Prefeitura de Campo Belo do Sul - SC

Notícia:   Prefeitura de Campo Belo do Sul - SC abre concurso público com 65 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO BELO DO SUL

ESTADO DE SANTA CATARINA

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

O Prefeito de Campo Belo do Sul, Santa Catarina, no uso de suas atribuições, conferidas pela Lei Orgânica do Município de Campo Belo do Sul, torna pública a abertura das instruções especiais destinadas à realização do Concurso Público 01/2010 para o preenchimento das vagas para os cargos públicos existentes no Município de Campo Belo do Sul - SC, conforme o Edital a seguir:

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Os cargos objeto do Concurso Público, os valores dos respectivos vencimentos, o número de vagas e a jornada de trabalho são os constantes do Anexo I deste Edital.

1.1.1. O Município de Campo Belo do Sul - SC reserva-se o direito de admitir o número total ou parcial dos candidatos aprovados em relação às vagas quantificadas no Anexo I deste Edital.

1.2. As condições de habilitação, a descrição sumária dos cargos, a definição de conteúdos programáticos e as demais informações próprias de cada cargo constarão de instruções específicas, expressas nos Anexos I, II e III do presente Edital.

1.3. No ato da inscrição o candidato deverá registrar, no espaço destinado na ficha de inscrição, a denominação do cargo ao qual se candidatará.

1.4. Os candidatos aprovados no Concurso Público, poderão ser designados para as vagas existentes em qualquer unidade de serviço, de acordo com as necessidades do Município de Campo Belo do Sul.

2. REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

2.1. Ter nacionalidade brasileira ou equivalente;

2.2. Estar em pleno gozo dos direitos políticos;

2.3. Estar quites com as obrigações militares e eleitorais;

2.4. Ter nível de escolaridade e capacitação técnica exigida para o exercício do cargo;

2.5. Idade mínima de 18 (dezoito) anos (a serem completados até a data da realização do Concurso Público);

2.6. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

2.7. Apresentar, quando se tratar de profissão regulamentada, no ato da posse, o competente registro de inscrição no respectivo órgão fiscalizador do estado de Santa Catarina.

2.8. Apresentar declaração de não possuir acúmulo de cargo, emprego ou remuneração público, exceto aqueles previstos legalmente.

3. VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. Para este Concurso Público, em face do número de vagas oferecidas para os cargos, não haverá reserva de vagas para os candidatos com deficiência.

3.2. Os candidatos com deficiência que se inscreverem deverão observar a orientação que se segue.

3.2.1. E considerada pessoa com deficiência a que se enquadra nas categorias descritas no art. 4o do Decreto Federal no 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

3.2.2. O candidato com deficiência poderá declarar tal condição em local apropriado, destinado para esse fim no formulário, quando de sua inscrição no Concurso Público.

3.2.3. Os candidatos com deficiência somente poderão disputar cargos cujas atividades sejam compatíveis com a sua deficiência.

3.2.4. No ato de nomeação para preenchimento das vagas, os candidatos classificados deverão submeter-se à perícia médica, para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo pretendido, de acordo com a legislação em vigor, sob responsabilidade do Município de Campo Belo do Sul.

3.2.5. Caso o candidato com deficiência seja considerado inapto para o cargo, será nomeado o candidato imediatamente posterior.

3.2.6. O candidato com deficiência que necessitar de tratamento diferenciado no dia da prova deverá especificá-lo na ficha de inscrição, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização da prova, como, por exemplo, piso térreo ou prova ampliada.

3.2.7. A não-solicitação de recursos especiais, conforme disposto no item 3.2.6, implica sua não-concessão no dia da realização das provas.

3.2.8. A realização das provas por estes candidatos, em condições especiais, ficará condicionada à possibilidade de fazê-las de forma que não importe quebra de sigilo ou não enseje seu favorecimento.

4. INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO

4.1. Período: de 01 de março à 22 de março de 2010, pela Internet, através do site (www.ibam-concursos.org.br).

4.1.1. Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão fazê-lo no endereço: Rua Álvaro Pucci - Centro (Biblioteca Pública Municipal Jorge Konder Bornhausen) - Campo Belo do Sul - de segunda à sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

4.1.2. Valores de inscrição

CARGO/ESCOLARIDADE e VALOR

Cargos de Nível Superior - R$ 70,00 - setenta reais

Cargos de Nível Fundamental - R$ 30,00 - trinta reais

4.2. O candidato deverá acessar o site (www.ibam-concursos.org.br) onde terá acesso ao Edital e seus Anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição, que estará disponível no período entre 0 (zero) hora do dia 01 de março de 2010 e 19:00 (dezenove) horas do dia 22 de março de 2010.

4.3. As inscrições somente serão aceitas após o banco confirmar o efetivo pagamento do boleto com valor de inscrição. O candidato poderá verificar a aceitação de sua inscrição no endereço eletrônico (www.ibam-concursos.org.br) através da opção Área do Candidato.

4.4. O pagamento do Boleto Bancário deverá ser feito em espécie ou através de Internet Banking, não sendo aceito pagamento em cheque ou mediante agendamento eletrônico.

4.5. O pagamento deverá ser efetivado, impreterivelmente, até o último dia previsto para o encerramento das inscrições, até o horário definido no item 4.2, caso contrário não será considerado.

4.6. O candidato é responsável por confirmar se os dados da inscrição pela Internet foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago. Se até 05 (cinco) dias úteis antes da data de realização da prova não estiver confirmada a inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, organizador do Concurso Público, no telefone (47) 3041 6262, a fim de verificar a razão da pendência.

5. CONCURSO PÚBLICO

5.1. Provas Escritas

5.1.1. As provas escritas objetivas serão eliminatórias e classificatórias, e se constituirão de questões objetivas de múltipla escolha, conforme descrito nos Anexos II e III deste Edital.

5.1.2. Nas provas escritas objetivas e eliminatórias, serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem pontos em número igual ou superior ao limite mínimo estabelecido no Anexo II deste Edital.

5.1.3. O conteúdo das questões variará de acordo com o grau de escolaridade exigido para o preenchimento do cargo ao qual o candidato concorrer.

5.1.4. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada destas provas.

5.2. Realização das Provas

5.2.1. As provas escritas serão realizadas no dia 11 de abril de 2010, para todos os cargos, no período matutino, às 9h e terão a duração de 03 (três) horas, contados a partir da autorização da equipe de coordenação do Concurso para o candidato iniciar as provas.

5.2.2. O local da realização das provas, além de ser divulgado no site do IBAM (www.ibam-concursos.org.br), estará exposto no site e no mural da Prefeitura de Campo Belo do Sul.

5.2.3. Só será permitido o ingresso dos candidatos nos locais de prova até às 9:00h.

5.2.4. O candidato que chegar após o horário estabelecido não poderá ingressar no local de prova, ficando, automaticamente, excluído do Concurso Público.

5.2.5. Para evitar atrasos, recomenda-se que os candidatos compareçam aos locais de provas 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o início de sua realização.

5.2.6. O candidato deverá comparecer aos locais de prova munido de documento original de identidade, sempre oficial e com fotografia, de 02 (duas) canetas esferográficas de tinta azul ou preta.

5.2.7. Serão considerados documentos de identidade: Cédula Oficial de Identidade (RG); Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, CRA etc.); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Carteira de Motorista com foto e Passaporte.

5.2.8. Caso o candidato não possa apresentar nenhum dos documentos de identidade relacionados no subitem 5.2.7, no dia de realização da prova, por motivo de perda, furto ou roubo de todos eles, deverá ser apresentado documento (B.O.) que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias.

5.2.9. O candidato não poderá fazer uso, no local de realização da prova, de qualquer aparelho eletrônico. O uso e/ou disparo de alarmes, campainha ou qualquer emissão de som, de bip, telefone celular, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, notebook, calculadora, palm-top, relógio digital com receptor, entre outros, incorrerá na exclusão do candidato do Concurso Público, podendo a organização do certame vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos, além dos acima citados.

5.2.10. Os candidatos só poderão sair do local de realização do certame após 01 (uma) hora do início da prova, podendo levar o caderno de provas.

5.2.11. Os 03 (três) últimos candidatos a terminar as provas só poderão deixar o local juntos.

5.2.12. A Comissão de Concurso Público poderá, justificadamente, alterar as normas previstas no item 5 e seus desdobramentos, bem como sanar ou decidir casos omissos a este edital, desde que com a finalidade de preservar o bom andamento do Concurso Público.

5.2.13. Constatando-se, durante a realização da prova, qualquer erro ou equívoco relacionado às questões, os organizadores já tomarão a providência cabível, podendo inclusive determinar a anulação da questão ou questões afetadas.

5.3. Prova Prática

5.3.1. Os candidatos inscritos ao cargo de Motorista, Operador de Máquinas e Tratorista, que tiverem obtido a pontuação mínima estabelecida no Anexo II deste edital, serão convocados para a prova prática, que terá caráter eliminatório e será realizada em 08/05/2010, com reunião prévia dos candidatos no Pátio da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Campo Belo do Sul e deslocamento posterior para o local onde será realizada a prova prática.

5.3.1.1. A prova prática será realizada às 8h e 30min. Recomenda-se que os candidatos cheguem com antecedência, pois não será tolerado atraso.

