A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IF-SC, no uso de suas atribuições legais torna público que se encontram abertas nos Campus Florianópolis e Canoinhas, dos dias 20 de agosto a 31 de agosto de 2012, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de contratação de Professor Substituto, nos termos da Lei nº. 8.745, de 09/12/93 e demais alterações posteriores.
1 - Dos Requisitos
1.1 - A validade de participação no processo seletivo está condicionada ao atendimento na data de inscrição dos seguintes requisitos:
a - Ser brasileiro nato ou naturalizado no termos do art. 12, inciso I alínea a, b, e c e II, alíneas a, b e c e II, alíneas a e b, §1º da Constituição Federal;
b - Estar em dia com as obrigações eleitorais para os candidatos de ambos os sexos e quites com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino;
c - Ser portador de diploma ou certidão de Colação de Grau do Curso exigido para a área a que irá concorrer, conforme estabelecido neste Edital;
d - Ter a idade mínima de 18 anos, para ambos os sexos;
e - Os professores substitutos, contratados por tempo determinado, nas condições e nos prazos previstos na Lei supra mencionada, submeter-se-ão em atendimento ao interesse do ensino e da Instituição, aos horários que lhes forem estabelecidos, em qualquer dos turnos letivos de funcionamento do IF-SC;
f - Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que na data de sua inscrição satisfazia a todos os requisitos fixados, não se considerando qualquer situação adquirida após aquele período.
2 - Campus de Exercício/Requisitos/Remuneração
2.1 - A carga horária poderá ser de 40 (quarenta) horas semanais ou 20(vinte) horas semanais conforme as vagas previstas neste edital, podendo ser alterada a critério da administração. A remuneração, de acordo com a titulação, incluindo vencimento e gratificações, consta na tabela abaixo:
Carga horária de 40(quarenta) horas semanais
Titulação | Classe / Nível | Vencimento Básico (VB) | RT(1) | Auxílio Alimentação | Total |
Graduação | D1 | 2.215,54 | - | R$ 304,00 | 2519,54 |
Aperfeiçoamento | D1 | 2.215,54 | 58,74 | R$ 304,00 | 2578,28 |
Especialização | D1 | 2.215,54 | 140,87 | R$ 304,00 | 2660,41 |
Mestrado | D1 | 2.215,54 | 678,75 | R$ 304,00 | 3198,29 |
Doutorado | D1 | 2.215,54 | 1.610,35 | R$ 304,00 | 4129,89 |
Carga horária de 20(vinte) horas semanais
Titulação | Classe / Nível | Vencimento Básico (VB) | RT(1) | Auxílio Alimentação | Total |
Graduação | D1 | 1.597,92 | - | R$ 152,00 | 1749,92 |
Aperfeiçoamento | D1 | 1.597,92 | 54,28 | R$ 152,00 | 1804,20 |
Especialização | D1 | 1.597,92 | 113,88 | R$ 152,00 | 1863,80 |
Mestrado | D1 | 1.597,92 | 182,60 | R$ 152,00 | 1932,52 |
Doutorado | D1 | 1.597,92 | 619,86 | R$ 152,00 | 2369,78 |
Observações:
1 - Retribuição por Titulação. Essa retribuição está sujeita à aprovação pelo órgão competente da instituição e somente após a sua aceitação será creditada à folha de pagamento do professor substituto. Para o recebimento da referida gratificação o professor substituto deverá protocolar solicitação em seu Campus de lotação.
