- Participa de programas educativos de saúde bucal, transmitindo noções de higiene, prevenção e tratamento das doenças orais, para orientar pacientes ou grupos de pacientes;

- Executa tarefas de apoio, realizando testes de vitalidade pulpar e procedendo à tomada e revelação de radiografias intra-orais para subsidiar decisões do profissional responsável;

- Aplica conhecimentos específicos, executando a remoção de indutos, placas e tártaro supragengival, fazendo a aplicação tópica de substâncias e realizando demonstrações de técnicas de escovagens, para contribuir na prevenção da cárie dental;

- Desenvolve atividades complementares, inserindo e condensando substâncias restauradoras, confeccionando modelos, polindo restaurações, removendo suturas, preparando moldeiras e substâncias restauradoras e de moldagens, para contribuir em atividades próprias do consultório;

- Colabora em levantamentos e estudos epidemiológicos, coordenando, monitorando e anotando informações para colaborar no levantamento de dados e estatísticas;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

- Executa outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Técnico Agrícola:

Executa tarefas de caráter técnico relativas à programação, assistência técnica e controle dos trabalhos agrícolas, orientando os agricultores nas tarefas de preparação dos solos, plantio, colheita e beneficiamento de espécies vegetais, combater a parasitas e outras pragas, auxiliando os especialistas de formação superior no desenvolvimento da produção.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Executa medições de áreas agrícolas;

- Orienta os agricultores e pecuaristas nas tarifas de preparação dos solos;

- Aloca curvas de nível e orienta a construção das mesmas;

- Faz o combate a parasitas e outras pragas;

- Orienta agricultores quanto ao manejo e conservação do solo e uso adequado dos defensivos;

- Repassa aos agricultores as novas tecnologias de cultivo, através de reuniões e técnicas de campo;

- Cadastra as propriedades rurais e manter atualizado o cadastro;

- Elabora o plano integrado da propriedade orientando o produtor quanto a aptidão de sua propriedade;

- Faz a coleta e análise de amostras de solo, realizando testes laboratoriais e outros, para determinar a composição da mesma e selecionar o fertilizante mais adequado;

- Prepara e orienta a preparação de pastagens ou forragens, utilizando técnicas agrícolas, para assegurar, tanto em quantidade como em qualidade, o alimento dos animais;

- Presta assistência técnica individual e coletiva, para produtores filiados às associações rurais; Realiza a demarcação de terraços e curvas de nível em projetos de conservação do solo;

- Elabora projetos comunitários para aquisição de equipamentos para melhoria da produtividade e projetos individuais para aquisição de esterqueira, proteção de fontes, etc;

- Faz a demarcação de terraços, enleiramento de pedras, levantamento topográfico por adequação de estradas rurais, levantamento topográfico para construção de açudes, demarcação de bigodes e passadores em estradas readequadas, projetos para construção de açudes, esterqueiras, silos, etc;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

- Executa outras tarefas correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Técnico de Saneamento:

Fiscaliza o cumprimento das normas contidas nato visando a fiscalização e o cumprimento das normas de legislação do programa de saneamento básico e epidemiológico do município.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Procede a fiscalização e inspeção dos estabelecimentos comerciais de produtos perecíveis e que apresentam risco epidemiológico, verificando prazos de validade, condições de armazenamento dos produtos e registro dos mesmos;

- Executa controle rigoroso sobre a venda dos produtos de origem animal, exigindo os vistos de inspeção pela saúde;

- Atende as reclamações públicas em relação à presença de animais no perímetro urbano, lixo mal acondicionado ou espalhado, fossas e demais irregularidades ligadas à saúde, que atentem ao bem estar da comunidade;

- Desenvolve ações de saneamento básico;

- Acompanha e realiza a coleta de material para exames de laboratório de animais agressores, visando o controle epidemiológico da raiva;

- Realiza vistorias em casas ou conjuntos residenciais para aprovação de projetos e protocolo e liberação de "habite-se";

