IFSULDEMINAS - Inst. Fed. de Educação, Ciência e Tecnologia - MG

Notícia:   IFSULDEMINAS - MG abre 11 vagas para Professor Substituto de até R$ 3.672,61

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 008/2010

O Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul Minas Gerais, no uso de suas atribuições torna público que estarão abertas inscrições ao PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO de provas e títulos destinado à contratação de professor substituto, pelo período de 06 (seis) meses, nos termos da 8.745/93 e das seguintes disposições:

1- DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E DA HABILITAÇÃO EXIGIDA CAMPUS INCONFIDENTES-MG.

Área

Habilitação exigida

Nº de Vagas

Regime de trabalho

Física

Licenciatura Plena em Física ou Bacharel em Física.

1 (uma)

40 horas

Matemática

Licenciatura Plena em Matemática com Especialização em Educação Matemática ou em áreas afins.

1 (uma)

40 horas

Química

Licenciatura em Química

1 (uma)

40 horas

Educação Física

Licenciatura em Educação Física ou Bacharelado em Educação Física

1 (uma)

40 horas

Biologia

Licenciatura em Ciências Biológicas

1 (uma)

40 horas

Informática

Curso superior em: Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Informática, Tecnólogo em Análise ou Desenvolvimento de Sistemas

1 (uma)

40 horas

Agronomia*

Licenciatura em Ciências Agrárias ou Graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia

1 (uma)

40 horas

Agroindústria

Graduação em Engenharia de Alimentos ou em Tecnologia de Alimentos

1 (uma)

40 horas

Administração

Graduação em Administração ou Tecnológico em Administração

1 (uma)

40 horas

Letras

Licenciatura em Letras com habilitação em Inglês e Português

1 (uma)

40 horas

Geografia / Artes

Licenciatura Plena em Geografia com especialização ou Licenciatura em Artes ou Licenciatura em Artes com especialização ou Licenciatura em Geografia ou Geologia

1 (uma)

40 horas

* O docente aprovado para a área de agronomia prestará serviços nas Unidades Educacionais do Campus Inconfidentes, com prioridade para a Unidade de Itanhandu/MG

2- DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições estarão abertas no período de 19 de novembro de 2010 a 30 de novembro de 2010, nos dias úteis, no seguinte endereço e horários:

Na Supervisão Pedagógica, no horário de 7h30 às 10h30 e 13h00 às 16h30, situada à Praça Tiradentes, 416, Centro, Inconfidentes-MG, CEP. 37576-000.

2.2 - Será admitida a inscrição por terceiros mediante procuração (com finalidade específica) do interessado e apresentação de comprovante original do recibo do pagamento da taxa de inscrição, acompanhada, de cópias legíveis autenticadas, do documento de identidade do candidato e do documento oficial de habilitação mínima exigida, conforme descrito no item 1. Estes documentos serão retidos. É necessário o reconhecimento de firma na procuração.

2.3 - Não poderá atuar como procurador servidor público federal, conforme previsto no Inciso XI, do art. 117 da Lei 8.112/90.

2.4 - A taxa de inscrição terá o valor de R$ 40,00, devendo ser gerado a GRU (Guia de Recolhimento da União), através da Internet a ser obtida no endereço eletrônico https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp. O recolhimento da taxa de inscrição deverá ser efetuado nas Agências do Banco do Brasil S/A, observado o horário de atendimento externo das agências, em postos de autoatendimento ou via internet.

Observação: Dúvidas relacionadas ao recolhimento da GRU entrar em contato com a Reitoria do Instituto pelos telefones: (35) 3449-6150 ou 6153.

