Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP - SP

Notícia:   Oportunidade para Técnico de Laboratório na FZEA - USP

FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS - FZEA

EDITAL FZEA Nº 026/2013

ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo torna pública a abertura de concurso público para o preenchimento de 1 vaga na carreira do Grupo Técnico T1 A na função de Técnico de Laboratório para atuação na área de Ciências Exatas, junto ao Departamento de Ciências Básicas e outras que surgirem durante o prazo de validade deste edital.

Em virtude do quantitativo inicial oferecido, não haverá reserva de vagas às pessoas com deficiência para preenchimento imediato, ficando reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida, em atendimento à Lei nº 7.853/89 e ao Decreto nº 3.298/99, relativamente ao total de vagas surgidas durante o prazo de validade deste edital.

1. A contratação será sob o Regime da CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais. O horário de trabalho será estabelecido pela Universidade de São Paulo de acordo com suas necessidades, podendo ser diurno, noturno, misto, em regime de plantões ou em escala de revezamento.

2. Superado o período de experiência de 90 dias, o contrato de trabalho passará a viger por tempo indeterminado (§ único art. 445 da CLT).

3. O salário para o mês de maio de 2013 é de R$ 3.212,36.

O que corresponde ao salário inicial da carreira do Grupo Técnico T1 A.

4. São exigências para o desempenho da função:

- Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou ser cidadão português em gozo das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei;

- Possuir 18 anos completos;

- Escolaridade Ensino Médio Completo ou curso Técnico Profissionalizante Completo, em nível de ensino Médio;

- Conhecimentos de Computação e Informática;

- Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar;

- Não ter sido demitido ou exonerado do serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público);

- Não ocupar cargo, emprego ou função pública, ressalvadas as hipóteses de acumulação previstas no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal e no Decreto Estadual nº 41.915/1997;

- Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente edital.

4.1. O candidato aprovado no presente concurso público será contratado se atender às exigências para o desempenho da função no momento da convocação para contratação, devendo apresentar a documentação comprobatória completa estabelecida no item 14.1. no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado do primeiro dia útil seguinte ao da publicação da Convocação para Contratação na Imprensa Oficial, sob pena de ser considerado desistente do concurso público.

5. São atribuições da função descritas no Plano de Classificação de Funções - P.C.F. da Universidade de São Paulo:

Sumária:

Desenvolver e executar atividades de apoio técnico, destinadas ao ensino, pesquisa e extensão e prestação de serviços.

Detalhada:

- Colaborar, com profissionais da área e docentes, no planejamento e execução de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, dentro do campo da ciência em que estiver envolvido.

- Preparar, instalar, manipular, controlar, armazenar materiais e equipamentos próprios de laboratório ou consultórios, bem como conhecer e manipular reagentes, solventes, equipamentos, ferramentas e instrumentos manuais, mecânicos, elétricos e eletrônicos, necessários para o desenvolvimento do trabalho.

- Auxiliar, sob orientação de docentes ou técnicos de nível superior, na padronização e desenvolvimento de técnicas laboratoriais, colaborando na análise de resultados e preparação de relatórios.

- Preparar pacientes e realizar exames, dependendo da área de atuação.

- Preparar solicitações de compras, organizar e controlar o almoxarifado da área de atuação.

- Auxiliar nas atividades de apoio à pesquisa, extensão e saúde, executando os procedimentos requeridos para o desenvolvimento dos trabalhos, colaborando nas aferições dos resultados das análises.

- Auxiliar docentes nas atividades de ensino, preparando materiais e equipamentos necessários para aulas (práticas e teóricas), fazendo acompanhamento nas aulas práticas laboratoriais.

- Regular, controlar e operar os aparelhos de acordo com os tipos de testes solicitados, adequando-os aos objetivos do trabalho.

- Executar o tratamento e descarte de resíduos e solventes, defensivos, com base em normas padronizadas de segurança ou métodos e técnicas indicados por profissionais da área.

- Executar ou promover, conforme o caso, atividades de manutenção preventiva e corretiva, necessárias à conservação de equipamentos, instrumentos e outros materiais da área de atuação.

- Receber, coletar, preparar, examinar e distribuir materiais, efetuando os testes necessários, procedendo aos registros, cálculos e demais procedimentos pertinentes, para subsidiar os trabalhos.

- Preparar e utilizar soluções, amostras, substratos, reagentes, solventes, empregando aparelhagem e técnicas, de acordo com a determinação dos profissionais da área de atuação. - Manipular materiais restauradores.

- Realizar análise de materiais e substâncias em geral, utilizando métodos específicos para cada caso, observando e efetuando a leitura dos resultados obtidos. Em procedimentos experimentais, registrar os dados observados.

- Efetuar preservação das peças anatômicas e órgãos, mantendo-a em soluções especificas, para serem utilizados em aulas práticas e estudos científicos.

- Preparar peças anatômicas e órgãos para o desenvolvimento de aulas práticas, retirando-os dos arquivos e colocandoos à disposição dos docentes e alunos.

- Elaborar relatórios das atividades desenvolvidas, abrangendo os métodos, materiais, equipamentos e resultados alcançados.

- Participar da elaboração de manuais de procedimentos para operação de instrumentos e execução de técnicas laboratoriais e de experimentos.

- Auxiliar na organização de arquivos, envio e recebimento de documentos, pertinentes a sua área de atuação para assegurar a pronta localização de dados.

- Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho.

- Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho.

- Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades do setor/departamento.

- Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.

5.1. São atribuições específicas da função relacionadas à área de atuação:

ESPECÍFICAS:

Realizar pequenos trabalhos em oficina mecânica e eletroeletrônica.

