IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - MG

Notícia:   IFTM abre seleção com quatro vagas para Docentes Temporários

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO

EDITAL Nº 034, DE 26 DE JULHO DE 2013 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, usando de suas atribuições, torna público que fará realizar Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de 04 (quatro) Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Temporários, sendo 01 (um) na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Espanhol; 01 (um) na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Francês e 02 (dois) na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Inglês, nos termos da Lei nº 8.745 de 09/12/1993 e suas alterações posteriores.

1 - DESCRIÇÃO DO CARGO E PRÉ-REQUISITOS EXIGIDOS DO CANDIDATO

1.1 - Descrição sumária do cargo de professor temporário: Ministrar aulas da língua estrangeira para a qual está se habilitando no processo seletivo simplificado a estudantes de língua estrangeira como segunda língua; Ministrar aulas da língua estrangeira para a qual está se habilitando no processo seletivo simplificado a estudantes regulares do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Ministrar aulas de Língua Portuguesa para estudantes regulares do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Elaborar programas, planos de curso e de aula no que for de sua competência; Avaliar o desempenho dos alunos atribuindo-lhes notas ou conceitos nos prazos fixados; Cooperar com os Serviços de Orientação, Educação e Supervisão Escolar; Promover experiências de ensino e aprendizagem contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino; Executar outras atividades compatíveis com o cargo.

1.2 - Área, Pré-Requisitos e Regime de Trabalho:

ÁREA

PRÉ-REQUISITOS

REGIME DE TRABALHO

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Espanhol

Licenciatura Plena em Língua Portuguesa - Espanhol.

40 horas semanais - de segunda-feira a sábado

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Francês

Licenciatura Plena em Língua Portuguesa - Francês.

40 horas semanais - de segunda-feira a sábado

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -Língua Portuguesa/Inglês

Licenciatura Plena em Língua Portuguesa - Inglês.

40 horas semanais - de segunda-feira a sábado

2 - DA INSCRIÇÃO

2.1 - As inscrições serão realizadas na Coordenação de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, na Fazenda Sobradinho s/ nº, município de Uberlândia, fone (34) 3233 8805, no período de 29/07/2013 a 09/08/2013, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

2.2 - O candidato deverá apresentar cópia simples acompanhada do original ou cópia autenticada em cartório dos seguintes documentos:

2.2.1 - Documento oficial de identidade e CPF;

2.2.2 - Diploma ou Declaração de conclusão do curso de Licenciatura.

2.2.3 - Documento comprobatório de experiência no Magistério, podendo ser Certidão emitida por Instituições particulares, Federais, Estudais ou Municipais e/ou da página de contrato da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS e diplomas ou certificados de Especialização, Mestrado e/ou Doutorado a serem avaliados na prova de títulos e de experiência profissional no magistério.

2.2.4 - Carteira de Trabalho da qual conste comprovação de experiência no Magistério da língua estrangeira para a qual se habilita no processo seletivo. Esta exigência visa a atender a prova de títulos e de experiência profissional no magistério.

2.3 - Apresentar Currículo simplificado ou Lattes, sem necessidade de documentação comprobatória, que, assim como os demais documentos, não deverá ser encadernado.

2.4 - Em caso de inscrição por procuração: procuração original e cópia simples acompanhada do original ou cópia autenticada em cartório do documento de identidade do procurador, mais os documentos dos itens 2.2, 2.3 e 2.5.

2.4.1 - Não serão aceitas procurações tendo servidor público como procurador.

2.5 - O candidato deverá apresentar o comprovante original do recibo do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais), que deverá ser recolhida no Banco do Brasil, por meio de Guia de Recolhimento da União - GRU, obtida no seguinte endereço eletrônico: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, acompanhando os seguintes procedimentos: Unidade Favorecida: Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia; UG: 158312; Gestão: 26413; Recolhimento Código: 28883-7; Termo de referência: 072013; Contribuinte; CPF; Nome; Valor (R$).