2.2 - Descrição das vagas
Campus Canoinhas/SC
Área de Atuação | Vagas | Carga Horária | Requisitos |
Infraestrutura | 01 | 40 | Graduação em Engenharia Civil ou Tecnologia em Construção Civil ou Engenheiro de Produção Civil ou Arquitetura. |
Campus Florianópolis/SC
Área de Atuação | Vagas | Carga Horária | Requisitos |
Clínica médica e cirúrgica, obstetrícia e saúde da mulher, pediatria e puericultura, farmacologia, UTI e emergência, semiotécnica de enfermagem, práticas de estágio supervisionados em todos os setores de hospitais, clínicas e postos de saúde. | 02 | 40 | Graduação em Enfermagem. |
UTI e Emergência, Semiotécnica de enfermagem, Clínica médica e cirúrgica, aulas práticas em campo de estágio, práticas de estágio supervisionados em todos os setores de hospitais, clínicas e postos de saúde, especialmente UTI. | 01 | 40 | Graduação em Enfermagem. |
Suporte básico para projetos e instalações, técnica e prevenção de incêndios, análise e interpretação de projetos físicos. | 01 | 40 | Graduação em qualquer área do conhecimento com pós-graduação em Segurança do Trabalho. |
Português | 01 | 40 | Licenciatura em Língua Portuguesa. |
Filosofia | 01 | 40 | Licenciatura em Ciências Sociais ou Filosofia. |
Desenho Técnico, Computação Gráfica, Design de Produto. | 01 | 40 | Graduação em Design de Produto ou Desenho Industrial ou Design. |
Ergonomia, Embalagem, Design de Produto. | 01 | 40 | Graduação em Design de Produto ou Desenho Industrial ou Design. |
Gestão de TI, Análise de Sistemas, Projeto de Sistemas e Design Gráfico, Sistema Operacional de Redes Linux, Interação Humano Computador e Informática Básica, Auditoria de Sistemas, Gestão Econômica e Financeira para área de gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Processos na Área da Tecnologia da Informação e Linguagem de programação Web. | 01 | 40 | Graduação em Informática com pós-graduação na área de Sistemas de Informação ou Graduação em Sistemas de Informação com pós-graduação na área de Informática, ou Graduação em Administração com pós-graduação em Sistemas de Informação ou na área de informática. Conhecimentos de Sistemas Operacionais, Projetos de Sistemas, Banco de Dados, Análise de Sistemas e Sistemas Integrados de Gestão. |
Práticas Supervisionadas em Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana. | 01 | 40 | Tecnólogo em Radiologia. |
3 - Datas/Locais/ Horários de Inscrição (a inscrição deverá ser realizada na Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Campus em que o candidato concorre à vaga).
Datas das inscrições: de 20/08/2012 a 31/08/2012
Local de atuação | Endereço | Horário |
Campus Florianópolis | Av. Mauro Ramos, nº 950, Centro - Florianópolis - SC | De segunda a sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h. |
Campus Canoinhas | Av. dos Expedicionários, 2150 | De segunda à sexta-feira das 13h às 17h30min e das 18h30min às 22h. |
4 - Documentos exigidos no ato da inscrição
4.1 - Cópia do Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão do Curso.
4.2 - Cópia do Histórico Escolar do Requisito Mínimo.
4.3 - Curriculum Vitae.
4.4 - Cópia do documento de identidade.
4.5 - Comprovante do pagamento da inscrição, conforme descrito no item 6 deste Edital.
4.6 - Demais documentações (certificados de pós-graduação e documentações comprobatórias do currículo) deverão ser entregues à Banca no momento da entrevista. A documentação comprobatória entregue não será devolvida ao candidato.
5 - Sobre o processo seletivo
5.1 - O processo seletivo simplificado consistirá de:
5.1.1) prova escrita
A prova escrita constará de uma questão, na qual o candidato terá que elaborar um plano de aula, sobre tema a ser definido pelo IFSC, de acordo com o conteúdo de conhecimento específico da área na qual concorre e destina-se a avaliar os conhecimentos pedagógicos relacionados ao exercício da docência. Esta prova terá duração de 2 horas.
5.1.2) Avaliação de Curriculum Vitae e Entrevista Presencial
Os candidatos deverão comparecer ao local da entrevista em dia e hora marcados, munidos das documentações constantes no item 4 deste Edital. A avaliação do Curriculum Vitae será realizada no mesmo dia da entrevista.
A prova escrita e a entrevista ocorrerão nas datas prováveis de 03/09/2012 à 05/09/2012 a serem confirmados data, horário e local no momento da inscrição.
5.2 - Critérios de Avaliação: Da prova escrita:
5.2.1 - A avaliação da prova escrita observará os seguintes critérios próprios a um plano de aula: Identificação (instituição, professor(a), fase/módulo, data, unidade curricular/disciplina), Título/Tema Central, Tempo Necessário, Objetivos/Competências/Habilidades;
Conteúdo/Conhecimentos/Saberes, Desenvolvimento das atividades/Procedimentos Metodológicos, Recursos Didáticos, Avaliação e Coerência do Plano de Aula.
5.2.2 - A prova escrita (plano de aula) receberá uma pontuação de 0(zero) a 100(cem). Da avaliação de Curriculum Vitae:
Formação:
5.2.3 - a) Nível Médio - certificado de Curso Técnico relacionado à área de atuação do processo seletivo = 10 pontos
b) Nível Médio - certificado de Curso Técnico não relacionado à área de atuação do processo seletivo = 05 pontos
5.2.4 - Graduação - Certificado de Licenciatura ou de Graduação em área correlata na área de atuação do processo seletivo = 15 pontos
5.2.5 - Pós-graduação:
a) Lato Sensu - Certificado de Especialização relacionado à área de atuação do processo seletivo = 5 pontos
b) Stricto Sensu - Diploma de Mestrado relacionado à área de atuação do processo seletivo = 10 pontos
c) Stricto Sensu - Diploma de Doutorado relacionado à área de atuação do processo seletivo = 10 pontos
Aperfeiçoamento Profissional relacionado à área de atuação do processo seletivo ou em educação (para cada 40 horas computadas em participação em cursos, seminários, congressos e outros eventos afins, será contado 0,5 ponto até o limite de 10 pontos).
