ITAI - Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação - PR

Notícia:   ITAI forma cadastro reserva no cargo de Engenheiro Eletricista em Foz do Iguaçu - PR

ITAI - INSTITUTO DE TECNOLOGIA APLICADA E INOVAÇÃO

ESTADO DO PARANÁ

CADASTRO RESERVA

PROCESSO SELETIVO Nº. 006/2013 - ENGENHEIRO ELETRICISTA

O Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, também designado pela sigla ITAI, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, inscrito no CNPJ 01.573.107/0001-91, com sede à av. Tancredo Neves, 6731, Parque Tecnológico Itaipu, CEP 85857-970, torna público a realização do Processo Seletivo para Cadastro de Reserva para o cargo de Engenheiro Eletricista.

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O meio oficial para divulgação do presente edital, aditivos, anexos, informações complementares, instruções, comunicados e resultados referentes a este Processo Seletivo será o endereço eletrônico www.itai.org.br.

1.2 O Processo Seletivo será executado pelo ITAI e será realizado na cidade de Foz do Iguaçu - PR.

2 REQUISITOS DO CANDIDATO

2.1 FORMAÇÃO ACADÊMICA:

a) Podem se candidatar os graduados ou acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica ou áreas afins que irão se graduar no ano de 2013.

2.2 NÚMERO DE VAGAS: de acordo com o quadro abaixo.

Cargo

Número de vagas

Engenheiro Eletricista

02 (duas)

3 REQUISITOS DO CANDIDATO

3.1 PARA A VAGA DE ENGENHEIRO ELETRICISTA

- Facilidade para trabalhar em equipe.

- Habilidade essênciais para o preenchimento da vaga: iniciativa, flexibilização, disciplina, persistência, comunicação, criatividade, organização, fidelidade aos compromissos assumidos, e resolução de conflitos.

- Desejável carteira de habilitação categoria B;

- Desejável experiência em projetos de engenharia na área de Eletrônica;

- Desejável experiência em projetos de engenharia com uso de microcontroladores família PIC e/ou ATMEGA;

- Desejável conhecimento em programação nas linguagem C, C++ e Labview;

- Desejável conhecimento DSP, filtros, condicionamento de sinais, processamento de sinais;

- Desejável conhecimento do Sistema Operacional GNU/Linux e RTAI Linux;

- Desejável conhecimento em tecnologias de comunicação de uso industrial, tais como: CAN, Modbus, RS-232, RS-485, SPI, ICSP;

- Desejável conhecimento em modelagem 3D com SolidWorks;

- Conhecimento em desenho vetorial e AutoCad;

- Desejável experiência com a plataforma de desenvolvimento Altium Designer.

4 DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

4.1 PARA O CARGO DE ENGENHEIRO ELETRICISTA

- Desenvolvimentos de projetos de hardware, firmware ou software para: aquisição de dados, filtragem, interface de sinais e condicionamento de sinais;

- Desenvolvimento de módulos (firmware) para aquisição e processamento digital de sinais; > Desenvolvimento de interfaces de comunicação de uso industrial (CAN, Modbus, etc...);

- Especificação de tecnologias de hardware para uso nos projetos;

- Desenvolvimento de projetos elétricos;

- Atuar em projetos de automação nas áreas elétricas/eletrônicas.

5 DO PROVIMENTO DOS CARGOS A PARTIR DO CADASTRO RESERVA

5.1 Os candidatos classificados até a segunda colocação terão seus dados incluídos no cadastro de reservas do Instituto.

5.2 A medida que for necessário o provimento dos cargos deste Processo Seletivo, os candidatos aprovados no cadastro de reservas serão chamados, de acordo com a ordem de classificação final.

5.3 O cadastro de reserva terá validade de 1 (um) ano, podendo ser renovado por igual período.

5.4 Será celebrado contrato de experiência de acordo com o artigo 445 da CLT, pelo prazo de 90 dias.

5.5 Após o término do contrato de experiência e verificado a compatibilidade do perfil do candidato ao cargo, o contrato de trabalho passará a vigorar por prazo INDETERMINADO de acordo com as leis trabalhistas.

5.6 Antes de serem confirmados nos cargos, os candidatos classificados e chamados para provimento das vagas deverão submeter-se a Avaliação Médica e Análise de Documentação conduzida pelo ITAI.

5.7 Os Exames Médicos Clínicos e Complementares (P.C.M.S.O. - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) informará se o candidato é APTO ou INAPTO para exercer o cargo/função.