2.6 - A taxa de inscrição, uma vez paga, não será, em hipótese alguma, restituída.

3 - DO PROCESSO SELETIVO

3.1 - O Processo Seletivo Simplificado será realizado por Banca Examinadora - Membros ANEXO II - e constará de uma prova de desempenho didático-pedagógico, de caráter classificatório e eliminatório e de avaliação de Títulos e de experiência profissional no magistério, de caráter classificatório.

3.2 - A prova de desempenho didático-pedagógico terá valor de 100 (cem) pontos e visa demonstrar a capacidade do candidato de expor seus conhecimentos de maneira clara e organizada, consistindo na apresentação oral de um tema sorteado com, no mínimo, vinte e quatro horas e no máximo trinta e seis horas de antecedência, escolhido entre os assuntos constantes do programa do ANEXO I.

3.2.1 - Critérios de Avaliação:

Critério

Descrição

Pontuação

Plano de aula

Elaboração e organização do Plano (apresentação, descrição, clareza), adequação dos objetivos ao conteúdo planejado, adequação dos processos de verificação de aprendizagem, referência bibliográfica citada.

0 - 20

Introdução

Clareza, aspectos motivacionais, conexão entre o tema e outros conhecimentos (contextualização), exposição clara e precisa dos objetivos da aula.

0 - 10

Conteúdo

Domínio de conteúdo, utilização de exemplos e analogias, desenvoltura e segurança nas respostas aos questionamentos, coerência, adequação de vocabulário e termos técnicos.

0 - 20

Procedimentos

Espontaneidade, movimentação, postura, dicção, tom de voz, autocontrole, manejo de classe, interatividade.

0 - 20

Recursos

Adequação dos recursos didáticos às técnicas, aos objetivos e aos conteúdos propostos; momento de utilização dos recursos e uso adequado dos mesmos.

0 - 10

Finalização

Capacidade de síntese, cumprimento das etapas previstas no plano, dosagem do conteúdo em relação ao tempo previsto.

0 - 10

Avaliação

Utilização de procedimentos avaliativos.

0 - 10

3.2.2 - A prova de desempenho didático-pedagógico, cuja assistência é vedada aos demais candidatos, será realizada em sessão pública e terá duração de quarenta minutos, podendo haver um acréscimo de até vinte minutos para argüição pela Banca Examinadora. Se o ponto gramatical sorteado for referente ao ensino de língua estrangeira, a aula pode ser ministrada nesta língua estrangeira ou em língua portuguesa, voltada, assim, para turmas de estudantes de língua estrangeira como segunda língua ou para turmas de estudantes de língua estrangeira para fins específicos (ensino médio), desde que essa informação e enfoque estejam explícitos no plano de aula a ser entregue.

3.2.3 - A argüição de que trata o item 3.2.2 poderá ser feita na língua estrangeira para a qual o candidato está se habilitando.

3.2.4 - O valor atribuído à prova de desempenho didático-pedagógico será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora no valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo necessário no mínimo 50 (cinquenta) pontos para classificação.

3.2.5 - O sorteio do ponto e a ordem dos candidatos para realização da prova de desempenho didático-pedagógico serão nas dependências do Instituto - Campus de Uberlândia, Rodovia Municipal Joaquim Ferreira, S/N, Fazenda Sobradinho, Zona Rural, Município de Uberlândia,, com a presença facultativa do candidato, na data e horário abaixo, sendo divulgados no site www.iftm.edu.br.

a) Área Linguagens Códigos e Suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Espanhol em 20 de Agosto de 2013, às 09h00.

b) Área Linguagens Códigos e Suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Francês em 20 de Agosto de 2013, às 09h30.

c) Área Linguagens Códigos e Suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Inglês em 20 de Agosto de 2013, às 10h00. 3.2.6 - Após o sorteio do ponto, o candidato ou seu procurador regularmente constituído terá 24 (vinte e quatro) horas para apresentar à Banca Examinadora um plano de aula, em três vias, devidamente assinado, a serem entregues no endereço constante do item 3.2.5.