Manusear equipamentos elétricos de baixa e alta potência. Trabalhar com radiação Laser em experimentos didáticos e de pesquisa científica.

Organizar e trabalhar com documentação sobre projetos científicos, linhas de pesquisa, projetos de cultura e extensão, documentação de ensino, entre outras atividades relacionadas à atividade universitária.

6. Das Inscrições

6.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá ser alegado desconhecimento.

6.2. As inscrições deverão ser efetuadas no período de 03/05/2013 a 14/05/2013, exclusivamente, por meio da Internet, para tanto sendo necessário o preenchimento e a transmissão da ficha de inscrição, bem como o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 49,00, conforme disposto no item 6.3.

6.3. A inscrição deverá ser realizada pela Internet até 17h00 horas do dia 14/05/2013, mediante acesso ao site: www.sistemas.usp.br/marteweb link: Concurso Público, com a observância rigorosa dos seguintes procedimentos:

- Leitura da íntegra do presente edital e preenchimento completo da ficha de inscrição, devendo ser seguidas as seguintes etapas:

1º) escolher o campus;

2º) escolher a função, clicando em Avançar;

3º) optar pelo presente concurso público objeto do Edital FZEA nº 26/2013;

4º) informar o CPF e a data de nascimento, clicando em Avançar;

) preencher todos os campos obrigatórios da ficha e

6º) inscrever-se (ATENÇÃO: após a inscrição, o candidato NÃO poderá alterar os dados da ficha);

7º) gerar e imprimir o boleto bancário no valor de R$ 49,00 e utilizá-lo para o pagamento da taxa de inscrição até a data limite para o encerramento das inscrições.

6.3.1. As informações prestadas na ficha de inscrição preenchida via Internet devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará em sua exclusão do concurso público, a qualquer momento, e sujeição às penas da lei.

6.3.2. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento das agências bancárias na localidade em que se encontrar o candidato, o boleto bancário deverá ser pago antecipadamente.

6.3.3. Não serão aceitas inscrições via Internet cujo pagamento ocorra por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional e/ou extemporânea, ou por qualquer outra via que não a especificada no item 6.3. deste edital.

6.3.4. O único comprovante de inscrição via internet aceito será o boleto bancário devidamente quitado, não sendo necessária a entrega da ficha de inscrição.

6.3.5. Não serão aceitas as inscrições via Internet cujos pagamentos da taxa forem efetuados após a data do encerramento das inscrições, não sendo devido ao candidato qualquer ressarcimento da importância paga extemporaneamente.

6.3.6. A Universidade de São Paulo não se responsabiliza por inscrições via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

6.3.7. Após o encerramento das inscrições, será publicado Aviso de Inscrição no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 28/05/2013 informando encontrar-se disponível no site: www.usp.br/fzea, o comunicado de confirmação de inscrição no presente concurso público com o nome dos candidatos cujas inscrições tiverem sido efetivadas ou validadas pela Seção de Pessoal da Unidade/Órgão em conformidade com o disposto nos itens 6.5., 6.5.1. e 6.5.2. abaixo.

6.3.8. Caso seja detectado algum problema na inscrição via Internet, o candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis contados a partir do dia útil seguinte ao da publicação do aviso de Inscrição no Diário Oficial do Estado de São Paulo para pleitear a regularização de sua inscrição, sob pena de ser considerado desistente do concurso público, por meio da apresentação de requerimento escrito acompanhado do comprovante do paga mento da taxa de inscrição a ser entregue na Seção de Pessoal, situada na Avenida Duque de Caxias Norte, nº 225 no Campus da USP, Pirassununga, São Paulo, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 as 16:00 horas ou do envio de e-mail com o comprovante do pagamento da taxa de inscrição anexado, para o endereço eletrônico spesfzea@usp.br.

6.3.9. Se houver deferimento de pedido de regularização de inscrição apresentados na forma estabelecida no item 6.3.8, Nova Lista de Inscritos com o nome de todos os candidatos que tiveram sua inscrição efetivada, será disponibilizada no site indicado no item 6.3.7.

6.3.10. O candidato deverá acompanhar o andamento do presente concurso público a fim de tomar conhecimento da data, local ou horário que vier a ser fixado para a Prova de Múltipla Escolha por meio da publicação do Edital de Convocação para a Prova no Diário Oficial do Estado de São Paulo e, sem caráter oficial, do site referido no item 6.3.7.

6.4. O descumprimento das instruções para a inscrição via Internet, implicará em sua não efetivação.

6.5. Não serão aceitos pedidos de isenção ou redução do pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado pelo candidato e, uma vez efetivado, não haverá devolução do valor pago, exceção feita ao candidato que comprovar a doação de sangue em conformidade com a Lei nº 12.147, de 12/12/2005, e na forma estabelecida no item 6.5.1

6.5.1. Para ter direito à isenção, o candidato deverá comprovar a doação de sangue a órgão ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por Município em número não inferior a 3 (três) vezes durante os 12 (doze) meses anteriores ao fim das inscrições. O requerimento instruído com o boleto bancário (não pago) e o documento expedido pela entidade coletora deverão ser entregues pessoalmente no endereço e horário citados no item 6.3.8 durante o período das inscrições.

6.5.2. O candidato doador de sangue que cumprir o disposto no item 6.5.1. terá a sua inscrição no presente certame validada pela Seção de Pessoal da Unidade/Órgão, devendo acompanhar a publicação do Aviso de Inscrição na imprensa oficial e a divulgação da Lista de Inscritos na internet, conforme disposto no item 6.3.7 e, caso detecte algum problema em sua inscrição, deverá pleitear a sua regularização em consonância com o disposto no item 6.3.8.