5.3.2. A prova prática será avaliada através do conceito "Aprovado" e "Não Aprovado" e as manobras que irão compor a prova serão detalhadas em edital de convocação que será publicado após a realização da prova escrita.

5.3.3. A prova prática será composta de uma série de manobras que o candidato deverá executar dentro de um tempo máximo estabelecido, de acordo com as regras da Comissão de Concurso.

5.3.4. Para a prova prática o candidato deverá apresentar-se munido de documento oficial de identificação, original com foto, conforme item 5.2.7.

5.3.5. A prova prática será avaliada por uma junta de profissionais da área e o resultado divulgado no site do www.ibam-concursos.org.br e no mural de atos da Prefeitura de Campo Belo do Sul, no dia seguinte a realização da prova.

5.4.Títulos

5.4.1. Serão atribuídos pontos aos títulos a serem apresentados pelos candidatos aos cargos de Professor, que serão adicionados ao total obtido nas demais provas, sendo considerado até dois títulos por categoria.

5.4.1.1. Os pontos referidos no item anterior obedecerão aos critérios a seguir: Especialização lato sensu: reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação, com o mínimo de 360 (trezentos e sessenta) horas/aula, desde que não seja requisito para provimento, e que seja afim a área de atuação: 01 (um) ponto. Mestrado: reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação, desde que não seja requisito para provimento, e que seja afim a área de atuação: 02 (dois) pontos. 5.4.2. Só serão avaliados e pontuados os títulos dos candidatos aprovados nas provas objetivas.

5.4.3. Não haverá desclassificação do candidato pela não apresentação de títulos.

5.4.4. Apresentação de títulos:

5.4.4.1. Os títulos deverão ser enviados para: Comissão Especial de Fiscalização e Coordenação do Concurso Público, no endereço: Rua Major Teodósio Furtado, 30 - CEP 88580-000, Campo Belo do Sul/SC através de Sedex ou AR, postados no período de 01 de março a 22 de março de 2010, ou entregues no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal no mesmo endereço e mesmo prazo, aos cuidados da Comissão Especial de Fiscalização e Coordenação do Concurso Público.

5.4.4.2. Os títulos deverão ser apresentados, através de cópia autenticada em cartório, em envelope fechado, contendo na sua parte externa o número de inscrição, nome do candidato, o cargo para o qual concorre e a descrição dos títulos contidos no envelope.

6. CONTAGEM DE PONTOS

6.1. A contagem de pontos obedecerá aos critérios a seguir:

O total geral de pontos do candidato será obtido pela soma dos pontos a ele atribuídos em cada uma das disciplinas da prova objetiva e somados os pontos de títulos, quando for o caso.

7. RECURSOS E REVISÕES

7.1. Aos candidatos serão assegurados recursos em todas as etapas do Concurso Público.

7.2. O candidato que se sentir prejudicado em qualquer das etapas do Concurso Público, poderá interpor recurso, mediante requerimento individual, desde que:

a) seja dirigido ao Presidente da Comissão Especial de Fiscalização e Coordenação do Concurso Público da Prefeitura de Campo Belo do Sul e entregue para registro no protocolo geral da Prefeitura, situado à Rua Major Teodósio Furtado, 30 - Centro, no horário de 9h. às 12h. e das 14h. às 17h., no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados após o ato que motivou a reclamação.

b) constem obrigatoriamente do recurso nome completo do candidato, número da inscrição, cargo ao qual se candidatou, fundamentação clara e ampla dos motivos, e, no caso de recursos contra questões ou gabaritos, a bibliografia pesquisada. O referido recurso deverá ser devidamente assinado pelo candidato.

c) seja apresentado datilografado ou digitado, devendo ser uma folha para cada questão recorrida, no caso de recursos contra questões, conforme modelo constante do Anexo IV deste Edital.

7.3. Não serão conhecidos, sendo indeferidos liminarmente, os recursos que não atenderem na íntegra o disposto no item 7.2.

7.4. Os candidatos que não tem acesso a computador ou máquina de escrever para atendimento a letra "c" do item 7.2, poderão fazê-lo no mesmo endereço indicado no item 4.1.1.

7.5. Não serão aceitos recursos interpostos por telegrama, via postal, Internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

7.6. Se do exame de recursos resultar anulação de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.7. No caso de o gabarito da prova ser publicado incorretamente por falha de digitação, publicação ou outra, a questão não será anulada, procedendo-se à sua correção e publicação.

7.8. Caso ocorra qualquer outra incorreção ou equívoco na publicação de gabaritos ou da classificação dos candidatos, uma vez constatado o erro, será o mesmo retirado do site do IBAM, (www.ibam-concursos.org.br), estabelecendo-se a partir da publicação correta um novo prazo para os eventuais recursos.

7.9. Será dada publicidade às decisões dos recursos.

8. RESULTADO FINAL E CLASSIFICAÇÃO

8.1. Considerar-se-á aprovado o candidato que, submetido ao Concurso Público descrito no item 5 do presente Edital, satisfizer todas as condições lá estabelecidas.

8.2. Em caso de igualdade de pontos na classificação, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios para o desempate dos candidatos:

a) Para os cargos de Nível Superior - Magistério

1º) maior no de pontos na prova de Conhecimentos Técnico-profissionais;

2º) maior no de pontos na prova de Aspectos Legais da Política Educacional;

3º) maior no de pontos na prova de Português.

4º) maior idade.

b) Para os cargos de Nível Fundamental - Quadro Geral

1º) maior no de pontos na prova de Conhecimentos Técnico-profissionais;

2º) maior no de pontos na prova de Matemática;

3º) maior no de pontos na prova de Português.

4º) maior idade.

8.2.1. Quando a igualdade de pontos envolver, pelo menos, 01 (um) candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, o desempate far-se-á considerando como primeiro critério o mais idoso, a partir do qual serão aplicados os demais critérios estabelecidos.

8.3. Apurada a classificação, esta será publicada como resultado final do Concurso Público, em ordem decrescente dos pontos.

8.4. Os candidatos aprovados passarão a constituir um cadastro de reserva pelo período de validade do Concurso Público, cabendo-lhes a responsabilidade de manter atualizado, através de documento protocolado junto ao órgão de gestão de pessoal da Prefeitura de Campo Belo do Sul, seu endereço para fins de convocação, sob pena de serem considerados desistentes.

8.5. Os gabaritos serão divulgados no 1º dia útil, após a aplicação das provas, no site do IBAM (www.ibam-concursos.org.br) e posteriormente nos meios de comunicação julgados convenientes pela Comissão Especial de Fiscalização e Coordenação do Concurso Público da Prefeitura de Campo Belo do Sul.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A classificação dos candidatos aprovados será feita em ordem decrescente dos pontos obtidos.

9.2. A homologação do Concurso Público será feita por ato do Prefeito de Campo Belo do Sul, mediante a apresentação das listagens finais dos resultados do certame.

9.3. O Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito de Campo Belo do Sul.

9.4. Os candidatos aprovados e classificados no Concurso Público serão convocados para o exame médico realizados por junta médica oficial e para a comprovação dos requisitos exigidos nos itens 2.1 a 2.8 do presente Edital, através dos meios de comunicação julgados convenientes pela Comissão Especial de Fiscalização e Coordenação do Concurso Público da Prefeitura de Campo Belo do Sul.

9.4.1. Os exames médicos são eliminatórios, sendo excluídos do Concurso Público os candidatos que não apresentarem aptidão física e/ou mental para o exercício do cargo para o qual se inscreveram.

9.5. Os candidatos que não atenderem aos requisitos exigidos neste Edital serão automaticamente eliminados do Concurso Público em qualquer de suas fases.

9.6. Será excluído do certame, por ato da Comissão de Concurso Público, o candidato que:

a) faltar a qualquer uma das fases do Concurso Público;

b) portar-se de maneira inadequada nos locais de realização das provas, de modo a prejudicar o andamento normal do Concurso Público;

c) for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato;

d) for apanhado em flagrante tentativa de burla, fraude ou falsificação na realização da prova, sem prejuízo do indiciamento cabível;

e) prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

f) deixar de apresentar qualquer documento comprobatório dos requisitos exigidos neste Edital.

9.7. O presente Concurso Público objetiva o preenchimento de cargos, sob a égide do Regime Jurídico Único, Lei 804 de 02/07/1990 e na forma das Leis Municipais no 841 e 842 de 15/03/1991 e 1.341/2002.

9.8. A inscrição do candidato implicará o conhecimento do presente Edital, bem como o compromisso tácito de aceitar as condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas.

9.9. Não poderão inscrever-se pessoas que possuam qualquer vínculo com o IBAM, instituição organizadora deste Concurso Público, bem como seus ascendentes, descendentes ou colaterais.

9.10. A aprovação em Concurso Público não gera direito à nomeação, a qual se dará, a exclusivo critério da Prefeitura de Campo Belo do Sul, dentro do prazo de validade do Concurso Público, respeitada a ordem de classificação.

9.11. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar pelo site ou qualquer outro meio de divulgação definido pela Comissão de Concurso Público a publicação de todos os atos e editais relativos ao Concurso Público, inclusive alterações que por ventura ocorram durante o Processo.

9.12. O candidato deverá manter atualizado seu endereço, junto ao IBAM enquanto estiver participando do Concurso Público, sendo de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não-atualização desta informação, assim como, deverá manter atualizado seu endereço junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Campo Belo do Sul para efeito de chamada para início do exercício.