3.2.7 - O candidato que não apresentar o plano de aula de acordo com o item anterior estará eliminado do Processo Seletivo.

3.2.8 - A prova de desempenho didático-pedagógico será realizada de acordo com a ordem de sorteio dos candidatos no Instituto - Campus de Uberlândia, Rodovia Municipal Joaquim Ferreira, S/N, Fazenda Sobradinho, Zona Rural, Município de Uberlândia, conforme abaixo:

a) Área de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Espanhol - 21 de Agosto de 2013, a partir das 13h00;

b) Área de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Francês - 22 de Agosto de 2013, a partir das 13h00;

c) Área de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Inglês - 23 de Agosto de 2013, a partir das 08h30;

3.2.9 - A Instituição disponibilizará quadros negros e/ou brancos, giz ou pincel e apagador; outros recursos didático-pedagógicos são de inteira responsabilidade do candidato;

3.2.10 - A prova de desempenho didático-pedagógico será gravada e/ou filmada.

3.3 - A Prova de Títulos e experiência profissional no magistério é classificatória e tem valor máximo de 40 (quarenta) pontos, distribuídos da seguinte forma:

3.3.1 - Diploma ou certificado de conclusão do curso de Doutorado - 15 pontos;

3.3.2 - Diploma ou certificado de conclusão do curso de Mestrado - 10 pontos;

3.3.3 - Diploma ou certificado de conclusão do curso de Especialização "lato sensu" - 05 pontos;

3.3.4 - Experiência no Magistério - 01 ponto por ano completo de experiência, até o limite máximo de 10 pontos.

4 - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E DOS RECURSOS

4.1 - O resultado será divulgado no site www.iftm.edu.br.

4.2 - O resultado será a somatória dos pontos obtidos na prova de desempenho didático-pedagógico e na avaliação de Títulos e de experiência profissional no magistério.

4.2.1 - No caso de empate, serão adotados os seguintes critérios:

4.2.1.1 - Nota da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico;

4.2.1.2 - Tempo comprovado de experiência no magistério na área;

4.2.1.3 - Maior titulação;

4.2.1.4 - Maior idade.

4.3 - O candidato ou seu procurador regularmente constituído poderá interpor recurso administrativo fundamentado, modelo Anexo III, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas contadas a partir da data da publicação do resultado.

4.4 - A peça recursal deverá ser dirigida ao Reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e protocolada, em duas vias de igual teor e forma, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, na Coordenação de Gestão de Pessoas, em dia e horário de expediente;

4.5 - Não se conhecerá de recurso intempestivo ou promovido por fax, Internet ou Correio.

5 - DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

5.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado, nos termos da legislação em vigor, ou português, comprovada a condição de igualdade e gozo dos direitos políticos.

5.2 - Estar quite com as obrigações eleitorais para ambos os sexos, e com a situação militar para os candidatos do sexo masculino.

5.3 - Possuir o nível de escolaridade exigido, bem como a qualificação e titulação necessárias para o exercício profissional do cargo/área para o qual está se habilitando.

5.4 - Possuir disponibilidade para atuação profissional de segunda a sábado, em um total não superior a quarenta horas semanais.

5.5 - Apresentar disponibilidade para atuar nos Campi Uberlândia, sito à Rodovia Municipal Joaquim Ferreira, S/N, Fazenda Sobradinho, Zona Rural, Município de Uberlândia e Uberlândia Centro, sito à rua Blanche Galassi, 150, Municipio de Uberlândia.

5.6 - Apresentar aptidão física e mental condizente com o exercício das atribuições dos cargos, mediante apresentação de atestado médico.

5.7 - O candidato convocado deverá apresentar no ato da assinatura do contrato, os documentos originais comprobatórios de acordo com os requisitos fixados neste edital.

