Prefeitura de Divinolândia - SP

Notícia:   Prefeitura de Divinolândia - SP oferece 66 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINOLÂNDIA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL COMPLETO

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2008

A Prefeitura Municipal de Divinolândia, nos termos da legislação vigente, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público para provimento de empregos vagos, atualmente existentes e dos que vagarem e os que forem criados posteriormente dentro do prazo de validade do concurso.

1 - INSTRUÇÕES ESPECIAIS

Cód

Cargos

Vagas

Ref

Horas / Semanal

Salário R$

Requisitos Básicos

Taxa de Inscrição

01

Auxiliar de Limpeza

01

01

40

415,00

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

02

Auxiliar de Limpeza (CMAIS)

01

01

40

415,00

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

03

Auxiliar de Enfermagem

02

02

40

415,00

Ensino Fundamental completo e curso técnico

Isento

04

Auxiliar de Enfermagem (CMAIS)

01

02

40

415,00

Ensino Fundamental completo e curso técnico

Isento

05

Auxiliar de Dentista

04

02

40

415,00

Ensino Fundamental completo

Isento

06

Auxiliar de Campo II(Saúde)

01

08

40

415,00

Ensino Fundamental Completo

Isento

07

Assistente de Pedreiro

01

08

40

415,00

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

08

Nutricionista (CMAIS)

01

43

20

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

09

Professor com Licenciatura Plena em Pedagogia (CMAIS)

03

-

Hora/Aula

R$ 6,38

Ensino Superior Completo e Licenciatura Plena em Pedagogia

Isento

10

Dentista ( endodontia)

01

43

20

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

11

Dentista

03

43

20

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

12

Supervisor de Obras e Serviço

01

10

40

425,11

Ensino Fundamental Completo

Isento

13

Porteiro (Saúde)

01

02

40

415,00

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

14

Telefonista

03

02

40

415,00

Ensino Fundamental Completo

Isento

15

Secretário (Administrativo)

01

43

40

726,34

Curso Superior

Isento

16

Merendeira

06

01

40

415,00

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

17

Auxiliar de Coordenação

01

03

40

415,00

Ensino Médio Completo

Isento

18

Mecânico

01

38

40

676,70

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

19

Motorista

02

06

40

415,00

Ensino Fundamental Completo e C.N.H. categoria "D" e Prova Prática

Isento

20

Motorista (CMAIS)

01

06

40

415,00

Ensino Fundamental Completo e C.N.H. categoria "D" e Prova Prática

Isento

21

Médico

04

43

20

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

22

Secretária (CMAIS)

01

26

40

572,73

Ensino Médio Completo

Isento

23

Instrutor de Corte e costura

01

01

40

415,00

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

24

Pedreiro

03

08

40

415,00

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

25

Engenheiro Agronomo

01

43

40

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

26

Zelador de Limpeza

02

04

40

415,00

Ensino Fundamenta Incompleto

Isento

27

Auxiliar de Cozinha (CMAIS)

01

01

40

415,00

Ensino Fundamental Incompleto

Isento

28

Auxiliar de Lançador

01

12

40

442,48

Ensino Médio Completo

Isento

29

Engenheiro Civil

01

43

40

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

30

Fisioterapeuta ( CMAIS)

01

43

20

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

31

Fisioterapeuta

01

43

20

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

32

Assessor Municipal do Idoso

01

08

40

415,00

Ensino Médio Completo

Isento

33

Auxiliar de SERM

03

11

40

435,87

Ensino Fundamental Incompleto

Isento

34

Supervisor de SERM

01

21

40

536,68

Ensino Médio Completo

Isento

35

Psicólogo (CMAIS e CRAS)

02

43

20

726,34

Ensino Superior Completo e registro no órgão de classe

Isento

36

Auxiliar de Serviços Gerais (CMAIS)

03

03

40

415,00

Ensino Fundamental Incompleto

Isento

37

Monitor de Artes (CMAIS)

01

02

04

415,00

Ensino Médio Completo

Isento

38

Auxiliar Administrativo (CRAS)

01

26

40

572,73

Ensino Médio Completo

Isento

39

Coordenador (CRAS)

01

29

29

608,07

Curso Superior

Isento

2 - DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições serão recebidas no período de 17, 18, 19, 24 e 25 de março de 2.008, no horário das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas na Prefeitura Municipal de Divinolândia, sito à Rua XV de Novembro, 261.

2.1-DAS CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

As condições para inscrição exigirão do candidato:

a) Ser brasileiro, nato ou naturalizado, cidadão português a quem foi deferida a igualdade nas condições previstas pelo Decreto Federal 70.436/72, ou estrangeiro nos termos da Emenda Constitucional n° 19/98;

b) Ter 18 (dezoito) anos completos no mínimo, na data da nomeação;

c) Estar quite com o Serviço Militar, quando do sexo masculino;

d) Estar quite com a Justiça Eleitoral;

e) Estar em gozo de seus direitos políticos e civis;

f) Não registrar antecedentes criminais;

g) Gozar de boa saúde física e mental;

h) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;

i) Possuir, na data de nomeação, habilitação para o emprego a que concorre.

2.2-No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

Cédula de Identidade - R.G. (original e xerox simples);

Carteira Nacional de Habilitação - C.N.H. categoria "D" (original e xerox simples), Motorista.

Para os candidatos portadores de deficiência física, deverá ser especificado na ficha de inscrição e apresentado Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova.

