Prefeitura de Campo Redondo - RN

Notícia:   Prefeitura de Campo Redondo - RN abre inscrições

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CGC/MF: 08.358.723/0001-79

ENDEREÇO: RUA FRANCISCO JOSÉ PACHECO, 110 - CENTRO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01 / 2007

O Prefeito Municipal de CAMPO REDONDO, no uso de suas atribuições legais faz saber que, para preenchimento de seu quadro funcional e formação de cadastro de reserva, será realizado:

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS para os cargos constantes do anexo I deste edital.

CLÁUSULA I - DO EMPREGO

Os candidatos aprovados serão chamados a assinar contrato individual de trabalho com a Prefeitura, de acordo com a classificação obtida e as necessidades da Prefeitura, o qual reger-se-á pelos preceitos do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis Municipais e em conformidade com o Plano de Cargos e Salários do Município.

CLÁUSULA II - DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAR:

2.1 - As inscrições serão realizadas no período de 11/06/2007 a 29/06/2007 das 08:00 às 13:00 horas, na CASA DA FAMÍLIA, sito à Rua Senador João Câmara, S/N, Centro, CAMPO REDONDO-RN, e na Sede da ACAPLAM, sito à Rua Padre Pinto, 715, Cidade Alta, Natal-RN, das 08:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 17:30 horas, observados os seguintes requisitos:

- apresentar documento oficial de identificação;

- estar em dia com as obrigações eleitorais;

- se do sexo masculino, apresentar quitação com o serviço militar;

- ser brasileiro nato ou naturalizado;

- não pertencer a empresa organizadora do concurso;

- apresentar comprovante de depósito em conta corrente do Banco do Brasil (ag: 0701-3; conta corrente: 19.098-5 - PMCR - CONCURSO), específica para o concurso, no valor da taxa de inscrição correspondente ao cargo escolhido;

- estar ciente que deverá contar, na data da contratação, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;

- estar ciente que deverá, possuir, na data da contratação, todos os requisitos exigidos para o cargo, e/ou habilitação legal equivalente, constantes do anexo I;

- estar ciente que se candidato ao cargo de Motorista "D" deverá possuir carteira tipo "D" na data da contratação;

- não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade ou exonerado a bem do serviço público, mediante decisão transitada em julgado.

CLÁUSULA III - DO CONCURSO:

3.1. - O Concurso terá validade de 02 (dois) anos a contar da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

3.2. - O prazo de que trata a Cláusula 3.1. não gera para os aprovados no concurso o direito de exigir o ato da sua nomeação.

3.3. - O concurso será realizado pela ACAPLAM - Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios LTDA, inscrita no Conselho Regional de Administração DO RIO GRANDE DO NORTE sob o número E-00437.

CLÁUSULA IV - DA PARTICIPAÇÃO DO CANDIDATO:

4.1. O Candidato no ato da inscrição receberá as normas e os programas específicos (quando pertinentes), ou os mesmos estarão disponíveis na internet nas páginas www.acaplam.com.br.

4.2. O cartão de inscrição, impresso por processamento de dados, será entregue entre os dias 16/07/2007 e 20/07/2007 das 08:00 às 13:00 horas, local referenciado no item 2.1; e no site www.acaplam.com.br estarão disponíveis até a véspera do concurso . A entrega será feita mediante a apresentação do comprovante de inscrição.

4.3. O Cartão de inscrição conterá, além do número de matrícula, nome completo, número do documento usado na inscrição e o local onde o candidato prestará exames.

4.4. - O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 30 minutos do início dos trabalhos, munido de: caneta esferográfica em tinta azul ou preta, cartão de inscrição e do documento de identidade, referenciado no cartão de inscrição.

4.5. - Não serão atribuídos pontos às questões das provas que contenham mais de uma resposta assinalada, bem como àquelas que forem deixadas sem nenhuma resposta assinalada.

4.6. - O candidato só poderá fazer a prova no local determinado no cartão de inscrição, exceto os casos previstos no item 11.10 das Disposições Finais.

CLÁUSULA V - DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

5.1.- Às pessoas portadoras de deficiência física é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, e a elas serão reservadas 5% (cinco por cento) de vagas oferecidas, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Decreto 3.298 de 20/12/99;

5.2. -No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar sua condição na Ficha de Inscrição e anexar Laudo Médico que comprove que sua deficiência é compatível com a atividade que irá exercer no cargo pretendido;

5.3. - Caso o candidato não anexe o laudo médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição;

5.4. - O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição com o laudo médico, não poderá interpor recurso em favor de sua situação;

5.5. - Será eliminado da lista de deficientes o candidato cuja deficiência, assinalada na ficha de inscrição, não se constate.

CLÁUSULA VI - DAS PROVAS

6.1 - DAS PROVAS ESCRITAS

6.1.1. - As provas escritas serão realizadas no dia 29/07/2007 para todos os cargos, em escolas localizadas na sede do município, conforme indicado no cartão de inscrição de cada candidato.

6.1.2. As provas escritas, para todas as categorias, valerão 10 (dez) pontos e sua formulação será feita em razão de cada categoria, até o máximo de 40 (quarenta) questões.

6.1.3. - Na folha de resposta não poderá haver rasuras.

6.1.4. - A folha de resposta que por ventura tenha sido rasurada, não poderá ser substituída.

6.1.5 - Os gabaritos serão afixados no saguão da prefeitura e na internet, nas páginas www.acaplam.com.br, no dia 31/07/2007.

6.1.6. - O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial das provas, afixado na sede da Prefeitura Municipal, disporá de até 2 dias úteis após sua divulgação. Não será aceito recurso por via postal ou por fax, assim como recurso interposto por procurador. O recurso deverá ser encaminhado em duas vias, contendo o nome e endereço do candidato, número de inscrição e do documento de identidade usado na inscrição, indicação do cargo pretendido, número da questão que discorda com o gabarito divulgado, que opção seria correta, com justificativa fundamentada e, ser entregue protocolado na sede da Prefeitura, para daí, ser encaminhado pela Prefeitura para a ACAPLAM - Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios LTDA.

CLÁUSULA VII - DA CLASSIFICAÇÃO:

7.1. - Será desclassificado o candidato que não obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova escrita.

7.2. - Em caso de empate na prova escrita, será melhor classificado o candidato que:

- estando concorrendo para os cargos de Enfermeiro, Nutricionista, Psicólogo, Farmacêutico Bioquímico, Assistente Social, Veterinário, Médico Plantonista, Fisioterapeuta, Prof.Letras Português, Prof.Letras Inglês, Prof.Matemática, Prof.História, Prof.Geografia, Prof.Educ.Física, Prof.Ciências, Prof.Artes, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico Agrícola e Técnico em Manut.de Computador e Rede, obtenha o maior número de pontos nas questões específicas. Persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade.

- estando concorrendo aos cargos de Prof.Ens.Fund.1º a 5º ano, Coordenador Pedagógico, Pedagogo e Monitor do PETI, obtenha maior número de pontos na prova de Didática Geral; persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade.

- estando concorrendo para os cargos de Aux.Administrativo, Aux.de Secretaria, Aux.de Farmácia, Fiscal Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Operador de Micro, Pedreiro, Eletricista, Tratorista, Motorista "D", ASG, ASG-Servente, ASG-Merendeira, Vigilante, Gari, Coveiro e Servente de Pedreiro, obtenha maior número de pontos na prova de português; persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade.

CLÁUSULA VIII - DO RESULTADO DAS PROVAS:

8.1. - O resultado oficial das provas será publicado e divulgado através de relação exposta no saguão da Prefeitura Municipal e na internet nas páginas www.acaplam.com.br. Na relação dos aprovados, constará uma lista em separado com a classificação dos portadores de deficiência física.

8.2. - Qualquer pedido de revisão só poderá ser feito até 48 (Quarenta e oito) horas depois de divulgado o resultado.

8.3. - Em caso de pedido de revisão, o mesmo deverá ser encaminhado em duas vias contendo o nome e endereço do candidato, número de inscrição e do documento de identidade usado na inscrição, indicação do cargo pretendido e ser entregue protocolado na sede da Prefeitura, para daí, ser encaminhado pela Prefeitura para a ACAPLAM - Consultoria e Assessoria Técnica e Estados e Municípios LTDA.

