IF Sertão Pernambucano - PE

Notícia:   IF Sertão Pernambucano - PE abre vaga para Professores Temporários

SERVIÇO PUBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO

EDITAL N° 15/2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao disposto na Lei n° 8.745/93 e suas alterações, torna público, para o conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para Seleção Simplificada de Professor Temporário, com prestação de serviços docentes teórico-práticos nos diferentes níveis da Educação Profissional, extensão e pesquisa nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente edital.

1. INSCRIÇÕES

1.1 - As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 23 de março a 11 de abril de 2012, nos dias úteis, na Diretoria de Gestão de Pessoas - Reitoria, rua Coronel Amorim, n° 76, Centro, Petrolina-PE, na SGP do Campus Floresta, rua Projetada, s/n, Bairro Caetano II, Floresta-PE, e na Diretoria de Ensino no Campus Ouricuri, Estrada do Tamboril, s/n, Ouricuri-PE do IF SERTÃO-PE, no horário de 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.

1.1.2 - A efetivação das inscrições será na Reitoria, para os candidatos que concorrerem a vaga para o campus Petrolina Zona Rural, e em Floresta e Ouricuri para os candidatos que concorrerem para os respectivos campi.

1.2 - Acessar o Edital e a Ficha de Inscrição no sítio www.ifsertao-pe.edu.br:

a) imprimir o boleto bancário para o pagamento;

b) preencher e entregar a ficha de inscrição e o boleto bancário devidamente pago no local de inscrição especificado no item 1, juntamente com os documentos obrigatórios e o currículo devidamente comprovado e encadernado;

c) o recolhimento da taxa de inscrição deverá ser feito através de GRU - Guia de Recolhimento da União, código 158149, gestão 26430, código de recolhimento 28883-7 e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais);

1.3 - O candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, no ato da inscrição os seguintes documentos:

a) Comprovante de pagamento;

b) Ficha de inscrição preenchida;

c) Carteira de Identidade (original e cópia);

d) CPF (original e cópia);

e) Curricular Vitae com os respectivos comprovantes, contendo as seguintes informações:

- nome, endereço completo e telefone;

- área para a qual está concorrendo;

- cópias legíveis dos títulos e respectivos originais para autenticação neste Instituto.

1.3.1 - A documentação deverá ser entregue em envelope contendo nome, endereço e área para a qual o candidato estará concorrendo e deverá ser lacrado após as devidas verificações.

1.4 - Será admitida inscrição por procuração desde que o respectivo mandato tenha firma reconhecida e, ainda, mediante apresentação pelo outorgado de documento de identidade. Deverão também ser apresentados os documentos relativos ao candidato, constantes no subitem 1.3 devidamente autenticados.

1.4.1- Os candidatos inscritos por procuração assumirão total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no Formulário de Inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

1.5 - Não serão aceitas inscrições via fax, correio eletrônico ou Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT.

1.6 - A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar todas as condições estabelecidas para a realização do Processo Seletivo e conforme normas deste edital.

1.7 - Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Processo Seletivo, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação do mesmo.

1.8 - As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano do direito de excluir do Processo Seletivo aquele que, pessoalmente, não o assinar ou que o preencher com dados incorretos ou rasurados bem como inverídicos, mesmo se constatado posteriormente.

1.9 - Os candidatos que não forem aprovados na Prova de Desempenho Didático, poderão requerer, depois de transcorrido 6 (seis) da realização do certame a devolução do material de inscrição.

1.10 - Não poderá se inscrever no referido Processo Seletivo candidato anteriormente contratado como Professor Substituto (Lei n° 8.745/93), antes de decorridos vinte e quatro meses do encerramento de seu contrato anterior.

1.11- Poderá haver prorrogação do prazo de inscrição, a critério da administração.

2. ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

2.1 Poderá haver isenção do pagamento da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem impossibilidade de arcar com o pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto n° 6.593/2008 e deste edital.