5.8 - Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, inclusive a habilitação e a classificação do candidato que não comprovar, no ato da assinatura do contrato, o preenchimento de todos os requisitos exigidos para a contratação.

6 - DA REMUNERAÇÃO

6.1 - A remuneração pela prestação do serviço será:

PROFESSOR TEMPORÁRIO

40h/SEMANAIS

GRADUADO/
LICENCIADO

APERFEIÇOAMENTO

ESPECIALIZAÇÃO

MESTRADO

DOUTORADO

R$ 2.714,89

R$ 2.825,11

R$ 2.968,02

R$ 3.549,94

R$ 4.649,65

6.2 - O Professor Substituto não faz jus ao recebimento por regime de Dedicação Exclusiva.

7 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 - O prazo para impugnação deste Edital será de até 2 (dois) úteis antes do término do período de inscrição.

7.2 - A aprovação do candidato no Processo Seletivo Simplificado constitui mera expectativa de direito à contratação, ficando este ato condicionado ao interesse e conveniência da Administração e demais disposições legais.

7.3 - A carga horária semanal corresponde à regência, preparação de aulas e demais atividades inerentes ao cargo.

7.4 - O contrato será vinculado ao Regime Geral da Previdência Social, de que trata a Lei Nº 8.213, de 24/07/1991, conforme o previsto no Art. 8º, da Lei Nº 8.745/93.

7.5 - O contrato terá vigência de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado, a critério do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Educação, de acordo com o art. 4º da Portaria Interministerial Nº 149/2011, desde que o prazo total não exceda a 2 (dois) anos, conforme Parágrafo Único, inciso I do Art. 4º, da Lei Nº 8.745/93.

7.6 - O valor contratado não será reajustado se houver alteração da titulação durante a vigência do contrato.

7.7 - O Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

7.8 - Se houver desistência ou impedimento de algum candidato convocado para contratação, será chamado o próximo candidato obedecendo a ordem de classificação. Também poderão ser convocados para contratação os candidatos classificados para suprir nova(s) vaga(s) de temporários ou vaga aberta por rescisão contratual.

7.9 - Não poderá ser contratado o candidato integrante das carreiras de magistério das Instituições Federais de Ensino, de que trata a Lei Nº 11.784 de 22 de setembro de 2009.

7.10 - Não poderá participar do processo seletivo o candidato que, tendo sido Professor Substituto ou Temporário nesta ou em outra Instituição Federal de Ensino, no Brasil, não tenha completado 24 meses de interstício desde o final de seu último contrato, ou que esteja com contrato em vigor, de acordo com inciso III do artigo 9º, da Lei 8.745/93.

7.11 - As despesas decorrentes da contratação do Professor Temporário correrão à conta do Elemento de Despesa 31.90.04, Programa de Trabalho 12.363.2109.20TP.0031, Fonte 0112000000.

7.12 - A critério do IFTM, os candidatos aprovados excedentes poderão ser aproveitados, desde que na área específica, para suprir a necessidade de vagas de professores substitutos.

Roberto Gil Rodrigues Almeida
Reitor

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA PROVA DE DESEMPENHO-DIDÁTICO:

: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Espanhol

Conteúdo Programático:

1. A reforma Ortografia da Língua Portuguesa.

2. Concordância Nominal e Verbal.

3. Regência nominal e verbal e colocação pronominal.

4. Crase.

5. Gêneros Textuais.

6. Saludos. Presentarse y preguntar informaciones acerca de los demás/conocer los demás

7. Los Articulos.

8. Verbos regulares en presente.

9. Preposiciones de lugar- Debajo, encima, al lado, delante, detrás, entre, en.

10. Adjetivos posesivos.

11. Pronombres Demonstrativos.

12. Imperativo gerúndio verbos en el Pretérito indefinido.

13. Indefinidos: algo, nada; alguién, nadie, algún, ningun.

14. Preterito perfecto- Futuro imperfecto

15. Lectura, comprensión y interpretación de textos auténticos en español, tales como la literatura, la divulgación científica, periodismo, publicidad y otros.

