IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - MS

Notícia:   IFMS abre cinco vagas docentes e oferece salários de até 5 mil reais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL

EDITAL Nº 3/2013 - PSS

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - SEÇÃO 3
Nº 109, segunda-feira, 10 de junho de 2013
Página 68-70

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), nos termos da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, Lei nº 9.849, de 27 de outubro de 1999, Lei nº 10.667, de 14 de maio de 2003, Orientação Normativa SRH/MP nº 5, de 28 de outubro de 2009, publicada no DOU de 29 subsequente, Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, Lei nº 12.425, de 17 de junho de 2011 torna pública a abertura de inscrições ao PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, destinado à seleção de candidatos, para contrato como PROFESSOR SUBSTITUTO, por tempo determinado e conforme o que se segue:

Campus

Disciplina

Habilitação

Vagas

Carga Horária Semanal

Campo Grande

Informática/Redes de Computadores

Graduação na área de Computação ou Graduação em Redes de Computadores ou Tecnologia em Redes de Computadores

01

40 h

Corumbá

Informática/ Desenvolvimento Web

Graduação em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas ou Tecnólogo da Informação ou Tecnólogo em Processamento de Dados ou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

01

40 h

Coxim

LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

Licenciatura e Proficiência em TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO em LIBRAS

01

40 h

Nova Andradina

Geografia

Licenciatura em Geografia

01

20 h

Três Lagoas

Administração

Graduação em Administração

01

40 h

Será constituída uma Banca Examinadora, encarregada da elaboração e avaliação da prova, composta de um mínimo de 03 (três) membros indicados pela Comissão do Processo Seletivo.

1 DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

1.1.1 ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil.

1.2 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no País.

1.3 Não ser docente vinculado à Lei nº 7.596/87, mesmo em licença para tratamento de interesse particular ou qualquer outra licença.

1.3.1 Não ser ocupante de cargo, emprego ou função em regime de dedicação exclusiva.

1.4 De acordo com o que dispõe a redação atual da Lei nº 8.745/93, é vedada a contratação de candidatos que tenham sido contratados na mesma natureza até 24 (vinte e quatro) meses antes do ajuste e/ou que tenham horário incompatível com outro cargo público que exerça.

1.5 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.6 No caso de acumulação lícita de cargos públicos deverá apresentar declaração do órgão ao qual possui vínculo discriminando cargo, carga horária semanal e jornada de trabalho (horários de entrada e de saída), bem como cópia do ato de nomeação ou comprovante de solicitação da referida declaração.

1.7 Estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos, e com as militares, para os de sexo masculino.

1.8 Apresentar certidões negativas de ações cíveis e criminais da Justiça Estadual, Federal e Militar da seguinte forma: a) Certidão Cível, Criminal e Criminal Militar Estadual - expedidas pelo Tribunal de Justiça através do site www.tjms.jus.br; b) Certidão da Justiça Federal de 1º grau do MS e da 3ª Região - expedida pela Justiça Federal através do site www.jfms.jus.br; e c) Certidão da Justiça Criminal Militar Federal - expedida pela Auditoria Militar através do site www.stm.jus.br.

Observação: a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do IFMS poderá exigir certidões específicas do domicílio do candidato.

2 DAS INSCRIÇÕES

2.1 Período de inscrição: 10 de junho de 2013 a 17 de junho de 2013.

2.1.1 A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao

2.1.2 A taxa de Inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais).

2.1.3 O valor da taxa de inscrição poderá ser recolhido em qualquer agência do Banco do Brasil até a data do vencimento, que será 17 de junho de 2013.