2.2. Fará jus à isenção o candidato que, cumulativamente:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, nos termos do Decreto n° 6.135/2007 e

b) for membro de "família de baixa renda" nos termos do Decreto n° 6.135/2007. Compreende-se por "família de baixa renda" aquela que possua renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou aquela que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos

2.3. Para realização da inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá:

a) preencher o Anexo VI das normas gerais deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br, no período de 23/03/2012 a 28/03/2012;

b) o candidato que solicitar a isenção terá até o dia 28/03/2012 para entregar a documentação comprobatória, podendo ser enviada pelo correio, com data de postagem do dia 28/03/2012;

c) a partir do dia 02/04/2012 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br se fora deferido seu requerimento de inscrição, caso sua solicitação seja indeferida, o candidato deverá realizar sua inscrição até o dia 11/04/2012, com pagamento da taxa de inscrição estabelecida conforme item 1.2 deste edital;

3. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1. O candidato que necessitar de condições especiais para realizar as provas deverá apresentar à Comissão Organizadora do Concurso na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Reitoria, situado na Rua Coronel Amorim 76, Centro, Petrolina - PE, até - dia 11/04/2012, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, requerimento devidamente instruído com atestado médico, descrevendo a sua necessidade e especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas, para garantir sua participação no Processo Seletivo, poderá ser enviado pelo correio, com data de postagem até o dia 10/04/2012.

3.2 Os candidatos com necessidades especiais, resguardadas as condições previstas no Decreto n° 3.298/99, particularmente no artigo 40, participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e a nota mínima exigida.

4. CONTRATAÇÃO

4.1- A contratação será efetivada mediante a apresentação de cópia legível e original dos seguintes documentos:

- Certidão de nascimento/casamento, RG, CPF;

- Título de eleitor e o último comprovante de votação;

- Documento do Conselho Regional (se for o caso)

- Certificado de reservista (se for do sexo masculino);

- Diploma de Conclusão de Curso Superior exigido;

- Certidão de Antecedentes Criminais (original);

- 1 foto 3x4 atual;

- Comprovante de residência atualizado;

- Número do PIS/PASEP;

- Atestado de aptidão física e mental para o exercício das atividades exigidas pelo cargo (original).

4.2 - A modalidade de contratação é a locação de serviços, sem vínculo empregatício com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano nos termos da Lei n° 8.745/93 e posteriores alterações.

4.3 - O contrato firmado entre a Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e o Professor Temporário terá vigência, conforme especificado no Anexo I, podendo ser prorrogado por igual período, conforme legislação vigente e a critério da Instituição.

4.4 - A remuneração do pessoal contratado nos termos deste Edital será fixada levando-se em consideração o art. 7°, inciso I, da Lei n° 8.745/93, Anexo II e respectiva formação do contratado, exigida no Anexo I, deste Edital.

4.5 - A convocação dos candidatos selecionados será feita após a publicação da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União pelo Reitor, conforme necessidade da Instituição.

4.6 - Será permitida a contratação de servidores da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados e servidores de suas subsidiárias e suas contratadas, desde que não ocupe cargo efetivo da Carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais de Ensino, e condicionada à formal comprovação de compatibilidade de horários.

4.7 - Em nenhuma hipótese haverá contratação regida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

5. PROCESSO SELETIVO

5.1 - O Processo Seletivo constará das modalidades de Provas de Desempenho Didático (de caráter eliminatório) e da avaliação dos Títulos (de caráter classificatório) que será realizada nos respectivos Campi para qual a vaga está disponibilizada, conforme endereço:

Campus Petrolina Zona Rural, BR 235, Km 22, PISNC, N4, Zona Rural, Petrolina-PE;
Campus Ouricuri, Estrada do Tamboril, s/n, Ouricuri-PE e no
Campus Floresta, rua Projetada, s/n, Bairro Caetano II, Floresta-PE.

5.2 - A Prova de Desempenho Didático será realizada nas datas previstas no Anexo III deste Edital, com base no ponto sorteado pelo candidato, a partir do conteúdo programático da área objeto da sua inscrição, Anexo VII.

5.2.1 - O sorteio do ponto ocorrerá com antecedência de 24 horas da prova de desempenho didático e obedecerá à ordem de inscrição dos candidatos, o qual deverá apresentar-se à Diretoria de Gestão de Pessoas (Reitoria) para os candidatos que concorrem a vaga do Campus Petrolina Zona Rural. Para os candidatos que irão concorrer às vagas dos Campi Ouricuri e Floresta, o sorteio será realizado no Setor de Gestão de Pessoas de cada campi conforme endereço especificado no subitem 1.1.2. O candidato deverá comparecer ao sorteio do ponto, com antecedência mínima de 30 minutos. Serão sorteados, no máximo 08 (oito) candidatos por área/dia.