2.3-As inscrições poderão ser feitas diretamente na Sede do Poder Público Municipal, sito a rua XV de Novembro, nº 261, Centro, Divinolândia (SP).

2.4-A efetivação da inscrição estará condicionada à apresentação pelo candidato, no ato da mesma, dos documentos exigidos e do correto preenchimento do requerimento.

2.5-A inscrição poderá ser feita por procuração, devendo a mesma ser autenticada, ficando retida junto ao requerimento de inscrição, assim como xérox autenticado da Cédula de Identidade (R.G.) do candidato, que também ficará retido junto com a inscrição. O portador da procuração deverá apresentar documento de identidade. O candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros cometidos por seu procurador ao efetuar a inscrição.

2.6-No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá apresentar laudo médico com a especificação da deficiência, na forma do item 2.2, requerendo e especificando as condições especiais para a realização das provas.

2.7-Fica reservado um percentual de até 5% (cinco por cento), segundo artigo 101 da Lei Orgânica do Município, para pessoas portadoras de deficiência física e sensorial, no provimento de empregos públicos, nos órgãos e entidades de Administração Pública Municipal, obedecendo ao princípio do concurso público de provas ou de provas e títulos.

2.8-As pessoas portadoras de deficiências, a partir de 18 anos, poderão ocupar empregos públicos, desde que a intensidade e a extensão da deficiência sejam compatíveis com o exercício das respectivas funções.

2.9-Os candidatos que necessitarem da prova especial (BRAILE ou AMPLIADA) deverão requerê-la no momento da inscrição. Os candidatos que não o fizerem, seja qual for o motivo alegado, não terão a prova especial preparada.

2.10-Os deficientes visuais "cegos" somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema BRAILE, e suas respostas deverão ser transcritas também em BRAILE. Referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas, REGLETE E PUNÇÃO ou MÁQUINA ESPECÍFICA.

2.11-Os pedidos de inscrições dos candidatos serão analisados pela Comissão Municipal de Concursos, que se manifestará pelo deferimento ou indeferimento da inscrição, observada a Legislação Municipal.

2.12-Não serão aceitos pedidos ou reclamações fora do prazo, bem como inscrições por fax, e-mail ou de forma condicional.

2.13-Se aprovado e convocado, o candidato por ocasião da posse apresentará os documentos exigidos pela Seção de Pessoal, e com o não cumprimento dessas exigências, o candidato perderá o direito da vaga.

2.14-O candidato não poderá ser aposentado por invalidez ou ter aposentadoria especial para o mesmo emprego; nem estar com idade de aposentadoria compulsória, na administração, que possibilite acumulação de empregos, salvo nos casos do dispositivo do artigo 37, inciso XVI letras A, B, C da Constituição Federal.

2.15-Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alterações dos empregos, em hipótese alguma.

2.16-A Prefeitura Municipal de Divinolândia não se responsabilizará por eventuais coincidências de datas e horários de provas e quaisquer outras atividades.

3-DAS PROVAS

3.1-As provas objetivas realizar-se-ão no dia 13 de abril de 2008, às 9 horas, no, E.M.E.F. "Euclides da Cunha", na Rua São Vicente de Paula nº 280 - Centro.

3.2-O concurso constará, das provas objetivas com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha. Para a realização das provas, é obrigatória a apresentação do documento que comprove a inscrição e identificação do candidato.

3.3-As provas de conhecimento específico visam a aferir conhecimentos do nível de escolaridade para o emprego, e conterão questões concernentes à área, conforme Anexo I.

4-DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

4.1-Por justo motivo, a critério da Comissão de Concursos Públicos, a realização de 1 (uma) ou mais provas do presente concurso poderá ser adiada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, serem comunicadas aos candidatos, através de novo Edital ou por comunicação direta, as novas datas em que se realizarão as provas.

4.2-Não serão admitidos, nos locais das provas, os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para os exames.

4.3-O ingresso nos locais das provas será permitido apenas aos candidatos que apresentarem o protocolo de inscrição, acompanhado de documento de identidade.

4.4- Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato consulta a livros, legislação, uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação, calculadora, etc.

4.5-Não serão computadas questões não respondidas, com rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

4.6-Será automaticamente excluído do concurso público o candidato que se ausentar da sala de provas sem autorização do fiscal ou do coordenador.

4.7-Será automaticamente excluído do concurso público o candidato que for surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação, sobre a prova que estiver sendo realizada.

4.8-O tempo de duração das provas será de 03 (três) horas, contadas a partir da autorização do fiscal para início das mesmas.

4.9-As questões serão elaboradas, levando em consideração as condições específicas de cada emprego.

4.10-A inviolabilidade das provas será comprovada no posto de execução, no momento do rompimento do lacre dos malotes na presença dos candidatos.

4.11-Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.

4.12-Ao terminar a prova, o candidato entregará ao Fiscal o caderno de questões e a folha de respostas (gabarito) e todo e qualquer material cedido para a execução das provas.

4.13-Por razões de ordem técnica e direitos autorais, a Prefeitura não fornecerá exemplares do caderno de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Concurso.

4.14-O mínimo de permanência do candidato na sala de provas será de 30 (trinta) minutos, após o início da mesma.

4.15-A Comissão do Concurso Público julgará os casos de situações excepcionais, desde que o fato seja comunicado e comprovado por escrito até às 16:30 horas do penúltimo dia útil ao dia da prova.

4.16-O não comparecimento a qualquer das provas excluirá automaticamente o candidato do concurso.