2.2 Caso o candidato não possua acesso à Internet será disponibilizado computador no campus:

CAMPUS

ENDEREÇO

Campo Grande

Endereço Provisório: Av. Julio de Castilho, 4960 - Panamá - CEP: 79.113-000 - Campo Grande/MS

Corumbá

Endereço Provisório: Rua Delamare, 1557, piso superior - Dom Bosco - CEP: 79.331-040 - Corumbá/MS

Coxim

Endereço Provisório: Escola Estadual Padre Nunes - Rua Pereira Gomes, 355 - Novo Mato Grosso - CEP: 79.400-000 - Coxim/MS

Nova Andradina

Câmpus Nova Andradina: Rodovia MS - 473, km 23 - Fazenda Santa Bárbara, s/n - CEP: 79.750-000 - Nova Andradina/MS

Três Lagoas

Endereço Provisório: Colégio Unitrês Objetivo - Rua Urias Ribeiro, 2327 - Bairro Alto da Boa Vista, "Estrada Boiadeira". CEP 70.640-280 Três Lagoas/ MS

2.3 É vedada a inscrição condicional ou por correspondência.

2.4 A inscrição implica compromisso tácito, por parte do candidato, em aceitar as condições estabelecidas neste edital para a realização do Processo Seletivo Simplificado.

3 DO PROCESSO SELETIVO

3.1 O Processo Seletivo Simplificado será constituído do tipo de avaliação que segue, na data e horário indicados:

Avaliação

Local

Dia

Hora

Prova Escrita + Prova de Títulos/ Avaliação dos Títulos*

Campus**

22/06/2013 (sábado)

8h30

** Endereço constante no subitem 2.2

4 DAS PROVAS

4.1 PROVA ESCRITA

4.1.1 A Prova Escrita será de conhecimento específico com caráter eliminatório e classificatório. Conterá 14 (quatorze) questões objetivas e 1 (uma) questão discursiva. Cada questão objetiva valerá 4 (quatro) pontos e a questão discursiva valerá 24 (vinte e quatro) pontos, totalizando 80 (oitenta) pontos.

4.1.2 A Prova Escrita terá como objetivo avaliar os conhecimentos do candidato na área/subárea de conhecimento do processo seletivo, assim como sua capacidade de expressão em linguagem técnica.

a) A Prova Escrita será desenvolvida utilizando-se, unicamente, as folhas de papel fornecidas pela organização do Processo Seletivo Simplificado.

b) Poderá ser utilizada a folha de rascunho, fornecida pela organização do Processo Seletivo Simplificado, que não será considerada para fins de avaliação, devendo ser devolvida juntamente com as folhas de prova.

c) A duração máxima da prova será de 2 (duas) horas, sem consulta ao material bibliográfico ou legislação.

d) A Prova Escrita deverá ser preenchida com caneta esferográfica azul ou preta.

4.1.3 Será aprovado nesta prova o candidato que obtiver o mínimo de 40 (quarenta) pontos.

4.2 DA PROVA DE LIBRAS

4.2.1 A seleção dos candidatos inscritos para a área de Libras ocorrerá por meio de Prova Didática Específica e Prova de Títulos/Análise Curricular.

4.2.1.1 A Prova de Libras será de conhecimento específico com caráter eliminatório e classificatório.

4.2.2 A prova Didática consistirá em uma aula de no mínimo 20 (vinte) minutos e no máximo 25 (vinte e cinco) minutos, na qual o candidato será avaliado em seus conhecimentos e habilidades.

4.2.3 O tema da aula será: A Língua Brasileira de Sinais: aspectos culturais e identidade surda.

4.2.4 A prova de Libras será filmada, para efeito de registro, conforme art. 13, § 3º do Decreto nº 6.944/2009.

4.2.5 Ao final da aula, a mídia ficará retida com a Comissão do Processo Seletivo Simplificado.

4.2.6 A Banca Examinadora atribuirá uma nota por avaliador, na escala de 0 (zero) a 80,00 (oitenta), sendo que, para composição final da nota, será realizada média aritmética das notas dos avaliadores. Será considerado classificado o candidato que obtiver na Prova de Libras média igual ou superior a 40,00 (quarenta) pontos.

4.2.7 A nota final será composta de média aritmética das notas da Prova de Didática Específica e da Prova de Títulos/Análise Curricular.

