Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP

Notícia:   Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP oferece 102 vagas de até R$ 1.393,26

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPECERICA DA SERRA

ESTADO DE SÃO PAULO

CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2008 - DRH

EDITAL Nº 051/2008

A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA DA SERRA, com sede na Avenida Eduardo Roberto Daher, 1.135 - Centro - Itapecerica da Serra, FAZ SABER que realizará em dia, horário e local a serem divulgados oportunamente, Concurso Público para provimento de empregos pertencentes ao quadro de funcionários da Prefeitura do Município de Itapecerica da Serra, sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT, que será regido pelas instruções especiais, parte integrante deste Edital, conforme orienta o art. 37, inc. II, da Constituição da República Federativa do Brasil, bem como pela Legislação Federal, Estadual e Municipal pertinentes. O certame será realizado em todas as suas fases com supervisão da Comissão do Concurso Público, nomeada pela Portaria n.º 371/2007, de 27 de abril de 2007, alterada pela Portaria 604/2008.

I - DOS EMPREGOS, VAGAS, TAXA DE INSCRIÇÃO, SALÁRIO BASE, PRÉ-REQUISITOS, TIPO DE PROVA E CARGA HORÁRIA.

EMPREGO

TOTAL DE VAGAS *

VAGAS RESERVADAS PARA DEFICIENTES **

TAXA INSCRIÇÃO

SALÁRIO BASE ***

PRÉ-REQUISITOS

TIPO DE PROVA

CARGA HORÁRIA SEMANAL

AGENTE ADMINISTRATIVO I (Pagem)

12

1

10,00

433,00

Ensino Fundamental Completo

Escrita

40

AGENTE ADMINISTRATIVO I (Vigia)

8

1

10,00

433,00

Ensino Fundamental Completo

Escrita

40

AGENTE ADMINISTRATIVO II (Telefonista)

1

1

10,00

633,00

Ensino Fundamental Completo

Escrita

30

AGENTE FISCAL (Fiscal Meio Ambiente)

1

1

20,00

952,00

Ensino Médio Completo

Escrita

40

AGENTE FISCAL (Fiscal de Obras)

6

1

20,00

952,00

Ensino Médio Completo

Escrita

40

AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

2

1

10,00

433,00

Ensino Fundamental Completo

Escrita e Prática

40

AUXILIAR DE SERVIÇO ESCOLAR

6

1

10,00

433,00

Ensino Fundamental Completo

Escrita

40

INSPETOR DE ALUNOS

12

1

20,00

633,00

Ensino Médio Completo

Escrita e Prática

40

OFICIAL DE ESCOLA

12

1

20,00

661,00

Ensino Médio Completo

Escrita e Prática

40

OPERACIONAL I (Coletor de Lixo)

12

1

10,00

433,00

Alfabetizado

Escrita e Prática

40

OPERACIONAL I (Servidor Braçal)

12

1

10,00

433,00

Alfabetizado

Escrita e Prática

40

OPERACIONAL II (Jardineiro)

3

1

10,00

478,00

Ensino Fundamental Completo

Escrita e Prática

40

OPERACIONAL II (Lavador de Veículos)

2

1

10,00

478,00

Ensino Fundamental Completo

Escrita e Prática

40

OPERACIONAL III (Pedreiro)

3

1

10,00

556,00

Ensino Fundamental Completo

Escrita e Prática

40

OPERACIONAL IV (Eletricista de Manutenção)

1

1

20,00

661,00

Ensino Médio Completo com curso de formação

Escrita e Prática

40

TÉCNICO II (Engenheiro Agrônomo)

1

1

40,00

1.035,00

Superior na área específica com Registro Profissional

Escrita

30

TÉCNICO II (Fisioterapeuta)

1

1

40,00

1.035,00

Superior na área específica com Registro Profissional

Escrita

30

TÉCNICO II (Geógrafo)

1

1

40,00

1.035,00

Superior na área específica com Registro Profissional

Escrita

30

TÉCNICO II (Jornalista)

3

1

40,00

1.035,00

Superior na área específica com Registro Profissional

Escrita

30

TÉCNICO II (Psicopedagogo)

1

1

40,00

1.035,00

Superior com Pós-Graduação em Psicopedagogia

Escrita

30

DIRETOR DE ESCOLA (DE) (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

2

1

40,00

1.393,26

Licenciatura plena em pedagogia com habilitação em administração escolar ou gestão escolar, com experiência mínima de seis meses na área de magistério (docência)

Escrita

40

(*) Total de vagas (incluindo as reservadas para candidatos portadores de deficiência).

(**) Reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência, em atendimento ao Decreto Federal nº 3.298/99.

(***) Mais gratificações.

II - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público destina-se ao provimento dos empregos vagos, dos que vagarem e/ou forem criados dentro do prazo de validade de 2 (dois) anos, a partir da data da homologação, prorrogável por igual período, a critério da PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA DA SERRA, bem como para cadastro de reserva.