4.17-O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas munido de caneta azul ou preta, lápis e borracha, apresentando o Protocolo de Inscrição e o Documento de Identidade.

4.18-No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, ou mesmo que não esteja ela prevista no programa, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala, que anotará na folha de ocorrências para posterior análise da banca examinadora.

4.19-Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação dos recursos.

4.20-Sempre que o candidato observar a anormalidade prevista no item 4.19 deverá manifestar-se, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

5-DO JULGAMENTO DAS PROVAS

5.1-As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 40 (quarenta) pontos.

5.2-Será considerado habilitado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) de pontos na prova teórica e prática (se houver). O candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinqüenta por cento) na prova teórica e prática (se houver) será eliminado.

5.3-Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da data de publicação do gabarito. O candidato poderá apresentar um único recurso, individualmente, digitado ou datilografado, endereçado à Comissão de Concursos, devidamente fundamentado, constando número de inscrição, nome do candidato, número do documento de identidade e opção de cargo e/ou emprego a que prestou o concurso, e protocolá-lo diretamente na Prefeitura Municipal de Divinolândia, o que será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato.

5.4-O recurso interposto fora do respectivo prazo e ou de outra forma, a não ser o mencionado no item 5.3 deste Edital (SEDEX), não será aceito, sendo considerada, para tanto, a data de postagem.

5.5-A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

5.6-Não serão aceitos recursos interpostos por fax, telex, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o estabelecido neste Edital.

Modelo

Concurso:

Nº Inscrição:

Nome:

Cargo e/ou Emprego:

Nº da Questão Divulgada:

Resposta divulgada pela Asseconp:

Questionamento:

Endereço:

Data:

Assinatura:

6-DA CLASSIFICAÇÃO

6.1-Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final.

6.2-A Prefeitura Municipal de Divinolândia publicará, através de jornal, lista de classificação final por emprego, bem como afixará a listagem no local de inscrição.

6.3-No caso de igualdade de nota final, terá preferência o candidato mais idoso.

6.4-Os candidatos aprovados poderão requerer Certificado de Aprovação, junto a Prefeitura Municipal de Divinolândia.

7-DA CONVOCAÇÃO PARA A ADMISSÃO

7.1-A convocação para a admissão dos candidatos habilitados obedecerá à ordem decrescente de classificação final por emprego, far-se-á, pela Prefeitura Municipal de Divinolândia, obedecido o limite de vagas existentes, durante o prazo de validade deste concurso, não gerando o fato de sua aprovação o direito de nomeação.

7.2-Após a convocação, no prazo de 3 (três) dias, os candidatos deficientes aprovados deverão se submeter à perícia médica para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do emprego.

7.3-A perícia será realizada por profissional, devendo o laudo ser concluído no prazo de 3 (três) dias.

7.4-O candidato, cuja deficiência não for configurada, ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada, será desclassificado, não cabendo qualquer recurso da decisão proferida pelo laudo médico.

7.5-O candidato, ou seu procurador, terá um prazo máximo de 03 (três) dias úteis, a contar da data do recebimento da notificação, o que precederá a nomeação, para manifestar seu interesse em assumir o emprego. A omissão ou negação do candidato ou seu procurador será entendida como desistência da nomeação. Assim sendo, o mesmo deverá assinar o termo de desistência, e será excluído do referido concurso.

7.6-O concurso terá validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.

7.7-Durante o período probatório, o servidor será submetido a avaliações periódicas, visando à aprovação ou não nesse período.

8-DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1-A inscrição do candidato importará no conhecimento e na aceitação tácita das condições do Concurso, estabelecidas nesse Edital em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

8.2-A nomeação dos candidatos, observada a ordem de classificação final, por emprego, far-se-á pela Prefeitura Municipal, obedecendo ao limite de vagas existentes, durante o prazo de validade deste concurso de acordo com as necessidades do serviço público, não estando ele obrigado a fazer o provimento de todas as vagas existentes.

8.3-Será excluído do concurso, por ato da Comissão de Concursos Públicos, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal, o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Agir com incorreção, violência, descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas e demais atividades, ou mesmo, por qualquer razão, tentar tumultuá-la;

c) For surpreendido utilizando-se de meios proibidos por este Edital;

d) For responsável por falsa identificação pessoal;

e) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso;

f) Não devolver integralmente o material recebido, exceto programa de provas;

g) Efetuar inscrições fora do prazo previsto;

h) Deixar de atender a convocação ou qualquer outra orientação da Comissão de Concursos Públicos.

8.4-Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada antes da realização das provas, mediante republicação do item ou itens atualizados.

8.5-O candidato classificado obrigar-se-á a manter atualizado seu endereço perante a Prefeitura Municipal de Divinolândia.

8.6-Caberá ao Prefeito Municipal a homologação dos resultados finais.

8.7-Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Concursos.

Divinolândia-SP, 7 de março de 2008.

DR. GERALDO FORNARI JÚNIOR
Prefeito Municipal

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO:

Auxiliar de Cozinha; Auxiliar de Limpeza; Assistente de Pedreiro; Porteiro; Merendeira; Mecânico; Instrutor de Corte e Costura; Pedreiro; Zelador de Limpeza; Auxiliar de SERM; Auxiliar de Serviços Gerais.

