Prefeitura de Camapuã - MS

Notícia:   Prefeitura de Camapuã - MS abre vagas para Professor de Educação Básica

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAPUÃ

ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

EDITAL N° 01 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2009

1° PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O MUNICÍPIO DE CAMAPUÃ

O Município de Camapuã, através de seu Prefeito no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas inscrições para o 1° Processo Seletivo Simplificado para contração de pessoal, por prazo determinado, para atender à necessidade de excepcional interesse público para os cargos de Professor de Educação Básica, para atuar na Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. O 1° Processo Seletivo Simplificado realizar-se-á em conformidade com a Lei Orgânica Municipal, Lei Complementar n° 006 de 20/06/2001 e Lei n° 1.640 de 09/09/2009 e normas deste Edital.

I - DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

1.1. O Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital visa o provimento de cargos de professores da Educação Básica, para atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

1.2. A síntese das exigências de cada cargo consta do anexo II que integra este Edital.

1.3. Este Processo Seletivo Simplificado terá validade por um ano, a contar da data de sua publicação podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Camapuã.

II - DAS INSCRIÇÕES:

2.1. As inscrições serão feitas no Paço da Prefeitura Municipal de Camapuã, localizado à Rua Bonfim n° 441, Bairro Centro - Camapuã-MS - CEP: 79.420-000 - Telefone (0xx67) 3286.6006, no período de 12 a 20 de novembro de 2009, no horário de 08:00 às 11:00 e 14:00 às 16:30 horas.

2.2. O candidato deverá fazer a inscrição pessoalmente.

2.3. Para se inscrever o Candidato deverá preencher a exigência específica para o cargo, conforme constante do anexo II do presente Edital.

2.4. Não será cobrado taxa de inscrição.

2.5. Para se inscrever, o candidato deverá:

2.5.1. Preencher o requerimento de inscrição.

2.5.2. O candidato é o único responsável pela exatidão dos dados nela contidos.

2.5.3. Anexar junto à inscrição cópias de (RG, CPF, Diploma, Declaração de escolaridade, Títulos, Certificados de Cursos com carga horária igual ou superior a 20 (vinte) horas).

2.5.4. Preenchida e entregue o Requerimento de Inscrição, o candidato receberá o protocolo de comprovação do pedido de inscrição que deverá ser guardado para apresentação no dia da prova.

2.5.5. Cada candidato prestará provas somente para um cargo. No caso de inscrição realizada pelo mesmo candidato para mais de um cargo e observados todos os procedimentos, valerá somente a inscrição de data mais recente (a última).

2.5.6. A inscrição do candidato ao Processo Seletivo Simplificado implicará a aceitação plena das normas estabelecidas pelo presente edital e legislação em vigor.

2.5.7. A relação dos candidatos inscritos e homologados para o Processo Seletivo Simplificado será publicada no quadro de aviso da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e no site da Prefeitura de Camapuã, www.camapua.ms.gov.br.

2.5.8. A Comissão Organizadora, Examinadora e Julgadora do Processo Seletivo Simplificado, instituída por ato do Prefeito Municipal de Camapuã, sob supervisão da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, localizada à Rua Bonfim n° 441 - Centro - CEP 79.420-000, Camapuã/MS, com atendimento no horário das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 16:30 horas, exceto sábados, domingos e feriados.

III - DAS PROVAS

3.1 DAS PROVAS OBJETIVAS

3.1.1. A prova será de múltipla escolha, e terá duração de 3:00 horas.

3.2. A prova terá o número de 20 (vinte) questões, sendo que cada questão valerá 01 (um) ponto. Cada questão terá 05 (cinco) alternativas, sendo apenas uma a correta.

3.3. O conteúdo da prova constará de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos da área em que o candidato concorrerá, conforme Anexo III deste Edital.

3.4.. A correção da prova objetiva será feita pela Comissão Organizadora, Examinadora e Julgadora do Processo Seletivo Simplificado.

3.2- DAS PROVAS DE TÍTULOS

3.2.1. Para doutorado e mestrado será contado 02 (dois) pontos.

3.2.2. Para Graduação que não seja a exigida para a inscrição do candidato, será contado 01 (um) ponto.

3.2.3. Para Pós-Graduação será contando 0,5 (meio) ponto.

3.2.4. Para os Cursos de Capacitação Continuada (área da educação) com carga horária igual ou superior a 20 (vinte) horas será contado 0,25 (vinte e cinco décimos) de ponto. Poderão ser somados mais de um curso de capacitação com vistas a atingir a carga horária igual ou superior a 20 (vinte) horas. Só serão avaliados os títulos dos cursos de capacitação realizados pelo candidato nos anos de 2008 e 2009.