- Desenvolve atividades relativas a educação sanitária, orientando e conscientizando a população sobre as condições dos produtos comercializados e higiene dos estabelecimentos, visando com isto a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública;

- Orienta os produtores e faz coleta de material em hortifrutigranjeiros, esclarecendo a importância da qualidade da água a ser usada para irrigação, visando a melhoria de qualidade dos produtos oferecidos à população;

- Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho;

. Executa outras tarefas correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Técnico em Enfermagem:

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Desempenha atividades técnicas de enfermagem nas Unidades de Saúde Municipais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios;

- Atua em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas;

- Presta assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar;

- Administra medicamentos e desempenha tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental;

- Organiza o ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões;

- Trabalha em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança;

- Realiza registros e elabora relatórios técnicos;

- Desempenha atividades e realiza ações para promoção da saúde da família.

Técnico em Segurança do Trabalho:

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Supervisionar as atividades ligadas á segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.

- Promover inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho.

- Preparar programas de treinamento sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de cursos.

Operador de Raio - X II:

Executa exames radiológicos, sob a supervisão do médico radiologista, posicionando adequadamente o paciente e acionado o aparelho de raios x, para atender a requisições médicas.

DESCRIÇÃO DETALHADA

- Recebe os pacientes, encaminhando-os ao local determinado para realização de exames.

- Seleciona os filmes a serem utilizados, atendendo ao tipo de radiologia requisitada pelo médico.

- Coloca o filme no chassi da máquina, posicionando-o e fixando marcas preestabelecida para bater os chapas radiológicas.

- Coloca o paciente em condições físicas e posição correta para assegurar a validade do exame.

- Aciona o aparelho de raio x, para a devida descarga de radioatividade necessária sobre a área a ser examinada.

- Encaminha o chassi com o filme à câmara escura, para ser feita a revelação do filme.

- Registra o número de radiografias realizadas.

- Controla o estoque de filmes e a preparação dos tanques de revelação dos exames de raio x.

- Datilografa documentos relativos ao exame: nome do paciente, nome do médico requisitante e tipo de exame realizado, para o respectivo laudo.

- Entrega os resultados de exames de raio x aos pacientes.

- Mantém a ordem e a higiene do ambiente de trabalho, seguindo normas e instruções para evitar acidentes.

- Realiza outras atividades correlatas e/ou determinadas pelo superior imediato.

ANEXO II

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - TODOS OS CARGOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Textualidade, coerência e coesão. Semântica. Plural de substantivos e adjetivos compostos. Sinonímia e antonímia. Emprego de pronomes. Concordância e Regência. Uso da crase. Uso dos porquês. Uso das conjunções. Emprego dos verbos. Pontuação. Homônimos e parônimos. Ortografia.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - MAGISTÉRIO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Introdução ao estudo da Psicologia da Educação. Principais teorias da aprendizagem do século XX. Desenvolvimento humano e sua relação com a aprendizagem. O cognitivismo e o sócio-interacionismo. Dimensões político-sociais, técnicas e humanas da Didática e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da Didática. Lei 8069 de 13 de julho de 1990 - ECA.

PROFESSOR DE ARTES - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Artes Visuais. Dança. Música. Teatro. História da Arte. Concepções pedagógicas da atualidade.

PROFESSOR COM ESPECIALIDADE EM PSICOPEDAGOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: Inteligência e aprendizagem global e específica. - O fracasso escolar: perspectivas sociais, da escola e do aluno. A etiologia dos problemas de aprendizagem. Deficiência mental e o processo de aprender.

PSICOPEDAGOGIA E ÁREAS DO CONHECIMENTO: Desenvolvimento cognitivo e processos de pensamento lógico-matemático. Desenvolvimento emocional e afetivo e implicações na aprendizagem. Desenvolvimento da linguagem e aquisição da leitura e da escrita. Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem.