1.1. Os candidatos inscritos aos empregos de Agente Administrativo I (Pagem), Agente Administrativo I (Vigia), Agente Administrativo II (Telefonista), Agente Fiscal (Fiscal de Meio Ambiente), Agente Fiscal (Fiscal de Obras), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Serviço Escolar, Inspetor de Alunos, Oficial de Escola, Operacional I (Coletor de Lixo), Operacional I (Servidor Braçal), Operacional II (Jardineiro), Operacional II (Lavador de Veículos), Operacional III (Pedreiro), Operacional IV (Eletricista de Manutenção), Técnico II (Engenheiro Agrônomo), Técnico II (Fisioterapeuta), Técnico II (Geógrafo), Técnico II (Jornalista), Técnico II (Psicopedagogo), constantes do Concurso Público nº 001/2005 - DRH, revogado em 22 de novembro de 2006, terão suas inscrições garantidas, isentos do pagamento da taxa de inscrição, bastando ratificá-las conforme o Item 2 do Capítulo IV, deste Edital.

1.2. Os candidatos mencionados no item anterior, concorrerão em igualdade de condições e sob a égide deste Edital.

III - DO LOCAL DE TRABALHO

1. Os candidatos concorrerão às vagas a serem preenchidas nas unidades de serviço da PREFEITURA no Município de Itapecerica da Serra.

IV - DAS INSCRIÇÕES

1. Os candidatos inscritos aos empregos. Agente Administrativo I (Pagem), Agente Administrativo I (Vigia), Agente Administrativo II (Telefonista), Agente Fiscal (Fiscal de Meio Ambiente), Agente Fiscal (Fiscal de Obras), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Serviço Escolar, Inspetor de Alunos, Oficial de Escola, Operacional I (Coletor de Lixo), Operacional I (Servidor Braçal), Operacional II (Jardineiro), Operacional II (Lavador de Veículos), Operacional III (Pedreiro), Operacional IV (Eletricista de Manutenção), Técnico II (Engenheiro Agrônomo), Técnico II (Fisioterapeuta), Técnico II (Geógrafo), Técnico II (Jornalista), Técnico II (Psicopedagogo), constantes do Concurso Público nº 001/2005 - DRH, deverão RATIFICAR suas inscrições, apresentando o protocolo de inscrição ou RG no local indicado no Item 2.

2. As ratificações e novas inscrições deverão ser efetuadas no período de 02 a 06 de junho de 2008, pessoalmente ou por meio de procuração simples, das 9 às 16 horas, somente no Complexo Administrativo Norberto José da Costa, situado na Avenida Eduardo Roberto Daher, 1.135 - Centro - Itapecerica da Serra - SP.

3. O candidato deverá efetuar o depósito da taxa de inscrição exclusivamente no Banco Nossa Caixa S/A, no horário de atendimento do banco, instalado no mesmo local das inscrições.

4. Para efetivação da inscrição, o candidato deverá entregar o comprovante de depósito, cópia simples da Cédula de Identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto) e comprovante de endereço com CEP no ato da inscrição.

5. O preenchimento da ficha de inscrição e/ou ratificação será efetuada por servidor municipal habilitado, no local de inscrição, conferida e assinada pelo candidato onde DECLARA, sob as penas da Lei, que os dados anotados naquele formulário são verdadeiros, que tem pleno conhecimento e aceita integralmente as normas, condições e exigências estabelecidas no presente Edital e na legislação vigente.

6. A importância recolhida no ato da inscrição, a título de ressarcimento de despesas com material e serviços, em hipótese alguma, será devolvida ao candidato, seja qual for o motivo alegado, não cabendo nenhum tipo de recurso.

7. O depósito da taxa de inscrição somente poderá ser efetuado em espécie (dinheiro), sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a sua efetuação.

8. A entrega da ficha de inscrição e/ou ratificação pelo candidato implica aceitação tácita das condições exigidas para o emprego pretendido e submissão às normas expressas neste Edital.

9. São condições para inscrever-se: ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal; encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos; não ter anteriormente contrato de trabalho rescindido por justa causa com a PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA DA SERRA; possuir Cadastro das Pessoas Físicas - CPF. atualizado; não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória nos termos do art. 40, inciso II da Constituição Federal; possuir o pré-requisito exigido para o emprego ao qual se candidatou de acordo com a tabela do Capítulo I; ter à data de encerramento das inscrições idade mínima de 18 (dezoito) anos; conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

10. Cada candidato deverá concorrer à apenas um emprego, ficando vedada qualquer alteração para os inscritos aos empregos constantes do Concurso Público n º 001/2005 - DRH, revogado em 22 de novembro de 2006.

11. Efetivada a inscrição e/ou ratificação, não serão aceitos pedidos para alteração de emprego.

12. Será permitida a inscrição e/ou ratificação por procuração, mediante entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia da Cédula de Identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto) do candidato e do procurador. Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, a qual ficará retida.

13. Ao candidato ou ao seu procurador será atribuída total responsabilidade pelas informações prestadas na ficha de inscrição e/ou ratificação. Aquele que prestar informações inverídicas mesmo que o fato seja constatado posteriormente, será excluído do Concurso Público.

14. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento da inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, a mesma será cancelada.

V - DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

1. Do total de vagas por emprego destinadas ao concurso público 5% (cinco por cento) será reservada às pessoas portadoras de deficiência. Aos candidatos portadores de deficiência aplicam-se, no que couber, as normas constantes do Decreto Federal nº 3.298/99, em seu art. 37. Na aplicação do percentual acima serão consideradas as frações, arredondadas para maior até o primeiro número inteiro subsequente, nos termos do referido Decreto. Não se aplica ao disposto no art. 37, os casos de empregos integrantes de carreira que exijam aptidão plena do candidato, conforme art. 38, inc. II.