Somente serão aceitos diplomas de Pós-Graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os diplomas de Graduação e Pós-Graduação obtidos em instituições estrangeiras serão aceitos mediante sua revalidação no Brasil. A revalidação do diploma estrangeiro deverá ser comprovada no ato da inscrição.
Experiência profissional relacionada à área de atuação do processo seletivo:
5.2.6 Exercício na docência - 01 ponto por cada semestre letivo até o limite de 20 pontos
5.2.7 Atividade profissional na área específica - 01 ponto por ano de atuação até o limite de 10 pontos
5.2.8 - Desenvolvimento de projeto de pesquisa - para cada pesquisa será contado 01 ponto até o limite de 5 pontos
5.2.9 - Publicações na área relacionada com a matéria do processo seletivo - para cada publicação será contado 01 ponto - até o limite de 5 pontos.
Somatório de pontos (Máximo 100 pontos)
Aspectos a serem considerados para a classificação: (Comunicação; Desenvoltura; Experiência Docente; Formação Profissional; Conhecimentos na área de atuação e práticas pedagógicas).
Da avaliação da entrevista:
5.2.10 - Durante a entrevista serão observadas as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes); domínio do Conteúdo/Conhecimentos/Saberes; Experiência no desenvolvimento de atividades extraclasse; domínio de metodologias e Recursos Didáticos.
5.2.11 - A entrevista receberá uma pontuação de 0(zero) a 100(cem).
Da pontuação final:
5.2.12 - A pontuação final será obtida através de uma média aritmética das pontuações da prova escrita, do curriculum vitae e da entrevista.
pontuação final = (PE + CV + ENT.)/3
5.3 - O candidato que for professor do Magistério Superior, do Ensino de 1º e 2º Graus, ou do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais de Ensino, não poderá ser contratado nos termos da Lei 8.745/93.
5.4 - Não poderão ser recontratados os candidatos que já tiverem sido contratados nos termos da Lei acima citada, excetuados aqueles cujos contratos tenham sido extintos há mais de vinte e quatro meses.
5.5 - É proibida a contratação de servidores da administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou de servidores de suas subsidiárias e controladas, salvo nos casos previstos no inciso XVI, letras "a", "b" e "c", do art. 37 da Constituição Federal.
5.6 - No caso de inscrição por representante, deverá ser entregue o instrumento público ou particular de procuração com firma reconhecida em cartório, estabelecendo poderes específicos de representação e a cópia do documento de identidade do procurador.
5.7 - Não serão aceitas inscrições condicionais por correspondência, e-mail ou fax.
5.8 - O candidato poderá impetrar somente uma vez recurso dirigido à banca responsável pela respectiva disciplina até às 18 horas do dia útil imediatamente posterior à divulgação do resultado, protocolado no Campus em que efetuar a inscrição.
5.9 - O candidato deverá optar por apenas um cargo existente.
5.10 - Para as vagas cuja carga horária seja de 40 (quarenta) horas semanais não será permitido ao candidato acumular outro vínculo empregatício superior a 20 (vinte) horas semanais.
6 - Sobre o pagamento da inscrição
6.1 - O pagamento da taxa de inscrição no valor R$ 15,00 (quinze reais) deverá ser efetuado por meio de GRU - Guia de Recolhimento da União, disponível no sítio: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, com os seguintes dados: Unidade Gestora Código 158516 - Gestão 26438 - Nome da Unidade: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA / Recolhimento - Código 28883-7 - Descrição TAXA DE INSCRIÇÃO EM CONCURSO PUBLICO - Número de Referência: 342012 - Competência: 08/2012.
6.2 - A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida em hipótese alguma.
7 - Disposições gerais
7.1 - Este processo seletivo será válido por um ano a contar da data de sua homologação.
7.2 - Os candidatos aprovados assim que contatados, terão até cinco dias úteis para se apresentar em seu Campus de atuação para assinar o Termo de Aceite e a contar deste, 15 dias para a entrega da documentação necessária para a contratação.
MARIA CLARA KASCHNY SCHNEIDER
Reitora