Prefeitura de Candói - PR

Notícia:   Prefeitura de Candói - PR divulga Cancelamento de Concurso Público

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANDÓI

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2010

CNPJ: 95.684.478/0001-94
Avenida XV de Novembro, 1761 - centro - CEP: 85.140-000 - Candói-PR

O Prefeito Municipal de Candói, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais torna público o presente edital, com seus anexos e de acordo com a Lei Orgânica Municipal, e da Lei Federal nº 7.853/1989 e alterações que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, regulamentada pelo decreto Federal n.º 3.298/1999, Lei Estadual nº 13.456/2002, Lei Federal nº 10.741/2003 e considerando ainda o disposto no inciso II, do artigo 37, da Constituição Federal, e pelos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, leis municipais 396/2000 e 917/2009, estabelecem as instruções especiais para o concurso público de provas e provas e títulos para provimento de cargos nos grupos ocupacionais do quadro de pessoal de provimento efetivo da Prefeitura Municipal, no Regime Estatutário, conforme segue.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público será regido por este Edital e executado por Empresa contratada e responsabilizada por todo o processo até a etapa final, acompanhada e supervisionada pela Comissão de Concurso Público designada para esse fim, nomeada através da portaria nº 207 de 23/04/2010.

1.2. O Concurso Público compreenderá:

a) PROVAS TEÓRICAS OBJETIVAS de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos. Nos cargos que contenham provas de títulos as provas objetivas não serão eliminatórias.

b) PROVA DE TÍTULOS para os cargos de ADVOGADO, ENGENHEIRO CIVIL, PSICÓLOGO, FISIOTERAPEUTA, NUTRICIONISTA, ADMINISTRADOR, ASSISTENTE SOCIAL, CONTADOR E PEDAGOGO CRAS;

c) PROVA PRÁTICA para os cargos de MOTORISTA II, OPERADOR DE MÁQUINAS RODOVIÁRIAS, BOMBEIROS COMUNITÁRIOS, INSTRUTORES DE BANDA, MÚSICAS E DE DANÇA;

d) Exame médicos, os quais serão exigidos somente quando no edital de chamamento para a contratação, para todos os cargos;

1.3. A relação das inscrições homologadas, os resultados das provas objetivas, de títulos e práticas serão publicadas e divulgadas no Jornal Oficial do Município de Candói, "DIÁRIO DE GUARAPUAVA" - Editora Juriti Ltda, bem como no mural da Prefeitura Municipal de Candói -PR.

1.4. Visa o provimento das vagas abaixo relacionadas no item 3, sendo estas para o preenchimento de vagas do quadro efetivo, bem como do cadastro de reserva, dentro do prazo de validade do concurso.

1.5 Este edital compreende os seguintes anexos:

ANEXO I - Conteúdo Programático;

ANEXO II - Modelo Formulário para recursos;

ANEXO III - Modelo de Requerimento para solicitação de condições especiais para realização da prova objetiva;

ANEXO IV - Conteúdo Exame capacidade física para o cargo de Bombeiros Comunitários;

2. DO CRONOGRAMA:

2.1. O Concurso será realizado dentro do seguinte Cronograma:

2.1.1 PUBLICAÇÃO DO EDITAL: 08/05/2010;

2.1.2 INÍCIO DO PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: 10/05/2010;

2.1.3 TÉRMINO DO PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: 25/05/2010;

2.1.4 PUBLICAÇÃO - HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: 27/05/2010;

2.1.5 PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE ENSALAMENTO: 02/06/2010;

2.1.6 REALIZAÇÃO DAS PROVAS TEÓRICAS OBJETIVAS E ENTREGA DE TÍTULOS: 05/06/2010;

2.1.7 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DAS PROVAS OBJETIVAS E DE TÍTULOS: 15/06/2010;

2.1.8 RECURSOS: ATÉ 16/06/2010.

2.1.9 PUBLICAÇÃO DOS CLASSIFICADOS PARA AS PROVAS PRÁTICAS: 18/06/2010.

2.1.10 REALIZAÇÃO DAS PROVAS PRÁTICAS: 20/06/2010.

2.1.11 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DAS PROVAS PRÁTICAS: 22/06/2010;

2.1.12 RECURSOS DAS PROVAS PRÁTICAS: ATÉ 23/06/2010.

2.1.13 PUBLICAÇÃO FINAL DOS CLASSIFICADOS NO CONCURSO: 25/06/2010.

2.1.14 HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO: 30/06/2010*

2.2 Eventuais alterações no cronograma citado no item 2.1 deste edital serão previamente comunicadas, através do Jornal Diário Oficial do Município, por meio de Retificações.

3. DA ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS, VAGAS, VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO E OUTROS DADOS

3.1. Os cargos, a escolaridade exigida, a remuneração mensal inicial bruta, o total de vagas, a carga horária semanal (C.H.S).o valor da taxa de inscrição, as quantidades de vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais1 (PNE) e CADASTRO DE RESERVA2 (C.R) são as seguintes:

3.1.1 GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL

CARGO

Nº DE VAGAS CONCURSO

Nº DE VAGAS C.R

Nº VAGAS P.N.E

C.H. SEMANAL

REMUNERAÇÃO R$

OUTRAS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS A SEREM COMPROVADAS NO ATO DA INVESTIDURA E POSSE DO CONCURSO

Médico Clínico Geral

05

03

-

20h

R$ 3.224,00

Ensino Superior completo. Um ano de trabalho/residência médica. Inscrição nos Órgãos de classe.

Médico Obstetra

-

02

-

20h

R$ 3.224,00

Ensino Superior completo. Um ano de trabalho/residência médica. Inscrição nos Órgãos de classe.

Médico Ortopedista

01

02

-

20h

R$ 3.224,00

Ensino Superior completo. Um ano de trabalho/residência médica. Inscrição nos Órgãos de classe.

Médico Pediatra

-

04

-

20h

R$ 3.224,00

Ensino Superior completo. Um ano de trabalho/residência médica. Inscrição nos Órgãos de classe.

Médico Veterinário

-

01

-

30h

R$ 2.478,25

Ensino Superior completo. Experiência de trabalho de no mínimo 1 (um) ano. Inscrição nos Órgãos de classe.

Fonoaudiólogo

01

01

-

40h

R$ 2.478,25

Ensino Superior completo. Experiência de trabalho de no mínimo 1 (um) ano. Inscrição nos Órgãos de classe.

Cirurgião Dentista

04

04

-

30h

R$ 2.478,25

Ensino Superior completo. Inscrição nos Órgãos de classe.

Advogado

-

02

-

30h

R$ 2.478,25

Ensino Superior completo. Experiência mínima de 02 (dois) anos na área Pública. Inscrição nos Órgãos de classe.

Engenheiro Civil

01

01

-

40h

R$ 2.478,25

Ensino Superior completo. Experiência de trabalho de no mínimo 1 (um) ano. Inscrição nos Órgãos de classe.

Psicólogo

-

01

-

40h

R$ 2.222,80

Ensino Superior completo. Experiência de trabalho de no mínimo 1 (um) ano. Inscrição nos Órgãos de classe.

