IF Sertão Pernambucano - PE

Notícia:   IFSertão - PE abre 30 vagas para Professor em diversos Campi

SERVIÇO PUBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO

EDITAL Nº 10 DE 06 DE JUNHO DE 2011

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, consoante portaria Interministerial n° 56 de 20 de abril de 2011, publicada no Diário Oficial da União 25 de abril de 2011, torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado a selecionar candidatos com vistas ao provimento dos cargos constantes no presente Edital, na categoria funcional do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D 101, em regime de 40 horas semanais e 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva e em conformidade com o Decreto n° 94.664/87 e Lei n° 8.112/90, alterada pela Lei n° 9.527/97, também alterada pela Lei n° 11.784/2008, para o Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, para exercício nos Campi: Petrolina, Salgueiro, Ouricuri e Floresta.

1. DO REGIME JURÍDICO, DAS ÁREAS DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO

1.1. O concurso público se dará para o preenchimento de cargos efetivos da categoria funcional de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe e Nível Inicial (D-1-01) do quadro permanente de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, com lotação e exercício nos Campi do IF SERTAO-PE, sob o regime jurídico da Lei n° 8.112/90, e atuação nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito predominantemente das Instituições Federais de Ensino.

1.2. Os cargos que serão preenchidos no regime de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva (D.E.), terão o compromisso de não ter nenhuma outra atividade remunerada, conforme disposto no Anexo ao Decreto n° 94.664/87, bem como na Portaria MEC n° 475/87 e Resolução n° 25/2009 - RIFB.

1.3. As informações referentes às vagas, áreas de conhecimento, regime de trabalho e habilitação exigida para participação no Concurso Público, constam dos Anexos I, II , III, IV e V deste Edital.

1.4. A remuneração para o cargo consta na tabela 1. TABELA 1

Regime

Classe/Nível

VB (R$)

GEDBT

RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO (RT)

Aperfeiçoamento

Especialização

Mestrado

Doutorado

DE

Classe D-I-01

1.728,28

1.034,08

187,32

357,72

1.432,34

3.344,15

40h

Classe D-I-01

1.115,02

1.015,31

56,48

135,45

652,64

1.548,41

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

2.1. A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de estrangeiro estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) Possuir habilitação exigida para a área que irá concorrer, conforme Anexos I, II, Ill, IV e V. Diplomas expedidos por universidades estrangeiras deverão estar revalidados e registrados, conforme Legislação pertinente;

d) Estar em gozo dos direitos políticos;

e) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

f) Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

g) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei n° 8.112/90;

h) Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no § 1° do art. 13 da Lei n° 8.112/90;

i) Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal;

j) Ser considerado APTO em todos os exames pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados neste edital, os quais correrão à suas expensas. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião dos exames médicos pré-admissionais, este não poderá ser admitido. Esta avaliação terá caráter eliminatório;

k) Apresentar outros documentos que vierem a ser exigidos;

1) Não estar inscrito na Dívida Ativa da União.

2.2. Os candidatos de nacionalidade estrangeira deverão ter fluência na língua portuguesa.

2.3. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no subitem 2.1 deste item e daqueles que vierem a ser estabelecidos impedirá a posse do candidato.

2.4. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes do subitem 2.1, não se considerando qualquer situação adquirida após essa data.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 Período: de 09 de junho a 10 de julho de 2011.

3.2. Modalidade de Inscrição: As inscrições serão realizadas, única e exclusivamente, via Internet, no sítio www.ifsertao-pe.edu.br.

3.3. Satisfazer todas as condições do presente Edital, anulando-se todos os atos decorrentes de inscrição efetuada em desacordo com as normas aqui presentes.

3.4. Acessar o Edital e a Ficha de Inscrição no sítio indicado, conforme descrição abaixo:

a) preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line;

b) imprimir o boleto bancário para o pagamento;

c) preencher ficha de inscrição disponibilizada através do endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br e efetuar recolhimento da taxa de inscrição, através de GRU - Guia de Recolhimento da União, código unidade favorecida, código 158149, gestão 26430, código de recolhimento 28883-7, número de referência 158149 e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil, no valor de R$ 100,00 (cem reais);

d) a Comissão Organizadora do concurso não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

e) a partir do dia 15 de julho de 2011 o candidato deverá consultar, via Internet, no mesmo sítio, se sua inscrição foi confirmada.

3.5. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

3.6. Não será aceita inscrição com CPF que não seja do próprio candidato, a inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária dos respectivos recolhimentos.

3.7. Todas as etapas de inscrição do Concurso deverão ser rigorosamente cumpridas, inclusive o pagamento do boleto bancário até a data do vencimento.

3.8. Todas as informações relativas ao concurso serão divulgadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br

3.9. A Comissão Organizadora do Concurso não se responsabilizará pela efetivação de inscrições pagas após o primeiro dia útil do encerramento do período de inscrições.

3.10. A taxa de que trata o subitem 3.4, alínea c, uma vez paga, não será restituída.

3.11. As informações e as declarações prestadas no Formulário de Inscrição serão da inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Organizadora, o direito de excluir do Concurso aquele que não preencher o Formulário de forma completa e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.12. Efetivada a inscrição, não haverá devolução, em hipótese alguma, da taxa de inscrição ou de outras importâncias pagas, a qualquer título.

4 ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

4.1 Poderá haver isenção do pagamento da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem impossibilidade de arcar com o pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto n° 6.593/2008 e deste edital.

4.2. Fará jus à isenção o candidato que, cumulativamente:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, nos termos do Decreto n° 6.135/2007 e

b) for membro de "família de baixa renda" nos termos do Decreto n° 6.135/2007. Compreende-se por "família de baixa renda" aquela que possua renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou aquela que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos

4.3. Para realização da inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá:

a) preencher o Anexo VI das normas gerais deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br, no período de 09/06/2011 a 13/06/2011;

b) o candidato que solicitar a isenção terá até o dia 15/06/2011 para entregar a documentação comprobatória, podendo ser enviada pelo correio, com data de postagem do dia 13/06/2011;

c) a partir do dia 17/06/2011 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br se fora deferido seu requerimento de inscrição;

d) a partir do dia 22/07/2011 o candidato deverá imprimir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br seu comprovante de inscrição, contendo data e local da realização das provas;

e) o candidato que até o dia 22/07/2011 não obtiver o comprovante definitivo de inscrição, via internet, deverá entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) pelo telefone (87) 2101-2350 no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, nos dias 25 e 26/07/2011 sob pena de não ter acesso ao local das provas e a sua realização.

5 DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

5.1. O candidato que necessitar de condições especiais para realizar as provas deverá apresentar à Comissão Organizadora do Concurso na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Reitoria, situado na Rua Coronel Amorim 76, Centro, Petrofina - PE, até o dia 22/07/2011, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, requerimento devidamente instruído com atestado médico, descrevendo a sua necessidade e especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas, para garantir sua participação no Concurso Público, enviada pelo correio, com data de postagem até o dia 22/07/2011. Anexo VII.

5.2. Os candidatos com necessidades especiais, resguardadas as condições previstas no Decreto n° 3.298/99, particularmente no artigo 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e a nota mínima exigida.

6 DO CONCURSO

6.1. O Concurso Público para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico será realizado em três etapas distintas e constará de:

a) Uma Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório;

b) Uma Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório;

c) Uma Prova de Títulos, de caráter classificatório.

6.2. As provas serão avaliadas por Banca Examinadora composta por 3 (três) membros, todos docentes ou pesquisadores de instituições de ensino e/ou pesquisa.

6.3. A Prova Escrita e a Prova de Desempenho Didático, serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, a cada uma, inclusos os décimos.