4.2.8 Os documentos que comprovam a Proficiência em Libras constam no Anexo II deste Edital.

4.3 PROVA DE TÍTULOS / ANÁLISE CURRICULAR

4.3.1 A Prova de Títulos será de caráter classificatório.

a) Os candidatos, ao se apresentarem para a prova escrita, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar ao representante da Banca Examinadora uma via do "Curriculum Vitae" modelo Lattes documentado em envelope fechado, contendo a identificação do candidato, área do concurso e campus.

b) Não será permitida a entrada na sala de prova sem a apresentação do "Curriculum Vitae" devidamente documentado.

c) A avaliação da prova de títulos será de competência e responsabilidade exclusiva da Banca Examinadora, constituída por 3 (três) profissionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

d) À prova de títulos serão atribuídos pontos de 0 (zero) a 20 (vinte), levando-se em consideração os décimos.

e) À prova de títulos concorrerão os candidatos de acordo com o item 4.1.3 e 4.2.6 deste Edital.

4.4 AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS

4.4.1 Formação: até 10 (dez) pontos, sendo considerado somente o título maior:

Títulos

Pontuação

DOUTOR - Diploma ou declaração da Instituição de Ensino de Conclusão do Curso de Doutorado, devidamente reconhecido pelo MEC, em campo diretamente relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, segundo classificação da CAPES, ou em área Educacional.

10 (dez) pontos

MESTRE - Diploma ou declaração da Instituição de Ensino de Conclusão do Curso de Mestrado, devidamente reconhecido pelo MEC, em campo diretamente relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, segundo classificação da CAPES, ou em área Educacional.

6 (seis) pontos

ESPECIALIZAÇÃO - Certificado ou Declaração da Instituição de Ensino do Curso de Pós-Graduação "Lato sensu" relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas.

3 (três) pontos

4.4.2 Formação Pedagógica: até 04 (quatro) pontos:

Certificado de Programa Especial de Formação Pedagógica, ou Licenciatura Plena. 4 (quatro) pontos

4.4.3 Experiência de Magistério (devidamente comprovada): até 6 (seis) pontos, não haverá contagem de tempo paralelo:

Experiência de magistério

Pontuação

Mais de 72 meses

6 pontos

Mais de 60 até 72 meses

4,8 pontos

Mais de 48 até 60 meses

4,5 pontos

Mais de 36 até 48 meses

3,2 pontos

Mais de 24 até 36 meses

2,8 ponto

Mais de 12 até 24 meses

2,5 ponto

De 06 até 12 meses

1,3 ponto

5 RESULTADO

5.1 O resultado final do Processo Seletivo Simplificado, será divulgado no site www.ifms.edu.br/centraldeselecao no dia 24 de junho de 2013.

5.2 A classificação final do candidato dar-se-á por ordem decrescente de pontos obtidos, após aplicação dos critérios de desempate, se necessário.

5.3 Em caso de igualdade de pontos terá preferência, para efeito de CLASSIFICAÇÃO FINAL, sucessivamente, o candidato que:

a. for mais idoso (artigo 27, parágrafo único da Lei nº 10.741/03);

b. possuir maior idade;

c. possuir maior número de dependentes para o Imposto de Renda.

5.4 O resultado final do Processo Seletivo Simplificado após homologação pelo Reitor, será Publicado no Diário Oficial da União (DOU) até o dia 27 de junho de 2013.

6 DO RECURSO

6.1 O recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, deverá ser protocolado em 2 (duas) vias constando nome e assinatura do candidato, número de inscrição, cargo a que concorre e endereço para correspondência, sendo entregue diretamente na secretaria do respectivo campus, endereço constante no subitem 2.2, observado o prazo de 1 (um) dia útil, contado da data de publicação do resultado.

6.2 Não será aceito recurso via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

6.3 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos.

6.4 Os recursos interpostos fora do prazo serão de plano indeferidos.

6.5 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão indeferidos, sem julgamento do mérito.

6.6 Os recursos interpostos deverão ser julgados em até 1 (um) dia útil após o término do prazo estabelecido para sua formalização.