Fisioterapeuta

01

01

-

30h

R$ 2.222,80

Ensino Superior completo. Experiência de trabalho de no mínimo 1 (um) ano. Inscrição nos Órgãos de classe.

Enfermeiro(a)

-

06

-

40h

R$ 2.222,80

Ensino Superior completo. Inscrição nos Órgãos de classe.

Farmacêutico/Bioquímico

-

01

-

40h

R$ 2.222,80

Ensino Superior completo. Inscrição nos Órgãos de classe.

Nutricionista

-

01

-

40h

R$ 2.222,80

Ensino Superior completo. Inscrição nos Órgãos de classe.

Administrador (a)

-

01

-

40h

R$ 2.222,80

Ensino Superior completo. Experiência mínima de 02 (dois) anos na área Pública. Inscrição nos Órgãos de classe.

Assistente Social

01

01

-

40h

R$ 2.222,80

Ensino Superior completo. Inscrição nos Órgãos de classe.

Contador (a)

01

01

-

40h

R$ 2.222,80

Ensino Superior completo. Experiência de trabalho de no mínimo 1 (um) ano em Contabilidade Pública. Inscrição nos Órgãos de classe.

3.1.2 GRUPO OCUPACIONAL TÉCNICO

CARGO

Nº DE VAGAS CONCURSO

Nº DE VAGAS C.R

Nº VAGAS P.N.E

C.H. SEMANAL

REMUNERAÇÃO R$

OUTRAS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS A SEREM COMPROVADAS NO ATO DA INVESTIDURA E POSSE DO CONCURSO

Técnico em Segurança do Trabalho

01

01

-

40h

R$ 996,40

Curso técnico na área devidamente reconhecido e experiência mínima de 1 (um) ano.

Técnico em Agropecuária

01

01

-

40h

R$ 1.208,96

Curso técnico na área devidamente reconhecido e experiência mínima de 1 (um) ano.

Técnico em Enfermagem

-

05

-

40h

R$ 1.208,96

Curso técnico na área devidamente reconhecido e experiência mínima de 1 (um) ano.

Gestor em Recursos Humanos

-

01

-

40h

R$ 1.208,96

Curso Superior. Experiência na área Pública de no mínimo 01 (um) ano.

Agente Ambiental

-

01

-

40h

R$ 1.208.96

Curso técnico na área devidamente reconhecido e experiência mínima de 1 (um) ano.

3.1.3 GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO

CARGO

Nº DE VAGAS CONCURSO

Nº DE VAGAS C.R

Nº VAGAS P.N.E

C.H. SEMANAL

REMUNERAÇÃO R$

OUTRAS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS A SEREM COMPROVADAS NO ATO DA INVESTIDURA E POSSE DO CONCURSO

Telefonista

-

01

-

30h

R$ 664,27

Ensino Fundamental completo.

Instrutor de Informática

04

02

-

40h

R$ 664,27

Ensino Médio Completo ou Curso Técnico na área, devidamente reconhecido, experiência na área de no mínimo 01 (um) ano e curso específico na área.

Agente Administrativo

10

09

02

40h

R$ 733,23

Ensino Médio Completo, curso de Informática básica.

Fiscal Fazendário

02

01

-

40h

R$ 733,23

Ensino Médio Completo, curso de Informática básica.

3.1.4 GRUPO OCUPACIONAL OPERACIONAL

CARGO

Nº DE VAGAS CONCURSO

Nº DE VAGAS C.R

Nº VAGAS P.N.E

C.H. SEMANAL

REMUNERAÇÃO R$

OUTRAS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS A SEREM COMPROVADAS NO ATO DA INVESTIDURA E POSSE DO CONCURSO

Motorista II

10

05

-

40h

R$ 832,00

Ensino Fundamental incompleto e Carteira Nacional de Habilitação, nas categorias "D" ou "E".

Operador de Máquina Rodoviária

08

05

-

40h

R$ 832,00

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado, Carteira Nacional de Habilitação na categoria "C" ou superior. Experiência profissional mínima de 01 (um) ano.

Mecânico (Pesada) - (Máquinas Rodoviárias)

01

02

-

40h

R$ 1.103,70

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado, experiência profissional mínima de 01 (um) ano.

Mecânico (Veículos Leves)

01

02

-

40h

R$ 996,40

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado, experiência profissional mínima de 02 (dois) anos.

Mecânico eletricista

01

02

-

40h

R$ 733,23

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado, experiência profissional mínima de 01 (um) ano, com cursos técnicos na área.

Lubrificador

01

02

-

40h

R$ 529,57

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado, experiência profissional mínima de 01 (um) ano.

Artífice de obras

04

04

-

40h

R$ 733,23

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado, experiência profissional mínima de 01 (um) ano.

Guardião

03

03

-

40h

R$ 514,00

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado

Servente de Limpeza

05

05

-

40h

R$ 514,00

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado

Auxiliar de Serviços Gerais

05

10

-

40h

R$ 514,00

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado

Auxiliar de Limpeza e Vetores (Gari)

06

06

-

40h

R$ 514,00

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado

Cozinheiro(a)

02

03

-

40h

R$ 529,57

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado, experiência profissional mínima de 1 (um) ano.

Bombeiro Comunitário

07

03

-

40h

R$ 529,57

Ensino Fundamental completo, Carteira de motorista categoria mínima "C", Exigências especiais contidas neste edital.

Projetista

-

01

-

40h

R$ 996,40

Ensino Médio completo e Curso Profissionalizante em AUTOCAD ou Curso Técnico na área com AUTOCAD, devidamente reconhecido, experiência mínima profissional de 1 (um) ano.

3.1.5 GRUPO OCUPACIONAL: SAÚDE E AÇÃO SOCIAL

CARGO

Nº DE VAGAS CONCURSO

Nº DE VAGAS C.R

Nº VAGAS P.N.E

C.H. SEMANAL

REMUNERAÇÃO R$

OUTRAS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS A SEREM COMPROVADAS NO ATO DA INVESTIDURA E POSSE DO CONCURSO

Auxiliar de Consultório Dentário

02

02

-

40h

R$ 664,27

Ensino Fundamental completo e curso na área.

Agente da Dengue

-

05

-

40h

R$ 664,27

Ensino Fundamental completo.

Atendente de Farmácia

-

01

-

40h

R$ 529,57

Ensino Fundamental completo e curso na área.

Agente Comunitário de Saúde

-

08

-

40h

R$ 529,57

Ensino Fundamental completo.

Agente Comunitário de Saúde: Local da Vaga: Região administrativa da Paz

02

02

-

40h

R$ 529,57

Ensino Fundamental completo.

Agente Comunitário de Saúde: Local da Vaga Região do Assentamento Matas do Cavernoso e Três Palmeiras.

01

02

-

40h

R$ 529,57

Ensino Fundamental completo.

Agente Comunitário de Saúde: Local da Vaga: Região Administrativa do Rio Novo.

01

02

-

40h

R$ 529,57

Ensino Fundamental completo.

Radiologista

01

02

-

20h

R$ 996,40

Curso Técnico na área, devidamente reconhecido, experiência na área de no mínimo 01 (um) ano.