3.2.5. O total de pontos computados com os títulos somente serão contados até o total de 05 (cinco) pontos.

3.2.6 Só serão avaliados os títulos dos candidatos que obtiverem no mínimo 50% (cinquenta) por cento do total de pontos da prova objetiva.

3.2.7. A avaliação dos títulos será feita pela Comissão Organizadora, Examinadora e Julgadora do Processo Seletivo Simplificado.

3.3 - DA DATA, HORÁRIO E LOCAL DA PROVA OBJETIVA

3.3.1. A data da prova será 06 de dezembro de 2009 (domingo).

3.3.2. O local da prova será na Escola Municipal Ernesto Sólon Borges, situado à Rua Ferreira da Cunha, 200 - Vila Diamantina.

3.3.3.O horário da prova será das 08:00 às 11:00 horas.

3.3.4.O candidato não poderá sair do local da prova antes de decorrido 01:00 hora do início da mesma.

3.3.4. O candidato só poderá levar o próprio Caderno de Questões faltando meia hora para o término do horário da prova.

3.3.5. O gabarito deverá ser entregue ao aplicador.

3.3.6. Não será permitida a entrada após o horário de início da prova, 08:00 horas.

3.3.7. O candidato deverá chegar ao local de realização das provas com pelo menos 30 minutos de antecedência.

3.3.8. A prova deverá ser realizada com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

3.3.9. O candidato deverá apresentar o documento de identidade ou equivalente no local da prova acompanhado do protocolo da ficha de inscrição.

IV - DO CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

4.1. A seleção dos candidatos constará de provas objetivas (múltipla escolha) de caráter classificatório e eliminatório.

4.2. O candidato que obtiver nota inferior a 50%, será eliminado.

4.3. O candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% será classificado de acordo com a nota da prova, em ordem decrescente, acrescentando o somatório dos pontos obtidos com os títulos.

4.4. Será adotado o seguinte critério para desempate:

4.4.1. Ser Graduado na área específica.

4.4.2. Maior pontuação na prova objetiva.

4.4.3. Maior número de títulos.

4.4.4. Ter maior idade.

V- DO RESULTADO

5.1. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva será afixado no mural da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e divulgado no sítio da PMC, www.camapua.ms.gov.br, no dia 07 de dezembro de 2009.

5.2. O resultado da prova objetiva, sem o cômputo da prova de títulos, será divulgado no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e no sítio da Prefeitura de Camapuã, www.camapua.ms.gov.br, no dia 11 de dezembro de 2009.

5.3. Para os candidatos classificados, a listagem será de acordo com a pontuação maior.

VI- DOS RECURSOS

6.1. Os recursos poderão ser interpostos pelo candidato, até as 17 horas do dia 15/12/2009, na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Secel, endereçados à Comissão Organização, Examinadora e Julgadora do 1° Processo Seletivo Simplificado.

6.2. Após julgados os recursos, o resultado oficial, já computados os pontos da prova de títulos, será publicado em 18/12/2008 na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer e no site da Prefeitura de Camapuã, www.camapua.ms.gov.br.

VII - DA CONVOCAÇÃO E CONTRATAÇÃO

7.1. As vagas para contratação serão divulgadas por meio de edital sempre que ocorrer necessidades temporárias.

7.2. O período, carga horária e local da vaga constarão no Edital.

7.3. O valor da hora aula será de acordo com o nível do cargo e a modalidade de ensino.

7.4. O contratado perceberá todas as vantagens de acordo com a legislação vigente.

VIII - DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 - A inexatidão de afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Processo Seletivo Simplificado, implicará na eliminação sumária do candidato. Serão declaradas nulas, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

8.2 - Será excluído do Processo Seletivo Simplificado, por Ato do Presidente da Comissão Organizadora, Examinadora e Julgadora o candidato que se torna culpado de incorreções ou descortesia para com algum dos examinadores, executores, seus auxiliares e autoridades presentes, durante a realização do Processo Seletivo.