5.3 - A Prova de Desempenho Didático valerá 100 (cem) pontos, terá caráter eliminatório e classificatório, tendo como critério de avaliação as seguintes pontuações, Anexo V.

a) até 10 (dez) pontos: plano de aula que deverá ser entregue à banca examinadora em 3 (três) vias, tendo caráter eliminatório.

b) até 90 (noventa) pontos: aula teórica-prática com duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 60 (sessenta) minutos, abordando o conteúdo sorteado, podendo ou não ser ministrada para uma turma de até 35 (trinta e cinco) alunos e banca examinadora composta de 03 membros.

c) Os candidatos que concorrerão para a área de língua inglesa, farão a Prova de Desempenho Didático no idioma específico (inglês) e deverão também, entregar o plano de aula no idioma específico (INGLÊS).

5.4 - O candidato que não participar do sorteio da Prova de Desempenho Didático e/ou não apresentar o plano de aula em três vias no dia da realização da mesma será eliminado.

5.5 - Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova (com exceção de lousa branca e pincéis) deverão ser, por ele mesmo, providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.6 - Para cada área de conhecimento será constituída uma Banca Examinadora, composta de 03 (três) membros, designados, através de Portaria, pelo Reitor, encarregada da aplicação e avaliação das provas.

5.7 - Na Prova de Desempenho Didático será desclassificado o candidato que obtiver média de pontos inferior a 70,00 (setenta), que não atender o estabelecido no subitem 5.3 ou que não se apresentar no horário determinado pelo sorteio.

5.8 - Não caberá interposição de recurso com relação ao resultado da Prova de Desempenho Didático, em virtude das características de que se reveste a mesma.

5.9 - Na Prova de Títulos, de caráter classificatório, serão atribuídos no máximo 100 (cem) pontos, conforme descrito no Anexo V;

5.9.1 - Os títulos a que se refere o item I - ESPECIFICAÇÃO/CLASSE, não serão cumulativos, prevalecendo o título de maior grau, mesmo que o candidato seja detentor de formação múltipla, os demais itens poderão ser acumulados.

5.9.2 - A titulação exigida para inscrição, conforme subitem 1.3, não será considerada para efeito de classificação.

5.9.3 - A interposição de recursos para a revisão do resultado da Prova de Títulos deverá ser protocolado junto a Comissão do Processo Seletivo, no prazo de 24 horas a contar da data de divulgação do resultado.

5.10 - Em todas as atividades programadas para o Processo Seletivo, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento de identidade.

6 CLASSIFICAÇÃO E RESULTADOS DAS PROVAS

6.1 - Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na Prova de Desempenho Didático e na Prova de Títulos.

6.2 - Em caso de empate na pontuação final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

a) Ser o mais idoso.

b) Maior nota na Prova de Desempenho Didático;

c) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

d) Possuir mais tempo de experiência no magistério;

e) Possuir mais tempo de serviço na área objeto do concurso;

6.3 - Os resultados das provas serão divulgados no sítio eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 - A pedido do candidato serão disponibilizadas declarações de participação no Processo Seletivo para aqueles que necessitarem justificar ausências no trabalho.

7.2 - Não será fornecida declaração, certidão ou qualquer outro documento de comprovação de aprovação no processo seletivo, servindo para este fim a publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União.

7.3 - O Processo Seletivo não se constitui Concurso para ingresso no Quadro Permanente de Pessoal da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

7.4 - O resultado final do Processo Seletivo, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado no Diário Oficial da União, através de Edital, constituindo-se o único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato, contendo relação dos candidatos aprovados.

7.5 - A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não da contratação, será feita através de e-mail cadastrado no ato da inscrição.

7.6 - O candidato convocado terá 2 (dois) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não da contratação e mais 3 (três) dias úteis para apresentar a Diretoria de Gestão de Pessoas na Reitoria, situada à rua Coronel Amorim, n° 76, Centro, Petrolina-PE, a documentação exigida para a sua contratação.

7.7 - O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído desta seleção.

7.8 - Os casos omissos e as situações não previstas no presente edital serão analisados pela Comissão do Processo Seletivo e encaminhados, se necessário, à Reitoria do IF SERTÃO-PE.

Petrolina, 22 de março de 2012.

SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ
Reitor

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

VAGAS

ÁREA

FORMAÇÃO

PERÍODO

REGIME DE TRABALHO

01

Informática

Graduação ou Tecnólogo em: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas, Licenciatura em Computação, Tecnologia em Sistemas para Internet, Licenciatura ou Graduação em Matemática com especialização na área do concurso

1 ANO

40

01

Mecanização Agrícola

Licenciatura em Ciências Agrárias, Engenharia Agronômica, Gestão de Fruticultura Irrigada ou áreas afins ao objeto do concurso.

1 ANO

40

 

CAMPUS FLORESTA

VAGAS

ÁREA

REQUISITO/EXIGÊNCIA

PERÍODO

REGIME DE TRABALHO

01

Língua Inglesa

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa

1 ANO

40

01

Matemática

Licenciatura ou Bacharelado em Matemática

1 ANO

40

01

Física

Licenciatura ou Bacharelado em Física

1 ANO

40

 

CAMPUS OURICURI

VAGAS

ÁREA

FORMAÇÃO

PERÍODO

REGIME DE TRABALHO

01

Engenharia Civil Área II

Engenharia Civil, Habilitação para Estruturas, Materiais de Construção Civil, Mecânica dos Solos e Resistência dos Materiais

1 ANO

40

01

Inglês

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa

1 ANO

40

01

Geografia

Licenciatura em Geografia

1 ANO

40

01

História

Licenciatura em História

1 ANO

40

ANEXO II - TABELA DE REMUNERAÇÃO

CLASSE/ NÍVEL

REMUNERAÇÃO - PROFESSOR

D - 101

40 HORAS

2.130,33 R$

ANEXO III - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

DATA

OCORRÊNCIA

23/03/2012

Publicação do Edital no Diário Oficial da União e no site institucional

23/03 a 11/04/2012

Período de inscrição

23/03 a 11/04/2012

Inscrição, Entrega da documentação complementar e indicação do dia e horário para sorteio de ponto para a prova de Desempenho Didático.

23/03 a 28/03/2012

Período para solicitação da taxa de isenção

28/03/2012

Último dia para postagem da documentação comprobatória

02/04/2012

Resultado do pedido de isenção

16/04 e 17/04/2012

Sorteio de Ponto

17/04 e 18/04/2012

Prova de Desempenho Didático

19/04/2012

Divulgação do Resultado parcial

20/04/2012

Interposição de recurso para Prova de Títulos

25/04/2012

Homologação do resultado final e Publicação no Diário Oficial da União.

ANEXO IV - FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Nome do Candidato:______________________________________________________________

Área: ______________________________________________________ Data:_____ /_____ / 2012

Tema da aula:

Itens

Organização do Desempenho Didático

Pontuação obtida

Plano de aula

Apresenta plano de aula de acordo com o edital (5,0)

 

Desenvolve a aula em coerência com o plano apresentado (5,0)

 

Objetivos

Deixa claro os objetivos da aula (10,0)

 

Organização

Facilita a aprendizagem, inter-relacionando conteúdos (5,0)

 

Uso do tempo

Estrutura o tempo conforme a relevância e complexidade do assunto (5,0)

 

Seleção dos recursos didáticos

Utiliza recursos didáticos bem elaborados e adequados ao conteúdo (5,0)

 

Mantém os recursos didáticos escolhidos como fonte alimentadora da aula (5,0)

 

Usa com habilidade e segurança os recursos didáticos escolhidos (5,0)

 

Avaliação

Aponta estratégias de avaliação da aprendizagem pertinente ao objeto de estudo e à aula desenvolvida (5,0)

 

 

COMUNICAÇÃO

 

Apresentação pessoal

Possui dicção clara e fluente (3,0)

 

Possui boa entonação de voz, postura e gestos adequados (3,0)

 

Linguagem técnico-didática

Usa linguagem técnica-científica correta e adequada ao conteúdo (4,0)

 

 

APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO

 

Transposição e síntese do conteúdo

Encadeamento dos temas apresentado (5,0)

 

Explora diferentes operações cognitivas (analogia, análise, evocação, inferência, síntese) (5,0)

 

Consolida idéias principais (10,0)

 

Utiliza exemplos relevantes (5,0)

 

A estratégia utilizada permite a síntese do conteúdo (5,0)

 

Apresenta conhecimento técnico científico do assunto explorado (10,0)

 

TOTAL DE PONTOS

 

Nome e assinatura do examinador:____________________________________________

ANEXO V - BAREMA DA PROVA DE TÍTULOS

Grupo I - Títulos Acadêmicos

Para fins de pontuação, será considerado apenas o título de maior grau:

Atividades**

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

15

Certificado de Licenciatura

10

Diploma de Graduação

05

** Para comprovação de titulação, será obrigatório anexar cópia autenticada e legível do diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso, histórico escolar e no caso de Mestrado e Doutorado, anexar também a ata de defesa.