Pedagogo (CRAS)

01

-

-

20h

R$ 996,40

Ensino Superior completo, experiência de trabalho de no mínimo 1 (um) ano.

Padeiro (a)

01

01

-

40h

R$ 664,27

Ensino Fundamental incompleto - alfabetizado, experiência de trabalho de no mínimo 01 (um) ano.

3.1.6 GRUPO OCUPACIONAL EDUCAÇÃO

CARGO

Nº DE VAGAS CONCURSO

Nº DE VAGAS C.R

Nº VAGAS P.N.E

C.H. SEMANAL

REMUNERAÇÃO R$

OUTRAS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS A SEREM COMPROVADAS NO ATO DA INVESTIDURA E POSSE DO CONCURSO

Secretária Escolar

02

02

-

40h

R$ 664,27

Ensino Médio Completo, curso de informática.

Professor

21

05

01

20h

R$ 625,24

Ensino Superior Completo, com habilitação em Pedagogia ou Magistério, conforme LDB (lei 9.394/1996.

Instrutor de Banda

-

01

-

20h

R$ 1.560,00

Ensino Médio completo, Carteira Profissional de músico e experiência mínima de 2 (dois) anos em Banda como instrutor/regente de banda.

Instrutor de Música -Instrumento de cordas - violão

01

01

-

40h

R$ 664,27

Ensino Fundamental Completo, Carteira Profissional de músico e experiência mínima de 6 (seis) meses no instrumento pertinente ao cargo.

Instrutor de Música -Instrumento acordeão (gaita/sanfona)

01

01

-

40h

R$ 664,27

Ensino Fundamental Completo, Carteira Profissional de músico e experiência mínima de 6 (seis) meses no instrumento pertinente ao cargo.

Instrutor de Música -Instrumento teclado.

01

01

-

40h

R$ 664,27

Ensino Fundamental Completo, Carteira Profissional de músico e experiência mínima de 6 (seis) meses no instrumento pertinente ao cargo.

Instrutor de Música -Instrumento bateria.

01

01

-

40h

R$ 664,27

Ensino Fundamental Completo, Carteira Profissional de músico e experiência mínima de 6 (seis) meses no instrumento pertinente ao cargo.

Instrutor de Dança

01

01

-

40h

R$ 664,27

Ensino Fundamental Completo, experiência mínima de 6 (seis) meses na área pertinente ao cargo.

Notas:

(1) No número de vagas do concurso NÃO estão incluídas as vagas destinadas aos portadores de deficiência e Cadastro de Reserva).

(2) Cadastro de Reserva: vagas que surgirem ou forem criadas no prazo de validade do Concurso.

3.2 Os valores das taxas de inscrição são os seguintes:

a) Para os cargos de Ensino Superior: R$ 70,00 (setenta reais);

b) Para os cargos de Ensino médio e técnico: R$ 50,00 (cinqüenta reais);

c) Para os cargos de Ensino fundamental Completo e incompleto: R$ 30,00 (trinta reais)

3.3 Os candidatos classificados para as vagas ofertadas, quando no eventual chamamento, sujeitam-se a lotação nas localidades onde houver a oferta das respectivas vagas. A não aceitação pelo candidato implicará em sua renúncia sobre a vaga ofertada.

3.4 O Município lotará o servidor concursado em qualquer região administrativa onde tenha a necessidade do preenchimento da vaga, sendo de inteira responsabilidade do candidato os custos atinentes ao deslocamento, conforme estatuto municipal.

3.5 As atribuições de cada cargo, estarão disponíveis junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Candói, para consulta dos candidatos.

3.6 Durante o período de validade do concurso, a Prefeitura Municipal de Candói, reserva-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda aos interesses e necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira, dentro das vagas existentes ou que possam vir a existir, atendendo a proporcionalidade de reserva de vagas.

3.7 Caso haja demanda de novas investiduras acima do número de vagas estimado dentro do prazo de validade do certame, a Administração poderá convocar candidatos aprovados observada a ordem classificatória geral do cargo, que compõe automaticamente o Cadastro de Reserva previsto neste Edital, para suprimento de vagas que vierem a existir.

3.8 A seleção de que trata este edital consistirá em prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, provas de títulos, conforme especificado nos cargos, provas práticas para os cargos de Motorista II, Operador de Máquinas Rodoviárias, Instrutor de Banda, Instrutor de Música e Instrutor de Dança, de caráter eliminatório, além de exame médico admissional, para todos os cargos, de caráter eliminatório.

4. DAS EXIGÊNCIAS ESPECIAIS PARA OS CARGOS DE BOMBEIRO COMUNITÁRIOS

4.1 Para o Cargo de Bombeiro Comunitário o candidato além do grau de escolaridade exigido e requisitos do item 6.1 deste edital, somente será aprovado desde que satisfaçam os seguintes requisitos:

a) Altura mínima de 1,65 m;

b) Não possuir antecedentes criminais ou policiais incompatíveis a função;

c) Estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar e obrigações eleitorais;

d) Ter no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 50 (cinqüenta) anos de idade no ato da inscrição.

e) Não ter sido excluído ou licenciado a bem da disciplina das Forças Armadas ou de Forças Auxiliares do Exército;

f) Como servidor público, não ter sido demitido a bem do serviço público ou por ato de improbidade administrativa;

g) Ser aprovado em testes de resistência física, conforme edital;

h) Possuir boa sanidade física e mental, comprovada através de laudos médicos e exames. Os exames serão custeados pelo candidato;

i) Ser aprovado no Curso de Formação descrito no item 4.4 deste edital.

j) Proporcionalidade de peso e altura. A avaliação da proporcionalidade de peso e altura será realizada pelo IMC (Índice de Massa Corpórea), cujo cálculo será apurado utilizando-se a fórmula do IMC (abaixo), considerando-se aptos aqueles que estiverem dentro dos seguintes limites:

1) Sexo masculino: IMC entre 18 e 30.

2) Sexo feminino: IMC entre 18 e 28.

4.1.1 Fórmula para cálculo do IMC:

IMC = PESO CORPORAL (em kg) / (ALTURA)2 (em metros)

4.2 Os testes de resistência física serão realizados no mesmo dia da prova prática, bem como a verificação de atendimento aos demais requisitos constantes no item 4.1, 4.1.1 deste edital.

4.3 Os testes de resistência física serão realizados por meio da aplicação do teste de suficiência física, ambos de caráter eliminatório, e compreenderá as seguintes provas:

a) Teste de Suficiência Física:

- Shuttle run;

- Tração na barra fixa (masculino) e isometria (feminino);

- Corrida de 2.400 metros.

4.3.1 Os objetivos, procedimentos para realização e índices/tabelas estão previstos no Anexo "IV" deste Edital que trata das normas para aplicação e execução do Exame de Capacidade Física.

4.4 Após aprovação nos itens 4.1 deste edital, o candidato será submetido ao Curso de Formação sob supervisão e responsabilidade do ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava, curso este que destina-se a propiciar os conhecimentos necessários à execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, buscas, salvamentos e socorros públicos, e o que mais for definido em Lei, e terá a duração máxima de 326 (trezentas e vinte e seis) horas-aula, em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas, feriados e finais de semana. Este curso também terá caráter eliminatório.

5. DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

5.1. Considerando o número exíguo de vagas, serão ofertadas vagas para portadores de necessidades especiais somente para os cargos de professor e agente administrativo.

5.2. Para os demais cargos, o candidato que se declarar portador de necessidades especiais participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais, no que diz respeito ao conteúdo e à avaliação das provas, e se aprovado deverá submeter-se a perícia médica, para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atividades do cargo.

5.3 Considera-se pessoa portadora de deficiência a enquadrada nas categorias previstas na Legislação Federal e Estadual correspondente.

5.4 Ao candidato portador de deficiência é assegurado o direito de inscrever-se no presente concurso, desde que declare a deficiência de que é portador, comprovando-a por meio de Atestado Médico, original ou fotocopia autenticada, datado dos últimos 30 (trinta) dias do início das inscrições, indicando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência.

5.5 A entrega do atestado mencionado no item anterior deverá ocorrer no ato da inscrição do candidato e será parte integrante da sua documentação.

5.6 Caso o candidato não apresente o Atestado Médico especificado pelo item 5.4 no ato da inscrição, não poderá participar do concurso na condição de portador de deficiência e conseqüentemente concorrerá em igualdade de condições com os demais.

5.7 As vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência e não preenchidas serão destinadas aos demais candidatos habilitados, com estrita observância da ordem classificatória no concurso.

6. DAS CONDIÇÕES PARA INVESTIDURA

6.1. Além da aprovação no concurso e atendimento aos requisitos mínimos constantes neste edital, a investidura do candidato no cargo está condicionada a comprovação dos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos nos termos da legislação brasileira. Ao estrangeiro naturalizado é exigida a revalidação e a possibilidade do exercício de sua profissão no país;

b) Atender aos requisitos de escolaridade, experiência, qualificação e de inscrição junto aos órgãos de classe conforme previsto neste edital;

c) Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse ou emancipado na forma da lei;

d) Apresentar Cédula de Identidade, Cadastro de Pessoa Física - CPF regularizado e Título Eleitoral;

e) Estar em dia com as obrigações eleitorais e, se sexo masculino, também com as militares;

f) Possuir a escolaridade exigida para o Cargo;

g) Apresentar folha de antecedentes dos cartórios de distribuição dos foros criminais dos lugares em que tenha residido nos últimos 5 (cinco) anos, da Justiça Federal e Estadual, expedidas, no máximo, há seis meses;

h) Apresentar declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública e sobre recebimento de provento decorrente de aposentadoria e pensão;

i) Apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio e, se casado(a), a do cônjuge;

j) Apresentar atestado médico capacitante com o objetivo de aferir se as condições físicas e psíquicas são adequadas ao exercício das atividades inerentes do cargo, os quais deverão ser custeados pelo candidato;

k) Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse;

6.2. Os documentos comprobatórios para a investidura dos cargos, constantes no subitem 6.1 deste edital deverão ser apresentados pelo candidato no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados da data da publicação no Diário Oficial do Município de Candói, quando do chamamento para a posse. A relação dos exames médicos que deverão acompanhar o atestado capacitante citado na alínea "j" do item 6.1 deste edital serão divulgadas juntamente com o edital de chamamento para a posse dos candidatos aprovados.

6.3. Os documentos comprobatórios de escolaridade - diplomas registrados ou certificados acompanhados de histórico escolar - devem referir-se a cursos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) ou Conselho Estadual de Educação (CEE), bem como a prova de inscrição nos respectivos órgãos de classe.

6.4 Os diplomas e certificados obtidos em instituições estrangeiras terão que estar devidamente convalidados.

6.5 A investidura no cargo e seu exercício sujeitam-se às normas do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Candói-PR.

6.6 O provimento das vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos aprovados de acordo com a necessidade da Administração Municipal, não havendo, portanto, obrigatoriedade de admissão dos aprovados.

6.7 O candidato convocado deverá apresentar documentação comprobatória prevista no presente edital, de acordo com requisitos do seu cargo.

6.8 O não cumprimento do item anterior ocasionará na eliminação do candidato aprovado

6.9 O candidato que não atender a convocação ou manifestar seu desinteresse na sua nomeação será eliminado do concurso.

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1. Para a efetivação da inscrição o candidato deverá apresentar:

a) Formulário de inscrição, fornecido pela Prefeitura Municipal de Candói, sendo este devidamente preenchido e assinado pelo candidato;

b) 01 (uma) foto 3x4 recente;

c) Comprovante de Recolhimento da Taxa de inscrição, a ser recolhido através de GR (Guia de Recolhimento) retirada junto ao Departamento de Tributação da Prefeitura;

d) Cópia do RG, CPF do Candidato;

e) Título de eleitor do candidato;

f) Declaração que atende a todas as exigências do edital para o cargo até a data do chamamento para a posse.

7.2. O valor da taxa de inscrição para os cargos de que trata este Edital serão os constantes no item 3.2 deste edital.

7.3. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público e para a investidura no cargo, pois a taxa, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

7.4. A inscrição somente será efetivada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição até o dia 25/05/2010, através de GR (guia de recolhimento) emitida pelo departamento de tributação da prefeitura de Candói. Os comprovantes de pagamento da taxa de inscrição deverão ser apresentados juntos ao requerimento de inscrição de candidato, dentro dos prazos de inscrição estipulados neste edital, sob pena de indeferimento da inscrição.

7.5 No ato da inscrição o candidato deverá optar por um único cargo. Não será aceito qualquer pedido de alteração de cargo para o qual o candidato se inscreveu.

7.6 O candidato portador de necessidades especiais que se inscrever, deverá declarar, no ato da inscrição, a deficiência de que é portador e deverá comprová-la por meio de laudo médico.

7.7 Em caso de solicitação de prova especial Braile ou Ampliada ou de atendimento especial para a realização da prova, devem ser indicadas essas condições diferenciadas no ato da inscrição.

7.8 O candidato portador de necessidades especiais que não realizar a inscrição de acordo com o disposto no subitem anterior não caberá recurso em favor de sua situação.

7.9 O candidato deverá verificar a validação e homologação de sua inscrição, conforme cronograma, bem como o local das provas, o horário, endereço e respectivo ensalamento, através do Diário Oficial do Município de Candói, do mural da Prefeitura, nos horários das 08h às 12h e das 13h às 17h.

7.10 O candidato deverá apresentar documento de identidade e comprovante de inscrição, para a realização da prova. Em caso de esquecimento, perda e/ou roubo, a Comissão de Concurso Público poderá utilizar-se da segunda via da Ficha de Inscrição e ou outras medidas que se fizerem necessárias, desde que requeridas com antecedência mínima de 3 (três) dias da data de realização das provas.

7.11 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, nem devolução dos valores da taxa recolhida.

7.12 A inscrição será de inteira responsabilidade do candidato, assumindo ele total responsabilidade pelas informações prestadas no formulário de inscrição e arcando com as conseqüências de eventuais erros de preenchimento.