8.3 - A Classificação no Processo Seletivo Simplificado não assegura ao candidato o direito ao contrato imediato, mas apenas a expectativa de ser contratado. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes, observados os interesses e necessidades da administração.

8.4 - Excepcionalmente, poderão ser convocados a celebrar contratos, professores que não preencham todos os requisitos previstos neste edital ou na legislação municipal específica, tendo em vista a garantia do ano letivo.

8.5 - O candidato classificado será convocado por edital.

8.6 - O candidato convocado que não aceitar sua contratação poderá uma única vez, ser incluído ao final da relação dos classificados, desde que requeira esse reposicionamento durante o prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado.

8.7 - O candidato será o único responsável pelo correto preenchimento da Ficha de Inscrição. Feita a inscrição, não serão permitidas alterações.

8.8 - Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o cartão de respostas.

8.9 - Não será fornecido qualquer documento comprobatório de aprovação e classificação no Processo Seletivo Simplificado valendo, para esse fim, a homologação publicada no Mural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e no site da Prefeitura de Camapuã, www.camapua.ms.gov.br.

8.10 - A inscrição neste Processo Seletivo Simplificado implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e seus Anexos, parte integrante do mesmo, expediente do qual não poderá alegar desconhecimento.

8.11 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora, Examinadora e Julgadora do Processo Seletivo Simplificado.

8.12 - Constam deste edital os anexos I, II e III.

Camapuã-MS, 09 de novembro de 2009

CÉLIA REZENDE ORTELAN
Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer

EMERSON LUIZ REZENDE MACHADO
Secretário Municipal da Administração, Finanças e Planejamento

1° PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O MUNICÍPIO DE CAMAPUÃ

ANEXO I

QUADRO DE PROVAS

Cargo

Disciplina

N° de Questões

Valor de cada questão

Pontuação Mínima na Prova Objetiva

Professor de Educação Básica

Português

05

01

10

Conhecimento Específico

15

CÉLIA REZENDE ORTELAN
Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer

EMERSON LUIZ REZENDE MACHADO
Secretário Municipal da Administração, Finanças e Planejamento

1° PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O MUNICÍPIO DE CAMAPUÃ

ANEXO II

QUADRO DE CARGOS E EXIGÊNCIAS

Cód. de
Inscrição

Denominação do Cargo

Exigências para o Cargo

001

Professor de Educação Básica - Matemática para atuação de 6° ao 9° ano

Certificação, devidamente registrado, acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de Curso de Graduação de nível superior Licenciatura Plena em Matemática, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

002

Professor de Educação Básica - História para atuação de 6° ao 9° ano

Certificação, devidamente registrado, acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de Curso de Graduação de nível superior Licenciatura Plena em História, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

003

Professor de Educação Básica - Geografia para atuação de 6° ao 9° ano

Certificação, devidamente registrado, acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de Curso de Graduação de nível superior Licenciatura Plena em Geografia, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

004

Professor de Educação Básica - Inglês para atuação de 6° ao 9° ano

Certificação, devidamente registrado, acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de Curso de Graduação de nível superior Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

005Professor Educação Infantil e Série Iniciais do Ensino Fundamental - para atuação na Educação Infantil até o 5° anoCertificação, devidamente registrado, acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de Curso de Graduação de nível superior Licenciatura Plena em Pedagogia, ou Pedagogia em Educação Infantil ou Magistério com habilitação em Educação Infantil, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.
006Professor de Educação Básica - Português para atuação do 6° ao o 9° anoCertificação, devidamente registrado, acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de Curso de Graduação de nível superior Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.
007Professor Educação Básica - Ciências para atuação do 6° ao 9° anoCertificação, devidamente registrado, acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de Curso de Graduação de nível superior Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.
008Professor Educação Básica - Educação Física para atuação do 1° ao 9° anoCertificação, devidamente registrado, acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de Curso de Graduação de nível superior Licenciatura Plena em Educação Física, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

ANEXO III

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa - para todos os cargos

Ortografia. Pontuação. Interpretação de textos. Processo de Formação de Palavras. Emprego das Classes de Palavras. Sintaxe de Concordância. Regência e Colocação. Estrutura do Período e da Oração. Variação lingüística: modalidades do uso da língua e adequação lingüística. Tópicos de língua portuguesas padrão.

