Prefeitura de Catas Altas - MG

Notícia:   Prefeitura de Catas Altas - MG abre seleção para Bioquímico

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAS ALTAS

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO 09/2014

O Exmo. Sr. prefeito Saulo Morais de Castro, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, faz saber que se acham abertas, no período compreendido entre os dias 23 de junho à 04 de julho de 2014, as inscrições para o Processo Seletivo Público Simplificado (PSPS) nº 09/2014, destinado ao recrutamento de pessoal para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, em conformidade com a Lei Municipal nº 223/2007, de 13 de junho de 2007, e suas alterações.

1 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Os candidatos aprovados e classificados serão convocados de acordo com a necessidade do serviço público municipal no prazo de validade do PSPS.

1.2 A coordenação de todas as etapas do PSPS, inclusive o julgamento de quaisquer recursos, será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração e Fazenda e Procuradoria.

1.3 O PSPS será composto de Prova Escrita Objetiva e de Prova de Títulos.

1.3.1 A Prova Escrita Objetiva - 1? Etapa do PSPS - será obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório; e a Prova de Títulos - 2? Etapa do PSPS - será facultativa, aplicada unicamente para os candidatos aprovados na primeira etapa, de caráter exclusivamente classificatório.

2 - DOS CARGOS E REQUISITOS

2.1 O PSPS destina-se ao recrutamento de pessoal para exercício das atribuições dos seguintes cargos :

Código

Cargos

Vagas

Carga horária semanal

Salário Base

Qualificação Exigida

3001

BIOQUÍMICO

CR

20

R$ 2.450,26

Ensino superior com habilitação e registro no órgão competente

3. DOS REQUISITOS PARA INGRESSO

3.1 São requisitos básicos para ingresso no serviço público municipal:

a) nacionalidade brasileira ou equiparada;

b) gozo dos direitos políticos;

c) quitação com as obrigações militares e eleitorais;

d) nível de escolaridade e qualificação exigida para exercício das atribuições do cargo;

e) idade mínima de dezoito anos;

3.2 O candidato deverá comprovar, na data estabelecida para assinatura do contrato, o preenchimento de todos os requisitos para ingresso de que trata o inciso 3.1. Não será contratado o candidato que deixar de apresentar os documentos comprobatórios exigidos para ingresso no serviço público municipal.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 O candidato deverá conhecer, antes de efetuar a inscrição, os termos deste Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para exercício das atribuições do cargo.

4.2 As inscrições serão realizadas pessoalmente no período de 23 de junho à 04 de julho de 2014, no horário das 08 às 11 horas e das 13 às 16 horas, em dia de expediente, no Departamento Pessoal, localizada na Praça Monsenhor Mendes, nº136, Centro, Catas Altas - MG.

4.3 A declaração falsa ou inexata de dados constantes do formulário de inscrição e a apresentação de documentos falsos determinarão a anulação da inscrição e dos demais atos dela decorrentes.

4.4 O candidato deverá apresentar no ato da inscrição cópia de documento de identidade, CPF e a qualificação exigida para o cargo.

5. DA INSCRIÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

5.1 Ficam reservadas às pessoas com deficiência 5% (cinco por cento) das vagas que surgirem no prazo de validade do PSPS.

5.2 Considera-se pessoa com deficiência aquela que se enquadrar nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999, conceituadas na medicina especializada (CID) de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos, e que constituam inferioridade que implique grau acentuado de dificuldade para integração social.

5.3 A pessoa com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas na legislação, participará do PSPS em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere às provas aplicadas, ao seu conteúdo, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e pontuação mínima exigida para aprovação.

5.4 Para efetuar a inscrição, o candidato com deficiência, assim como os demais candidatos, deverá preencher os requisitos exigidos neste Edital.

5.5 Por ocasião da inscrição, o candidato com deficiência deverá declarar que conhece os termos deste Edital e que é portador de deficiência para fins de reserva de vaga.

5.6 O candidato com deficiência será avaliado com o objetivo de ser verificada a compatibilidade ou não da deficiência apresentada com as atribuições do cargo para o qual se inscrever.