7. Dos candidatos com deficiência

7.1. Em atendimento ao disposto no artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, será reservado aos candidatos com deficiência o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do presente concurso público, nos termos da Lei nº 7.853/89, regulamentada pelo Decreto nº 3.298/99, alterado pelo Decreto nº 5.296/04.

7.2. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto nº 3.298/99 e suas alterações e na Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça (DJe de 5/5/2009).

7.3. De acordo com o art. 43 do Decreto nº 3.298/99, durante a realização do certame, a Unidade/Órgão responsável pela abertura do concurso público terá a assistência de uma Equipe Multiprofissional que será composta por 6 (seis) servidores, dentre os quais 3 (três) deverão ser profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e 3 (três) integrantes da carreira objeto do presente certame.

7.4. À referida Equipe Multiprofissional caberá a avaliação, durante o período de experiência, da compatibilidade entre as atribuições da função e a deficiência declarada pelo candidato, devendo emitir parecer observando: as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, a natureza das atribuições e tarefas essenciais da função a desempenhar, a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas, a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize e a CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

7.5. À pessoa com deficiência é assegurado o direito de inscrição no presente concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para o preenchimento de vaga na carreira do Grupo Técnico T1 A na função de Técnico de Laboratório para atuação na área de Ciências Exatas, junto ao Departamento de Ciências Básicas cujas atribuições sejam consideradas compatíveis com a deficiência declarada pelo candidato, em avaliação a ser realizada pela Equipe Multiprofissional durante o período de experiência (itens 7.2 e 7.3).

7.6. Para gozar dos benefícios da reserva legal, no período de inscrição de 03/05/2013 a 14/05/2013, deve o candidato com deficiência declará-la, por escrito, apresentando laudo médico recente que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, através da entrega pessoal da documentação à Seção de Pessoal, situada na Avenida Duque de Caxias Norte, nº 225 no Campus da USP, Pirassununga, São Paulo, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 as 16:00 horas, de segunda à sexta-feira, ou via SEDEX, postado impreterivelmente até o último dia de inscrição, para o referido endereço.

7.7. O candidato com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, à nota mínima exigida e ao horário e ao local de aplicação das provas.

7.8. O candidato com deficiência que, nos dias de realização da(s) prova(s) do concurso público, necessitar de tratamento diferenciado e/ou de tempo adicional, deverá requerê-lo, indicando as condições diferenciadas e/ou o tempo adicional, através da apresentação de requerimento escrito com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de deficiência a ser entregue ou enviado, por SEDEX, impreterivelmente até o último dia de inscrição, no endereço citado no item 7.6.

7.9. O atendimento às condições diferenciadas de que trata o item 7.8. ficará sujeito à análise da viabilidade e da razoabilidade do pedido pela Equipe Multiprofissional.

7.10. À Seção de Pessoal da Unidade/Órgão competirá providenciar o levantamento dos locais, tipos de prova e equipamentos especiais necessários ao pleno acesso dos candidatos com deficiência e a efetivação das condições necessárias à realização das provas, bem como eventual colaboração de pessoas especializadas na comunicação ou no auxílio de determinadas deficiências.

7.11. O candidato com deficiência que, dentro do período de inscrição, não atender ao disposto no item 7.6. será considerado como pessoa sem deficiência e participará do concurso público sem direito à reserva legal.

7.12. O candidato com deficiência que, dentro do período de inscrição, não atender ao disposto no item 7.8. não terá a prova preparada segundo as condições diferenciadas de que necessite.

7.13. A publicação do resultado final do presente concurso publico será feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a das pessoas com deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes últimos.

7.14. Não havendo candidatos com deficiência inscritos, aprovados e classificados ou cuja deficiência tenha sido avaliada incompatível com as atribuições da função durante o período de experiência pela Equipe Multiprofissional, as vagas a eles reservadas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem classificatória da lista definitiva.

8. Das Provas

8.1. O concurso público constará das seguintes etapas:

1ª Prova de Múltipla Escolha (eliminatória) com 50 questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa, 20 de Física e 20 de Matemática , valendo 0,2 pontos cada;

2ª Prova Prática (eliminatória) que constará de realização de um experimento na área de ciências exatas, constando de três etapas: 1) Montagem do experimento, valendo 3,0 pontos; 2) Realização de medidas, valendo 3,0 pontos; 3) Análise dos dados experimentais obtidos, valendo 4,0 pontos, valendo um total de 10 pontos. O candidato sorteará um dos 5 (cinco) experimentos relacionados no item 8.3. Após o sorteio, o candidato terá 1 (uma) horas ininterruptas e improrrogáveis para a montagem do experimento, obtenção de dados e respectiva análise, constando de: análise dos dados, elaboração de gráficos, comentários sobre os resultados obtidos e apresentação de conclusões, segundo roteiro pormenorizado no Guia de Prova Prática. O material para a prova prática e o Guia de Prova Prática (questões e roteiro de experimento) serão fornecidos no início da Prova Prática.

8.2. A Prova de Múltipla Escolha versará sobre o programa abaixo:

Língua Portuguesa (Normas anteriores ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008)

1) - Níveis de significação do texto: significação explícita e significação implícita, denotação e conotação.

2) - Distinção entre variedades do português.

3) - Norma ortográfica (Anterior ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008).

4) - Morfossintaxe das classes de palavras: flexão nominal; flexão verbal: expressão de tempo, modo, aspecto e voz; correlação de tempos e modos; elementos estruturais e processos de formação das palavras; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; pronomes; advérbios; conectivos: função sintática e valores lógico-semânticos.