6.4. A Prova de Títulos, cujo valor será de, no máximo, 100 (cem) pontos, serão atribuídos os valores constantes no Anexo VIII deste edital.

6.5. O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início dos trabalhos, munido do original do documento oficial de identidade, o mesmo utilizado na inscrição e o comprovante de inscrição.

6.6. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original informado no ato da inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido a identificação especial por membro da Comissão Organizadora do Concurso.

6.7. A identificação especial será exigida também, do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou a assinatura do portador.

6.8. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para nenhuma das provas e/ou realização das mesmas fora dos locais e horários determinados.

6.9. Todas as convocações e publicações de resultados parciais e furais serão divulgadas na Internet, no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br.

6.10. Será eliminado do Concurso Público, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o candidato que, durante o período de aplicação das provas:

a) Burlar ou tentar burlar quaisquer das normas definidas neste Edital;

b) For surpreendido passando ou recebendo auxílio para realização de quaisquer das provas;

c) Comunicar-se com outros candidatos ou qualquer pessoa estranha ao Concurso Público;

d) Dispensar tratamento inadequado, incorreto ou descortês a qualquer pessoa envolvida no Concurso Público, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos relativos ao referido processo;

e) Tiver cometido falsidade ideológica com prova documental ou;

f) Tiver utilizado procedimentos ilícitos, devidamente comprovados por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico.

7 DA PROVA ESCRITA (19 Fase)

7.2. Os candidatos cujas inscrições forem homologadas estarão automaticamente convocados para a Prova Escrita.

7.3. A Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, será dissertativa e versará sobre um tema constante de uma lista de pontos para cada área, constantes do Anexo IX.

7.4. A Prova Escrita será realizada na cidade de Petrolina das 8:00h às 12:00h, do dia 07 de agosto de 2011, no Campus Petrolina, localizado na BR 407 Km 08, Jardim São Paulo - Petrolina-PE.

7.5. A Banca Examinadora sorteará 01 (um) ponto entre os listados para cada área, no dia e horário da Prova Escrita.

7.6. Após o sorteio, o candidato terá 60 (sessenta) minutos para consulta ao material bibliográfico de que dispõe no momento e em seguida terá 03 (três) horas para realizar a dissertação, sem qualquer tipo de consulta.

7.7. Após o sorteio do ponto, o candidato não poderá ausentar-se da sala sem prévia autorização da Banca Examinadora.

7.8. A nota final da Prova Escrita será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de O (zero) a 100 (cem), sendo eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 70 (setenta) pontos.

7.9. Será facultado ao candidato apresentar um único recurso quanto ao resultado da Prova Escrita no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da sua divulgação. O recurso, fundamentado, será dirigido à Comissão Organizadora do Concurso e entregue nos campus onde foram realizadas as provas escritas. Anexo X;

7.10. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

7.11. Por ocasião da divulgação do resultado da Prova Escrita, serão divulgados: data, horário e local do sorteio do ponto da Prova de Desempenho Didático.

8 DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO(2ª Fase)

8.1. A Prova de Desempenho Didático será realizada na cidade de Petrolina, no Campus Petrolina localizado à Rod. BR 407, Km 08, Jardim São Paulo - Petrolina-PE.

8.2. A Prova de Desempenho Didático terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento e à metodologia da aula.

8.3. Só serão convocados para a Prova de Desempenho Didático os candidatos aprovados na prova escrita com média igual ou superior a 70 (setenta) pontos conforme Tabela 2. A ordem de realização dessa prova será definida em função da pontuação da Prova Escrita, seguindo a ordem de classificação. Os pontos da Prova de Desempenho Didático serão os mesmos pontos da Prova Escrita. Os candidatos não convocados para a prova didática estarão eliminados do Concurso.

TABELA 2 - VAGAS E CANDIDATOS APROVADOS

Quantidade de vagas previstas nos anexos I, H, HI, IV e V por área do conhecimento

Número máximo de candidatos aprovados para prova de desempenho didático

1

8

2

12

3

16

8.4. A divulgação dos candidatos habilitados para a Prova de Desempenho Didático, bem como a data, horário e local do sorteio do tema da aula, será feita no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br, no momento da divulgação do resultado da Prova Escrita.

8.5. O não comparecimento do candidato ao local e horário estabelecidos, implicará na sua eliminação.

8.6. O candidato terá uma tolerância máxima de 10 (dez) minutos para iniciar a sua exposição. Após esse tempo de tolerância, o candidato não poderá realizar a Prova de Desempenho Didático e estará automaticamente desclassificado do Concurso Público.

8.7. Para ter acesso ao local, antes do início da Prova de Desempenho Didático, o candidato assinará ficha de frequência junto à Banca Examinadora e deverá apresentar documento de identidade com foto, na forma da Lei n° 9.503/97.

8.8. As Provas de Desempenho Didático iniciar-se-ão, 24h após o sorteio do ponto.

8.9. Conforme dispõe o parágrafo 3° do artigo 13 do decreto n° 6.944, de 21 de agosto de 2009, as Provas de Desempenho Didático serão realizadas em sessões públicas e gravadas para efeito de registro e avaliação.

8.9.1. A Prova de Desempenho Didático será aberta ao público, vedada a presença de candidatos concorrentes, não sendo permitido ao público arguir quaisquer dos candidatos ou fazer qualquer manifestação durante as provas.

8.9.2. O público deverá assinar termo de compromisso para assistir a Prova de Desempenho Didático dos candidatos.

8.9.3. A Prova de Desempenho Didático será gravada única e exclusivamente pela Comissão de Concurso, não sendo permitido ao candidato ou ao público portar equipamentos como bip, telefone celular, walkman, discman, tocador MP3, ipod, agenda eletrônica, palmtop, receptor, câmera, gravador ou outros equipamentos similares e o IF SERTÃO-PE não se responsabilizará pela guarda dos mesmos.

8.10. No início da Prova de Desempenho Didático, o candidato obrigatoriamente entregará à Banca Examinadora o Plano de Aula, em 3 (três) vias impressas.

8.11. O plano de aula deverá contemplar: identificação do tema; objetivos específicos da aula; conteúdo programático; metodologia; avaliação e bibliografia.

8.12. A Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório, constará de uma aula pública, com duração de 50 (cinquenta) a 60 (sessenta) minutos.

8.12.1 Caso o candidato ministre a aula num tempo inferior a 50 minutos ou superior a 60 minutos, estará automaticamente eliminado do concurso.

8.13. Após o término da aula, o candidato deverá permanecer até 10 (dez) minutos, no máximo, ao dispor da banca, a fim de prestar os esclarecimentos que lhe forem solicitados. Esse tempo não será contabilizado no limite de tempo estabelecido para a aula

8.14. A avaliação da Prova de Desempenho Didático, feita por cada um dos 3 (três) membros da banca examinadora, consistirá da análise dos itens descritos no Anexo XI.

8.15. A nota final da Prova de Desempenho Didático será a média aritmética das três notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de O (zero) a 100 (cem), sendo eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 70 (setenta) pontos.

8.16. Não caberá interposição de recurso ao resultado da Prova de Desempenho Didático, dadas as suas características.

9 DA PROVA DE TÍTULOS

9.1. Participarão da Prova de Títulos os candidatos classificados na Prova Escrita e na Prova de Desempenho Didático.

9.2. Os Títulos serão avaliados pela Banca Examinadora, perfazendo um total de 100 (cem) pontos, de acordo com o Anexo VIII.

9.3. Os títulos deverão ser apresentados na forma de caderno ou pasta classificadora, cuja primeira folha deverá ser uma lista de todos os títulos entregues, seguida do Curriculum vitae e das cópias xerográficas legíveis e autenticadas de todos os comprovantes, na rigorosa ordem prevista no Anexo VIII.