7.13 Não serão aceitos pedidos de inscrição por via postal, fac-simile, e-mail ou qualquer outra forma condicional. Somente serão aceitas inscrições feitas diretamente pelo candidato ou por instrumento de procuração com poderes específicos para tal fim, com firma reconhecida em cartório do Outorgante.

7.14 As inscrições serão efetuadas no período de 10/05/2010 a 25/05/2010, nas dependências da Prefeitura Municipal de Candói, sito à Avenida XV de Novembro, 1761 - centro - CEP: 85.140-000 - Candói-PR, mediante formulário próprio, pagamento do valor fixado para cada cargo e atendimento dos demais itens constantes neste edital, no horário das 8 h às 12h e das 13h às 17h.

7.15 O pedido de inscrição que não atender os requisitos estabelecidos nesse Edital ou apresentado fora do prazo será sumariamente indeferido.

8. RELAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS E INDEFERIDAS

8.1 Conforme cronograma, após o encerramento das inscrições a Comissão Organizadora relacionará os candidatos inscritos, certificando quais deles atendem os requisitos e apontando as irregularidades eventualmente constatadas.

8.2 Do indeferimento da inscrição, ou exclusão do candidato, cabe pedido de reconsideração à Comissão Organizadora no prazo definido no cronograma constante neste edital.

9. FORMA DO CONCURSO - DAS PROVAS

9.1 As PROVAS TEÓRICAS OBJETIVAS e entrega de TÍTULOS serão realizadas no dia 05/06/2010, das 09h às 12h, na Escola Municipal Ormi França Araujo, sito a Avenida Newton Marcondes de Oliveira, 2556, Bairro Pioneiros, CEP: 85.140-000 - Candói -PR, na qual estará disposto em Edital o ensalamento dos candidatos.

9.2 Para todos os cargos o concurso terá provas teóricas/objetivas de múltipla escolha, ( a,b,c,d,e) com 40 questões por cargo, sendo cada questão valendo 0,25 (zero vírgula vinte e cinco), pontos.

9.3 Os candidatos inscritos para os cargos que exijam PROVAS DE TÍTULOS conforme estabelecido neste edital, deverão comparecer para realizar as provas teóricas/objetivas, portando todos os títulos para realização da PROVA DE TÍTULOS, que será feita logo após a prova teórica/objetiva, independente dos resultados obtidos nesta.

9.4 Os candidatos deverão comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos antes do início das provas, munidos de protocolo de inscrição, documento de identidade, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha, pois somente será permitido o ingresso às salas das provas, os candidatos que comprovarem sua identidade mediante a apresentação da Cédula de Identidade e Protocolo de Inscrição.

9.5 São documentos oficiais de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedida pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei federal valem como documento de identidade, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia). Os documentos devem estar em perfeitas condições e devem permitir, com clareza, a identificação dos candidatos.

9.6 Em caso de perda ou roubo de documentos, desde que acompanhados de Boletim de Ocorrência Policial, o candidato será admitido para realizar as provas desde que tenha se apresentado no local da prova e que seja possível fazer a verificação de seus dados junto à Comissão de Concurso Público, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos da hora marcada para início das provas.

9.7 Não será permitido o ingresso na sala das provas, o candidato que apresentar-se fora do horário estabelecido, sendo o mesmo excluído do Concurso.

9.8 As provas teóricas objetivas previstas para cada cargo especificados neste edital, terão duração máxima de 3 (três) horas para a sua realização, incluindo aí o tempo de preenchimento do gabarito.

9.9 As respostas às questões objetivas deverão ser transcritas para o cartão-resposta com caneta esferográfica com tinta preta ou azul, devendo assinalar uma única resposta para cada questão.

9.10 Não serão consideradas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura.

9.11 O candidato assume plena e total responsabilidade pelo correto preenchimento do cartão-resposta e sua integridade. Não haverá substituição desse cartão, a não ser em caso de defeito em sua impressão.

9.12 Com o objetivo de garantir a lisura e a idoneidade do Concurso, o candidato deverá autenticar a ficha de identificação com sua assinatura.

9.13 Não haverá segunda chamada para as provas. A ausência do candidato, por qualquer motivo, inclusive doença ou atraso, implicará na sua eliminação do Concurso.

9.14 Excepcionalmente e a critério médico devidamente comprovado, o candidato que estiver impossibilitado de realizar a prova teórica objetiva em sala de prova, fará a mesma em local especialmente designado pela Comissão de Concurso da Prefeitura Municipal de Candói.

9.15 Nas salas de prova, os candidatos não poderão manter em seu poder aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, calculadora, agenda eletrônica, etc), devendo entregá-los ao aplicador de provas antes do início da prova. O candidato que estiver portando qualquer desses instrumentos durante a realização da prova será eliminado do Concurso.

9.16 As portas de acesso ao prédio onde serão realizadas as provas serão fechadas às 9 horas do dia 05/06/2010. Os relógios da Comissão Organizadora do Concurso serão acertados pelo Horário Oficial de Brasília. Não serão tolerados atrasos.

9.17 Não será permitido ao candidato, durante a realização das provas, ausentar-se do recinto, a não ser em casos especiais e acompanhado de um membro componente da equipe de aplicação do Concurso.

9.18 Não é permitida ao candidato a consulta a nenhum tipo de material durante a realização da prova, inclusive legislação seca, nem o uso de calculadora para a resolução das questões.

9.19 Ao terminar as provas o candidato deverá entregar ao aplicador da prova, obrigatoriamente, o caderno de provas, e o cartão-resposta devidamente assinado. Deverá ainda assinar a lista de presença.

9.20 O candidato receberá uma folha contendo espaço designado para anotação das respostas das questões objetivas, que poderá ser recortado e levado pelo candidato para posterior conferência do gabarito.

9.21 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

9.22 Constatada a qualquer tempo, por meio eletrônico ou outro qualquer a utilização pelo candidato de procedimentos ilícitos, a prova será objeto de anulação e automaticamente o candidato será eliminado do Concurso Público, sem prejuízo das cominações legais civis e criminais deles decorrentes.

9.23 Será eliminado o candidato que praticar, durante a aplicação das provas atos contra as normas, disciplinas e ou falta de respeito para com os fiscais de provas e respectivos membros da Comissão de Concurso.

9.24 A Prefeitura Municipal de Candói não assume qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação, alojamento e outros dos candidatos, quando da realização das provas.

10. DO CONTEÚDO DAS PROVAS

10.1 As provas de cada cargo abrangem conhecimento sobre as matérias constantes abaixo:

a) Grupo Ocupacional Profissional: 05 (cinco) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de conhecimentos em informática; 05 (cinco) questões de Conhecimentos gerais e 25 (vinte e cinco) questões de legislação, ética e específicas do cargo.

b) Grupo Ocupacional Técnico: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de Matemática para Ensino Médio; 05 (cinco) questões de Informática e 20 (vinte) questões de conhecimentos gerais e específicas do cargo.

c) Grupo Ocupacional Administrativo: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de Matemática para Ensino Médio; 05 (cinco) questões de Informática e 20 (vinte) questões específicas do cargo;

d) Grupo Ocupacional Operacional:

1. Motorista II e Operador de Máquina Rodoviária

· Prova Escrita: Legislação de Trânsito, 1ºs Socorros e Conhecimentos de Mecânica específica para cada cargo, totalizando 40 questões.