2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298/99, com redação dada pelo Decreto Federal nº 5.296/04.

3. A compatibilidade entre as atribuições do emprego e a deficiência do candidato será avaliada durante o contrato de experiência por equipe multiprofissional, na forma do disposto no § 2º. do art. 43, do Decreto Federal nº 3.298/99.

4. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção, como por exemplo: miopia, astigmatismo, etc.

5. Às pessoas portadoras de deficiência será assegurado o direito de se inscrever para concorrerem aos empregos cujas atribuições sejam compatíveis às deficiências que são portadoras.

6. As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos deverão ser requeridos por escrito no Protocolo Geral da Prefeitura, com isenção do pagamento de taxa de protocolo, durante o período das inscrições e/ou ratificações, sob pena de não usufruir dos benefícios legais.

7. O candidato inscrito como portador de deficiência deverá comunicá-la, especificando-a na ficha de inscrição e/ou ratificação.

8. No ato da inscrição e/ou ratificação o candidato portador de deficiência deverá apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

9. A inobservância do item 7 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições, e os que não o fizerem no prazo mencionado não terão a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitado de realizar a prova.

10. Aos candidatos deficientes visuais, portadores de cegueira, na forma estabelecida no art. 4º, inc. III do Decreto Federal nº 3.298/99, com redação dada pelo Decreto Federal nº 5.296/04 serão oferecidas provas especiais.

11. A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

12. Não havendo candidatos aprovados para o atendimento previsto no item anterior, os empregos serão preenchidos por candidatos não portadores de deficiência, na estrita observância da ordem classificatória.

13. A convocação dos candidatos classificados dar-se-á com observância das duas listas, em ordem seqüencial e alternativa.

14. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição e/ou ratificação, não declarar esta condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

VI - DAS PROVAS

1. As provas serão realizadas da seguinte forma:

1.1. PROVA ESCRITA, compreendendo uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha que versarão sobre a bibliografia sugerida no Anexo I do presente instrumento.

1.1.1. As provas objetivas constarão de 40 questões com 4 alternativas cada uma, sendo que cada questão valerá 2,5 (dois vírgula cinco) pontos.

1.1.2. A duração das provas será de 3 (três) horas.

1.1.3. As provas escritas serão realizadas em dia e locais a serem divulgados oportunamente no painel de Editais da Prefeitura, em jornal da região e no site www.itapecerica.sp.gov.br.

1.1.4. Participarão da prova prática os candidatos classificados na prova escrita de acordo com o Capítulo VIII deste Edital.

1.2. PROVA PRÁTICA, para os seguintes empregos: Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Inspetor de Alunos, Oficial de Escola, Operacional I (Coletor de Lixo), Operacional I (Servidor Braçal), Operacional II (Jardineiro), Operacional II (Lavador de Veículos), Operacional III (Pedreiro) e Operacional IV (Eletricista de Manutenção).

1.2.1. As provas práticas de caráter eliminatório e classificatório destinam-se a analisar a experiência do candidato e o seu desempenho na função pretendida, sendo que as datas e locais para realização serão divulgados oportunamente.

1.2.2. Os pontos da prova prática serão somados aos da prova escrita para obtenção da média final.

VII - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

1. Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido de documento de identidade ORIGINAL, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas. O documento deverá estar em perfeitas condições, de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

2. O candidato deverá comparecer ao local designado munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto número 2 e borracha macia.

3. O candidato deverá assinalar suas respostas no Gabarito, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, responsabilizando-se por quaisquer rasuras que provocar. Será fornecido apenas um Gabarito para cada candidato, não havendo substituição em caso de rasura ou anotação inadequada.

4. Será excluído do Concurso Público o candidato que: se apresentar após o horário estabelecido; não apresentar o documento exigido no item 1 deste Capítulo; se ausentar da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, ou antes de decorrida uma hora de duração da prova; for surpreendido durante a realização da prova em comunicação com outras pessoas, bem como utilizando-se de calculadoras, livros, notas ou impressos não permitidos; estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação; lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova; não devolver integralmente o material recebido; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

5. Não haverá aplicação de provas fora dos locais preestabelecidos e não haverá segunda chamada ou repetição de provas, seja qual for o motivo alegado para a ausência ou retardamento do candidato, implicando na sua exclusão do Concurso Público.

6. A candidata que tiver necessidade de amamentar no horário da prova deverá levar um acompanhante que ficará com a guarda da criança em local reservado e diferente ao da realização da prova. A amamentação se dará nos momentos que se fizerem necessários, sempre acompanhada por um Fiscal, e não será dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo perdido com a amamentação.

7. Ao final da prova escrita, os dois últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando o último tiver concluído.

8. Não serão fornecidos exemplares ou cópias do caderno de questões à candidatos ou à Instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Concurso.

9. Não será permitido ao candidato vista de prova.

VIII - DO JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS E PRÁTICAS

1. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

2. Será considerado habilitado o candidato que obtiver 50 (cinqüenta) ou mais pontos na prova.

IX - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS

1. Os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente do total de pontos obtidos, em listas de classificação para cada emprego.