9.4. A autenticação dos títulos poderá ser realizada pela Direção de Gestão de Pessoas - DGP, exclusivamente no período de 04 a 05 de agosto de 2011, no horário de 8h às 12h e de 14h às 16h ou por cartórios, instituições federais e/ou estaduais.

9.5. Os Títulos deverão ser entregues à banca examinadora no ato da realização da prova de desempenho didático. Não serão aceitos títulos entregues a posteriori.

9.6. Não serão avaliados na Prova de Títulos os documentos sem autenticação.

10 DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO

10.1. A nota final do candidato será a média ponderada das notas das 3 (três) etapas do concurso, de acordo com os seguintes pesos:

a) Prova Escrita - PESO 3

b) Prova de Desempenho Didático - PESO 4

c) Prova de Títulos - PESO 3

10.2. Em caso de igualdade de pontos na média final, terá preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:

a) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

b) Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

d) Possuir maior titulação;

e) For portador de necessidades especiais;

f) For mais idoso (artigo 27, parágrafo único da Lei n°. 10.741/03); .

10.3. A Banca Examinadora emitirá parecer final e ata contendo registro das ocorrências da Prova Escrita, da Prova de Desempenho Didático e da Prova de Títulos, relacionando expressamente os candidatos habilitados com a respectiva classificação e os inabilitados.

10.4. O julgamento da Banca Examinadora é definitivo, salvo em caso de inobservância das presentes normas. Nesta hipótese, caberá recurso à Comissão Organizadora.

10.5. O recurso fundamentado será dirigido à Comissão Organizadora do Concurso, na Diretoria de Gestão de Pessoas, situado na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, localizada à Rua Coronel Amorim 76, Centro, Petrolina - PE, devendo ser interposto no prazo improrrogável de 24 (vinte e quatro) horas após a publicação do resultado do Concurso Público. Antes de proferir a decisão do recurso, a Banca Examinadora poderá ser consultada.

10.6. A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano poderá, fundamentadamente, anular o resultado do Concurso Público.

10.7. O resultado final do Concurso Público será encaminhado à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano para publicação e demais procedimentos cabíveis.

10.8. A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou. Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano reserva-se o direito de chamar os habilitados, na rigorosa ordem de classificação, conforme as necessidades da administração.

11 DA VALIDADE DO CONCURSO

11.1 0 Concurso terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

11.2 Se houver desistência de algum candidato convocado para nomeação, será chamado o próximo candidato na ordem de classificação.

12 DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO HABILITADO

12.1. O candidato habilitado será convocado para nomeação, rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerando-se as vagas existentes ou que venham a existir para o cargo a que concorreu, no Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, observadas as vagas que venham surgir nos seus respectivos campi.

12.2. O candidato nomeado deverá satisfazer aos requisitos legais para a Posse em cargo público federal, inclusive ser declarado apto nos exames médicos, fisicos e mentais, conforme legislação em vigor e normas estabelecidas neste Edital.

12.3. Os candidatos nomeados deverão, dentro do prazo legal, comparecer ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Diretoria de Gestão de Pessoas, portando os documentos comprobatórios dos requisitos legais, e os seguintes exames e laudos médicos, expedidos, no máximo, há 30 (trinta) dias:

a) Originais de Exames laboratoriais: Hemograma, Glicemia, Colesterol Total, HDL, Triglicerídeos, Tipagem Sanguínea, Creatinina, VDRL, TGP, Gama GT, EPF, Parcial da Urina, ECG e Raio-X de tórax PA;

b) RX do Tórax Bilateral, Teste Ergométrico, Ácido Úrico e PSA, se o candidato tiver 40 anos completos ou mais, além dos exames solicitados na alínea "a" deste item.

12.4. A Equipe de profissionais de saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano fornecerá laudo de Aptidão física e mental.

12.5. No interesse da Administração Federal e com a anuência do candidato habilitado, este poderá ser nomeado para lotação em outro Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano diferente daquela para a qual fez a inscrição, ou para lotação em outra Instituição Federal de Ensino - IFES

12.6. O candidato classificado será convocado para nomeação por correspondência direta para o endereço constante na Ficha de Inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, se aceita ou não o cargo. O não pronunciamento do convocado, no prazo 03 (três) dias úteis, contados a partir do recebimento da convocação, permitirá ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

12.7. Para fins de possível convocação, o candidato habilitado será responsável pela atualização de endereço e telefones, durante a vigência do Concurso Público, junto a Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

12.8. Os documentos que comprovem os requisitos básicos para investidura no cargo serão exigidos por ocasião do provimento das vagas, de acordo com o que dispõe o artigo 5°, incisos I, II, III, IV, V, VI e parágrafo 1° do mesmo artigo da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, no ato da posse.

12.9. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação no Diário Oficial da União do ato de provimento (nomeação). Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer neste prazo (artigo 13 da Lei n° 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

12.10. É de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. O servidor será exonerado do cargo, se não entrar em exercício neste prazo (artigo 15 da Lei n°. 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

12.11. O candidato nomeado e empossado atuará nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

12.12. Após o ingresso no cargo o servidor permanecerá no Campus para o qual foi lotado por um período mínimo de três anos. Casos excepcionais serão analisados conforme interesse e conveniência da Administração do IF SERTÃO-PE.

13 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. A inexatidão das afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Concurso, implicará em eliminação sumária do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

13.2. A classificação no Concurso Público não assegura ao candidato habilitado direito ao ingresso automático no cargo, mas a expectativa de nele ser admitido, seguindo a ordem de classificação. A concretização desse ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes e ao interesse, juízo e conveniência da Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

13.3. A inscrição no Concurso Público implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições do teor deste Edital e das Instruções Específicas, expedientes dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

13.4. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão de Organização do Concurso Público e encaminhados, se necessário, à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.

14 CRONOGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO - PROFESSOR EFETIVO 2011

DATA

AÇÕES

07/06/11

Publicação do Edital no DOU

07/06/11

Publicação do Edital no Site

09/06 a 10/07/11

Inscrições

09/06 a 13/06/11

Período para solicitação da taxa de isenção

13/06/11

Período para postagem da documentação comprobatória

17/06/11

Resultado do pedido de isenção

22/07/11

Publicação das Inscrições homologadas

25/07/11

Prazo para interposição de recurso das inscrições

26/07/11

Resultado do recurso das inscrições

27/07/11

Homologação final das inscrições e Divulgação dos locais de prova

07/08/11

Prova Escrita

10/08/11

Resultado da Prova Escrita

11/08/11

Prazo para interposição de recurso da prova escrita

12/08/11

Resultado do Recurso da Prova Escrita

16/08 a 17/08/11

Sorteio do Ponto para Prova de Desempenho Didático

17/08 a 18/08/11

Prova de Desempenho Didático

24/08/11

Divulgação do Resultado Final

25/08/11

Prazo para interposição de recurso para prova de títulos

29/08/11

Resultado do Recurso da Prova de Títulos, Publicação e Homologação do Concurso no Diário Oficial da União - DOU

Petrolina, 06 de junho de 2011.

SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ
Reitor

ANEXOS

Anexo I - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS PETROLINA

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

MatemáticaLicenciatura ou Bacharelado em Matemática1Dedicação Exclusiva
Língua Brasileira de Sinais - LIBRASGraduação em Letras (com habilitação em Português e Libras ou outras licenciaturas com certificação de proficiência para o ensino de Libras, conforme Decreto n° 5.626/05.140h

Anexo II - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS OURICURI

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Agroindústria com ênfase em Processamento de Produtos Apícolas

Curso Superior de Tecnologia de Alimentos ou Graduação em Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria ou Zootecnia.Curso Superior de Nutrição ou Engenharia Agronômica com no mínimo especialização na área objeto do concurso.