· Prova Prática de Rua e baliza para o Cargo de Motorista II e de Operacionalização de Máquina em canteiro de trabalho para o cargo de Operador de Máquina Rodoviária. Será considerado REPROVADO o candidato que não obtiver 50% (cinqüenta por cento) das questões válidas na prova Escrita para ambos os cargos.

2. Bombeiro Comunitário

· Prova escrita: Língua Portuguesa, Matemática; conhecimentos gerais e específicos (brigadas de incêndio), totalizando 40 questões, além do disposto no item 4 e sub-itens deste edital;

3. Demais Cargos do Grupo Ocupacional Operacional:

· Prova escrita: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos gerais e específicos, totalizando 40 questões.

e) Grupo Ocupacional Saúde e Ação Social

1. Cargos: Auxiliar de Consultório Dentário, Agente da Dengue, Atendente de Farmácia, Agente Comunitário de Saúde, Radiologista e Padeiro.

· Prova escrita: Língua Portuguesa, Matemática; Conhecimentos gerais e específicos da área do cargo, totalizando 40 questões.

2. Grupo Ocupacional Saúde e Ação Social - Cargo Pedagoga

f) Prova escrita: 05 (cinco) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de conhecimentos em informática; 05 (cinco) questões de Conhecimentos gerais e 25 (vinte e cinco) questões de legislação, ética e específicas do cargo.

g) Grupo Ocupacional Educação

1. Professores

· Prova escrita: Língua Portuguesa, Conhecimentos gerais, Conhecimentos Específicos: Educação Infantil, Educação Especial; Teorias sobre a Educação para o Ensino Fundamental e Legislação- LDB, , totalizando 40 questões.

2. Secretária Escolar

· Prova escrita: Língua Portuguesa. Matemática, Conhecimentos gerais, Conhecimentos Específicos: gestão escolar, controles administrativos; correspondência oficial e controles sociais (programas governamentais, etc), totalizando 40 questões.

4. Instrutores de Bandas, Músicas e de Dança

· Prova escrita: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos gerais, Conhecimentos Específicos sobre os respectivos cargos, totalizando 40 questões.

· Prova Prática: conhecimentos práticos sobre os cargos.

11.DAS REALIZAÇÃO DAS PROVAS E ENTREGA DOS TÍTULOS:

11.1 A prova de TÍTULOS será aplicada após o término da prova objetiva, SOMENTE aos cargos de ADVOGADO, ENGENHEIRO CIVIL, PSICÓLOGO, FISIOTERAPEUTA, NUTRICIONISTA, ADMINISTRADOR, ASSISTENTE SOCIAL, CONTADOR E PEDAGOGO CRAS, onde os candidatos inscritos deverão entregar os títulos no mesmo dia da realização das provas teóricas/objetivas, em local previamente identificado pela Comissão de Concursos.

11.2 Serão consideradas as seguintes pontuações cumulativas para prova de Títulos:

a) Doutorado completo - 3 (três) pontos. Pontuação máxima 3 pontos;

b) Mestrado completo - 1 (um) ponto. Pontuação máxima 1 ponto;

c) Especialização ou Pós-Graduação latu sensu completa (carga horária mínima de 360 horas) - 1 (um) ponto. Pontuação máxima 1 ponto.

d) Tempo de Serviço na área Pública: 1 ponto a cada ano de serviço. A pontuação máxima é de 5 pontos.

11.3 Serão aceitas para fins de comprovação das alíneas "a", "b" e "c" do subitem 11.2 os certificados devidamente reconhecidos pelo Ministério as Educação e Cultura (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) ou Conselho Estadual de Educação (CEE).

11.4 Serão aceitas para fins de comprovação da alínea "d" do subitem 11.2, carteira de trabalho, bem como declarações dos empregadores, portarias/decretos de nomeação e exoneração, que indiquem a função, cargo e período trabalhado, devidamente autenticadas em cartório.

11.5 Os documentos apresentados pelos candidatos serão relacionados pela Comissão Organizadora, que identificará os mesmos na presença do candidato, que levará o comprovante de entrega dos títulos.

11.6 Os comprovantes originais ou fotocópias autenticadas dos Títulos, e Tempo de Serviço, deverão ser apresentados pelos candidatos, logo após a prova teórica objetiva à Comissão do Concurso Público, independente dos resultados da prova teórica objetiva.

11.7 A comissão organizadora do concurso poderá a qualquer tempo verificar a autenticidade e idoneidade das informações contidas nos títulos /declarações apresentadas.

11.8 A nota atribuída aos títulos apresentados será divulgada juntamente com o resultado da nota da prova teórica objetiva e a esta será somada para efeitos de pontuação.

11.9 As provas práticas serão de caráter eliminatório, realizadas em conformidade com o estabelecido neste edital.

12 DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS PRÁTICAS:

12.1 As PROVAS PRÁTICAS PARA OS CARGOS DE MOTORISTA II, OPERADOR DE MÁQUINAS RODOVIÁRIAS, BOMBEIROS COMUNITÁRIOS, INSTRUTOR DE BANDA, INSTRUTOR DE MÚSICA E INSTRUTOR DE DANÇA serão realizadas no dia 20/06/2010, a partir das 09 horas, na sede do Município de Candói, em local a ser definido e divulgado com antecedência.

13. DA CLASSIFICAÇÃO

13.1. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota final.

13.2. A relação dos candidatos aprovados e respectiva classificação será divulgada através de Edital próprio publicado no órgão de Imprensa Oficial do Município.

13.3 Quando da publicação do edital de candidatos aprovados, com a respectiva classificação, o prazo para interposição é o constante no cronograma deste edital.

13.4. Havendo empates na média final, o desempate será feito utilizando-se os seguintes critérios, em ordem

de prioridade:

I. o candidato que possui maior grau de escolaridade;

II. que obtiver maior nota na prova específica para o respectivo cargo;

III. o candidato com mais idade;

13.5. Os candidatos em igualdade de classificação serão chamados para comprovar as condições de preferência mencionadas acima, no prazo que lhes for fixado.

14 PEDIDO DE REVISÃO OU RECURSO CONTRA ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

14.1 O candidato interessado terá os prazos definidos no cronograma deste edital, para formular pedido de revisão de prova ou recurso contra ordem de classificação, devendo direcionar seu pedido formalmente junto a Comissão Organizadora de Concurso. Em caso de aceite de recursos, será publicada ERRATA de Edital no Diário Oficial.

14.2. O candidato poderá interpor recurso contra o resultado das provas teóricas objetivas, de títulos e prática, tendo por objeto a sua correção.

14.3. O candidato poderá interpor recurso quanto à formulação das questões e/ou da avaliação dos títulos, desde que devidamente fundamentado e apresentado em formulário específico que estará disponível junto à Comissão de Concurso Público, nos prazos definidos no cronograma.

14.4 O recurso deverá ser protocolado junto a Prefeitura Municipal de Candói, no endereço constante neste edital e destinado à Comissão de Concurso Público, que deverá encaminhar de imediato à Empresa responsável pelo Concurso.