9.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial de Fiscalização e Coordenação nomeada através da Portaria nº 03 de 26 de janeiro de 2010, competente também para julgar, em decisão irrecorrível, quaisquer que sejam os recursos interpostos pelos candidatos.

9.14. São partes integrantes deste Edital os Anexos I, II, III e IV que o acompanham.

9.15. O presente Edital e demais atos relativos ao Concurso Público estarão disponibilizado no Mural oficial da Prefeitura de Campo Belo do Sul, bem como no site do IBAM, (www.ibam-concursos.org.br).

Campo Belo do Sul, 23 de fevereiro de 2010.

Firmino Aderbal Chaves Branco
Prefeito de Campo Belo do Sul - SC

Anexo I

CÓDIGO

CARGOS/EMPREGO

REQUISITOS (ESCOLARIDADE / FORMAÇÃO)

TOTAL DE VAGAS

JORNADA DE TRABALHO (HORAS SEMANAIS)

VENCIMENTO R$

Nível Superior - Magistério

01

Professor de Artes

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Artes.

02

20h

683,44

02

Professor de Artes (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Artes.

01

20h

683,44

03

Professor de Biologia (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Biologia.

01

10h

341,72

04

Professor de Ciências (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Ciências.

01

40h

1.366,89

05

Professor de Ciências

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Ciências.

01

10h

341,72

06

Professor de Educação Física

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Educação Física

05

20h

683,44

07

Professor de Educação Infantil

Diploma de conclusão do Ensino Superior em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil ou Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil.

04

20h

683,44

08

Professor Ensino Fundamental (Anos Iniciais) (*)

Diploma de conclusão do Ensino Superior em Pedagogia com habilitação em Anos Iniciais ou Normal Superior com habilitação em Anos Iniciais.

10

20h

683,44

09

Professor de Filosofia (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Filosofia.

01

10h

341,72

10

Professor de Física (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Física.

01

10h

341,72

11

Professor de História (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em História.

01

40h

1.366,89

12

Professor de História

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em História.

01

10h

341,72

13

Professor de Inglês (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Letras com habilitação em Inglês.

01

40h

1.366,89

14

Professor de Inglês

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Letras com habilitação em Inglês.

01

20h

683,44

15

Professor de Matemática (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Matemática.

01

40h

1.366,89

16

Professor de Matemática

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Matemática.

01

20h

683,44

17

Professor de Química (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Química.

01

10h

341,72

18

Professor de Sociologia (**)

Diploma de conclusão do Ensino Superior com licenciatura plena em Sociologia.

01

10h

341,72

Nível Fundamental Alfabetizado - Quadro Geral

19

Motorista

Saber ler e escrever e Carteira Nacional de Habilitação categoria D e Certificado de Curso de Direção Defensiva.

07

44h

534,98

20

Operador de Máquinas

Saber ler e escrever e Carteira Nacional de Habilitação, categoria C e Certificado de Curso de Direção Defensiva.

03

40h

638,66

21

Tratorista

Saber ler e escrever e Carteira Nacional de Habilitação categoria C e Certificado de Curso de Direção Defensiva.

02

40h

638,66

22

Servente

Saber ler e escrever.

14

40h

515,00

23

Operário Braçal

Saber ler e escrever.

04

40h

515,00

(*) As vagas estão distribuídas entre as Escolas Rurais das seguintes Localidades: Chaves, Nossa Sra. dos Prazeres, Aterrado Grande, Alto Travessão, Morro do Chapéu, Saltinho, Vista Alegre, Fazenda dos Moraes, Travessão e Capela do Divino.

(**) Vagas para a Escola Itinerante.

Anexo I - Continuação

CARGO

DESCRIÇÃO SINTÉTICA

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - SAÚDE

Professor

Orientar a aprendizagem do aluno, participar do processo de planejamento das atividades da escola, organizar as operações inerentes ao processo de ensino aprendizagem, contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino e demais serviços afins e/ou compatíveis com a área de atuação.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO (Alfabetizado)

Motorista

Dirigir veículo leve e/ou pesado transportando pessoas, materiais, mercadorias e/ ou equipamentos, atendendo e respeitando as leis de trânsito e as normas e procedimentos administrativos e de segurança, zelar pela conservação e uso do veículo; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional.

Operador de Máquinas

Operar máquinas montadas sobre rodas ou sobre esteiras e providas de pá mecânica ou caçamba para escavar e mover terras, pedras, areia, cascalho e materiais análogos; Operar máquinas para aprofundar ou alargar leitos de rios, riachos e córrego canal; Operar máquinas providas de lâminas para nivelar solos; Operar máquinas para estender camadas de terra, areia, asfalto ou brita; Zelar pela manutenção do equipamento, comunicando falhas e solicitando reparos para assegurar seu perfeito estado; Recolher o equipamento após a jornada de trabalho, conduzindo-o à garagem, para permitir a manutenção e o abastecimento do mesmo; Executar outras atividades inerentes a seu cargo e formação e/ou de interesse da Prefeitura, por determinação superior.

Tratorista

Operar tratores e equipamentos de pequeno porte, tais como: tratores agrícolas, tobatas e assemelhados; Vistoriar o equipamento, verificando o estado dos pneus, o nível de combustível, água, óleo do cárter e testando freios e parte elétrica, para certificar-se de suas condições de funcionamento; Examinar as ordens de serviço, verificando locais onde serão efetuados os serviços; Zelar pela manutenção do equipamento, comunicando falhas e solicitando reparos para assegurar seu perfeito estado; Recolher o equipamento após a jornada de trabalho, conduzindo-o à garagem, para permitir a manutenção e o abastecimento do mesmo.

Servente/Merendeira

Executar trabalhos de limpeza predial e arrumação de seu local de trabalho; Preparar e distribuir refeições para atender aos programas alimentares executados pela Prefeitura Municipal.

Operário Braçal

Coletar lixo e outros resíduos, acondicionando-os em latões, sacos plásticos, ou carregando-os para o transporte deste tipo de carga; Executar a limpeza e retirada de entulhos, lixos e outros resíduos de valas, valetas, bocas de lobo, canalizações de águas pluviais e de esgotos; Executar a capina e/ou roçada para remoção de vegetação das vias públicas, ou que possam prejudicar o trânsito de pessoas e veículos; Remover e transportar materiais necessários à preparação de argamassas, bem como a sua preparação misturando componentes de acordo com orientação; executar outras atividades afins ao cargo e/ou determinadas por seus superiores hierárquicos.

Anexo II

Escolaridade: Nível Superior

Cargo

Disciplina

Número de Questões

Valor de cada Questão

Mínimo de Pontos Exigidos

Professores

Conhecimentos Técnico-profissionais

20

10

100

Aspectos Legais da Política Educacional Brasileira.

10

10

50

Português

10

10

50

 

Escolaridade: Nível Fundamental Incompleto (Alfabetizado)

Cargo/Emprego

Disciplina

Número de Questões

Valor de cada Questão

Mínimo de Pontos Exigidos

Motorista, Operador de Máquinas, Tratorista, Servente e Operário Braçal

Conhecimentos Técnico-profissionais

10

10

50

Matemática

10

10

30

Português

10

10

30

ANEXO III

NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS DO NÚCLEO COMUM

ASPECTOS LEGAIS DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA OS CARGOS DE PROFESSOR

1. A Legislação Educacional - Lei 9394/96. 2. Organização da Educação Básica: níveis de ensino, órgãos e competências. 3.Parâmetros Curriculares Nacionais. 4. Sistemas Educacionais na LDB. 5. A Legislação atual e as abordagens de cidadania. 6. Estatuto da Criança e do Adolescente.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ampliação do Ensino Fundamental - Lei 11.274/2006. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm#art3

____ Constituição da República Federativa do Brasil - Artigos 205 a 214. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/Constituicao/Constituicao.htm

____ Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/69. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/Leis/L9394.htm

____ Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental - Resolução CEB Nº 2/1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb0298.pdf

____ Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90.

____ Resolução CNE/CEB Nº 2, de 1 de Fevereiro de 2001 (Institui bases para Educação Especial na Educação Básica).

PORTUGUÊS PARA OS CARGOS DE PROFESSOR

1. Interpretação de textos. 2. Funções da linguagem. 3. Variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua. 4. Formação das palavras (uso de prefixos e sufixos) 5. Acentuação gráfica. 6. Ortografia. 7. Classes de palavras - flexões e emprego de: substantivos, adjetivos, pronomes e verbos. 8. Regência nominal e verbal. Crase. 9.Concordância nominal e verbal. 10. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos). 11. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. 12. Pontuação.

REFERÊNCIAS

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001.

NICOLA, José de. Gramática da Palavra, da frase, do texto. 1ª ed. São Paulo: Editora Scipione, 2004.

CIPRO NETO, Pasquale. Gramática da língua portuguesa / Pasquale & Ulisses. 2ª ed. São Paulo, 2004

- NÍVEL SUPERIOR - MAGISTÉRIO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS DE CONHECIMENTO TÉCNICO-PROFISSIONAL

PROFESSOR DE ARTES

1. História da Arte: conceitos estéticos, movimento artísticos, artistas e suas obras; 2. História da Arte Brasileira: conceitos estéticos, movimento artísticos, artistas e suas obras; 3. Elementos da Linguagem Visual: fundamentos e composição visual; 4. Folclore Catarinense: as manifestações folclóricas; 5. Arte: suas linguagens, materiais e conceitos; 6.Arte-educação: histórico e propostas metodológicas; 7. Leitura de Imagem.