5) - Processos de organização da frase: coordenação e subordinação; reorganização de orações e períodos.

6) - Citação de discursos: direto, indireto e indireto livre.

7) - Organização do texto: dissertação: fato e demonstração; argumento e inferência / relações lógicas; narração: sequência de eventos; temporalidade; causalidade; descrição: simultaneidade / espacialidade na ordenação dos elementos descritores.

8) - Estratégias de articulação do texto: coesão lexical, referencial e articulação de enunciados de qualquer extensão; paragrafação.

9) - Recursos expressivos: ritmo e sonoridade; recursos morfológicos, léxicos e sintáticos.

10) - Intertextualidade.

Física

1) - Movimento: deslocamento, velocidade e aceleração (escalar e vetorial).

2) - Forças modificando movimentos: variação da quantidade de movimento, impulso de uma força, relação entre força e aceleração.

3) - Inércia e sua relação com sistemas de referência.

4) - Conservação da quantidade de movimento (escalar e vetorial). Forças de ação e reação.

5) - Força peso, força de atrito, força elástica, força centrípeta.

6) - Composição de forças, momento de força e máquinas simples.

7) - Condições de equilíbrio, centro de massa.

8) - Descrição de movimentos: movimento linear uniforme e uniformemente variado; movimento bidimensional (composição de movimentos); movimento circular uniforme.

9) - Trabalho de uma força. Potência.

10) - Energia cinética. Trabalho e variação de energia cinética.

11) - Sistemas conservativos: energia potencial, conservação de energia mecânica.

12) - Sistemas dissipativos: conservação da energia total.

13) - O Sistema Solar: evolução histórica de seus modelos.

14) - Lei da Gravitação Universal.

15) - Movimento dos corpos celestes, satélites e naves no espaço.

16) - Campo gravitacional. Significado de g.

17) - O surgimento do Universo e sua evolução.

18) - Pressão em líquidos e sua transmissão nesses fluidos.

19) - Pressão em gases. Pressão atmosférica.

20) - Empuxo e condições de equilíbrio em fluidos.

21) - Vazão e continuidade em regimes de fluxo constante.

22) - Calor, temperatura e equilíbrio térmico.

23) - Propriedades térmicas dos materiais: calor específico (sensível), dilatação térmica, condutividade térmica, calor latente (mudanças de fase).

24) - Processos de transferência de calor.

25) - Propriedades dos Gases Ideais.

26) - Interpretação cinética da temperatura e escala absoluta de temperatura.

27) - Conservação da energia: equivalente mecânico do calor, energia interna.

28) - Máquinas térmicas e seu rendimento.

29) - Irreversibilidade e limitações em processos de conversão calor/trabalho.

30) - Ondas e suas características.

31) - Ondas mecânicas: propagação, superposição e outras características.

32) - Som: propagação e outras características.

33) - Luz: propagação, trajetória e outras características.

34) - Reflexão, refração, difração e interferência de ondas.

35) - Luz: natureza eletromagnética, cor, dispersão.

36) - Imagens obtidas por lentes e espelhos: reflexão e refração.

37) - Instrumentos óticos simples (incluindo o olho humano e lentes corretivas).

38) - Carga elétrica: quantização e conservação.

39) - Campo e potencial elétrico.

40) - Interação entre cargas: força e energia potencial elétrica.

41) - Eletrização; indução eletrostática.

42) - Corrente Elétrica: abordagem macroscópica e modelo microscópico.

43) - Propriedades elétricas dos materiais: condutividade e resistividade; condutores e isolantes.

44) - Relação entre corrente e diferença de potencial (materiais ôhmicos e não ôhmicos). Circuitos simples. Associações de resistores, resistência equivalente.

45) - Dissipação de energia em resistores. Potência elétrica.

46) - Campos magnéticos e ímãs. Campo magnético terrestre.

47) - Correntes gerando campos magnéticos (fios e bobinas).

48) - Ação de campos magnéticos: força sobre cargas e correntes.

49) - Modelo microscópico para ímãs e propriedades magnéticas dos materiais.

50) - Indução eletromagnética. Princípio de funcionamento de eletroímãs, transformadores e motores. Noção de corrente alternada.

51) - Fontes de energia elétrica: pilhas, baterias, geradores.

52) - Ondas eletromagnéticas: fontes, características e usos das diversas faixas do espectro eletromagnético.

53) - Modelo qualitativo para transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas.

54) - Descrição qualitativa do funcionamento de comunicadores (rádios, televisores, telefones).

55) - Estrutura da matéria. Modelo atômico: sua utilização na explicação da interação da luz com diferentes meios. Conceito de fóton. Fontes de luz.

56) - Estrutura nuclear: constituição dos núcleos, sua estabilidade e vida média. Radioatividade, fissão e fusão. Energia nuclear.

57) - Riscos, benefícios e procedimentos adequados para o uso de radiações.

58) Fontes de energia, seus usos sociais e eventuais impactos ambientais. Matemática

1) - Números inteiros: compreensão dos algoritmos das quatro operações fundamentais no sistema decimal de numeração, divisibilidade e a decomposição em fatores primos.

2) - Insuficiência dos números inteiros para a comparação de grandezas e para medir partes de um todo: razões e proporções; os números racionais; operações e a relação de ordem entre números racionais; representação decimal dos números racionais e sua relação com PG.

3) - Insuficiência dos números racionais para medir segmentos a partir de uma unidade fixada; o conceito de número irracional e a representação decimal dos números reais.