2.4.1 - Preenchendo os seguintes campos:

a) UG/Gestão: 158137 / 26412;

b) Recolhimento Código: 28883-7 (referente à "Taxa de Inscrição em Concurso Público" / Processo Seletivo Simplificado);

c) Número de referência: Número do CPF;

d) Competência: 11/2010;

e) Vencimento: a data para o recolhimento da taxa será até o dia 30/11/2010;

f) CPF do(a) candidato(a);

g) Nome completo do(a) candidato(a);

h) Valor principal: 40,00

i) Valor total: 40,00

j) Para finalizar o preenchimento, clique no botão "Emitir GRU".

2.4.2 - Não haverá isenção total ou parcial do valor da inscrição.

2.5 - No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

2.5.1 - Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

2.5.2 - Cédula de Identidade (cópia)

2.5.3 - Cadastro de Pessoa Física (CPF);

2.5.4 - Prova de Quitação com o serviço Militar, para o sexo masculino;

2.5.5 - Prova de Quitação com o serviço Eleitoral (comprovante da última votação);

2.5.6 - Diploma ou atestado de Colação de Grau;

2.6 - Não poderá se inscrever, no referido Processo Seletivo, candidato anteriormente contratado como Professor Substituto, antes de decorrido 24 (vinte e quatro) meses do encerramento de seu contrato anterior.

2.7 - O deferimento das inscrições será divulgado no dia 01 de dezembro de 2010, devendo ser afixado nos quadros de avisos e publicado na página da internet do Campus deste IFSULDEMINAS, a partir das 14h no seguinte endereço: www.ifs.ifsuldeminas.edu.br.

2.8 - O prazo de recurso pelo indeferimento será de 48 horas a partir da divulgação, e deve ser entregue na Supervisão Pedagógica, no horário de 7h30 às 10h30 e 13h00 às 16h30, situada à Praça Tiradentes, 416, Centro, Inconfidentes-MG, CEP. 37.576-000.

2.9 - O resultado final das inscrições deferidas após recurso será divulgado no dia 03 de dezembro de 2010, devendo ser afixado nos quadros de avisos e publicado na página da internet do Campus deste IFSULDEMINAS, a partir das 14h no seguinte endereço: www.ifs.ifsuldeminas.edu.br.

2.10 - A relação de nomes dos integrantes da banca examinadora de cada área será divulgada no dia 03 de dezembro de 2010, devendo ser afixado nos quadros de avisos e publicado na página da internet do Campus deste IFSULDEMINAS, a partir das 14h no seguinte endereço: www.ifs.ifsuldeminas.edu.br.

3 - DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

3.1 - O Processo Seletivo Simplificado regido por este Edital constará de

a) Desempenho Didático;

b) Prova de Títulos

3.1.1 - Todos os candidatos inscritos serão submetidos à prova de Desempenho Didático.

3.1.2.- A prova de Títulos valerá 70 (setenta) pontos de acordo com a escala abaixo:

a)

Licenciatura na área atuação

25 pontos

25

b)

Doutorado

35 pontos

35

c)

Mestrado

25 pontos

d)

Curso de Especialização (Mínimo 360 horas)

15 pontos

e)

Experiência comprovada, adquirida no magistério (Docência)

01 (um) ponto para cada 06 meses comprovado de experiência, limitado a 10 pontos.

10

Total

70

3.1.3 - O Desempenho Didático de que trata o item 3.1 alínea "a", valerá 100 (cem) pontos.

3.1.3.1 - O sorteio do ponto da prova de desempenho didático será realizado na Supervisão do Campus, localizada à Praça Tiradentes, 416 - Centro - Inconfidentes-MG, CEP. 37576-000, no dia 06 de dezembro de 2010, às 8h, com a presença do candidato ou seu representante legal, sob pena de desclassificação do certame.

3.1.3.2 - Havendo número maior de que dez candidatos por vaga haverá, no momento do sorteio do ponto, o sorteio dos candidatos que apresentarão a aula didática no dia 07 de dezembro de 2010. Neste caso, também, haverá novo sorteio de ponto no dia 07 de dezembro de 2010 para apresentação, dos próximos dez candidatos sorteados, no dia 08 de dezembro de 2010, outro sorteio no dia 08 de dezembro de 2010 para apresentação do dia 09 de dezembro de 2010 e assim sucessivamente.