5.7 O candidato com deficiência deverá apresentar laudo médico emitido nos dois últimos anos atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente na Classificação Internacional de Doenças - CID, conforme Anexo IV.

5.8 Inexistindo candidato habilitado para preenchimento de todas as vagas destinadas às pessoas com deficiência, as remanescentes serão ocupadas pelos demais candidatos habilitados, observada a ordem de classificação.

6. DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

6.1 Na 1ª Etapa do PSPS será aplicada a Prova Escrita Objetiva conforme o quadro a seguir:

NÍVEL DO CARGO

ÁREA DE CONHECIMENTO

N º DE QUESTÕES

PONTOS POR QUESTÃO

TOTAL DE PONTOS

CARÁTER

Ensino Superior

Conhecimentos gerais, Legislação e Conhecimentos Específicos

10 (dez)

5 (cinco) pontos

50 (cinquenta) pontos

Eliminatório e Classificatório

6.1.1. O Programa de Prova é o constante do Anexo II deste Edital.

6.1.2 As questões serão objetivas, de múltipla escolha, com quatro alternativas cada e apenas uma alternativa correta.

6.1.3 Será atribuída pontuação 0,0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada ou sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis no cartão resposta.

6.1.4 A Prova Escrita Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos, devendo o candidato obter, no mínimo, 20 (vinte) pontos para ser considerado classificado para a Prova de Títulos.

7. DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

7.1 A Prova Escrita Objetiva será realizada no dia 16 de julho de 2 014, em local e horário previamente divulgado no mural existente no hall do prédio da Prefeitura Municipal de Catas Altas.

7.2 O candidato deverá comparecer ao local de realização da Prova com antecedência mínima de 10 (dez) minutos do horário marcado para o seu início, sendo-lhe vedado entrar após o horário estabelecido.

7.3 O ingresso do candidato no local de realização da Prova só se dará mediante apresentação do documento original de identidade contendo fotografia, filiação e assinatura.

7.3.1 É válido como prova de identidade a carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (Lei 6.206/1975).

7.4 No tempo estabelecido para a realização da Prova, que é de duas horas, está compreendido o destinado ao preenchimento do cartão de respostas.

7.5 Será exigida a identificação especial do candidato quando o documento de identidade apresentado suscitar dúvidas quanto à fisionomia ou à assinatura do portador, que compreenderá a coleta de assinaturas e impressão digital.

7.6 No caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade, o candidato deverá apresentar certidão, que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias da data da realização da Prova, e, ainda, ser submetido à identificação especial de que trata o item 7.5.

7.7 Não será aceito como documento de identidade: certidão de nascimento, título eleitoral, carteira de motorista (modelo antigo), CPF, carteira de estudante, carteira funcional não abrangida pela Lei nº 6206/1975, documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados, tampouco cópia de documento de identidade, ainda que autenticado.

7.8 O comprovante de inscrição não terá validade como documento de identidade.

7.9 Para a realização da Prova, o candidato deverá portar caneta esferográfica de escrita azul ou preta, lápis e borracha.

7.10 É vedado ao candidato permanecer no local de realização da Prova com quaisquer aparelhos eletrônicos (bipe, telefone celular, relógio do tipo databank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, etc.).

7.11 A Coordenação/Fiscalização não se responsabilizará por perda ou extravio de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da Prova, tampouco por danos neles causados.

7.12 O candidato deverá assinalar as respostas das questões objetivas no cartão de respostas. O cartão de respostas é o único documento válido para a correção em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do caderno de prova.

7.13 O prejuízo advindo de marcação realizada incorretamente no cartão de respostas será de inteira responsabilidade do candidato.

7.14 Não serão computadas questões não respondidas, que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma dela esteja correta), e emendadas ou rasuradas, ainda que legíveis.

7.15. O candidato, ao encerrar a prova, entregará ao fiscal de sala o caderno de questões e o cartão de respostas. O caderno não será devolvido ao candidato.

7.16 Os três últimos candidatos presentes na sala somente poderão entregar a Prova e retirar-se do local simultaneamente.