2. Na hipótese de igualdade de pontos, terá preferência, sucessivamente o candidato que:

a) tiver mais idade;

b) tiver maior numero de filhos menores de 18 anos ou dependentes legais; e

c) sorteio.

X - DOS RECURSOS

1. O candidato poderá apresentar recurso no prazo de dois dias úteis contados, respectivamente: a partir da divulgação do edital de abertura, da homologação das inscrições; da aplicação das provas; da divulgação dos gabaritos oficiais, do resultado da prova escrita, da aplicação da prova prática e da classificação final.

2. Os recursos do Concurso Público deverão ser dirigidos ao Protocolo Geral da Prefeitura, com isenção de pagamento da taxa de protocolo, com as seguintes especificações:

a) argumentação lógica e consistente;

b) capa constando o nome, o número da inscrição e assinatura do candidato; e

c) ser entregue em uma via original, datilografado ou digitado, sob pena de ser preliminarmente indeferido.

3. Se do exame de recursos resultar anulação de questão (ões) ou de item (ns) de questão, a pontuação correspondente a essa (s) questão (ões) e/ou item (ns) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

XI - DA CONTRATAÇÃO

1. A contratação obedecerá a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com a necessidade da PREFEITURA.

2. Desde que considerados aptos na verificação dos resultados exigidos para participação no Concurso Público e para exercer a função, bem como exame médico para admissão, a ser realizada por médicos da PREFEITURA, os candidatos considerados aptos ingressarão no emprego.

3. O candidato que, por qualquer motivo, não iniciar o período de atuação no prazo determinado pela Administração Pública, perderá o direito à vaga.

4. É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos nos termos do inc. XVI do art. 37 da Constituição Federal.

XII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. A inscrição e/ou ratificação do candidato importa no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes.

2. O resumo do presente Edital, bem como o da homologação será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

3. Todas as demais comunicações e avisos serão divulgados no painel de Editais da Prefeitura, em jornal da região e no site www.itapecerica.sp.gov.br. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os Editais, comunicados e demais publicações referentes a este Concurso.

4. A aprovação dos candidatos no presente Concurso Público não gera direito à contratação.

5. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso Público, valendo, para esse fim, a homologação publicada no jornal da região.

6. Os candidatos aprovados no Concurso Público, por ocasião da convocação pela PREFEITURA, firmarão Termo de Interesse ou Não, pela contratação, razão pela qual devem manter seu endereço atualizado, responsabilizando-se por eventuais comunicações de mudanças de endereço.

7. A inexatidão das afirmativas e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretarão a nulidade da inscrição com todas as decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

8. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito até a data da aplicação das provas.

9. Caberá ao Prefeito do Município de Itapecerica da Serra a homologação dos resultados do Concurso Público.

10. O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, contados da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da PREFEITURA.

11. O preenchimento das vagas, obedecendo ao que foi preestabelecido, será a critério da PREFEITURA.

12. A Comissão do Concurso Público não se responsabilizará por eventuais coincidências de datas e horários de inscrições ou provas e quaisquer outras atividades.

13. Os casos omissos serão analisados pela Comissão do Concurso Público da Prefeitura do Município de Itapecerica da Serra.

Para conhecimento de todos os interessados o presente Edital será publicado e afixado no painel de Editais da Prefeitura.

Itapecerica da Serra, 15 de maio de 2008

JORGE JOSÉ DA COSTA
Prefeito

NORBERTO AUGUSTO DA COSTA
Secretaria Municipal de Administração
Secretário

ANEXO I

BIBLIOGRAFIA E/OU PROGRAMAS DE PROVAS

EMPREGO: OPERACIONAL I (COLETOR DE LIXO) E OPERACIONAL I (SERVIDOR BRAÇAL)

ESCOLARIDADE: ALFABETIZADO

Português (20 questões)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Alfabeto e ordem alfabética, vogais e consoantes; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Sinônimos e antônimos; Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave;

Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo: Frases: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa; Sinais de pontuação = ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula; Ortografia = observar o emprego de c/ç, m antes de p/b, ch, x, r/rr, s/ss, g/j, h, z, sc, lh, nh, u/l intercalado, e/i, o/u; Substantivo = comum, próprio, coletivo, concreto, abstrato, primitivo, derivado, simples e composto; masculino e feminino; singular e plural; diminutivo e aumentativo; Artigo definido e indefinido; Adjetivo = flexão do adjetivo, adjetivo pátrio e locução adjetiva; Numeral = classificações e flexões; Pronomes = pessoais retos, oblíquos e de tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos; Verbo = presente, passado e futuro; 1ª / 2ª/ 3ª pessoa do singular e plural; infinitivo, 1ª/ 2ª/ 3ª terminação; Preposição; Interjeição; Advérbio; Conjunção. Sujeito e predicado = noções preliminares.l

Matemática (20 questões)

Números naturais - representação dos Números Naturais; - Números Naturais - antecessor e sucessor; - Operações com Números Naturais - adição, subtração, multiplicação e divisão;

Sistemas de Numeração - decimal e horário; - Sistema de Numeração Romana;

Números Racionais e sua representação fracionária - a idéia de fração, adição e subtração de frações, um meio - um terço e um quarto, fração de uma quantidade; - Porcentagem - Números multiplicativos - dobro, metade; - Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