REFERÊNCIAS

COLL, César. TEBEROSKY, Ana. Aprendendo arte: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2000.

FUSARI, Maria F. de Rezende e. FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Arte na educação escolar. 2.ed. - São Paulo: Cortez, 2002.

GUIMARÃES. J. Geraldo M. Repensando o folclore. Barueri: Manole, 2002.

OSTROWER. Fayga. Universos da arte. 21.ed. - Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SANTOS, Maria das Gracas Vieira Proença dos. História da arte. 16.ed. - São Paulo: Ática, 2000.

SCHLINDWEIN, Izabela Liz. GOMES, Cesar Otacílio. Arte catarinense para crianças e adolescentes. Blumenau: Nova Letra, 2005.

SOUZA, Edgard Rodrigues de. Praticando a arte: noções básicas de desenho artístico. São Paulo: Moderna, 1997.

TUCKER, William. A Linguagem da escultura. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.

PROFESSOR DE BIOLOGIA

A Biologia como Ciência; Níveis de Organização dos Seres Vivos; Biologia Molecular: compostos químicos celulares: água, sais minerais, caboridratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas; Vírus, Células Procarióticas e Eucarióticas; Revestimentos em Células (Parede celular, Glicocálix e Plasmalena); Transportes através da Membrana; Organoides Citoplasmáticos; Núcleo Interfásico; O Ciclo Celular (Intérfase e Mitose ); Mutações ou Aberrações Cromossômicas; Divisão Celular Meiose (R!); Reprodução Humana; Gametogênese; Ciclo Ovulatório; Métodos Contraceptivos; DSTs; Conceitos Fundamentais da Ecologia: espécie, população, comunidade, ecossistema, habitat, nicho; ecológico, biomas, biosfera.; Fluxo de Energia; Teia e Cadeia Alimentar; Pirâmides Ecológicas; Sucessão Ecológica e Biomas; Ciclos Biogeoquímicos; Relações Ecológicas; Alterações e desequilíbrios Ambientais; Alterações Ambientais; Origem da Vida; Evolução Biológica; Embriogênese; Sistemas: Digestório Humano; Respiratório Humano;Circulatório Humano; Excretor Humano; Endócrino Humano; Nervoso Humano;Locomotor Humano;Imunológico Humano;Biodiversidade;Taxionomia Animal;Tipos de Reprodução;Reino Monera;Reino Protista: algas e protozoários;Reino Fungi; Reino Animália; Phylum Porífera; Phylum Cnidaria ou Coelenterada;Phylum Platyhelmithes;Phylum Aschelmintes - Nemathelminthes;Phylum Annelida; Phylum Arthropoda; Phylum Arthropoda: Classes Crustacea, Chilopada, Diplopoda e Arachnida; Philum Mollusco e Echinodermata;Superclasse Pisces: peixes cartilaginosos e ósseos;Classe Amphibia;Classe Reptilia;Classe Aves; Classe Mammalia; As Plantas e os Reinos da Natureza;Tecidos Vegetais: Parênquimas, Tecidos de Sustentação, de Condução e de Secreção;Organologia Vegetal - Os Órgãos Vegetais;A Flor e sua Estrutura;Frutos e Sementes;Sistemática;Briófitas e Pteridófitas; Gimnospermas e Angiospermas;Fisiologia vegetal - Absorção, Transpiração e transporte de Seivas ;Fotossíntese;O Crescimento e os Movimentos Vegetais;Fotoperiodismo;DNA - O Segredo da Vida;O Funcionamento de um Gene: Replicação, Transcrição e Tradução;Conceitos fundamentais da Genética: alelo, cromossomos homólogos, lócus e loci gênicos, genes; homozigoto, heterozigoto, genótipo e fenótipo;Genética de Cruzamentos;Cruzamento-Teste, Genealogias e Mono-hibridismo sem Dominância;Polialelismo;Segregação Independente;Interações Gênicas;Lei de Morgan;Herança ligada ao sexo;Genes Holândricos;Herança Influenciada pelo sexo;Variabilidade Genética;Histologia Humana: Tecidos Epiteliais, Tecidos Conjuntivos; Tecidos Muscular e Tecido Nervoso;