3.1.3.3 - Os pontos sorteados deverão ser exclusivos, ou seja, não se repetem a cada sorteio.

3.1.3.4 - A ordem de apresentação da prova didática será feita por sorteio, às 7h15 do dia da apresentação da aula didática, com a presença dos candidatos.

3.1.3.5 - A prova de Desempenho Didático se iniciará no dia definido para apresentação, nas dependências do Campus, iniciando-se às 8h.

3.1.3.6 - Para a realização desta Prova, o candidato deverá entregar aos membros da Banca, 3 (três) cópias do Plano de Aula (devidamente assinado pelo candidato), no início da Prova didática do primeiro candidato da área e apresentar documento de identidade.

3.1.3.7 - A prova de desempenho didático, que visa demonstrar a capacidade didática dos candidatos em expor seus conhecimentos de forma clara e organizada, consistirá na apresentação oral, permitida a utilização de material didático (será disponibilizado lousa e data show), de um tema igual para todos os candidatos (que farão a apresentação no mesmo dia), sorteado da relação de pontos do Anexo I.

3.1.3.8 - Esta prova será realizada em sessão pública e gravada conforme § 3º do artigo 13 do Decreto nº 6.944/2009, vedada a presença dos demais candidatos, e terá a duração de no máximo, 30 (trinta) minutos.

3.1.3.9 - Os critérios de avaliação estão contidos no Anexo II deste Edital.

3.1.4 - Será aprovado na prova de Desempenho Didático o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

3.1.5 - Os documentos comprobatórios para a pontuação constante no item 3.1.2, alíneas "a, b, c, d, e", devem ser entregues na Supervisão Pedagógica, no horário de 7h30 às 10h30 e 13h00 às 16h30 do dia da apresentação do prova de Desempenho Didático, Praça Tiradentes, 416, Centro, Inconfidentes-MG, CEP. 37.576-000, após a apresentação da prova de Desempenho Didático do candidato.

3.1.5.1 - O candidato sorteado para fazer a Prova de Desempenho Didático dia 07/12/2010, deverá entregar os documentos comprobatórios, neste mesmo dia, logo após sua apresentação, na Supervisão do Campus. O mesmo valendo para as demais datas de apresentação e candidatos.

3.1.5.2 - A Prova de Títulos será realizada após o término das apresentações da prova de Desempenho Didático.

3.1.5.3 - Somente serão considerados os pontos de Títulos dos candidatos aprovados na prova de Desempenho Didático.

3.1.6 - O candidato será classificado de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos no Desempenho didático e Títulos.

3.1.7 - Ocorrendo empate no total de pontos, aplicar-se-á para o desempate, o disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termos do Artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais).

3.1.8 - Para os candidatos que não estão ao amparo do item anterior, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que:

a) obtiver a maior nota na prova de Desempenho Didático;

b) obtiver a maior nota na pontuação de títulos;

c) tiver a maior idade.

3.2. - O Resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 13 de dezembro de 2010, devendo ser afixado nos quadros de avisos e publicado na página da internet do Campus deste IFSULDEMINAS, a partir das 14h no seguinte endereço: www.ifs.ifsuldeminas.edu.br.

4- DO PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

4.1 - O Processo Seletivo terá validade de 12 (doze) meses, a contar da data de publicação de sua homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente, conforme legislação vigente.

5- DA CONTRATAÇÃO E DO REGIME DE TRABALHO

5.1 - A Contratação do candidato classificado será de acordo com interesse da Administração deste IFSULDEMINAS, podendo ser prorrogado por no máximo 18 meses.

5.2 - O Contrato será temporário na forma de Prestação de Serviços,

5.3 - A carga horária a ser cumprida atenderá aos cursos oferecidos pelo Campus deste IFSULDEMINAS nos turnos manhã, tarde e noite.