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, referente aos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério na Pós-graduação

1,0 ponto/semestre

Exercício do Magistério em Curso Superior

0,7 ponto /semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, Técnica e Tecnológica incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,5 ponto/semestre

Orientação de tese de doutorado aprovada

3,0 pontos por tese

Co-orientação de tese de doutorado aprovada

1,5 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2,0 pontos por dissertação

Co-orientação de dissertação de mestrado aprovada

1,0 ponto por dissertação

Orientação de monografia de curso de especialização Lato sensu, aprovada

0,5 ponto por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho até 03 pontos

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

1,0 ponto por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior ou banca de qualificação de mestrado ou doutorado

0,5 ponto por banca e/ou concurso

Participação como membro efetivo de banca examinadora de defesa de monografia de curso de especialização e/ou graduação

0,3 pontos por banca

Coordenação de projeto de pesquisa, ensino e extensão0,5 ponto por projeto até 03 pontos
Coordenação de curso de extensão (mínimo de 20 horas)0,3 ponto por curso até 02 pontos
Exercício de monitoria, iniciação científica, bolsa trabalho, participação em grupo PET, ou atividade de extensão0,2 pontos por semestre
Curso ministrado na área objeto do concurso, mínimo de 20 horas0,2 pontos por curso

Grupo BI - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do concurso Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Registro de patente, software, marca, indicação geográfica ou similar que caracterize inovação tecnológica no INPI.

10,0 pontos por item

Autoria de livro ou co-autoria de livro

5,0 pontos por livro

Capítulo de livro

3,0 pontos por capítulo

Artigo completo publicado em periódico científico

3,0 pontos por artigo

Artigo completo publicado em congresso

1,0 ponto por trabalho

Artigo aceito em periódico indexado

1,5 pontos por artigo

Resumo expandido apresentado em congresso

0,5 ponto por trabalho

Participação em congressos e seminários com apresentação de resumo simples

0,2 ponto

Grupo IV - Experiência profissional além da atividade docente e cursos de formação complementar Poderá ser considerada a atividade abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Experiência profissional devidamente comprovada e relacionada à área de conhecimento, objeto do concurso.

1,5 ponto por ano

Participação em curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 40 horas.

0,5 ponto por curso

Curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 20 horas.

0,2 ponto por curso

ANEXO VI - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

À Comissão de Concurso

Eu, ______________________________________________, RG nº ________________, CPF nº _________________, data de nascimento ____/____/____, NIS (Número de Inscrição Social) nº. _______________, residente e domiciliado a (Rua, Av.)________________________________________, nº _________, Bairro _________, CEP ___________, venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593/2008, do Concurso para o cargo ______________________, do Campus de ___________________ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, objeto do Edital Nº 15/2012, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva taxa de inscrição. Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.

Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.

____ /____ /2012

_______________________________
(Assinatura)

ANEXO VII

PROGRAMA - CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

INFORMÁTICA GERAL

1. Introdução à Tecnologia da Informação - Sistema Operacional, Edição de Textos, Planilha Eletrônica, Edição de Apresentações e Internet. 2. Fundamentos de Banco de Dados e Linguagem SQL. 3. Lógica de Programação: Teoria e Prática. 4. Programação Estruturada em Linguagem C. 5. Programação Orientada a Objetos. 6. Engenharia de Software: Análise e Projeto de Sistemas;. 7. Engenharia de Software: Ciclo e Metodologias no Desenvolvimento de Software. 8. Engenharia de Software: Teste e Qualidade de Software. 9. Sistemas Distribuídos: Programação do lado Cliente: Tecnologias, HTML, CSS e Java Script, Programação do lado do Servidor: Tecnologias, PHP, MySQL e JSP. 10. Redes de Computadores: principais tecnologias. 11. Sistemas Operacionais de Redes: Windows e Linux: Instalação, Administração e Manutenção; Integração de redes Windows e Linux. 12. Montagem e Manutenção de Computadores. 13. Segurança e Auditoria de Sistemas. 14. Aplicações Gráficas Vetoriais e Matriciais usando software livre:teoria e prática.