CLÁUSULA IX - DA HOMOLOGAÇÃO:

9.1. - O resultado do concurso será divulgado no máximo até o dia 30/08/2007 no saguão da Prefeitura e nos sites www.acaplam.com.br. A homologação final do concurso será publicada no Diário Oficial do Estado, após apreciação dos recursos a que se referem os itens 6.7 e 8.2.

9.2. - A relação será elaborada na ordem decrescente do somatório de pontos obtidos pelos concorrentes.

CLÁUSULA X - DA NOMEAÇÃO:

10.1. - Classificados os candidatos aprovados e homologado o concurso as nomeações serão feitas de conformidade com o previsto no Regime Jurídico dos servidores municipais, observados os requisitos colocados no item 2.1.

CLÁUSULA XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

11.1. - Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

11.2. - Não será permitido o uso de máquinas calculadoras, livros, apostilas ou qualquer outro material nos locais de realização das provas.

11.3. - Os documentos necessários para o ingresso no serviço público, inclusive a comprovação de idade mínima e da escolaridade, exigida no anexo I deste edital, deverão ser apresentados no ato do provimento sob pena do candidato perder sua classificação, podendo ficar em último lugar na lista classificatória.

11.4. - No ato da nomeação será exigido do candidato aprovado uma declaração de que não tem outro vínculo com o serviço público da administração direta ou indireta, em qualquer dos seus segmentos, conforme disposto na Constituição Federal, salvo os casos previstos em Lei.

11.5. - O preenchimento de vagas em quaisquer das localidades se dará de acordo com as necessidades do município, obedecendo sempre a lista classificatória.

11.6. - Se o candidato não aceitar sua convocação para o cargo ao qual concorreu e localidade determinada pela prefeitura, perderá sua classificação, podendo ficar em último lugar na lista classificatória. Concorrendo a nova chamada e persistindo sua recusa o candidato será considerado desistente, sendo reconhecida a sua desclassificação.

11.7. - Será excluído, por ato da empresa responsável, o candidato que: declarar na ficha de inscrição qualquer informação não condizente com a sua realidade; durante a realização das provas for flagrado se comunicando verbalmente ou de outra forma com outro candidato, contrariando as normas do presente edital.

11.8 - Será excluído do processo nomeatório, por ato da Prefeitura Municipal, o candidato que após o exame médico não apresentar condições de saúde adequadas para exercer as suas funções.

11.9. - Não há limite de idade para participar do presente concurso

11.10. - Os candidatos portadores de deficiências, as candidatas com gravidez de risco, ou os candidatos em recuperação de saúde, em casa ou nos hospitais devem informar essas circunstâncias a fim de que seja viabilizada a aplicação das provas nos locais adequados. Em todos os casos deverão ser juntados atestados médicos.

11.11. - Os candidatos aprovados serão regidos pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis Municipais e em conformidade com o Plano de Cargos e Salários do Município.

11.12. - Para qualquer informação dirigir-se à sede da Prefeitura Municipal, ou a sede da empresa organizadora à rua Padre Pinto, 715 - Cidade Alta - Natal - RN.

11.13. - O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00 (Trinta reais) para os cargos de Enfermeiro, Nutricionista, Psicólogo, Farmacêutico Bioquímico, Assistente Social, Veterinário, Médico Plantonista, Fisioterapeuta, Prof.Ens.Fund.1º a 5º ano, Prof.Letras Português, Prof.Letras Inglês, Prof.Matemática, Prof.História, Prof.Geografia, Prof.Educ.Física, Prof.Ciências, Prof.Artes, Coordenador Pedagógico e Pedagogo; de R$ 15,00 (Quinze reais) para os cargos de Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico em Manutenção de Computador e Rede e Monitor do PETI; de R$ 12,00 (Doze reais) para os cargos de Aux.Administrativo, Aux.de Secretaria, Aux.de Farmácia, Fiscal Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos e Operador de Micro; de R$ 8,50 (Oito reais e cinqüenta centavos) para os cargos de Pedreiro, Eletricista, Tratorista, Motorista "D", ASG, ASG-Servente, ASG-Merendeira, Vigilante, Gari, Coveiro e Servente de Pedreiro.

11.14. - Para dirimir os casos omissos no presente edital a empresa organizadora terá amplos poderes. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO Em, 08 de JUNHO de 2007

Marcos Welby Martins Ferreira
Prefeito Municipal

PROGRAMAS DAS PROVAS

ENSINO MÉDIO

Cargo: Aux.Administrativo, Aux.Secretaria, Aux.Farmácia, Fiscal M.Ambiente, Fiscal Obras, Fiscal Tributos, Op.de Micro.

01 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Compreensão de texto (s); Sinônimos; Antônimos; Parônimos; Homônimos; Sentido denotativo e conotativo; Ortografia; Acentuação gráfica; Pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Noções básicas de análise sintática.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Ed. Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos P. Novís.Gram.da L.Portuguesa. Cia.Ed. Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos.

02 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA:Conjuntos e Subconjuntos/Operações com Conjuntos/Conj. Numéricos./ Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum. /Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais. /Regra de Três Simples e Composta. /Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos. /Produtos Notáveis. / Oper.com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. /Relações e Funções/Função de Primeiro Grau/Sistemas com duas variáveis / Função de Segundo Grau. / Problemas do 2º grau./ Função Modular. / Função Exponencial/ Função Logarítmica/ Gráficos de Funções/ Equações e Inequações/Trigonometria/ Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. /Funções Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações Trigonométricas/ Lei dos Senos e dos Cossenos/ Geometria Plana/ Mediatriz de um Segmento, Bissetriz de um Ângulo/ Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo/ Semelhança e Congruência de Triângulos. / Semelhança e Congruência de Polígonos/ Teorema de Tales. / Número de Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono/ Polígonos Inscritos e Circunscritos. / Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. / Área das Fig.Planas. / Área e Vol.dos Sólidos.

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes (Nível Médio)

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Cargo: Pedreiro, Eletricista, Tratorista e Motorista "D"

01 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Compreensão de texto (s);/ Noções de fonética/ Ortografia/ Acentuação Gráfica/ Pontuação/ Morfologia/ Noções básicas de sintaxe/ Concordância verbal e nominal/ Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos P. Novís.Gram.da L.Portuguesa. Cia.Ed. Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos.

02 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA:Conjuntos e Subconjuntos/Operações com Conjuntos/Conj.Numéricos/ Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum/ Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais/ Regra de Três Simples/Porcentagem/Juros Simples/Produtos Notáveis/ Oper.com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação/Relações e Funções/Sistemas com 2 variáveis/ Função de 1º Grau/Função de 2º Grau/Equações e Inequações/Problemas do 1º grau/Problemas do 2º grau/Trigonometria/ Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras/Geometria Plana/ Relações Métricas em Triângulos e na Circunferência/ Área das Figuras Planas/ Área e Volume dos Sólidos/ Medidas de Volume e de Massa.

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes (Fund. Completo)

1ª ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cargo: ASG, ASG-Servente, ASG-Merendeira, Vigilante, Gari, Coveiro e Servente de Pedreiro

01 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Compreensão de texto (s); Separação silábica; Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Dígrafo; Acentuação Gráfica; Substantivo; Adjetivo; Artigo; Numeral; Pronome; Verbo.

BIBLIOGRAFIA:

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos P. Novís.Gram.da L.Portuguesa. Cia.Ed. Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos.

02 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA:

- Conj.dos nº naturais; Operações fundamentais; Problemas envolvendo as operações fundamentais; Números racionais absolutos (frações); Medidas de comprimento e de massa; Números decimais; Sistema monetário brasileiro.