14.5 A Empresa responsável pelo Concurso terá 1 (um) dia, a partir da data do recebimento, que emitirá decisão fundamentada colocada à disposição do requerente junto à Comissão de Concurso Público.

14.6 Uma vez julgados os recursos apresentados contra as questões da prova objetiva emitir-se-á parecer oficial contra o qual não caberá novo recurso.

14.7 Os pontos relativos às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram à prova. Se houver alteração, por força de impugnações a decisão valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

15. DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. A inscrição do candidato importará no conhecimento e na aceitação tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

15.2. A inexatidão das informações feitas pelo candidato no ato da sua inscrição ou irregularidade constadas no decorrer do processo, ainda que verificada posteriormente, eliminará o candidato do concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

15.3. O concurso terá validade de dois (2) anos a contar da publicação do Edital de Homologação, prorrogável por igual período, a critério do Executivo Municipal.

16. PUBLICAÇÕES REFERENTES AO PRESENTE CONCURSO

16.1 Todos os atos que se seguirão ao presente Edital de Convocação serão publicados no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

17. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

17.1. O presente concurso público é regido pelas normas da Lei Orgânica Municipal, e no que couber Leis Federais, Estaduais e municipais e inciso II, do artigo 37, da Constituição Federal e pelos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

18. DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso, em conjunto com a empresa contratada, e poderá se valer da Assessoria Jurídica do Município e/ou de consultoria externa contratada para esse fim.

18.2. Informações poderão ser adquiridas no endereço desta municipalidade, constante no preâmbulo deste edital ou pelo telefone (42) 3638 8000.

18.3 Este Edital/Regulamento, com seus anexos, entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Candói, 07 de maio de 2010.

ELIAS FARAH NETO
Prefeito Municipal

NEIVA SANTOS DE OLIVEIRA
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONCURSO

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COMUM AOS CARGOS COM NÍVEL ENSINO SUPERIOR

1.1. LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Textos; com domínio nas relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência Língua e linguagem, escrita e suas formas; Estrutura morfológica: formação de palavras, derivação e composição, parassíntese e hibridismos; Classe de palavras: flexões nominais e verbais; Pronomes: substantivos, adjetivos, advérbios, pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos; - Fonética e Fonologia; Estrutura sintática; Sintaxe de concordância; Sintaxe de Regência; Sintaxe de colocação; Semântica; Pontuação; Vícios de linguagem Ortografia, classe estrutura, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica, figuras de sintaxe, figuras de linguagem, noções de versificação, radical, afixos, vogal temática, tema, desinência, literatura brasileira. Gêneros literários e discursivos. 1.2. INFORMÁTICA: conhecimentos de informática. 1.3. CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Temáticas atuais, relevantes e amplamente divulgadas. Fatos da atualidade: nacionais e internacionais. LEGISLAÇÃO, ÉTICA E ESPECÍFICOS DO CARGO.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COMUM AOS CARGOS COM NÍVEL TÉCNICO E ENSINO MÉDIO

2.1. LÍNGUA PORTUGUESA.Interpretação de Textos - Língua escrita e suas formas; Fonética e Fonologia, Ortografia, Morfologia, classe estrutura e formação de palavras, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica, figuras de sintaxe, figuras de linguagem, noções de versificação, literatura brasileira. Gêneros literários e discursivos. 2.2 MATEMÁTICA: Matemática. Números Naturais e sistemas de numeração decimal; números racionais, operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; - Espaço e forma, grandezas e medidas, - Expressões numéricas, múltiplos, resolução de problemas, sistema de numeração decimal e romana. - Raízes, proporcionalidade entre seguimentos, semelhança de figuras, o números, formas geométricas, medidas de comprimento, ângulos e retas, números primos, medidas de tempo, polígonos, frações, triângulos e quadriláteros, medidas de capacidade, porcentagem, medidas de superfície, gráficos e tabelas, simetria e medidas de massa, equações de primeiro e segundo grau.2.3 INFORMÁTICA: Conhecimentos de informática. 2.4 CONHECIMENTOS GERAIS: Temáticas atuais, relevantes e amplamente divulgadas. Fatos da atualidade: nacionais e internacionais. 2.5 LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS COM ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO.

3.1. LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos. Fonemas, letras e sílabas. Classificação dos fonemas. Separação silábica. Estrutura e formação das palavras. Classes de palavras. Ortografia. Emprego das letras maiúsculas e minúsculas. Acentuação gráfica. Concordância nominal e verbal. Gramática Geral. Gêneros literários e discursivos. 3.2. MATEMÁTICA. Números Naturais e sistemas de numeração decimal; números racionais, operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; - Espaço e forma, grandezas e medidas, - Expressões numéricas, múltiplos, resolução de problemas, sistema de numeração decimal e romana. 3.3. INFORMÁTICA: Conhecimentos de informática. 3.4 CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Temáticas atuais, relevantes e amplamente divulgadas. Fatos da atualidade: nacionais e internacionais.3.5 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS COM ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO.

4.1 LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos. Fonema, letras e sílabas. Classificação dos fonemas. Separação silábica. Encontros vocálicos. Encontros consonantais. Dígrafos. Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras. Acentuação gráfica. 3.2 MATEMÁTICA. Matemática. Números Naturais e sistemas de numeração decimal; números racionais, operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; - Espaço e forma, grandezas e medidas, resolução de problemas, sistema de numeração decimal e romana.3.3 INFORMÁTICA: Conhecimentos de informática. 3.4 CONHECIMENTOS GERAIS: Temáticas atuais, relevantes e amplamente divulgadas. Fatos da atualidade: nacionais e internacionais. 3.5 LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO.

ANEXO II

MODELO DE FORMULÁRIO PARA OS RECURSOS

Orientações gerais:

1. Datilografe ou utilize o microcomputador para escrever seu recurso.

2. Use somente uma folha separada para cada questão.

3. Assine a folha de recurso.

4. Caso seja anulada uma questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independente de terem efetuado o recurso.

5. O julgamento dos recursos será publicado conforme determina o edital nº 001/2010.

Nome do candidato:

Nº de inscrição:

Cargo:

Fundamentação do recurso com o uso de argumentação lógica e consistente.

Fonte(s):

ANEXO III

MODELO DE REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

PARA FAZER A PROVA OBJETIVA

A:

Comissão de Concurso da Prefeitura Municipal de Candói

Eu, _______________________________________________ , candidato(a) inscrito(a) no Concurso Público Edital nº 01/2010 para a Prefeitura Municipal de Candói-PR, inscrição de número __________ portador do documento de identidade número ___________________ , solicito condições especiais para fazer a prova, conforme o especificado, pelos motivos ________________________________________.

Nestes termos,

Pede deferimento.