6.7 Os prazos para recursos não terão início, nem se encerrarão em dia não-útil.

7 DA VIGÊNCIA DO CONTRATO

7.1 O contrato terá vigência até 5 de fevereiro de 2014, e vigorará a partir da publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União (DOU), com possibilidade de prorrogação desde que o prazo do contrato não exceda 24 (vinte e quatro) meses, de acordo com a necessidade do IFMS.

7.2 Decorrido o prazo ajustado ou cessada a circunstância excepcional, o contrato será encerrado.

8 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Para a prestação de serviço relacionada a este edital, a remuneração será de:

Titulação

Classe/ Nível

Vencimento Básico

RT

Auxílio Alimentação

Total*

Graduação

D1

2.714,89

-

373,00

3.087,89

Aperfeiçoamento

D1

2.714,89

110,22

373,00

3.198,11

Especialização

D1

2.714,89

253,13

373,00

3.341,02

Mestrado

D1

2.714,89

835,05

373,00

3.922,94

Doutorado

D1

2.714,89

1.934,76

373,00

5.022,65

*Considerando carga horária semanal de 40 horas.

8.1.1 Além da remuneração e do auxílio-alimentação poderão ser acrescidos os seguintes benefícios: Auxílio Pré-Escolar e Auxílio-Transporte, de acordo com a legislação vigente.

8.2 O presente Processo Seletivo Simplificado terá validade de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a contar da data de homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

8.3 A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de ingresso automático, mas apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a assinatura do contrato condicionada à observância das disposições da Lei nº 8.745/93, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do processo seletivo e do exclusivo interesse e conveniência do IFMS.

8.4 A contratação mencionada obedecerá à ordem de classificação final obtida e será feita após homologação do resultado do Processo Seletivo

8.5 Para firmar o contrato como Professor Substituto, o candidato deverá apresentar e entregar à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas todos os documentos a ele solicitados e necessários à perfeita observação da legislação vigente.

8.6 O candidato classificado será convocado por telefone, e-mail ou telegrama enviado para o endereço constante da Ficha de Inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, caso não queira ser contratado. O não pronunciamento do candidato, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, após sua convocação, permitirá ao IFMS convocar o próximo candidato.

8.7 O candidato será o único responsável pelo correto preenchimento da Ficha de Inscrição.

8.8 Não será fornecido qualquer documento comprobatório de aprovação e classificação no Processo Seletivo Simplificado valendo, para esse fim, a homologação publicada no site www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

8.9 A inscrição nesse Processo Seletivo Simplificado implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor desse Edital, o qual não poderá alegar desconhecimento.

8.10 A jornada de trabalho poderá ser distribuída nos turnos da manhã, tarde ou noite, incluindo os sábados, sem ultrapassar a carga horária semanal, devendo ministrar aulas em todos os níveis de ensino do IFMS.

8.11 O professor Substituto ficará sujeito ao Regime Geral de Previdência Social, na forma da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, conforme o previsto no art. 8º, da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993.

8.12 O contrato do Professor Substituto extinguir-se-á, sem direito a indenização, nas seguintes situações:

8.12.1 por término do prazo contratual; ou

8.12.2 por iniciativa do contratado, que deverá ser comunicada com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

8.12.3 Em caso de descumprimento do prazo do item anterior 8.12.2, o contratado pagará multa referente ao pagamento de 1(hum) mês de remuneração.

8.13 A extinção do contrato, por iniciativa do IFMS, decorrente de conveniência administrativa, será comunicada por escrito e, nesta hipótese, o contratado fará jus ao pagamento de 50% do que lhe seria devido até o fim do contrato, a título de indenização.

8.14 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, com participação da respectiva Banca Examinadora.

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ADMINISTRAÇÃO

1. Evolução do Pensamento Administrativo: teorias e abordagens da administração; 2. Estruturas organizacionais e Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle; 3. Estratégia empresarial, competitividade e análise de ambientes internos e externos; 4. Formas jurídicas de constituição de uma empresa; 5. Gestão de Pessoas; 6. Empreendedorismo; 7. Marketing e Comercialização; 8. Administração Financeira e Custos; Balanced Scorecard (BSC); 9. Gestão da Produção; 10. Gestão da Qualidade; 11. Gestão Ambiental; 12. Administração Pública; 13. Gestão da cadeia de suprimentos (SCM) e Logística; 14. Ética profissional e empresarial; 15. Tipologia de Sistemas de Informação; 16. Gestão de Processo.