7.17 Em hipótese alguma haverá:

a) segunda chamada para a Prova;

b) prorrogação do tempo previsto para a aplicação da Prova.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS E DAS PROVAS

8.1 O gabarito oficial da Prova Escrita Objetiva será divulgado a partir das 12h do dia subsequente ao da realização da Prova afixado no mural existente no hall do prédio da Prefeitura Municipal de Catas Altas

8.2. A divulgação da relação em ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Escrita Objetiva será apresentada até o dia 21 de julho de 2014.

09. DA PROVA DE TÍTULOS

9.1 Participará da Prova de Títulos - 2ª Etapa do PSPS - somente o candidato aprovado na Prova Escrita Objetiva, sendo pontuados os seguintes títulos:

9.1.1 Para os candidatos de Bioquímico :

TITULO

PONTOS

COMPROVANTE

Pós-graduação

05

Declaração ou certificado

Mestrado

10

Declaração ou Certificado

Participação em curso relativo à área; com carga horária acima de 8 horas cada curso, limitando-se 2 certificados, sendo 5 pontos a cada certificado apresentado.

10

Declaração ou certificado

Tempo de serviço público ou privado- (atuando na área) 2,5 pontos a cada ano. (máximo 25 pontos) .

25

Comprovado em carteira de trabalho, contrato ou certidão emitida pela instituição.

9.2 A apresentação dos Títulos far-se-á através da entrega da cópia reprográfica dos documentos comprobatórios (Títulos) pessoalmente no Departamento Pessoal até o dia 16 de julho de 2014 às 16 horas.

9.4 Não serão considerados os documentos ilegíveis, com rasuras ou emendas, nem os que não atendam às especificações contidas neste Edital.

9.5 A Secretaria Municipal de Administração e Fazenda poderá exigir do candidato, quando entender necessário, outros elementos probatórios de legitimidade e legalidade dos títulos apresentados.

9.7 São de exclusiva responsabilidade do candidato a apresentação e comprovação dos títulos.

9.8 As cópias reprográficas dos títulos apresentados para a Prova de Títulos constituem acervo do PSPS e não serão devolvidas aos candidatos.

9.9 Serão rejeitados, liminarmente, os títulos apresentados fora do prazo divulgado no Edital.

9.10 Somente serão reconhecidos os títulos pertinentes à área .

9.11 Os comprovantes de conclusão de Curso deverão ser expedidos por instituição oficial ou reconhecida.

9.12 Cada título será computado uma única vez.

9.12.1 Será aceito um único título por nível de formação.

9.13 Os títulos acadêmicos devem estar devidamente registrados.

9.14 Os documentos em língua estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.

9.15 Caberá recurso contra o resultado da Prova de Títulos, devidamente fundamentado, sem efeito suspensivo, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da data da respectiva publicação.

9.16. O resultado final da prova de títulos será divulgado no dia 24 de julho de 2014.

10. DA ELIMINAÇÃO DO PSPS

10.1 Será eliminado do PSPS o candidato que:

a) faltar à Prova Escrita Objetiva;

b) chegar após o horário estabelecido;

c) utilizar notas, livros, impressos, máquinas calculadoras ou qualquer outro dispositivo eletrônico não autorizado;

d) desrespeitar membro da equipe de aplicação das Provas, autoridades presentes ou outro candidato;

e) se recusar a entregar o cartão de respostas ao término do tempo fixado para a realização da Prova;

f) se ausentar da sala, a qualquer tempo, sem autorização, desacompanhado do fiscal ou portando o cartão de respostas;

g) descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou no cartão de respostas;

h) perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos durante a realização das Provas;

i) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do PSPS;

11. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

11.1 Em caso de empate na nota final, terá preferência na ordem de classificação o candidato:

a) que for idoso ou tiver idade mais elevada;

b) que obtiver maior pontuação na Prova Escrita;

c) que obtiver maior pontuação na Prova de Títulos;

d) Obedecendo os itens anteriores e permanecendo o empate terá preferência o candidato com

12. DO RESULTADO FINAL

12.1 Até o dia 24 de julho de 2014 será publicada a relação dos candidatos aprovados, em ordem decrescente de pontuação final, contendo a pontuação da Prova Escrita Objetiva e a pontuação da Prova de Títulos.