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes (Fund. Incompleto)

OBS: Os programas dos demais cargos estão disponíveis nos sites www.acaplam.com.br

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2007 - anexo I

Nº DE VAGAS POR FUNÇÃO E LOCALIDADE

Função

Requisitos mínimos exigida

Localidade

Vagas

Venc. Básico

Enfermeiro

C.Sup.em Enfermagem + registro no COREN

-

01

R$ 800,00

Nutricionista

C.Sup.em Nutrição + reg.no cons.competente

-

01

R$ 800,00

Psicólogo

C. Superior de Psicologia + registro no CRP

-

01

R$ 800,00

Farmacêutico Bioquímico

C. Sup.em Farm./Bioquímica + reg. no CRF

-

01

R$ 800,00

Assistente Social

C.Sup.em Serviço Social + reg. no CRESS

-

01

R$ 800,00

Veterinário

C.Sup.de Med. Veterinária + reg.no CRMV

-

01

R$ 800,00

Médico Plantonista

C. Superior de Medicina + registro no CRM

-

01

R$ 1.600,00

Fisioterapeuta

C.Sup.de Fisioterapia + reg. no CREFITO

-

01

R$ 800,00

Coordenador Pedagógico

Licenciatura em Pedagogia + especialização

Z.Urbana

S.Serra do Doutor

S.Serra dos Brandões

S.Malhada Vermelha

09

01

02

01

R$ 648,86

Pedagogo

Licenciatura em Pedagogia

Z.Urbana/Z.Rural

01

R$ 589,88

Prof. Ens. Fund.1º ao 5º ano

Licenciatura em Pedagogia

Zona Urbana

S.Malhada Vermelha

S.São João

Sítio Ramal

S.Lagoa do Meio

S.Serra do Doutor 3

S.Serra dos Brandões

06

01

01

01

02

01

03

R$ 589,88

Professor Letras Português

Licenciatura em Letras - Habilitação em Português

Zona Urbana

S.Serra do Doutor 1

S.Serra dos Brandões

S.Malhada Vermelha

02

01

02

01

R$ 589,88

Professor Letras Inglês

Licenciatura em Letras - Habilitação em Inglês

Z. Urbana/Brandões

M.Vermelha/S. Doutor

01

01

R$ 589,88

Professor - Matemática

Licenciatura em Matemática

Zona Urbana

S.Serra dos Brandões

S.Serra do Doutor

S.Malhada Vermelha

01

01

01

01

R$ 589,88

Professor - História

Licenciatura em História

Zona Urbana

S.Serra dos Brandões

S.Serra do Doutor

S.Malhada Vermelha

01

01

01

01

R$ 589,88

Professor - Geografia

Licenciatura em Geografia

Zona Urbana

S.Serra dos Brandões

S.Malhada Vermelha

01

02

01

R$ 589,88

Professor - Ed.Física

Licenciatura em Ed.Física

Zona Urbana/Z.Rural

02

R$ 589,88

Professor - Ciências

Licenciatura em Biologia

Zona Urbana

S.Serra dos Brandões

S.Malhada Vermelha

01

01

01

R$ 589,88

Professor - Artes

Licenciatura em Artes Plásticas

Z.Urbana/S. Brandões

M.Vermelha/S. Doutor

01

01

R$ 589,88

Monitor do PETI

MAGISTÉRIO

Zona Urbana

04

R$ 380,00

Auxiliar de Laboratório

Ensino Médio com Curso Técnico

 

01

R$ 400,00

Técnico em Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem

 

04

R$ 450,00

Técnico Agrícola

Curso de Técnico Agrícola

 

01

R$ 450,00

Téc.Man.de Comp.e Rede

C.de Téc.em Man.de Comp.e Rede

 

02

R$ 450,00

Auxiliar Administrativo

Ensino Médio

 

04

R$ 400,00

Aux.de Secretaria

Ensino Médio

 

04

R$ 400,00

Auxiliar de Farmácia

Ensino Médio

 

01

R$ 400,00

Fiscal Meio Ambiente

Ensino Médio

 

01

R$ 400,00

Fiscal de Obras

Ensino Médio

 

01

R$ 450,00

Fiscal de Tributos

Ensino Médio

 

01

R$ 450,00

Operador de Micro

Ensino Médio

 

04

R$ 400,00

Pedreiro

Ens.Fund.Completo c/exp. comprovada

 

02

R$ 400,00

Eletricista

Ens.Fund.Completo c/exp. comprovada

 

01

R$ 400,00

Tratorista

Ensino Fundamental Completo

 

02

R$ 400,00

Motorista "D"

Ensino Fundamental Completo

 

04

R$ 400,00

ASG

1ª Etapa do Ensino Fundamental

 

15

R$ 380,00

ASG - Servente

1ª Etapa do Ensino Fundamental

 

05

R$ 380,00

ASG - Merendeira

1ª Etapa do Ensino Fundamental

Zona Urbana

S.Malhada Vermelha

S.Serra do Doutor

S.Serra dos Brandões

02

02

02

02

R$ 380,00

Vigilante

1ª Etapa do Ensino Fundamental

 

06

R$ 380,00

Gari

1ª Etapa do Ensino Fundamental

 

05

R$ 380,00

Coveiro

1ª Etapa do Ensino Fundamental

 

02

R$ 380,00

Servente de Pedreiro

1ª Etapa do Ensino Fundamental

 

02

R$ 380,00

TOTAL DE VAGAS

144

-

PROGRAMA DAS PROVAS

Escolaridade - 1a ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL

01- PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Compreensão de texto (s);

- Separação silábica; - Encontro Vocálico;

- Encontro Consonantal; - Dígrafo;

- Acentuação Gráfica; - Substantivo;

- Adjetivo;

- Artigo;

- Numeral;

- Pronome;

- Verbo.

BIBLIOGRAFIA:

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Cia. Ed. Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos.

02 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA:

- Conjuntos dos números naturais;

- Operações fundamentais;

- Problemas envolvendo as operações fundamentais;

- Números racionais absolutos (frações);

- Medidas de comprimento e de massa;

- Números decimais;

- Sistema monetário brasileiro.

BIBLIOGRAFIA:

BIANCHINI, Edwaldo. Matemática.. São Paulo. Editora Moderna.

Obs: Podem ser consultadas outras fontes (livros de Matemática do 10 grau menor)

Cargo / Função - Assistente Social

01- PROGRAMA ESPECÍFICO:

1. O Serviço Social, as Políticas Sociais e a questão dos Direitos Sociais no contexto da Reforma do Estado brasileiro. 1.1. A contra-reforma do Estado e as Políticas Sociais no Brasil na contemporaneidade.

1.2. A questão dos direitos sociais no sistema de seguridade social: previdência, assistência e saúde.

1.3. A Reestruturação das políticas sociais no Brasil e as novas formas de regulação Social.

1.4. O lugar ocupado pelo Serviço Social na implementação das Políticas Sociais no contexto da descentralização e municipalização: a gestão social e participativa.

1.5. A política de assistência social como política de proteção social e o SUAS.

2. A questão social no cenário contemporâneo, as diferentes expressões concretas na sociedade brasileira e a sua centralidade no Serviço Social.

2.1. Metamorfoses da questão social nos meandros das relações entre o Estado e a Sociedade no Brasil contemporâneo. 2.2. Pobreza, exclusão social e subalternidade: expressões concretas da Questão Social no Brasil contemporâneo. 2.3. A questão social como base fundante do trabalho do assistente social.

3. O projeto ético-político profissional, os espaços ocupacionais e o trabalho profissional do Assistente Social no contexto da reestruturação do capital e da lógica neoliberal em defesa dos direitos sociais.

3.1. As dimensões éticas e políticas do projeto profissional.

3.2. O projeto profissional e as estratégias para fazer frente às diferentes expressões da Questão Social.

3.3. O assistente social como trabalhador coletivo: o trabalho profissional, demandas e requisições que exigem competência teórica, metodológica, ética, política, técnica e operativa no fazer profissional na defesa dos direitos sociais.

3.4. A legislação social e o trabalho profissional, instrumento sócio-jurídico e legal na efetivação e defesa dos direitos sociais.

BIBLIOGRAFIA: OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Sintaxe: Análise; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

Cargo / Função -AUXILIAR DE LABORATÓRIO

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

- Noções Básicas de biossegurança em Laboratório de análises clínicas;

- Noções básicas de limpeza e lavagem de instrumentos, vidrarias e bancadas;

- Noções básicas de desinfecção e esterilização;

- Preparação de material para exames parasitológicos de fezes, de acordo com a técnica solicitada;

- Preparação de urina para o exame físico-químico e sedimentoscópico;

- Operar com centrífugas, filtros, banho-maria, autoclave, estufa, destilador, geladeiras e freezeres.

- Noções básicas de conhecimento dos principais equipamentos utilizados em um laboratório de análises clínicas: microcentrífugas, centrífugas, microscópio, equipamentos de pesagem, banho-maria, autoclave, estufa, destilador, geladeira e freezeres.