REFERÊNCIAS

César e Sezar: Biologia - vol. 1, 2 e 3 - Editora Saraiva - 1996

Sônia Lopes: Bio - vol. 1, 2 e 3 - Editora Saraiva - 2ª Edição - 2003

Amabis e Martho - Conceitos de Biologia: vol. 1, 2 e 3 - Editora Moderna - 2001

Amabis e Martho - Biologia das Células (vol.1) - Moderna - 2ª Edição

Amabis e Martho - Biologia das Populações (vol. 3) - Moderna - 2ª Edição

Amabis e Martho - Biologia dos Organismos (vol. 2) - Moderna - 2ª Edição

Armênio Uzunian e Ernesto Birner - Biologia: vol. 1, 2 e 3 - Harbra - 2ª Ed

PROFESSOR DE CIÊNCIAS

1. O Universo e o Sistema Solar - corpos celestes que os constituem: a comparação entre os planetas do Sistema Solar - os planetas e suas características; o movimento de rotação - o estudo dos dias e das noites; a Lua - características, movimentos e fases; o movimento de translação e a inclinação do eixo imaginário da Terra - sua relação com as estações do ano; os eclipses do Sol e da Lua e as zonas climáticas como consequência da forma esférica da Terra e de como os raios solares atingem o planeta, propiciando distribuição da luz e do calor de forma diferenciada - consequências das zonas climáticas para a vida no planeta. 2.Introdução aos conceitos de matéria e energia - a relação destes conceitos com a vida: propriedades dos materiais; a organização da matéria - construindo modelos, introdução à linguagem química; a relação entre matéria e energia; as transformações da matéria e os diferentes tipos de materiais presentes na água, no ar e no solo. 3.A Água: a formação dos oceanos na Terra primitiva; o papel da água na formação do relevo; água e vida; as características físico-químicas da água: propriedades da água, seus estados físicos e o ciclo da água; a importância da água na história da humanidade; as bacias hidrográficas - definição, formação, importância sócio-ambiental das bacias hidrográficas - a trajetória da água e a interferência humana, as alterações dos cursos dos rios, represamento, assoreamento, turvação, contaminação, poluição e desequilíbrios ambientais e o tratamento da água e suas consequências para a saúde. 4. O Ar: a formação da atmosfera: composição da atmosfera primitiva e suas transformações até os dias atuais; as propriedades do ar e sua relação com a vida; a composição da atmosfera - camadas; a formação dos ventos e sua importância para a compreensão da erosão; o papel da atmosfera no desenvolvimento e manutenção da vida no planeta; os problemas de poluição do ar, efeito estufa e degradação da camada de ozônio - suas consequências para os seres vivos e a qualidade do ar e seus efeitos na saúde. 5. O Solo: a origem e formação da crosta terrestre; os diferentes tipos de solo - sua formação e principais características; os minerais, minérios e combustíveis; os métodos de conservação do solo utilizados pelo homem: irrigação, drenagem, correção de pH, adubação, aração etc; o papel do homem na degradação e na conservação do solo; as agressões ao solo e suas consequências para o ambiente: desmatamento, queimada, erosão, desertificação, contaminação, poluição etc; introdução ao conceito de gravidade; o sistema de medidas - do universo macroscópico ao universo microscópico; relações entre o tempo cósmico e o tempo biológico; relações da diversidade ambiental com as zonas climáticas e com a biodiversidade; estudo de ecossistemas brasileiros; materiais sintéticos: fabricação, usos e problemas relacionados a decomposição - plásticos, tecidos, borrachas, supercondutores; empuxo e vasos comunicantes; as cores do céu - as ondas luminosas e as cores; estudo de algumas mudanças metereológicas e fontes alternativas de energia: energia solar, eólica, das mares, etc. 6. Origem da Vida: as diferentes explicações sobre a existência da vida e do ser humano; a origem da vida, a organização dos materiais, os elementos químicos dispersos na atmosfera inicial; o desenvolvimento da vida e a expansão pelos ecossistemas aquáticos e a conquista do ambiente terrestre; introdução às teorias evolutivas e a importância dos fósseis: marcos do processo evolutivo. Estudo da seleção natural através de evidências adaptativas e das relações entre o sucesso reprodutivo de uma espécie e sua adaptação ao ambiente. 7. Biodiversidade: sistemática e classificação: uma tentativa de ordenar a diversidade; características dos seres vivos; classificação em reinos e principais categorias taxionômicas; a diversidade biológica: Evolução, organização, adaptações; características gerais dos principais grupos nos diversos reinos (Monera, Protista; Fungi, Vegetal e Animal); características dos vírus e consequências para a saúde; importância ecológica; importância econômica e o impacto da ação humana e manejos sustentados; seres vivos e saúde. 8. Ecologia: o Sol - fonte externa constante de energia, essencial para a vida no planeta; fotossíntese: assimilação da energia radiante e transformação em energia química - base para a cadeia alimentar; respiração: estratégia de obtenção de energia para os processos celulares; a importância dos decompositores para o fluxo de matéria nos ecossistemas; cadeias e teias alimentares e outras relações biológicas; os ecossistemas como sistemas abertos, compostos por elementos bióticos e abióticos que interagem através de um ciclo de materiais e de um fluxo de energia; os fatores que interferem no equilíbrio das populações: abióticos (salinidade, temperatura, quantidade de oxigênio, tipos e quantidades de nutrientes, grau de acidez, índice pluviométrico etc.) e bióticos (parasitismo, predatismo, competição etc.); os desequilíbrios ambientais causados pela interferência humana: chuva ácida, efeito estufa, destruição da camada de ozônio e desertificação; evolução dos sistemas de classificação e sua relação com o contexto histórico, social e cultural; história evolutiva: os diversos períodos, suas características ambientais e seres vivos; ciclo astronômico, sazonalidade e sua influência sobre a vida do homem; controle biológico; plantas medicinais, biopirataria e patentes; organismos geneticamente modificados: transgênicos - importância econômica; impacto ambiental; riscos para a saúde; transformações ambientais, seres em risco de extinção e projetos de conservação. 9.Origem da Espécie: o surgimento e a história evolutiva da espécie humana; a espécie humana na pré-história e mudanças sociais e culturais que levaram ao surgimento do homem moderno e a adaptação da espécie humana ao ambiente. 10. Organização do Corpo: organização celular e da célula ao organismo; a Manutenção da Espécie: a reprodução como característica principal para a vida, manutenção e evolução das espécies; os processos assexuais e sexuais: comparação das estratégias de reprodução de outros seres vivos e da espécie humana (a existência de células especializadas para a reprodução os gametas, fecundação interna ou externa ao corpo, as várias formas para o desenvolvimento do embrião); fases da vida; adolescência - um período de grandes transformações psicológicas e físicas; os órgãos reprodutores, a fecundação, a gravidez e o parto; sexualidade, vida e saúde; doenças sexualmente transmissíveis; planejamento familiar, métodos anticoncepcionais; as bases da hereditariedade: os genes e as características; o Homem - As Funções de Nutrição e de Relação: alimento - garantia de energia para o funcionamento do organismo; a importância da água e das substâncias nutritivas: seu papel na manutenção da vida; digestão: processos de quebra dos alimentos e de absorção: digestão mecânica e química e o papel dos diversos órgãos e estruturas; respiração: liberação de energia para o organismo; o papel dos diversos órgãos e estruturas; respiração e produção de energia; a qualidade do ar e a saúde; circulação e sangue: o estudo do sangue: constituição, coagulação, grupos sanguíneos e saúde; o papel do coração e a circulação sanguínea; o papel do sistema circulatório e sua relação com os demais sistemas e o sistema linfático; excreção: a eliminação dos produtos do metabolismo; o papel dos diversos órgãos e estruturas; o papel do suor e o equilíbrio químico do corpo; o sistema nervoso: o funcionamento dos neurônios e das fibras nervosas; o papel dos diversos órgãos e estruturas e reflexos: ato reflexo, reflexo e arco reflexo; o sistema sensorial: os órgãos dos sentidos e seu papel na vida do homem e o caminho da visão, da audição, do olfato, do tato e do paladar devem ser estudados enfatizando a relação entre os fenômenos químicos, físicos e biológicos; o sistema endócrino: o papel dos diversos órgãos e estruturas; o Sistema de Defesa: as células responsáveis pela defesa natural do organismo; o desenvolvimento das vacinas, soros e de medicamentos - defesas artificiais; as Relações entre Ossos e Músculos; o sistema ósseo - estrutura óssea e articulações; o sistema muscular - fisiologia muscular e ação mecânica dos músculos; alterações nos músculos e ossos; origem e evolução dos sistemas - anatomia e fisiologia comparadas; anorexia e bulimia: distúrbios físico-emocionais; complementos alimentares: necessidades e problemas decorrentes de seu uso sem orientação; aditivos químicos - corantes, conservantes e aromatizantes; desnutrição e obesidade; decifrando e controlando os genes; a hipertensão arterial e os problemas renais; a doação de sangue e de órgãos; o uso de drogas lícitas e ilícitas - seus efeitos no organismo, problemas sociais implicados no consumo e comercialização; os problemas da visão e as lentes côncavas e convexas; a prática de exercícios físicos para manutenção da saúde integral; diabetes; hipo e hipertireoidismo; clonagem e evolução dos papéis sociais do homem e da mulher na comunidade e sociedade. 11. O Estudo dos Materiais - Uma visão geral da matéria: organização; propriedades gerais e específicas; propriedades físicas, químicas e biológicas; os estados físicos da matéria e mudanças de estado da matéria e fatores que as influenciam (temperatura, pressão, etc.); A diversidade de elementos químicos e a necessidade de classificação: evolução dos modelos atômicos: os nomes e os símbolos dos elementos; a organização da tabela periódica; a ligação química e os ciclos biogeoquímicos e a vida na Terra. 12. As Substâncias da Natureza - Principais conceitos a serem estudados: as misturas e as combinações: os processos de separação das misturas da natureza, nas fábricas, nos laboratórios, nas residências e no interior dos seres vivos; a química do cotidiano: substâncias sintéticas - na agricultura, nos alimentos, nos remédios, nos produtos de limpeza e nos produtos de higiene; a química e a poluição e os combustíveis fósseis: as transformações químicas para a produção de energia. 13. Energia: conceito e propriedades - Força: noções intuitivas de força e velocidade; força e movimento: forças alteram a velocidade dos corpos e força como interação: o princípio da ação e reação; Energia Mecânica: o trabalho como uma forma de transformação da energia; a potência como a capacidade de realizar trabalho; as máquinas realizam trabalho: alavancas, cunhas, roldanas e máquinas complexas e Energia potencial e energia cinética; Som - ruído, emissão e propagação através de um meio material, percepção auditiva; medidas de intensidade; infra-som, ultra-som; eco, sonar, poluição sonora; Luz - propagação da luz; fontes de luz; reflexão; a luz e a visão; espelhos, lentes e prismas; refração; luz e cor - composição da luz; eclipses, arco-íris etc.; Calor - trocas de energia entre sistemas, estados da matéria, mudanças de estado, conceitos de temperatura e pressão; Noções de Eletricidade - desequilíbrio entre carga positiva e carga negativa; A Energia do Sol se Transforma: o Sol como fonte primária de energia que se transforma em outras formas de energia: luminosa, química, térmica, elétrica e mecânica; a fotossíntese e respiração: transformações energéticas essenciais para a manutenção da vida no planeta; fluxo de energia nos seres vivos e pirâmide de energia; os grupos das bases, dos óxidos, dos ácidos e dos sais; o papel dos combustíveis na sociedade; as alterações ambientais; a formação dos combustíveis fósseis e sua relação com a extinção das espécies; campo gravitacional; o uso e a produção de pigmentos - do homem pré-histórico aos dias de hoje; as ilusões de ótica; eletricidade e Magnetismo: Eletrostática; corrente elétrica; circuito elétrico, condutores e isolantes; pilhas; o impulso nervoso; eletroímã; A Terra como um ímã natural; a Ciência e a Revolução Industrial; o protocolo Kioto e a poluição. 14. Ciência e Tecnologia: as concepções de ciência e seus métodos; ciência como construção humana; o papel da ciência; a materialização do conhecimento científico; Ciência, Tecnologia e Sociedade.

REFERÊNCIAS

ACEVEDO, J. A. _; VÁZQUEZ, A. A.; MANASSERO, M. A. El movimiento Ciencia-Tecnología-Sociedad y la enseñanza de las Ciências. Disponível em www.campus-oei.org/salactsi/acevedo13.htm

ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação. Bauru, v.7, n.1, p. 15-27, 2001. Disponível em www.fc.unesp.br/pos/revista/pdf/revista7vol1/art2rev7vol1.pdf

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de biologia. volumes. 1,2 e 3 São Paulo: Moderna, 2001.

CANTO, Eduardo L. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. Volumes 1, 2, 3, e 4. São Paulo: Moderna, 2ª Edição.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia - Coleção 2º Grau. Ática: São Paulo, 2003. disponível em www.cfh.ufsc.br/~wfil/convite.pdf-http://br.geocities.com/mcrost02/ www.cefetgo.br/pensar/pages/convite/index.htm

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNANBUCO, Martha Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Cortez: São Paulo, 2002.

FEYNMAN, Richard P. Física em seis lições. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

JOVER, J. N. R. ¿Para qué CTS?. La ciencia y la tecnología como procesos sociales. Lo que la educación científica no debería olvidar. Disponível em: www.campus-oei.org/salactsi/nunez/02.htm

__________ . Rigor, Objetividad y Responsabilidad Social: la Ciencia en el encuentro entre Ética y epistemologia. La ciencia y la tecnología como procesos sociales. Lo que la educación científica no debería olvidar. Disponível em: >www.campus-oei.org/salactsi/nunez/05.htm> Acesso em 9 dez. 2004.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNADJER, Fernando. Biologia hoje. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2002.

MAKLER, Martín. Você sabia que Plutão não é mais um planeta? Ciência Hoje para crianças. Dezembro de 2006. disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/materia/view/64591

PERUZZO, Tito Miragaia; CANTO, Eduardo Leite de. Química na abordagem do cotidiano. volumes 1, 2 e 3. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1998.