5.8 O contrato somente será celebrado se o candidato atender cumulativamente no ato da contratação os seguintes requisitos:

a) Apresentar cópia do diploma ou declaração da Instituição de Ensino certificando a conclusão do Curso Universitário, constituindo documento indispensável;

b) Ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;

c) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

d) Entregar e fornecer a documentação e informações necessárias para a celebração do contrato pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho;

e) Os candidatos de outras nacionalidades deverão estar com sua situação de permanência no território brasileiro devidamente regular, nos termos da Lei Nº 6.815/1980, que regula a situação jurídica de estrangeiros no Brasil (autorização de trabalho/vistos) e as Resoluções Administrativas e Regulamentos Normativos expedidos pelo Conselho de Imigração do Ministério do Trabalho, em vigor;

f) Em caso de candidatos com formação acadêmica no estrangeiro, deverão ainda, promover a revalidação do diploma estrangeiro, nos termos da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, regulamentada por resoluções do Conselho Nacional de Educação.

6 DO CONTRATO DE TRABALHO

6.1 Os candidatos classificados neste Processo Seletivo, chamados para integrar o quadro de empregados do ITAI, considerados aptos na avaliação médica e que estiverem com a documentação de admissão em ordem será contratado por prazo INDETERMINADO de acordo com a legislação trabalhista.

6.2 A relação de emprego será regida pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, pela Convenção Coletiva do Trabalho e Acordos firmados com o Sindicato de classe.

6.3 A jornada de trabalho será de 8 (oito) horas diárias e de 40 (quarenta) horas semanais.

7 BENEFÍCIOS E SALÁRIO:

- Plano de Saúde: Unimed

- Vale Alimentação: R$ 380,00

- Seguro de Vida: Empresarial

- Salário R$ 5.763,00 (Cinco mil, setecentos e sessenta e três reais)

OBS.: No mês de Janeiro/2014 haverá um reajuste de acordo com o piso salarial da categoria que é de 8,5 salários mínimos.

8 DAS VEDAÇÕES À CONTRATAÇÃO

8.1 Não ser ex-empregado do instituto demitido por justa causa.

9 DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

9.1 A inscrição no presente Processo Seletivo implica no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

9.2 Para se inscrever neste Processo Seletivo, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e currículo (ANEXO II) e enviar para o e-mail rh@itai.org.br, no período de 08/11/2013 à 24/11/2013, (até as 23:59 horas, observando o horário oficial de Brasília/DF), recebendo neste caso, e-mail de resposta que valerá como comprovante de inscrição.

9.3 A confirmação de inscrição será realizada pelo ITAI através de e-mail até três dias após o recebimento da mesma. Solicita-se ao candidato aguardar o prazo de resposta.

9.4 É de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas na ficha de inscrição e no currículo do candidato. O candidato que prestar qualquer declaração falsa, não preenchê-la de forma correta e/ou completa ou não satisfazer a todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que classificado nas provas e avaliações.

9.5 Na ficha de inscrição o candidato deve fornecer o número do documento de identidade que será utilizado por ele para identificar-se no dia da aplicação da prova de conhecimento técnico teórico e prático, o qual poderá ser:

a) Carteiras Expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias;

b) Segurança Pública ou pelos Corpos de Bombeiros Militares;

c) Carteiras Expedidas pelos Órgãos Fiscalizadores do Exército;

d) Passaporte;

e) Certificado de Reservista;

f) Carteira de Trabalho;

g) Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo, com foto);

h) Carteira Expedidas pelo Conselho de Classe.

9.6 Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Carteira de Estudante, Carteiras Funcionais sem valor de identidade, nem documentos legais, não identificáveis e/ou danificados.

10 DO PROCESSO SELETIVO

10.1 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e entrevista e o comparecimento nos horários determinados.

10.2 O candidato poderá receber via e-mail, comunicado informando local e horário de realização da prova e entrevista sendo de sua exclusiva responsabilidade a manutenção/atualização de seu correio eletrônico.

10.3 A seleção dos candidatos ocorrerá mediante a realização das seguintes etapas classificatórias e sucessivas:

1ª Etapa: Análise Currícular - com base nas informações constantes na ficha de inscrição e currículo (ANEXO II), valor 30 pontos.

2ª Etapa: Prova de conhecimento técnico teórico e prático; valor 40 pontos.

3ª Etapa: Entrevista técnica e comportamental, valor 30 pontos.