- Conhecer as principais vidrarias utilizadas em laboratório: Pipetas, Provetas, Buretas, Becker, Bastões de vidro, etc...

- Conhecimento de acondicionamento de amostras biológicas

Referências Bibliográficas:

1. CARVALHO, W.F. Técnicas Médicas de Hematologia e Imuno-hematologia. 6 ed. Belo Horizonte: Cooperativa Editora e de Cultura Médica.

2. FERNANDES, J.V.; et al. Guia Teórico-prático em Microbiologia e Parasitologia. Natal-RN, 1997 (apostila)

3. MOURA, R.A. et al. Colheita de Material para Exames de Laboratório. Rio de Janeiro: Atheneu, 1987.

4. MOURA, R.A., et al. Técnicas de Laboratório. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 1998.

5. VALLADA, E.P. Manual de Coprocultura: Cultura de fezes. 2 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1988.

6. VALLADA, E.P. Manual de Exames de Urina. 4 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1998.

7. OLIVEIRA LIMA A.; SOARES, J.B.; GALAll, J.; CANÇADO, J.R. Métodos de Laboratórios Aplicados a Clínica. Técnica e Interpretação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

. Compreensão de texto(s).

. Noções de fonética. . Ortografia.

. Acentuação gráfica. . Pontuação.

. Morfologia: substantivo; pronome; verbo; advérbio; preposição; numeral; adjetivo; conjunção; artigo.

. Noções básicas de Sintaxe.

. Concordância verbal e nominal.

. Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA

CUNHA. Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE. Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

Obs: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

Cargo / Função - COORDENADOR PEDAGÓGICO

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

· O papel do supervisor escolar: limites e desafios

· O papel da escola

· Abordagens sobre desenvolvimento e aprendizagem

· A escrita e a alfabetização: da atividade simbólica à simbolização na escrita

· Planejamento: dos objetivos à avaliação mediadora

· Projetos de trabalho

· A educação básica na legislação de ensino: dos níveis de ensino à organização escolar e curricular

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF,1997 e 2001.

. BRASIL. Lei de Diretrizes Nacionais (LDB 9394/96).

. Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

. FONTANA, Roseli. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,1997.

. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação &Realidade,1993.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo / Função - ENFERMEIRO

01- PROGRAMA ESPECÍFICO:

Fundamentos e exercício de enfermagem: Lei do exercício profissional de enfermagem. Código de ética. Estatística em enfermagem. Teorias em enfermagem.

Epidemiologia em Geral: Processo de Saúde - Doença. Medidas profiláticas de controle, eliminação e erradicação das doenças. Doenças emergentes.

Políticas de Saúde pública: Evolução histórica. Programa e prevenção da saúde. Lei orgânica de saúde (SUS em geral). Programas de Saúde Pública (M. S.).

Administração de serviços de enfermagem: Normas e rotinas, protocolos. Organização dos serviços de enfermagem Estrutura e funcionamento dos serviços de enfermagem. Enfermagem em recrutamento e seleção do pessoal de enfermagem.

Processo de Enfermagem: Teoria e prática. Consulta de enfermagem. Emergência e urgência clínico-cirúrgicas. Saúde do adulto, criança, adolescente, idoso. Assistência a pacientes portadores de doenças crônicas degenerativas. Esterilização, desinfecção, limpeza e descontaminaçâo. Assistência aos pacientes clínicos e cirúrgicos, curativos de grande porte, feridas cirúrgicas e não cirúrgicas. Assistência no pré, trans e pós-operatório. Assistência a pacientes com complicações cirúrgicas.

BIBLIOGRAFIA:

- Os candidatos devem consultar bibliografias específicas da área.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Sintaxe:

- Análise;

- Concordância verbal e nominal;

- Regência verbal e nominal;

- Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

Escolaridade - ENSINO FUNDAMENTAL

01- PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Compreensão de texto (s);

- Noções de fonética;

- Ortografia;

- Acentuação Gráfica;

- Pontuação; - Morfologia;

- Noções básicas de sintaxe;

- Concordância verbal e nominal;

- Uso da crase. BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Cia. Ed. Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos.

02 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA:

Conjuntos e Subconjuntos; Operações com Conjuntos; Conjuntos Numéricos; Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum; Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais; Regra de Três Simples; Porcentagem; Juros Simples; Produtos Notáveis; Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Relações e Funções; Sistemas com duas variáveis; Função de Primeiro Grau; Função de Segundo Grau; Equações e Inequações; Problemas do 1° grau; Problemas do 2° grau; Trigonometria; Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras; Geometria Plana; Relações Métricas em Triângulos e na Circunferência; Área das Figuras Planas; Área e Volume dos Sólidos; Medidas de Volume e de Massa.

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido. (Fundamental Completo)

Escolaridade - ENSINO MÉDIO

01- PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Compreensão de texto (s);

- Sinônimos;

- Antônimos;

- Parônimos;

- Homônimos;

- Sentido denotativo e conotativo;

- Ortografia;

- Acentuação gráfica;

- Pontuação;

- Morfologia;

- Concordância verbal e nominal;

- Regência verbal e nominal;

- Noções básicas de análise sintática.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Cia. Ed. Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA:

Conjuntos e Subconjuntos. / Operações com Conjuntos. / Conjuntos Numéricos./ Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum. /Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais. /Regra de Três Simples e Composta. /Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos. /Produtos Notáveis. / Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. /Relações e Funções. /Função de Primeiro Grau. / Sistemas com duas variáveis. / Função de Segundo Grau. / Problemas do 2° grau./ Função Modular. / Função Exponencial. / Função Logarítmica. / Gráficos de Funções. / Equações e Inequações. / Trigonometria. / Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. / Funções Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações Trigonométricas. / Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. / Geometria Plana. / Mediatriz de um Segmento, Bissetriz de um Angulo. / Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo. / Semelhança e Congruência de Triângulos. / Semelhança e Congruência de Polígonos. / Teorema de Tales. / Número de Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono. / Polígonos Inscritos e Circunscritos. / Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. / Área das Figuras Planas. / Área e Volume dos Sólidos.

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido. (Nível Médio)

Cargo / Função - FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

01- PROGRAMA ESPECÍFICO:

O candidato deve ter conhecimentos gerais e específicos sobre:

Hematologia - conhecimentos gerais e específicos sobre: sangue, hemograma, classificação sangüínea e fator RH, anemias, leucemias, Métodos de coloração, hemossedimentação, coleta de sangue, preparo de sangue para exames, microscopia, contagem de reticulocitos, confecção e coloração de esfregaços sanguíneas, pesquisas de hematozoários, pesquisa de células LE, coagulograma,

Citologia - conhecimentos gerais e específicos sobre: citologia mamaria, citologia oncotica, citologia hormonal, citologia de líquidos, anatomia e histologia do aparelho genital feminino, controle de qualidade e organização do laboratório de citologia

Parasitologia - conhecimentos gerais e específicos sobre: sobre helmintos e protozoários; bem como seus vetores artrópodos e moluscos, importância e método de controle, técnicas laboratoriais em parasitologia, exame parasitológico do sangue, morfologia, biologia, patologia, diagnostico, epidemiologia, profilaxia, tratamento.

Microbiologia - conhecimentos gerais e específicos sobre: patologias, Isolamento e identificação de microorganismos. Processos de esterilização e desinfecção, bacteriologia geral e clinica, micologia geral e clinica, virologia geral de clinica.

Imunologia - conhecimentos gerais e específicos sobre: diagnostico laboratorial e clinica de (tuberculose, tétano, difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, raiva, rubéola e doença de chagas), Antígenos e Anticorpos, técnicas laboratoriais

Bioquímica: conhecimentos gerais e específicos sobre: bioquímica geral, bioquímica clínica, dosagens laboratoriais da bioquímica do sangue e da urina.

Farmacologia - conhecimentos gerais e específicos sobre: interferência de medicamentos em exames laboratoriais.

Higiene social: conhecimentos gerais e específicos sobre: epidemiologia -saneamento. abastecimento de água. processos de tratamento. destino de dejetos.

Toxicologia: conhecimentos gerais e específicos sobre: conceito. divisão. Importância, toxicocinética, toxicodinâmica, radicais livres e antioxidantes, toxicologia ambiental, toxicologia ocupacional, toxicologia social e medicamentosa, toxicologia dos alimentos.