EMPREGO: AGENTE ADMINISTRATIVO I (VIGIA), AUXILIAR DE SERVIÇO ESCOLAR, OPERACIONAL II (JARDINEIRO), OPERACIONAL II (LAVADOR DE VEÍCULOS) E OPERACIONAL II (PEDREIRO). ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Português (20 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; Tipos de composição textual; linguagem denotativa e conotativa; Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula; Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Classes de palavras: Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios. Sujeito = tipos de sujeito; Predicado = tipos de predicado; Complemento verbal e nominal; Aposto; Vocativo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras;

Matemática (20 QUESTÕES)

Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores - Critérios de divisibilidade, números primos e números compostos, MDC e MMC: Números Racionais e sua representação fracionária - a idéia de fração, comparação e simplificação de frações, operações com números fracionários, potenciação de frações,raiz quadrada de números fracionários, expressões numéricas; Frações Decimais e Números Decimais - propriedades dos Números Decimais e operações com Números Decimais; Potenciação e Radiciação Porcentagem; Juros simples e compostos; Razão e proporção - regra de três simples e composta; Progressão Aritmética e Geométrica; Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; Equações e inequações do 1º Grau e de 2º Grau - Raízes, equações completas e incompletas, equações literais, relações entre coeficientes e raízes, equações fracionárias, equações biquadradas e irracionais, sistema de equações; Funções do 1º e do 2º grau - par ordenado, representação gráfica, domínio e imagem; Sistema Métrico Decimal - Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade; Geometria - sólidos geométricos, reta e segmento de reta, polígonos regulares e quadriláteros, cálculo de perímetro e de área, comprimento da circunferência e do arco, área do círculo e de suas partes; Triângulos - Semelhança, Relações Métricas no Triangulo Retângulo, Teorema de Pitágoras; Trigonometria - razões trigonométricas;

Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

EMPREGOS: AGENTE ADMINISTRATIVO I - (PAGEM)

Português (15 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; Tipos de composição textual; linguagem denotativa e conotativa; Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula; Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Classes de palavras: Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios. Sujeito = tipos de sujeito; Predicado = tipos de predicado; Complemento verbal e nominal; Aposto; Vocativo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras;

Matemática (15 QUESTÕES)

Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores - Critérios de divisibilidade, números primos e números compostos, MDC e MMC: Números Racionais e sua representação fracionária - a idéia de fração, comparação e simplificação de frações, operações com números fracionários, potenciação de frações,raiz quadrada de números fracionários, expressões numéricas; Frações Decimais e Números Decimais - propriedades dos Números Decimais e operações com Números Decimais; Potenciação e Radiciação Porcentagem; Juros simples e compostos; Razão e proporção - regra de três simples e composta; Progressão Aritmética e Geométrica; Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; Equações e inequações do 1º Grau e de 2º Grau - Raízes, equações completas e incompletas, equações literais, relações entre coeficientes e raízes, equações fracionárias, equações biquadradas e irracionais, sistema de equações; Funções do 1º e do 2º grau - par ordenado, representação gráfica, domínio e imagem; Sistema Métrico Decimal - Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade; Geometria - sólidos geométricos, reta e segmento de reta, polígonos regulares e quadriláteros, cálculo de perímetro e de área, comprimento da circunferência e do arco, área do círculo e de suas partes; Triângulos - Semelhança, Relações Métricas no Triangulo Retângulo, Teorema de Pitágoras; Trigonometria - razões trigonométricas;

Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

Especificas (10 questões)

Estatuto da Criança e Adolescente. Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990.

Ética e Cidadania - Primeiros Socorros - Noções de Higiene

EMPREGO: AGENTE ADMINISTRATIVO II (TELEFONISTA)

Português (15 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; Tipos de composição textual; linguagem denotativa e conotativa; Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula; Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Classes de palavras: Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios. Sujeito = tipos de sujeito; Predicado = tipos de predicado; Complemento verbal e nominal; Aposto; Vocativo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras;

Matemática (15 QUESTÕES)

Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores - Critérios de divisibilidade, números primos e números compostos, MDC e MMC: Números Racionais e sua representação fracionária - a idéia de fração, comparação e simplificação de frações, operações com números fracionários, potenciação de frações,raiz quadrada de números fracionários, expressões numéricas; Frações Decimais e Números Decimais - propriedades dos Números Decimais e operações com Números Decimais; Potenciação e Radiciação Porcentagem; Juros simples e compostos; Razão e proporção - regra de três simples e composta; Progressão Aritmética e Geométrica; Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; Equações e inequações do 1º Grau e de 2º Grau - Raízes, equações completas e incompletas, equações literais, relações entre coeficientes e raízes, equações fracionárias, equações biquadradas e irracionais, sistema de equações; Funções do 1º e do 2º grau - par ordenado, representação gráfica, domínio e imagem; Sistema Métrico Decimal - Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade; Geometria - sólidos geométricos, reta e segmento de reta, polígonos regulares e quadriláteros, cálculo de perímetro e de área, comprimento da circunferência e do arco, área do círculo e de suas partes; Triângulos - Semelhança, Relações Métricas no Triangulo Retângulo, Teorema de Pitágoras; Trigonometria - razões trigonométricas;

Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

Especificas (10 questões)

Conhecimento Específico ou Conhecimentos básicos sobre a rotina do trabalho, compatível com a função.