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E O PROCESSO DE APRENDER: Fundamentos do diagnóstico psicopedagógico e da intervenção psicopedagógica. Instrumentos de avaliação: da linguagem (escrita, oral, simbólica); dos processos lógico-matemáticos; do desenvolvimento psicomotor; do desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional em seu vínculo com processo de aprender. Integração entre diagnóstico e o processo de aprender.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - EXCETO MAGISTÉRIO

BIOQUÍMICO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Bioquímica clinica: Metodologias de análise. Colheita e conservação de amostras biológicas. Determinação de metabólitos em amostras biológicas. Correlação de resultados bioquímicos com fisiopatologia. Hematologia: Hematopoese normal e células sanguíneas Anemias hipocrômicas, megaloblásticas, hemolíticas, aplásticas, diseritropoiéticas e secundárias. Hemoglobinoplastias. Coagulação, distúrbios vasculares e plaquetários de sangramento. Coleta de material para exames hematológico. Leucogênese e execução de técnicas para contagem global e específica. Eritrogênese e execução de técnicas inerentes aos glóbulos vermelhos e hematoscopia da série vermelha.

Imunologia clínica: Princípios de imunologia. Imunodiagnóstico das principais doenças infecciosas e autoimunes. Automação. Interpretação de perfis sorológicos: infecção aguda, crônica e congênita. Eficiência de testes imunológicos, imunidade celular. Autoimunidade. Imunodeficiência.

Microbiologia clínica: Classificação, taxonomia e identificação de bactérias e micoses de interesse clínico. Técnicas de preparo e esterilização em microbiologia. Colheita, transporte, processamento, análise de culturas microbianas. Provas de sensibilidade a agentes antimicrobianos.

Parasitologia clínica: Protozoários e helmintos: ciclo evolutivo, morfologia, patogenia e diagnóstico. Métodos de diagnóstico laboratorial de protozoários intestinais, teciduais e sanguíneos e de helmintos. Colheita e conservação de material biológico.

Uroanálise: Colheita e conservação do material biológico. Pesquisas e dosagens na urina. Exame físico-químico e sedimentoscopia qualitativa e quantitativa da urina. Análise química dos cálculos urinários. Proteínas Plasmáticas. Metabolismo das proteínas, Patologias que alteram as proteínas do plasma e a albumina. Quantificação e uso clínico de proteínas especificas no plasma e urina.

Carboidratos. Função, estrutura e absorção dos carboidratos. Metabolismo da glicose e cetogênese. Controle hormonal da homeostasia da glicose. Diabetes mellitus - ensaios para o diagnóstico laboratorial do paciente com diabetes: glicemia de jejum, glicemia pós-sobrecarga, curva glicêmica, dosagem de insulina e peptídeo C. Ensaios laboratoriais para o controle do paciente com diabetes: Hemoglobina Glicada, Frutosamina, Microalbuminúria. Diabetes Renal e diabetes insípido: conceitos. Hipoglicemias: sintomas e diagnóstico laboratorial. Hemoglobina Glicada e Microalbuminúria. Princípios para a determinação da hemoglobina glicada

Lipídeos e Lipoproteínas. Conceito e estrutura dos lipídeos e lipoproteínas. Lípideos, lipoproteínas e outros fatores de risco para Doença Arterial Coronária. Perfil lipídico (colesterol total, HDL-c, LDL-c e triacilgliceróis: uso clínico e variabilidades pré-analítica e biológica. Apolipoproteínas (Apo AI, apo B e Lp(a)): uso diagnóstico.

Enzimologia Clínica: definição e mecanismo de ação das enzimas; medida da atividade enzimática: fatores alteram a velocidade de reações catalisadas por enzimas. Principais enzimas de uso diagnóstico: Fosfatases (ácida prostática e alcalina), Aminotransferases (AST e ALT), L1-GT, Amilase, Lipase, LD, CK total, CK-MB e isoformas de CK.