OBS: Pode ser consultada qualquer fonte cientifica conceituada que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Sintaxe: - Análise; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional. OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

Cargo / Função - FISIOTERAPEUTA

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

1.Fisioterapia Preventiva em Saúde Pública, do Idoso, do Trabalhador e da Mulher.

2.Legislação em Fisioterapia:

· DECRETO DE LEI 968/69; LEI 6.316/75; RESOLUÇÃO COFFITO 10, 37, 80, 139, 153; LEI 8.856/94

3.Recursos Fisioterapêuticos:

· ELETROTERAPIA; FOTOTERAPIA; TERMOTERAPIA; MECANOTERAPIA; CINESIOLOGIA; HIDROTERAPIA

4. Efeitos Fisiológicos, Técnicas de Aplicação, Indicações e Contra - Indicações de Aparelhos Utilizados na Fisioterapia.

5.Atuação da Fisioterapia:

· NEUROLOGIA; REUMATOLOGIA; ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA; PNEUMOLOGIA; PEDIATRIA; CARDIOLOGIA.

6.Avaliação Fisioterapêutica.

BIBLIOGRAFIA

ADAMS, John Crawford. Manual de ortopedia. São Paulo: Artes Médicas, 1978.

AGNE, Jones E. Eletrotermoterapia: teoria e prática. Santa Maria: Orium, 2004.

AZEREDO, Carlos Alberto C. Fisioterapia Respiratória Moderna. 4a. ed. São Paulo: Manole, 2002.

DANIELS, Lucille M.A; WORTHINGAM, Catherine.Provas de função muscular.Rio de janeiro: Interamericana, 1981.

DELIBERATO, P.C. Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2002.

DORETTO. D: Fisiopatologia Clínica do Sistema Nervoso: fundamentos de semiologia. São Paulo: Atheneu, 1996.

FROWNFELTER, Donna e et al. Fisioterapia Cardiopulmonar- Princípios e Prática. 5a . ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

GOLDING, Douglas N; Reumatologia em medicina e reabilitação.São Paulo: Atheneu, 2001.

KISNER, C; Exercícios Terapêuticos. São Paulo: Manole, 1998.

KITCHIEN, Se GAZIN; Eletroterapia de CLAYTON. São Paulo: Manole, 2000.

KRUSEN; Tratado de Medicina Física e Reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.

LIPPERT, Lynn Ms, Pt; Cinesiologia clínica para fisioterapeutas. Rio de janeiro: Revinter, 1996.

RASCH, Philip, et al. Cinesiologia e anatomia aplicada.5°ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan,1977.

RATLIFFE, Katherine T. Fisioterapia na clínica pediátrica: guia para a equipe de fisioterapeutas. São Paulo: Santos, 2000.

ROWLAND, Lewis P. Merrit tratado de neurologia. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

RODRIGUES, Edgard M., et al. Manual de Recursos Fisioterapêuticos. Rio de Janeiro:Revinter, 1998.

SALTER; Distúrbios e Lesões do Sistema Músculo - Esquelético. São Paulo: MEDSI, 1985.

SCHMIDT, Robert F.; Neurofisiologia. 4 ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1979.

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3 ed. São Paulo: Santos, 1998.

SIMON, L, et al.Manual de reumatologia. 3°ed. Rio de janeiro:Masson, 1982.

SIZINIO, K. Hebert, et al. Ortopedia e traumatologia: princípios e práticas. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

SKINNER, Alisson T.: THOMSON, Ann M. Duffield: exercícios na água. 3 ed. São Paulo: Manole,1985.

SULLIVAN, S. B. SHIMIT. Fisioterapia: avaliação e tratamento. São Paulo: Manole, 1993.

STOKES, M. Neurologia para fisioterapeutas. Premier, 2000.

THOMPSON, Ann, et al. Fisioterapia de Tidy. 12 ed. São Paulo: Santos, 1994.

UMPHRED. D. A. Fisioterapia neurológica. Manole, 1994.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Sintaxe: - Análise; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

Cargo / Função - MÉDICO PLANTONISTA

01- PROGRAMA ESPECÍFICO:

1 - Imunizações e profilaxia pós-exposição. Avaliação clínica preventiva;

2 - Doenças sexualmente transmissíveis / AIDS;

3 - Dengue e febre hemorrágica da dengue;

4- Hepatites virais;

5 - Esquistossomose mansoni;

6- Parasitoses intestinais;

7-Tuberculose;

8- Leishmaniose visceral / Hepatoesplenomegalias febris;

9 - Pneumonia comunitária;

10- Infecções do trato urinário;

11- Meningites bacterianas agudas;

12-Asmas;

13- Dermatoses mais freqüentes em clínica médica: Hanseníase - dermatozoonoses - piodermites - micoses superficiais - dermatoviroses;

14- Hipertensão arterial;

15- Diabetes mellitus;

16- Distúrbios funcionais da tireóide;

17- Febre reumática;

18- Diarréia aguda - diarréia crônica - doença dispéptica e Helicobacter pylori;

19- Anemias;

20- Emprego de drogas na gravidez e lactação;

21 - Poliartrites / lupus eritematoso sistêmico / artrite reumatóide;

22- Acidentes por animais peçonhentos.

BIBLIOGRAFIA BASE:

- BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de condutas médicas - Programa de Saúde da Família. 2001.

- DUNCAN, Bruce D. Medicina Ambulatorial: Condutas em Atenção Primária. 2 ed. Artmed. Porto Alegre, 1996.

- MELO, Heloisa R. Lacerda de. Condutas em Doenças Infecciosas. 1 ed. Editora Medsi, 2004.

- FILGUEIRA, Norma A. Condutas em Clínica Médica. 3 ed. Editora Medsi. Guanabara Koogan, 2004. Site Recomendado: www.ids.saude.org.br

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Sintaxe: - Análise; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

Cargo / Função - Monitor do PETI

01- PROGRAMA DE DIDÁTICA GERAL:

· A didática como prática educativa; didática e democratização do ensino; o processo ensino-aprendizagem; planejamento, métodos e avaliação mediadora; recursos didáticos e sua utilização no ensino; saberes necessários à prática educativa.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Sec.de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA:

Leitura: importância no ensino fundamental; a produção oral e escrita; ortografia; acentuação e pontuação; o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental. Projetos de trabalho.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC / SEF, 1997.

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC / SEF, 1997.

· BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 2001.

03 - PROGRAMA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA:

O conhecimento matemático: características; o papel da Matemática no ensino fundamental; Matemática e os Temas transversais; aprender e ensinar Matemática no ensino fundamental; objetivos, conteúdos e avaliação em Matemática; orientações didáticas para ensinar Matemática. Projetos de trabalho.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1997.

04 - PROGRAMA DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA:

A história no ensino fundamental; ensino e aprendizagem de História no primeiro e no segundo ciclos; objetivos de História no primeiro e no segundo ciclos; conteúdos de História no ensino fundamental; orientações didáticas gerais para o ensino e a aprendizagem no ensino de História; conhecimento geográfico; características e importância social; critérios de avaliação de História no ensino fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC / SEF, 1997.

05-PROGRAMA DE DIDÁTICA DA GEOGRAFIA:

Conhecimento geográfico: importância social; aprender e ensinar geografia na Educação Básica; orientações didáticas para a aprendizagem da Geografia; blocos temáticos e conteúdos no ensino de Geografia.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC / SEF, 1997.

06 - PROGRAMA DE DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS:

Aprender e ensinar Ciências Naturais no ensino fundamental; objetivos e conteúdos de Ciências no ensino fundamental; critérios de avaliação de Ciências para o primeiro e o segundo ciclos; orientações didáticas no ensino de Ciências; projetos. Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997.

Cargo / Função - NUTRICIONISTA

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

1 - Macro e micronutrientes na alimentação humana;

2- Recomendações de energia e nutrientes; DRI's.