4) - Insuficiência dos números reais para a resolução de equações algébricas de 2º e 3º graus; o conceito de número complexo e suas representações - geométrica, algébrica e trigonométrica; interpretação algébrica e geométrica das operações e das raízes de números complexos - raízes da unidade.

5) - Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG).

6) - Matemática financeira como instrumento para a resolução de problemas: os conceitos de porcentagem, juro simples e juro composto e sua relação com PA e PG, respectivamente.

7) - Sistemas lineares e matrizes como organização e sistematização de informações; discussão e resolução de sistemas lineares por escalonamento ou por substituição de variáveis.

8) - Características, elementos e propriedades geométricas (tais que: vértices, arestas, lados, alturas, ângulos, focos, diretrizes, convexidade, número de diagonais,...) das seguintes figuras planas e espaciais: polígonos, círculos, setores circulares, elipses, parábolas, hipérboles, prismas, pirâmides, esfera, cilindros, cones e troncos.

9) - Congruência e Semelhança de figuras planas e espaciais.Razões entre comprimentos, áreas e volumes de figuras semelhantes. Teorema de Tales e aplicações: problemas envolvendo semelhança, somas dos ângulos internos e externos de polígonos. Casos de semelhança e congruência de triângulos e aplicações. Trigonometria do triângulo retângulo como instrumento para a resolução de problemas: seno, co-seno e tangente de ângulos agudos como razão de semelhança nos triângulos retângulos.

10) - Eixos e planos de simetrias de figuras planas ou espaciais. Reconhecimento das secções planas de cones e as definições de elipse, parábola e hipérbole como lugar geométrico. Aplicações.

11) - Relações métricas nas figuras geométricas planas e espaciais. O teorema de Pitágoras: lei dos senos e co-senos, aplicações em problemas bi e tridimensionais tais que: cálculo de diagonais, alturas, raios, etc. Comprimentos (ou perímetros), áreas (ou superfícies de sólidos) e volumes.

12) - Geometria Analítica: coordenadas cartesianas de pontos no plano e no espaço. Distância entre pontos no plano e no espaço e problemas bi e tridimensionais simples envolvendo esses conceitos. Equações de retas no plano: significado dos coeficientes na equação normal, paralelismo e perpendicularismo; distância de ponto a reta. Equações de circunferências no plano: reconhecimento do centro, raio, retas secantes e tangentes. Aplicações. Equações e inequações a duas incógnitas como representação algébrica de Lugares Geométricos no plano.

13) - A noção de função como instrumento para lidar com variação de grandezas. Os conceitos de domínio e imagem. Caracterizações e representações gráficas e algébricas das seguintes funções: funções módulo, polinomiais de 1º e 2º graus, raiz quadrada, f(x)=xn, f(x)=1/x, f(x)=1/ x², funções exponenciais e logarítmicas (cálculo de valores aproximados em casos de expoentes irracionais) e as funções seno, co-seno e tangente (definições geométricas no ciclo trigonométrico e valores nos arcos notáveis) e suas transladadas. Aplicações.

14) - Reconhecimento e interpretação de gráficos de funções: domínio, imagem, valores destacados no gráfico (máximos, mínimos, zeros), biunivocidade, periodicidade, simetrias, intervalos de crescimento e decrescimento, análise da variação da função. Aplicações em situações-problema de contexto variado, incluindo estimativas ou previsões de valores.

15) - Equações e inequações envolvendo funções: resoluções gráficas e algébricas. Identidades funcionais importantes: princípio de identidade polinomial, produtos notáveis e fatoração de polinômios, principais identidades trigonométricas, propriedades básicas de logaritmos e exponenciais. Desigualdade triangular para módulos. Aplicações em situações-problema.

16) - Problemas de contagem: o princípio fundamental da contagem, o princípio aditivo, a divisão como um processo de redução de agrupamentos repetidos. Resolver problemas envolvendo a contagem de diferentes tipos de agrupamentos. Binômio de Newton.

17) - Probabilidade de um evento num espaço equiprovável: construção de espaços amostrais finitos e representação através de freqüências relativas. Probabilidade da união e da interseção de eventos. Eventos disjuntos. O conceito de independência de eventos. Probabilidade condicional. Aplicação de probabilidade em situações-problema.

18) - População e amostra. Estatística descritiva: tratamento da informação obtida com a organização e interpretação de dados em tabelas e gráficos. Significado e aplicação de medidas de tendência central (média, mediana e moda) e de dispersão (desvio-médio, desvio-padrão e variância).

8.3. A Prova Prática terá o conteúdo abaixo discriminado:

Conteúdo: Experimento 1: Densidade: Medida do peso e do peso aparente com dinamômetro. Obtenção da força de empuxo e da densidade de fluidos e sólidos.

Experimento 2: Calorímetro: Medida de massa e volume. Medida da temperatura de equilíbrio em um calorímetro. Obtenção do equivalente em água do calorímetro. Obtenção do calor específico de um corpo.

Experimento 3: Resistores em série e paralelo: Medidas de potencial elétrico e corrente com um multímetro. Medidas de corrente e potencial elétrico entre vários pontos de um circuito resistivo de malhas múltiplas. Comportamento ôhmico e nãoôhmico de uma lâmpada.

Experimento 4: Campo Magnético: Medidas de potencial elétrico e corrente com um multímetro. Medida do campo magnético de um solenóide através do desvio angular da agulha de uma bússola.

Experimento 5: Movimento Harmônico Simples: Medida da constante elástica da mola, freqüência de oscilação de um movimento harmônico simples, medida de massa e comprimento, sistema massa-mola com molas acopladas.

8.4. Bibliografia sugerida para a Prova:

Língua Portuguesa

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed.

Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2004.

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1993.

RIBEIRO, Manoel P. Nova gramática aplicada à língua portuguesa. 16. ed. Rio de Janeiro: Metáfora, 2006.

Física

RAMALHO JUNIOR, Francisco. Os fundamentos da física: mecânica. 8.ed. São Paulo: Moderna, 2003. v.1.

______. Os fundamentos da física: termologia, óptica e ondas. 8.ed. São Paulo: Moderna, 2003. v.2.

______. Os fundamentos da física: eletricidade. 8.ed. São Paulo: Moderna, 2003. v.3.

Ramalho Junior, F.; Ferraro, Nº G.; Soares, P. A. T. Física 1: os fundamentos da física : mecânica. 10. ed. São Paulo: Moderna, 2009. 616 p. (Moderna plus).

______. Física 2: os fundamentos da física : termologia : óptica : ondas. 10. ed. São Paulo: Moderna, 2009. 512 p. (Moderna plus)

______. Física 3: os fundamentos da física : eletricidade : introdução à física moderna : análise dimensional. 10. ed. São Paulo: Moderna, 2009. 512 p. (Moderna plus)

Matemática

DOLCE, Osvaldo. Fundamentos de matemática elementar: geometria plana. 8.ed. São Paulo: Atual, 2005.(Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.9).

______. Fundamentos de matemática elementar: geometria espacial. 6. ed. São Paulo: Atual, 2005. (Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.10).

HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar: combinatória, probabilidade. 7. ed. São Paulo: Atual, 2004. (Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.5).

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: complexos, polinômios e equações. 7. ed. São Paulo: Atual, 2005. (Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.6).

______. Fundamentos de matemática elementar: geometria analítica. 5.ed. São Paulo: Atual, 2005. (Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.7).

______. Fundamentos de matemática elementar: seqüências, matrizes, determinantes, sistemas lineares. 7.ed. São Paulo: Atual, 2004. (Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.4).

______. Fundamentos de matemática elementar: trigonometria.

8. ed. São Paulo: Atual, 2004. (Coleção

Fundamentos de matemática elementar, v.3).

IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar. 8. ed. São Paulo: Atual, 2004. (Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.1).

______; DOLCE, Osvaldo. Fundamentos de matemática elementar: logaritmos - reformulado. 9. ed. São Paulo: Atual, 2004. (Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.2).

______; MACHADO, Nilson José. Fundamentos de matemática elementar: limites, derivados, noções de integral. 6. ed. São Paulo: Atual, 2005. (Coleção Fundamentos de matemática elementar, v.8).

Prova Prática:

RAMALHO JUNIOR, Francisco. Os fundamentos da física:

mecânica. 8.ed. São Paulo: Moderna, 2003. v.1.

______. Os fundamentos da física: termologia, óptica e ondas. 8.ed. São Paulo: Moderna, 2003. v.2.

______. Os fundamentos da física: eletricidade. 8.ed. São Paulo: Moderna, 2003. v.3.

RAMALHO JUNIOR, Francisco. Os fundamentos da física:

eletricidade. 8.ed. São Paulo: Moderna, 2003. v.3. PIACENTINI, João J.; GRANDI, Bartira C. S.; HOFMANN, Marcia P.; DE LIMA, Flavio R. R.; ZIMMERMANN, Erika. Introdução ao Laboratório de Física. 3. ed. Florianopolis:Editora UFSC, 2008 JURAITIS, Klemensas Rimgaudas; DOMICIANO, João Baptista. Guia de Laboratório de Física Geral 1 - Parte 1 e 2. 1. ed.

Editora UEL, 2009.

SANTORO, Alberto; MAHON, José Roberto. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2005.

GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. 1. ed. Editora ATICA, 2003 Lista de endereços eletrônicos com experimentos próximos aos propostos para a prova prática. A prova prática é baseada nos experimentos indicados abaixo podendo haver modificações:

Experimento 1

http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/PDF/fisica-trabalhos/experimentos_fisica/experimentos1.pdf - Acessado em 24/04/2013

http://www.ufpi.br/subsiteFiles/df/arquivos/files/Apostila%20de%20F%C3%ADsica%20Experimental%202.pdf - Prática 7: Página 36 - Acessado em 24/04/2013

Experimento 2

http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/PDF/fisica-trabalhos/experimentos_fisica/experimentos2.pdf - Acessado em 24/04/2013

http://www.ufpi.br/subsiteFiles/df/arquivos/files/Apostila%20de%20F%C3%ADsica%20Experimental%202.pdf - Prática

9: Página 45 - Acessado em 24/04/2013

Experimento 3

http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/fisica/kit9_eletricidade_circuitos_eletricos/exp_3_eletricidade_parteI.pdf - Acessado em 24/04/2013

http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/fisica/kit9_eletricidade_circuitos_eletricos/exp1_eletricidade_parteII.pdf - Acessado em 24/04/2013

http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/fisica/kit9_eletricidade_circuitos_eletricos/exp_3_eletricidade_parteII.pdf - Acessado em 24/04/2013

Experimento 4

http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/ele09.htm - Acessado em 24/04/2013

http://www.fis.ufba.br/dfes/fis3/roteiros/experiencia05.pdf - Acessado em 24/04/2013

Experimento 5

http://www.ufpi.br/subsiteFiles/df/arquivos/files/Apostila%20de%20F%C3%ADsica%20Experimental%202.pdf - Práticas 2, 3 e 4: Páginas 15, 20 e 25, respectivamente - Acessado em 24/04/2013

http://www.dfq.feis.unesp.br/docentes/edinilton/Apostila%20-%20Lab.FII.pdf - 5º. e 7º. Experimentos: Páginas 14 e 24, respectivamente - Acessado em 24/04/2013

8.5. O(s) conhecimento(s) de Computação e Informática previsto(s) como exigência(s) para o desempenho da função no item 4 do presente edital serão aferidos durante o período de experiência.