TORRES, Carlos Magno A. et al. Física: ciência e tecnologia. São Paulo: Moderna, 2001.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Fundamentos Educacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN´s. 2. Concepção de área - Cultura Corporal. Objetivos da área. História da Educação Física no Brasil - tendências pedagógicas. Organização didático-pedagógica do conhecimento. Avaliação em Educação Física - concepção e critérios Conteúdos - Eixos de Trabalho. Jogo - Jogos de Interpretação, Jogos Tradicionais, Jogos Cooperativos, Jogos Pré-desportivos.

Esporte - Atletismo, Futebol, Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol. Ginástica - Ginástica Geral; Ginástica Olímpica ou Artística; Ginástica Rítmica Desportiva. Recreação.

REFERÊNCIAS

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. In. Cadernos Cedes, ano XIX, ano.48. Campinas: 1999.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física Escolar: temos o que ensinar? In. Política Educacional e Educação Física. Campinas: Autores Associados, 1998.

FREIRE, João Bastista. Educação Física de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1989.

GADOTTI, Moacir. Concepção Dilética de Avaliação. In: DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa: polêmicas do nosso tempo. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 1994. p. 9-13.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação Física Progressista: a pedagogia critico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1988.

KUNZ, Elenor. (org.). Didática da Educação Física. Didática 01. Ijuí - RS: Unijuí, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, S.G. (coords.) Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

MEDINA, J.P.S. A Educação Física Cuida do Corpo.... e "Mente". 5ª edição. Campinas: Papirus, 1986.

REGRAS OFICIAIS de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. Rio de Janeiro: Sprint, 2006 - 2007.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SOARES, Carmen Lúcia. et all. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TAFFAREL, Celli N.Z. Criatividade nas aulas de Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

1. A criança e a educação infantil: história, concepções. 2.Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 3. Planejamento na educação infantil: dinâmica e processos. 4. Eixos do trabalho pedagógico na educação infantil: o cuidar e o educar. 5. Componentes curriculares da educação infantil: o brincar, o movimento e o conhecimento de si e do outro. 6. Avaliação na educação infantil. 7. O cotidiano na creche: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais. 8. O professor de educação infantil. 9. Família e instituição. 10. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. 11. Projetos de trabalho: concepção e perspectiva.

REFERÊNCIAS

ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação infantil: creches, atividades para crianças de zero a seis anos. 2. ed. São Paulo : Moderna, 1999.

ARIES, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. In: Professores/ Diretores; Publicações; Secretaria de Educação Básica; Educação infantil. Brasília, DF, 2006. v.1. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf >. Acesso em: 13 set. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. In: Professores/ Diretores; Publicações; Secretaria de Educação Básica; Educação infantil. Brasília, DF, 2006. v.2. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf>. Acesso em: 13 set. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. In: Professores/ Diretores; Publicações; Secretaria de Educação Básica; Educação infantil. Brasília, DF, 1998. v.1. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em: 13 set. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. In: Professores/ Diretores; Publicações; Secretaria de Educação Básica; Educação infantil.

Brasília, DF, 1998. v.2. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf>. Acesso em: 13 set. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. In: Professores/ Diretores; Publicações; Secretaria de Educação Básica; Educação infantil. Brasília, DF, 1998. v.3. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 13 set. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. In: Professores/ Diretores; Publicações; Secretaria de Educação Básica; Educação infantil. Brasília, DF, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/direitosfundamentais.pdf>. Acesso em: 13 set. 2009.

DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; PALHARES, Marina Silveira (Org.). Educação infantil pós - LDB: rumos e desafios. 6. ed. Campinas, SP: Autores Assoc, 2007.

FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sônia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. 2. ed. Porto Alegre : Artmed, 2006.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para educação infantil. 10.ed. São Paulo: Ática, 2000.

KRAMER, Sônia et al. (Org.). Infância e educação infantil. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.

KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos de. A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos de. (Org.) Educação infantil: muitos olhares. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Encontros e encantamentos na educação infantil. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 14. ed. Petropólis : Vozes, 2002.

RIZZO,Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2003.

ROSSETE - FERREIRA, Maria Clotilde et al. (Orgs.). Os fazeres na educação infantil. 4.ed. São Paulo:Cortez, 2001.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto Político - Pedagógico da escola: uma construção possível. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

1. Ensino fundamental de nove anos. 2. Interdisciplinaridade. 3.Teorias de aprendizagem. 4. Avaliação: dimensões, instrumentos e critérios. 5. Planejamento docente: dinâmica e processos. 6. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. 7. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. 8. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. 9. Alfabetização e letramento: características e pressupostos. 10. Projetos de trabalho: concepção e perspectiva.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. In: Secretaria de Educação Básica; Programas e Ações. Brasília, DF, 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf >.

FAZENDA Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 10. ed. São Paulo:Cortez, 2005. 125p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148 p.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. 150p.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. 217p.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. (Org.).Currículo: questões atuais. Campinas, SP. Papirus,1997. p.143

OLIVEIRA, Maria Rita N. S.(Org.). Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas, SP: Papirus, 1998.176 p.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Didática e Formação de Professores: percurso e perspectivas no Brasil e em Portugual. São Paulo: Cortez, 2000. 255p.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 14. ed. Petropólis : Vozes, 2002. 138 p.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 32. ed. São Paulo : Cortez, 1999. 103 p.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 154p.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte, Ed. Autêntica, 2003. 125p.

VASCONCELLOS. Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 10. ed. São Paulo : Libertad, 2002. 208 p.

VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto Político - Pedagógico da escola: uma construção possível. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997. 192 p.

PROFESSOR DE FILOSOFIA

1.Características centrais do pensamento filosófico; 2.Filosofia e Cotidiano; 3.História da Filosofia: Principais períodos, discussões e pensadores; 4.Do mito à razão: o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga; 5. Conhecimento, Política e Educação em Platão; 6.Teoria do Conhecimento na Idade Média; 7.Racionalismo e Empirismo; 8. O positivismo e a Filosofia do Círculo de Viena; 9. Materialismo Dialético e Materialismo Histórico em Marx; 10. Epistemologia e Filosofia da Ciência: a posição de Kuhn; 11. A Teoria Crítica da Escola de Frankfurt; 12. Aspectos sócio-políticos e culturais do conhecimento; 13. Nietzsche e a transvaloração dos valores; 14. Lógica Formal; Silogismo; 15. Filosofia Política: o pensamento político de Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Hegel e Marx e as Formas de Governo; 16. Ética: os constituintes do campo ético.

REFERÊNCIAS

ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 1993.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia, São Paulo: Ática, 1994.

GALLO, S.; KOHAN, W. O. Organização: filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

MARX, Karl. Os manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2002.

MARTON, S. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 1996.

MATOS, O. A Escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993.

MORTARI, C. Introdução à Lógica. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

NUNES, C. A. Aprendendo filosofia. Campinas, SP: Papirus, 1989. [Coleção Educar Aprendendo. Série Educando].

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1995.

DESCARTES, René. O discurso do método. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo:

Nova Cultural, 1999. [Coleção os Pensadores].

HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos / Max

Horkheimer e Theodor W. Adorno; tradução, Guido Antônio de Almeida. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

PLATÃO. A república. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

PROFESSOR DE FÍSICA

1.Cinemática escalar: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, queda de corpo; 2.Cinemática vetorial: vetores, composição de corpos, movimento circular uniforme; 3.Dinâmica: força e movimento, energia, impulso e quantidade de movimento;Leis da gravitação universal; 4.Estática: equilíbrio de um corpo 5.;Hidrostática: pressão, empuxo;6.Termologia: termometria, dilatação térmica, calorimetria, mudanças de fase, transmissão de calor, estudo dos gases, termodinâmicos; 7.Óptica: conceitos fundamentais, reflexão da luz, espelhos esféricos, refração da luz, instrumentos ópticos; 8.Ondulatória: movimentos periódicos, ondas, fenômenos ondulatórios, acústica; 9.Eletrostática: carga elétricas, processos de eletrização, força elétrica, campo elétrico, trabalho e potencial elétrico, capacitores;10.Eletrodinâmica: corrente elétrica, estudo dos resistores, associação de resistores, instrumentos de medidas elétricas, estudo dos geradores e receptores elétricos, estudo dos circuitos elétricos;11.Eletromagnetismo: campo e força magnética; 12.Física moderna: 13.Teoria da Relatividade Especial, Ideias da Física Quântica.

REFERÊNCIAS

BONJORNO, J. R., RAMOS, C. M. Física: História e Cotidiano, volume único. São Paulo: FTD, 2005.

RAMALHO, F. J., FERRARO, N. G., SOARES, P. A.T. Os fundamentos da Física, volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 2003.,

SHIGEKIYO, C. T., YAMAMOTO, K., FUKE, L. F. Os Alicerces da Física, volumes 1,2 e 3. São Paulo: Saraiva, 2007.

DOCA, R. H., BISCUOLA, G., J., BÔAS, N. V.. Tópicos de Física, volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Saraiva, 2007.

MÁXIMO, A., ALVARENGA, B.. Física, volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Scipione, 2008.