3 - Alimentação no 1 ano de vida, na infância e na adolescência;

4- Nutrição na gestação e na lactação;

5 - Avaliação nutricional em diferentes grupos etários;

6- Microbiologia aplicadas as UAN 's:

- classificação dos microorganismos, fontes de contaminação, vias de transmissão, fatores que interferem no metabolismo dos microorganismos;

7-Aspectos higiênicos sanitários em UAN 's:

- saúde do manipulador de alimentos e controle de matérias-primas,

- conservação e higienizaçâo da matéria-prima,

- doenças transmitidas de alimentos;

8- APPCC (HACCP) Análise de perigos e pontos críticos de controle em UAN 's; Boas práticas na fabricação de alimentos;

9 - Planejamento, organização e administração em UAN 's:

- Recursos Humanos em UAN 's: dimensionamento, descrição de cargos e funções, recrutamento, seleção e treinamento; - Aspectos físicos da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN` s);

10 - Alimentação coletiva: planejamento execução e avaliação de cardápios;

11 - Terapia Nutricional:

- nas doenças carenciais e na obesidade;

- nos distúrbios endócrinos, cardiovasculares, renais e gastrointestinais;

- nas enfermidades crônicas degenerativas;

12 - Programas governamentais na área de alimentação e nutrição:

- Programa Nacional de Alimentação Escolar;

- Programa de Alimentação do Trabalhador;

13 - Código de ética do nutricionista;

14- Introdução à técnica dietética: conceito, objetivo e métodos de preparo de alimentos;

15 - Montagem de Fichas Técnicas de Preparação.

BIBLIOGRAFIA:

- ARAÚJO, M.O.D.; GUERRA, T.M.M. Alimentos Per Capita. 3 ed. Ed. Universitária, Natal, 2007.

- ORNELLAS, L. M. Técnica Dietética: seleção e preparo de alimentos. 8 ed. Ed.Atheneu. São Paulo, 2007..

- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de política de saúde. Organização Pan Americana da saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Secretaria de Políticas de Saúde, Organização Pan Americana da Saúde - Brasília: Ministério da saúde, 2002

- VITOLO, M. R. Nutrição da Gestação à Adolescência. Rio de Janeiro. Ed. Reichmann & Affonso, 2003.

- CUPPARI, L. Nutrição: Nutrição Clínica no Adulto. Ed. São Paulo: Ed. Manole, 2005..

- MAHAN, L. K.; ESCOOT- STUMP, S. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11a ed. São Paulo: Ed. Roca, 2005.

- SHILS, M.E.; OLSON, J.A.; SHIKE, M.R., A.C. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9aed. São Paulo. Ed. Manole, vol.1 e 2, 2003.

- NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES. Dietary Reference Intakes. National Academy Press, Washington, 2000. (Disponível no site www.nap.edu )

- MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. 16. Segurança e Medicina do Trabalho. 40 ed. São Paulo: Ed. Atlas.1998.

- MEZONO, I. F.de B. A. A Administração de Serviços de Alimentação. 4 ed. Versâo atualizada.São Paulo,1994..

- ABREU, E. S; SPINELLI, M. G. N. Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: um modo de fazer. São Paulo. Ed. Metha, 2003.

- PROENÇA , R. P. C; SOUSA, A.A.de; VEIROS, M. B. HERING, B. Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições. Florianópolis. Ed. da UFSC, 2005.

- SILVA JR., E. A.da. Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos. 6 ed. São Paulo.Varela, 2005.

- TEIXEIRA, S. M.F.de B; OLIVEIRA, Z. M. C; REGO, J. C; BISCONTINI, T.M.B. Administração Aplicada às Unidades de Alimentação e Nutrição. São Paulo. Ed. Atheneu. 2006.

- VASCONCELOS, F.A.G. Avaliação Nutricional de Coletividades. Florianópolis: Ed. da UFSC.1993.

- ORDONEZ, J. et al. Tecnologia de Alimentos. Porto Alegre. Ed Artmed. vol.1 e 2. 2005.

- RIEDEL, G. Controle Sanitário de Alimentos. 3 ed. São Paulo. Ed. Atheneu. 2005.

- SILVA, J.A. Tópicos da Tecnologia de Alimentos. São Paulo. Ed. Varela. 2000.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Sintaxe: - Análise; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional. OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

Cargo - função - PEDAGOGO

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

· O papel do pedagogo na conjuntura político-educacional brasileira

· Escola é lugar de aprender e de ensinar

· Ensinar: especificidade humana

· A Educação Básica redimensionada

· Escrevendo e lendo na escola

· Organização do espaço escolar

· Avaliação Mediadora na Educação Básica

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF,1997 e 2001.

. BRASIL. Lei de Diretrizes Nacionais (LDB 9394/96).

. Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

. FONTANA, Roseli. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,1997.

. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação &Realidade,1993.

02-PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo / Função - PROF. ENS.FUNDAMENTAL DO 1° AO 5º ANO

01- PROGRAMA DE DIDÁTICA GERAL:

· A didática como prática educativa; didática e democratização do ensino; o processo ensino-aprendizagem; planejamento, métodos e avaliação mediadora; recursos didáticos e sua utilização no ensino; saberes necessários à prática educativa.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Sec.de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA:

Leitura: importância no ensino fundamental; a produção oral e escrita; ortografia; acentuação e pontuação; o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental. Projetos de trabalho.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC / SEF, 1997.

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC / SEF, 1997.

· BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 2001.

03 - PROGRAMA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA:

O conhecimento matemático: características; o papel da Matemática no ensino fundamental; Matemática e os Temas transversais; aprender e ensinar Matemática no ensino fundamental; objetivos, conteúdos e avaliação em Matemática; orientações didáticas para ensinar Matemática. Projetos de trabalho.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1997.

04 - PROGRAMA DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA:

A história no ensino fundamental; ensino e aprendizagem de História no primeiro e no segundo ciclos; objetivos de História no primeiro e no segundo ciclos; conteúdos de História no ensino fundamental; orientações didáticas gerais para o ensino e a aprendizagem no ensino de História; conhecimento geográfico; características e importância social; critérios de avaliação de História no ensino fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC / SEF, 1997.

05-PROGRAMA DE DIDÁTICA DA GEOGRAFIA:

Conhecimento geográfico: importância social; aprender e ensinar geografia na Educação Básica; orientações didáticas para a aprendizagem da Geografia; blocos temáticos e conteúdos no ensino de Geografia.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC / SEF, 1997.

06 - PROGRAMA DE DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS:

Aprender e ensinar Ciências Naturais no ensino fundamental; objetivos e conteúdos de Ciências no ensino fundamental; critérios de avaliação de Ciências para o primeiro e o segundo ciclos; orientações didáticas no ensino de Ciências; projetos. Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997.

Cargo / Função - PROFESSOR LETRAS - INGLÊS

01 - PROGRAMA DE INGLÊS

> Texts comprehension;

> Personal pronouns;

> Possessive adjectives and pronouns

> TO BE (present tense / past tense)

> Articles (definite / indefinite)

> Pluralofnouns

> Present continuous tense

> Past continuous tense

> Simple present tense

> Simple future tense

> Quantitatives (much / many / little / few)

> Prepositions

> Sim ple past tense

> Indefinites (some / any / no)

> Reflexive pronouns

> Comparatives and superlatives

> Genitive case

> Present perfect tense

> Anomalous verbs

> Question tags

> Conditional sentences: if clauses

> Relative pronouns

> Reported speech

> The passive voice

> Direct and Indirect speech

> Passive voice

BIBLIOGRAFIA:

MARQUES, Amadeus. TAVARES, Kátia. New password read and learn. (coleçâode 5 a 8 série). Ed. Atica.

MARTINS, Elizabeth Prescher. PASQUALIN, Ernesto. Graded English. (Volume Unico). Ed. Moderna.

HOLLAENDER, Arnon. SANDERS, Sidney. New Keyword. Ed. Moderna.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· didática e democratização do ensino;

· o processo ensino-aprendizagem;

· planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· saberes necessários à prática educativa.

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo / Função - PROFESSOR LETRAS - PORTUGUÊS

01 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS

> Compreensão de textos;

> Fonologia;

> Narraçâo / descrição / dissertação;

> Noções gerais de semântica e estilística;

> Morfologia;

> Sintaxe;

> Acentuação gráfica;

> Sistema ortográfico;

> Pontuação;

> Visão da literatura brasileira.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática, literatura e produção de textos. Ed. Scipione.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Cia. Editora Nacional.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo - função - PROFESSOR DE ARTES

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

· A arte e suas funções.