1

Dedicação Exclusiva

Agroindústria com ênfase em Processamento de Frutas e Hortaliças

Curso Superior de Tecnologia de Alimentos ou Graduação em Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria. Curso Superior em Economia Doméstica ou Curso Superior de Nutrição ou Engenharia Agronômica com no mínimo especialização na área objeto do concurso.

1

Dedicação Exclusiva

Agroindústria com ênfase em Processamento de Laticínios

Curso Superior de Tecnologia de Alimentos ou Graduação em Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, ou Curso Superior de Tecnologia em Laticínios. Curso Superior de Nutrição ou Curso Superior de Medicina Veterinária ou Zootecnia com no mínimo curso de especialização na área objeto do concurso.

1

Dedicação Exclusiva

Agroindústria com ênfase em Processamento de Carnes

Curso Superior de Tecnologia de Alimentos ou Graduação em Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria ou Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Carnes. Curso Superior de Nutrição ou Curso Superior de Medicina Veterinária ou Zootecnia com no mínimo especialização na área objeto do concurso.

1

Dedicação Exclusiva

Agricultura com Ênfase em Mecanização Agrícola

Engenharia Agrícola ou Engenharia Agronômica ou Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Fruticultura Irrigada ou áreas afins.

1

Dedicação Exclusiva

Agricultura com Ênfase em Irrigação e Drenagem

Licenciatura em Ciências Agrárias, Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídricos ou Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Fruticultura Irrigada.

1

Dedicação Exclusiva

Informática com Ênfase em Hardware e Redes

Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Processamento de Dados, Gestão de Tecnologia da Informação ou áreas afins.

1

Dedicação Exclusiva

Informática com Ênfase em Desenvolvimento de Software

Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Processamento de Dados, Gestão de Tecnologia da Informação ou áreas afins.

1

Dedicação Exclusiva

Química com Ênfase em Química Geral e Química Inorgânica

Licenciatura ou Bacharelado em Química, Engenharia Química ou Engenharia em Química Industrial ou Tecnologia em Química ou áreas afins.

1

Dedicação Exclusiva

Engenharia Civil I

Engenharia Civil ou Arquitetura.

1

Dedicação Exclusiva

Engenharia Civil II

Engenharia Civil ou Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios ou áreas afins.

1

Dedicação Exclusiva

FísicaLicenciatura ou Bacharelado em Física1Dedicação Exclusiva
MatemáticaLicenciatura ou Bacharelado em Matemática1Dedicação Exclusiva

Anexo III - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS SALGUEIRO

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Informática Geral, Desenvolvimento e Design Web

Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Processamento de Dados, Gestão de Tecnologia da Informação ou áreas afins.

1

Dedicação Exclusiva

Informática Geral, Redes e Montagem e Manutenção de Computadores

Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Processamento de Dados, Gestão de Tecnologia da Informação ou áreas afins.

2

Dedicação Exclusiva

Matemática I

Licenciatura ou Bacharelado em Matemática

1

Dedicação Exclusiva

Matemática II

Licenciatura ou Bacharelado em Matemática

1

Dedicação Exclusiva

Geografia

Licenciatura em Geografia

1

Dedicação Exclusiva

Língua Espanhola

Licenciatura em Letras com Habilitação em Espanhol ou Licenciaturas com no mínimo especialização em Língua Espanhola

1

Dedicação Exclusiva

Engenharia Civil

Engenharia Civil ou Tecnologia de Construção de Edifícios ou áreas afins.

2

Dedicação Exclusiva

Química Industrial

Graduação em Engenharia Química ou Química Industrial ou Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos. Tecnologia em Alimentos com especialização na área objeto do concurso.

1

Dedicação Exclusiva

Agroindústria

Curso Superior de Tecnologia de Alimentos ou Graduação em Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria ou Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Carnes. Curso Superior de Nutrição ou Curso Superior de Medicina Veterinária ou Zootecnia ou Engenharia Agronômica ou Economia Doméstica com no mínimo especialização na área objeto do concurso.

1

Dedicação Exclusiva

Anexo IV - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS FLORESTA

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Informática

Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Processamento de Dados, Gestão de Tecnologia da Informação ou áreas afins.

1

Dedicação Exclusiva

Língua Espanhola

Licenciatura em Letras com Habilitação em Espanhol ou Licenciaturas com no mínimo especialização em Língua Espanhola

1

Dedicação Exclusiva

História

Licenciatura Plena em História

1

Dedicação Exclusiva

ANEXO VI - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

REQUERIMENTO TAXA DE ISENÇÃO

A Comissão de Concurso

Eu, _______________________________________ , RG n° ____________ , CPF n° ________________ , data de nascimento ___ /___ /___ , NIS (Número de Inscrição Social) n°. _______________ residente e domiciliado a (Rua, Av.)__________________________________________ , n° _________ , Bairro _________ , CEP ____________ , venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593/2008, do Concurso para o cargo , do Campus de do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, objeto do Edital N° 10/2011, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n° 6.135/2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva taxa de inscrição.

Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.

_____________________ ,____ /____ /2011

_______________________
(Assinatura)

ANEXO VII - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA

NOME DO CANDIDATO:

DEFICIÊNCIA VISUAL: ( ) Sim ( ) Não

Se SIM:
( ) Requer prova em Braile
( ) Prova ampliada, com tamanho de letras correspondente a corpo 24
( ) OUTRA DEFICIÊNCIA. Especificar:
__________________________________________________________________________

Especificar o(s) recurso(s) especial(is) necessário(s)
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

ANEXO VIII - BAREMA DA PROVA DE TÍTULOS

Grupo I - Títulos Acadêmicos

Para fins de pontuação, será considerado apenas o título de maior grau:

Atividades**

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

15

Certificado de Licenciatura

10

Diploma de Graduação

05

** Para comprovação de titulação, será obrigatório anexar cópia autenticada e legível do diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso, histórico escolar e no caso de Mestrado e Doutorado, anexar também a ata de defesa.

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, referente aos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério na Pós-graduação

1,0 ponto/semestre

Exercício do Magistério em Curso Superior

0,7 ponto /semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, Técnica e Tecnológica incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,5 ponto/semestre

Orientação de tese de doutorado aprovada

3,0 pontos por tese

Co-orientação de tese de doutorado aprovada

1,5 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2,0 pontos por dissertação

Co-orientação de dissertação de mestrado aprovada

1,0 ponto por dissertação

Orientação de monografia de curso de especialização Lato sensu, aprovada

0,5 ponto por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho até 03 pontos

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos
Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado1,0 ponto por tese
Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior ou banca de qualificação de mestrado ou doutorado0,5 ponto por banca e/ou concurso
AtividadesPontos
Coordenação de projeto de pesquisa, ensino e extensão0,5 ponto por projeto até 03 pontos
Coordenação de curso de extensão (mínimo de 20 horas)0,3 ponto por curso até 02 pontos
Exercício de monitoria, iniciação científica, bolsa trabalho, participação em grupo PET, ou atividade de extensão0,2 ponto por semestre
Curso ministrado na área objeto do concurso, mínimo de 20 horas0,2 ponto por curso

Grupo III - Produção Cientifica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do concurso Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Registro de patente, software, marca, indicação geográfica ou similar que caracterize inovação tecnológica no INPI.

8,0 pontos por item

Autoria de livro ou co-autoria de livro

5,0 pontos por livro

Capítulo de livro

3,0 pontos por capítulo

Artigo completo publicado em periódico científico

3,0 pontos por artigo

Artigo completo publicado em congresso

1,0 ponto por trabalho

Artigo aceito em periódico indexado

1,5 pontos por artigo

Resumo expandido apresentado em congresso

0,5 ponto por trabalho

Participação em congressos e seminários com apresentação de resumo simples

0,2 ponto

Grupo IV - Experiência profissional além da atividade docente e cursos de formação complementar Poderá ser considerada a atividade abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Experiência devidamente comprovada e relacionada à área de conhecimento, objeto do concurso.