EMPREGO: AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Português (15 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; Tipos de composição textual; linguagem denotativa e conotativa; Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula; Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Classes de palavras: Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios. Sujeito = tipos de sujeito; Predicado = tipos de predicado; Complemento verbal e nominal; Aposto; Vocativo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras;

Matemática (15 QUESTÕES)

Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores - Critérios de divisibilidade, números primos e números compostos, MDC e MMC: Números Racionais e sua representação fracionária - a idéia de fração, comparação e simplificação de frações, operações com números fracionários, potenciação de frações,raiz quadrada de números fracionários, expressões numéricas; Frações Decimais e Números Decimais - propriedades dos Números Decimais e operações com Números Decimais; Potenciação e Radiciação Porcentagem; Juros simples e compostos; Razão e proporção - regra de três simples e composta; Progressão Aritmética e Geométrica; Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; Equações e inequações do 1º Grau e de 2º Grau - Raízes, equações completas e incompletas, equações literais, relações entre coeficientes e raízes, equações fracionárias, equações biquadradas e irracionais, sistema de equações; Funções do 1º e do 2º grau - par ordenado, representação gráfica, domínio e imagem; Sistema Métrico Decimal - Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade; Geometria - sólidos geométricos, reta e segmento de reta, polígonos regulares e quadriláteros, cálculo de perímetro e de área, comprimento da circunferência e do arco, área do círculo e de suas partes; Triângulos - Semelhança, Relações Métricas no Triangulo Retângulo, Teorema de Pitágoras; Trigonometria - razões trigonométricas;

Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

Especificas (10 questões)

Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no 8.069/90, de 13 de julho de 1990. São Paulo: CBIA-SP, 1991.

Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. - Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. - Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil.Volumes 1,2 e 3. . Brasília: MEC/SEF, 1998. - Parecer CNE/CEB nº 22/98 e Resolução CNE/CEB nº 01/99 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. - Parecer CNE/CEB nº 17/01 e Resolução CNE/CEB nº 02/01 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial.

FREINET, C. A pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1995.

KAMII, C. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo:

Trajetória Cultural, 1991.

FREIRE, Paulo. .Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

OLIVEIRA, Z. M. (Org.). Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.

WEISZ, T. As contribuições da psicogênese da língua escrita e algumas reflexões sobre a prática educativa de alfabetização. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. CENP. São Paulo, 1989.

EMPREGOS: OPERACIONAL IV (ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO)

Português: (15 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Elementos da comunicação e as funções de linguagem; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; Tipos de composição textual; elementos da estrutura narrativa; elementos da estrutura dissertativa; coesão e coerência textual; descrição objetiva e subjetiva; Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem; Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula;

Classes de palavras:

Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios.

Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Termos essenciais da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado);

Termos integrantes da oração = complementos verbais e complementos nominais; Termos acessórios da oração = aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras; Funções das palavras que e se;

Matemática (15 QUESTÔES)

Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores - Critérios de divisibilidade, números primos e números compostos, MDC e MMC: Números Racionais e sua representação fracionária - a idéia de fração, comparação e simplificação de frações, operações com números fracionários, potenciação de frações,raiz quadrada de números fracionários, expressões numéricas; Conjuntos Numéricos; Potenciação e Radiciação; Porcentagem; Juros simples e compostos; Razão e proporção - regra de três simples e composta; Média Aritmética Simples e Ponderada; Progressão Aritmética e Geométrica; Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; Equações, inequações e sistemas do 1º Grau e de 2º Grau - Raízes, equações completas e incompletas, equações literais, relações entre coeficientes e raízes, equações fracionárias, equações biquadradas e irracionais; Funções polinomiais do 1º e do 2º grau - par ordenado, representação gráfica, domínio e imagem: Função Exponencial; Função Logarítmica, Sucessão ou Seqüência, Estudo das Matrizes: Determinantes; Sistema Métrico Decimal - Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade; Geometria plana e espacial - sólidos geométricos, reta e segmento de reta, polígonos regulares e quadriláteros, cálculo de perímetro e de área, comprimento da circunferência e do arco, área do círculo e de suas partes; Triângulos - Semelhança, Relações Métricas no Triangulo Retângulo, Teorema de Pitágoras; Trigonometria - razões trigonométricas; Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

Especificas (10 questões)

Conhecimento Específico ou Conhecimentos básicos sobre a rotina do trabalho, compatível com a função.

PORTUGUÊS E MATEMÁTICA COMUM PARA EMPREGOS DO ENSINO MÉDIO DE:

EMPREGO: AGENTE FISCAL (FISCAL MEIO AMBIENTE); AGENTE FISCAL (FISCAL DE OBRAS); INSPETOR DE ALUNOS; OFICIAL DE ESCOLA.

Português (10 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Elementos da comunicação e as funções de linguagem; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; Tipos de composição textual; elementos da estrutura narrativa; elementos da estrutura dissertativa; coesão e coerência textual; descrição objetiva e subjetiva; Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem; Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula;

Classes de palavras:

Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios.

Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Termos essenciais da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado)

Termos integrantes da oração = complementos verbais e complementos nominais; Termos acessórios da oração = aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras; Funções das palavras que e se;

Matemática (10 QUESTÕES)

Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores - Critérios de divisibilidade, números primos e números compostos, MDC e MMC: Números Racionais e sua representação fracionária - a idéia de fração, comparação e simplificação de frações, operações com números fracionários, potenciação de frações,raiz quadrada de números fracionários, expressões numéricas; Conjuntos Numéricos; Potenciação e Radiciação; Porcentagem; Juros simples e compostos; Razão e proporção - regra de três simples e composta; Média Aritmética Simples e Ponderada; Progressão Aritmética e Geométrica; Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; Equações, inequações e sistemas do 1º Grau e de 2º Grau - Raízes, equações completas e incompletas, equações literais, relações entre coeficientes e raízes, equações fracionárias, equações biquadradas e irracionais; Funções polinomiais do 1º e do 2º grau - par ordenado, representação gráfica, domínio e imagem: Função Exponencial; Função Logarítmica, Sucessão ou Seqüência, Estudo das Matrizes: Determinantes; Sistema Métrico Decimal - Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade; Geometria plana e espacial - sólidos geométricos, reta e segmento de reta, polígonos regulares e quadriláteros, cálculo de perímetro e de área, comprimento da circunferência e do arco, área do círculo e de suas partes; Triângulos - Semelhança, Relações Métricas no Triangulo Retângulo, Teorema de Pitágoras; Trigonometria - razões trigonométricas; Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

ESPECIFICAS PARA OS EMPREGOS DE ENSINO MÉDIO COMPLETO

EMPREGO: AGENTE FISCAL (FISCAL MEIO AMBIENTE);

ESPECÍFICOS (20 QUESTÕES)

Constituição Federal de 1988 e Leis Municipais n° 1.771 de 26 de dezembro de 2006 - Dispõe sobre o plano diretor de Itapecerica da Serra e lei n° 628 de 30 de outubro de 1.990 dispõe sobre limpeza pública e destinação do lixo.

EMPREGO: AGENTE FISCAL (FISCAL DE OBRAS)

Especificas (20 questões)

Constituição Federal de 1988 e Leis Municipais números:

636/90 e suas alterações referente Código de Obras do Município;

628/90 referente limpeza publica e destinação do lixo;

1385/02 referente a obrigatoriedade da construção de muros;

1771/06 referente ao plano diretor do município.

EMPREGO: INSPETOR DE ALUNOS E OFICIAL DE ESCOLA

Especificas (20 questões)

Estatuto da Criança e Adolescente. Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990.

Ética e Cidadania - Primeiros Socorros - Noções de Higiene

EMPREGO: TÉCNICO II (ENGENHEIRO AGRÔNOMO)

Conhecimentos Específicos (40 QUESTÕES)

KIEL, Edmar José- Fertilizantes orgânicos - Ceres

MIALHE, Luis Geraldo- Manual de mecanização agrícola- Ceres

Principais Cultura - Volume 1 e 2- Instituto Campineiro de Ensino Agrícola

GALLO, Domingos- Manual de Entomologia- Ceres

GALLI, Fernando e outros- Manual de Fitopatologia 1 e 2- Ceres

FILGUEIRA, Fernando- Manual de Olericultura 1 e 2- Ceres

BERTONI, José- Conservação do Solo- Ceres

MALAVOLTA, Eurípides- ABC da Adubação- Ceres

MINAMI, Keigo- Produção de mudas de alta qualidade em horticultura- T.AQueiroz,

PLASTICULTURA- Cultivo em Ambiente Protegido- CATI

CONSUMO SUSTENTÀVEL, Manual de Educação- Ministério do M.A

SOUZA,Jacimar Luis de e RESENDE Patrícia- Manual de Horticultura Orgânica-2ª edição- Ed. Aprenda Fácil

MARTINEZ, Herminia Emília Prieto- Manual Prático de Hidroponia- Ed.Aprenda Fácil FORTES, Vânia Moreira- Planejamento de manutenção de jardins, volume 1- Ed. Aprenda Fácil

WENDLING, Ivar- Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de mudas, volume 2- Ed. Aprenda Fácil BOLETIM 100-IAC- Recomendação de Calagem e Adubação para o Estado de São Paulo

Sites sugeridos para consulta: www.ibama.gov.br - www.ambientebrasil.com.br -www.mma.gov.br - www.mct.gov.br/clima/quioto/protocol.htm - www.embrapa.com.br

EMPREGO: TÉCNICO II (FISIOTERAPEUTA)

Conhecimentos Específicos (40 questões)

Constituição da República Federativa do Brasil; - Lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990; -- Lei nº 8142 de 28 de setembro de 1990; - Manual para organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde;

Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica. 4ª edição. Brasília (FUNASA/ Centro Nacional de Epidemiologia/MS). 1998.

Brasil. Ministério da Saúde/ Fundação Nacional de Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 5ª edição.

Código de Ética do Fisioterapeuta;

José Rubens Ribelatto e Sílvio Paulo Batone. 2ª edição. Ed. Manole para uma ação preventiva e Brasília /MS.

Diagnóstico Diferencial em Fisioterapia. Catherine C. Goodman e colaboradoras. 3ª edição. Ed. Guanabara Koogan.

Fisioterapia no Brasil: Fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais; 2ª edição. Ed. Manole.