9. Da Prestação das Provas

9.1 A Prova de Múltipla Escolha terá a duração de 4 (quatro) horas e será realizada em data, horário e local a serem comunicados oportunamente mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

9.2. O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização da Prova de Múltipla Escolha através do site: http://www.usp.br/fzea.

9.3. O gabarito poderá sofrer alteração devido ao provimento de recurso, sendo os pontos relativos às questões objetivas eventualmente anuladas atribuídos a todos os candidatos presentes à Prova de Múltipla Escolha.

9.4. A Prova Prática terá a duração de 1 (uma) hora e será realizada em data, horário e local a serem comunicados oportunamente mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e divulgação no site indicado no item 6.3.7.

9.5. A(s) prova(s) do concurso público poderá(ão) ocorrer em dias úteis ou aos domingos a critério da administração e a convocação para as provas será feita através de publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo ainda os candidatos ser convocados para as etapas do concurso público por outros meios de comunicação (correio, e-mail, telefone, mural ou através da internet pelo site: http://www.usp.br/fzea.

9.6. O candidato deverá comparecer ao local designado, com 15 minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento original de identificação com foto e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

9.7. A realização das provas só será permitida ao candidato que atender ao disposto no item 9.7 e se apresentar na(s) data(s), no(s) local(is) e no(s) horário(s) constantes dos Editais de Convocação para Provas.

9.8. Não será admitido o ingresso na sala de prova, do candidato que se apresentar após o horário da(s) prova(s) determinado no presente edital e/ou nos Editais de Convocação para Provas.

9.9. O início da(s) prova(s) será declarado pelo Fiscal do Concurso Público presente em cada sala de prova, respeitada a duração estabelecida nos itens 9.1, e 9.4.

9.10. Ao término das provas, os dois últimos candidatos deverão sair da sala no mesmo momento. Em hipótese alguma poderá um único candidato permanecer sozinho em sala de prova com o Fiscal do Concurso Público.

9.11. Será excluído do concurso público o candidato que, em qualquer uma das provas ou etapas, além das demais hipóteses previstas neste edital:

- apresentar-se após o horário estabelecido no presente edital e/ou nos Editais de Convocação para a realização das provas, não sendo admitida qualquer tolerância;

- não comparecer a qualquer uma das provas, seja qual for o motivo;

- desistir no decorrer das provas;

- não apresentar documento que bem o identifique;

- ausentar-se da sala sem o acompanhamento do fiscal;

- ausentar-se do local de provas antes de decorridos 30 minutos do seu início;

- for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas ou impressos;

- estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (agendas eletrônicas, telefones celulares, pagers, laptop e outros equipamentos similares);

- não devolver integralmente o material recebido;

- perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

9.12. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares da(s) prova(s) aos candidatos, mesmo após o encerramento do Concurso Público.

9.13. A Prova de Múltipla Escolha ficará disponível para consulta por parte dos candidatos durante os 2 (dois) dias úteis seguintes ao de sua realização junto à Secretaria do Departamento de Ciências Básicas no endereço Avenida Duque de Caxias Norte, nº 225 no Campus da USP, Pirassununga, São Paulo, das 9h às 16h.

10. Do julgamento das Provas

10.1. A Prova de Múltipla Escolha, e a Prova Prática serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

10.2. Na Prova de Múltipla Escolha, não serão computadas as questões objetivas não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

10.3. A Prova Prática será avaliada quanto à correta montagem do experimento, sua habilidade no manuseio de equipamentos, dispositivos, materiais e objetos e no menor tempo de montagem. Será avaliado a correta obtenção e tabulação dos dados, operação dos equipamentos e dispositivos, tratamento dos dados, interpretação dos resultados, percepção crítica dos limites teóricos dos modelos utilizados para explicação do fenômeno: suas simplificações, suas aproximações, efeitos desprezados e fontes de erros nas medidas experimentais. Ainda será considerada a clareza, objetividade e asseio no preenchimento do questionário e na apresentação dos resultados. Observamos que a avaliação de cada uma das três etapas da prova prática é dependente das outras, isto é, um erro em uma das etapas pode implicar em dificuldades, e perda de pontos, em outra etapa.

11. Da classificação

11.1. Os candidatos que, em cada prova, obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete) pontos serão considerados habilitados, sendo convocados para a próxima etapa ou classificados no presente concurso público.

11.2. A nota de cada prova igual ou superior a 7 (sete) pontos será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo com a indicação do nome dos candidatos em ordem alfabética.

11.3. Caso a nota igual ou superior a 7 (sete) pontos não seja obtida por nenhum candidato em alguma das provas do presente concurso público, será publicado Edital de Resultado contendo tal informação.

11.4. Considera-se nota final a média aritmética das notas atribuídas à Prova de Múltipla Escolha e à Prova Prática.

11.5. Os candidatos aprovados no concurso público serão classificados em ordem decrescente da nota final.

11.6. Será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo um único Edital de Resultado Final/Classificação contendo uma lista geral e outra especial para as pessoas com deficiência(s), com a indicação do nome do(s) candidato(s), do número do Registro Geral - R.G., da nota final e da classificação.