PROFESSOR DE HISTÓRIA

1-Annales e suas gerações: contribuições para a historiografia. 2-Multiculturalismo, diferenças e semelhanças: do cotidiano à construção coletiva da sociedade. 3-O sistema feudal: aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. 4-O Renascimento Cultural. 5-A Reforma Protestante. 6-O Brasil Colonial. 7-As Américas no século XVIII. 8-O nascimento das sociedades industriais. 9-A Revolução Francesa e o Império Napoleônico. 10-O Brasil no século XIX. 11-O processo de Independência. 12- Primeiro Reinado. 13-Período Regencial. 14-Segundo Reinado. 15-A Guerra do Paraguai e a formação dos estados nacionais no cone-sul. 16-Brasil: República Velha. 17-O mundo no Século XIX. 18-O Imperialismo. 19-Estados Unidos: séculos XIX e XX. 20-Imperialismo e neo-colonialismo: os conflitos entre as nações. 21-A Primeira Guerra Mundial. 22-A Revolução Russa. 23-A crise geral do capitalismo e a ascensão do nazi-fascismo na Europa. 24-A Segunda Guerra Mundial. 25-A reconstrução do pós-guerra e as organizações internacionais. 26-A bipolarização mundial e a guerra fria. 27-Brasil: a Era Vargas. 28-O Regime Militar no Brasil. 29-A redemocratização - anos 80 e 90. 30- Os movimentos de esquerda na América Latina. 31-Perspectivas para o Brasil e para o mundo no século XXI.

REFERÊNCIAS

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul (séculos XVI e XVII). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ARIÈS, Phillippe. e CHARTIER, Roger. História da Vida Privada, vol. 3. São Paulo: Ed. Schwarcz, 1999.

ARIÈS, Phillippe; DUBY, Georges (org.). História da vida privada no Brasil, vol.5. São Paulo: Ed. Schwarcz, 1999.

BURKE, Peter. A Fabricação do Rei: A construção da imagem pública de Luis XIV. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994.

__________ . A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1997.

CUNHA, Euclides da. Os Sertões: campanha de Canudos. Rio de Janeiro. Ed. Francisco Alves, 1982.

DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FRAGOSO, João, BICALHO, Maria Fernanda Baptista, GOUVÊA, Maria de Fátima (org.). O Antigo Regime nos Trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 1999.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.

LENHARO, Alcir. Sacralização da Política. Campinas: Papirus, 1996.

PAIVA, Eduardo França. Escravidão e Universo cultural na Colônia: Minas Gerais (1716 - 1789). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador: D. Pedro, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PROFESSOR DE INGLÊS

Present simple, present continuous, present perfect, past simple, past continuous, past perfect, countable nouns, uncountable nouns, prepositions, possessives, verbs in the past participle, modal verbs, future tense, comparative, superlative, question tags, there was, there were, reflexive pronouns, indirect speech, wh/questions, conditional clauses.

REFERÊNCIAS

Collins COBUILD intermediate English grammar/ practice material by Dave Willis. 2ed. Glasgow: Harpercollins, 2005.

Elementary language practice with key: English grammar and vocabulary. Michael Vince with Kevin Mcnicholas. Oxford: Macmillan, 2003.

Essential Grammar in Use: a self-study reference and practice book for elementary students of English, with answers. Raymond Murphy. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

Grammar world: Reference and practice for elementary to intermediate students. Derek Sellen. São Paulo: SBS, 2001.

Longman English grammar practice: for intermediate students. L. G. Alexander. Burnt Mill: Longman, 1990.

The good grammar book: a grammar practice book for elementary to lower-intermediate students of English. Michael Swan & Catherine Walter. New York: Oxford, 2001.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

1. Teoria dos Conjuntos: simbologia, subconjuntos, união, intersecção, diferença e complementar;

2. Conjuntos Numéricos e Intervalos Reais; 3. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e composta; 4. Cálculo algébrico: produtos notáveis, fatoração. 5. Equações do 1o grau, do 2o grau, logarítmicas e exponenciais. Inequações do 1o grau, do 2o grau; Sistema de equações e inequações do 1o e do 2o grau; 6. Funções: polinomial do 1º grau, quadrática, exponencial e logarítmica; 7. Sequências: progressões aritméticas e progressões geométricas; 8. Trigonometria: razões trigonométricas no triângulo retângulo, lei dos senos, lei dos cossenos, identidades trigonométricas; 9. Matrizes: operações, determinante de ordem n; 10. Resolução de sistemas de equações lineares; 11. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem, arranjos, permutações e combinações; 12. Probabilidade; 13. Números Complexos: operações na forma algébrica e trigonométrica; 14. Geometria plana: semelhança de polígonos, relações métricas no triângulo retângulo, circunferência (área e comprimento), área e perímetro de figuras planas; 15. Geometria Espacial: área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas 16. Geometria Analítica: ponto, reta, equação da circunferência, elipse, hipérbole e parábola; 17. Polinômios e equações polinomiais; 18. Noções de Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos; 19. Noções de estatística: população, amostra e medidas de tendência central.

REFERÊNCIAS

DANTE, Luiz Roberto. Matemática Contexto e Aplicações, volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2003.

GIOVANNI, José Ruy, BONJORNO, José Roberto, JR

GIOVANNI, José Ruy. Matemática fundamental: uma nova abordagem, volume único. São Paulo: FTD, 2002.

FILHO BARRETO, B., SILVA, C. X. Matemática: aula por aula, volume único. São Paulo: FTD, 2000.

IEZZI, G., DOLCE, O, DEGENSZAJN, D., PÉRIGO, R. ALMEIDA, N. Matemática Ciências e Aplicações, volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Atual, 2004

Projeto Araribá: Matemática: ensino fundamental. São Paulo: Moderna, 2007

PROFESSOR DE QUÍMICA

- Química Geral:Estrutura Atônica;Orbitais atômicos; Classificação Periódica dos Elementos;Ligações Químicas;Funções Inorgânicas; Reações Inorgânicas;Grandezas Químicas; Gases e Propriedades Gasosas; Cálculos Estequiométricos.- Físico-Química: Dispersões e Soluções; Cinética Química;Termoquímica; Equilíbrio Químico;Eletroquímica.- Química Orgânica:Introdução a Química Orgânica; Cadeias Carbônicas; Funções Orgânicas;Isomeria. Química Geral: Subdivisão:- Estrutura Atômica: Modelos Atômicos e Partículas Fundamentais- Estrutura Atômica: Elemento Químico, Número Atômico (Z), Número de Massa (A), Isótopos,Isóbaros e Isótonos- Estrutura Atômica - Orbitais Atômicos e Números Quânticos- Tabela Periódica - Períodos e Famílias - Tabela Periódica - Classificação dos Elementos na Tabela- Tabela Periódica - Propriedades Periódicas- Modelo do Octeto e Ligação Iônica- A Ligação Covalente- Ligação Metálica e Orbitais Moleculares- Geometria Molecular- Polaridade de Ligações e de Moléculas- Alotropia- Forças Intermoleculares.- Ácidos - Bases- Sais - Óxidos- Peróxidos e Hidretos- Reações Inorgânicas- As Grandezas da Química - Conceito de Massa Atômica - Mol e Massa Molar- Volume Molar- Determinação de Fórmulas- Transformações Gasosas: Equação Geral dos Gases, Leis de Boyle, Charles e Gay Lussac- Transformação Gasosa: Volume Molar e Equação dos Gases Perfeitos- Lei das Combinações Químicas- Acerto dos Coeficientes de uma Equação Química- Cálculo Estequiométrico: Introdução, Massa Versus Massa- Cálculo Estequiométrico: Massa Versus Volume, Massa Versus Moléculas, Volume Versus Moléculas- Cálculo Estequiométrico: Reagentes em Excesso- Cálculo Estequiométrico: Reagentes contendo impurezas- Físico-Química: Subdivisão:- Dispersões- Curvas de Solubilidade- Unidade de Concentração: Concentração Comum, Densidade e Título- Concentração Molar, Molaridade ou Concentração Mol/L- Concentração de Soluções - Conversão entre Unidades de concentração- Concentração de Soluções - Diluição de Soluções e Evaporação do Solvente- Misturas de Soluções de Mesmo Soluto- Conceito de Pressão de Vapor de um Líquido e Temperatura de Ebulição- Efeitos Coligativos para Solutos Não Voláteis e de Natureza Molecular - Efeitos Coligativos para Solutos Não-Voláteis e de Natureza lônica- Efeitos Coligativos: Osmose e Pressão Osmótica- Cinética Química: Introdução e Velocidade Média- Efeito da Concentração Sobre a Velocidade e Teoria das Colisões - Efeitos da Pressão, Temperatura e Superfície de Contato Sobre a Velocidade de uma Reação- Energia de Ativação e Efeito de Catalisadores sobre a Velocidade de uma Reação - Equilíbrio Químico: Conceito e Constante de Equilíbrio (Kc e Kp)- Cálculos Envolvendo Kc e Kp- Deslocamento de Equilíbrio- Constante de Ionização- Grau de Equilíbrio- Equilíbrio Iônico da Água (pH e pOH)- Cálculos Envolvendo pH, pOH e solução - Tampão- Produto de Solubilidade (kps)- Produto de Solubilidade- Conceito de Entalpia: Equações Termoquímicas- O Estado Padrão - Termoquímica: A Lei de Hess - Entalpia de formação- Entalpia de ligação- Equilíbrio Químico: Conceito e Constante de Equilíbrio (Kc e Kp)- Cálculos Envolvendo Kc e Kp- Deslocamento de Equilíbrio- Constante de Ionização- Grau de Equilíbrio- Equilíbrio Iônico da Água (pH e pOH)- Cálculos Envolvendo pH, pOH e solução - Tampão- Produto de Solubilidade (kps)- Número de Oxidação (Nox)- Reações de Oxirredução- Acerto de Coeficientes de Equações de Oxirredução - I- Eletroquímica- A Pilha de Daniell- Diferença de Potencial nas Pilhas- Aplicações dos Potenciais de Redução- Química Orgânica: Subdivisão:- Introdução à Química Orgânica- Ligações de Carbono - Classificação das Cadeias Carbônicas - Regras de Nomenclatura- Introdução às Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos- Radicais Orgânicos- Nomenclatura de Hidrocarbonetos Ramificados - Haletos e Compostos de Grignard- Álcoois, Fenóis e Éteres- Ácidos Carboxílicos- Derivados de Ácido Carboxílicos- Aldeídos, Cetonas e Enóis- Funções Nitrogenadas e outras funções- Isomeria Plana - Isomeria Geométrica- Isomeria Óptica.