___________________________, ______ de _______________________ de 2010.

__________________________________
Assinatura do candidato

ANEXO IV

CONTEÚDO DO EXAME DE CAPACIDADE FÍSICA

a) A aplicação e avaliação dos testes de Capacidade Física - provas práticas - constantes neste anexo, serão de inteira responsabilidade da Polícia Militar do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, às suas expensas, através de profissional habilitado na área e serão realizados na sede do Município, em local a ser definido e previamente publicado.

b) O conteúdo deste anexo, fora cedido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, sendo de sua responsabilidade o conteúdo do mesmo.

c) Informações adicionais pertinentes a execução dos testes físicos deverão ser obtidas junto ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Guarapuava-PR, com o Subtenente Joel da Silva Luiz, no endereço: Rua Senador Pinheiro Machado, 1230 - centro - Guarapuava- PR ou pelos telefone: (42) 3623 1713 ou 3623 1803.

TESTE DE SUFICIÊNCIA FÍSICA

1 - SHUTTLE RUN: (corrida de ir e vir)

a) Objetivo: Avaliação da agilidade neuromotora e da velocidade.

b) Material: 02 (dois) blocos de madeira (5cm x 5cm x 10cm), 01 (um) cronômetro e espaço livre de obstáculos.

c) Procedimento: O candidato coloca-se em afastamento ântero-posterior das pernas, com o pé anterior o mais próximo possível da linha de saída. Com a voz de comando: "Atenção! Já!" o candidato inicia o teste com o acionamento concomitante do cronômetro. O candidato em ação simultânea, corre à máxima velocidade até os blocos eqüidistantes da linha de saída a 9,14m (nove metros e catorze centímetros), pega um deles e retorna ao ponto de onde partiu, depositando esse bloco atrás da linha de partida. Em seguida, sem interromper a corrida, vai em busca do segundo bloco, procedendo da mesma forma. O cronômetro é parado quando o candidato coloca o último bloco no solo e ultrapassa com pelo menos um dos pés a linha final. Ao pegar ou deixar o bloco, o candidato terá que cumprir uma regra básica do teste, ou seja, transpor pelo menos um dos pés as linhas que limitam o espaço demarcado. O bloco não deve ser jogado, mas sim, colocado ao solo.

d) Número de tentativas: 02 (duas); o candidato que na primeira tentativa não conseguir realizar o teste, terá uma segunda tentativa, com repouso de cinco minutos para a segunda tentativa.

e) Tempo de execução: conforme a tabela.

*IMAGEM NO FINAL DO EDITAL

2) TRAÇÃO NA BARRA FIXA (Somente para o masculino)

a) Objetivo: medir indiretamente a força muscular de membros superiores por meio do desempenho em se elevar o queixo acima do nível de uma barra horizontal.

b) Material: 01 (uma) barra metálica, disposta horizontalmente, de 1,5 polegada ou 3,80 cm de diâmetro;

c) Procedimento: partindo da posição inicial (pegada) na barra, empunhadura em pronação (conforme figura n.º 01), flexionar os braços ultrapassando o queixo em ângulo reto com o pescoço até a parte superior da barra (conforme figura n.º 02), joelho em extensão, pés fora do solo, e voltar à posição inicial, ficando com os braços completamente estendidos. Não há tempo determinado para a execução dos movimentos, podendo o exercício ser executado de forma lenta ou rápida.

Não é permitido impulsionar o corpo com as pernas ou balançar o corpo para executar cada flexão, bem como é proibido o contato das pernas ou do corpo com quaisquer objetos ou auxílios por parte de qualquer circunstante.

Para a contagem serão válidas as trações corretamente executadas e encerra-se o exercício assim que o candidato largar a barra.

Portanto, dentro da presente descrição serão computadas as trações executadas em que o queixo ultrapasse a altura da barra em ângulo reto e não tenha havido impulso com as pernas, corpo ou qualquer outro auxílio.

Não será computada a primeira tração, caso o candidato a realize com aproveitamento do impulso tomado durante o salto para a empunhadura na barra.

O candidato somente iniciará o exercício após a autorização do avaliador, que deverá fazer a contagem das repetições corretamente realizadas em voz alta.

d) Número de tentativas: será aceita apenas 01 (uma) tentativa.

e) Tempo de execução: sem tempo para a execução.

f) Número de repetições: conforme a tabela.

*IMAGEM NO FINAL DO EDITAL

3) ISOMETRIA NA BARRA FIXA (somente para o feminino)

a) Objetivo: medir indiretamente a força muscular de membros superiores pelo desempenho em se manter suspensa com queixo acima do nível de uma barra horizontal.

b) Material: 01 (uma) barra metálica, disposta horizontalmente, de 1,5 polegada ou 3,80 cm de diâmetro.

c) Procedimento: a candidata poderá ser auxiliada por um apoio nos pés, que lhe permita iniciar o teste já com o queixo em ângulo reto e acima do nível do cano da barra e a pegada (empunhadura) em pronação, com os braços já flexionados. Partindo da posição inicial, a candidata deverá manter-se suspensa permanecendo com o queixo acima do nível da barra, sem o apoio dos pés e pelo maior tempo possível. O cronômetro é acionado no momento em que os pés da avaliada deixarem o apoio, e é travado quando o queixo da candidata encostar ou ficar no mesmo alinhamento do cano da barra.

Será anotado o tempo que a avaliada conseguiu manter-se acima do nível da barra.

d) Número de tentativas: será aceita apenas 01 (uma) tentativa.

e) Tempo de execução: conforme a tabela para o feminino.

*IMAGEM NO FINAL DO EDITAL

4) CORRIDA DE 2.400 METROS

a) Objetivo: visa verificar por um esforço de média duração em ritmo constante, a capacidade aeróbica do indivíduo, dentro dos seus componentes cardiovasculares e respiratórios.

b) Material: será realizada em pista ou área previamente demarcada e livre de obstáculos.

c) Procedimento: o candidato deverá percorrer a distância de 2.400 metros sendo permitido andar durante o teste. Ao final do teste será computado o tempo levado para percorrer a distância prevista, bem como, posteriormente os índices obtidos pela verificação nas tabelas masculina/feminina em anexo.

d) Número de tentativas: 01 (uma) tentativa.

e) Tempo de execução: conforme a tabela.

TABELA MASCULINO

TESTES

RESULTADO

SHUTLLE RUN
(CRONOMETRADO EM SEGUNDOS)

BARRA FIXA
(CONTADO POR REPETIÇÕES)

CORRIDA DE 2.400 M
(CRONOMETRADO EM MINUTOS)

ACIMA DE 11 SEGUNDOS

ATÉ 04 REPETIÇÕES

ACIMA DE 12 MINUTOS

INAPTO

ATÉ 11 SEGUNDOS

05 REPETIÇÕES

ATÉ 12 MINUTOS

APTO

TABELA FEMININA

TESTES

RESULTADO

SHUTLLE RUN
(CRONOMETRADO EM SEGUNDOS)

ISOMETRIA
(CRONOMETRADO EM SEGUNDOS)

CORRIDA DE 2.400 M
(CRONOMETRADO EM MINUTOS)

ACIMA DE 12 SEGUNDOS

MENOS DE 15 SEGUNDOS

ACIMA DE 14 MINUTOS

INAPTA

ATÉ 12 SEGUNDOS

MÍNIMO DE 15 SEGUNDOS

ATÉ 14 MINUTOS

APTA