1,5 ponto por ano

Participação em curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 40 horas.

0,5 ponto por curso

Curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 20 horas.

0,2 ponto por curso

Obs: Não será computado tempo relativo a estágio.

ANEXO IX - TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITA E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS PETROLINA

MATEMÁTICA

1. Limite e Continuidade de Funções; 2. Derivada de uma Função; 3. Aplicações da Derivada; 4. A Integral Defini­da; 5. Técnicas de Integração; 6. Análise Combinatória: Permutações, arranjos, combinações, fatorial, expansão Bi­nomial ; 7. Probabilidade; 8. Estudo do Plano; 9. Equações Diferenciais Ordinárias de la Ordem; 10. Equações Di­ferenciais Ordinárias Lineares de 2ª Ordem.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

1. Legislação: Lei 10436 e Decreto 5626; 2.Código de Ética dos Intérpretes; 3. Identidade Surda; 4.Cultura Surda; 5. História da Educação de Surdos; 6.Estudo comparativo entre a Linguagem de Sinais e a Língua Portuguesa e seus aspectos gramaticais; 7. Tradução e interpretação em Linguagem dos Sinais.

TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS OURICURI

AGROINDÚSTRIA COM ÊNFASE EM PROCESSAMENTO DE PRODUTOS APÍCOLAS

1. Tecnologia e Legislação para a produção do mel; 2. Tecnologia e Legislação para produção de própolis; 3. Tecnologia e Legislação para a produção da geléia real; 4. Tecnologia e Legislação para a produção de pólen apícola; 5. Critérios de certificação do mel; 6. Pólen e própolis para produção de medicamentos caseiros e cosméticos; 7. Utilização culinária do mel; 8. Boas práticas no processo produtivo de produtos apícolas; 9. Análise química e microbiológica da qualidade do mel; 10. História da utilização do mel.

AGROINDÚSTRIA COM ÊNFASE EM PROCESSAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

1. Ferramentas de gestão da qualidade na indústria de alimentos (rastreabilidade, BPF, APPCC); 2. Fisiologia Pós‑ Colheita; 3. Industrialização de frutas e hortaliças: aspectos sociais e econômicos da situação regional e nacional; 4. Instalações e equipamentos industriais para processamento de frutas e hortaliças; 5. Frutas processadas; 6. Hortaliças processadas; 7. Aditivos usados em alimentos; 8. Embalagens de alimentos; 9. Microbiologia de frutas, hortaliças e derivados: conceitos, fatores de crescimento, benefícios e malefícios e análises microbiológicas; 10. Composição fisico química de frutas, hortaliças e derivados: importância e controle de qualidade; 11. Tratamento de resíduos e gestão ambiental na indústria de alimentos.

AGROINDÚSTRIA COM ÊNFASE EM PROCESSAMENTO DE LATICÍNIOS

1. Higienização e sanitização na indústria de laticínios e Instrução Normativa 51; 2. Importância social e econômica: situação da indústria no âmbito regional e nacional; 3. Instalações e equipamentos industriais; 4. Ferramentas de gestão da qualidade na indústria de laticínio (rastreabilidade, BPF, APPCC); 5. Microbiologia do leite e derivados; 6. Processamento tecnológico de queijos, leites fermentados, creme e manteiga; 7. Métodos de Conservação do leite: Etapas do processamento de leite; 8. Tratamento de resíduos e gestão ambiental na indústria de laticínio. 9. Leite: componentes principais, propriedades fisico-químicas e alterações. 10. Aditivos, ingredientes e coadjuvantes utilizados em derivados do leite: fundamentos tecnológicos e aspectos da legislação brasileira.

AGROINDÚSTRIA COM ÊNFASE EM PROCESSAMENTO DE CARNES

1. Ferramentas de gestão da qualidade na indústria de alimentos (rastreabilidade, BPF, APPCC); 2. Instalações e equipamentos do abate-douro e indústria de produtos cárneos; 3. Abate e bioquímica post mortem da came; 4. Maturação e cura de carnes; 5. Embutidos e defumados cárneos; 6. Produtos cárneos emulsionados e fermentados; 7. Microbiologia da carne e seus derivados; 8. Aditivos e condimentos utilizados em produtos cárneos; 9. Conservação da carne; 10. Tratamento de resíduos e gestão ambiental na indústria de alimentos.

AGRICULTURA COM ÊNFASE EM MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

1. Introdução à mecanização agrícola: Histórico da motomecanização no Brasil. 2. Tratores agrícolas: Classificação, Constituição, Motores de combustão interna, Sistema de arrefecimento, Sistema elétrico, Sistema de transmissão, Sistema hidráulico dos tratores. 3. Manutenção do trator: Manutenção preventiva, lubrificantes, pneus. 4. Tração animal: Animais de tração; Transporte de cargas no dorso; Análise das espécies voltadas para tração; Características morfológicas dos animais voltados para tração; Capacidade de trabalho dos animais, Atrelamento dos animais de tração, Implementos para tração animal. 5. Preparo do solo: Manejo de solo, estrutura do solo, compactação, espelhamento e erosão. 6. Operação de plantio ou semeadura: Semeadeira, Plantadeira, Transplantadeira, Classificação, funcionamento e regulagem das plantadeiras/semeadeiras. 7. Tratos culturais: Cultivo, Adubação em cobertura. 8. Tratamento fitossanitário: Classificação dos equipamentos para aplicação de defensivos agrícolas; Constituição dos pulverizadores; calibração do pulverizador; Operação e manutenção do pulverizador. 9. Implementos de manutenção. 10. Operação de colheita: Classificação dos equipamentos utilizados na operação de colheita; Colhedeira de cereais; Colhedeira de forragem (ensiladeira); Batedora de cereais (trilhadeira). 11. Agricultura de precisão. 12. Projetos de mecanização agrícola e viabilidade da maquinaria agrícola: Capacidade de tração disponível e esforço resistente dos equipamentos; Capacidade operacional da maquinaria; Custos operacionais da maquinaria. 13. A oficina rural: Localização e ambiência; Maquinário e equipamento para a oficina rural; Ferramentas necessárias à oficina rural; Organização da oficina rural; Armazenamento de combustíveis e lubrificantes.

AGRICULTURA COM ÊNFASE EM IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

1. Movimento de água no solo. 2. Medição de vazão. 3. Relação solo - água - planta - atmosfera. 4. Hidráulica de condutos livres. 5. Hidráulica de condutos forçados. 6. Qualidade de água para irrigação. 7. Métodos e sistemas de irrigação. 8. Riscos e controle de salinidade em áreas irrigadas. 9. Manejo de irrigação. 10. Drenagem agrícola.

INFORMÁTICA COM ÊNFASE EM HARDWARE E REDES

1. Introdução ao Hardware do PC e Microprocessadores. 2. Manutenção de Computadores: Detecção de problemas e suas respectivas soluções. 3. Redes de Computadores: principais tecnologias. 4. Protocolo TCP/IP e modelo OSI. 5. Sistemas Operacionais de Redes: administração e segurança. 6. Placas Mãe: Tipos, Componentes e Configurações. 7. Segurança da Informação: Mecanismos de Segurança, Criptografia e Certificação Digital. 8. Gerenciamento de redes, Cabeamento Estruturado e Equipamentos de Distribuição. 9. Montagem de Micros: Teoria e Prática.