Conhecimentos Específicos - Professor de Educação Básica - Geografia

1.As competências, as habilidades e os eixos temáticos na estruturação curricular da escolar: reflexões teóricas e abordagens práticas para o ensino de Geografia. 2.Noções de cartografia aplicada ao ensino fundamental: o ensino e a aprendizagem das noções, habilidades e conceitos de orientação e localização geográficas. 3.As relações sociedade e natureza e os problemas socioambientais contemporâneos: a noção de espaço geográfico e a discussão de sustentabilidade na prática da sala de aula e no debate teórico. 4.Pluralidade cultural e paisagem: debates sobre a geografia cultural e as potencialidades paisagísticas brasileiras. 5.A produção do espaço geográfico e suas transformações no século XX e início do século XXI: globalização, regionalização, fragmentação, crescimento, sistemas econômicos e desenvolvimento como abordagens para o ensino fundamental. 6.0 campo e a cidade como formação sócio-espaciais e acumulação de tempos desiguais: dilemas, desafios e redefinição nas relações. 7.0 espaço urbano do mundo contemporâneo. 8.Conflitos culturais, territórios, lugares e a conquista da cidadania. 9.A natureza, a sociedade, o desenvolvimento e as questões socioambientais nas teorias da Geografia e na prática escolar. 10.Modernização, modo de vida e dinâmica populacional: abordagens práticas para o ensino da geografia. 11. Aspectos geográficos e socioculturais de Camapuã e do Mato Grosso do Sul.

Conhecimentos Específicos - Professor de Educação Básica- História

Noções gerais de teoria e metodologia da História. O ensino de História e as escolas históricas: saber histórico e saber histórico escolar. A conquista da América. Cortez e Montezuma: a visão do outro. Economia no Brasil colônia. Escravismo, pacto colonial e tráfico negreiro. Sociedade no Brasil colônia. Sociedade de plantation e sociedade mineradora. Revoluções burguesas. Ideário da revolução francesa. Política no Brasil império. Partidos políticos no II Reinado. Política na República velha. Coronelismo. Totalitarismo, autoritarismo e democracia liberal. Conceitos. Período Vargas. Ideologia do Estado Novo. Ditadura militar (19641984). Doutrina da segurança nacional. Redemocratização do Brasil. Movimento pela anistia. Movimento pela Diretas Já. Greves do ABC. Conhecimento sobre História do município e do estado de Mato Grosso do Sul.

Conhecimentos Específicos - Professor de Educação Básica -Inglês

Referência pronominal Ordem das palavras na oração. Modificadores (modifiers). Formação de palavras - processo de derivação e composição. Conjunções, advérbios e preposições. Gênero, número e caso dos substantivos. A compreensão do (a) candidato (a) sobre as abordagens de ensino mais recentes e das questões envolvidas no desenvolvimento das habilidades do aluno no uso comunicativo do idioma e dos aspectos léxico sistêmico fonológicos necessários à interação oral e escrita. O (a) candidato (a) deve também ser capaz de reconhecer procedimentos didático pedagógicos que promovam a aprendizagem da língua estrangeira na sala de aula, compreendendo ainda como as teorias das múltiplas inteligências, estilos de aprendizagem e autonomia contribuem para as ações de professores no seu contexto de ensino.