11.7. No caso de igualdade de nota final, o desempate será feito, sucessivamente, através dos seguintes critérios:

1º - idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos completos até o último dia da inscrição no presente concurso público, na forma do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal nº 10.741, de 1/10/2003 (Estatuto do Idoso);

2º com maior número de acertos nas questões de Física;

3º com maior número de acertos nas questões de Matemática;

4º maior idade.

12. Dos Recursos

12.1. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar recurso contra enunciados e/ou respostas de questões de prova a partir do dia seguinte ao da realização de cada prova do concurso público.

12.2. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar pedido de revisão de nota a partir do dia seguinte ao da publicação do resultado de cada prova no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.3. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar pedido de revisão de resultado final/classificação, a partir do dia seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.4. A cada prova do concurso público, o candidato poderá apresentar dentro dos prazos estabelecidos nos itens 12.1., 12.2. e 12.3, um único recurso e/ou um único pedido de revisão de nota e/ou um único pedido de revisão de resultado final/ classificação.

12.5. Os recursos e os pedidos de revisão de nota e/ou resultado/classificação que forem apresentados fora dos prazos estabelecidos nos itens 12.1, 12.2. e 12.3, não serão aceitos sejam quais forem os motivos alegados pelo candidato.

12.6. Não será admitido pedido de revisão de nota e/ou resultado final/classificação, após sua republicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.7. O candidato deverá dirigir o recurso e/ou o pedido de revisão de nota ao Diretor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP e entregá-lo pessoalmente ou através de portador na Diretoria da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de alimentos da USP, situada na Avenida Duque de Caxias Norte, nº 225, Campus de Pirassununga, de segunda à sexta-feira, no horário citado no item 6.3.8.

13. Da validade

13.1. O concurso público terá validade de 6 (seis) meses a contar da data da Publicação do Despacho de Homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.

14. Da Contratação

14.1. Para contratação, deverá o candidato brasileiro nato ou naturalizado comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/ Órgão indicado no Edital de Convocação, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado do primeiro dia útil seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, e apresentar a documentação comprobatória completa abaixo discriminada, sob pena de ser considerado desistente do concurso público:

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

- Certidão de Nascimento (para solteiros);

- Certidão de Casamento;

- Cédula de Identidade - R.G.

- 2 fotos 3x4 recentes;

- Cadastro de Pessoa Física (C.P.F./C.I.C.);

- Título de Eleitor acompanhado do comprovante de votação ou da justificativa referente à última eleição;

- Certificado Militar (para o sexo masculino);

- Certidão de Nascimento dos filhos com até 21 anos de idade ou até 24 anos, se universitários;

- Caderneta de Vacinação atualizada dos filhos menores de 14 anos;

- Extrato de participação no PIS/PASEP;

- Declaração de Acumulação de Cargos, quando for o caso;

- Original e cópia simples, ou cópia autenticada do comprovante de escolaridade (histórico ou diploma) de conclusão do Ensino Médio Completo ou curso Técnico Profissionalizante Completo, em nível de ensino Médio que, quando for expedido por instituições estrangeiras, deverá estar acompanhado da respectiva tradução e revalidação do título;

14.3. Para contratação, deverá o candidato ser considerado apto em exame médico pré-admissional realizado pelo SESMT/ USP.

14.4. O candidato que, injustificadamente, deixar de comparecer ao exame médico pré-admissional na(s) data(s), local(is) e horário(s) previstos será considerado desistente do concurso público.

14.5. Caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública (inclusive aposentadoria), a contratação dependerá, ainda, da autorização de acumulação de cargo.

14.6. O candidato deverá comparecer à Seção de Pessoal da Unidade/Órgão até o primeiro dia útil seguinte àquele em que o SESMT/USP tiver concluído por sua aptidão, sob pena de ser considerado desistente do concurso público, quando será cientificado, por escrito, da data fixada pela Unidade/Órgão para o início do exercício da função.

14.7. A Unidade/Órgão fixará a data para o início do exercício da função dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias contado do primeiro dia útil seguinte aquele em que o candidato for considerado apto em exame médico pré-admissional realizado pelo SESMT/USP e, quando for o caso, autorizada a acumulação de cargo.

14.8. O candidato que não iniciar o exercício da função na data fixada pela Unidade/Órgão será considerado desistente do concurso público.

14.9. A contratação e o início do exercício da função objeto do presente concurso público para o candidato que já pertencer aos quadros funcionais da Universidade de São Paulo só será possível após a conclusão de aptidão em exame médico préadmissional e a apresentação de pedido de demissão relativo ao vigente contrato de trabalho ao Dirigente da Unidade/Órgão de lotação do servidor, sendo que a nova contratação ocorrerá nas condições previstas neste edital.

14.10. Caso o candidato já tenha sido funcionário público, deverá apresentar declaração emitida pelo Órgão o qual pertencia com a data e o motivo do desligamento e não será contratado se demitido ou exonerado do serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público).

14.11. O(s) conhecimento(s) de Computação e Informática, previsto(s) como exigência(s) para o desempenho da função no item 4 do presente edital serão aferidos durante o período de experiência.

15. Das Disposições Finais

15.1. A inexatidão das informações ou a irregularidade nos documentos, verificada a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretará a exclusão do candidato do concurso público, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

15.2. O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas no presente edital implicará em sua exclusão do concurso público, a qualquer tempo.

15.3. A falta de pagamento da taxa de inscrição, verificada a qualquer tempo, acarretará a exclusão do candidato do concurso público.

15.4. O candidato deverá manter atualizado seu endereço durante todo o prazo de validade do presente concurso público.

15.5. Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhes disser respeito ou até a data da homologação do concurso público.

15.6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os comunicados e demais publicações referentes a este concurso público através do Diário Oficial do Estado de São Paulo.