Recursos Terapêuticos em Fisioterapia. Chad Starkey. Ed. Manole

Fisioterapia na Ortopedia e Medicina do Esporte - James A. Gouíd;

Tratado de Medicina Física e Reabilitação, 3ª edição . 1986, Frederic J. Kottke, G. Keith Stillwell, Justus F . Lehmann. Editora Manole

Propedêutica Neurológica Básica- Wilson Luis Sanvito; 1996. Reimpressão - Editora Atheneu.

Medicina de Reabilitação - Princípios e Prática. Volumes 1e2; Joel A. Delisa - Editora Manole. 1992.

Fisioterapia - Avaliação e Tratamento, 2ª Edição - 1993, Susan B. U'sullivan, Thomas J. Schimitz Cash

Neurologia para Fisioterapeutas, 4ª Edição. 1987, Patricia A. Downie. Editora Panamericana

Manual para Organização da Atenção Básica (SUS) SITE www.saude.gov.br

EMPREGO: TÉCNICO II (GEÓGRAFO)

Especificas (40 questões)

ANDRADE, Manoel Correia. Paisagens e problemas do Brasil. Editora Brasiliense, 1994.

BECKER, Berta. Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo: Annablume, 2002.

FERREIRA, G.M.L. Atlas geográfico - espaço mundial. São Paulo, Ed. Moderna, 1998.Espaço e Geografia. Brasília: UNB, 1999.

LEINZ, Viktor e AMARAL, Sérgio Estanislau do. Geologia Geral.-9. Ed. Companhia Editora Nacional, 1980.

JOLY, Fenand. A cartografia. Campinas: Papirus,1990.

KIMBLE, George H. T. A Geografia da idade Média; tradução Macia Siqueira de Carvalho.-2. Ed. Ver. - Londrina: Eduel, São Paulo: Inprensa Oficial, 2005.

MARTINELLI, Marcelo. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003.

MONTEIRO, Carlos Augusto. Geossistemas - a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2003.

PELOGGIA, Alex. O Homem e o Ambiente Geológico: geologia, sociedade e ocupação urbana no município de São Paulo. -São Paulo: Xamã, 1998.

ROSS, Jurandir L. Sanches (Org.) Geografia do Brasil.-2. Ed. - São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 1998.

SANCHES, Jurandir. Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.

SANTOS, Milton. O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos; 2. Ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

A Urbanização Brasileira. -5. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Da totalidade ao Lugar. -5. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Economia Espacial. -5. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

A Natureza do Espaço. -5. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Pensando o Espaço do Homem. -5. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Território e sociedade entrevista com Milton Santos. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2000.

SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico. São Paulo: Scpione, 1998.

VENSENTINI, William José. Geografia do Brasil. -7. Ed. Editora: Ática, 1999.

Geologia

Formação e estrutura da Terra - As rochas e Minerais - O relevo Terrestre

Agentes internos e externos do Relevo terrestre.

EMPREGO: TÉCNICO II (JORNALISTA)

Especificas (40 questões)

"A arte de fazer um jornal diário", Ricardo Noblat, Editora Contexto, 2003.

"A Saga dos cães perdidos", Ciro Marcondes Filho, Hacker Editores, 2000.

*capítulos "Os cães perdidos" e "Cidadãos acima de qualquer suspeita"

"Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Nilson Lage. Ed. Campus, 2005.

EMPREGO: TÉCNICO II (PSICOPEDAGOGO)

Especificas (40 questões)

Legislação

Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 5 de outubro de 1988 - Artigos: do 5º ao 16; 37 a 41; 59 a 69; 205 a 214; 226 a 230. - Lei Federal n.º 9394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Constituição do Estado de São Paulo, de 5 de outubro de 1989 - artigos 111 a 137; 217; 237 a 258; 282 e 283. - Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. - Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Parecer CNE/CEB nº 04/98 e Resolução CNE/CEB nº 02/98 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. - Deliberação CEE nº 09/97 e Indicação CEE nº 08/97 - Institui, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o Regime de Progressão Continuada no Ensino Fundamental. - Parecer CNE/CEB nº 22/98 e Resolução CNE/CEB nº 01/99 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Parecer CNE/CEB nº 17/01 e Resolução CNE/CEB nº 02/01 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. - BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental; introdução aos Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1997. LIVROS ARTIGOS

ABRAMOVICH, F. O sadismo de nossa infância. Summus, SP, 1981. - O mito da infância feliz. Summus, SP, 1983.

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EMPREGO: DIRETOR DE ESCOLA

Especificas (40 questões)

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Indicação CEE Nº 08/2001- Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo.

Indicação CEE Nº 09/2000- Diretrizes Curriculares para implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo.

Deliberação CEE nº 05/00 - Fixa normas para a educação de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na educação básica do sistema estadual de ensino

Deliberação CEE nº 09/97 e Indicação CEE nº 08/97 - Institui, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o Regime de Progressão Continuada no Ensino Fundamental.

Deliberação 09/2000 e Indicação CEE Nº 11/2000- Estabelece para implementação, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, dos cursos de Jovens e Adultos de níveis fundamental e médio, instalados pelo poder público.

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Série: Questões da nossa época. 77. São Paulo: Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José C. e outros. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora, 2003;

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SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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