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

1.Introdução à mecanização agrícola: Histórico da motomecanização no Brasil. 2. Tratores agrícolas: Classificação, Constituição, Motores de combustão interna, Sistema de arrefecimento, Sistema elétrico, Sistema de transmissão, Sistema hidráulico dos tratores. 3. Manutenção do trator: Manutenção preventiva, lubrificantes, pneus. 4. Tração animal: Animais de tração; Transporte de cargas no dorso; Análise das espécies voltadas para tração; Características morfológicas dos animais voltados para tração; Capacidade de trabalho dos animais, Atrelamento dos animais de tração, Implementos para tração animal. 5. Preparo do solo: Manejo de solo, estrutura do solo, compactação, espelhamento e erosão. 6. Operação de plantio ou semeadura: Semeadeira, Plantadeira, Transplantadeira, Classificação, funcionamento e regulagem das plantadeiras/semeadeiras. 7. Tratos culturais: Cultivo, Adubação em cobertura. 8. Tratamento fitossanitário: Classificação dos equipamentos para aplicação de defensivos agrícolas; Constituição dos pulverizadores; calibração do pulverizador; Operação e manutenção do pulverizador. 9. Manutenção de implementos. 10. Operação de colheita: Classificação dos equipamentos utilizados na operação de colheita; Colhedeira de cereais; Colhedeira de forragem (ensiladeira); Batedora de cereais (trilhadeira). 11. Agricultura de precisão. 12. Projetos de mecanização agrícola e viabilidade da maquinaria agrícola: Capacidade de tração disponível e esforço resistente dos equipamentos; Capacidade operacional da maquinaria; Custos operacionais da maquinaria. 13. A oficina rural: Localização e ambiência; Maquinário e equipamento para a oficina rural; Ferramentas necessárias à oficina rural; Organização da oficina rural; Armazenamento de combustíveis e lubrificantes.

PROGRAMA - CAMPUS FLORESTA

LÍNGUA INGLESA

1. Estrutura Frasal da Língua Inglesa; 2. Estratégias de Leitura no Ensino de Inglês Instrumental; 3. Formação Lexical em Língua Inglesa; 4. O Pretérito perfeito e mais que perfeito; 5. Orações Condicionais; 6. Substantivos; 7. Verbos modais; 8. Gêneros textuais; 9. O Ensino de Língua Inglesa apoiado por tecnologias.

MATEMÁTICA

1. Conjunto e Conjuntos numéricos; 2. Funções, função Afim e Quadrática; 3. Função exponencial e Logarítmica; 4. Sequências e Progressões; 5. Matrizes e Determinantes; 6. Sistemas Lineares; 7. Analise Combinatória; 8. Probabilidade; 9. Polinômios; 10. Geometria Plana.

FÍSICA

1. Dinâmica da Partícula em uma dimensão: Leis de Newton e aplicações; 2. Leis de Conservação I: Energia; 3. Leis de Conservação II: Quantidade de Movimento e colisões; 4. As lei da Termodinâmica; 5. Ondulatória: Interferência, reflexão e refração; 6. Leis de Conservação III: Conservação da energia mecânica de uma partícula num campo elétrico; 7. Introdução aos circuitos elétricos; 8. Introdução ao Eletromagnetismo; 9. Óptica: reflexão da luz em espelho planos e esféricos; 10. Óptica: reflexão da luz em espelhos planos e esféricos; 11. O movimento harmônico simples.