· Objetivos gerais do ensino de arte.

· A arte e os temas transversais.

· A arte através do tempo.

· Histórico do ensino de arte no Brasil.

· O ensino de arte no currículo escolar: legislação e prática.

· As linguagens artísticas: artes visuais, dança, música, teatro.

· Os diversos códigos utilizados nas artes visuais: cores, formas, ponto, linha, luz, volume, espaço, perspectiva, superfície e textura.

· Critérios para avaliação em arte.

· A abordagem triangular no Ensino de Arte no Brasil.

· As habilidades necessárias à leitura de imagens e à apreciação das artes visuais.

BIBLIOGRAFIA

- Os candidatos devem consultar bibliografias específicas da área.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo - função - PROFESSOR DE CIÊNCIAS

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

1. Citologia

· A água e os sais minerais

· Glicídios e lipídios

· Proteínas

· Vitaminas

· Visão geral da célula

· Membrana plasmática

· Citosol, centríolos e ribossomos

· Sistema de endomembranas

· Mitocôndrias

· Fotossíntese

· Núcleo

· Ácidos nucléicos

· Divisão celular

2. Histologia

· Tecidos epitelial, conjuntivo, hematopoético, imunitário, muscular e nervoso.

3.Classificação dos seres vivos

4.Vírus, bactérias, protozoários, algas unicelulares e fungos.

5.Reino vegetal.

6.Reino animal.

7.Anatomia e fisiologia comparada dos animais

8.Genética.

9.Evolução.

10. Ecologia.

BIBLIOGRAFIA:

Cheida, L.E. Biologia Integrada.vols 1, 2 e 3.São Paulo,FTD, 2002.

Paulino, W.R. Biologia Atual. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Ática, 2001.

Sezar, C. Biologia. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Saraiva,2002.

Lopes, Sônia. Bio. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Saraiva, 2002.

Linhares, Sérgio & Gewandsznajder, Fernando. Biologia Hoje. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Ática, 2003.

Amabis, José & Martho, Gilberto. Conceitos de Biologia. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Moderna, 2002.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo / Função - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

01- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

- Princípios que norteiam a Educação Física no Ensino Fundamental;

- Tendências pedagógicas da Educação Física escolar;

- Avaliação no Ensino Fundamental;

- A Questão da organização do conhecimento e a abordagem metodológica da Educação Física;

- Domínios do comportamento humano e o movimento;

- Aspectos biológicos do desenvolvimento e o movimento humano;

- Processo do desenvolvimento motor;

- Dimensões Sociais do Esporte;

- Pedagogia Crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira;

- Educação Física e a Motricidade Humana;

- Reflexões sobre o corpo: corpo educação, corpo educação motora e corpo desvelado;

. Corpo e sociedade brasileira;

. Ritmo do movimento na criança: ver e perceber;

- Recreação e Lazer: o entendimento de suas dimensões;

- Concepção sistêmica na pedagogia do movimento;

- Consciência corporal: a compreensão do corpo sujeito e o corpo objeto;

. Conceitos e Perspectivas da aprendizagem motora;

. Teorias de controle e aprendizagem motora.

Referencias Bibliográficas:

- Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC / SEF, 1998.

- Coletivo de Autores: Metodologia do ensino de educação física, CORTEZ, São Paulo-SP, 1992.

- GO TANI... [et al.], Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista, EPU - Editora da Universidade, São Paulo-SP, 1988.

- TUBINO, M.J. G, As dimensões sociais do esporte; CORTEZ, São Paulo-SP, 1992.

- GHIRALDELLI, P. Jr., Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira; LOYOLA, Col. Espaço vol 10, São Paulo-SP, 1988.

- CUNHA, M. S. V, Educação Física, ou, Ciência da Motricidade Humana; PAPIRUS, Campinas-SP, 1989.

- MEDINA, J. P. S, O brasileiro e seu corpo; PAPIRUS, Campinas-SP,1991.

. MOREIRA, W. (org) [et al.], Educação Física & Esportes: perspectivas para o Século XXI; PAPIRUS, Campinas-SP, 1993.

. _________, Corpo Presente; PAPIRUS, Campinas SP, 1995.

- GRECO E BRENDA, Iniciação Esportiva Universal; Ed. UFMG, Belo Horizonte MG, 1998.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo - função - PROFESSOR DE GEOGRAFIA

01- PROGRAMA DE GEOGRAFIA:

· As formas de relevo

· O relevo Brasileiro

· As vegetações da Terra

· A vegetação brasileira

· Os climas da Terra e do Brasil

· Os recursos naturais no mundo e no Brasil

· Agricultura mundial

· A indústria mundial

· A prestação de serviços

· O comércio e o turismo

· A regionalização do Brasil

· Sistemas de organização política, econômica e social

· Organizações mundiais e conflitos

· Globalização e meio ambiente

· Geopolítica da Guerra Fria

· Geopolítica do mundo atual

· A questão energética no mundo atual

· Relações exteriores do Brasil, Mercosul e ALCA

· Formação do território nacional e na nação brasileira

· A questão urbana no Brasil

BIBLIOGRAFIA:

· PROJETO ARARIBÁ. Geografia. Ed.Moderna

· VESENTINI, José William. Brasil: Sociedade e espaço. Geografia do Brasil. Ed.Atica

· LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade do mundo globalizado. Geografia Geral e do Brasil. Ed.Saraiva

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo / Função - PROFESSOR DE HISTÓRIA

01 - PROGRAMA DE HISTÓRIA

HISTÓRIA DO BRASIL

> Pré-história brasileira

> Colônia: administração colonial, sistema de capitanias hereditárias, governo geral, pacto colonial, ciclos (cana-de-açúcar, ouro, pecuária, drogas do sertão), invasões (holandesas e francesas), o Brasil sob o domínio espanhol, entradas e bandeiras, revoltas nativistas e separatistas, a crise do sistema colonial, a vinda da corte portuguesa ao Brasil, o governo de D. João, a volta da família real para Portugal, processo de independência, a sociedade colonial.

> Império: primeiro reinado, período regencial, segundo reinado, crise do império.

> República: consolidação da República, a República da Espada, a República Velha, a economia na República, as lutas populares do período, crise da República, revolução de 1930, tenentismo, República Nova, República populista, regime militar, Brasil contemporâneo.

HISTÓRIA GERAL

> Pré-história

> Antiga: primeiras civilizações (Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios, Persas, Cretenses), civilizações clássicas (Grécia e Roma), civilizações da América pré-colombiana, civilizações orientais (China, Japão e Índia).

> Idade Média: reinos bárbaros, os árabes, origens do feudalismo, sistema feudal de produção, sociedade feudal, império Bizantino, império Carolíngio, as Cruzadas, a Igreja Medieval, renascimento comercial e urbano, as monarquias nacionais (França, Inglaterra, Itália, Sacro Império Romano-Germânico, Portugal e Espanha), crise do feudalismo.

> Moderna: desagregação do feudalismo e origens do capitalismo, etapas do capitalismo, mercantilismo, Renascimento, Reforma e Contra-reforma, absolutismo, Iluminismo, Revolução Francesa, império napoleônico, revolução industrial.

> Contemporânea: capitalismo industrial, imperialismo, neocolonialismo, I Guerra Mundial, revolução Russa de 1917, o período entre guerras, II Guerra Mundial, guerra fria, descolonização da Ásia e da África, os conflitos no Oriente Médio, crise do bloco socialista, blocos econômicos, atualidades.

BIBLIOGRAFIA:

ARRUDA, José J. de A. História Total. Ed. Ática.

ASSIS, Francisco de. História do Brasil. Ed. Moderna.

ASSIS, Francisco de. História Geral. Ed. Moderna.

COTRIM, Gilberto. Saber e Fazer. Ed. Saraiva.

DREGUER, Ricardo. História Cotidiano e Mentalidades. Ed. Atual Editora.

PILLETI, Nelson. História é Vida. Ed. Ática.

PILLETI, Nelson; ARRUDA, José J. de A. Toda a História. Ed. Ática.

VINCENTINO, Cláudio. Viver a História. Ed. Scipione.