INFORMÁTICA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

1. Fundamentos de Banco de Dados e Linguagem SQL; 2. Algoritmos e Estruturas de Dados: Conceitos Básicos de Algoritmos, Análise de Algoritmos, Estruturas de Dados, Busca, Ordenação, Algoritmos em Grafos. 3. Arquitetura de Software e Padrões de Projeto Orientado a Objetos. 4. Engenharia de Software Web: Planejamento e Desenvolvimento de Aplicações Web. Sistemas hipertexto e hipermídia. Linguagens de Modelagem e Frameworks para Web. 5. Sistemas Web: Programação do lado do Cliente: Tecnologias, HTML, CSS e Java Script, Programação do lado do Servidor: Tecnologias Servlets / JSP / JPA/ Firebird / Web Containers. 6. Programação Orienta a Objetos na Linguagem JAVA: Histórico, Aspectos da Linguagem, Operadores e Expressões, Estruturas de Controle, Operadores, Legibilidade e Depuração de Programas; 7. Algoritmos e Lógica de Programação: Teoria e Prática; 8. Aplicativos Gráficos e Sistemas de Cores: Vetorial (Inkscape) e Matricial (Gimp): Teoria e Prática. 9. Design para Web: Fundamentos de Design, Web Design, Fundamentos de (re)design de sites, Fundamentos de cor e Contexto de cor, Esquemas de cores, Paleta de cores seguras para Web, Fontes e Tipografia, Acessibilidade e usabilidade, Otimização para mecanismos de busca, Tratamento e Otimização de imagens.

QUÍMICA COM ÊNFASE EM QUÍMICA GERAL E QUÍMICA INORGÂNICA

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: Noções preliminares em química. Mudanças de fase da matéria. Substâncias e misturas. Classificação dos sistemas químicos. Processos de separação de misturas. Fenômenos químicos e fisicos. Elementos químicos. 2. ESTRUTURA ATÔMICA: Aspectos históricos. Modelos atômicos (Modelo de Dalton, Modelo de Thompson, Modelo de Rutherford, Modelo de Bohr, Modelo de Sommerfeld, Modelo atômico atual). As partículas subatômicas. Principais características do átomo (número atômico, número de massa, Íons, semelhanças atômicas). Números quânticos. Distribuição eletrônica. 3. TABELA PERIÓDICA: Configuração eletrônica: períodos e grupos. Classificação dos elementos químicos de acordo com sua posição na tabela. Propriedades gerais de metais, não metais e semi-metais. Propriedades periódicas. 4. LIGAÇÕES QUÍMICAS: Ligação iônica. Ligação covalente. Ligação metálica. Arquitetura molecular (Hibridação de orbitais, VSEPR, polaridade de moléculas). 5. FUNÇÕES INORGÂNICAS: Conceitos modernos ácido-base. Teoria da dissociação eletrolítica. Ácidos inorgânicos. Bases inorgânicas. Sais inorgânicos. Óxidos. 6. REAÇÕES INORGÂNICAS: Evidências de reações químicas. Classificação das reações químicas. Balanceamento de equações químicas (método das tentativas, método de oxidação-redução, método algébrico). 7. CÁLCULOS QUÍMICOS: Leis das combinações químicas. Lei de Avogadro. Fórmulas (mínima, centesimal, molecular). Estequiometria. 8. QUÍMICA INORGÂNICA DESCRITIVA: Principais propriedades e aplicações dos elementos dos blocos "s" e "p" da classificação periódica. 9. QUÍMICA DOS MATERIAIS: Cerâmicas, Metais, Polímeros, Compósitos): Classificação. Propriedades fisicas. Propriedades mecânicas. Estrutura e ligações atômicas. Processamento. 10. COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO: Definição de Íons complexos. Teoria de Werner. Nomenclatura de complexos. Estereoquímica. Teoria de Ligação de Valência. Teoria do Campo Cristalino. Teoria do Campo Ligante.

ENGENHARIA CIVIL I

1. Paisagismo: conceituação, evolução da idéia de paisagem no tempo. O contexto contemporâneo. Paisagem natural e paisagem humana. Paisagem histórica. 2. Conforto Térmico: princípios do bioclimatismo. Princípios da fisica. Exigências humanas quanto ao conforto térmico. Índices de conforto térmico. Comportamento térmico dos materiais e componentes dos espaços construídos. 3. Habitação Coletiva: problemática da habitação coletiva e de interesse social na escala do projeto arquitetônico e seu papel na configuração urbana e sustentabilidade social, cultural, econômica e ambiental. Sustentabilidade e tecnologias de construção. 4. Projetos Habitacionais: métodos e práticas de elaboração de projetos habitacionais: formulação conceitual e desenvolvimento de programas habitacionais, de estudos preliminares relativos a inserções urbanas e ambientais. 5. Habitação Multifamiliar: alternativas metodológicas e tecnológicas de projeto, tipos, inserção urbana e ambiental: flexibilidade e transformações no tempo. 6. Avaliação de Desempenho: metodologias, desenvolvimento da teoria, e requisitos da avaliação de desempenho na construção civil. Análise sistêmica aplicada à construção civil. Aplicações no processo de criação e produção de arquitetura e urbanismo. Avaliação pós-ocupação - APO. 7. Análise de viabilidade social, técnica, econômica-fmanceira e mercadológica do empreendimento arquitetônico e urbanístico: metodologias e ferramentas. Conceito de construtibilidade e adequação tecnológica de propostas arquitetônicas e urbanísticas. Métodos de pesquisa (e leitura) de mercado aplicados à análise de viabilidade de empreendimentos arquitetônicos e urbanísticos. Desdobramentos sociais e culturais de empreendimentos arquitetônicos e urbanísticos. 8. Desenho Técnico: normalização: Objetivos, importância e entidades normalizadoras. Técnicas: desenho à mão livre, com auxílio de réguas e assistido por computador. Desenho geométrico. Projeções. Cortes e secções. Perspectivas. Cotas. Escalas. Aplicações do desenho técnico na Engenharia em geral. Simbologias utilizadas. 9. Desenho Assistido por Computador - CAD: regras e comandos básicos. Edição de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Renderização, cotagem e preparação para impressão.

ENGENHARIA CIVIL II

1 Materiais de Construção: agregados. Aglomerantes. Materiais Cerâmicos. Tintas e Vernizes. Materiais recicláveis. Pastas e Argamassas. Concreto de cimento Portland: propriedades e utilização. Empregos de Aditivos. Concreto de alto desempenho. Produtos siderúrgicos. Madeira. 2. Mecânica dos Solos: origens e tipos de solos. Forma e tamanho das partículas, distribuição glanulométrica, ensaios. Índices físicos dos solos, ensaios. Estrutura do solo, plasticidade, consistência, classificação dos solos pela granulometria e plasticidade, ensaios. Tensões totais, neutras e efetivas. Reconhecimento e investigação do subsolo, sondagens à percussão e outros ensaio de campo. Movimento d'água através dos solos, permeabilidade e areia movediça, filtros, capilaridade, ensaios. Compactação de solos, controle e equipamentos, ensaios. Propagação e distribuição de tensões nos solos. 3. Processos Construtivos: detalhes de elementos construtivos. Canteiro de obras. Locação da Obra. Movimento de terra. Fundações. Elementos de vedação. Estrutura de concreto. Revestimentos. Esquadrias. Vidros. Piso. Cobertura. Impermeabilização. Pintura. Construções Industrializadas. Patologia e qualidade nas construções. 4. Estruturas Metálicas e de Madeira: características fisicas e mecânicas da madeira. Normas aplicáveis ao dimensionamento de estruturas de madeira. Dimensionamento de barras tracionadas, comprimidas e fletidas. Estruturas metálicas: tipos de cobertura; estruturas usuais; travamento da estrutura; cargas permanentes e acidentais; dimensionamento, cálculo e desenho das peças e ligações. Projeto, especificação e execução de estruturas de madeira e metálicas. 5. Estruturas de Concreto: classificação das estruturas de concreto armado. Definição das cargas e esforços solicitantes. Flexão simples e cisalhamento. Lajes maciças e nervuradas. Escadas. Vigas Isoladas e Contínuas. Pilares. 6. Instalações hidrosanitárias: projeto, especificação e execução de instalações prediais de água fria e quente, esgoto, águas pluviais e prevenção contra incêndio. 7. Máquinas e Equipamentos: especificação de equipamentos para obra. Produção da equipe mecânica. Custo horário de equipamentos. 8. Orçamento e Planejamento de Obras: levantamento de quantitativos Planilha orçamentária. Composições de preços unitários. Cronograma físico-financeiro. Curva ABC. Especificações técnicas. Memoriais descritivos. 9. Desenho Assistido por Computador - CAD: regras e comandos básicos. Edição de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Renderização, cotagem e preparação para impressão.