Conhecimentos Específicos - Professor de Educação Básica - Matemática

Linguagem básica dos conjuntos. Os conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e reais. Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Potências de expoentes racionais. Radiciação. A reta numérica. Propriedades específicas de cada um desses conjuntos: Naturais: múltiplos e divisores, fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.Inteiros: múltiplos e divisores. Representação decimal dos números racionais e reais. Linguagem algébrica. Equações e Inequações Equações do 1º e do 2º graus. Raízes de produtos de polinômios do 1° e do 2° graus. Sistemas de equações do 1º grau, com duas variáveis. Inequações produto e quociente, envolvendo polinômios do 1º e 2º graus. Razões e Proporções Proporcionalidade.Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples. Taxas compostas de juros e de desconto. Cálculo Algébrico Operações com expressões algébricas. Identidades algébricas notáveis. Polinômios. Operações. Funções: Funções do 1º e do 2º graus. Raízes. Estudo de sinais. Gráficos. Gráfico de uma função real de variável real: intervalos de crescimento e/ou decrescimento, raízes, pontos de máximo/mínimo e variação de sinais da função. Matrizes Matriz genérica, matriz quadrada, triangular, diagonal, identidade, nula, transposta e inversa. Igualdade e operações de matrizes Sistemas lineares: Equações lineares, sistemas de equações lineares e escalonamento.Linguagem Estocástica Noções de análise combinatória e probabilidade Problemas que podem ser resolvidos via listagens, diagrama de árvore ou pela utilização do Princípio Fundamental da Contagem. Probabilidade de um evento em um espaço a mostral finito. Binômio de Newton Triângulo de Pascal. Tratamento da Informação Interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e/ou gráficos (segmentos, coluna, setores). Média aritmética e ponderada. Linguagem geométrica. Geometria plana.Posição de retas no plano. Teoremas de Pitágoras e Tales. Polígonos. Polígonos regulares. Perímetro. Ângulos internos e externos. Congruência e semelhança de triângulos. Quadriláteros. Tipos, propriedades, perímetros e áreas. Circunferência e disco.Propriedades, perímetro e área. Ângulos na circunferência. Relações métricas e trigonométricas em triângulos retângulos. Áreas e perímetros de triângulos. Geometria sólida: Volumes de sólidos. Áreas total e lateral de figuras tridimensionais. Figuras tridimensionais e suas planificações. Fundamentos da matemática História e conteúdos conceituais específicos da matemática. Matemática e ensino. Diferentes práticas pedagógicas no ensino da matemática.

Conhecimentos Específicos - Professor de Educação Básica - Educação Física

Finalidade da Educação Física brasileira do ensino médio, Jogos pré-esportivos e esportivos, Metodologia da educação física escolar, Educação Física escolar relacionada saúde, Aprendizagem motora, Conceitos e aplicações, Educação Física escolar na perspectiva da interdisciplinariedade, Relação congevidade, intensidade e duração da atividade física enquanto elemento beneficiador da melhoria da saúde.

Conhecimentos Específicos - Professor de Educação Básica - Ciências Biológicas

O conhecimento biológico: evolução histórica. Ensino de Biologia: Evolução do ensino de Biologia e sua contextualização na sociedade brasileira; Orientações didáticas. Relação entre os seres vivos e o ambiente: Biomas brasileiros; Princípios básicos que regem as funções dos seres vivos - abordagem ecológica e evolutiva; Fisiologia animal e vegetal; Características dos grandes grupos animais e vegetais; Relação entre estruturas e funções vegetais e suas adaptações ao meio; Agravos à saúde das populações: ambientais e sociais; Tecnologia - benefícios à sociedade e seus impactos ambientais. O Corpo humano como um todo em equilíbrio - Aparelhos e suas funções: saúde - higiene física, mental e social do homem; desequilíbrios: endemias, drogas, desnutrição. Continuidade das espécies: Reprodução; Hereditariedade - Noções de Engenharia Genética; Embriologia; Evolução; Orientação Sexual. Citologia - funções vitais: Transporte de substâncias; Respiração; Metabolismo; Divisão celular.

Conhecimentos Específicos - Professor da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Os candidatos deverão demonstrar conhecimento: das diferentes fases do desenvolvimento humano e suas peculiaridades em relação ao processo educativo: da elaboração, do acompanhamento e avaliação do projeto Político-Pedagógico, do Regimento Escolar e dos diversos documentos que compõem, obrigatoriamente, o arquivo escolar; de medidas a serem adotadas para melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, do adequado exercício da cidadania; de formas de aplicar as metodologias de ensino das diferentes linguagens; Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais; da legislação básica do ensino e das formas de organização da escola como instituição pertencente a um sistema oficial de ensino; dos princípios da gestão democrática da escola pública; da organização, coordenação, acompanhamento e avaliação dos processos educativos; dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem e de alternativas de superação das dificuldades encontradas; de alternativas para superação de exclusões sociais, culturais, étnico­racias, econômicas e outras que dificultam a edificação da escola inclusiva, dos Direitos da Criança e do Adolescente. Conhecimento sobre História e Geografia do município e do estado de Mato Grosso do Sul.

Camapuã-MS, 09 de novembro de 2009.

CÉLIA REZENDE ORTELAN
Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer

EMERSON LUIZ REZENDE MACHADO
Sec. Municipal de Administração, Finanças e Planejamento