12.1.1 A pontuação final do candidato será obtida pela soma geral dos pontos da prova objetiva e da prova de títulos.

12.2 Caberá recurso contra o resultado final do PSPS no prazo de 02 (dois) dias, contados da data de sua publicação, devidamente fundamentado, protocolizado no Departamento Pessoal, vinculado à Secretaria Municipal de Fazenda, situado a Praça Monsenhor Mendes, 136-prédio da Prefeitura Municipal de Catas Altas, o qual será decidido no prazo de 10 (dez) dias pela Secretaria Municipal de Administração e Fazenda e Procuradoria.

12.3 O recurso será recebido sem efeito suspensivo, exceto na hipótese de causar prejuízos irreparáveis ao candidato.

12.4 Até o dia 29 de julho de 2014 será homologada a classificação final do PSPS, por ordem decrescente de pontuação final e afixado no mural existente no hall do prédio da Prefeitura Municipal de Catas Altas.

12.5 Os recursos poderão ser interpostos pelo candidato ou por procurador legalmente constituído.

12. 6 Os recursos deverão ser protocolizados no Departamento `Pessoal da Prefeitura Municipal de Catas Altas, das 8h às 17h30, utilizando o modelo que constitui o Anexo IV deste Edital.

13. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO

13.1 O PSPS terá validade de 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir da homologação do resultado final.

14. DA CONVOCAÇÃO

14.1 Os candidatos serão convocados de acordo com a ordem de classificação final.

14.2 O candidato é exclusivamente responsável por manter seus dados pessoais atualizados no Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração e Fazenda, durante o prazo de validade do PSPS.

14.3 O candidato aprovado e convocado será contratado por tempo determinado e estritamente necessário para a consecução das atribuições do cargo, pelo prazo de até 01 (um) ano, possibilitada uma prorrogação sucessiva, devidamente justificada, por igual período.

15. DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 O ato de inscrição importa no conhecimento das instruções e na aceitação total das condições do PSPS fixadas neste Edital.

15.2 Será impedido de ingressar no serviço público municipal o candidato aprovado que por ocasião da assinatura do contrato exercer cargo, emprego ou função no serviço público federal, estadual ou municipal, ressalvadas as hipóteses de acumulação previstas no inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal, com a redação dada pelas Emendas Constitucionais 19, de 04/06/1998, e 34, de 13/12/2001.

15.3 A inexatidão das declarações e/ou irregularidades dos documentos apresentados pelo candidato, verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da sua contratação, importarão na nulidade da inscrição e na desclassificação dele do PSPS, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal.

15.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Administração e Fazenda.

15.5 Para dirimir eventuais questões oriundas deste PSPS que não possam ser resolvidas pela 15.6 Integram este Edital os seguintes Anexos:

Anexo I - Responsabilidades e atribuições dos cargos.

Anexo II - Programa de Provas.

Anexo III - Requerimento de vaga para candidato com deficiência

ANEXO I

BIOQUÍMICO

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

- executar tarefas relacionadas com a composição de medicamentos, toxicológicas, substâncias de origem animal e vegetal, matérias-primas e clínicas e efetuar fiscalização nas farmácias, laboratórios, postos e distribuidores de medicamentos;

- preparar e examinar lâminas de material obtido por meio de biópsias, autópsias e curetagens para identificação de germes;

- realizar dosagens bioquímicas, reações sorológicas e exames hematológicos de rotina;

- fazer cultura de germes, antibiogramas e preparação de vacinas;

- proceder a análises físicas e químicas para determinações qualitativas e quantitativas de materiais de procedência mineral e vegetal;

- separar e identificar minerais de granulação fina; auxiliar em estudos para identificação de agentes micológicos e bacteriológicos que contaminam a madeira;

- realizar ensaios ou amostras de madeira, de fibras e tecidos de algodão, de reparações petrográficas, de dosagem do carbono e do poder calorífico de combustíveis;

- preparar, modelar, fundir e polir peças ou aparelhos protéticos;

- preparar reagentes, corantes, antígenos e outras soluções necessárias à realização de vários tipos de análises, reações e exames;

- registrar os resultados dos exames realizados, em livros próprios e elaborar relatórios de suas atividades;