Etapas

Tipo de Avaliação

Característica da Avaliação

Primeira etapa

Análise Curricular Serão classificados para a segunda etapa os candidatos que obtiver pontuação igual ou superior a 60% na Análise Curricular.

Classificatória e Eliminatória

Segunda etapa

Prova de conhecimento técnico teórico prático Serão classificados para a terceira etapa os candidatos que obtiver pontuação igual ou superior a 60% na prova de competência.

Classificatória e Eliminatória

Terceira etapa

Entrevista técnica e comportamental Serão considerados classificados nesta etapa os candidatos que obtiver pontuação igual ou superior a 60%.

Classificatória e Eliminatória

10.4 Havendo empate na última posição, será utilizada a maior nota curricular para desempate, posteriormente a maior nota na prova.

10.5 Todas as etapas são classificatórias e eliminatórias, o não comparecimento por parte do candidato na etapa 2 ou 3 implica na desclassificação do mesmo no Processo Seletivo.

10.6 O ITAI no uso de suas atribuições, poderá a qualquer momento reavaliar o critério de classificação na prova e/ou entrevista e se julgar necessário, subtrair a pontuação geral em qualquer uma das etapas de avaliação em até 10%, desde que essa pontuação não seja inferior a 50%. Respeitando a pontuação mínima de classificação, será contratado o candidato que obtiver a maior nota no somatório de todas as etapas no decorrer deste Processo Seletivo.

10.7 A aprovação e a classificação final geram para o candidato apenas a expectativa de direito à contratação. Durante o período de validade do Cadastro Reserva de Pessoal, o ITAI reserva-se no direito de proceder às contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades das suas atividades.

11 DA CONTRATAÇÃO

11.1 Os candidatos classificados de acordo com o subitem 10.3 convocados dentro do número de vagas do Cadastro de Reservas de Pessoal, obedecida a estrita ordem de classificação, serão convocados para contratação através do site oficial do Instituto a partir do resultado final do Processo Seletivo, ou ainda, por contato telefônico com o candidato classificado.

11.2 O não pronunciamento do candidato em um prazo de 05 (cinco) dias úteis após a convocação para preenchimento da vaga permitirá ao ITAI eliminá-lo do Processo Seletivo.

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 O candidato deverá manter atualizado seu endereço, telefone e e-mail no ITAI, durante o período de validade do Processo Seletivo. É de responsabilidade do candidato as consequências de eventual incorreções dessas informações.

12.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de aditivos, informações complementares, instruções, comunicados e resultados referentes a este Processo Seletivo no endereço eletrônico www.itai.org.br.

12.3 Todas as informações relativas a este Processo Seletivo, após a publicação do resultado final, deverão ser obtidas no ITAI.

12.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria do ITAI.

12.5 Informações complementares estarão disponíveis no site do ITAI: www.itai.org.br ou poderão ser solicitadas pelo telefone: (45) 3576-7107 ou e-mail rh @itai.org.br com Luciane Knasel.

13 CONDIÇÕES DA PROVA E LOCAL

13.1 A prova terá duração de 02h30 (duas horas e trinta minutos).

13.2 O local da prova será na Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, câmpus de Foz do Iguaçu, data conforme anexo I, o horário será definido e divulgado no site: www.itai.org.br

14 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS

14.1 Engenheiro Eletricista:

TEMA

ITENS

Sistema Operacional GNU/Linux

- Ambiente Shell;
- Estrutura de diretórios e permissões; - Conceitos básicos sobre o SO.

Aquisição de dados

- Tipos de conversores e tecnologias de conversores sinais analógicos;
- Arquitetura de conversores de sinais analógicos;

Eletrônica

- Amplificadores operacionais;
- Transistores;
- Análise de circuitos eletrônicos;

Linguagens de programação

- Algoritmos e estruturas de dados;
- Orientação a Objetos;

Instrumentação

- Instrumentos básicos de laboratório e operação;

Condicionamento de sinais

- Técnicas de condicionamento de sinais analógicos;

ANEXO I

INSTITUTO DE TECNOLOGIA APLICADA E INOVAÇÃO EDITAL 006/2013

CRONOGRAMA DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

VAGA DE ENGENHEIRO ELETRICISTA

Período

Etapa

De 08 à 24 de novembro de 2013.

Divulgação e inscrições.

De 25 à 29 de novembro de 2013.

Análise curricular.

06 de dezembro de 2013.

Prova.

12 de dezembro de 2013.

Entrevista.

16 de dezembro de 2013.

Resultado final.