Bibliografia sugerida:

Língua Portuguesa para todas as Áreas:

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 21. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

BRETON, Felipe. A argumentação na comunicação. Bauru: Edusc, 1999.

CUNHA, Celso & CINTRA, Luís Felipe Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.

FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristóvão. Prática de Textos: Língua Portuguesa para nossos estudantes. Petrópolis: Vozes: 1998.

GUERING, Maria Eduarda et al. Análise e Produção de Textos. São Leopoldo: Unisinos, 1998.

INFANTE, Ulisses. Do Texto ao Texto. São Paulo: Scipione, 1998.

PLATÃO, Francisco & FLORIN, José Luiz. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1994.

_________ . Lições de Textos. São Paulo: Ática, 1999.

Língua Espanhola

GONZÁLEZ HERMOSO, A., SÁNCHEZ ALFARO, M. Español lengua extranjera: curso práctico e ejercícios: nível 2. Madrid, España: Edelsa, 2003.

MASIP, Vicente. Gramática Española para Brasileños. Barcelona: Difusión, 2000.

MATTE BON, Francisco. Gramática comunicativa del español: de la lengua a la idea: tomo I . Madrid: Edelsa, 1995.

MILANI, Esther Maria. Gramática de Espanhol para Brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.

DELL'ISOLA, Regina Lúcia Peret. Leitura, Inferências e Contexto Sociocultural. Formato, 2005.

OBS. : A bibliografia mencionada é apenas uma sugestão. Os candidatos poderão também fazer uso de outras obras. : Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Francês

Conteúdo Programático:

1. A reforma Ortografia da Língua Portuguesa.

2. Concordância Nominal e Verbal.

3. Regência nominal e verbal e colocação pronominal.

4. Crase.

5. Gêneros Textuais.

6. Les articles

7. Le genre et le nombre des noms

8. Les pronoms personnels

9. Les adjectifs et pronoms possessifs

10. Les adjectifs et pronoms démonstratifs

11. Les pronoms relatifs

12. Les discours direct et indirect

13. Les propositions complétives

14. Les propositions conditionnelles

15. L'expression de la cause

16. L'expression de la comparaison

17. L'expression de l'opposition

18. La lecture et compréhension de textes

Bibliografia sugerida: Língua Francesa

ABBADIE, C.; CHOVELON, B.; MORSEL, M.-H. L'expression française écrite et orale. Paris: PUG, 1994.

BERARD, E.; LAVENNE, C. Grammaire utile du français. Paris: Hatier, 1989.

CALLAMAND, M. Grammaire vivante du français. Paris: Larousse, 1987.

CHEVALIER, J. C. et al. Grammaire Larousse du français contemporain. Paris: Larousse, 1973.

DENIS, D.; SANCIER-CHATEAU, A. Grammaire du français. Paris: Le Livre de Poche, 1994. (Les Usuels de Poche)

GRÉGOIRE, M.; THIÉVENAZ, O. Grammaire progressive du français. Paris: Clé International, 1995.

______; MERLO, G. Grammaire progressive du français: exercices et activités complémentaires - niveau A. Paris: Clé International, 1995.

GREVISSE, M. Le bon usage. 13. ed. rev. Paris; Louvain-la-Neuve: De Boeck; Duculot, 1994.

MONNERIE, A. Le français au présent. Paris: Didier; Ater, 1987.

RENAUD, D.; SIREJOLS, É. Le nouvel entraînez-vous: niveau intermédiaire. Paris: Clé International, 1996.

SIREJOLS, É.; TEMPESTA, G. Le nouvel entraînez-vous: niveau débutant. Paris: Clé International, 1996. Literatura Francesa:

BENJAMIN, W. Poésie et révolution. Paris: Denoel, 1971.