PROGRAMA - CAMPUS OURICURI

ENGENHARIA CIVIL - ÁREA II

1. Materiais de construção: Agregados. Aglomerantes. Materiais Cerâmicos. Tintas e vernizes. Materiais recicláveis. Pastas e argamassas. Concreto de cimento Portland: propriedades e utilização. Empregos de aditivos. Concreto de alto desempenho. Vidros. Produtos siderúrgicos. Madeira. 2. Mecânica dos solos: Origens e tipos de solos. Forma e tamanho das partículas, distribuição glanulométrica, ensaios. Índices físicos dos solos: conceitos, relações entre os índices físicos. Plasticidade e consistência, ensaios. Reconhecimento e investigação do subsolo, sondagens à percussão e outros ensaio de campo. Movimento d'água através dos solos, permeabilidade e areia movediça, capilaridade, ensaios. Compactação de solos, controle e equipamentos, ensaios. Fundações para edificações: tipos, noções e aspectos de projeto, orçamento (viabilidade técnico-econômica), controle de execução. 3. Processos construtivos: Canteiro de obras. Locação da obra. Movimento de terra. Fundações. Elementos de vedação. Estrutura de concreto. Revestimentos. Esquadrias. Piso. Cobertura. Impermeabilização. Pintura. Construções Industrializadas. Patologia nas construções. 4. Máquinas e equipamentos: Especificação de equipamentos para obra. Produção da equipe mecânica. Custo horário de equipamentos. Máquinas para execução de obras de terraplanagem. 5. Estruturas de concreto: Classificação das estruturas de concreto armado. Definição das cargas e esforços solicitantes. Flexão simples e cisalhamento. Lajes maciças e nervuradas. Escadas. Vigas isoladas e contínuas. Pilares. Interpretação de projetos estruturais. 6. Instalações hidrossanitárias: Instalações hidráulicas: saneamento do meio ambiente, hidráulica elementar; elementos para o projeto, dimensionamentos. Instalações sanitárias: esquema geral; dimensionamento de ramais de descarga e ramais de esgoto; dimensionamento de tubos de queda, ramais e colunas de ventilação, subcoletores e coletor predial. Destino final de esgotos: fossa, sumidouro, vala de infiltração, trincheira filtrante, cuidados com a poluição ambiental causada pelos esgotos. Instalação de águas pluviais: chuvas, calhas, condutores verticais, dimensionamento. Prevenção contra incêndio. 7. Orçamento e planejamento de obras: Ferramentas para planejamento e controle de obras. Levantamento de quantitativos. Planilha orçamentária. Composições de preços unitários. Cronograma físico-financeiro. Curva ABC. Rede PERT/CPM. Especificações técnicas. Memoriais descritivos. Qualidade na construção civil. Ferramentas da qualidade. 8. Desenho Assistido por Computador (CAD): regras e comandos básicos. Edição de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Renderização, cotagem e preparação para impressão. 9. Organização, normas e legislação: Organização empresarial. Administração de materiais: processo de compras; recebimento, controle e análise de materiais; gestão de estoques. Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Relações humanas nas organizações. Fluxograma de licença de construção de uma obra. Licitações

LÍNGUA INGLESA

1. ESP - Teaching english for specific purposes. 2. Effectiveness of applied linguistics to the teaching of EFL. 3. Grammar structures x reading skills on English teaching. 4. Teaching English as a foreign language: approaches, methods and techniques. 5. Brazilian PCN to the teaching of "Língua Estrangeira". 6. Fluency x Accuracy. 7. EFL and mother tongue support: intertextual dialogic perspective. 8. Reading skills and strategies. 9. English as a Global Language and ESP (English for specific purpose). 10. New technologies applied to the teaching of English.

GEOGRAFIA

1. Tendências pedagógicas e metodológicas do ensino de Geografia. 2. Atividades econômicas brasileiras e relações internacionais. 3. Relação entre sociedade e natureza e desenvolvimento sustentável. 4. Impactos ambientais e preservação da qualidade de vida. 5. Mundialização da Economia e novas territorielidades. 6. As atividades agrárias: sistema de uso da terra e tipos de cultura, modos de produção, questões agrárias ( estrutura agrária, reforma agrária e as relações de trabalho). 7. Representação do Espaço, noções cartográficas, noções de sensoriamento remoto. 8. A organização do espaço mundial, o espaço geográfico, os elementos do espaço geográfico (sócio-econômico-naturais). 9. Políticas públicas e gestão ambiental no Brasil. 10. Quadro natural (relevo, vegetação, hidrografia, climas e solo) numa perspectiva global, nacional e regional. 11. Clima e aquecimento global.

HISTÓRIA

1. Civilização Grega. 2. Civilização Romana. 3. Primeira Guerra Mundial: consequências políticas e sociais. 4. Pernambuco: dos meados ao final do século XIX. 5. Era Vargas: Impacto na política até a ditadura militar. 6. Resistências escravistas: fugas e quilombos. 7. Patrimônio cultural afro-brasileiro. 8. Independências da América Latina. 9. A crise do Antigo Regime e a Revolução Francesa. 10.Formação Econômica do Pernambuco Colonial