Referências: CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1999. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005. FERGUSON, C. E. Microeconomia. 1ª ed. Editora Forense-Universitária. Rio de Janeiro. 1994. JARA, C. J. A sustentabilidade do desenvolvimento local. Brasília: IICA, 1998. SANDRONI, P. Dicionário de Economia . 4. ed. São Paulo: Beste Seller, 1989. TESCH, W. Dicionário básico do cooperativismo. Brasília: SESCOOP, 2000. VASCONCELLOS, M. A S. & GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GEOGRAFIA

1. CARTOGRAFIA: coordenadas geográficas e os movimentos da Terra; GEOGRAFIA FÍSICA: geologia e paisagens morfoclimáticas; atmosfera e climatologia; recursos hídricos e paisagens naturais; princípios da geologia aplicados ao Brasil; climatologia aplicada à análise de dados meteorológicos; quadro natural do Brasil e a devastação histórica; 2. GEOGRAFIA HUMANA: características dos processos produtivos atuais; os setores da economia; demografia e urbanização; o impacto da indústria na modelagem do espaço geográfico; a modernização da agricultura e os conflitos no campo; tecnologia e a infraestrutura de comunicações; mudança climática global e a nova economia; produção e consumo de fontes de energia;

Referências: MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustaquio de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2004. GARCIA, Hélio Carlos e GARAVELLO, Tito Marcio. Geografia - De Olho no Mundo do Trabalho. São Paulo: Scipione, 2007. MAGNOLI, Demétrio e ARAÚJO, Regina. A construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2007. TERRA, Lígia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia do Brasil: espaço natural, territorial e socioeconômico brasileiro. 5.ed. São Paulo: Moderna,2002.

INFORMÁTICA/REDES DE COMPUTADORES

1. Projeto, planejamento, configuração e manutenção em redes de computadores; 2.Implantação de serviços em ambientes cliente-servidor e ponto a ponto; 3.Topologias de redes: estrutura física e funcionamento lógico; 4.Topologias, protocolos e funcionamento de internet, intranet e VPN; 5.Endereçamento físico e lógico, redes, classes, sub-redes, sub-redes com máscara de tamanho variável (VLSM); 6.Serviços / protocolos: DHCP, AD, Ldap, HTTP, HTTPS, FTP, SMB, SMTP, POP, Telnet, SSH, RIPv2, OSPF, sistemas autônomos, VLANs (redes locais virtuais), roteamento dinâmico e estático; 7.Padrão IEEE 802 (conectores, cabeamentos, taxas de transmissão) LAN / WAN; 8.Ativos de redes, switches, roteadores, roteadores sem fio, pontos de acesso sem fio; 9.Gerenciamento, segurança de redes e criptografia de dados; 10.IDS, IPS, FIREWALL; 11.Configurações por interface gráfica e linha de comandos em sistemas operacionais Windows e Linux.

Referências: NAKAMURA, Emílio T. ; GEUS, Paulo de L. Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos: Fundamentos, Técnicas, Tecnologias, Estratégias. 1.ed. São Paulo : Editora Novatec, 2007. 488 p. TANENBAUM, Andrew S. ; WETHERALL, David J. Redes de Computadores. 5.ed. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2011. 600 p. VASCONCELOS, Laércio; VASCONCELOS, Marcelo. Ligando Micros em Redes. 1.ed. Rio de Janeiro: Laércio Vasconcelos, 2008. 244 p. FERREIRA, Rubem E. Linux: Guia do Administrador do Sistema. 2.ed. São Paulo: Novatec, 2008. 720 p. SCHRODER, Carla. Redes Linux: Livro de Receitas.1.ed. Rio de Janeiro : Alta Books, 2009. 569 p. SOUSA, Lindeberg Barros de. TCP/IP e Conectividade em Redes: Guia Prático. 4.ed. São Paulo: Erica, 2009. 192 p. TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos. 3.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. 672 p.