FÍSICA

1. As leis de Newton do movimento; 2. As leis de conservação na Mecânica Clássica; 3. Movimento harmônico; 4. Óptica geométrica; 5. As leis da Termodinâmica; 6. Relatividade restrita; 7. As equações de Maxwell; 8. Circuitos RC, RL e LC; 9. Interferência e difração; 10. Gravitação.

MATEMÁTICA

1. Análise combinatória: Permutações, arranjos, combinações, fatorial, expansão Binomial. 2. Noções básicas de álgebra linear: Métodos de Resolução de sistemas lineares; Definição de Corpo e exemplos mais comuns, matrizes, Escalonamento de matrizes. 3. Números complexos: Forma algébrica, Forma trigonométrica, Potenciação, Radiciação, Equações binômias e trinômias; Aplicações dos números complexos. 4. Polinômios: igualdade entre polinômios, operações entre polinômios, Divisão entre polinômios; Equações do 3° grau. 5. Equações polinomiais: definição, número de raízes, relações de Girard, raízes complexas, raízes reais, raízes racionais;aplicações das Equações polinomiais. 6. Limites: Noções intuitivas, Definição de Limites, propriedades dos limites, limites de uma função, limites laterais; aplicações dos limites 7 Limites Trigonométricos, limites das funções exponencial e logarítmica, limite exponencial fundamental 8. Derivadas: Definição, interpretação geométrica, derivada de uma função, regras de derivação, Aplicações das derivada. 9. Noções de Integral: Área, a integral definida, cálculo da integral, Aplicações da integral . 10. Equações Diferenciais Ordinárias: definição, Solução de Equações diferenciais, Separação de variáveis, EDO lineares de primeira ordem, aplicações da EDO.

TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS SALGUEIRO

INFORMÁTICA GERAL, DESENVOLVIMENTO E DESIGN WEB

1. Fundamentos de Redes de Computadores. 2. Fundamentos e Tecnologias de Redes sem Fio. 3. Modelos OSI e TCP/IP e Protocolos de Redes. 4. Sistemas Operacionais de Redes. 5. Sistemas de Arquivos. 6. Sistemas de Informação. 7. Segurança da Informação. 8. Montagem e Manutenção de Computadores. 9. Placa-mãe e seus Principais Componentes. 10. Processadores e Memórias.

INFORMÁTICA GERAL, REDES E MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

1. Lógica de Programação. 2. Linguagem PHP. 3. Linguagem JavaScript. 4. Fundamentos de Redes de Computadores. 5. Banco de Dados e Linguagem SQL. 6. Web 2. O e AJAX. 7. Webdesign e Usabilidade. 8. Tecnologia Flash E ActionScript. 9. Imagens Vetoriais e seus Editores (Inkscape ou CoreDRAW). 10. Imagens Matricial e seus Editores (Gimp ou PhotoShop).

MATEMÁTICA I

1. Limite e continuidade de funções. 2. Derivada de uma função. 3. Integral de Riemann. 4. Séries Infinitas. 5. Espaço Vetorial. 6. Transformações Lineares. 7. Variáveis aleatórias. 8. Distribuições de probabilidades. 9. Equações diferenciais ordinárias de 1a ordem. 10. Equações diferenciais ordinárias lineares de 2a ordem.

MATEMÁTICA II

Teoria de conjuntos e conjuntos numéricos. 2. Funções e Modelos. 3. Relações métricas no triângulo retângulo. 4. Fundamentos de geometria plana. 5. Fundamentos de geometria espacial. 6. Analise combinatória. 7. Probabilidade. 8. Números Complexos. 9. Polinômios. 10. Funções trigonométricas.

GEOGRAFIA

1. Tendências pedagógicas e metodológicas do ensino de geografia. 2. Atividades econômicas brasileiras e relações internacionais. 3. Relações entre sociedade e natureza e desenvolvimento sustentável. 4. Impactos ambientais e preservação da qualidade de vida. 5. Mundialização da economia e novas territorialidades. 6. As atividades agrárias: Sistema de uso da terra e tipos de cultura, Modos de produção, Questões agrárias (estrutura agrária, reforma agrária e as relações de trabalho), Agricultura alternativa;. 7. Representação do espaço, Noções cartográficas, Noções de sensoriamento remoto, A organização do Espaço Mundial, O espaço geográfico, Os elementos do espaço geográfico (sócio-econômico-naturais). 8. Políticas públicas e gestão ambiental no Brasil. 9. Quadro natural (relevo vegetação, clima, solos e hidrografia) numa perspectiva global, nacional e regional; clima e aquecimento global.

LÍNGUA ESPANHOLA

1 Espanol y portugués: aspectos contrastivos. 2. Los géneros textuales en la enseflanza del espaflol/LE. 3. Comprensión de textos. 4. Competencia lingüística y comunicativa en la clase de espaflol/LE. 5. Los tiempos verbales. 6. La variedad lingüística del espaflol. 7. La enseflanza del espaflol para fines específicos. 8. Los heterosemánticos en espaflol y portugués. 9. Aspectos lingüísticos y gramaticales de la lengua espaflola. 10. Metodologia de enseflanza de espaflol/LE.

ENGENHARIA CIVIL II

1. Materiais de Construção: agregados. Aglomerantes. Materiais Cerâmicos. Tintas e Vernizes. Materiais recicláveis. Pastas e Argamassas. Concreto de cimento Portland: propriedades e utilização. Empregos de Aditivos. Concreto de alto desempenho. Produtos siderúrgicos. Madeira. 2. Mecânica dos Solos: origens e tipos de solos. Forma e tamanho das partículas, distribuição glanulométrica, ensaios. Índices físicos dos solos, ensaios. Estrutura do solo, plasticidade, consistência, classificação dos solos pela granulometria e plasticidade, ensaios. Tensões totais, neutras e efetivas. Reconhecimento e investigação do subsolo, sondagens à percussão e outros ensaio de campo. Movimento d'água através dos solos, permeabilidade e areia movediça, filtros, capilaridade, ensaios. Compactação de solos, controle e equipamentos, ensaios. Propagação e distribuição de tensões nos solos. 3. Processos Construtivos: detalhes de elementos construtivos. Canteiro de obras. Locação da Obra. Movimento de terra. Fundações. Elementos de vedação. Estrutura de concreto. Revestimentos. Esquadrias. Vidros. Piso. Cobertura. Impermeabilização. Pintura. Construções Industrializadas. Patologia e qualidade nas construções. 4. Estruturas Metálicas e de Madeira: características físicas e mecânicas da madeira. Normas aplicáveis ao dimensionamento de estruturas de madeira. Dimensionamento de barras tracionadas, comprimidas e fletidas. Estruturas metálicas: tipos de cobertura; estruturas usuais; travamento da estrutura; cargas permanentes e acidentais; dimensionamento, cálculo e desenho das peças e ligações. Projeto, especificação e execução de estruturas de madeira e metálicas. 5. Estruturas de Concreto: classificação das estruturas de concreto armado. Definição das cargas e esforços solicitantes. Flexão simples e cisalhamento. Lajes maciças e nervuradas. Escadas. Vigas Isoladas e Contínuas. Pilares. 6. Instalações hidrosanitárias: projeto, especificação e execução de instalações prediais de água fria e quente, esgoto, águas pluviais e prevenção contra incêndio. 7. Máquinas e Equipamentos: especificação de equipamentos para obra. Produção da equipe mecânica. Custo horário de equipamentos. 8. Orçamento e Planejamento de Obras: levantamento de quantitativos. Planilha orçamentária. Composições de preços unitários. Cronograma fisico-financeiro. Curva ABC. Especificações técnicas. Memoriais descritivos.