REFERÊNCIAS

- Química-Volume 01/Ricardo Feltre - 6. Ed. - São Paulo - Moderna

- Química-Volume 02/Ricardo Feltre - 6. Ed. - São Paulo - Moderna

- Química-Volume 03/Ricardo Feltre - 6. Ed. - São Paulo - Moderna

- Química-Volume 01/João Usberco e Edgard Salvador - 4. Ed. - São Paulo - Saraiva

- Química-Volume 02/João Usberco e Edgard Salvador - 4. Ed. - São Paulo - Saraiva

- Química-Volume 03/João Usberco e Edgard Salvador - 4. Ed. - São Paulo - Saraiva

- Química-Volume 01/Antônio Lembo - 1. Ed. - São Paulo - Ática

- Química-Volume 02/Antônio Lembo - 1. Ed. - São Paulo - Ática

- Química-Volume 03/Antônio Lembo - 1. Ed. - São Paulo - Ática

PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

1. As ciências sociais e o cotidiano; 2.Sociologia como ciência da sociedade; 3.Mudança Social e Cidadania; 4. Culturas e Sociedade; 5.Cultura Erudita, Popular e Indústria Cultural; 6. Consumo, alienação e cidadania; 7.A organização do trabalho; 8.Política e Movimentos Sociais; 9. Política e cidadania.

REFERÊNCIAS

CHARON, Joel M. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia Crítica. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2002.

LAKATOS, Eva Maria. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 1997.

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 1999.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2004.

SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica. Itajai: Editora Univali, 2002.

- NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS DO NÚCLEO COMUM

MATEMÁTICA PARA OS CARGOS DE MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS, TRATORISTA, SERVENTE/MERENDEIRA E OPERÁRIO BRAÇAL

1.Números e operações: interpretação e resolução de situações-problema, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e decimais. Interpretação e cálculos com ideia de porcentagem e fração. 2.Espaço e Forma: sólidos e formas geométricas. 3.Tratamento de informações: Leitura e interpretação de gráficos e tabelas. 4.Grandezas e Medidas: reconhecimento e utilização das unidades de tempo, medidas de comprimento, distância, superfície (área e perímetro), massa, volume e capacidade. Relação entre as medidas.

REFERÊNCIAS

ROCHA, Enrique. Raciocício Lógico- Você consegue aprender. Série Provas e Concursos. 2.ed. São Paulo:Impetus-Campus, 2006

AMARAL, João Thomas do. Minimanual Compacto de Matemática: Teoria e Prática: Ed. Rideel-Celebris, edição 1999.

DANTE, Luiz Roberto. Série: Vivência e Construção Matemática.4ª série. 4ª ed.. Editora Ática.

SARQUIS, Eduardo. Matemática com Sarquis, livro 4. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1997.

IMENES, Luiz Márcio, LELLIS, Marcelo, JAKUBOVIC, José. Coleção Novo Tempo. 4ª série. Editora Scipione.

PORTUGUÊS PARA OS CARGOS DE MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS, TRATORISTA, SERVENTE E OPERÁRIO BRAÇAL

Compreensão e interpretação de textos; Sentido e emprego dos vocábulos nos textos; Linguagem figurada; Sinônimos e antônimos; Emprego de tempos e modos dos verbos; Flexões e emprego de: substantivos, adjetivos, pronomes e verbos; Processos de formação de palavras; Conjugação verbal; Termos da oração e construção do sentido; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Ortografia; Pontuação; Acentuação gráfica;

REFERÊNCIAS

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001.

NICOLA, José de. Gramática da Palavra, da frase, do texto. 1ª ed. São Paulo: Editora Scipione, 2004.

CIPRO NETO, Pasquale. Gramática da língua portuguesa / Pasquale & Ulisses. 2ª ed. São Paulo, 2004

FARACO, Carlos Alberto; MOURA, Francisco. Gramática Escolar. São Paulo: Ática, 2003.

FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. Edição Renovada. São Paulo: FTD, 2007

- NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO - QUADRO GERAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS PARA AS PROVAS DE CONHECIMENTO TÉCNICO-PROFISSIONAL

MOTORISTA

1. Legislação de trânsito: Normas Gerais de Circulação e Conduta - penalidades, medidas administrativas e sinalizações. 2. Direção defensiva: prevenção de acidentes, tipos de colisões, frenagens e condições adversas. 3. Primeiros socorros: segurança pessoal e local; atendimentos às vitimas em acidente de trânsito; mal súbito em geral; parada cardiorrespiratória.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Código de Trânsito Brasileiro (edição atualizada) 2008. Disponível em www.denatran.gov.br/publicacoes/publicacao.asp.

Cartilha Direção Defensiva. Disponível em www.denatran.gov.br/publicacoes/publicacao.asp.

OLIVEIRA, Cel. Marcos de. Fundamentos do socorro pré-hospitalar. BMSC - 4ª. Edição. 2004.

OPERADOR DE MÁQUINAS

1.Conhecimentos sobre operação de tratores e seus implementos: precauções e regras de segurança; leitura dos instrumentos do painel, manutenção e verificações de rotina, lubrificação e cuidados operacionais ; ajustes e regulagens do levantador hidráulico, barra de tração, bitolas e alinhamento de rodas; acoplamento, desacoplamento, limpeza e conservação de implementos. 2.Conhecimentos sobre legislação de trânsito e direção defensiva.

REFERÊNCIAS

Manuais de Operação e Manutenção dos fabricantes (Massey Fergson, Agrale e Tobata).

Silveira, Gastão Moraes da: Os Cuidados com o Trator (Volume I) - Aprenda Fácil Editora - SP

Código de Trânsito Brasileiro atualizado. Disponível em www.denatran.gov.br/publicacoes/publicacao.asp. www.sotreq.com.br/cartazete/cartazete.htm www.educação.detran.pr.gov.br

www.scielo.br/pdf/cr/v32n6/12742.pdf

TRATORISTA

1.Conhecimentos sobre operação de tratores e seus implementos: precauções e regras de segurança; leitura dos instrumentos do painel, manutenção e verificações de rotina, lubrificação e cuidados operacionais; ajustes e regulagens do levantador hidráulico, barra de tração, bitolas e alinhamento de rodas; acoplamento, desacoplamento, limpeza e conservação de implementos. 2.Conhecimentos sobre legislação de trânsito e direção defensiva.

REFERÊNCIAS

Manuais de Operação e Manutenção dos fabricantes.

Silveira, Gastão Moraes da: Os Cuidados com o Trator (Volume I) - Aprenda Fácil Editora - SP

Código de Trânsito Brasileiro atualizado. Disponível em www.denatran.gov.br/publicacoes/publicacao.asp.

www.sotreq.com.br/cartazete/cartazete.htm www.educação.detran.pr.gov.br

www.scielo.br/pdf/cr/v32n6/12742.pdf

SERVENTE/MERENDEIRA

1. Higiene pessoal: higienização das mãos (como lavar e secar as mãos, unha). 2. Uniformes: uniforme adequado, como usar e guardar. 3. Higienização do ambiente: paredes, pisos, armários, prateleiras, mesas, recolher o lixo. 4. Higienização de alimentos: procedimentos para lavagem de frutas e legumes, abertura de embalagens e acondicionamento de alimentos prontos.

REFERÊNCIAS

ABERC - Manual de Práticas de Elaboração e serviço de Refeições para Coletividades, São Paulo, 2000. www.aberc.org.br

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Higienização das Mãos em Serviços de Saúde.

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Resolução-RDC nº 216/2004.

Artigos e dicas. Disponível em www.fazfacil.com.br

SENAC -Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Cartilha 2: as boas práticas I ,2001.

SENAC -Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Cartilha 3: as boas práticas I I, 2001.

OPERÁRIO BRAÇAL

1. Conhecimentos gerais em ferramentaria. 2. Equipamento de proteção individual. 3. Materiais de construção. 4. Limpeza de ambientes e equipamentos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério de Trabalho. Norma Regulamentadora - NR 15.

CHAVES, Roberto. Manual do construtor. 18ª ed., Ediouro, 1996.