- inspecionar estabelecimentos industriais, comerciais, laboratórios e hospitais e proceder à fiscalização do exercício profissional;

- realizar pesquisas sobre a composição, funções e processos químicos dos organismos vivos, visando a incrementar os conhecimentos científicos e a determinar as aplicações práticas na indústria, medicina e outros campos;

- realizar experiências, testes e análises em organismos vivos, observando os mecanismos químicos de suas reações vitais, como respiração, digestão, crescimento e envelhecimento;

- estudar a ação química de alimentos, medicamentos, soros, hormônios e outras substâncias sobre tecidos e funções vitais;

- analisar os aspectos químicos da formação de anticorpos no sangue e outrosfenômenos bioquímicos, para verificar os efeitos produzidos no organismo e determinar a adequação relativa de cada elemento;

- realizar experiências e estudos de bioquímica, aperfeiçoando ou criando novos processos de conservação de alimentos e bebidas, produção de soros, vacinas, hormônios, purificação e tratamento de águas residuais para permitir sua aplicação na indústria, medicina, saúde pública e outros campos;

- elaborar relatórios sobre assuntos pertinentes a sua área;

- desempenhar tarefas afins.

ANEXO II

PROGRAMA DE PROVAS

Conhecimentos Específicos:

Hematologia Clínica: Coagulograma;Hemograma; Coloração de células sanguíneas; Velocidade de Hemossedimentação; Hematócrito; Anemias; Leucócitos; Leucemias,Plaquetas; Hemostasia: vasoconstricção, tampão plaquetário e coagulação do sangue, eletroforese de hemoglobina. Imuno-hematologia. Bioquímica Clínica: Dosagens hormonais; Exames bioquímicos,Clínicos do sangue: glicose, ureia, creatina, colesterol total e facções, triglicerídeos, ácido úrico, eletrólitos, antistreptolisina, Proteína Creativa, gasometria arterial e venosa. Imunológica: Antígeno e anticorpo. Sífilis e diagnósticos laboratoriais nas diferentes fases da doença. Moléstia de chagas e imunodiagnóstico da doença. Toxoplasmose e imunodiagnóstico. Hepatite diagnostica laboratorial. Mononucleose infecciosa e diagnóstica laboratorial. Avaliação da função imune. Doenças auto-imunes. Uroanálise: EAS, Coleta e manipulação de amostras, Cálculos, Exame físico da urina, Exame químico: ph, proteínas, glicose, cetonas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito, Leucócitos, Exame microscópio da urina. Parasitologia: Comensalismo. Inquilinismo. Mutualismo. Simbiose. Formas de transmissão De agente etiológico pelos insetos. Formas de transmissão da doença parasitária e infecciosa. Via s de penetração do parasito no hospedeiro. Saneamento básico. AMEBAS: Entamoeba histolytica. Endolimax nana. Entamoeba coli.FLAGELADOS: Leishmania braziliensis. Leishmania donovani.TRYPANOSSOMA: Trypanossoma cruzi. Trypanossoma gambiense. HELMINTOLOGIA: Schistosoma mansoni. Fascíola hepática. Taenia solium. Taenia saginata. Hymenolepis nana. Strongyloides stercoralis. Trichuris trichiura. Enterobius vermicularis. Ancyl ostoma duodenale. Necator americanus. Ascaris lumbricóides. Wuchereria bancrofti. preparação de lâminas. Coleta de material para exame parasitológico. Método de Faust. Método de Hoffman, Pons e Janner. Método de Baemann-Moraes. Método de Willis Método de Grahan. Coloração de laminas: lugol. Hematoxilina férrica. Fucsina carbólica. Leishman. Glemsa Microbiologia Médica: Vírus que contém DNA e RNA. Propriedades gerais dos fungos emicoses. Bactéria Gram negativa. Bactéria Grampositiva. Antibiograma. Preparo de meios de cultura. Métodos gerais de identificação de bactérias, vírus e fungos. Diagnóstico laboratorial de doenças de importância em saúde publica,Administração Laboratorial: Planejamento e Administração Laboratorial Geral e Controle de qualidade. Procedimentos e Rotina Laboratorial. Biossegurança: Conceitos básicos de biossegurança. Os riscos de acidentes. A arquitetura e a organização dos laboratórios. Noções de segurança em coleta de material biológico no laboratório.