Função Hepática: estrutura e função hepática. Metabolismo da bilirrubina; principais patologias que alteram os níveis de bilirrubinas. Marcadores. Hepatites virais e cirrose: diagnóstico laboratorial

Função Cardíaca: estrutura e função cardíaca; infarto agudo do miocárdio: fisiopatologia e marcadores laboratoriais: proteínas (mioglobina, troponinas cardíaca específicas) e perfis enzimáticos e isoenzimáticos. Função Renal: estrutura e funções do rim; provas laboratoriais de rotina para avaliação renal: dosagens de Uréia, Creatinina e Clearance de Creatinina, Proteinúria. Ácido Úrico e Gota: metabolismo do ácido úrico e diagnóstico da gota.

Segurança no Laboratório: uso de equipamentos de proteção individual e coletiva. Preparo de soluções. Medidas de volume: pipetas de vidro e pipetas automáticas. Espectrofotômetria: princípios e aplicações. Controle de qualidade analítica.

CIRURGIÃO-DENTISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Diagnóstico em Patologia Bucal. Dentistica Operatória. Periodontia Clínica. Anatomia Bucal. Anatomia Fundamental. Endodontia. Odontopediatria. Noções sobre Saúde Pública.

ENFERMEIRO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Enfermeiro como líder e agente de mudança na perspectiva ética, política, social e humana. Características do trabalho em Saúde e em Enfermagem. Composição da equipe de Enfermagem. Lei do Exercício Profissional. Código de Ética. Administração do processo de cuidar em Enfermagem. Gerenciamento dos serviços de Enfermagem. A saúde do trabalhador no contexto da Enfermagem. O papel do Enfermeiro no gerenciamento de resíduos de saúde. Princípios da administração de medicamentos. Cuidados de Enfermagem relacionados à terapêutica medicamentosa. Assistência de Enfermagem na prevenção e controle de infecção hospitalar. Assistência de Enfermagem em saúde materna: gestação e desenvolvimento fetal, propedêutica obstétrica. Diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Leis Federais números 8.080/90 e 8.142/90 - Leis Orgânicas da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Estratégia de Saúde da Família. Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Promoção da Saúde. Vigilância em Saúde. Aspectos epidemiológicos das doenças endêmicas no Brasil. Indicadores de nível de saúde da população. Enfermagem em saúde pública/imunização, tipos, princípios de conservação e armazenamento. Esquema de vacinação do Ministério da Saúde. Programas de saúde da mulher, adulto, criança, adolescente e idoso. Assistência de enfermagem clínica e cirúrgica. Assistência de enfermagem a pacientes críticos. Assistência de enfermagem em unidade de emergência. SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem. Política Nacional de Humanização.

FISIOTERAPEUTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Anatomia e Fisiologia: artrologia e miologia dos membros superiores e inferiores e do tronco; neuroanatomia; anatomia do sistema respiratório e cardiovascular; neurofisiologia; fisiologia: respiratória, cardiovascular, articular e do envelhecimento; Avaliação e conduta fisioterapêutica para as disfunções cardiovasculares (afecções vasculares periféricas crônicas e agudas, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana), pneumológicas (doença pulmonar obstrutiva crônica, afecções pleurais, bronquiectasia, Síndrome de Angústia Respiratória Aguda, insuficiência respiratória aguda, fibrose cística, traumatismos torácicos, pneumonia e atelectasia), reumatológicas (artroses, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistêmico), geriátricas (osteoporose, alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento, incontinência urinária), traumatoortopédicas (desvios da coluna vertebral, fraturas, luxações, lesões de partes moles, lesões articulares, complicações osteoarticulares pós-traumáticas: rigidez, distrofia simpáticoreflexa, síndrome compartimental), neurológicas (acidente vascular encefálico, traumatismo raque-medular, polineuropatias, doenças extrapiramidais, lesões de nervos periféricos e paralisia facial) e dermatológicas (paciente queimado, úlceras de pressão); Fisioterapia em pré e pós-operatório de cirurgias torácicas, abdominais e ortopédicas; Fisioterapia em Terapia Intensiva: avaliação fisioterapêutica e radiológica do tórax, abordagem cinesioterapêutica do aparelho locomotor e do sistema respiratório, síndrome de imobilismo, noções de assistência ventilatória, monitorização respiratória e desmame; Fisioterapia Geral - cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia, fototerapia. Sus/Saúde Pública: Constituição Federal/88: Capítulo da Saúde. Organização dos serviços de saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes, históricos, princípios e diretrizes, controle social, financiamento, legislação e normatização complementar do SUS. Planejamento e programação local de saúde, distritos sanitários. Política Nacional de Humanização. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. Estratégias de Organização da Atenção Básica: Programa de Agentes Comunitários e Saúde da Família, Trabalho em equipe multidisciplinar. Epidemiologia e Sistemas de Informação: Bases conceituais, processo saúde - doença (fatores determinantes e desencadeadores), Medidas de morbimortalidade, Epidemiologia das doenças infecciosas e não infecciosas que causam impacto na qualidade de vida, doenças preveníveis por imunização, Zoonoses (dengue, leischimaniose, leptospirose, hidrofobia, toxoplasmose, entre outras; características, medidas de prevenção e tratamento). Lei nº 8080, de 18/09/90 e Lei nº 8142, de 28/12/90. NOAS 2001. Sugestão Bibliográfica: Livros que abranjam o programa proposto.

MÉDICO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Responsável técnico: epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, troboembolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neoplasias; sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarreia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon; tumores de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias, metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidismo, hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas, anemia aplásica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; reumatológicas: osteoartrose, doença reumatoide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doença do colágeno; neurológicas: coma, cefaleias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifoide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leichmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença menigocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses; dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas; imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia; ginecológica: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorreias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico atendimento ao paciente politraumatizado,ao paciente queimado,manejo das intoxicações.

PSICÓLOGO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Psicologia Geral; Psicologia da Personalidade; Psicopatologia; Ética profissional do psicólogo; Psicologia do desenvolvimento; Avaliação psicológica e psicodiagnóstico; Psicologia organizacional e do trabalho; Psicologia e contextos de saúde.

NUTRICIONISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Avaliação nutricional nos ciclos da vida. Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN, Aplicações na área). Nutrição na Atenção Básica. Nutrição Materna , da Criança e do Adolescente: necessidades energéticas e nutricionais;aleitamento materno e alimentação complementar. Distúrbios Nutricionais e Fraco vínculo Mãe e Filho. Cuidado nutricional e dietoterapia nas patologias da gestação. Epidemiologia da nutrição: definições e princípios básicos; DCNT. Políticas de alimentação e nutrição no Brasil (PNAN, PNAE). Conceitos: Conceito, objetivos e princípios da Dietoterapia; Processo do Cuidado Nutricional do paciente enfermo; Prescrição Dietética. Cuidado nutricional e dietoterapia nas enfermidades carenciais e distúrbios do controle de peso. Controle do peso corpóreo: Obesidade e Baixo Peso/Magreza; transtornos do comportamento alimentar: anorexia e bulimia. Cuidado nutricional nas enfermidades do aparelho digestório: Cavidade oral, Esôfago ; Estômago ; Intestino. Cuidado nutricional e dietoterapia nas doenças cardiovasculares: Dislipidemias. Cuidado nutricional e dietoterapia nas doenças pulmonares: Doença pulmonar obstrutiva crônica/ Insuficiência respiratória; Câncer de pulmão; Fibrose cística. Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca aguda e crônica. Cuidado nutricional e dietoterapia nas glândulas anexas e sistema endócrino: Fígado; Vesícula biliar ; Pâncreas a); Sistema endócrino: tireóide, paratireoide, suprarrenal, Diabetes Mellitus. Alergia e intolerância alimentar. Cuidado nutricional e dietoterapia na osteoporose. Guias alimentares para população brasileira. Planejamento de cardápios. Exigências nutricionais gerais da população infantil e adulta. Condições sanitária, higiênicas e de conservação dos alimentos. Técnica dietética - seleção e preparo de alimentos.