DISCIPLINA

CONTEÚDO

PORTUGUÊS

Vocabulário; Ortografia; Pontuação; Sílabas; Acentuação Gráfica; Classes Gramaticais; Emprego de Pronomes; Formas de tratamento; Interpretação de texto;

MATEMÁTICA

Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão com Números Inteiros; Juros e Descontos Simples; Conjuntos, Figuras Geométricas, Problemas envolvendo operações;

CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos atuais; generalidades e conceitos no Brasil e no Mundo;

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Na área de atuação conforme especificação abaixo:

AUXILIAR DE COZINHA: Os alimentos; Noções de higiene; Proteção dos alimentos; Cuidados pessoais no trabalho; Objetivos da merenda; Direitos e deveres do funcionário público municipal. PEDREIRO: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos das ferramentas; Normas de segurança; Conhecimentos do sistema de metragem linear; Cubicagem; Conhecimentos dos materiais; Concretagem; Preparação de massas; Noções de assentamento de tijolos. PORTEIRO DA PREFEITURA: Funções; direitos e deveres do funcionário público municipal; atendimento ao público; formas de tratamento; conhecimentos específicos na área. INSTRUTORA DE CORTE E COSTURA: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. ASSISTENTE DE PEDREIRO: Conhecimentos das ferramentas; Normas de segurança; Conhecimentos do sistema de metragem linear; Cubicagem; Conhecimentos dos materiais; Concretagem; Preparação de massas; Noções de assentamento de tijolos. MERENDEIRA: Os alimentos, Noções de higiene, Proteção dos alimentos, Cuidados pessoais no trabalho, Objetivos da merenda, Direitos e Deveres do Funcionário Público Municipal, Preparação dos alimentos. MECÂNICO: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos das ferramentas, Conhecimentos da norma de segurança, Explosão, Óleos e lubrificantes, Motor, Transmissão, Suspensão, Ignição, Conhecimentos básicos da função.
AUXILIAR DE LIMPEZA : Hierarquia funcional; Formas de tratamento; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Noções de limpeza e higiene; Destinação do lixo; Produtos apropriados para limpeza de: pisos, paredes, vasos sanitários, azulejos, etc.; Conhecimentos e uso dos utensílios de trabalho braçal; Conhecimento sobre materiais de limpeza; Serviço de Copa e Cozinha. ZELADOR DE LIMPEZA: Hierarquia funcional; Formas de tratamento; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Noções de limpeza e higiene; Destinação do lixo; Produtos apropriados para limpeza de: pisos, paredes, vasos sanitários, azulejos, etc.; Conhecimentos e uso dos utensílios de trabalho braçal; Conhecimento sobre materiais de limpeza; Serviço de Copa e Cozinha. AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. AUXILIAR DE SERM: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO:

Auxiliar de CampoII (Saúde); Auxiliar de Enfermagem; Telefonista, Motorista; Auxiliar de Dentista; Supervisor de Obras e Serviços.

DISCIPLINA

CONTEÚDO

PORTUGUÊS

Linguagem Escrita: Vocabulários; Ortografia; Pontuação; Sílabas; Acentuação Gráfica; Classes Gramaticais; Conjugação de Verbos Usuais; Regência; Concordância, Fonética, Formação de Palavras, Linguagem Figurada, Discurso Direto e Indireto, Análise Sintática; Emprego de Pronomes; Formas de Tratamento; Interpretação de Textos; Redação, Versificação.

DISCIPLINA

CONTEÚDO

MATEMÁTICA

Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão com Números Inteiros; Juros e Descontos Simples; Conjuntos, Figuras Geométricas, Problemas envolvendo operações;

CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos atuais; generalidades e conceitos no Brasil e no Mundo;

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Na área de atuação conforme especificação abaixo;

MOTORISTA CMAIS E MOTORISTA: Funções; direitos e deveres do funcionário público municipal; Código de Trânsito Brasileiro; Sinalização de Trânsito; Normas de Segurança; Normas de Segurança Veicular; equipamentos obrigatórios; regras de circulação; Legislação de Trânsito. SUPERVISOR DE OBRAS E SERVIÇOS: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Finalidades da fiscalização; A "medida"; A armação; A concretagem; Redes de água e esgoto; Galerias; Ferramentas; Metragem; Cubicagem; Recebimento Definitivo. AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. AUXILIAR DE DENTISTA: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. AUXILIAR DE CAMPO II (SAÚDE): Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. TELEFONISTA: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área.

ENSINO MÉDIO COMPLETO:

Auxiliar de Coordenação, Secretária CMAIS; Auxiliar de Lançador; Assessor Municipal do Idoso; Supervisor do SERM; Monitor de Artes CMAIS; Auxiliar Administrativo CRAS.

DISCIPLINA

CONTEÚDO

LÍNGUA PORTUGUESA

Linguagem escrita:Vocabulário; Ortografia; Pontuação; Sílabas; Acentuação Gráfica; Classes Gramaticais; Conjugação de Verbos usuais; Regência; Concordância; Fonética; Formação de Palavras;Linguagem Figurada, Discurso Direto e Indireto, Análise Sistemática; Emprego de Pronomes; Formas de tratamento; Interpretação de texto;

DISCIPLINA

CONTEÚDO

MATEMÁTICA

Parte Conceitual e Teórica: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão com Números Inteiros e Fracionários; Sistema Métrico Decimal; Divisão Proporcional; Juros e Descontos Simples; Médias Aritméticas, Geométrica e Ponderada; Regra de três Simples e Composta; Conjuntos; Progressão Aritmética e Geométricas; Equações Logaritmas; Números Complexos; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Problemas envolvendo Operações.

CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos atuais; generalidades e conceitos no Brasil e no Mundo; Economia Social, Direitos dos Deficientes, Dívida Interna e Externa; Saúde Pública; Noções de Informática.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Na área de atuação conforme especificação abaixo;

SUPERVISOR DE SERM: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Finalidades da fiscalização; Conhecimentos específicos na área. AUXILIAR DE COORDENAÇÃO: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. SECRETÁRIA CMAIS: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. AUXILIAR DE LANÇADOR: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. ASSESSOR MUNICIPAL DO IDOSO: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. MONITOR DE ARTES CMAIS: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. AUXILIAR ADMINISTRATIVO CRAS: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Conhecimentos específicos na área. Redação de expedientes. Noções de relações humanas. Noções de arquivamento e procedimentos administrativos. Relações Públicas. Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. Noções de cidadania. Constituição da República Federativa do Brasil: organização do Estado, direitos e garantias fundamentais, organização dos Poderes, serviço público, direitos do consumidor.

ENSINO SUPERIOR COMPLETO:

Psicólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Dentista, Dentista Endodontia, Secretário (Administrativo), Coordenador (CRAS); Médico; Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil .

DISCIPLINA

CONTEÚDO

LÍNGUA PORTUGUESA

Linguagem escrita:Vocabulário; Ortografia; Pontuação; Sílabas; Acentuação Gráfica; Classes Gramaticais; Conjugação de Verbos usuais; Regência; Concordância; Fonética; Formação de Palavras;Linguagem Figurada, Discurso Direto e Indireto, Análise Sistemática; Emprego de Pronomes; Formas de tratamento; Interpretação de texto;

MATEMÁTICA

Parte Conceitual e Teórica: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão com Números Inteiros e Fracionários; Sistema Métrico Decimal; Divisão Proporcional; Juros e Descontos Simples; Médias Aritméticas, Geométrica e Ponderada; Regra de três Simples e Composta; Conjuntos; Progressão Aritmética e Geométricas; Equações Logaritmas; Números Complexos; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Problemas envolvendo Operações.

CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos atuais; generalidades e conceitos no Brasil e no Mundo; Economia Social, Direitos dos Deficientes, Dívida Interna e Externa; Saúde Pública; Noções de Informática.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Na área de atuação conforme especificação abaixo:

SECRETÁRIO (ADMINISTRATIVO) - Noções sobre princípios orçamentários e contábeis: Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias; Lei Orçamentária Anual; Lei de Responsabilidade Fiscal; Lei 4.320/64 - Contabilidade Pública. Contabilidade Geral. Noções sobre processo orçamentário: Elaboração; Estudo e Aprovação; Execução Orçamentária; Alteração Orçamentária; Avaliação. Noções sobre licitações: Legislação Atual; Modalidade/Tipos de Licitação; Pregão/Compras; Dispensa de Licitação; Edital; Comissões; Formalização de Contratos; Noções sobre Gestão Patrimonial; Bens Móveis; Imóveis; Semoventes; Alienação de Bens Móveis. Noções sobre convênios, contratos e ajustes: Instrução Normativa Secretaria do Tesouro Nacional Nº 01 de 15/01/1997; Requisitos para Celebração de Convênios; Plano Anual de Trabalho; Metas e Ações; Prestação de Contas. Noções sobre gestão patrimonial: Bens Móveis; Imóveis; Semoventes; Alienação de Bens Móveis. Noções sobre gestão de pessoas: Legislação Trabalhista; Elaboração Folha de Pagamento e recolhimento de Encargos Sociais; Incorporação, integração, movimentação; desligamento de pessoal; Organização e atualização de cadastro dos empregados; Controle e registro de benefícios aos empregados. Noções sobre administração: Planejamento estratégico; Princípios do desenvolvimento organizacional; Elaboração e acompanhamento de projetos; Sistemas de informação; Modelagem de processos; Técnicas de aperfeiçoamento de processos; Gerenciamento da qualidade; Marketing; Sistemas Integrados de Gestão; Gestão do conhecimento; Responsabilidade social. Noções sobre Lei Orgânica Municipal, Constituição do Estado de São Paulo e Constituição Federal. Noções sobre o Estatuto dos Servidores Municipais de Divinolândia (SP). Noções Sobre: Código de ética profissional do Administrador. Noções sobre: Planejamento. Processo Decisório. Estrutura Organizacional. Visão das principais áreas funcionais de uma organização. As teorias administrativas. Utilização dos conceitos na prática administrativa. Noções sobre Administração Pública. Noções sobre Administração de Sistemas de informação. Noções sobre Administração de Recursos Matérias e Patrimoniais. ENGENHEIRO CIVIL - Projetos de obras civis: Estruturais (concreto aço e madeira); Fundações; Instalações elétricas e hidro sanitárias. Especificação de materiais e serviços. Programação de obras: Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de quantidades; Planejamento e cronograma físico-financeiro. Acompanhamento de obras. Construção: Organização do canteiro de obras: execução de fundações (sapatas, estacas e tubulões); Alvenaria; Estruturas e concreto armado; Aço e madeira; Coberturas e impermeabilização; Esquadrias; Pisos e revestimentos; Pinturas; instalações (água, esgoto, eletricidade, lógica e telefonia); Etapas de uma obra e descrição de serviços. Fiscalização: Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.); Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.); Controle de execução de obras e serviços. Noções de drenagem, de hidráulica, de hidrologia e solos. Noções de segurança do trabalho. Licitações e contratos; Legislação específica para obras de engenharia civil. Vistoria e elaboração de pareceres. Princípios de planejamento e de orçamento de obras públicas. Elaboração de orçamentos. FISIOTERAPEUTA CMAIS E FISIOTERAPEUTA - Fisioterapia: conceito, recursos e objetivos. Reabilitação: conceito, objetivos técnicos e sociais. Trabalho Interdisciplinar em Saúde, Fisioterapia nos processos incapacitantes no trabalho, nas doenças infectocontagiosas e crônicodegenerativas. Fisioterapia em: Traumatologia e Ortopedia, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia, Queimados, Cardiologia e Angiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Geriatria e em UTI Adulto e Infantil. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS. Ética Profissional. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento; Planejamento e programação local de saúde. MÉDICO - Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária, Emergências clínicas, Ética e legislação profissional, Psicologia médica, Farmacologia, Controle de infecções hospitalares; Código da Ética Médica; Conhecimentos gerais sobre: prontuário do paciente; transferência de paciente; atestado médico (legislação); informações às famílias de paciente falecido; intercorrência na ausência do médico assistente; sigilo médico e segredo profissional; remoção de paciente; responsabilidade do médico. Indicadores de saúde pública; Portaria nº 1886 de 18 de dezembro de 1997, que aprova as normas e diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e do Programa de Saúde da Família; Programa de Saúde da Família, noções de medicina comunitária, verminoses, noções de trabalho em equipe, noções de administração e planejamento público, cronograma de atendimento, territorialização, visitas médicas domiciliares, tuberculose e dermatologia. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento; Planejamento e programação local de saúde; Distritos sanitários e enfoque estratégico. NUTRICIONISTA - Administração de serviços de alimentação: planejamento, organização, execução de cardápio e procedimentos desde compras, recepção, estocagem e distribuição de gêneros, saneamento e segurança na produção de alimentos, aspectos físicos, métodos de conservação, técnica de higienização da área física, equipamentos e utensílios. Técnica Dietética: conceito, classificação e composição química. Características organolipticas, seleção, conservação, Pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos. Higiene dos alimentos, parâmetros e critérios para o controle higiênico-sanitário. Sistema de análise de perigos em pontos críticos de controle - APPCC. Vigilância e Legislação Sanitária. Nutrição Normal: conceito de alimentação e nutrição, critério e avaliação de dietas normais e especiais, Leis da alimentação. Nutrientes: definação, propriedades, biodisponibilidade, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares e interação. Nutrição maternoinfantil; crescimento e desenvolvimento em toda faixa etária. Gestação e lactação, nutrição do lactente e da criança de baixo peso. Desnutrição na infância. Organização, planejamento e gerenciamento do Lactário e Banco de Leite Humano. Nutrição em Saúde Pública: noção de epidemologia das doenças nutricionais, infecciosas, má nutrição protéico-calórica, anemias e carências nutricionais. Vigilância nutricional. Atividades de nutrição em programas integrados de saúde pública. Avaliação nutricional. Epidemologia da desnutrição protéico-calórica. Avaliação dos estados nutricionais nas diferentes faixas etárias. Dietoterapia: princípios básicos e cuidados nutricionais nas enfermidades e na 3ª idade e atividades do nutricionista na EMTN. Modificação da dieta normal e padronização hospitalar. Nutrição enteral: indicação, técnica de administração, preparo e distribuição. Seleção e classificação das fórmulas enterais e infantis. Ética profissional. Legislação do Sistema Único de Saúde -SUS. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento; Planejamento e programação local de saúde; Distritos sanitários e enfoque estratégico. DENTISTA Semiologia: anamnese; exame clínico; exames complementares; classificação e nomenclatura das lesões bucais; lesões ulcerativas, vésico-bolhosas, brancas e enegrecidas, alterações vasculares; semiologia das glândulas salivares e ossos maxilares, doenças infecciosas, crescimentos teciduais de origem traumática, tumores benignos e malignos. Oclusão e articulação temporomandibular: anatomia funcional e biomecânica do aparelho mastigatório; critérios para uma oclusão funcional normal; sinais, sintomas e princípios de tratamento das disfunções temporomandibulares. Dentística e materiais dentários: princípios no tratamento da cárie; materiais odontológicos para proteção do complexo dentina polpa; estrutura e propriedades do amálgama de prata e das resinas compostas; confecção e características dos preparos cavitários e das restaurações com amálgama de prata e resinas compostas. Periodontia: exame clínico das alterações gengivoperiodontais; diagnóstico diferencial em periodontia; alterações crônicas: gengivite e periodontite; procedimentos básicos: operatória periodontal: raspagem, alisamento e polimento dentário; higienização bucal; manutenção e controle periódico. Radiologia: técnicas radiográficas intrabucais; métodos de localização radiográfica; radiografias panorâmicas; anatomia radiográfica dentomaxilomandibular; princípios de interpretação radiográfica; aspectos radiográficos das alterações e lesões do órgão dentário, do periápice e do periodonto. Endodontia: métodos de diagnóstico; tratamento conservador da polpa dentária; patologia pulpar, aspectos microbiológicos em endodontia; patologia pulpar e periapical; planejamento do tratamento endodôntico; tratamento endodôntico em dentes com polpa viva e polpa morta; morfologia interna e abertura coronária; preparo do canal radicular; substâncias químicas auxiliares; medicação intracanal; obturação do canal radicular. Anestesia local em odontologia: técnicas de anestesia odontológica; tipos, efeitos e indicações dos anestésicos locais utilizados em odontologia; acidentes e complicações da anestesia local. Cirurgia: princípios de exodontia não-complicada e complicada; normas de conduta em dentes impactados; controle pós-operatório do paciente; prevenção e tratamento das complicações das exodontias; princípios de tratamento e prevenção das infecções odontogênicas; equipamentos e instrumentos usados em cirurgia oral básica; noções sobre traumatologia. Biossegurança: a AIDS e a prática odontológica; risco de infecção pelo HIV: doenças passíveis de transmissão durante o tratamento odontológico; medidas de precaução padrão; condutas frente a acidentes profissionais; normas de biossegurança na clínica odontológica. Odontologia preventiva: utilização tópica e sistêmica do flúor na prevenção da cárie; flúor sistêmico: aspectos básicos, toxicológicos e clínicos; considerações clínicas. DENTISTA ENDODONTIA - Anatomia dentária. Topografia da cavidade pulpar e do periápice. Histofisiologia do complexo dentino-pulpar. Microbiologia relacionada à endodontia. Farmacologia: Receituário. Antiinflamatórios. Antibióticos. Analgésicos. Drogas utilizadas em anestesia local. Técnicas anestésicas e tratamento de complicações relacionadas à anestesia local. Prevenção e tratamento de emergências médicas em odontologia. Princípios de tratamento e prevenção das infecções odontogênicas. Métodos e técnicas de exame em endodontia. Material e instrumental endodôntico. Assepsia e anti-sepsia na prática endodôntica. Alterações da polpa dental. Alterações patológicas do periápice. Acesso e preparo da câmara pulpar. Tratamento conservador da polpa dental. Odontometria. Apicificação. Instrumentação dos canais radiculares. Tratamento biomecânico dos canais radiculares: Biopulpectomia. Necropulpectomia. Medicação intracanal. Obturação dos canais radiculares. Tratamento endodôntico em odontopediatria. Diagnóstico e tratamento das urgências em endodontia: Pulpite reversível. Pulpite irreversível. Pericementite apical aguda. Abscesso apical agudo. Abscesso fênix. Reabsorção dentária. Trauma dental. Problemas endodônticos e periodontais de interesse comum. Clareamento de dentes com alteração de cor. Cirurgia em endodontia. Diagnóstico e Plano de Tratamento em Clínica Geral; Conceitos da Etiologia da Cárie e sua Prevenção; Microbiologia da Placa Bacteriana e sua Prevenção; Controle e Prevenção da Cárie Dentária, Dieta, Flúor; Cirurgia Oral Menor, cuidados iniciais e posteriores as Exodontais; Hemorragias-Controle; Problemas periodontais a cargo do Clínico Geral; Procedimento Básicos em Odontologia que afetam o Periodonto; Proteção do Complexo Dentina - Polpa - Seleção e Eleição dos materiais de Proteção: Materiais Restauradores em Dentística Operatória, Materiais Restauradores Estéticos, Materiais Metálicos - Amálgama; Materiais para Prevenção; Selantes de Fóssulas e Fissuras; Esterilização, Controle de Doenças e Infecção no Consultório Odontológico; Prevenção (AIDS, Hepatite, etc.). PSICÓLOGO CRAS E CMAIS - Infância, adolescência. As inter-relações familiares: casamento, conflito conjugal, separação, guarda dos filhos. A criança e a separação dos pais. A criança e o adolescente vitimizados. Natureza e origens da tendência anti-social. Os direitos fundamentais da criança e o do adolescente. O trabalho do psicólogo em equipe multiprofissional. Psicodiagnóstico - técnicas utilizadas. A entrevista psicológica. Teoria da Personalidade, Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Diferenças individuais e de classes. Noções de cidadania, cultura e personalidade: "status", papel e o indivíduo. Fatores sociais da anormalidade. Interação social. A psicologia social no Brasil. Aconselhamento psicológico. Desenvolvimento X Aprendizagem. Abordagem Psicológica da Educação. Teoria de Personalidade: -Psicanálise -Freud, Melaine Klein, Erickson,; - Reich; - Jung; - Adler; - Sullivan; - Horney; - Fromm; - Rogers; - Teoria Cognitiva de Kelly; - Topologia de Lewin; - A abordagem S = R. Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Entrevista Psicológica. Processos de Mudanças em Psicoterapia. Diferenças Individuais e de Classes. Cultura e Personalidade: "Status", papel e o indivíduo. Fatores Sociais na Anormalidade. Interação Social. A Psicologia Social no Brasil. Aconselhamento Psicológico. Desenvolvimento X Aprendizagem. Abordagem Psicológica da Educação. Ética Profissional. ENGENHEIRO AGRÔNOMO: 1 Legislação Federal pertinente a Defesa Vegetal. 1.1. Decreto 24.114, de 12 de abril de 1934. 1.2 Lei n°. 9.712, de 20 de novembro de 1998. 1.3 IN n°. 38, de 14 de outubro de 1999. 1.4 IN n°. 11, de 27 de março de 2000. 1.5 IN n°. 06, de 13 de março de 2000. 1.6 IN n°. 41, de 21 de junho de 2002. 1.7 IN n°. 20, de 21 de fevereiro de 2002. 1.8 IN n°. 20, de 10 de abril de 2003. 1.9 IN n°. 16, de 18 de março de 2003. 1.10 Lei n°. 10.711, de 5 de agosto de 2003. 1.11 Portaria n°. 21, de 25 de março de 1999. 2 Legislação Estadual pertinente a defesa vegetal. 2.1 Lei n°. 6.478, de 13 de setembro de 2002. 2.2 Decreto n°. 0392, de 11 de setembro de 2003. 2.3 Decreto n°. 0709, de 25 de outubro de 1995. 2.4 Decreto n°. 4.758, de 3 de agosto de 2001. 2.5 Decreto n°. 4.927, de 5 de novembro de 2001. 2.6 Decreto n°. 4.928, de 5 de novembro de 2001. 2.7 IN n°. 001, de 30 de julho de 2002. 3 Legislação pertinente a Classificação de Produtos de Origem Vegetal. 3.1. Lei n°. 9.972, de 25 de maio de 2000. 3.2 Decreto n°. 3.664, de 17de novembro de 2000. 3.3 IN n°. 01, de 5 de março de 2001. 3.4 IN n°. 02, de 10 de setembro de 2002. 3.5 IN n°. 05, de 16 de maio de 2001. 3.6 IN n°. 06, de 16 de maio de 2001. 4 Legislação pertinente a Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. 4.1 Metodologia aplicada para coleta de amostra de bebidas. 4.2 Metodologia aplicada para coleta de amostra de grãos. 4.3 Procedimento para análise pericial de contraprova e de desempate. 4.4 Manual de fiscalização de bebidas - modelo III - Inspeção e fiscalização. 4.5 Atividade pertinente ao regulamento da Lei n°. 8.918/94 e ao decreto n°. 2.314/97 (Termo de inspeção, termo de apreensão, auto de infração, etc.) 4.6 Ação de inspeção e fiscalização de agroindústria. 5 Registro de Agrotóxicos 5.1 Competência do Registro (MAPA, Saúde e Meio Ambiente), cadastro no Estado da Federação para comercialização do produto, Registro Especial Temporário e Uso do EPI e forma de aplicação de agrotóxico (Lei n°. 7.802, de 11 de julho de 1989 e Decreto n°.4.074, de 04 de janeiro de 2002). 5.2 Receituário Agronômico: sua aplicação e uso na aquisição de agrotóxicos (Lei n°. 7.802, de 11 de julho de 1989 e Decreto n°.4.074, de 04 de janeiro de 2002). 5.3 Embalagens vazias: obrigações do revendedor, agricultor e do fabricante; tríplice lavagem e lavagem sob pressão e destino final das embalagens vazias (Lei n°. 9.974, de 06/06/2000 e Decreto n°. 3.550, de 27 de julho de 2000). 6 Manejo integrado de pragas. 7 Quarentena vegetal. 8 Área livre de pragas. 9 Zona de baixa prevalência. 10 Fitossanidade. PROFESSOR COM LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA - Objetivos da Educação Infantil, Ampliação do repertório vocabular, A criança Pré-Escolar e suas linguagens, Atendimento à criança pré-escolar provinda de ambientes pouco estimuladores, Atividade de estimulação para a leitura na pré-escola, A educação artística a serviço da criatividade na pré-escola, Sucata, um desafio à criatividade, Situações estimuladoras na área do pensamento operacional concreto, A criança pré-escolar e o meio social, Ciências na Educação Infantil - Importância, Uma escola Piagetiana, Você fala porque pensa (não pensa porque fala) - a aprendizagem da linguagem como instrumento de aprendizagem, A consciência moral e o espírito cívico segundo Jean Piaget, Da psicologia do desprivilegiado à psicologia do oprimido, Estatuto da Criança e do Adolescente, A criança e o número, Avaliação, Planejamento, Pedagogia de Freinet. Reflexões sobre alfabetização, Concepções de linguagem e escrita, As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula, A Metodologia nas áreas do conhecimento, A importância do jogo na educação, Análise e interpretação de textos, A leitura, A Literatura Infantil - 1ª A 4ª série, O comportamento infantil - 7 a 10 anos, A criança e as normas escolares, Planejamento, Currículo, Conteúdos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Proposta Construtivista, Avaliação e Progressão Continuada, Plano Nacional de Educação. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento; Didática Geral; Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS - Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional/LPB - PPP - Letramento - Educação do Campo - Perspectivas Atuais da educação - Identidade Técnica e Processo escolar. Conhecimentos Específicos na Educação Especial e Inclusiva. COORDENADOR CRAS - Noções sobre coordenação; Planejamento estratégico; Princípios do desenvolvimento organizacional; Elaboração e acompanhamento de projetos; Sistemas de informação; Modelagem de processos; Técnicas de aperfeiçoamento de processos; Responsabilidade social. Noções sobre Lei Orgânica Municipal, Constituição do Estado de São Paulo e Constituição Federal. Noções sobre o Estatuto dos Servidores Municipais de Divinolândia (SP). Noções Sobre: Código de ética profissional do Coordenador. Noções sobre: Planejamento. Estrutura Organizacional. Visão das principais áreas funcionais de uma organização. As teorias administrativas. Noções sobre Administração Pública. Noções sobre Administração de Sistemas de informação. Noções sobre Administração de Recursos Matérias e Patrimoniais. Conhecimentos sobre: Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS/1993; Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA/1990; Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004; Política Nacional do Idoso-PNI/1994; Estatuto do Idoso; Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência/ 1989; Norma Operacional Básica da Assistência Social - NOB SUAS/2005.