5.4 - A contratação estará condicionada ao atendimento da legislação especifica, dos órgãos governamentais, bem como ao interesse da Administração do IFSULDEMINAS.

5.5 - O Regime de trabalho será de 40 horas, de acordo com o Artigo 112, Inciso II da Lei 11.784/08 observadas as normas e regulamentos deste Instituto e Órgãos Superiores, que regulamenta escala de plantões prático didáticas

5.5.1 - Os candidatos excedentes poderão ser convocados para cumprir regime de trabalho de 20 horas, de acordo com o Artigo 112, Inciso II da Lei 11.784/08 observadas as normas e regulamentos deste Instituto e Órgãos Superiores, que regulamenta escala de plantões prático didáticas

5.6 - O contratado terá de ministrar aulas nos ensinos Básico, Técnico, Tecnológico e Superior oferecidos pelo IFSULDEMINAS em disciplinas ligadas à sua área de formação.

5.7 - O contratado poderá realizar atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão além de outras previstas na legislação vigente como acompanhamento de projetos do interesse do IFSULDEMINAS e outras atividades correlatas.

5.8 - O contratado estará sujeito ao código de ética vigente na Instituição.

6 - DA REMUNERAÇÃO MENSAL

A remuneração inicial deverá ser correspondente a titulação apresentada por ocasião da contratação. O contrato será feito com base nas leis nº 8.745/93 e 9.849/99.

Titulação

Vencimento

Graduação

2.124,20

Especialização

2.259,65

Mestrado

2.776,84

Doutorado

3.672,61

Obs.: Tabela de remuneração correspondente ao mês de julho/2010

7 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.

7.1 - A inexatidão de afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificada após a homologação dos resultados, implicará na eliminação sumária do candidato. Serão declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

7.2 - Será excluído do Processo Seletivo Simplificado o candidato que se tornar culpado de incorreções ou descortesia com qualquer examinador, executor, seus auxiliares ou autoridades presentes, durante a realização do referido Processo.

7.3 - A classificação no Processo Seletivo Simplificado não assegura a qualquer candidato o direito à contratação imediata, mas apenas a expectativa de ser contratado a partir da existência de vaga. A concretização deste ato fica condicionada a observância das disposições legais pertinentes, bem como o interesse da Administração do IFSULDEMINAS.

7.4 - Não há reserva de vagas para portadores de deficiência, em virtude do número de vagas por disciplina ser menor do que o previsto no § 2º do art. 5º, da Lei 8.112/90.

7.5 - Quaisquer alterações das disposições ora estabelecidas serão comunicadas através de retificação, a ser divulgado na página da internet deste Campus, documento a constituir parte integrante deste Edital.

7.6 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado.

Pouso Alegre, 18 de novembro de 2010.

SÉRGIO PEDINI
Reitor

ANEXO I - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Barema da avaliação didática:

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1. PLANEJAMENTO

20,0

1.1 Adequação do objetivo ao conteúdo

4,0

1.2 Seleção e organização sequencial de conteúdo (ordem e clareza dos dados essenciais)

4,0

1.3 Estratégia de ensino

4,0

1.4 Adequação do plano de aula

4,0

Bibliografia adequada ao tema

4,0

2. DESENVOLVIMENTO DA AULA

60,0

2.1 Visão introdutória do assunto (motivação inicial ou introdução)

10,0

2.2 Clareza e correção do conteúdo

20,0

2.3 Adequação do conteúdo para alunos de nível médio e graduação

5,0

2.4 Desenvolvimento sequencial da exposição

5,0

2.5 Uso adequado dos recursos didáticos

5,0

2.6 Capacidade de sintetizar os pontos fundamentais (conclusão - síntese)

5,0

2.7 Conclusão da aula no tempo previsto

5,0

2.8 Domínio do conteúdo

5,0

3. ATUAÇÃO DO PROFESSOR

20,0

3.1 Naturalidade

5,0

3.2 Uso correto da Língua Portuguesa

5,0

3.3 Capacidade de comunicação na transmissão do conteúdo

10,0

TOTAL

100,0

ANEXO II - PONTOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

- Física

1. Ótica.