VILLA, Marco Antonio. Caminhos da História. Ed. Ática.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo - função - PROFESSOR DE MATEMÁTICA

01 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA:

Conjuntos e Subconjuntos. / Operações com Conjuntos: União, Intersecção, Diferença e Complementar. / Número de Elementos da União de Conjuntos. / Conjunto Numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais e Complexos). / Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum. / Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais. / Regra de Três Simples e Composta. / Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos. / Produtos Notáveis. / Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. / Seqüências, Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas. / Relações e Funções. / Produto Cartesiano. / Função Injetora, Sobrejetora, Bijetora, Par, Impar, Crescente e Decrescente. / Função Composta e Função Inversa. / Função de Primeiro Grau. / Função de Segundo Grau. / Função Modular. / Função Exponencial. / Função Logarítmica. / Gráficos de Funções. / Equações e Inequações. / Matrizes: Operações e Propriedades. / Determinantes. / Resolução e Discussão de um Sistema Linear. / Trigonometria. / Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. / Funções Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações Trigonométricas. / Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. / Geometria Plana. / Mediatriz de um Segmento, Bissetriz de um Angulo. / Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo. / Semelhança e Congruência de Triângulos. / Semelhança e Congruência de Polígonos. / Teorema de Tales. / Número de Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono. / Polígonos Inscritos e Circunscritos. / Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. / Área das Figuras Planas. / Geometria Espacial. / Retas e Planos no Espaço. / Princípio de Cavalieri. / Prisma, Pirâmide, Cilindro, Cone e Esfera. / Área e Volume dos Sólidos. / Geometria Analítica. / Coordenadas Cartesianas. / Distância entre Dois Pontos, Distância de um Ponto a uma Reta. / Equações da Reta, Angulo entre Duas Retas, Retas Paralelas, Retas Perpendiculares. / Equações da Circunferência. / Equações da Elipse, Hipérbole e Parábola. / Análise Combinatória. / Princípio Fundamental da Contagem. / Arranjo, Permutação e Combinação, Casos Simples e com Repetição. / Triângulo de Pascal e Binômio de Newton. / Probabilidade, Espaço Amostra, Resultados Igualmente Prováveis. / Probabilidade Condicional. / Polinômios. / Operações com Polinômios. / Fatoração e Raízes de um Polinômio. / Relações entre Raízes e Coeficientes de um Polinômio. / Pesquisa de Raízes Racionais. / Raízes Complexas Conjugadas. / Noções de Lógica. / Noções de Estatística (Média, Mediana, Moda, Variância, Desvio Padrão, Distribuição Normal).

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA:

· A didática como prática educativa;

· Didática e democratização do ensino;

· O processo ensino-aprendizagem;

· Planejamento, métodos e avaliação mediadora;

· Recursos didáticos e sua utilização no ensino;

· Saberes necessários à prática educativa;

· O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) N° 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBANDO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999.

· HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

Cargo / Função - PSICÓLOGO

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO: - A psicologia como ciência e profissão. - Personalidade e desenvolvimento humano. - Ética e saúde.

- A psicologia breve como abordagem no processo terapêutico.

- Psicossomática e o processo saúde-doença.

- O adoecer e o morrer no cotidiano hospitalar. - O paciente, a equipe e a família na instituição. - A humanização e o acolhimento na saúde..

- Políticas de saúde no Brasil: a reforma sanitária e a construção do sistema único de saúde.

- ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). - Política nacional do idoso: estatuto do Idoso.

Bibliografia: OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Sintaxe: - Análise; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

Cargo / Função -TÉCNICO EM ENFERMAGEM

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

1. SAÚDE PÚBLICA: IMUNIZAÇÃO, INFECÇÃO HOSPITALAR, ERGONOMIA, SAÚDE DO TRABALHADOR, LEI N° 8.080: SUS; PRINCÍPIOS E DIRETRIZES, FINANCIAMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE NAS TRÊS ESFERAS DO PODER, PROGRAMAS DE SAÚDE PÚBLICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, DOENÇAS DE AGRAVOS NACIONAL PELO M.S., DSTgs/AIDS;

2. SAÚDE DO ADULTO E IDOSO: PROCEDIMENTOS DE BAIXO E MÉDIO RISCO, ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM DOENÇAS CRÔNICAS NA ATENÇÃO BÁSICA, SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA; CUIDADOS COM PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - INFANTIL E ADULTO, ATENÇÃO BÁSICA AO SUPORTE DE VIDA, CUIDADOS NA ASSISTÊNCIA CLÍNICA, CIRÚRGICA, URGÊNCIA E DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE, ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER, ADOLESCENTE, CRIANÇA;

3. EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM: LEIS DO EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM - LEI N° 7.498/86, DECRETO N°94.406/87, LEI N° 5.905/73, CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, FUNÇÕES DOA ÓRGÃOS DE CLASSE DA ENFERMAGEM,

Bibliografia:

- Os candidatos devem consultar bibliografia específica da área.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

. Compreensão de texto(s).

. Noções de fonética. . Ortografia.

. Acentuação gráfica. . Pontuação.

. Morfologia: substantivo; pronome; verbo; advérbio; preposição; numeral; adjetivo; conjunção; artigo.

. Noções básicas de Sintaxe.

. Concordância verbal e nominal.

. Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA

CUNHA. Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRÉ. Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional. Obs: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

01- PROGRAMA ESPECÍFICO: Cargo / Função -VETERINÁRIO

FISIOLOGIA

1 - Fisiologia da digestão e da absorção;

2 - Fisiologia do coração e circulação;

3 - Fisiologia da respiração;

4 - Fisiologia dos rins;

5 - Fisiologia da reprodução;

6 - Fisiologia da glândula mamária;

7 - Fisiologia geral dos nervos.

PARASITOLOGIA

1 - Classe Trematoda. Ordem digenea. Fasciola Hepática;

2 - Classe Cestoda;

3 - Classe Nematoda. Ordem Strongylida. Superfamília Trichostrongyloidea. Gêneros Trichostrongylus, Ostertagia, Haemonchus, Cooperia, Nematodirus, Dictyocaulus. Subfamília Oesophagostominae. Superfamília Ancylostomatoidea. Subfamílias Ancylostominae e Bunostomnae. Ordem Ascaridida. Superfamília Trichuroidea.

4 - Classe Mastigophora. Hemoflagelados. Classe Sporozoa. Coccídios. Isospora. Toxoplasma. Gênero Babesia.

5 - Classe Insecta. Ordem Diptera. Famílias: Oestridae, Hipodermatidae, Gasterophilidae e Cuteribridae;

ANATOMIA

1 - Sistema esquelético;

2 - Sistema digestivo;

3 - Sistema respiratório;

4 - Sistema cárdio-vascular;

5 - Sistema reprodutor masculino;

6 - Sistema reprodutor feminino;

7 - Sistema excretor;

8 - sistema nervoso.

CLÍNICA MÉDICA E DOENÇAS INFECCIOSAS (monogástricos e poligástricos)

Parte I - Geral

1 - Enfermidades do sistema digestivo;

2 - Enfermidades do sistema cardiovascular;

3 - Enfermidades do sistema respiratório;

4 - Enfermidades do sistema reprodutor masculino e feminino;

5 - Enfermidades do sistema urinário;

6 - Enfermidades do sistema nervoso central.

Parte II - Especial

1 - Mamite;

2 - Carbúnculo hemático e sintomático;

3 - Brucelose;

4 - Tuberculose;

5-Aftosa;

6 - Raiva;

7 - Babesiose;

8 - Helmintoses gastrintestinais;

9 - Vibriose;

10 - Tétano.

FARMACOLOGIA

Conceitos básicos em farmacoterapêutica:

1 - Disposiçâo e destino das drogas;

2 - Formas de apresentação das drogas;

3 - Vias de administração das drogas;

4 - Absorção das drogas;

5 - Distribuição das drogas no organismo;

6 - Excreção de drogas e seus meta bólitos;

7 - Estudo geral das (dos):

7.1 - Penicilinas;

7.2 - Cefalosporinas;

7.3 - Aminoglicosídeos;

7.4 - Tetraciclinas;

7.5 - Cloranfenicol;

7.6 - Sulfanamidas;

7.7 - Antifúngicos;

7.8 - Antiprotozoários;

7.9 - Anti-helmínticos;

7.10 - Anti-inflamatórios;

7.11 - Ectoparasitos.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Sintaxe: - Análise; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.