MÉDICO VETERINÁRIO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Inspeção de produtos de origem animal. Doenças infectocontagiosas dos animais domésticos. Doenças parasitarias dos animais domésticos. Zoonoses e saúde pública. Bovinocultura de leite e corte. Reprodução dos animais domésticos. Clínica médica e terapêutica de bovinos. Desinfetantes e desinfecção em instalações zootécnicas. Imunoprofilaxia e diagnostico em animais domésticos. Alimentação de ruminantes.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO - TODOS OS CARGOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Textualidade, coerência e coesão; Semântica; Plural de substantivos e adjetivos compostos; Sinonímia e antonímia; Emprego de pronomes; Concordância e Regência; Uso da crase; Uso dos porquês; Uso do artigo; Homônimos e parônimos; Ortografia; Encontros vocálicos e consonantais.

INFORMÁTICA

Sistema Operacional (Microsoft Windows 2003/XP): conceito de pastas, arquivos, atalhos, área de trabalho, área de transferência; manipulação de arquivos e pastas; uso de utilitários como antivírus, desfragmentador de disco, limpeza de disco. Internet: conceitos básicos relacionados à Internet; uso de software de navegação na Internet e de correio eletrônico; segurança. Editor de Textos (Microsoft Word 2003): estrutura básica dos documentos; edição e formatação de textos, incluindo: parágrafos, fontes, marcadores, alinhamento, tabelas, controle de quebras, cabeçalhos, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos e desenhos, alteração e uso de estilos, correção ortográfica; configuração de página e de impressão; propriedades de documentos; opções de segurança, edição, impressão, salvamento de arquivos; barras de ferramentas do Microsoft Word como revisão, figuras, desenho. Planilha Eletrônica (Microsoft Excel 2003): estrutura básica de uma planilha; edição e formatação de planilhas, inclusão de células, linhas, colunas, gráficos, fórmulas, funções; classificação e filtros; configuração de página e de impressão. Arquivos pdf, incluindo geração, edição, impressão e leitura de arquivos em formato pdf.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos básicos de administração: conceitos, características e finalidade. Funções administrativas: planejamento, organização, controle e direção. Estrutura organizacional. Comportamento organizacional. Rotinas administrativas: técnicas de arquivo e protocolo. Racionalização do trabalho. Higiene e segurança do trabalho: conceito, importância, condições do trabalho. Técnicas administrativas e organizacionais. Delegação de poderes; centralização e descentralização. Liderança. Motivação. Comunicação. Redação oficial e técnica. Etiqueta no trabalho. Ética. Relações humanas: trabalho em equipe; comunicação interpessoal; atendimento ao público. Qualidade no atendimento. Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil: dos Princípios Fundamentais; dos Direitos e Garantias Fundamentais (dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; dos Direitos Sociais; da Nacionalidade; dos Direitos Políticos); da Organização do Estado: dos Municípios; da Administração Pública (Disposições Gerais; dos Servidores Públicos); Lei Orgânica do Município de Mangueirinha; Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Mangueirinha.

DESENHISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Estudo de ponto e reta. Conhecimento e aplicação de Normas Técnicas. Leitura e interpretação de projetos arquitetônicos urbanos e rurais. Áreas, plantas e cortes. Materiais de desenho técnico. Normas para desenho técnico - ABNT/DIN. Projeções ortogonais e vistas omitidas. Letra técnica e números técnicos. Escalas. Cotagem. Perspectivas.