2. Leis da Termodinâmica.

3. Hidrostática, Hidrodinâmica e Fluidos.

4. Corrente, Resistência e Lei de Ohm.

5. Campo Elétrico e Campo Magnético.

6. Leis de Kepler, movimentos da Terra e suas conseqüências.

7. Objetivos e finalidades das propostas curriculares do ensino da Física.

8. O papel da História das Ciências no ensino de física.

9. Relações Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente e as contribuições da física

- Matemática

1.Matrizes

2.Vetores

3.Números reais

4.Limite e continuidade

5.Derivadas e regras de derivação

6.Problemas de máximo e mínimo

7.Progressões

8.Trigonometria,

9.Álgebra

10. Álgebra Linear

11. Geometria Euclidiana Plana e Espacial

12. Análise Combinatória, Probabilidades, Binômio de Newton,

- Química

1.Química geral

2. Separação das misturas

3. Distribuição eletrônica

4. Solubilidade

5. Produto iônico da água

6. Cadeias carbônicas

7. Isomeria na química orgânica

- Educação Física

1. Anatomia

2. Biomecânica e Cinesiologia

3. Fisiologia do Exercício

4. Adaptação Fisiológicas ao Treinamento

5. Treinamento Esportivo e Condicionamento Físico Geral

6. Primeiros Socorros no Esporte

7. Educação física e sociedade

- Biologia

1. Manejo e conservação da vida silvestre no Brasil

2. História evolutiva e filogenia de vertebrados

3. Zoogeografia

4. Fragmentação, efeito de borda e corredores ecológicos

5. Recuperação de áreas degradadas

6. Origem e evolução dos tetrapoda

7.Impacto Ambiental

8. Comportamento social dos mamíferos

- Informática

1. Algoritmos e Estruturas de Dados

2. Sistemas Operacionais

3. Linguagem de Programação

4. Banco de Dados

5. Engenharia de Software.

- Agronomia

1. Introdução à Agricultura

2. Solos

3. Agroecologia e Desenvolvimento sustentável

4. Olericultura

5. Culturas anuais

6. Culturas perenes

7. Infraestrutura

8. Defesa fitossanitária

- Agroindústria

1. Controle sanitário

2. Princípios de tecnologia de alimentos

3. Análises de alimentos

4. Processamento de frutas e hortaliças

5. Microbiologia de alimentos

6. Processamento de grãos, raízes e tubérculos

7. Processamento de leite de consumo

8. Processamento de queijos

9. Processamento de produtos lácteos fermentados e manteiga

10. Processamento de carne

11. Processamento de pescados, aves e ovos

12. Tecnologia de bebidas.

- Administração

1. Empreendedorismo

2. Plano de Negócios

3. Gestão de marketing

4. Gestão financeira

5. Gestão de Pessoas

6. Gestão da Produção

7. Gestão de Materiais

8. Contabilidade

9. Matemática Financeira

10. Gestão da Qualidade

- Letras

1. Compreensão de textos: verbais e não verbais

2. Gêneros Textuais

3. Literatura modernista

4. Conhecimentos linguísticos: substantivos (formação do plural, irregular e casos especiais)

5. Coesão e coerências textuais

6. Pronomes relativos,

7. Verb tenses,

8. The passive voice

9. The reported speech

10. Present perfect tense.

- Geografia/Artes

1. Categorias e conceitos de análise do espaço geográfico

2. Regionalização e globalização

3. Geopolítica e redefinições territoriais; escala e representações cartográficas

4. Artes