INFORMÁTICA/DESENVOLVIMENTO WEB

1. Tipos de Dados. Estruturas de Dados e Controle. Projeto orientado a objetos; 2.Linguagem C/C++. Linguagem Java. PHP; 3.HTML e XHTML. Javascript. Folhas de estilo (CSS). Protocolo HTTP e SSL; 4.Servlets. Java Server Pages (JSP). Java Server Faces (JSF). XML; 5. UML. Processo de Software. Modelos de Ciclo de Vida de Software. Desenvolvimento Ágil de Software. Gerenciamento de Projetos. Normas e Modelos de Qualidade de Software. 6.Modelagem de Banco de Dados. Normalização. Gerenciamento de transações. Controle da concorrência. MySQL.

Referências: FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. Bookman. Porto Alegre, 2004. SOARES, Walace. Programando em PHP: Conceitos e Aplicações. Érica. São Paulo, 2000. BUDD, Andy. Criando Páginas Web com CSS. Pearson. São Paulo, 2006. HORSTMANN, Cay. Conceitos De Computaçao Com Java. Bookman. São Paulo, 2008. HORSTMANN, Cay. Core Java, V.1 - Fundamentos. Prentice Hall. 2009. BROWN, L. & HALL, M. Core Servlets E Javaserver Pages. Ciência Moderna. 2005. BROCK, G et AL. Uml - Guia Do Usuario. Campus. 2006. DINIZ, J. E. C. Dominando O C++ - Encapsulamento, Herança, Funções. Ciência Moderna, 2005. SCHILDT, H. C++ Fundamentos E Prática. Alta Books. 2004. BASHAM, B. Use A Cabeça! Servlets E Jsp. Alta Books. 2008. PUGA, S. Logica De Programação E Estruturas De Dados. Prentice Hall, 2008. DEITEL, H. Java - Como Programar. Prentice Hall. 2010. DEITEL, H. XML Como Programar. Bookman. 2003. SOMMERVILLE, I. Engenharia De Software. Pearson Prentice-Hall. 2011. PRESSMAN, R. Engenharia De Software. McGrawHill. 2011. KOSCIANSKI, A. Qualidade de Software. Novatec, 2007. NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados. Addison-Wesley. 2005. DAVIS, M. Aprendendo PHP e MySQL. Alta Book. 2008. GILMORE, W. J. Dominando PHP e MySQL do Iniciante ao Profissional. Alta Books. 2008. BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

LIBRAS

1. Os fundamentos históricos, legais e teórico-metodológicos da educação dos surdos. 2. Conhecimento do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. 3. A Língua Brasileira de Sinais: aspectos culturais e identidade surda. 4. Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais - Libras: léxico, fonologia, morfologia e sintaxe.

Referências: BRASIL. Diretrizes para a Educação dos Surdos. Brasília, 2000 (Mimeo). 2001. MEC/SEESP. Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília, 2001 (Mimeo). Decreto Nº 5.626/05. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Diário Oficial da União. Brasília, 22 dez. 2005. CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe: Língua de Sinais Brasileira. (vol. I e II). São Paulo: EDUSP, 2001. FELIPE, Tânia A. Libras em contexto. Brasília: MEC/SEESP, 2007. FERNANDES, Sueli; STROBEL, Karin Lilian. Aspectos linguísticos da LIBRAS. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 1998. LOPES, M. C. Surdez&educação. São Paulo: Parábola, 2007. QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. STROBEL, Karin L. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC: 2008.

ANEXO II

DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA PROFICIÊNCIA EM LIBRAS

1) Certificado de Proficiência de Tradução e Interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa do PROLIBRAS/MEC.

2) Certificado ou Declaração de tradutor e intérprete de LIBRAS por Instituições habilitadas. Ex: SED, Secretaria municipal, etc.

MARCUS AURÉLIUS STIER SERPE