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Anatomia e Fisiologia; Radiologia técnica; Microbiologia e esterilização; Odontologia social e higiene dental; Noções de periodontia; Noções de dentística; Materiais, equipamentos e instrumentais. Noções sobre saúde pública.

TÉCNICO AGRÍCOLA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Administração rural: características econômicas das propriedades rurais de produção da região sudoeste do Paraná e gestão de empreendimentos agropecuários familiares e empresariais; técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização e compra de produtos agropecuários e insumos; Extensão rural: características sociais das atividades peculiares nas propriedades rurais de produção da região sudoeste do Paraná, e sua organização e a assistência técnica; Agroecologia Bioclimatologia: características ambientais das atividades peculiares nas propriedades rurais de produção da região sudoeste do Paraná, e o planejamento de medidas de proteção do meio ambiente e cumprimento das normas ambientais; alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e dos animais; Solos, fertilidade e adubação: classificação, caracterização, exploração, manejo e conservação de acordo com suas características e noções de fertilidade e adubação; Nutrição animal: balanceamento de ração, programas de nutrição e manejo alimentar de aves de corte, aves de postura, suínos, bovinos de leite e carne; Melhoramento e reprodução animal: métodos e programas de reprodução e melhoramento genético de aves, suínos e bovinos; Mecanização agrícola: identificação, descrição, manutenção, operação e regulagens de forma segura e correta de tratores, colhedoras e implementos agrícolas de manejo do solo, tratos culturais, colheita e armazenamento do milho, soja, espécies hortícolas e frutíferas; e tecnologia de aplicação de agrotóxicos; Topografia: Levantamentos de altimetria e de planimetria; Fitopatologia, plantas daninhas e entomologia: Manejo de pragas, plantas invasoras e doenças nas culturas da soja, milho, feijão, trigo e espécies frutíferas; Sanidade animal: medidas profiláticas, de higiene e sanitárias na produção animal e agroindustrial e sistemas de controle de qualidade e rastreabilidade na produção animal de bovinos de leite e corte, suínos - ciclo completo e avicultura; Forragens e pastagens: Implantação e manejo de pastagens e espécies forrageiras; Culturas anuais: manejo de áreas e culturas em plantio direto, espécies utilizadas para adubação verde de inverno e verão, processos simbióticos, de absorção, de translocação e os efeitos alelopáticos entre solo e planta; Silvicultura: propagação em viveiros e de casas vegetação de espécies florestais e sua produção; Fruticultura: propagação em viveiros e de casas vegetação de espécies frutíferas, implantação e manejo de um pomar de pêssego, citrus, videira, ameixa e nectarina; Olericultura: Produção de mudas e cultivo da alface, cenoura, repolho, beterraba, tomate: manejo da cultura; Melhoramento e reprodução animal: métodos e programas de reprodução e melhoramento genético de aves, suínos e bovinos; Agroindústria: noções de obtenção, preparo, conservação e armazenamento da matéria-prima da produção animal e vegetal; Legislação: elaboração de relatórios, laudos, perícias, pareceres e projetos técnicos e topográficos e de impacto ambiental.