Sugestões bibliográficas

ABBAS, Abul K.: Andrew H. Liechtman.; Jordan S. Pober. http://www.diariomunicipal.com.br/arom/materia/12936143 de 7, 19/03/2014 17:14

Imunologia Celular e Molecular Ed. Revinter Ltda. RJ, 2000,Chavenato, I. Ed. Atlas, 1985

BEIGUELMAN, B. Citogenética Humana. Ed. Guanabara Koogan, RJ. 142p. 1988.

BRASILEIRO, Filho, G. Boglioli - Patologia, 7ª, Ed.RJ, Guanabara Koogan, 2006, 1472p.

CARVALHO, Carlos C.A.R.Manual de parasitologia humana. 2ª. Ed. 263p. 2005

CARVALHO, William de Freitas. Técnicas médicas de hematologia e imuno-hematologia. 7ª.Ed. Copopmed. Ed. Médica. Belo Horizonte, 2002.

COELHO, L. Lourenço. Técnicas do laboratório clínico. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1964. 358 p., il.

DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. São Paulo: Atheneu, 2001. 810 p. (Laboratório e patologia clínica). Inclui índice.ISBN 8573793228 (broch.).

DIAGNÓSTICO laboratorial: avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas e parasitarias e auto-imunes. correlação clinico - laboratorial. 2.ed. -. São Paulo: Guanabara Koogan, 2001. 443 p., il. col. Inclui bibliografia e índice. ISBN 8527706296 (broch.).

FERREIRA, Walter A. Sandra L.M. Ávila. D. Diagnóstico Laboratorial. Ed.Guanabara.

HECNER, Fritz.; Mathias Freund. Hematologia, Microscopia prática. 9ª. Ed. Ed. Com. Imp. Ltda. 2002.

Livraria Santos HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Biossegurança e controle de infecções: Risco sanitário hospitalar. Rio de Janeiro: MEDSI,2004. 865 p.

Bibliografia. ISBN 8571993696 (Broch.). LEHNINGER. Princípios de Bioquímica.3ª; Ed. Ed. Sarvier, 2002 São Paulo, 1009p.

LORENZI, Terezinha, F. Manual de Hematologia, Propedeutica e Clínica. 3ª. Ed. 2003 Ed. Guanabara Koogan, 672p. MELNIC, Jawetz & Adelberg, Microbiologia Médica 21ª. Ed. Guanabara Koogan, 2000

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 4. ed. - .Porto Alegre: Medica Missau, 2003. 419 p., il.Inclui bibliografia e índice. ISBN (Broch.).

NEVES, David P. Parasitologia Humana Ed. Atheneu 11ª. Ed. São Paulo, 2005

STRASINGER, Susan King. Uroanálise e fluidos biológicos. 3.ed. -.São Paulo: Ed. Premier, 2000. 233 p., il. (algumas color.). Inclui bibliografia e índice. ISBN 8586067040 (broch.).

TODD - Sanford Davidsohn, Diagnósticos clínicos e conduta terapêutica por exames laboratoriais. James Campbell Todd et al. 16.ed. São Paulo: Manole, 1982. 2v.: TRABULSI, Luiz Rachid;

ALTERTHUM, Flavio. Microbiologia. 5.ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 586 p. (Biblioteca Biomédica).Possui bibliografia e índice. ISBN 8573790717 (broch).

VERRASTRO Therezinha, Ferreira Therezinha Lorenzi,Silvano Wendel Neto.

HEMATOLOGIA hemoterapia: fundamentos de morfologia, fisiologia, patologia e clinica. São Paulo: Atheneu, 1996. 303 p., il.Inclui bibliografia e índice.

HEMATOLOGIA: fundamentos e prática. Edição revista e atualizada. -. São Paulo: Atheneu, c2005. xix, 1081, il.col. Inclui bibliografia e índice. ISBN 8573793686 (enc.)

ATENÇÃO: Toda a legislação deverá considerar o instrumento original e suas eventuais alterações, acréscimos ou supressões.