BOUTY, M. Dictionnaire des oeuvres et des thèmes de la littérature française. Ed. rev. et augm. Paris: Hachette, 1990.

DESHUSSES, P. Dix siècles de littérature française. Paris: Bordas, 1984.

FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna. Tradução de Marise M. Curioni e Dora F. da Silva. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

LAGARDE, A.; MICHARD, L. XVIIe siècle: les grands auteurs français du programme II. Paris: Bordas, 1968.

______ ; ______. XVIIIe siècle: les grands auteurs français du programme III. Paris: Bordas, 1968.

______ ; ______. XIXe siècle: les grands auteurs français du programme IV. Paris: Bordas, 1969.

______ ; ______. XXe siècle: les grands auteurs français du programme V. Paris: Bordas, 1970.

LEMAITRE, H. La poésie depuis Baudelaire. Paris: Armand Colin, 1965.

MITTERAND, H. (Dir.). Littérature, textes et documents. Paris: Nathan, 1986. 9 vol.

MOREL, J. La tragédie. Paris: Armand Colin, 1964.

MORETTO, F. M. L. Letras francesas: estudos de literatura. São Paulo: Ed. UNESP, 1994.

PICHOIS, C. (Dir.). Histoire de la littérature française. Paris: G. F. Flammarion, 1996-1997. 9 vol.

RAIMOND, M. Le roman depuis la Révolution. Paris: Armand Colin, 1967.

OBS. : A bibliografia mencionada é apenas uma sugestão. Os candidatos poderão também fazer uso de outras obras. : Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Inglês

Conteúdo Programático:

1. A reforma Ortografia da Língua Portuguesa.

2. Concordância Nominal e Verbal.

3. Regência nominal e verbal e colocação pronominal.

4. Crase.

5. Gêneros Textuais.

6. Verb Tenses - Simple Present, Simple Past, Simple Future.

7. Reported Speech.

8. Modal Verbs (Can, Could, May, Might, Should, Must, etc).

9. Verb Tenses - Present Perfect Simple x Present Perfect Continuous.

10. Active x Passive Voice.

11. Phrasal verbs.

12. Some, Any, No, Someone, Anyone, No-one, Somebody, Anybody, Nobody, etc.

13. Relative Pronouns.

14. Verb Tenses - Simple Past x Present Perfect.

15. Verb Tenses - Simple Future x Near Future x Simple Present (for Future) x Present Continuous (for Future).

16. E.S.P. - English For specific Purposes - Reading and Comprehension strategies (Scanning, Skimming, etc)

Bibliografia sugerida: Língua Inglesa

AEBERSOLD, J.A.; FIELD, M.L. From reader to reading teacher - issues and strategies for second language classrooms. New York: Cambridge University Press, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: Linguagens, codigos e suas tecnologias. Brasilia: MEC, 2000.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias - conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação /Secretaria de Educação Básica, 2006.

BROWN, D.H. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Longman, 2001, 2nd edition.

CELCE-MURCIA, M. Teaching English as a second or foreign language. Boston: Heinle & Heinle, 2001, 3rd ed.

DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

OBS. : A bibliografia mencionada é apenas uma sugestão. Os candidatos poderão também fazer uso de outras obras.

ANEXO II

BANCAS EXAMINADORAS

Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Espanhol

Membros Titulares:

- Edilson Pimenta Ferreira
- Liana Castro Mendes
- Caroline Silva Severino

Membros Suplentes:

- Sueli Gomes de Lima
- Letícia Palhares Ferreira

Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Francês

Membros Titulares:

- Edilson Pimenta Ferreira
- Deborah Santesso Bonas - Marlei José de Souza Dias

Membros Suplentes:

- Sueli Gomes de Lima
- Caroline Silva Severino

Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa/Inglês

Membros Titulares:

- Edilson Pimenta Ferreira
- Sueli Gomes de Lima
- Nísia Maria Teresa Salles

Membros Suplentes:

- Liana Castro Mendes
- Caroline Silva Severino