TÉCNICO DE SANEAMENTO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Qualidade físico-químicos e bacteriológicos da água. Captação de águas superficiais e subterrâneas. Estação de tratamento da água. Tratamento de esgoto doméstico. Fossa séptica e sumidouro.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Política de Saúde no Brasil: princípios, diretrizes e a inserção dos Serviços de Enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS). Atribuições do profissional técnico de enfermagem e sua inserção na equipe de saúde. Registros de enfermagem e passagem de plantão: implicações éticas e legais. Assistência de Enfermagem à saúde da criança e do adolescente; à saúde da mulher; à saúde do homem e do idoso. Assistência ao indivíduo, família e comunidade com transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos. Assistência ao indivíduo criticamente enfermo e seus familiares. Fundamentos da Assistência de Enfermagem: aferir sinais vitais; administração de medicamentos (vias: oral, tópica, nasal, ocular, dérmica, retal, endovenosa, intradérmica, subcutânea, intramuscular, vaginal); higienização do paciente: oral, cabelo, banho no leito e de aspersão; controle hídrico; medidas de conforto e segurança do paciente: prevenção de escaras e deformidades; restrição no leito e transporte do paciente; medidas antropométricas em crianças e adultos; assistência de enfermagem no pré, trans e pós-operatório, pós-morte: preparo do corpo; oxigenoterapia; técnicas assépticas: lavagem de mãos e manuseio de material esterilizado. Uso de Equipamentos de proteção individual, precauções e bloqueios. Noções básicas sobre administração de fármacos, efeitos colaterais e assistência de enfermagem. Código de Ética e Lei do Exercício Profissional. Enfermagem-materno-infantil: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino; Planejamento Familiar; assistência de enfermagem aos cuidados mediatos e imediatos ao Rn; amamentação. Fundamentos de Enfermagem: sinais vitais; higiene e conforto; administração de medicamentos e cálculo de medicação; tipos de curativos.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Normalização Técnica. Legislação: previdenciária e do trabalho. Acidentes de trabalho. Higiene e saúde ocupacional. Epidemiologia, toxicologia e doenças profissionais. Primeiros socorros. Segurança do trabalho. Ergonomia. Tecnologia de prevenção no combate a sinistros.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO

Conjunto dos números reais; Problemas envolvendo operações com conjuntos (união, intersecção, diferença e complementar); Divisão em partes diretamente proporcionais e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Problemas de porcentagens envolvendo operações comerciais, juros simples e juros compostos; Média aritmética, média ponderada, mediana e moda de dados não agrupados; Problemas envolvendo equações do 1º e 2º graus; Progressão aritmética e progressão geométrica; Perímetros e áreas de figuras planas; Áreas e volume de paralelepípedos retos, cubo, cilindro circular reto e esfera; Noções de Análise Combinatória. Problemas de raciocínio lógico; Noções de probabilidades.

OPERADOR DE RAIO - X II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Física dos raios X. Elementos de radiologia. Elementos de radiografias. Organização dos serviços de radiologia. Incidências básicas radiológicas. Exames contrastados. Cuidados e técnicas para procedimentos radiológicos. Proteção radiológica. Procedimentos especiais. Anatomia e fisiologia. Conhecimentos essenciais em saúde básica. Ética profissional.

ANEXO III

PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS

1 DA PONTUAÇÃO PELOS TÍTULOS APRESENTADOS

1.1 Para efeitos da pontuação dos títulos, a equipe da FUNTEF-PR considerará os seguintes documentos:

1.1.1 Certificado de Doutorado (Stricto Sensu) - 12 pontos;

1.1.2 Certificado de Mestrado (Stricto Sensu) - 8 pontos;

1.1.3 Certificado de Especialização (Lato Sensu) - 4 pontos.

1.2 O candidato que apresentar mais de um dos Certificados mencionados no item 1.1, terá considerado o de maior valor.

1.3 Não serão contabilizados dois ou mais Certificados referentes à mesma titulação.

2 DATA E FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS TÍTULOS

2.1 A entrega dos títulos deverá ser realizada por todos os candidatos concorrentes aos cargos de nível superior e cujas inscrições tenham sido homologadas.

2.2 A entrega dos títulos deverá ser realizada pelos correios, por SEDEX, com aviso de recebimento (AR), através de correspondência postada no período de 26 de abril de 2010 até 30 de abril de 2010, endereçada à FUNTEF-PR - Núcleo de Concursos Externos, Via do Conhecimento, km 01, Caixa Postal 571, CEP 85503-390, Pato Branco -PR.

2.3 Os Certificados encaminhados deverão ser apresentados na sua forma original, ou na forma de cópia autenticada em cartório competente.

2.4 Os documentos recebidos pela FUNTEF-PR para a pontuação dos títulos não serão devolvidos, seja qual for o motivo alegado.