QUÍMICA INDUSTRIAL

1. Estudo das soluções: classificação das soluções, solubilidade, mecanismo da solubilidade, curvas de solubilida­de, concentração de soluções, diluição e mistura de soluções. 2. Termodinâmica química: Leis da Termodinâmica, Entalpia e Entalpia de Reação, fatores que influenciam na entalpia de reação, lei de Hess e entalpia de formação, energia de ligação, entropia, energia livre. 3. Equilíbrio químico: conceito de equilíbrio químico, constantes (Kc e Kp) de equilíbrio, aplicação das constantes de equilíbrio, princípios de Le Châtelier e efeito do íon comum, equilí­brio iônico e lei da diluição de Ostwald. 4. Cinética química: Velocidade de reação, condições de ocorrência de uma reação química, teoria das colisões e do complexo ativado, fatores na velocidade dos processos químicos, energia de ativação e equação de Arrhenius, mecanismo de reação química, catálises e biocatalisadores. 5. Méto­dos clássicos de análise: Titulometria (Neutralização, Complexação e Oxido-Redução). 6. Métodos Instrumentais de análise: Espectrofotometria UV-VIS, Absorção atômica de chama, Cromatografia líquida e gasosa. 7. Métodos instrumentais de análise: turbidimetria, potenciometria, polarimetria, refratometria. 8. Transmissão de calor: Con­dução, Convecção, Irradiação; Transferência de Massa. 9. Principais Operações Unitárias de aplicação na indústria alimentícia (Filtração, Destilação, Secagem, Evaporação).

AGROINDÚSTRIA

1. Instalações e equipamentos industriais. 2. Embalagens de alimentos. 3. Aditivos utilizados em alimentos. 4. Mi­crobiologia de alimentos. 5. Obtenção higiênica do leite, análises microbiológicas e fisico-químicas do leite. 6. Pro­dução de queijos, leites fermentados, creme e manteiga. 7. Abate e bioquímica post mortem da carne. 8. Maturação e cura de carnes. 9. Embutidos e defumados cárneos. 10. Produtos cárneos fermentados e emulsionados. 11. Frutas processadas. 12. Hortaliças processadas.

TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS FLORESTA

INFORMÁTICA

1. Introdução à Tecnologia da Informação - Sistema Operacional, Edição de Textos, Planilha Eletrônica, Edição de Apresentações e Internet. 2. Fundamentos de Banco de Dados e Linguagem SQL. 3. Lógica de Programação: Teoria e Prática. 4. Programação Estruturada em Linguagem C. 5. Programação Orientada a Objetos. 6. Engenharia de Software: Análise e Projeto de Sistemas;. 7. Engenharia de Software: Ciclo e Metodologias no Desenvolvimento de Software. 8. Engenharia de Software: Teste e Qualidade de Software. 9. Sistemas Distribuídos: Programação do lado Cliente: Tecnologias, HTML, CSS e Java Script, Programação do lado do Servidor: Tecnologias, PHP, MySQL e JSP. 10. Redes de Computadores: principais tecnologias. 11. Sistemas Operacionais de Redes: Windows e Linux: Instalação, Administração e Manutenção; Integração de redes Windows e Linux. 12. Montagem e Manutenção de Computadores. 13. Segurança e Auditoria de Sistemas. 14. Aplicações Gráficas Vetoriais e Matriciais usando software livre:teoria e prática.

LÍNGUA ESPANHOLA

1. Espanol y português: aspectos contrastivos. 2. Los géneros textuales en la ensenanza del espanol/LE. 3. Comprensión de textos. 4. Competencia lingüística y comunicativa en la clase de espanol/LE. 5. Los tiempos verbales. 6. La variedad lingüística del espanol. 7. La ensenanza del espanol para fines específicos. 8. Los heterosemánticos en espanol y portugués. 9. Aspectos lingüísticos y gramaticales de la lengua espanola. 10. Metodología de ensenanza de espanol/LE.

HISTÓRIA

1. Civilização Grega. 2. Civilização Romana. 3. Contribuições da Renascença para a formação do mundo moderno. 4. Primeira Guerra Mundial: consequências políticas e sociais. 5. Relações internacionais no pós Segunda Guerra: a Guerra Fria. 6. Transição do feudalismo para o capitalismo. 7. Pernambuco: dos meados ao final do século XIX. 8. Era Vargas: impacto na política até a ditadura militar. 9. Independências da América Latina. 10. Conquista territorial como fator de luta e poder.

ANEXO X - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSO

NOME DO CANDIDATO:

Orientações:

1. Use folha separada para cada recurso.

2. Use um número de protocolo para cada folha.

3. Assine e se identifique apenas na capa do processo que deverá ser retirada no Setor de Protocolo.

4. Não assine nem coloque identificação nas folhas que contenham as argumentações de seu recurso.

5. O julgamento dos recursos será divulgado no sítio www.ifsertao-pe.edu.br, nas datas previstas no edital.

CARGO:

______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

ARGUMENTAÇÃO LÓGICA:

______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
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ANEXO XI - FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Nome do Candidato: _____________________________________________________

Área: _________________________________________________________________

Tema da aula: ___________________________________________________________

Data:______ /_____ / 2011

 

ORGANIZAÇÃO DO DESEMPENHO DIDÁTICO

PONTUAÇÃO OBTIDA

Plano de aula

Apresenta plano de aula de acordo com o edital, item 8.11 (05)

 

Desenvolve a aula em coerência com o plano apresentado (10)

 

Objetivos

Deixa claro os objetivos da aula (10)

 

Organização

Facilita a aprendizagem, inter-relacionando conteúdos (05)

 

Uso do tempo

Estrutura o tempo conforme a relevância e complexidade do assunto (05)

 

Seleção dos recursos didáticos

Utiliza recursos didáticos bem elaborados e adequados ao conteúdo (05)

 

Mantém os recursos didáticos escolhidos como fonte alimentadora da aula (05)

 

Usa com habilidade e segurança os recursos didáticos escolhidos (05)

 

Avaliação

Aponta estratégias de avaliação da aprendizagem pertinente ao objeto de estudo e à aula desenvolvida (05)

 

 

COMUNICAÇÃO

 

Apresentação pessoal

Possui dicção clara e fluente (03)

 

Possui boa entonação de voz, postura e gestos adequados (03)

 

Linguagem técnico-didática

Usa linguagem técnica-científica correta e adequada ao conteúdo (04)

 

 

APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO

 

Transposição do conteúdo

Encadeamento dos temas apresentado (05)

 

Explora diferentes operações cognitivas (analogia, análise, evocação, inferência, síntese) (10)

 

Síntese

Consolida idéias principais (10)

 

Utiliza exemplos relevantes (05)

 

A estratégia utilizada permite a síntese do conteúdo (05)

 

TOTAL DE PONTOS

 

Nome do examinador: ______________________________

Assinatura: _______________________________________